sexta-feira, novembro 20

O Pecado de Davi E Suas Conseqüências. Lição 08 - CPAD -4º trimestre 2009

O Pecado de Davi E Suas Conseqüências.

Lição 08 – Autor: Osvarela

TEXTO ÁUREO:

II SM.11.1. e aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem para a guerra, enviou Davi a Joabe, e a seus servos com ele, e a todo o Israel; para que destruíssem os filhos de Amom e cercassem Rabá. Porém Davi ficou em Jerusalém.

Texto reflexivo:

Salmos 42.7. Um abismo chama outro abismo ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e vagas têm passado sobre mim.

Geografia:

Rabá - (Rab'bath) - "Rabá dos filhos de Amom, a cidade principal dos Amonitas, entre as colinas orientais, cerca de 32 quilômetros a oeste do Jordão, ao sul das duas correntezas que uniram-se ao Rio Jaboque.

Uma cidade na região montanhosa de Judá (Josué 15:60), possívelmente a ruína de Rubá, 9,7 quilômetros ao nordeste de Bete-Jeribim.

Rabá também conhecida como "Cidade das águas".

Ruínas de Rabá a grande cidade dos amonitas (2 Samuel 11), expugnada por Joabe, sob Davi (confira 2 Crônicas 20)

Glossário:

Bate-Seba ou Betsabá era uma mulher formosa cujo nome significava "sétima filha" ou "filha de um juramento". De acordo com a Bíblia, Bate-Seba era filha de Eliã ou Amiel, e esposa de Urias, o qual foi guerreiro heteu ao serviço do rei Davi. Leia mais, em nosso comentário: Quem foi Davi?

http://estudandopalavra.blogspot.com/2009/09/tema-do-4-trimestre-quem-foi-davi.html

No hebraico, o seu nome significa "filha do juramento", ou então "sétima filha". Em I Crônicas 3:5, ela é chamada Bate-Sua.

Nos escritos rabínicos Bate-Seba é descrita como mulher dotada de mente brilhante e de beleza física incomum. Acreditavam que parte da sabedoria de Salomão teria sido herdada de sua mãe.

DAVI, hebraico: amado; rei de Israel;

JEDIDIAS, hebraico: querido de Jeová.

SALOMÃO, hebraico: muito pacifico; significa paz ou pacífico

URIAS, hebraico: Jeová e luz

Catadupa - Catarata; queda de grande porção de água corrente.Catástrofe. Embora não destacado de modo muito claro nos dicionários de língua portuguesa, pode-se perceber de forma nítida nessa palavra duas raízes gregas distintas transliteradas a seguir – “cata” e “aster”.A palavra catadupa tem o mesmo prefixo de catástrofe e outras palavras, com significado primevo: para baixo, em queda. Nota do autor do texto.

“Cata” corresponde a um prefixo da língua grega que significa “para baixo”, ou de cima para baixo, descendo, e que se encontra em numerosas outras palavras provenientes do Grego:

Catabolismo (do Grego katabolé) – “ação de atirar de cima para baixo”

Catadupa – (do Grego katadoúpa) – “queda d’água”

Catarata – (do Grego kataráktes) – “que se lança para baixo”·

Catarrino – (do Grego katarhynós) – “primatas com narinas voltadas para baixo”

Catacumba – sepultura, galerias subterrâneas –

Cataclismo (do Grego kataklysmós) – grande inundação, dilúvio – ambas indicando o sentido de cima para baixo.

“Aster”, por sua vez, é a raiz grega da qual se originaram as palavras da língua portuguesa astro, asteróide e estrela, e que se encontra também, de forma bastante significativa, nas palavras desastre e catástrofe.

Catástrofe (do Grego katastrophé) tem o significado de “reviravolta” , e deixa transparecer a idéia de algo sideral vindo de cima para baixo. Catástrofe (do Grego katastrophé) tem o significado de “reviravolta” conforme Aurélio, e deixa transparecer a idéia de algo sideral vindo de cima para baixo. Assim, as palavras cataclismo e catástrofe etimologicamente não deixam de constituir reminiscências do grande Dilúvio Universal relatado no livro de Gênesis!

Hissopo - [Bot.]- Hissopo é o nome de um gênero de plantas da família das Lamináceas, que tem muitas espécies. Também é conhecido como sambacaitá e erva-sagrada. São nativas da região mediterrânea, Oriente Médio e região do mar Cáspio. São cultivadas em grande escala para uso farmacêutico, pois têm propriedades medicinais , sendo usadas no tratamento de asma, bronquite e inflamações na boca e garganta. Servem para aromatizar licores e em cosmética para preparar uma loção refrescante para as pálpebras.

O hissopo é, provavelmente, a manjerona, um pequeno arbusto que tem de altura cerca de 45 centímetros, com hastes direitas, delgadas e providas de folhas, possuindo além disso grandes espigas de pequenas flores. Tem um aroma picante, e nasce em muitos lugares, mesmo nos muros (1 Rs 4.33);(Êx 12.22-Lv 14.4-Jo 19.29-Hb 9.19.) Como as hastes da manjerona (e muito mais da alcaparra) são muito mais flexíveis, tem-se julgado também que em Jo 19.29 está empregada a palavra ‘hissopo’ por ‘hissos’, a lança curta dos romanos.

