sexta-feira, setembro 12

LIÇÃO 11-NEOPAGANISMO, UM MAL A SER COMBATIDO

NEOPAGANISMO, UM MAL A SER COMBATIDO
Lição 11-CPAD Autor: Osvarela
Texto Bíblico:
Hb 3.12: Vede irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo.
Leitura Bíblica em Classe
2 Pe 2.1-9.
Exórdio:
Para combatermos o neopaganismo precisamos verificar onde ele está, como começou e como se alimenta da sociedade ávida por novidades na área das divindades tendo o seu pensamento obscurecido pelo Príncipe deste mundo, amando mais as coisas do mundo do que a Deus. Todo aquele que quiser conhecer a Deus tem primeiro crer que Ele existe, e é Senhor do Universo, Criador e só em seu Filho Jesus há salvação.
1-Marcando o tempo do ressurgimento contemporâneo do Neopaganismo:
Quando na década de 1960/70 foram lançados alguns “hit’s” musicais que todos cantavam como músicas que invocavam a paz, a liberdade entre os homens; ou peças teatrais, chamadas de musicais, muitos cristãos do mundo inteiro, não se aperceberam que este movimento era o embrião, o início ou retomada de um novo ciclo e/ou estratégia de satanás para esconder sob estas musicas ou peças teatrais, a entrada na mente dos homens de uma nova introdução das idéias e mensagens pagãs.
Entre as musicas lembro-me de “Aquarius” e das peças, a famosa “Jesus Crhist Super star”.
No mesmo tom musicas como “Yelow submarine” e o famoso grupo “The Beatles”, que introduziu com uma forma hupernatural, mensagens do Guru indiano: Maharishi Mahaseh Yogi, ao qual eles atribuíam o poder criativo do lendário John Lennon, sob a sua influência, diz o jornal “O Globo” em matéria de 06/02/08;não só eles também os Beach Boys; eles estiveram nos Himalaias e disseminaram o que aprenderam na Academia de Meditação Transcendental do “guru” em Rishikesh, e isto foi um fator desencadeador da Meditação Transcendental.
Shirley MacLaine atriz famosa desde menina, travestida de musa deste movimento, “Woodstock” o mais pervertido acampamento libertino jamais ocorrido, foi um marco deste pensamento quebrando regras de respeito entre homens e mulheres e o temor a Deus Todo-poderoso, em pleno EUA, à época, país majoritariamente protestante e conservador dos bons costumes.
2-No bojo deste movimento começaram os seguintes modos de aplicação do neopaganismo:
Hendonismo - veja antinomismo;
Naturismo.
Viagens fora do corpo (incluindo o uso de drogas pesadas como LSD ou como a maconha);
Culto aos elementos da criação:
Sol;
Lua;
Estrelas;

3-Re-Início de atividades de “cultos” milenares com padrão pagão:
Veja o que diz um site destas crenças neopagãs:
“Wicca no Old Religion...”
Quem disse que nós pagãos, temos que ser maus?
“Entrem e confiram sobre os antigos ensinamentos da Grande Mãe e seu Consorte”
Aceitação e expansão de feitiços e magias como atividades, com conseqüente discussão de que a Bíblia era ultrapassada.
Como se afirmou, à época, e nós não atinamos, a Era de Aquarius era o início da Nova Era.
Que logo se transformou em uma verdadeira religião, absorvendo tudo e muito mais que registramos, acima.
Este período foi um despertar de várias idéias espiritualizadas, com base em ensinos milenares, esquecidos ou pouco utilizados, mas, não mortos:
Filosofia grega –
Religiões orientais –
Antinomismo – libertinagem, sensualismo, entrega a paixões da carne, sem restrições, pois todas as
Culto a Mãe-terra;
Bruxaria;
Feng-chui;
Taoísmo
Yin e yang;
Acupuntura;
Alquimia;
Culto aos ancestrais, em determinadas crenças orientais;
Batismo pelos mortos;
Runas;
Bruxas curadoras;
Wicca;
Cursos de Sensibilidade e intuição;
Conhecendo o eu interior;
Meio-Ambiente.

A própria defesa ao Meio-ambiente tem sido uma bandeira utilizada pelo neopaganismo.
Tudo isto está sendo exposto aos nossos olhos e aos olhos dos que nascem nesta época, e que desconhecendo o Evangelho da verdade assistem a tudo como isto fosse uma natural relação com o místico divino e desprezam e desconhecem o Evangelho de Cristo, pois estão cheios de gnomos, fadas, figuras terríveis de filmes, que tudo lhes é natural.
É mais fácil uma pessoa adotar um cachorro do que uma criança.
É legalmente, mais grave, aprisionar um pássaro nativo e ficar preso sem direito à fiança, do que cometer um assassinato e ficar em liberdade, à espera de julgamento.Lembre-se da Lição passada:Inversão de valores.
Não que sejamos irresponsáveis, ao ponto de matar ou afligir dores ou mau tratamento aos animais, pois isto a própria Bíblia, nos ensina, dizendo que, “o justo até dos animais tem misericórdia”.
Pro 12:10 - O justo tem consideração pela vida dos seus animais, mas as afeições dos ímpios são cruéis.
O próprio Jeová o Deus Criador, de todas as coisas, ensinou ao seu povo e ao homem, a primeira profissão: lavrar a terra, para produção de alimentos, isto incluía cuidar da terra e de tudo aquilo que estava na Terra, foi um dos Mandatos sociais de Adão.
Ensinando a Israel como proceder na terra santa, Ele deu os princípios, pelos quais, a terra deveria ter também, um período sabático, para que produzisse, sempre com fartura, sempre.Além de que fosse deixado os rabiscos para os mais pobres.
Ne.10.31: e no sétimo ano deixaríamos descansar a terra... Lv.25.20:E se disserdes: Que comeremos no ano sétimo? eis que não havemos de semear nem fazer a nossa colheita;
II – um novo surgimento de coisas velhas:
Eclesiastes 1 .1: PALAVRAS do pregador, filho de Davi, rei em Jerusalém.2 Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade.3 Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol?4 Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece.5 Nasce o sol, e o sol se põe, e apressa-se e volta ao seu lugar de onde nasceu.6 O vento vai para o sul, e faz o seu giro para o norte; continuamente vai girando o vento, e volta fazendo os seus circuitos.7 Todos os rios vão para o mar, e contudo o mar não se enche; ao lugar para onde os rios vão, para ali tornam eles a correr.8 Todas as coisas são trabalhosas; o homem não o pode exprimir; os olhos não se fartam de ver, nem os ouvidos se enchem de ouvir.9 O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo debaixo do sol.10 Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Já foi nos séculos passados, que foram antes de nós.
Uma explicação usual, que eu sempre noto, para a prática, deste tipo, de ensino é fundamentada na milenaridade da prática.Isto me faz sentir como Paulo aos Gálatas, e outras epístolas em que ele combateu tudo isso.Como as pessoas são engodadas: então tudo que é milenar é bom?
Seja a Wica, seja a Gnose (Gnostiscismo), sejam os exercícios corporais, que desencadeiam uma “paz interior”, como a Yoga (Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa...e exercita-te a ti mesmo em piedade). Tudo é explicado aos iniciantes pelos “mestres” que, tais coisas, foram utilizadas por sábios antigos.
O padrão e plenitude de toda sabedoria está em Deus e é algo comunicável a todos os que crêem em seu Nome.
Mas, cabe a Igreja desmistificar esta informação pois Jesus Cristo veio para desfazer todas estas coisas, religando o homem diretamente a deus, sem necessidade de tais práticas, para que o homem se “reencontre”
À bem da verdade, estas coisas sempre existiram.
Já na época dos gregos no período da Igreja Primitiva, a mesma encontrava resistência interna para doutrinar aqueles que se entregavam a Cristo e vinham culturalmente com a mentalidade absorvida destas práticas pagãs e mesmo no seio da Igreja os Apóstolos tiveram muitos embates com aqueles que achavam que a nova vida com Cristo não proibia a prática corporal e pensamentos, principalmente gnósticos e uso do corpo nas práticas pagãs.
Ora, o pensamento helenista fundamentado na separação da carne como coisa má e o espírito como sede de tudo que era divino, aceitava estas idéias, como algo natural.
Conforme a cultura helenista:
Ensinava que o primeiro, o mundo espiritual, era bom e que o homem deveria esforçar-se por readquiri-lo.
O segundo, o mundo das coisas palpáveis era totalmente mau, verdadeira prisão para o homem.
Bem – coisas invisíveis;
Deus, espírito, Idéias.
Mal – coisas visíveis – Mundo – corpo –Matéria.
- O dualismo:
O bem e o Mal.
Alma – uma “fagulha da divindade” aprisionada no corpo humano.
Exemplo: nas bacanais se comia, até fartar, em grandes salões, onde havia locais para que os participantes pudessem retomar as forças físicas e a insaciável fonte do “prazer” telúrico, com banhos; locais para tirar do estômago, via oral, tudo aquilo que tinham comido e bebido e após um banho e se perfumarem voltarem as nefandas práticas corporais, que se tornavam em verdadeiros “cultos” dedicados ao prazer do corpo.
Há em certas cidades, um dia dedicado a voluntariedade, no qual grandes executivos, gente rica, gente famosa, pega na mão vassouras e baldes para realizar uma faxina em algum lugar da cidade.
Louvável atitude, mas pesquisando descobrir que por trás desta aparente dedicação de algumas horas de ajuda a cidade está uma prática religiosa oriental, pela qual se busca a purificação realizando atividades ditas menores, levando méritos ao espírito de quem assim pratica. Isto é Neopaganismo disfarçado, em uma de suas maneiras de enganar o povo.
Assistindo a uma reunião com todos os funcionários de uma empresa, que consistia em exercícios físicos, no final os professores ensinaram os que ali estavam para participar das atividades físicas, uma reverência aos deuses de uma seita oriental. Mais um disfarce, eu ainda pude avisar para alguns crentes ao meu lado que , como eu só assistiam e participavam das comemorações do dia, que não pronunciassem a frase, pois era uma oração pagã.Quantos crentes são hoje estimulados em suas fábricas a prática do “tai chi chuan”, e outros exercícios e fazem reverências sem saber, a que.
Quantos jovens cristãos, como eu pratiquei, na ignorância, praticam artes marciais e não sabem que as reverências não são para o companheiro, mas para os “deuses”, não passando de um ato religioso. Cuidado quanto a isto deve ser ensinado nas Igrejas Evangélicas. Eu sei que alguém poderá me criticar por esta posição, mas antes procure verificar a origem de certas práticas.
Diziam eles:
O corpo foi feito para ser usado e aproveitado para os prazeres da vida.
O espírito para ligação com o divino.
A carne é sede de todo mal.
O espírito é sede onde pode e deve habitar o espiritual, o bem.
Baseado no pensamento anti-ascético, de que as coisas que a carne (sarx) pratica, não podem afetar a alma que é intrinsecamente boa. A matéria é irreal e inconseqüente.
Em geral, as seitas gnósticas dividam os homem em grupos: os “ espirituais ” e os “ materiais ”.
I Tm.4.1.ss:MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças; Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas, e exercita-te a ti mesmo em piedade; Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir.
Refutação:
I João 2.16: Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
Estes pensamentos, transliterados, aqui, de forma simplista, colocavam os cristãos gentios [e também os judeus helênicos], em choque com tudo aquilo que tinham aprendido desde a tenra infância.
Gálatas 1 6-9:Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.
Gálatas 3:Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?
Salmos 96.5:Porque todos os deuses dos povos são ídolos, mas o Senhor fez os céus.
Cristo e a doutrina dos Apóstolos e o Gnosticismo:
Segundo o Gnosticismo, tão grande era o contraste entre a vida terrena de humilhação e a pré-existência e pós-existência em glória, de Cristo, que a solução mais simples para o problema a seu respeito seria nega a sua existência.
Por isso ensinava que Cristo, na realidade apareceu e ensinou os seus discípulos mas durante esse tempo, era também um ser celestial, e não carne e sangue.
Refutação: Cristo não foi um demiurgo, Cristo – leia lição sobre Jesus homem e Deus – CPAD;
1-A salvação.
Para salvar-se, o homem precisa livra-se da prisão do mundo visível e seus poderes – os poderes planetários – o que se dá através de uma “iluminação espiritual mística”. É um acontecimento que põe seu seguidor em comunhão com o mundo das realidades espirituais.
Diferentemente deste pensamento que separava os homens segundo o pensamento de que haviam os:
Pneumatikoi, os psychikoi e os hilikoi, ou seja aqueles que a salvação era certa porque estavam sob a influência do espírito, aqueles capazes de obter a salvação pelo conhecimento – gnose- e os que estavam impossibilitados da salvação ordinária de salvação.
Tudo isto, quase foi absorvido por Clemente de Alexandria querendo criar um gnosticismo cristão, tenhamos cuidado com certos ensinos, aparentemente sãos, mas eivados de erro.Mas, foi denunciado por Irineu, Hipólito e Tertuliano.
Refutação: Ef.2.8: Pela Graça sois salvos, e isto não vem de vós é dom de Deus; não vem das obras para que ninguém se glorie.1Te 5:23 - E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
- Paulo ensinou e ainda, nos ensina como aos Colossenses:
Col.2.10.ss: E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade...no despojo do corpo dos pecados da carne, a circuncisão de Cristo;Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos. E, quando vós estáveis mortos nos pecados...vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas,Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
Col.1.20.ss:E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou.No corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis...
2-O conhecimento.
Os gnósticos ensinavam que nem todos os cristãos possuíam o “conhecimento” salvífico, afirmando este era um ensinamento secreto transmitido pelos apóstolos aos seus discípulos mais íntimos.
Tal pensamento ou declaração foi refutado por Irineu:
“Irineu os desafiava argumentando que se os apóstolos tivessem um ensinamento especial a declarar, eles o teriam confiado às suas próprias igrejas, as quais fundaram. Ele mostrava como as igrejas estabelecidas pelos apóstolos, e seus dirigentes, os quais eram apontados pelos mesmos e seus sucessores, cresciam em todo o império, e permaneciam até a data, ensinando a mesma doutrina.”
Refutação: Col.1.9: Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual;
Segundo eles, era uma exposição de “sabedoria entre os perfeitos”, sendo isto uma falsa interpretação de 1 Cor 2.6.
Col.2.6.ss:Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele,Arraigados e sobreedificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças.Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade;
Col.2.6.ss: Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele,Arraigados e sobreedificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças.Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade;
É necessário discernimento para que no seio da Igreja seja identificada toda a manifestação deste modelo parasita de ensino, pelo qual a Igreja primitiva foi atingida, mas graças à Deus, que nos da a Vitória por Seu Filho Jesus Cristo, que em nossos tempos temos, a oportunidade de estudar tão poderosa e proveitosa lição.
Na Epístola aos Colossenses, Paulo procura defenestrar do seio da Igreja, estas idéias:
Col.1.10.ss: Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus;Corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência, e longanimidade com gozo;Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz;O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse,E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou.No corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis...
III -Cuidado da Igreja com esta nova onda do Paganismo:
Têm surgido novos movimentos dentro da Igreja como:
A-Culto aos anjos;
Estive em um culto de uma Igreja – congregação – das assembléias de deus, aqui no ABC e o pregador durante a prédica anunciou: “o anjo do sapateado chegou”, foi terrível, só não me retirei, pois havia ido como obreiro acompanhando as irmãs do círculo de Oração, mas eu via os seus olhares diretamente para mim, como a perguntar: “isto está certo?”.
Col 2:18 - Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão...
B-Práticas de “Oráculo de Deus”:
Hb.1.1:HAVENDO Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho...
I Pe.4.10: Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. 11 Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus...segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém.
Temos visto que alguns se acham permanentes oráculos de Deus e são assediados por membros de Igrejas cristãs ou não, que vai a busca da dita “palavra”.
Logicamente, eu creio que Deus tem usado muitos no dom de revelação e profecia em nossos tempos, assim aconteceu e acontece comigo, sempre Deus, pela sua misericórdia tem me avisado, exortado e cuidado de mim, seja pela Sua Palavra, pelas pregações, por dons de irmãos e irmãs.
Mat 23:14 - Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo.
Mas, é necessário ter cuidado com estes que a Bíblia cita que usam de PRETEXTO, para tomar a vida de alguns de tal forma, que conheço gente que não sai de casa sem antes consultar o seu “profeta” de plantão, e outros destes “oráculos” vivem dando trabalho aos pastores de suas Igrejas, em verdadeira oposição por suas pretensas sentenças.
Isto não passa de um neopaganismo disfarçado, pois quem tem “o conhecimento do divino” é superior aos outros mortais. Uma prática, não só do gnóstico, mas de religiões do extremo Oriente, como hinduísmo e similares.
Efe 3:12 - No qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele.
Heb 10:19 - Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus...
2 Pe 2.3: E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.1 Pe. 21Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
- Os que têm uma “Visão particular” dada por Deus para a Igreja:
De há muito isto vem ocorrendo no seio do Evangelho, e de tempos em tempos, aparece um novo “visionário”, que detém o “conhecimento” único e especial dado diretamente do seio celeste e só á ele e seus seguidores. Recentemente tivemos um destes problemas no seio da Igreja Assembléia de Deus, com prejuízos de almas e da confiança de muitos crentes com a fé abalada. Não posso julgar ou condenar ninguém, mas é necessário certo grau de humildade quando ouvirmos a voz de Deus nos direcionando para que sejamos suficientemente crentes ao iniciarmos algo em nome do Senhor.
2 Pe 2.1: E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. 2 E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.3 E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.20 Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.
- A posição da Igreja atual:
2 Pe 2.7: E livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis8 (Porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa, por isso via e ouvia sobre as suas obras injustas);9 Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;
A Igreja atual clama Abba Pai, ou Maranata, pois há um crescimento das doutrinas que Paulo chama de Fábulas em todo o Mundo moderno, com aversão à Palavra de deus e aceitação de todo tipo de Neopaganismo.
-DADOS IMPORTANTES:
Irineu, Hipólito e Tertuliano.
Irineu - Bispo de Lyon e Polemista Anti-Gnóstico
Nascido em Esmirna, na Ásia Menor (Turquia), no ano 130, em uma família cristã, Irineu era grego e foi influenciado pela pregação de Policarpo, bispo de Esmirna. Anos depois, Irineu mudou-se para Gália (atual sul da França), para a cidade de Lyon, onde foi um presbítero em substituição do bispo que havia sido martirizado em 177. Irineu também recebeu influência de Justino. Ele foi uma ponte entre a teologia grega e a latina, a qual iniciou com um de seus contemporâneos, Tertuliano. Enquanto Justino era primariamente um apologista, Irineu contribuiu na refutação contra heresias e exposição do Cristianismo Apostólico.
A Antiga luta contra o Paganismo:
Logo após a morte do Apóstolos os Pais da Igreja tiveram que lutar para manter a unidade e a santidade autentica dos ensinos Doutrinários, os quais haviam recebidos como discípulos dos Apóstolos, um deste foi Irineu.Hoje cabe a nós Ministros de Deus a Defesa contra a volta das doutrinas e pensamentos pagãos que querem disfarçadamente, como no tempo de Paulo e João, insinuar-se no seio da Igreja.
Parabéns à CASA, através daqueles que revisão, escolhem e finalizam as lições dominicais, pela Lição e que Deus abençoe Pr. Wagner S. Gaby.
Defesas de Irineu pelo Evangelho:
Em sua primeira obra, Adversus Haereses (Contra Heresias) escrita entre os anos 182 e 188, em Lyon, ele descreve a teologia da fé cristã em refutação aos ensinos heréticos gnósticos de Valentino e Marcion através das Escrituras. De muitos argumentos feitos por Irineu, três importantes podem ser ressaltadas: A diferença do sistema gnóstico. Ele descreve a natureza burlesca de muitas de suas crenças.
- Os ensinamentos que os gnósticos diziam ter recebido secretamente dos apóstolos, Irineu os desafiava argumentando que se os apóstolos tivessem um ensinamento especial a declarar, eles o teriam confiado às suas próprias igrejas, as quais fundaram.
- Defesa do Novo Testamento como canônico, em vista que o gnosticismo não cria nele, e possuía outras escrituras. No tempo de Irineu, o Novo Testamento era aceito cerca de como temos agora: os Evangelhos, Atos, - Cartas de Paulo e outras epístolas. A carta aos Hebreus, Apocalipse e algumas epístolas compuseram o Novo Testamento alguns anos na frente.
Tertuliano, o mais importante e original dos escritores latinos, tirando Agostinho de Hipona, nasceu por volta de 155, em Cartago, filho de pagãos. Converteu-se ao Cristianismo por 193, e estabeleceu-se em Cartago, pondo a sua erudição ao serviço da fé.
A Trindade: A maior contribuição de Tertuliano para a teologia foi a sua reflexão acerca do mistério trinitário. Criou um vocabulário que passou a fazer parte da linguagem oficial da teologia cristã. Foi ele que introduziu a palavra “Trinitas”, como complemento da “Unitas”. Segundo Tertuliano, Pai, Filho e Espírito Santo são um só Deus porque uma só é a substância. Mas, por outro lado, distinguem-se, sem separação, pelo grau, pela forma e pela espécie. Tertuliano introduz assim o termo “pessoa”, (persona), para significar cada um dos três, considerado individualmente.
TELÚRICO - TERRENO
Fonte:
Bíblia Chamada – digital.
Almeida Corrigida e Revisada Fiel
Anderson Dias Meyer – Definição sobre Gnosticismo.
Anderson Vicente Gazzi – O que é Gnotiscismo - IEAD Utinga –Santo André – São Paulo.
Apontamentos do autor
Wikipédia.
“O Globo” – Influência Espiritual – Morre o Guru dos Beatles.
Lição CPAD – 3º Trim.
Faculdade Evangélica de Teologia Seminário Unido
Vania DaSilva

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger