Por necessidade de nossos alunos, estou publicando parte do comentário das aulas de homilética.
Para continuar a leitura deverá acessar:
http://www.nucleosetadvilacurucasandresp.globolog.com.br/Comentários das Lições de Homilética:
Características dos Sermões:
É importante uma colocação inicial:
Todo sermão deve ter um objetivo ou assunto à ser apresentado aos ouvintes, de forma que se torne uma palavra prática em sua jornada cristã, como exortação, consolação, ensino, prática da vida cristã, e principalmente, para atingir o principal alvo: ganhar almas. TENHA EM MENTE, NÃO HÁ SERMÃO SEM ASSUNTO OBJETIVO.
Muito embora, na questão da formulação da Classificação dos sermões, estes possam ter objetivos, referente, às reuniões especiais:
Podem versar sobre temas:
Doutrinários
Temas morais
Assuntos históricos
Temas biográficos
Temas oriundos da experiência
Obs.: Todos eles têem, obrigatoriamente que conter um texto bíblico básico.
Exemplo: moralidade, conforme a Bíblia nos ensina, seja no AT ou NT, seja Paulo ou seja Moisés, a Palavra de Deus será sempre a base para cada Tema.
Biografia: seja a de Elias ou seja a de Davi, seja a de Pedro ou principalmente a de Jesus.
Quero ressaltar isto, para que os alunos, saibam que a nossa experiência, ou mesmo a vida de um personagem histórico, como Lutero, Billy Graham, Mood, por melhor que seja, poderá ser usada no sermão, mas construído sobre a Base bíblica, comparativa, com o uso de uma Passagem bíblica da vida sobre um personagem bíblico.
Ao usarmos este tipo de Sermão, devemos preferência ao personagem citado pela Bíblia Sagrada, para depois, destacarmos o personagem histórico.
E os Sermões, chamados ocasionais (para quem tem a apostila de nosso curso, está disposto na página 18, como certamente alguns internautas, lerão este texto, registramos mais detalhadamente o assunto), alguns dos quais listamos, abaixo: (clique para acessar o restante...)
Nenhum comentário:
Postar um comentário