sábado, julho 12

A Igreja de Jerusalém: um modelo a ser seguido - Lição 2 CPAD - 13 de julho de 2025

A Igreja de Jerusalém: um modelo a ser seguido

Subsídio pastor e professor Osvarela

Lição 2 CPAD - 13 de julho de 2025

Texto Áureo: E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.” (At 2.42).

Prática

A Igreja de Jerusalém, como igreja-mãe, tornou-se exemplo para as demais. Um modelo a ser seguido por todas as igrejas verdadeiramente bíblicas.

A Igreja de Jerusalém nos ensina que a secularização não pode ter lugar na Igreja. Podemos ser agradáveis ao sociedade, mas não deixar de entender que somos um grupo espiritual.Osvarela


Leitura Bíblica

Atos 2.37-47.

37 — Ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos? 38 — E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. 39 — Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar. 40 — E com muitas outras palavras isto testificava e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. 41 — De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas. 42 — E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. 43 — Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. 44 — Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. 45 — Vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade. 46 — E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, 47 — louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.

Objetivos da Lição: 

I) Explicar os fundamentos da Igreja de Jerusalém;

II) Reconhecer a importância do batismo e da Ceia do Senhor como símbolos essenciais da fé cristã;

III) Aplicar os princípios da Igreja de Jerusalém à vida da igreja atual, enfatizando a prática espiritual, o acolhimento e a adoração.

Introdução:

A Igreja-mãe de Jerusalém é pouco notada entre as igrejas cristãs, até se fala de outra cidade como centro e liderança da Igreja Cristã.

Mas, ninguém pode tirar de Jerusalém a posição de ser a primeira Igreja Cristã do Mundo.

É ela que determina e autoriza, no início da fé cristã, todas as igrejas que surgem após as disporás cristãs e assentamento de igrejas na Ásia e Europa, de tal forma, que é em Jerusalém que se dá o primeiro Concilio cristão para determinação das características e doutrinas do povo cristão, que nasce em meio ao judaísmo e uma cultura helenística sob a latinidade romana com sua visão de reino pagão, de adoradores de imperadores, enquanto a Igreja cristã de Jerusalém tem sua liderança invisível sob a égide do nome de Jesus Cristo.

Obs.: destaque é que Jerusalém foi palco e motivação para as chamadas Cruzadas para retomada da cidade como centro cristão pelos reis da Europa que realizaram campanha para retomada da região que estava nas mãos do califado egípcio que após certo período determinou a destruição de locais onde se haviam realizado cultos cristãos, mas, não entraremos em detalhes o que nos obrigaria a discorrer sobre um período turbulento da região e que tem muita dubiedade de valores e sentimentos.

Até mesmo o Apóstolo Paulo mostra e se submete, a autoridade apostólica da Igreja de Jerusalém - teve uma relação intrínseca com o cristianismo nascente - com centro autorizador da vida da Igreja! Gálatas 1;2

Jerusalém e o Cristianismo:

Para os cristãos, Jerusalém é sagrada como o local da crucificação, morte e ressurreição de Jesus. A cidade é palco de eventos cruciais na narrativa cristã, como a entrada triunfal de Jesus, a Última Ceia e a Via Sacra. 

A Internacionalização do Cristianismo

A perseguição causou uma diáspora que levou os judeus convertidos ao cristianismo saírem de suas localidades e peregrinando ao onde iam apregoavam a fé em Cristo.

Esta frase serve para dar a importância da Igreja-mãe.

Grupos Judeus da época:

Deve-se ressaltar que já neste período a comunidade cristã se dividia claramente entre o grupo dos “hebreus” e dos “helenistas”. Os “hebreus”, como são referidos em Atos capítulo 6, versículo 1, eram judeus originários de Jerusalém e, portanto, seguidores dos usos e costumes hebraicos arraigadamente, de fala aramaica. Os “helenistas” eram judeus provenientes de diversas partes do Império Romano que se distinguiam por serem cosmopolitas, por falarem o grego (e talvez tivessem esquecido o aramaico), e também por não seguirem à risca as tradições hebraicas, assim se assemelhando pouco aos de Jerusalém.

Características que dominaram a Igreja de Jerusalém –

Sua primazias:

Primeiro: Seguir a orientação de Jesus sobre o local, onde deve estar para poder crescer. Ter um grupo coeso e com mesmo pensamento e fé.

Atos 1:12-14 Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado. E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmão de Tiago. Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.

Segundo:

A formação do ministério com a formatação dos doze como Jesus escolhera.

Atos 1:25,26 Para que tome parte neste ministério e apostolado, de que Judas se desviou, para ir para o seu próprio lugar. E, lançando-lhes sortes, caiu a sorte sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apóstolos.

Terceiro:

O revestimento de poder -

Atos 2:1-5 E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem. E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.

Quarto:

A formação do grupo da Igreja em um corpo de milhares de crentes:

A Igreja de Jerusalém é o exemplo de como se dá o crescimento da igreja-

         Pela pregação da Palavra

         Pela manifestação dos sinais

Destacada atuação dos líderes, o que se evidenciava na operação de maravilhas que eram sinais da presença do Senhor Jesus presente e operando no meio da Igreja, através o Espírito Santo.

Pela ação e poder manifesto pela liderança – aprendemos que homens que desejam alcançar a liderança devem buscar o Poder de Deus para o exercício de sua liderança, manifestando que tem contato, autoridade de Deus e são aprovados pelo Senhor Jesus!

Mesmo quando pressionados a manifestação do poder da Palavra pregada, causava impacto e q Igreja crescia: Atos 4:4 Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil.

         Pela manutenção na doutrina, na manutenção desta e pelo exercício

         Pela comunhão entre os seus membros: exercida na repartição dos bens

         O exercício da comunhão se manifesta na pratica da oração coletiva

         Atos 5:11,12 E houve um grande temor em toda a igreja, e em todos os que ouviram estas coisas. E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E estavam todos unanimemente no alpendre de Salomão.

O que manteve a Igreja unida foi o temor

         Crescimento - A Igreja de Jerusalém mostra que a Igreja apostólica alcançou a graça ou estima de todo o povo, até s sacerdotes (autoridades religiosas da época) se renderam ao Senhor.

Atos 5:14 E a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres, crescia cada vez mais.

Uma das minhas preocupações quando dirigia igrejas locais ou era auxiliar direto dos pastores, era ver que a Igreja alcançava em todas a suas reuniões evangelísticas novos crentes que o Senhor acrescentava a Igreja.

Então, esta era uma característica da Igreja de Jerusalém – acréscimo de crentes a cada dia!

8.000 crentes em duas pregações!

Atos 2:40-44;47 Salvai-vos desta geração perversa. De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas

Atos 4:4 Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil.

A Igreja-mãe teve dois grandes eventos de acréscimo exponencial de crentes em duas grande pregações de suas lideranças, através do apóstolo Pedro:

Atos 2:40-44;47 Salvai-vos desta geração perversa. De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.

Quinto:

A autorizativa menção do Nome de Jesus.

Atos 3:4-7 E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa. E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram.

Sexto:

A formação do diaconato.

Atos 6:3-6 Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre esta necessidade. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia; E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.

A imposição das mãos do presbitério incorpora a Igreja os novos membros do ministério de serviços na Igreja.

Sétimo: entender que para crescer, pode haver sofrimento no corpo da Igreja, mas a Palavra não pode ser presa.

A morte do primeiro mártir – O Diácono Estevão

Atos 6:8 E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.

Atos 7:58,59 E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo. E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.

Comunhão no Pão:

O partir do Pão – esta era designação da Ceia.

Memorial mantido e exercido, mantinha a Igreja unida.

Lucas 22: 17;19,20 E, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós; E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós.

Os discípulos entenderam a mensagem e orientação de Jesus na Última Ceia, com eles, ao determinar que deveriam, ao se reunir fazer menção do seu Corpo místico no símbolo do pão partido em sua memória.

Atos 2.46 — E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,

Este ato foi consagrador para a manutenção a comunhão dos crentes apostólicos que sempre que se reunião participavam da chamada comunhão dos santos como Paulo ensina em I Coríntios 11, 17 ss

Atos 6:1,2 Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano. E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.

A Comunhão dos Santos - κοινωνια - koinonia

A Ceia mantinha a igreja unida, assim como a atenção as necessidades da comunidade dos crentes, mas foi também um ponto que despertou a necessidade de acolhimento de crentes gregos, pela necessidade de aproximação daqueles crentes judeus de fala ou origem grega, e que iniciou o movimento da criação da diaconia  e também na dissertação do Apóstolo Paulo na forma ética comunal da Ceia ou da Festa ágape, como local de igualdade.

Lucas 22: 17;19,20 E, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós; E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós.

Etimologia na Ceia – κλαω - klao; v. quebrar - usado no NT para o partir do pão ou comunhão

Ceia- πασχα - pascha ceia pascal; festa pascal, festa; da Páscoa

δειπνον - deipnon; n. n. ceia, especialmente uma refeição formal geralmente realizada à noite.

Relendo o texto Lucano podemos entender que houve determinação de Jesus para os próprios discípulos partirem e repartirem os elementos entre eles, mesmo no próprio dia da última ceia -  E, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós; E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho

“Jesus consagrou os elementos para instituir a Ceia cristã e dar início a pratica do memorial, mas ordenou aos discípulos o repartir dos elementos entre eles!” Osvarela

συμπολιτης - sumpolites; n. m. que possue a mesma cidadania com outros, concidadão; de gentios que foram recebidos na comunhão dos santos

αρτος - artos; n.m. alimento preparado com farinha misturada com água e assado - os israelitas o preparavam como um bolo retangular ou arredondado, da grossura aproximada de um polegar, e do tamanho de um prato ou travessa. Por isso não era para ser cortado, mas quebrado; pães eram consagrados ao Senhor -  pão usado nos ágapes (“festas de amor e de de comunhão”) e na Mesa do Senhor

ιερευς - hiereus; n. m. metáf. dos cristãos, porque, purificados pelo sangue de Cristo e conduzidos à comunhão plena com Deus, dedicam suas vidas somente a Ele e a Cristo.

κοινωνια - koinonia; n. f. fraternidade, associação, comunidade, comunhão, participação conjunta, relação - a parte que alguém tem em algo, participação; relação, comunhão, intimidade; a mão direita como um sinal e compromisso de comunhão (em cumprimento ao ofício apostólico); oferta dada por todos, coleta, contribuição, que demonstra compromisso e prova de comunhão.

κοινωνικος - koinonikos; adj. social, sociável, pronto e apto para formar e manter comunhão e fraternidade; que tem o dom de compartilhar com outros suas posses, inclinado a conceder, que dá liberalmente, liberal

Conclusão:

Prática espiritual,

O acolhimento,

Adoração

A Igreja de Jerusalém, ensina a todos nós que devemos:

Ter comunhão

Acolher a todos

Dividir o pão - seja o pão da Ceia – Jesus - , mas sobretudo o pão cotidiano

Manter a pregação da Palavra para salvação de outros

Ter a manifestação de sinais e maravilhas

Adoração

Oração

Praticar o que pregamos numa vida espiritual e não somente social. Se a Igreja em Jerusalém se mantivesse como mais um grupo judaico social não teria alcançado o presente século.

Aos pastores e líderes a autoridade demonstrada de possuir poder para manifestar as obras de Deus no Nome de Jesus Cristo.

FONTE:

Apontamentos do autor

Site – Estudantes da Bíblia

Lições CPAD – 3º Trimestre 2025

Citações no corpo do texto

Dicionário Strong

Bíblia online - ARA

História de Jerusalém - Passado, presente e futuro de Jerusalém -Tudosobrejerusalem.com

História de Jerusalém - https://www.tudosobrejerusalem.com/historia

Jerusalém no tempo de Jesus - Instituto Humanitas Unisinos - IHUihu.unisinos.br

História de Jerusalém; https://brasilescola.uol.com.br/historia/historia-jerusalem.htm

https://brasilescola.uol.com.br/historia/historia-jerusalem.htm

ANEXO:

Breve histórico de Jerusalém:

Poucas cidades no mundo podem se orgulhar de ter uma história como a de Jerusalém. A Cidade Santa foi berço de três grandes religiões, atraiu a atenção de governantes e imperadores ao longo dos séculos e o seu emocionante legado sobreviveu ao passar do tempo.

Jerusalém é uma das cidades mais antigas do mundo. Embora a fundação de Jerusalém remonte a 1004 a.C., os vestígios encontrados em escavações arqueológicas na área revelam que a origem de Jerusalém é muito mais antiga e que os primeiros assentamentos ocorreram milênio V a.C.

"A primeira menção à cidade de Jerusalém de que se tem conhecimento foi encontrada em 1925, no Egito. Essa menção foi localizada em uma série de vasos egípcios que fazem menção à Jerusalém, chamando-a de Rushalimum. Esses vasos egípcios eram parte de um rito com o objetivo de amaldiçoar Jerusalém.

Karen Armstrong afirma que o nome Rushalimum sugere a influência da religião síria sobre Jerusalém, pois, apesar de os cananeus estarem sob influência egípcia, a religião era de influência da Síria. O significado da palavra é “Shalem fundou”, sendo Shalem um dos principais deuses da mitologia cananeia"

Apesar de a maioria dos objetos de cerâmica exibidos nos museus de Jerusalém pertencerem a tribos hebraicas de Canaã, acredita-se que os primeiros habitantes da cidade foram os jebuseus, que batizaram seu novo lar de Jebus.

O reino de Davi

"Os jebuseus controlaram a cidade de Jerusalém, que chamavam de Jebus, até por volta de 1000 a.C., quando Davi, liderando os hebreus e o Reino de Israel, conquistou a cidade e transformou-a na capital de seu império."

De acordo com a tradição judaica, o rei David de Israel e Judá conquistou Jerusalém no ano 1004 a.C. e a transformou na capital do seu reino unificado. A história de Jerusalém então entrou em um período de esplendor que faria com que séculos mais tarde se tornasse a Cidade Santa para os muçulmanos, judeus e cristãos. 

Sob o domínio romano – idos do tempo de Jesus

No ano 64 a.C., as tropas romanas de Pompeu partiram para conquistar Jerusalém, que foi anexada ao Império como a Província da Judéia. Governada por Herodes, Jerusalém ampliou seus muros e embelezou suas ruas

Jerusalém tinha grande importância religiosa e política. Era a antiga capital, a sede da assembleia suprema, o templo atraía peregrinos, era o centro político que se tornou cidade romana após 6 d.C. Era um centro notável para a formação dos judeus e importante para as correntes religiosas - Roberto Mela

  • Jerusalém, inicialmente chamada Jebus, foi habitada pelos jebuseus antes de ser conquistada pelo rei Davi por volta de 1004 a.C., que a estabeleceu como capital do reino unificado de Israel e Judá. 

Reinado de Davi e Salomão:

O rei Davi transformou Jerusalém em um centro político e religioso. Seu filho, Salomão, expandiu a cidade e construiu o Primeiro Templo, um local sagrado para os judeus. 

  • Período de Domínio:

Jerusalém foi conquistada e destruída por diversas vezes, passando por períodos de domínio babilônico, persa e grego, além de ser anexada ao Império Romano. 

  • O Segundo Templo:

Após a destruição do Primeiro Templo pelos babilônios, foi construído o Segundo Templo, que também desempenhou um papel central na vida religiosa judaica na época de Jesus. 

  • O Tempo de Jesus:

Jerusalém era uma cidade cosmopolita, com uma população diversificada e um centro religioso e comercial importante. Jesus frequentou a cidade durante suas viagens e participou de eventos religiosos, como a Páscoa, e o templo era um local central para seus ensinamentos e ações, como a purificação do templo. 

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