Leitura Bíblica em Classe:

II SAMUEL 11.2,5;14-17.

DISCURSO:

Toda a descrição bíblica pode ser descrita como forma de melhor entendimento como a cena acontecida e seus personagens.

Assim, podemos descrever a cena do ato pecaminoso de Davi com seus personagens e localização.

Um ato de pecado e seus personagens:

PERSONAGENS:

Na imagem acima estamos vendo os escombros do palácio do rei Davi (2Sm 5.11,12). Foi encontrado pela arqueóloga israelense Eilat Masar, na Jerusalém oriental.

a) DAVI - DAVI, hebraico: amado; rei de Israel;

b) BATE-SEBA - mulher de grande beleza, casada com Urias, um dos fiéis soldados do rei Davi;

c) URIAS;

d) Joabe;

CENÁRIO:

a) Alpendre do Palácio real;

b) Jardim da residência de Urias e Bate-Seba;

c) Rabá - (Rab'bath); local da batalha, onde estava Urias.

d) Jerusalém.

ACONTECIMENTOS:

a) O rei Davi passeava, ociosamente, no alpendre do palácio;

Enquanto os soldados lutavam contra os amonitas, Davi ficou impressionado com a beleza de Bate-Seba ao vê-la banhar-se e a seduziu. Obteve sucesso na sua sedução, o que geralmente sucedia aos reis na sociedades primitivas, embora o seu ato fosse considerado uma transgressão perante a lei mosaica e um pecado segundo os olhos de Jeová (ou Javé), o Deus de Israel.

Havia acordado à tarde, certamente após alguma refeição, pelo horário em que despertou.

Deixara o seu exército sair à batalha sob o comando de seu general Joabe.

Deixara de liderar o povo numa guerra por ócio ou por desconsiderar o dito divino de Dt.20. Os líderes animavam o povo a sair a peleja e servirem de exemplo aos guerreiros de Deus.

O líder é o primeiro a se expor na batalha espiritual. Ele é o primeiro a sair para a guerra. Ele deve dar exemplo em tudo. Em toda atividade da igreja o líder tem que assumir o comando e ir à frente, encorajando os membros da igreja a fazerem o mesmo. Na oração, no jejum, na adoração, em tudo.

Muitos têm deixado de estar na frente de luta de suas Igrejas e deixam o povo sair á batalha sem acompanhá-los, lógico que há exceções e a limitação humana, que impedem Pastores de megas Igrejas de participarem de todas as atividades e para isto estão embasados no conselho bíblico de Jetro, sogro de Moisés.

Dt.20.1-7. Quando saíres à peleja, contra teus inimigos, e vires cavalos, e carros, e povo mais numeroso do que tu, deles não terás temor, pois contigo está o Senhor teu Deus que te fez subir da terra do Egito. Quando estiveres para entrar na peleja, o sacerdote se chegará e falará ao povo, e lhe dirá: Ouvi, é Israel; vós estais hoje para entrar na peleja contra os vossos inimigos; não se amoleça o vosso coração;não temais nem tremais, nem vos aterrorizeis diante deles; pois e Senhor vosso Deus é o que vai convosco, a pelejar por vós contra os vossos inimigos, para vos salvar. Então os oficiais falarão ao povo, dizendo:Qual é o homem que edificou casa nova e ainda não a dedicou? Vá, e torne para casa; não suceda que morra na peleja e outro a dedique. E qual é o homem que plantou uma vinha e ainda não a desfrutou, vá, e torne para casa; não suceda que morra na peleja e outro a desfrute. Também qual é e homem que está desposado com uma mulher e ainda não a recebeu? Vá, e torne para casa; não suceda que morra na peleja e outro a receba.

Ocioso passeava pelo terraço de seu palácio.

O exemplo de Davi sugere algumas coisas que vão nos ajudar.

Devemos nos dedicar ao papel que Deus nos deu.

Davi não se ocupou com seus próprios deveres.

2 Samuel 8 e 10 mostram que Davi era um guerreiro bem-sucedido.

De fato, seu papel como um dos primeiros reis era de comandante do exército de Israel.

Ele corajosamente conduziu suas tropas a vitória após vitória.

Mas, num determinado ano, Davi ficou para trás e mandou Joabe e seus servos à batalha (2 Samuel 11:1). Enquanto muitos dos homens de Israel arriscaram a vida na guerra, ele ficou na casa do rei em Jerusalém.

Vejam em qual situação se encontrou, a vida do homem, que era segundo o coração de Deus:

a) Por decisão própria, tornou-se um adúltero. Adúltero é quem passou do estado de jamais ter adulterado, para o estado de já ter adulterado.

O Rei tinha certas primazias, inclusive sobre casar-se com várias mulheres, mas a cobiça carnal, levou o Rei Davi à concupiscência do olhar e do olhar passou a ação, que terminou com a morte de um inocente e um de seus guerreiros fiéis, como demonstra o texto bíblico.

II Sm.11.6. Então Davi mandou dizer a Joabe: Envia-me Urias, o heteu. E Joabe o enviou a Davi.7 Vindo, pois, Urias a Davi, este lhe perguntou como passava Joabe, e como estava o povo, e como ia a guerra.8 Depois disse Davi a Urias: Desce a tua casa, e lava os teus pés. E, saindo Urias da casa real, logo foi mandado após ele um presente do rei.9 Mas, Urias dormiu à porta da casa real, com todos os servos do seu senhor, e não desceu a sua casa.10 E o contaram a Davi, dizendo: Urias não desceu a sua casa. Então perguntou Davi a Urias: Não vens tu duma jornada? Por que não desceste a tua casa?11 Respondeu Urias a Davi: A arca, e Israel, e Judá estão em tendas; e Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados ao relento; e entrarei eu na minha casa, para comer e beber, e para me deitar com minha mulher? Como vives tu, e como vive a tua alma, não farei tal coisa.

Uma Lição Moral, do Homem Escolhido Para Morrer:

Fiel ao Rei

Fiel a sua Nação.

Pelo pecado de seu rival, o Rei Davi, Urias o heteu é primeiramente levado a aceitar o convite-ordem do rei para voltar da batalha e ser levado, pelo [naquele momento] coração ardiloso do rei durante um período de Guerra, na qual ele tinha as condições da Torah[Dt.20], de lutar. Recebe do rei uma proposta, quem sabe irrecusável para muitos, menos para aquele inocente heteu: ir deitar-se com a sua mulher, Bate Seba, mas ele dá uma lição ao Rei Davi, pela sua fidelidade ao próprio Rei, às leis vigentes no Estado de Israel.

Nem a bebida oferecida, de maneira excessiva, pelo rei ao seu guerreiro, tirou a sobriedade e o ideal de quem serve ao rei.

Como temos, ou tenho servido ao Rei:

Nada, nem a “embriagues” [riquezas, títulos, poder, posição] de coisas da vida, ou até mesmo uma momentânea falta de sobriedade poderá nos tirar o alvo de guerrear as guerras de Deus, o nosso único Rei.

Nada pode nos separar de Cristo, como diz o Apóstolo Paulo escrevendo sua Epístola aos Romanos, no capítulo 8:35-39 quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo [somos levados a mortificação de nossos membros e de nosso coro mortal]; fomos considerados como ovelhas para o matadouro.Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou.Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida[morremos para o mundo e temos nova vida em Cristo;a nossa vida não mais nos pertence mas, pertence a Deus; e a vida descrita aqui é a vida carnal], nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

O adultério espiritual:

Não podemos adulterar contra Deus, pois assim Deus qualifica o adultério espiritual, como algo abominável à sua Pessoa divina.

Israel adulterou muitas vezes, contra Deus, muito embora haja perdão, há também a ação consenquencial do ato adúltero.

O ato:

Porque diz: Irei após os meus amantes, que me dão o meu pão e a minha água, a minha lã e o meu linho, o meu óleo e as minhas bebidas.

As Conseqüências:

Oséias 2.

A ação para reconhecimento do erro:

12 E devastarei a sua vide e a sua figueira, de que ela diz: É esta a paga que me deram os meus amantes; eu, pois, farei delas um bosque, e as feras do campo as devorarão.

13 Castigá-la-ei pelos dias dos baalins, nos quais ela lhes queimava incenso, e se adornava com as suas arrecadas e as suas jóias, e, indo atrás dos seus amantes, se esquecia de mim, diz o Senhor.

Momento de pensar no erro cometido e chegar ao arrependimento.

14 Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto

O amor de Deus, incondicional:

14 Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração.

15 E lhe darei as suas vinhas dali, e o vale de Acor por porta de esperança; e ali responderá, como nos dias da sua mocidade, e como no dia em que subiu da terra do Egito.

16 E naquele dia, diz o Senhor, ela me chamará meu marido;

O Perdão:

19 E desposar-te-ei comigo para sempre; sim, desposar-te-ei comigo em justiça, e em juízo, e em amorável benignidade, e em misericórdias;

20 e desposar-te-ei comigo em fidelidade, e conhecerás ao Senhor.

O opróbrio virá e poderá ficar e sem dúvida ficará marcado naquele que assim proceder.

Provérbios 6:32-35."Assim, o que adultera com uma mulher é falto de entendimento; aquele que faz isso destrói a sua alma. Achará castigo e vilipêndio, e o seu opróbrio nunca se apagará. Porque os ciúmes enfurecerão o marido; de maneira nenhuma perdoará no dia da vingança. Não aceitará nenhum resgate, nem se conformará por mais que aumentes os presentes."

Mas, a misericórdia de Deus são a causa de não sermos consumidos, o seu amor é de uma fidelidade única e por Jesus Cristo, “somos perdoado, pois o sangue de Jesus Cristo, seu filho, nos perdoa de todo o pecado”.

b) Por decisão própria, tornou-se um assassino.

A queda, nunca é algo acontecido de modo imprevisto, sempre foi, e sempre será algo planejado, criado por circunstâncias preparadas ou urdidas na mente daquele que cai.

SERIA BATE-SEBA - UMA CORDEIRINHA INOCENTE?

Bate-Seba tomava banho no jardim da sua casa.

A sensualidade de Bate Seba também deve ser considerada nesta lição.

Ela estava só, seu marido saíra à guerra.

Ela conhecia o lugar que morava e sabia que o rei não saíra para guerrear, talvez tenha obtido , certamente, esta informação do seu próprio marido, ela conhecia o Rei Davi, freqüentava o seu palácio, seu avô era conselheiro do Rei.

Conhecia as regras de que o rei poderia ter mais de uma esposa.

Tudo isto nos mostra um cenário de concupiscência, do outro personagem da estória: Bate Seba.

Por que ela se foi banhar em um lugar onde poderia ser vista do alpendre da casa do Rei, se não fosse o próprio rei e outros poderiam vê-la?

É uma lição para as mulheres, não se deixe levar pela sensualidade e não seja provocadora da concupiscência, nem todos tem o olhar de luz, e há momentos que o pecado empana o brilho,até duele que é iluminado por Deus, parece contraditório, mas é uma realidade enquanto não formos transformados, Davi cita “5 Eis que eu nasci em iniqüidade, e em pecado me concedeu minha mãe.” Isto nos Salmos 51, não como uma justificativa, como sói parecer, mas como uma constatação de que ele era um homem espiritual, mas, “Rm.7. 8. Mas o pecado, tomando ocasião, pelo mandamento operou em mim toda espécie de concupiscência;”

Parece uma contradição, não possível no seio da Igreja, mas, muitas mulheres, até mesmo sem o pensamento, ou maldade, para tais atos, pela escolha de uma vestimenta, ou porte ao sentar ou agir, pode ser um veículo para início de um erro, no qual ela mesma, pode se ver envolvida.

Precisamos ser verdadeiros nesta lição, satanás está buscando a quem possa tragar, quantos líderes já caíram nesta mesma cilada de Davi?

E o mas, duro é ver, como disse um destes líderes, hoje já restaurado, que a ação da Igreja, em perdoá-los é muito mais dura do que a manifestação de Deus para com Davi, mesmo que eles paguem o opróbrio do erro praticado em situações semelhante.

Líderes e os que estão em posição de destaque são alvos de todos os olhares e o poder aparente leva-os a serem vistos como alguém de qualidade especial por todos, e em alguns casos esta visão sofre o desvio pela concupiscência dos olhares, como alvo a ser desejado, muito embora, inalcançáveis se tornam fruto do pensamento de muitas pessoas, como algo desejável

A QUEDA:

Passos da queda do Rei Davi.

Assim Davi caiu por urdir em seu coração:

1ª--A cobiça carnal por uma de suas súditas;

Oportunista – ele sabia que Bate Seba se lavava, no fim do seu período menstrual, num ritual de prurificação, ele sabia que ela poderia engravidar e que estava “pura”.

2ª -Preparar e propiciar uma situação para que tal evento pecaminoso acontecesse;

3ª -No seu íntimo aguardar a ocasião para fazer acontecer o fato, planejado em sua mente.

4ª- Induzir um guerreiro a se afastar da batalha e deitar-se com sua mulher para encobrir o seu erro.

5ª- Tentou enganar a Urias para que ele aceitasse o filho gerado como seu

6ª- tentou comprar o silencio de Urias com um presente. E, saindo Urias da casa real, logo foi mandado após ele um presente do rei.

Enfim! Davi fez de um único ato um corolário de erros jamais visto em toda a escritura,mesmo sendo um homem segundo o Coração de Deus.

É uma lição, para nós, homens e mulheres de Deus, a tentação não tem medo do tamanho ou da autoridade que tenhamos no reino de Deus, ela busca a todos e se puder derrubar as Colunas ou o maior será realizada a vontade de nosso Inimigo Satanás!

Um ato impensado e a queda:

II SAMUEL 11.4 Então Davi mandou mensageiros para trazê-la; e ela veio a ele, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); depois ela voltou para sua casa.

5 A mulher concebeu; e mandou dizer a Davi: Estou grávida.

Davi, além de pecar arrastou sob suas ordens seus servos para prática do seu erro, e deixou aberta uma lacuna moral em sua Casa Real.

Faltou a Davi entender:

No princípio de uma relação adúltera existe a oportunidade de escapar à série de conseqüências desastrosas que o ato irá provocar. Ele não atentou, para as possíveis consequencia e o futuro daquele relação.

Um rei falto de entendimento:

Nesta passagem podemos entender em que estado d’alma, e porque Davi escreveu Salmos 51.O lindo da Bíblia Sagrada é que ela não encobre os erros do homem, seja ele quem for, mas, com estes erros ela nos ensina o caminho do Perdão de Deus. Este Salmo é uma orientação a todos nós se pecarmos, é impossível falar do erro de Davi sem cita-lo; temos que seguir os passos de Davi, nele descritos, para obtenção de:

Reconhecimento do erro

Confissão

Arrependimento

Sermos limpos de nossas transgressões, pelo sangue de Jesus Cristo

Purificado pela Palavra

Voltar a ter alegria

Voltar a ter certeza de Salvação e nome escrito no Livro da Vida.

Voltar ao gozo da presença de Deus e sua Salvação

Contarmos com a presença do Espírito Santo em nossos corações, sem perde-lo, para não estarmos irremediavelmente perdidos da Graça.

Novidade de vida, após o erro.

Perdão

Sl.51.1. Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.2 Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado.3 Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.4 Contra ti, contra ti somente, pequei, e fiz o que é mau diante dos teus olhos; de sorte que és justificado em falares, e inculpável em julgares.5 Eis que eu nasci em iniqüidade, e em pecado me concedeu minha mãe.6 Eis que desejas que a verdade esteja no íntimo; faze-me, pois, conhecer a sabedoria no secreto da minha alma.7 Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve.8 Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que se regozijem os ossos que esmagaste.9 Esconde o teu rosto dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades.10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável.11 Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu santo Espírito.12 Restitui-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.13 Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e pecadores se converterão a ti.14 Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua cantará alegremente a tua justiça.

Vs. 6 Eis que desejas que a verdade esteja no íntimo; faze-me, pois, conhecer a sabedoria no secreto da minha alma.

Ele sabia que pelo seu desatinado ato, agira como um homem falto de entendimento, cauterizou o seu ouvido espiritual e seguiu no seu desatino. Fora fraco e desconhecera a verdade que Deus havia colocado no seu íntimo.

Mas, nos mostra que mesmo nós crentes, quando somos tentados devemos nos lembrar de Davi, como uma lição a ser aprendida em todo o momento de tentação.

Ser tentado é uma consideração a ser aceita por todo o crente, mas, ser vitimado pela tentação é circunstancialmente ligado, a suportar a provação da tentação e a resistir ao diabo, nosso Inimigo[Tg.4.7. Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós.].A Epístola do Apóstolo Tiago é pródiga em nos ensinar sobre isto. Tg.1.12-14. Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam. Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência;

Quando uma pessoa se entrega à tentação, pode se encontrar numa situação praticamente impossível, onde não tem força para resistir.

É essencial aprender como evitar essas situações difíceis.

Davi estava incluído como casa de Davi, no Livro do Profeta messiânico Isaías:

Is.11.1,2. Então brotará um rebento do toco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.

Ele que fora ungido por Deus e recebera: o espírito de entendimento, conhecimento, de sabedoria, agira como um homem falto destes princípios comunicáveis do Espírito Santo de Deus.

Ócio:

II Sm. 11.2 Ora, aconteceu que, numa tarde, Davi se levantou do seu leito e se pôs a passear no terraço da casa real; e do terraço viu uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista.

Levantou-se tarde.

Precisamos entender que o ócio só trás problemas em nossa vida, pois não produzimos, não crescemos, nos da tempo para pensar em outras coisas,além do trabalho, na Casa de Deus e em nossas responsabilidades, para com Ele, nossa família, nos membros nossos alunos e deixamos de crescer espiritualmente, que não trabalha na obra de Deus, certamente dará trabalho.

Pv..6. Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos, e sê sábio;

Curiosidade e Concupiscência:

Duas coisas que andam juntas e produzem uma Terceira, que pode ser fatal!

II Sm. 11.3 Tendo Davi enviado a indagar a respeito daquela mulher, disseram-lhe: Porventura não é Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu?

E do terraço viu uma mulher que se estava lavando

Tentação descontrolada:

E do terraço viu uma mulher que se estava lavando

Os canais de entrada da tentação:

Olhos:

Mt.6. 22 A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz;23 se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas!O homem que era chamado pelo seu povo e pelo Próprio Deus de:“Lâmpada de Israel”, entra num momento em profundas trevas! I Rs.11.36. Todavia a seu filho darei uma tribo, para que Davi, meu servo, sempre tenha uma lâmpada diante de mim em Jerusalém, a cidade que escolhi para ali pôr o meu nome.

II Sm.21.17. Porém, Abisai, filho de Zeruia, o socorreu; e, ferindo ao filisteu, o matou. Então os homens de Davi lhe juraram, dizendo: Nunca mais sairás conosco à batalha, para que não apagues a lâmpada de Israel.

O perdão de deus é tão grande, que por causa de Davi, mesmo com este erro deplorável, Deus poupou a Judá, da destruição total, como aconteceu com o Reino do Norte, foram para o exílio amargo, mas voltaram para restaurar a casa de Deus, objeto do coração adorador de Davi.

II Rs.8.19. Todavia o Senhor não quis destruir a Judá, por causa de Davi, seu servo, porquanto lhe havia prometido que lhe daria uma lâmpada, a ele e a seus filhos, para sempre.

As promessas de Deus são Eternas e você pode confiar nelas, pois, mesmo que sejamos infiéis Ele continua Fiel pois,não pode negar a Si mesmo! II Tm. 2.11.ss.

Assim ele teria planejado, para um único pecado, outros eventos:

1-Entrar a Bate Seba, enganar a Urias que seria pai de uma criança, que ele gerara;

2-Esconder-se da responsabilidade de um filho bastardo;

3-Urdir o engano a Urias. Davi sabia das leis de guerra, um soldado que tivesse .

Não acontecendo o esperado, pela fidelidade do soldado e guerreiro Urias:

Davi Continua seu Plano:

-Um abismo chama outro abismo ao ruído se suas catadupas:

-Envolvimento e contaminação de terceiros, no seu erro;

-Adultério;

-Engano;

-Corrupção;

-Desfaçatez;

-Morte de um inocente. Parece-me que mais homens morreram, pois a tática daquela peleja foi mudada pelo Plano de Davi em matar um homem inocente, e com isto não lhe importava que outros morressem!

Davi foi extremamente maligno e desprezou a vida de urias, madando a sentença de morte pelo próprio.

II Sm 11.6-17. Então Davi mandou dizer a Joabe: Envia-me Urias, o heteu.[...] Pela manhã Davi escreveu uma carta a Joabe, e mandou-lha por mão de Urias.[...]Escreveu na carta: Ponde Urias na frente onde for mais renhida a peleja, e retirai-vos dele, para que seja ferido e morra. Enquanto Joabe sitiava a cidade, pôs Urias no lugar onde sabia que havia homens valentes. Quando os homens da cidade saíram e pelejaram contra Joabe, caíram alguns do povo, isto é, dos servos de Davi; morreu também Urias, o heteu.

4-Agora um assassinato planejado, tal qual acontecera com ele e Saul.

Sempre digo que Davi só aprendeu uma coisa com Saul, e foi a pior coisa: escamotear e tentar provocar a morte de alguém, de forma dissimulada.

5-Cooptar cúmplices de seu ato; II Sm.11.18.ss.Joabe mandou dizer a Davi tudo o que sucedera na peleja[...]: Quando tiveres acabado de contar ao rei tudo o que sucedeu nesta peleja, caso o rei se encolerize, e te diga: Por que vos chegastes tão perto da cidade a pelejar. Não sabíeis vós que haviam de atirar do muro? Quem matou a Abimeleque, filho de Jerubesete? Não foi uma mulher que lançou sobre ele, do alto do muro, a pedra superior dum moinho, de modo que morreu em Tebez? Por que chegastes tão perto do muro? dirás: Também morreu...Urias, o heteu.

Ou seja, alguém que o servisse para ajudar a matar Urias.

6-Desprezou o valor de uma vida: II Sm.11.25. Disse Davi ao mensageiro: Assim dirás a Joabe: Não te preocupes com isso, pois a espada tanto devora este como aquele; aperta a tua peleja contra a cidade, e a derrota. Encoraja-o tu assim.

7-Ato final: morte de Urias na frente de batalha;

II Sm.11.18.ss. Joabe mandou dizer a Davi tudo o que sucedera na peleja; e deu ordem ao mensageiro, dizendo: Quando tiveres acabado de contar ao rei tudo o que sucedeu nesta peleja, caso o rei se encolerize, e te diga: Por que vos chegastes tão perto da cidade a pelejar. Não sabíeis vós que haviam de atirar do muro? Quem matou a Abimeleque, filho de Jerubesete? Não foi uma mulher que lançou sobre ele, do alto do muro, a pedra superior dum moinho, de modo que morreu em Tebez? Por que chegastes tão perto do muro? Então dirás: Também morreu teu servo Urias, o heteu.

Nisto tudo, aprendemos uma coisa: "Nada que se faz neste mundo é encoberto aos olhos de Deus.”.

Os dois personagens e a descrição dos mesmos pela Bíblia:

Bate-Seba: “Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu?”

Estes versículos, acima, nos fazem pensar um pouco sobre o caráter da personagem central do nosso estudo - Bate-Seba. A Bíblia nos diz que ela era uma cordeira. E quais são as características de uma cordeira, de uma ovelha? Ela é mansa, seguidora fiel do seu dono, o pastor, calada, nada reclama. O Senhor comparou-a a uma cordeirinha, mas muitos de nós a chamamos de adúltera.

Mesmo o Senhor tendo-a chamado de cordeira, mesmo nós não sabendo se ela foi culpada ou inocente, ela foi castigada:
a- Ela engravidou.

b- Ela perdeu o seu marido Urias que morreu no campo de batalha.

c-Chorou pelo marido morto? Ou teria chorado por provocar a sua morte? II Sm.11.26. Ouvindo, pois, a mulher de Urias que seu marido era morto, o chorou. Muito embora eu entenda que este “o chorou”, trata-se de um eufemismo etimológico para narrar todo o contexto hebreu de sepultamento de um de seu povo.E pode até mesmo significar que ela o amasse, mas foi atraída ao erro, juntamente com Davi, e isto lhe foimais amargo nesta hora.

c- Ela perdeu seu filho recém-nascido.

Davi:

“I Sm.16.12.ss. Ora, ele era ruivo, de belos olhos e de gentil aspecto. Então disse o Senhor: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo. Então Samuel tomou o vaso de azeite, e o ungiu no meio de seus irmãos; e daquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi.”

I Sm.13. 14....já tem o Senhor buscado para si um homem segundo o seu coração, e já o tem destinado para ser príncipe sobre o seu povo..

Aí está um homem que amava o Senhor e que era amado por Ele.

Um homem que decidiu pecar pelo simples prazer da carne mas, que foi castigado na própria carne.

Mas, a Bíblia chama-o de “um homem segundo o coração de Deus”.

Tempo de perdão:

O pedido de perdão:

Nós quando pecamos temos também que fazer a nossa parte. Temos que pedir perdão a Deus, assim como fez o rei Davi que disse: "Porque eu conheço as minhas transgressões... Cria em mim, ó Deus, um coração puro...Torna a dar-me a alegria da Tua salvação" .

A imediata ação do perdão:

II Sm.12.12,13. Pois tu o fizeste em oculto; mas eu farei este negócio perante todo o Israel e à luz do sol. Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. Tornou Natã a Davi: Também o Senhor perdoou o teu pecado; não morreras.

Mas, apesar de ambos terem enveredado por caminhos que desagradaram a Deus, a Bíblia nos diz que Davi se reconciliou com o Senhor e o Seu perdão veio para os dois.

Deus perdoou e abençoou Bate-Seba, transformando-a na esposa do rei Davi e lhe dando um filho, Salomão, que se tornou rei de Israel.

Eles foram abençoados com outro filho, Salomão, "o amado do Senhor".

Deus... Ele não apenas a perdoou, como lhe deu um filho que se tornou rei.

Veja como estas palavras do Senhor ressoam como um bálsamo na nossa alma:

"... porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei" (Jer 31:34).

As conseqüências são, porém inevitáveis:

Morte da criança gerada no ato

Depressão e sofrimento

Desmascarado por Deus

Jejuando pelo erro

A agitação causada pelo adultério é como poderosa onda que avança e destrói.

No caso do rei David destruiu uma nação.

Produziu divisão do Reino unido.

Produziu a destruição do reino do Norte

Produziu o exílio de Judá – reino do Sul – na Babilônia.

Produziu o esquecimento e deterioração da casa de Deus.

Separou a Israel num momento em que era preciso união, para manutenção de suas terras, possessão dada por Deus.

Produziu uma nação apátrida.

Produziu a dispersão dos israelitas pelo Mundo até 1948.

Produziu o terror atual na Palestina, seja para Judeus, seja para Palestinos.

Resta-nos dizer:

Maranatha;

Resta-nos agir: Orai pela Paz de Jerusalém.Sl.122.

Espiritual:

Não lhe foi permitido realizar o que mais queria:

Construir o Templo.

A construção do Templo seria o coroamento inevitável de um rei querido pelo povo.

Seria a obra para o Seu Deus, como agradecimento por tudo que este lhe concedera.

Seria uma demonstração de sua adoração a Deus.

Perdoados, Mas Não Isentos do Peso do Pecado:

O PERDÃO DE Deus nos livra de todos os nossos pecados, porém não nos livra dos efeitos do erro.

Os pecados são perdoados e lançados no mar do esquecimento, mas os efeitos do erro nos acompanham até serem expurgados.

Eles correm atrás de nós.

Sentireis os vossos pecados quando correndo ele vos alcançar!

Enquanto os soldados lutavam contra os amonitas, Davi ficou impressionado com a beleza de Bate-Seba ao vê-la banhar-se e a seduziu. Obteve sucesso na sua sedução, o que geralmente sucedia aos reis na sociedades primitivas, embora o seu ato fosse considerado uma transgressão perante a lei mosaica e um pecado segundo os olhos de Jeová (ou Javé), o Deus de Israel.

Para tentar encobrir sua transgressão, Davi chegou a cometer outro pecado, expondo Urias à morte em uma batalha, reduzindo suas chances de sobreviver (II Samuel 11). Bate-Seba estava grávida de Davi e, após a morte de seu marido Urias, ela tornou-se uma de suas esposas.

Devido ao fato, Davi foi repreendido por Deus através do profeta Natã e veio a se arrepender. No entanto, o menino que nasceu dessa gravidez adulterina morreu por juízo divino (II Samuel 12:15-18), o que deixou Davi profundamente abatido, porém em grande estado de adoração ao Deus Eterno, pela sua justiça.

No entanto, Davi teve com Bate-Seba mais quatro filhos, incluindo Salomão, que sucedeu ao trono de Israel (I Crônicas 3:5) e cumpriu a promessa de construir um templo para Deus.

Quando Davi estava quase morrendo, Adonias reivindicou para si a sucessão ao trono de Israel, mas Bate-Seba e o profeta Natã convenceram Davi a instalar Salomão como rei (I Reis 1:5-40).

Bate-Seba é mencionada na genealogia de Jesus Cristo, em Mateus 1:6.

No hebraico, o seu nome significa "filha do juramento", ou então "sétima filha". Em I Crônicas 3:5, ela é chamada Bate-Sua.

Nos escritos rabínicos Bate-Seba é descrita como mulher dotada de mente brilhante e de beleza física incomum. Acreditavam que parte da sabedoria de Salomão teria sido herdada de sua mãe.

Teria Deus prazer em causar danos à reputação do Seu Ungido?

Não, mas precisava ensinar ao povo, que Ele é Justiça, mas ama o pecador e pode abençoá-lo,mesmo após o erro e com isto trazer temor a Nação.

É o que falta em nossa Justiça hodierna, os grandes são encobertos em seus erros, mas diante de Deus, jamais o serão.

O erro de um homem de Deus que governa causa blasfêmia e há conseqüência a serem para que estas cessem:

II Sm.12.14,15. Todavia, porquanto com este feito deste lugar a que os inimigos do Senhor blasfemem, o filho que te nasceu certamente morrerá. Então Natã foi para sua casa. Depois o Senhor feriu a criança que a mulher de Urias dera a Davi, de sorte que adoeceu gravemente.

Erro e Benção:

Deus é especialista em regenerar o homem, assim do erro de Davi, Deus permitiu nascer uma primeira criança, fruto do adultério, mas concedeu-lhe o filho ideal, após tê-la tomado [dentro do contexto da época, é bom que se diga], como sua mulher; Jedidias , assim chamdo pleo Profeta Nata, que foi usado por Deus numa parábola condenatória ao ato do Rei, mas chamado depois de Shalomon: “IISm.11.27. E, passado o tempo do luto, mandou Davi recolhê-la a sua casa: e ela lhe foi por mulher, e lhe deu um filho.”

Deus é um Deus de restauração do pecador arrependido.

O Mas...de Deus para o erro:

A Bíblia Sagrada encerra este discurso sobre Davi com uma restrição ao seu comportamento, Deus lhe deu outro filho, um filho sábio, mas... “II Sm.11.27-b. Mas isto que Davi fez desagradou ao Senhor.”

Conclusão:

Esta Lição nos ensina algumas coisas importantes para nossa vida espiritual.

Entre elas:

Ócio não combina com Santidade;

Dormir demais, ou letargia espiritual é uma brecha para o mal;

Todo o pecado, um dia, será exposto; II Sm.12.12. Pois tu o fizeste em oculto; mas eu farei este negócio perante todo o Israel e à luz do sol.

O homem de Deus não pode deixar de lutar, pois pode se entregar aos “prazeres” de ser um líder e esquecer de suas responsabilidades;

Mulheres devem ser precavidas no seu modo de agir;

Mesmo sendo líder, não podem descuidar-se quanto aooportunismo maligno do pecado;

O pecado gera; depressão na alma;ansiedade; descontrole e adoece o coração além de poder produzir a tristeza no lugar do gozo da Salvação;

O processo do perdão pode ser dolorido;

Davi foi, um dos poucos homens do Antigo Testamento, que experimentou a certeza da Salvação messiânica, do Ungido de Deus;

O pecado não escolhe pequenos ou grandes.

DAVI escolheu o adultério mas não pode alterar as suas desastrosas conseqüências.

A nossa escolha é obedecer a ordem divina ou dominar as nossas emoções físicas.

Apenas, uma coisa é incontrolável, como nos mostra a situação de Davi: que o resultado [consequências] não pode ser escolhido.

Governar a tua vida pelas nossas paixões internas, é muito arriscado, porque o pecado jaz à porta do teu coração (Gênesis 4:7).

O homem foi criado por Deus para apreciar e obedecer a Sua lei moral, mesmo em condições as mais primitivas [antropológicamente] e facilitadas.

Fonte:

Bíblia digital – cortesia Tio Sam

Bíblia Plenitude

Lição CPAD – 4º Trimestre

Apontamentos do autor

Estudo do autor: Quem foi Davi?

Do coração de uma mulher crente, Valdenira - Valdenira Nunes de Menezes Silva; Nota doa matéria utilizada: Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB).

DoCoracaoDeValdenira

Caminho da Graça

Pr. João A. de Souza Filho

Júlio Carrancho - Janeiro/1998

Bíblia Dake

Wikipédia

Bíblia on-line

Google – pesquisa

Mulheres sem fronteiras – arquivo fotográfico.

3 comentários:

Unknown disse...

Fico extremamente feliz por ver um trabalho de tão imenso nível de estudo e entrega a Deus. Obrigada, edificou muito a minha vida.
Simone Melo

Unknown disse...

A terra,falta de chuva e pestes nos animais foram castigos reais e Davi teve que escolher dentre estes.Ou,não !?

Unknown disse...

A terra,falta de chuva e pestes nos animais foram castigos reais e Davi teve que escolher dentre estes.Ou,não !?

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger