domingo, setembro 21

LIÇÃO 12- RESISTINDO OS APELOS DO MUNDANISMO

COM DESCULPAS PELO ATRASO NA PUBLICAÇÃO.
LIÇÃO 12 – Autor:Osvarela
RESISTINDO OS APELOS DO MUNDANISMO
Texto áureo: Rm. 12.2
Leitura bíblica em classe: João 17.11-18
EXÓRDIO:
Resistir ao mundo e suas concupiscências, sempre foi, a grande guerra estabelecida no interior do ser humano.
Porque, por mais incongruente e polêmico que isto venha ser ou possa parecer:
2 Coríntios 5. 1: PORQUE sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus.2 E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu;3 Se, todavia, estando vestidos, não formos achados nus.4 Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida.5 Ora, quem para isto mesmo nos preparou foi Deus, o qual nos deu também o penhor do Espírito.6 Por isso estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor 7 Porque andamos por fé, e não por vista. 8 Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor.9 Pois que muito desejamos também ser-lhe agradáveis, quer presentes, quer ausentes.10 Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.
Nós, antroplógicamente, carregamos genéticamente o mundo dentro de nós.
Mundo – Para este momento tomemos o mundo, como tudo aquilo que a nossa carne deseja.
Sarx – a carne – ainda não foi transformada.
Mesmo aqueles que aceitaram a Cristo batalham contra a natureza adâmica. Logicamente protegidos pelo sangue de Cristo, ‘Mas sobre todas estas coisas somos mais do que vencedores’; Porque nada nos poderá separar do amor de Cristo.
- Mais, há uma esperança e nós vivemos em novidade de em Cristo:
Paulo nos ensina, principalmente na carta aos Romanos e no trecho destacado de Colossenses que em nós também habita a esperança e a vitória.
Cl.3.3:Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus...5 Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;6 Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;7 Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas.8 Mas agora, despojai-vos...
A batalha contra o Apelo do Mundo:
Quando Paulo nos diz que combatemos contra nosso próprio corpo e vai mais além dizendo: ‘miserável homem que sou, quem me livrará do corpo desta morte? O bem que quero não faço, mas o mal que não quero este faço..Mas dou graças à Deus porque com o corpo sirvo ... e com o espírito....’ ele está observando e ensinando para que estejamos verdadeiramente mortos na nossa sarx, afim que toda a obra de Deus se manifeste em nós, para Glória do Deus Pai.
Rm.7.11:Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou.12 E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.13 Logo tornou-se-me o bom em morte? De modo nenhum; mas o pecado, para que se mostrasse pecado, operou em mim a morte pelo bem; a fim de que pelo mandamento o pecado se fizesse excessivamente maligno.14 Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.15 Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço.16 E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.17 De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.19 Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.20 Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.21 Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo.22 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;23 Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.24 Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?25 Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.
Discurso:
A escolha do local, onde você se estabelece, pode definir a ação sobre você e os teus:
Gen 13:10 - E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do Senhor ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar.
Lembro-me de Ló, após a disputa de espaço entre os seus pastores com os pastores de Abraão, Ló olhou – concupiscência dos olhos – viu e olhou as Campinas do Jordão em direção ao Egito – proximidade com o mundo -, da qual a própria Bíblia diz, que eram bem regadas, e lindas como o jardim do senhor, antes da destruição de Sodoma e Gomorra. Não resistiu o apelo da aparente e temporária ‘beleza’ do mundo.
Gn.13.11:Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um do outro.12 Habitou Abrão na terra de Canaã e Ló habitou nas cidades da campina, e armou as suas tendas até Sodoma.13 Ora, eram maus os homens de Sodoma, e grandes pecadores contra o Senhor.
-Ló teve tremendas perdas mesmo na saída e após a chegada ao lugar indicado pelo anjo.
-Perdeu a esposa transformada em estátua de sal.
"No Monte de Sodoma, restou a lembrança da lendária "mulher de Ló", na forma de uma pilar rochoso que lembra, vagamente, uma figura humana.Sodoma, em sua permanente existência, simboliza o pecado e o vício, tão rigorosamente rechaçados pelos profetas, drasticamente julgados e sentenciados por Deus."
Estátua do sal:
Demonstra a insensibilidade daquele que é atingido no coração, pela flecha do mundanismo, tornando-se insensível a toda a ação divina e com o coração estabelecido nos fundamentos mundanos.
Enquanto Ló vivia afligido, mas de maneira justa, conforme nos ensina a Palavra de Deus, sua mulher fincou raízes do mundanismo em seu coração, ainda que isto não signifique viver como, mas, conformar com.
Gn.19.14:Então saiu Ló, e falou a seus genros, aos que haviam de tomar as suas filhas, e disse: Levantai-vos, saí deste lugar, porque o Senhor há de destruir a cidade. Foi tido, porém por zombador aos olhos de seus genros.
Da mesma maneira seus genros preferiram a vida devassa da região de Sodoma, a viver de maneira sadia e natural com as suas esposas, as filhas do justo Ló.
-Perdeu a moral familiar.
Esta ação dos apelos do mundo têem trazido às famílias evangélicas, perdas de mesmo nível e qualificação pela escolha do sacerdote do lar, os pais.
-Filhos que são atraídos pelos apelos do mundanismo, mesmo dentro da igreja.
-Famílias são separadas como as filhas de Ló perderam seus maridos atraídos pelos apelos do mundo.
-Casais separados pela ação do ‘não faz mal’ ou ‘é só esta vez’. Paulo diz aos Romanos que: ‘o pecado malignamente aproveitou-se da ocasião para enganá-lo’, o mundo pecador é extremamente audacioso e só espera uma pequena brecha para entrar com suas maldades em nossas vidas.
-Crentes colocam em risco a sua salvação ao aceitarem mudanças feitas por vista e não as guiadas pelo Espírito.
-Famílias deixam seus pares para trás por causa dos apelos do mundo.
-Como a família de Ló, famílias sofrem a perda da moralidade – basta ver as notícias da mídia –
-Considerando a cada um deles – os pais – como justos, tal qual, Ló.
A grande dificuldade do homem está em apenas olhar, que é um movimento natural de todo ser humano.
Hoje ao transitarmos, vemos um painel, um ‘out-door’, uma propaganda num ônibus à nossa frente, somos obrigados a ver. Ele está ali para nos atrair, esta é uma das artimanhas e apelos do mundanismo, nos obrigar a ver, pois satanás sabe que o que o homem vê pode descer ao seu coração e levar a consumação.
O problema é avançar para olhar, ou seja, só ver é obrigatório, certo? Mas olhar é algo como, verificar o conteúdo.
Consultando os dicionários veremos que olhar está ligado a: admirar, contemplar, apreciar.
Ver está ligado a: notar, reparar – considerando, discernir-, avistar, distinguir enxergar, mirar, ter visão de...
‘Olhando para Jesus Autor e Consumador da nossa Fé’.
Efeito da Escolha:
Depois ele se afligia com a escolha, pois era justo. Leia a lição 11.
Má escolha baseada na aparência do mundo-lugar de nossa habitação eventual:
‘Pai Santo Guarda-os em teu Nome...eles estão no Mundo, não são do mundo...’
O cerco do Mundo a Igreja:
Satanás tem procurado ao longo dos séculos estabelecer, estratégias, para contaminar e atrair a Igreja para que ela seja menos forte e entre num estado de conformidade com as coisas do Mundo. - Mundo – aqui, como todas as paixões mundanas, desejos espúrios, pensamentos anti-teológicos, comprometimento com atividades antinaturais á Igreja, paralisação das nossas atividades do Ide, conformismo, entrar no ‘schematio’ ou esquema do mundo, desde a ação como ‘cidadãos’ do mundo, e suas causas e envolvimento com naturalidade dos erros: ‘todos fazem, eu também posso e devo fazer, não sou bobo’ ou isto não é errado; isto é doutrina de homens, isto é contemporâneo.....
Combatendo aos apelos do mundanismo:
Resisti ao diabo e ele fugirá de vós
Algumas formas da Igreja, as suas famílias e membresia resistirem como fiéis a Deus aos apelos do Mundo, deverão antes de tudo, estar embasadas, em alguns dos valores, abaixo:
1. Uma fé verdadeira em Jesus Cristo
2. Fugir do misticismo, que nos aproxima da religiosidade e nos afasta de Deus.
3. Manter a santidade doutrinária
4. Preparar seus membros apologeticamente, por mais difícil que isto possa parecer, foi exatamente, o que Jesus Cristo fez, com os 12 homens, aos quais, Ele chamou de Apóstolos.
5. Anunciar a salvação
6. Apoiar o ensino bíblico verdadeiro
7. Formar verdadeiros crentes
8. Ensinar as famílias
9. Unir a Família de Deus
10. Assestar uma flecha a idolatrias pessoais
11. Acabar com monopólios eclesiásticos – A Igreja é do Senhor Jesus, como propriedade particularmente sua, e não de nenhum de nós.
12. Pregar o arrebatamento e a Volta de Jesus Cristo
13. Atender aos necessitados. Acolher os mancos, ressicados, coxos e doentes espirituais.
14. Libertar os cativos internos – Lição 11.
15. Formar uma Unidade.
Viver em Justiça:
Para um viver ‘fora’ do mundanismo devemos viver com pensamento teológico, ou seja, segundo as Palavras de Deus.
O cristão necessita viver conforme Paulo nos ensina:
Flp 4:8 - Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
Andar por fé e com fé:
2 Co.5.7: Porque andamos por fé, e não por vista.
Pensar nas coisas de Deus:
Colossenses 3.1 PORTANTO, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.2 Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;
CONCLUSÃO:
Sejamos, pois prudentes para que os apelos do Mundo não nos alcancem, seja pelos nossos sentidos ou de qualquer outra forma.
Deus nos provê escape das coisas do Mundo e ainda assim, por meio do nosso clamor pode salvar otros da destruição do mal, que há de vir.
Gn.19.17:E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças.18 E Ló disse-lhe: Ora, não, meu Senhor!19Eis que agora o teu servo tem achado graça aos teus olhos, e engrandeceste a tua misericórdia que a mim me fizeste, para guardar a minha alma em vida; mas eu não posso escapar no monte, para que porventura não me apanhe este mal, e eu morra.20 Eis que agora aquela cidade está perto, para fugir para lá, e é pequena; ora, deixe-me escapar para lá (não é pequena? ), para que minha alma viva.21 E disse-lhe: Eis aqui, tenho-te aceitado também neste negócio, para não destruir aquela cidade, de que falaste;
1Jo 2:15 - Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
Mt.6.33: Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Fonte:
Bíblia digital – Chamada -Almeida Corrigida e Revisada Fiel
Apontamentos do autor
Lição CPAD – 3º trimestre.

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger