sexta-feira, setembro 5

A Inversão dos Valores - Lição 10 -CPAD

Lição 10 – CPAD-
A Inversão dos Valores Autor: Osvarela
Texto Áureo: II Pe. 3.3: Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências.
Leitura Bíblica em Classe:
Mt. 23.13-19,28:


Texto pensamento:
"De tanto ver triunfar as nulidades,
de tanto ver prosperar a desonra,
de tanto ver crescer a injustiça,
de tanto ver agigantarem-se os poderes
nas mãos dos maus,
o homem chega a desanimar da virtude,
a rir-se da honra,
a ter vergonha de ser honesto".
(Rui Barbosa)
Descortínio bíblico sobre ao texto pensamento:
Rom. 12.2. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Não sejamos desanimados ou conformados com a situação de Inversão dos Valores da nossa sociedade, afinal a Igreja foi criada para ser particularmente uma Embaixada divina e fortaleza da verdade, contra este "STATU QUO" OU "Establishment" existente e inerente ao Mundo com tudo o que significa mundo: situações conflitantes com o pensamento teológico do Verdadeiro Deus, permissividade com libertinagem, participação com o espírito do erro e tudo aquilo que no dualismo está contra tudo que se chama Deus.
A perda dos valores divinos é finalmente expressa pela inversão de valores produzidas pelo reino parasita do mal através de satanás, mudando a verdade em mentira, até em seus ditos.
Temática:
Valores perdidos
Flp 4:8 - Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
A Igreja sobreviveu a tudo e a todos, primeiro porque Jesus declarou "as portas do inferno não prevalecerão contra Ela [Igreja]", mas também porque muitos santos homens e mulheres de fé, como aqueles que estão na Galeria de Hebreus 11, mantiveram os marcos estabelecidos pelas Colunas da Igreja. (os Apóstolos - Gl.2).
Pro 22:28 - Não removas os antigos limites que teus pais fizeram.
Portanto, cabe a nossa geração continuar obedecendo, orientando e reafirmando os valores que nos foram legados, pelas vidas destes homens, e de outros heróis de nossa era, tais como: Alcebíades Pereira de Vasconcelos, Sebastião Rodrigues, Antonio Gilberto, Emílio Conde, Bernard Johnson, Lawrence Olsen, Paulo Leivas Macalão, Cícero Canuto de Lima, Eurico Bérgsten, Joaquim Marcelino da Silva, Anselmo Silvestre, José Apolônio, N. Justus Nelsen, sem citarmos os queridos fundadores das assembléias de Deus, Daniel Berg e Gunnar Vingren, e outros tantos anônimos, às vezes, mas que permearam a Igreja com a Doutrina de Deus.
II Pe. 3.1,2:AMADOS, escrevo-vos agora esta segunda carta, em ambas as quais desperto com exortação o vosso ânimo sincero;Para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas, e do nosso mandamento, como apóstolos do Senhor e Salvador.
Expressão:
Inversão de valores:
I - Introdução:
A cada dia, o que era certo parece tornar-se errado e o errado parece tornar-se certo.
Quando alguém se esforça para ser uma pessoa mais dócil e humana, pode-se notar que estranhamente ela passará a ser taxada de tola ou merecedora de descrédito. Quando alguém usa de verdade na venda de algum bem e aponta os defeitos ao comprador é tachado de bobo ou idiota
É na verdade antagônico e absurdo.
O certo é errado e o errado quer ser usado e vem sendo usado como certo.
"Os valores são violentados todos os dias por diversos meios e atitudes nos relacionamentos. A todo o momento as pessoas são reprimidas por agirem com cordialidade e simultaneamente incentivadas a transgredirem os princípios morais".
Em nome da "adrenalina", jovens picham patrimônio público e são considerados corajosos entre seus pares.
Com freqüência percebemos que a conduta de quebrar regras e desrespeitar normas é objeto de admiração de muitas pessoas.
Este tipo de comportamento, cada vez mais, em vez de receber reprovação recebe admiração e ainda é imitado, explícitando o absurdo da inversão de valores que vivenciamos.
O homem tem várias mulheres é apontado como um exemplo de homem conquistador a ser seguido.
Nos sentimos menores, quando vemos nos locais de trabalho, aquele colega que nada faz ou faz apenas a sua obrigação é promovido por conta de outras coisas, como agrados, mexericos, usar um trabalho ou idéia sua como dele, isto é perceptível no trabalho, estes funcionários que seriam maus exemplos, passam a ser "seguidos" ou copiados por outros funcionários, que também querem alcançar um posto mais alto na hierarquia da empresa e passam a se utilizar dos mesmos expedientes, antes condenados e agora aceitos como parte do "jogo".
O bom funcionário será "capacho do chefe" e o negligente será exemplar. O cônjuge infiel será bem-visto e o fiel será subestimado.
Não se pode ignorar a grande influência dos meios de comunicação na divulgação das contravenções e a quebra de princípios como comportamento modelo.
A divulgação das fortunas adquiridas irregularmente a base da corrupção, as mansões estampadas nas revistas da dita "alta-sociedade", cada dia mais baixa, incentivam aos fracos perseguirem estes modelos, ainda que seja de maneira sutil, como, não pagar impostos devidos, subornar o que fiscaliza etc.É um verdadeiro vale-tudo.
Os "reality-shows" as novelas televisivas, são outro modelo da inversão de valores da sociedade indicados na Epístola de Paulo aos Romanos, casamentos se desfazem em dias, homossexualismo aberto, bebidas são "motores" de relacionamento social e ajuda na inserção no mio "mais" alto da sociedade.
Nossos adolescentes podem estar sendo indiretamente aprendizes de feiticeiros ao assimilarem os valores apresentados pelos filmes, seriados, jogos e modismos.
São ensinados a conhecer métodos contraceptivos, mas sob a ótica que devem utiliza-los ou serão retrógrados pois estarão contra a maré existente entre os jovens.As pesquisas medicinais no entanto apontam que a idade média das adolescentes brasileiras que engravidam tem baixado para a faixa de idade de 12 a 13 anos e que a maioria conhecia estes métodos.A moça virgem é execrada sobre a sua virgindade o rapaz idem.Isto, porque recente pesquisa da ONU, demonstrou que os jovens brasileiros são o terceiro grupo de jovens no Mundo, mais religiosos, independente da crença.
Alguns dirão que é um espectro da sociedade atual e certamente o será, mas é o pior espectro que é ressaltado, pois ainda há milhares, diria a grande maioria, de famílias que não se comportam assim, mas há um movimento que quer liberar e disseminar esta idéia entre todos, inclusive dentro das nossas Igrejas..
A famosa frase dita por um antigo jogador de futebol se tornou uma "Lei":
"Eu gosto de levar vantagem em tudo"
Abaixo vou estampar um pronunciamento do Chefe da Nação o Sr. Presidente Luís Ignácio Lula da Silva. Creio que deva ter sido num momento de calor do discurso, pois se o pensamento for verdadeiro terá sido, um desastre ou um momento infeliz de nosso digno presidente.
Normalmente não gosto de usar este tipo de pronunciamento, mas chamou-me a atenção[bem como a toda imprensa midiática] quando o mais alto signatário do país defende, aquilo que está sendo derrubado, como, um dos valores do homem, como símbolo de machismo ou de auto-afirmação, e vem sendo banido dos lugares públicos, na quase totalidade dos países, em benefício, não só daqueles que fazem uso desta prática maléfica, tanto no sentido espiritual, quanto no sentido da saúde humana [temática do trimestre: doenças], atingindo o que faz a pratica viciosa, aos filhos em geração e a nós que somos atingidos pelo produto final desta verdadeira praga social, o fumo.
"Eu defendo o uso do fumo em qualquer lugar. Só fuma quem é viciado."
Do Presidente Lula, nessa quarta-feira, no Palácio do Planalto, dando sua opinião sobre projeto que proíbe o fumo em lugares fechados.
Na Igreja:
A inversão de valores tem chegado à Igreja?
Lamento dizer que sim [com as devidas exceções, sem generalização e cuidados em relação a Igreja de Deus].
Púlpitos tomados de pregadores egocêntricos, transformados em ídolos.
Pregações conforme Paulo nos alerta em suas cartas, produzindo agradáveis comichões em ouvidos que querem ouvir o que satisfaz o corpo [prosperidade; carros, casas, dinheiro no banco em quantidade...], costumes liberadores [aqui com exceções, sem pensamento medieval].
Doutrinas como:
Por exemplo, a "confissão negativa" – qualquer coisa dita pode produzir doenças, tragédia e até a morte. – permite que Satanás entre na vida dos cristãos e os engane.
Os conceitos de confissão positiva, prosperidade e sucesso.
A Determinação.
Em seu confronto com a Igreja de Roma, Martim Lutero confessou que, a não ser que fosse "convencido pelos testemunhos das Sagradas Escrituras ou razão evidente", ele estava "obrigado pela Escritura" a manter os princípios da Reforma. Não era "seguro nem correto" agir contra a sua consciência nesse aspecto. Para Lutero, a Escritura estava acima de toda experiência e acima de todas as afirmações extra-bíblicas de revelação divina
Rm.12.9-18:
O amor seja não fingido.
Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.
Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
Não sejais vagarosos no cuidado;
Sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;
Alegrai-vos na esperança,
Sede pacientes na tribulação,
Perseverai na oração;
Comunicai com os santos nas suas necessidades,
Segui a hospitalidade;
Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.
Alegrai-vos com os que se alegram;
E chorai com os que choram;
Lembro de um ditado:"cada um por si e deus por todos."Inversão de valores.
Sede unânimes entre vós;
Não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; Sem Deus é impossível entender estas palavras. São totalmente contrárias ao tema criticado na Lição
Não sejais sábios em vós mesmos;
A ninguém torneis mal por mal; ditado popular: "A vingança é um prato que se come frio"
Procurai as coisas honestas, perante todos os homens. Um dos destaques desta passagem em relação ao tema.
Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
A inversão de valores compromete o convívio social e religioso espiritual e deve ser combatida com rigor através de pessoas comprometidas com o desenvolvimento humano, ensinadores e mestres e pastores que cuidam da vida espiritual e por aqueles que através da Igreja promovem pela Palavra de Deus, o progresso social.
Tempo do agravamento dos acontecimentos:
Marcos 4 .18-19:Outros ainda são aqueles que foram semeados entre os espinhos; estes são os que ouvem a palavra; mas os cuidados do mundo, a sedução das riquezas e a cobiça d'outras coisas, entrando, sufocam a palavra, e ela fica infrutífera.
Era contemporânea.
Há uma movimentação humana e religiosa para ouvir coisas que agradem os nossos ouvidos da alma, alguns buscam nos livros de auto-ajuda a resposta, outros em livros como de Paulo Coelho [consagrado autor brasileiro], outros em livros ascéticos e gnósticos como de José Saramago [prêmio Nobel de Literatura], e outros tantos autores, menos famosos, da mesma linha. Outros em práticas religiosas de linhas místicas e hupernatural.
Inversão de valores?
'É quando desrespeitamos abertamente o entendimento natural das determinações de Deus e passamos a caluniar essas mesmas determinações, que representam os seus princípios de justiça, as suas leis. É quando passamos a divulgar que todas elas não passam de fábulas, mitos, idéias ultrapassadas, coisas que não deveriam fazer parte da mente moderna das pessoas, nesse novo século...' (Solano Portela).

ITm.4.1.ss: CONJURO-TE, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.
I – Discurso:
A Bíblia nos alerta a chegada deste período entre a humanidade.
O Apóstolo Paulo em sua carta aos Romanos expressa literalmente a forma pela qual, iniciou-se o processo de Inversão de valores entre a humanidade.
Rm. 1.21: "Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;
Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães."
Este é o cerne da mudança de valores entre os homens, seja nos nossos dias ou em dias passados, porém como um ciclo evolutivo de pecado tem se estabelecido entre nós de forma vigorosa este mal.
Pontos determinantes na mudança dos valores:
Falta e perda de padrão.
Isaias 5. 20: Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo!
"Os padrões parecem não existir, a forma de se medir felicidade e sucesso difere daquela encontrada na Palavra de Deus. O objetivo de vida não é a glorificação de Deus e a busca desenfreada da felicidade pessoal, a qualquer preço e fora de quaisquer princípios, passa a determinar as ações das pessoas. O comportamento da sociedade em que vivemos termina por influenciar o nosso pensar e o nosso agir. É uma força negativa que nos afasta dos preceitos de Deus. Temos que ser vigilantes e termos a compreensão que as nossas convicções têm que ser derivadas dos preceitos de Deus e não da forma de vida do mundo."Solano Portela
Perdendo o sentido de Deus, na clareza de um pensamento e vida praticados sob o raciocínio teológico divino, os homens não querem ouvir falar da Justiça de Deus, algo inerente ao caráter divino.
Atributo imanente de Deus aos homens.
O pecado adâmico impede ao homem natural praticar a sábia justiça de Deus em seu dia-a-dia.
A Igreja e a inversão de valores:
A sábia doutrina de Deus tem sido relegada com conjecturas humanas que produzem comichão, ou seja, produzem uma aparente sensação de bem-estar ao ouvir certas doutrinas e ensinos que satisfazem ao desejo interno de coadunar o impossível:
Servir a Deus e a Mamom.
O alerta bíblico nos adverte, para que, nós não sejamos:
II Co.8.16:Mas, graças a Deus, que pôs a mesma solicitude por vós no coração de Tito;17 Pois aceitou a exortação, e muito diligente partiu voluntariamente para vós.
II Co.8.10-13: E nisto dou o meu parecer; pois isto convém a vós que, desde o ano passado, começastes; e não foi só praticar, mas também querer. Agora, porém, completai também o já começado, para que, assim como houve a prontidão de vontade, haja também o cumprimento, segundo o que tendes. Porque, se há prontidão de vontade, será aceita segundo o que qualquer tem, e não segundo o que não tem. Mas, não digo isto para que os outros tenham alívio, e vós opressão,
-Conformados;
-Desviados;
-Voltarmos ao passado espiritual de nossas vidas sem Cristo;
-Não andarmos a procura de doutrinas adaptáveis a nossa pretensão de vida, sob a ótica humana.
No sentido correto, nos ensina:
-A aceitarmos a exortação;
-Sermos solícitos;
-Obedientes;
-Prontos a aprender a verdade;
-Cumprir o que aprendemos;
-Cuidadosos ou diligentes;
-Sermos voluntários no proceder da doutrina;
-E finalmente perseverantes na doutrina.
- Tenho visto e ouvido muitos dizerem que não obedecem aos seus pastores e a suas doutrinas, pois é doutrina de homens, isto é sem dúvida um princípio de inversão de valores.
A solicitude em apreender e aprender com os pastores é uma das palavras do Apóstolo Paulo sobre um de seus obreiros:
Aceitar a doutrina nos permite fugir da Inversão de valores bíblicos que querem corroer a nossa fé:
Atos 2.42: E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
O viver cristão deve ser moldado pela Igreja através da sua comunidade.
1Pe 2:12 -Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem.
CONCLUSÃO:
A Inversão de valores está corroendo o já esgarçado tecido espiritual e social da humanidade, como um câncer contemporâneo. O fim deste será a destruição de vidas, dentro e fora especialmente da Igreja.
Nós, como Igreja precisamos verbalizar, e atuar como verdadeiro sal em toda a oportunidade que nos aparecer, permitindo que a Luz de Cristo ilumine corações corridos e contaminados por este mal:
INVERSÃO DE VALÔRES.
Deixo as palavras do Pr. Eros Pasquim no final deste texto:
"Desemprego, falta de segurança, corrupção descarada de políticos, valores morais sendo derrubados diante de nossos olhos, relacionamentos conturbados em casa"... Poderíamos bem perguntar como Davi no Salmo 11.3: "Ora, destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo"? Fugindo do rei Saul que queria matá-lo, Davi precisou rever seu conceito de Deus."
Completo ainda:
Marcos 4.19: mas os cuidados do mundo, a sedução das riquezas e a cobiça d'outras coisas, entrando, sufocam a palavra, e ela fica infrutífera.
É hora de a Igreja rever conceitos, sociais, religiosos, morais, sob a ótica da Bíblia, porque mesmo entre nós temos visto esta Inversão de valores acontecendo quase que em todo o Corpo, mas a Cabeça jamais mudará: "Jesus Cristo é o mesmo hoje e ontem e eternamente".
Verbete:
Statu quo é uma expressão latina (in statu quo ante) que designa o estado atual das coisas, seja em que momento for. Emprega-se esta expressão, geralmente, para definir o estado de coisas ou situações. Na generalidade das vezes em que é utilizada, a expressão aparece como "manter o statu quo", "defender o statu quo" ou, ao contrário, "mudar o statu quo". A expressão define o estado atual das coisas.
Fonte:
Bíblia Chamada – Bíblia on-line
Pr. Eros Pasquini Jr. - integrou o corpo docente do Seminário Bíblico Palavra da Vida. Pastoreou igrejas em Manaus e Porto Alegre e atuou em Campinas como responsável pela Educação Teológica na Igreja Batista Central.
Wikipédia.
Adriano Martins Pinheiro
John Ankerberg
John Weldon
Site artigos
Solano Portela
Apontamentos do editor.
Lição CPAD- 3º Trim.

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger