segunda-feira, janeiro 4

Quantas Cartas Paulo escreveu aos Coríntios? Um Esclarecimento útil...

Quatro Epístolas [Cartas] Ou Duas Epístolas aos Coríntios?
Eu falei "en passant", em meu texto, desta Primeira semana de 2010, sobre o número de Cartas, que por inferência, Paulo teria escrito aos Coríntios.
Como nem todos estudaram o assunto, e assistindo domingo, a EBD no Belenzinho, em aula geral, ministrada pelo MM. Pr. Caramuru, achei por bem, completar o assunto, inclusive pedindo a sua autorização para fazê-lo, pois em meu texto, apenas, dei a entender a existência de outras Epístolas aos Coríntios, além das Duas conhecidas e registradas no Cânon do NT.
Para aqueles que tiveram a oportunidade de ter um estudo sistemático do NT, em especial as Paulinas, estudaram, que Paulo possivelmente tenha escrito 4 cartas a Igreja de Corinto.
Assim teríamos uma primeira [I Co 5.9 Já por carta vos escrevi que não vos comunicásseis com os que se prostituem;] que chegou ao destino, mas não foi introduzida no Cânon, ou extraviou-se.
A Segunda escrita por Paulo, seria a nossa Primeira Epístola [I Coríntios].
Da mesma forma, a terceira [A carta pesada, severa ou chorosa: II Co. 2.4,7,8 Porque em muita tribulação e angústia de coração vos escrevi, com muitas lágrimas, não para que vos entristecêsseis, mas para que conhecêsseis o amor que abundantemente vos tenho.7 De maneira que, pelo contrário, deveis antes perdoar-lhe e consolá-lo, para que ele não seja devorado por excessiva tristeza.8 Pelo que vos rogo que confirmeis para com ele o vosso amor.] não foi incluída no Cânon do NT, ou extraviou-se e assim a II Epístola [ou carta], que temos em mãos seria a Quarta Carta de Paulo à Igreja em Corinto.
A II Carta que hoje lemos no Canon do Novo Testamento, seria eventualmente a Quarta, pelas evidências internas da própria Carta, versículos citados acima.
Achei interessante amarrar este ponto de estudo, para que a frase em nosso texto ["Isto lhe dava em Corinto, no meio da Igreja certa superioridade sobre Paulo, esta polemica trazia ao Apóstolo Paulo, certo desconforto, de tal maneira que ele nesta II Epístola [ou terceira?]]...”, possa ser melhor entendida, e tenha melhor compreensão sobre a que nos referimos.
Você poderá encontrar outros teólogos que considerem a I Epístola ou Carta como a "Carta chorosa", e outros as desconsiderem e aceitam que elas [as extraviadas] tenham sido incluídas numa compilação, que resultou nas atuais duas Epístolas [Cartas].
Assim, vai aqui, não só como explicação didática, mais como uma homenagem, para Glória de Deus, ao caro MM. Pastor Caramuru, que Deus o use sempre, como usou no início do Trimestre neste domingo, em nossa Igreja-Sede do Belenzinho-SP.
Preferindo-vos em honra uns aos outros.
Fraternalmente em Cristo
Osvarela

3 comentários:

Danilo disse...

Ola Pastor Osiel!

Graça e Paz!

Vim conhecer seu espaço digital. Bom posts! A internet é um espaço precioso onde podemos falar de Jesus e discutir diferentes pontos de vista!

Aproveitando, faço uma apresentação do meu blog:

Genizah é um blog cristão diferente. Hilário e divertido, mas que não dispensa a seriedade na defesa do Evangelho. Uma mistura bem balanceada de humor, denuncia e artigos devocionais. No Genizah, você fica sabendo da última novidade do absurdário "gospel", mas também não falta material para inspiração e ótimas mensagens dos melhores pregadores. Genizah é um blog não denominacional apologético, com um time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

Aguardo sua visita. Vamos nos seguir!

Abraços em Cristo e Paz!

Danilo Fernandes

http://www.genizahvirtual.com/

Osiel Varela disse...

Grato pela visita.Tb já conheci seu espaço, achei muito criativo.Deus continue te ebençoando.Grato.
Osvarela

Unknown disse...

Ótimo comentário

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger