sábado, novembro 24

A PROMESSA DE UM LAR FELIZ – Lição 8 – CPAD



A PROMESSA DE UM LAR FELIZ – Lição 8 – CPAD - 25/11/2007


Autor: Osvarela


Texto Áureo: “Para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na terra que o SENHOR jurou a vossos pais dar-lhes, como os dias dos céus sobre a terra.” (Dt. 11.21)

Verdade Prática: A promessa de um lar feliz permite a família cristã refletir a benção de Deus para a sua vizinhança.

Verbetes:
Lar: Lugar da casa onde se acende o fogo;
Feliz: afortunado; contente;alegre;bem-sucedido;bem-lembrado.
Felicidade: estado de feliz;
Êxito: resultado feliz;
Ventura: felicidade;
Bendita: Feliz; Abençoada.
Prover: tomar providência; providenciar; abastecer; dotar; atender as necessidades.

Conteúdo Bíblia-Família:

Quando Deus criou a família, tinha como principal projeto a felicidade de todos os que formam este Núcleo principal da Humanidade.
A Felicidade familiar e do homem, conseqüentemente é tema constante na mente de Deus e nas suas santas Palavras.
Todas as mídias existentes, buscam especialistas para pronunciarem-se sobre o assunto, mesmo que de forma tosca e desvirtuada da Palavra de Deus; buscam uma fórmula para que o Lar seja um lugar de especial para o Homem, o famoso “meu cantinho”.
Deus quer que o Lar seja um lugar onde reine a Paz, a alegria, a comunhão, a união e a verdadeira prosperidade!

Introdução:
A Bíblia nos fala que os pais devem entesourar para os filhos.
II Co.12.14: ... pois não são os filhos que devem [entesourar] para os pais, mas os pais para os filhos..

Esta verdade bíblica é forte e tem especial conotação, quando levamos o texto, cativo ao conteúdo sobrenatural (validade eterna) da Palavra.
O homem foi criado para ser feliz em família, então a noção completa daquilo que temos sobre a atividade dos pais, como provedores do Lar, envolve esta ação: entesourar felicidade.
Os Pais podem entesourar para os filhos muitas coisas: educação, cultura, bens materiais, bens móveis, bens espirituais (Pv.22.6: instrui o menino no Caminho em que deve andar...);
O Espírito Santo de Deus me levou a meditar mais intensamente neste texto, dando uma revelação, sobre a necessidade dos pais; eles também devem também entesourar felicidade para o Lar, de forma contínua e duradoura, abastecidos pela presença de Deus no Lar, através da Bíblia Sagrada: Dt.11.19: e ensiná-las-eis a vossos filhos, [falando] delas sentados em vossas casas e andando pelo caminho, ao deitar-vos e ao levantar-vos; Dt.11.2: Considerai hoje (pois não falo com vossos filhos, que não conheceram, nem viram) a instrução do Senhor vosso Deus, a sua grandeza, a sua mão forte, e o seu braço estendido.

Há um texto que nos mostra, o que deve ser produzido dentro do convívio familiar, demonstrando que um Lar pode e deve ser fonte de bênçãos advindas de um Lar feliz, que podem ser produzidas, por uma única família, e que pode se espalhar a muitas outras famílias, e que se traduz como Felicidade: Gn.28.14: e a tua descendência será como o pó da terra; dilatar-te-ás para o ocidente, para o oriente, para o norte e para o sul; por meio de ti e da tua descendência serão [benditas] todas as famílias da terra.

Pais são concitados pela Bíblia a responsabilidade de manter a Paz e a felicidade no Lar, em qualquer situação, animando, agregando, unindo, orientando e principalmente não provocando a dissensão no Lar.
Cl.3.21: Vós, pais, não [irriteis] a vossos filhos, para que não fiquem desanimados. ( desanimar é trazer o desalento, é tirar a: energia, alma, esperança, animação, decisão, coragem, e a vontade dos membros da família.).
Quantos pais contribuem para a obra de destruição de Satanás ao dar lugar (significando: espaço – oriundo de topo – espaço geográfico), agindo em desacordo com este e outros textos bíblicos.
O Apóstolo Paulo, fala aqui da ação extremamente perniciosa no seio da família, que envolve a irritação ao invés da exortação do ânimo dos filhos.
Filhos desanimados é a fórmula mais usada para desagregar o Lar, é igual a: filhos infelizes; assim este é um texto indicador, que devemos prover para o nosso Lar, coisas boas, uma delas sem dúvida alguma é levantar o ânimo de nossos filhos ou de todos que formam a nossa família.
Entesourar, fala de como devem os pais, agir em relação aos seus filhos e família, os obrigando a ser provedores de sua família em sua totalidade de necessidades, inclusive na provisão e previsão desta questão: prover a felicidade do Lar, ter um Lar Feliz, e isto só se encontra como Josué encontrou, você verá mais abaixo.

OBJETIVANDO UM LAR FELIZ:

O OBJETIVO DE DEUS SEMPRE FOI A FELICIDADE DO LAR, isto fica demonstrado desde a criação de nosso Pai Adão; solitário, Deus reconhece que lhe faltava alguém para companhia, e assim cria a Mulher, e pronuncia uma Benção de multiplicação do Ser Humano: Gn.1.27,28: Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra.
Deus não gosta de ver ninguém solitário: Sl.68. 6: Deus faz que [o solitário viva em] família; podemos inclusive notar que, todos os seres criados por ele receberam a ordenação de multiplicação, afim de, terem parceiros idênticos em espécies, no mesmo ambiente.
Deus ao chamar o nosso Patriarca Abraão, incluiu como fundamento da sua benção, as Famílias da Terra, para dar uma demonstração de que Ele, Deus é:

  • Um Deus de Família;
  • Um Deus de Comunhão no Lar;
  • Um Deus de Lares felizes (veja os verbetes)

Muito embora, a Bíblia nos garanta a Benção da Família, muitas coisas podem impedir e até mesmo retirar do seio de um Lar Feliz a sua felicidade, transformando-o em um Lar Infeliz.

DESESTRUTURANDO O LAR FELIZ:

  • Adão, Eva, Caim e Abel, esta era a composição do primeiro Lar na Bíblia.

É inenarrável a situação vivida por esta família.
Como vimos acima, Deus criou o homem para viver em família, mesmo após a queda, eles conversavam com Deus, eram instruídos por Deus, mas viveram uma situação crítica de falta de Felicidade no Lar.

  • Deste raciocínio primário, podemos estabelecer algumas questões:
Onde está instalado o Lar?
Qual a relação espiritual do Lar, com Deus, ou sem Deus?
Sobre as quais gostaria que você pensasse, meditasse e veja onde está estabelecida a Base de Seu Lar!
Desta relação devemos estar prontos a manter todo o zelo com o nosso Lar, pois mesmo num Lar onde Deus se apresenta, há o risco de que, um dos membros, possa sofrer tentações que venham trazer infelicidade ao Lar.
Os dois primeiros frutos da relação - homem x mulher - as primeiras e únicas criaturas formadas diretamente da mão de Deus, tinham tudo para ser participantes do mais Feliz Lar, jamais visto pela Terra, contudo afetados pelo erro de seus pais, foram envolvidos pela sagacidade do Pecado, Rm.7.11: Porque o pecado, tomando [ocasião], pelo mandamento me enganou, e por ele me matou.
Satanás abriu brecha na família para desfazer a felicidade do Lar de Adão e Eva, destruindo este Lar que deveria ser é o Lar federal de toda humanidade; instalou a discórdia, a inveja, o ódio, tudo isto, levando o caos ao lar adâmico, através da primeira morte física do homem natural, através de um homicídio doloso e premeditado.

Mesmo no Lar dos nossos primeiros pais, que conheceram e falavam diretamente com Deus, houve um notório desvio da comunhão, base de um Lar Feliz, destruindo o relacionamento daquele Lar.
Tendo o próprio Deus orientado a Caim, quanto a sua situação e ao mal que queria se sobrepor sobre ele, ainda assim o mal se instalou no meio daquele Lar e o destruiu!
Imaginem o espanto de nossa Mãe, de nosso Pai, a dificuldade para entender o fato ocorrido, qual foi o nível de terror que se instalou em seus corações ao perceberem que foram “eles” os principais veículos e causadores, da introdução na Terra, do inimigo do homem (I Co.15.26): A Morte!
Gn.3.22:
Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tem tornado como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Ora, não suceda que estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente. Aqui é introduzida a figura da corrupção física do corpo humano, com a morte, mas Deus avisou antes, conforme Gn.2.17;22: Com o pecado, o homem perdeu o direito de comer da árvore da vida.
Que lição! Mesmo num Lar formado por Deus, podem ocorrer coisas desta natureza, pois, como diz I Pedro 5.8: Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em [derredor], rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar
(leia acima, citação do texto de Romanos 7);
Pais, sejamos conscientes e conscientizados pela Palavra de Deus, que nós somos responsáveis pela mantença da felicidade dentro de nossos lares e não causadores da instalação do Pecado dentro de nossos Lares!
Mesmo um lar que conhece Deus, fala com Deus, está sendo alvo das setas do Pecado, pela própria natureza maligna, desta Chaga que só Cristo pode sarar. Ore pelo seu Lar, Oriente seus filhos na Palavra de Deus e Vigie.

  • Isaque, Rebeca, Esaú e Jacó, um Lar atingido:
Assim como sua sogra, Rebeca foi estéril, mas para cumprimento da Promessa de multiplicação do Lar Abraâmico, Deus lhe concedeu filhos gêmeos: Esaú e Jacó.
Tudo parecia concorrer para a felicidade daquele Lar, Esaú era caçador, viril, peludo (cabeludo) e pelo texto bíblico, gostava de caçar e oferecer a caça ao seu pai - Gn.25.27-28
Por outro lado, Jacó era um rapaz mais simples como diz o texto bíblico, algo como pacato, caseiro – Gn.25.27.
Passaram-se os anos os moços cresceram e fatos vieram a acontecer para prejudicar a paz e a felicidade do Lar Feliz de Isaque.
Vejamos os fatos que ocorreram e que devem servir de exemplo e lição para nós Pais:

  • Disputa entre irmãos:
Quantos irmãos estão ainda nos dias de hoje em disputa entre si, uns de forma velada (só no coração), que só transparece quando ocorre o que Jesus cita na Parábola do Filho Pródigo: Lc.15.30: “este Teu filho...”.
Quantas mortes entre membros da família, por disputa de bens materiais, disputas por herança.
  • A preferência dos pais, cada um por um filho (falta de comunhão no agir, traz infelicidade ao Lar);
Em Gn 25.27 ss , já citado, vemos a preferência de Isaque por Esaú, e a preferência de Rebeca por Jacó.
Quantos lares foram partidos por este tipo de comportamento dos pais; seja por causa de uma aparente simpatia pela personalidade de um dos filhos, pela maior habilidade de outro, pela beleza, ou até mesmo por uma temporária dificuldade de saúde de um dos filhos, em algum momento da vida.
  • Casamento misto:
Esaú casou-se com as filhas de Hete, as mulheres hetéias, que não eram de sua linhagem.
Casamentos feitos sem a direção de Deus e sem a benção dos Pais teem trazido, brigas irreconciliáveis no seio da família outrora feliz, veja o que dizia Rebeca em Gn.27.46: Enfadada estou da minha vida, por causa das filhas de Hete; se Jacó tomar mulher dentre as filhas de Hete, tais como estas, dentre as filhas desta terra, para que viverei? (Miquéias 7.6: Porque o filho despreza o pai, a filha se levanta contra sua mãe, a nora, contra a sogra, os inimigos do homem, são os da sua própria casa); Quantas mães lamentam-se da mesma forma que Rebeca nos dias de hoje!Mas ela tinha a sua parcela de culpa pelos acontecimentos.

Podemos falar do Lar de Jó e seu pensamento, no capítulo 3.25.26: Porque aquilo que temia me veio, e o que receava me aconteceu. Nunca estive descansado, nem sosseguei, nem repousei, mas veio sobre mim a perturbação.
Mesmo sendo temente a Deus sobre a sua família sobreveio uma terrível catástrofe: morte de seus filhos, Irritação e desespero de sua mulher, perda de todos os bens, mas ele ficou fiel em Deus, reconheceu a sua Soberania como doador de tudo, bens, filhos, mulher, até da vida. Permissão de Deus, mais o mais lindo é ler o capítulo final de Jó, capítulo 42.10: e Deus virou o cativeiro de Jó!Aleluia!
Poderíamos falar do Lar de Davi, dividido pelos seus filhos.
Mas a Promessa de felicidade eterna veio pela sua descendência , a Promessa de um Reino Eterno veio por Jesus Cristo! Jamais faltará Paz e o cetro se afastará de sua Casa.

ESTRUTURANDO O LAR FELIZ:

Após falar de lares desestruturados, encontramos na Bíblia, exemplo de como homens de Deus venceram as limitações impostas pela vida e pelo que os cercava e mesmo em meio a dificuldades espirituais descobriram o segredo de ter um Lar Feliz.
Qual seria o modelo de estrutura de um Lar feliz, em que bases ele deve estar assentado; Josué descobriu isto e repassou a fórmula para todo o povo de Israel; ela ainda serve para os nossos dias.
Por isto, temos que obrigatoriamente de falar do Lar de Josué:
Js.24.14-17: Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade.........Eu e a minha casa serviremos ao Senhor. Então respondeu o povo, e disse: Longe esteja de nós o abandonarmos ao Senhor..... porque o Senhor é o nosso Deus;
Servir ao Senhor foi a fórmula que o Líder e profeta hebreu, descobriu na sua caminhada no deserto, sem jamais se separar de Deus e assim manter a sua Família unida num só propósito, Deus no Lar e Lar com Deus; isto revela Comunhão na família, que só pode trazer a Felicidade ao Lar!
A Promessa de Deus dada aos pais abençoa, dá paz, dá conforto, e vitória ao Lar abençoando aos filhos:
Josué 21.43-45: Desta maneira deu o Senhor a Israel toda a terra que, com juramento, prometera dar a seus pais; e eles a possuíram e habitaram nela.E o Senhor lhes deu repouso de todos os lados, conforme tudo quanto jurara a seus pais; nenhum, de todos os seus inimigos pôde ficar de pé diante deles, mas a todos o Senhor lhes entregou nas mãos.Palavra alguma falhou de todas as boas coisas que o Senhor prometera à casa de Israel; tudo se cumpriu.

CONCLUSÃO:
Ao pesquisar a palavra Lar encontrei no dicionário um dos significados: “Lugar da casa onde se acende o fogo”, então é necessário manter acesa a chama, a vida o amor, a união, a razão, a presença de Deus, para que o fogo possa estar aceso durante todo tempo em nosso Lar!
A Bíblia diz que tudo que acontece ao ímpio sucede igualmente ao justo, então se torna necessário, para nós Pais, Mães, Filhos e aderentes (lembram-se do caso de Esaú), noras ou genros, que tenhamos como centro de Nosso Lar, a figura adorada de Jesus Cristo, com toda sorte de Bênçãos, (Ef.1.3) dadas por Deus, ao Lar (Família), sob a sublime e doce orientação do Espírito Santo.
Só ele pode nos orientar, guardar, fazer-nos viver e garantir um Lar Feliz!
Seja Bendito e Feliz o teu Lar!
Fonte:

Dicionário Aurélio;
Bíblia ARC – SBB;
Bíblia digital versão standard 2G -cortesia – Tio Sam;
Enciclopédia OS.Boyer;
Apontamentos do autor.
Dica: Leia o texto sobre o assunto no blog do Pr. Prof. Esdras Bentho;Redator da revista EBD-CPAD:Família, Projeto Divino.
Autor:
Min. Ass. Deus; Igreja: V. Curuçá (ligada ao Belém -SP) – Santo André – SP- Br.
Prof. Teologia; Pós Graduado em Bíblia.

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger