quinta-feira, outubro 2

O Homem — Corpo, Alma e Espírito Lição 1 CPAD – EBD 1ª Parte – Entendendo a composição do Ser Humano

O Homem — Corpo, Alma e Espírito

Lição 1 CPAD – EBD

1ª Parte – Entendendo a composição do Ser Humano

CONTINUA NO PRÓXIMO POST

4º Trimestre 5 de outubro de 2025

Subsídio Pastor e Professor Osvarela

Texto Áureo

E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1Ts 5.23).

Prática

Deus nos fez corpo, alma e espírito para glorificá-lo eternamente com todo o nosso ser.

Leitura Bíblica

Gênesis 1.26-28; 2.7,18,21-23.

Gênesis 1

26 — E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.

27 — E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.

28 — E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

Gênesis 2

7 — E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

18 — E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele.

21 — Então, o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar.

22 — E da costela que o Senhor Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão.

23 — E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.

A) Objetivos da Lição: 

I) Levar os alunos a entenderem que o ser humano é formado por corpo, alma e espírito;

II) Ensinar a diferença entre alma e espírito com base nos termos originais, mostrando que ambos compõem a parte imaterial do homem;

III) Conscientizar sobre a importância da harmonia entre corpo, alma e espírito, destacando como que os desequilíbrios em algumas dessas áreas podem afetar as demais.

O Ser Humano - ανθρωπος - anthropos

ανθρωπος - anthropos (o semblante); com cara de homem, i.e. um ser humano; n. m. um ser humano, seja homem ou mulher; genericamente, inclui todos os indivíduos humanos.

Este ser muito estudado e com muitas informações sobre o que é e do eu é constituído, seja no aspecto filosófico, quanto no aspecto teológico.

Aliás, a filosofia pura estudava sob ambo aspectos o ser humano!

A Visão Histórica e Filosófica dos tomos que formam o ser humano – Dicotomia - Para os dicotomistas o homem é formado por dois tomos, ou seja, por duas partes: corpo e alma (ou espírito). O corpo seria a parte material e física, enquanto a alma, ou espírito, seria a parte imaterial e metafísica. Para estes, alma e espírito são a mesma coisa. “Alma” e “espírito” seriam palavras sinônimas, ou seja, vocábulos diferentes, mas com o mesmo significado.

            STRONG, grande teólogo, ao explicar sobre a teoria dicotomista, reforça a ideia da dicotomia com as seguintes explicações: O homem possui uma dupla natureza: por um lado material, por outro lado imaterial. Ele é corpo e espírito, ou alma. A consciência testifica que há dois e só dois elementos no homem. A Escritura confirma este testemunho no qual a representação prevalecente da constituição humana e a dicotomia.

                                    Obs.: Vale a pena observar que STRONG deixa claro que ele discorda da tricotomia “do modo em que é comumente definida”, sinalizando que talvez ele concordaria com uma tricotomia definida de forma diferente.

Desde os primórdios da filosofia, ou seja, há mais de dois mil e trezentos anos, o pensamento humano a respeito de sua própria essência se divide em vários grupos de pensadores, dos quais se destacam dois: os dicotomistas, encabeçados por Platão, que é considerado o pai da filosofia; e os tricotomistas, encabeçados por Aristóteles, que é considerado o pai da lógica.

A análise hermenêutica pode dar uma visão melhor, sobre o porquê, do entendimento de dicotomia ou tricotomia:

O grande escritor, pastor e Teólogo (‘in memoriam’), da nossa ADBelém, com quem pude conviver, Pastor Severino Pedro ensina:

No que diz respeito à sua constituição, tanto texto como contexto que esboçam o significado do pensamento, dizem que ele é tricótomo: corpo, alma e espírito. A controvérsia existe entre aqueles que estão “impressionados” com as diferenças e aqueles que estão “impressionados” com as semelhanças entre “os dois”. Seria bom reconhecer que, quando necessário, a Bíblia dá aos dois termos um significado distinto e, quando nenhuma diferença específica está sendo considerada, a Bíblia dá a entender tanto a dicotomia (duas partes) como a tricotomia (três partes).

            Severino explica a origem do entendimento:

Essa idéia “dualista” sobre “corpo e alma”, como descrição da personalidade humana, teve seu princípio em Platão. Não é de se surpreender, portanto, que a maioria dos teólogos cristãos primitivos se compunha dos que criam na teoria “dualista”, pois muitos deles eram filósofos neoplatônicos convertidos ao cristianismo ou estavam sob a influência dessas ideias (conforme foi o caso de Justino Mártir, de Clemente de Alexandria, de Orígenes, e de Agostinho). Platão, por exemplo, opinava que o homem se compunha de duas partes: corpo e alma. Sustentava, entretanto, que a personalidade humana se dividia em três:

A Vegetal (a matéria do corpo).

O Animo (evidentemente um atributo da alma): a coragem para enfrentar os problemas éticos da vida, e vencer.

O Raciocínio (o princípio espiritual, a alma em si mesma). Esta divisão sugere um homem tríplice, mas Platão ensinava que ele era “dicótomo”

Tricotomia - Já para os tricotomistas o homem seria um pouco mais complexo, pois seria composto por três partes: corpo, alma e espírito. Para estes pensadores a alma é um elemento e o espírito é outro. Sobre este tema, apesar de discordar, GRUDEM explica que:

Algumas pessoas creem que, além do “corpo” e da “alma”, temos uma terceira parte, um “espírito” que se relaciona mais diretamente com Deus. A concepção de que o homem é constituído de três partes (corpo, alma e espírito) chama-se tricotomia.

Então, Aristóteles tinha seu ‘argumentum’ e já defendia a tricotomia, mesmo tendo sido discípulo de Platão, defendia, a triplicidade na constituição humana.

Três em Um! Corpo, Alma e Espírito!

O Homem:

Seu espírito é a parte de si que tem consciência de Deus e das coisas espirituais.

Sua alma é a parte de si que tem consciência de si mesmo.

Já seu corpo é a parte de si que tem consciência das coisas naturais. https://estudandopalavra.blogspot.com/2019/07/a-mordomia-da-alma-e-do-espirito-2.html

CONTINUAÇÃO 

  Fonte:

Site do autor do subsídio

https://estudandopalavra.blogspot.com/2020/01/a-natureza-do-ser-humano-licao-3-cpad.html

Citações no corpo do texto

Lições CPAD – 4º Trimestre

Site Estudantes da Bíblia

Dicionário Strong

O HOM€M: CORPO ALMA € CSPIRITO Digitalizado por Junior Evan

https://www.redalyc.org/journal/5766/576664778015/html/

- Os Elementos Essenciais do Homem The Essential Elements of Man Luis Henrique Pontes Ventura*

https://www.monergismo.com/textos/antropologia_biblica/tricotomia_grudem.htm

https://biblediscoverytv.com/science/2020/nephesh-chayyah/

https://ligadonavideira.wordpress.com/2013/03/04/explicacao-de-textos-dificeis-da-biblia-alma-e-espirito/ 

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger