sexta-feira, dezembro 5

A BÍBLIA: O CÓDIGO DE ÉTICA DIVINO
Lição CPAD – 07/11/2008-4º Trim. Autor: Osvarela
TEXTO ÁUREO:

Salmos 119.105: “Lâmpada para os meus pés é atua Palavra e luz para o meu caminho”
Leitura bíblica em classe:
Mateus 5.13-19


Toda a verdadeira ética está submetida aos ditames teológicos expressos por Deus, na Bíblia Sagrada! Osvarela.
Sendo assim, a partir, deste entendimento temos como distinguir em cada livro, em cada ponto, em cada capítulo, o verdadeiro Código de Ética que emana natural e espiritualmente da Palavra de Deus, para conduzir todo o ser, em especial a Igreja, numa comunhão perfeita entre si e com Deus.
Para vivermos uma vida biblicamente ética devemos ser diferentes da Igreja de Corinto [a divisão, ética esquecida por acepção entre seus líderes e membro, causando divisão; além da falta de ética da moralidade]:
Primeiro:
Sem acepções:

I Co. 1.10: Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer. 11 Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da família de Cloé que há contendas entre vós. 12 Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo.13 Está Cristo dividido? Foi Paulo crucificado por vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo?
Segundo:
Sendo moralmente éticos:

I Co.15.1: GERALMENTE se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem abuse da mulher de seu pai.
Terceiro:
Sendo diferente da Igreja de Sardes.
Ap.3.1:E AO anjo da igreja que está em Sardes [descuidada com os que perecem, falta de compaixão – ética do desprezo] escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto.2 Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus;
De Laodicéia [falta de ética comportamental, egoística e orgulhosa]:
Ap.3.17: Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta;
E outras tais, que embora dotadas de dons, desprezaram a perfeita vivência que deve imperar em nossas vidas, seja como membros do corpo de Cristo, como salvos ou como cidadãos deste Mundo.
Trata-se da conquista e busca da verdadeira vida ética da Plena comunhão, advinda da Bíblia e expressa pelo Apóstolo São João em sua primeira epístola:
1 João 1. 1 O QUE era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida; O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo.Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade.Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado...dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça [fruto da não existência da ética bíblica]. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.
A obtenção mental da Ética da Bíblia:
I Co. 2.16: Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.
Como alcançar este nível mental espiritual:
Há alguns textos bíblicos, que sintetizam a necessidade de mudança da mente humana pelo processo da lavagem espiritual para que possamos alcançar uma nova mentalidade de vida sob os parâmetros divinais que requerem modificação do pensamento.
I Co.5.7.ss: Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem;Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo.Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.
O pensamento humano é o centro pelo qual passam todos os tipos de pensamentos, desde os pensamentos sem teológicos, ou seja, sobre Deus ou sobre a escatologia pessoal [final da vida, futuro de cada um] ou os pensamentos concupiscentes, até aos mais altruístas, em átimos de segundo.
A grande maioria dos pensamentos ruins é descartada pela nossa mente, de forma natural, devido a balança interna de julgamento.
Isto tanto é realizado pelos cristãos ou salvo, quanto pelas pessoas naturais, pelo código de ética interno que todo ser humano possui. Muitos o tem cauterizado, por isto praticam coisas horrendas, além de se deixarem ser praticantes de coisas que satanás lança em suas mentes.
Os que não conseguem descartar, estes pensamentos incorrem em erros de toda a natureza.
Então, a vista disto, Paulo ensina o segredo para ter um pensamento ético espiritual teológico:
Fp.4.8: Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
Discorrendo sobre isto, como veremos, só sabemos que todas estas coisas pela Palavra de Deus.
2Pe 2:2 - E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.
A ética explicitada e em foco:
Por João – O Apóstolo amado:
Enganado e sendo enganado.
1Jo 1:6 - Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade.
1Jo 3:18 - Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.
Por Tiago:
Sentimentos ruins.
Tiago 3.14: Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.
Por Pedro:
1Pe 3:2 - Considerando a vossa vida casta, em temor.
1Pe 1:22 - Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade,
Por Paulo:
Na prática diária.
Rom 2:7 -
A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção;
Rom 12:10 - Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
A Ética cristã é um alvo a ser seguido por cada crente e mesmo por todos os homens.
Há procedimento para cumprir o Código de Ética Bíblico?

Sim, sem dúvida o há, basta atentar para os mandamentos divinos exarados na sua Palavra, como regra de fé e vida, pelos quais diz a Palavra de Deus:
Rom 8:13 - Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.
Vivereis...
E o principal e mudança da forma de agir e pensar, deixar de pensar carnalmente e passar a pensar espiritualmente, quando então podemos discernir tudo, inclusive o mal e principalmente o bem! Ver versículos abaixo!
Rom 12:2- E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Leia este trecho da Epístola de Paulo a Tito:
Tito 3 1.ss:
ADMOESTA-OS a que se sujeitem aos principados e potestades, que lhes obedeçam, e estejam preparados para toda a boa obra;Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos, mostrando toda a mansidão para com todos os homens.
Mudando de pensar e de vida, após Cristo agir em nossas vidas pelo seu Espírito Santo:
Tito 3.3:Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros.
Tito 2.10.ss:Não defraudando, antes mostrando toda a boa lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador.Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens. Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente,
Do que nós estamos falando quando estudamos sobre A Bíblia como O Código de Ética Divino?
I Co.2.7: Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória;
É esta a sabedoria que nos educa éticamente e muda a ética da nossa vida da carnalidade para a espiritualidade necessária para convivência, com:
Cristo
Deus
Espírito Santo
Igreja
Sociedade
Família.

I Co.2.10: Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. 11 Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.12 Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.13 As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.14 Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.16 Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.
Voltamos então ao cerne da questão ética da Bíblia:
Ter a mente de Cristo!
É ter a totalidade intrínseca da Ética teológica correta e integral em nosso viver.
É fácil obtê-la?
Não é fácil.
Mas, como disse Paulo:
I Co.15.56: Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.57Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.
Paulo dá a receita principal:
I Co 11.1: SEDE meus imitadores, como também eu de Cristo.
CONCLUSÃO:
Encontramos que:
Submeter-nos à Bíblia e suas Palavras divinas é:
Submetemos ao Código de Ética Divino, que nos faz ser melhores crentes, cristãos, homens e mulheres, cidadãos e nos prepara para morar na cidade do Deus da Bíblia, onde erro algum entrará.
Fonte:
Apontamentos do autor
Bíblia Chamada – on-line

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger