sexta-feira, novembro 7

O DEUS QUE COMANDA O FUTURO - LIÇÃO 06 –CPAD 4 TRIMESTRE – 09/11/2008

O DEUS QUE COMANDA O FUTURO

LIÇÃO 06 –CPAD 4 TRIMESTRE – 09/11/2008 AUTOR:Osvarela
Todos os atos deste mundo desde o mais antigo passado, do presente e do futuro são sábia e soberanamente dirigidos por Deus!
TEXTO ÁUREO:
JR. 29. 11: Pois eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar O FIM que esperais.
ISAÍAS 44.6,7; 46.9-13.
O que você responderia hoje a alguém sobre o teu futuro?

Êxodo 13.14:
E quando teu filho te perguntar no futuro, dizendo: Que é isto? Responder-lhe-ás: O Senhor, com mão forte nos tirou do Egito, da casa da servidão.
I - Entróito:
O Futuro à Deus Pertence!
Ou viva o presente o futuro a Deus pertence!

Isto pode ser: Fatalismo divino;
Aleatoriedade Ateísta: leis de causa e efeito;
A maioria, daqueles que se utilizam desta expressão, o fazem de maneira desprovida de honestidade para consigo mesmo.Utilizam-na para deixar de pensar naquilo que lhes acontecerá num futuro breve, pelo qual não querem nem imaginar, achando que com isto estarão isentos desta preocupação, mas quando se dão conta da brevidade de nossos dias ou são pegos pelos flagrantes da vida verão que se utilizaram de maneira, quase debochada da ação de Deus sobre o Universo e suas criaturas. Esqueceram de Deus em vida, e esperam que Ele lhes resolva a vida posterior [o que sem dúvida, por se Senhor de vivos e mortos, ele o fará, porém sob os méritos e crenças ou descrenças, desta vida presente].
Há muito implícito nesta frase dita quase que corriqueiramente até mesmo entre nós, realmente o futuro pertence à Deus, mas qual é o futuro que você espera de Deus.
a-Deus já determinou o limite dos homens e da História:
Job.14.5: Visto que os seus dias estão determinados, contigo está o número dos seus meses; tu lhe puseste limites, e ele não poderá passar além deles.
II Pedro.3.7:
mas os céus e a terra de agora, pela mesma palavra, têm sido guardados para o fogo, sendo reservados para o dia do juízo e da perdição dos homens ímpios.
Primeiro: pela sua própria vida presente.

II Co.5. 10: Porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal.

  1. Segundo: pela tua maneira de ver Deus como agente soberano sobre todas as coisas.

I Pe.4. 5: os quais hão de dar conta ao que está preparado para julgar os vivos e os mortos. Pois é por isto que foi pregado o evangelho até aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, mas vivessem segundo Deus em espírito.

  1. Terceiro: pelo teu conhecimento de Deus.

Mt.13. 11: Respondeu-lhes Jesus: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado; Rm1.19: Porquanto, o que de Deus se pode conhecer, neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.

  1. Quarto: pelo que você sabe do que Deus preparou de futuro para a humanidade.

I João 5. 20: Sabemos também que já veio o Filho de Deus, e nos deu entendimento para conhecermos aquele que é verdadeiro; e nós estamos naquele que é verdadeiro, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

  1. Quinto: pelo que você espera no Futuro após esta vida, com base na visão de Deus ou de sua própria mente.
  2. Sexto: pelo que você conhece à respeito do futuro preparado por Deus, além deste presente século para o Mundo e seus habitantes e todos os seres por ele criado, bons ou maus.
  3. Sétimo: pelo que você entende da vontade de Deus sobre o futuro dos homens. Lendo o texto áureo desta lição número 06 podemos compreender um pouco do que Deus pensa à respeito de todos nós, salvos ou descrentes:

I Tm.2. 4: o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade..
Para você compreender é necessário saber que haverá um julgamento final de todos os homens de todas as épocas e gerações.
b-Trata-se do julgamento geral do qual estão excluídos:

· A Igreja;

· O remanescente de Israel;

· Os que vieram da grande tribulação [sem lançar muita luz, aqui neste texto, e explicação sobre quem são].
Há algumas questões importantes envolvidas com o Futuro, as quais o Senhor já determinou na sua Pré-ciência, todos os fatos e atos e como, tais fatos e atos ocorrerão e se desenvolverão para o bem da humanidade.
Estes Planos já executados por Deus no Futuro são exarados pelo Profeta Jeremias, como sinal de esperança para todos os homens que crêem em Deus e em seu Filho Jesus.
Deus não está no tempo, foge da dimensão divina a questão da temporalidade, muito embora ele controle o tempo.
II - Há Esperança:
I Pe.3.15: antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós;
Jr.31.17: E há esperança para o teu futuro, diz o Senhor;
Tiago 2. 5: Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que são pobres quanto ao mundo para fazê-los ricos na fé e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?
Tito 1. 2:
na esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos eternos,
Fatos importantes determinados por Deus:

Portanto, Deus já preparou para a Humanidade e para os que lhe são queridos situações tais, que não subiram ao coração do Homem, as estão no coração Eterno de Deus.
a-Entre eles:

· Porta da Salvação aberta.

II Pe.1. 11:
Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo

  • Arrebatamento da Igreja.

· Bodas da igreja.

  • Prisão de Satanás no Milênio.

APOCALIPSE 20.1.ss: E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos. Lançou-o no abismo, o qual fechou e selou sobre ele, para que não enganasse mais as nações até que os mil anos se completassem.

Ap.12. 10: Então, ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e o poder, e o reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo; porque já foi lançado fora o acusador de nossos irmãos, o qual diante do nosso Deus os acusava dia e noite.
Futuro do Mal é certo [para que o Bem seja Pleno], significa o fim do dualismo para sempre:

  • Lançamento do Agente de todo mal no Plano de Ação entre céus e terra e entre homens e anjos – Ap.20.10: e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos.
  • Julgamento de todos os homens, após todos as oportunidades de Salvação; O futuro de todos que não adoraram a Deus:

Ap.20.E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiram a terra e o céu; e não foi achado lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. O mar entregou os mortos que nele havia; e a morte e o além entregaram os mortos que neles havia; e foram julgados, cada um segundo as suas obras.

  • Governo de Justiça no Milênio. Ap.11.15. Ap.19. 13 Estava vestido de um manto salpicado de sangue; e o nome pelo qual se chama é o Verbo de Deus. Seguiam-no os exércitos que estão no céu, em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro. Da sua boca saía uma espada afiada, para ferir com ela as nações; ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso. No manto, sobre a sua coxa tem escrito o nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores.
  • O Reino Eterno de Deus. Ap.11.15: E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos.
  • Satanás e seus demônios, no Lago de Fogo Ardente, para sempre.

Ap.20. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo.
III - Deus nunca fez algo sem avisar ao homem o que no futuro acontecerá.
Amós 3. 7:
Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.
Ezequiel 12.27:
Filho do homem, eis que os da casa de Israel dizem: A visão que este vê é para muitos dias no futuro, e ele profetiza de tempos que estão longe.
a-Deus revela o futuro:
A Bíblia trás no seu bojo a total explicação do futuro reservado para toda a humanidade.
E ainda os conselhos para que tenhamos um futuro de bênçãos e eterno com Deus.

Dn. 2. 29: Estando tu, ó rei, na tua cama, subiram os teus pensamentos sobre o que havia de suceder no futuro. Aquele, pois, que revela os mistérios te fez saber o que há de ser. E ... Porquanto viste que do monte foi cortada uma pedra, sem auxílio de mãos, e ela esmiuçou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro, o grande Deus faz saber ao rei o que há de suceder no futuro. Certo é o sonho, e fiel a sua interpretação.
Deus governa o presente preparando o futuro.
Isaías 65. 17 Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão:
Deus faz nascer seus futuros Ministros seus (homens comuns na questão religiosa e outros nascidos sob a égide do Espírito Santo conduzindo suas vidas) para ser objeto da ação de:

  • Isaías
    Profetizou em Judá durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Zedequias.Repetidamente ele alertou o povo que Jerusalém e Judá seriam julgados por sua maldade.

No capítulo 39, ele previu o exílio na Babilônia e que mais tarde o reino seria restaurado.Começando no capítulo 40, Isaías ofereceu conforto com as seguintes promessas de Deus:
1) Aos exilados seria permitido retornar a Jerusalém;
2) Um Justo, traria salvação;
3) Deus suscitaria um novo reino de justiça.

Em 538 AC, o rei Ciro, o persa, assumiu o reino da Babilônia após a morte do seu tio, Dario o medo (Daniel 6:28).
Isaías já havia profetizado a respeito de Dario cerca de 200 anos antes, onde ele é chamado de "ungido do SENHOR".
Isaías 44:28:
que digo de Ciro: Ele é meu pastor, e cumprira tudo o que me apraz; de modo que ele também diga de Jerusalém: Ela será edificada, e o fundamento do templo será lançado.-45:13: Eu o despertei em justiça, e todos os seus caminhos endireitarei; ele edificará a minha cidade, e libertará os meus cativos, não por preço nem por presentes, diz o Senhor dos exércitos.
(Isaías 45,1)
Eis o que diz o Senhor a Ciro, seu ungido, que ele levou pela mão para derrubar as nações diante dele, para desatar o cinto dos reis, para abrir-lhe as portas, a fim de que nenhuma lhe fique fechada:
b-Justiça futura:
Em seu primeiro ano Ciro foi despertado pelo SENHOR para passar pregão por todo o seu reino, também por escrito, declarando que o SENHOR o Rei dos céus, o havia encarregado de lhe edificar uma casa em Jerusalém, em Judá. Ciro reconhece aqui que foi o SENHOR que lhe deu todos os reinos da terra, e aceita ordens dEle.
II Cr.36.1: No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor proferida pela boca de Jeremias, despertou o Senhor o espírito de [Ciro], rei da Pérsia, de modo que ele fez proclamar por todo o seu reino, de viva voz e também por escrito, este decreto:
c-Juízo futuro:
Isaías 45.1: Assim diz o Senhor ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis; para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão;
d-Benção futura:
Isaías 44.28: que digo de Ciro: Ele é meu pastor, e cumprira tudo o que me apraz; de modo que ele também diga de Jerusalém: Ela será edificada, e o fundamento do templo será lançado.
II Cr.36.22: Ora, no primeiro ano de Ciro, rei da pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor proferida pela boca de Jeremias, despertou o Senhor o espírito de Ciro, rei da Pérsia, de modo que ele fez proclamar por todo o seu reino, de viva voz e também por escrito, este decreto: 23 Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor Deus do céu me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que é em Judá. Quem há entre vós de todo o seu povo suba, e o Senhor seu Deus seja com ele.
e-Paz futura.
Estava chegando a hora de se cumprir a profecia feita por Jeremias em cerca de 586 AC (Jeremias 29:10), segundo a qual o povo voltaria do cativeiro na Babilônia setenta anos depois do início desse cativeiro. Essa profecia se cumpriu de duas formas:
A partir da data em que os primeiros cativos foram levados à Babilônia (605 AC) até 535 AC quando foram lançados os alicerces do novo templo em Jerusalém.
A partir da data da queda de Jerusalém (586 AC) até a inauguração do novo templo em 516 AC.
Ciro convidou todo o povo de Israel a ir até Jerusalém para construir o templo, e ordenou que os outros povos contribuíssem com metais preciosos, fazenda e animais, alem de dádivas voluntárias para a Casa de Deus em Jerusalém, aos que não fossem - a intenção, sem dúvida, era que estes os passariam aos que fossem para restaurar o templo.
f-Esperança futura.
Este é um dos muitos exemplos bíblicos sobre a ação de Deus sobre o futuro, seja, de uma nação, cidade ou de um só ser humano, como na vida de tantos santos das Escrituras.
IV- Provendo o Futuro:
Deus provê para o futuro aquilo que nos será útil, pensando no bem estar de todo o homem, sobre a face da Terra. Assim ele preparou o nascimento e a vida de homens e mulheres especiais para cada propósito benéfico á ser atingido dentro de seu Plano Divino.
Separado para dar futuro a uma multidão e abençoar todas as famílias da Terra:
Abraão
Separado para ser provedor do Mundo:
José
Separado para ser raiz de uma Nação:
Jacó ou Israel
Separado para ser Libertador:
Moisés
Separado para ser Juiz e Sacerdote;
Samuel
Separado para cumprir um Juízo de Deus:
Ciro, seu ungido
Separado para ser anunciador da Glória e do poder de Jeová, Senhor do Futuro:
Daniel
Separado para ser um vaso:
Paulo
Separados para ser pescadores de homens:
Apóstolos
Separados para salgar o mundo:
Igreja
Separados para uma vida eterna:
Salvos.
Todos estes são prenunciados por Deus como futuro comandado por Ele.
V - Experiência Espiritual descrita e com base na Bíblia.
A fidelidade às origens e a abertura ao novo.

‘A projeção para o futuro induz o homem bíblico a viver o equilíbrio nada fácil entre memória e novidade; o nosso Deus que vem é fiel e, por isso, está em continuidade com o passado; Deus, porém, não se repete e, por isso, sua vinda é ao mesmo tempo "nova".’
Quanto de nós vivemos o presente sem lembrar o futuro prometido por Deus.
Muito embora, Jesus diga: ‘deixai a cada dia o seu mal’ ele também disse:
VI - O Futuro da Igreja:
JOÃO 14. 1: Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. 2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. 3 E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
I Tess. 4.17: Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.
I Pe.5. 4: E, quando se manifestar o sumo Pastor, recebereis a imarcescível coroa da glória.
Nunca desistir pois temos uma formosa promessa:
II Pe.1.19: E temos ainda mais firme a palavra profética à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma candeia que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da alva surja em vossos corações;
a-O nosso futuro como Igreja não causa confusão nem desesperança:
I João 2. 28:
E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não fiquemos confundidos diante dele na sua vinda.
I João 3.2: Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos.
II João 1. 2: por causa da verdade que permanece em nós, e para sempre estará conosco:
Conclusão:
‘Deus não age em relação ao homem tendo que antes esperar o que o homem escolherá. Deus não espera, pois Ele está acima da dimensão temporal. “Esperar”, implica em duração, passado, presente e futuro. Mas Deus está acima do tempo. Nós temos a sensação de que Deus está esperando, mas é porque estamos dentro do tempo e por isso as coisas de Deus acontecem gradativamente, mas isto é uma sensação humana. As coisas acontecem diferentes: Com o Homem é sucessivo! Com Deus é simultâneo! Dentro do tempo, Deus "está" agindo. Na plenitude de Deus, nada é presente, passado ou futuro! Para Deus deixar de “conhecer o futuro”, Ele não seria o “Deus que É”, e sim o “Deus sendo”!
Isaías 43. 13: Eu sou Deus; também de hoje em diante, eu o sou;
Ex.4 EU SOU O QUE SOU.
Deus tem a História em suas mãos e rege o tempo conforme o seu querer e propósito.Nada há debaixo do sol ou no tempo que não tenha acontecido sem seu controle!
Daniel 2. 21 Ele muda os tempos e as estações;
Estejamos atentos quanto a ação de comando de Deus quanto ao Futuro, muitos estão entrando por descaminhos quanto a ação de Deus nesta área.
A qual só ele conhece, o homem mortal e os seres criados, sempre ressalto isto, jamais poderão entender a mente de Deus quanto ao Futuro, pois não lhes foi dado os atributos da eternidade intrínseca, ou seja é inerente Há Deus ser Eterno.
SALMOS 115.1:
Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua benignidade e da tua verdade.2 Por que perguntariam as nações: Onde está o seu Deus?3 Mas o nosso Deus está nos céus; ele faz tudo o que lhe apraz.
“Olhamos para a frente com expectativa e confiança porque o mesmo Deus que nos guardou até agora, nos guardará no futuro”.
Pr. Prof. Dr. Augustus Nicodemus.
Fonte:
Moisés Lourenço Gomes;
Mera Palavra;

Aipaf
Pilb.t5.com.br

Terra/religião
Apontamentos do autor.
Lição 06-CPAD
BÍBLIA DIGITAL CORTESIA Tio Sam.

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger