sábado, fevereiro 6

Menina é enterrada viva pela família por 'falar com meninos' na Turquia.

Crime pela honra da família?

Menina é enterrada viva pela família por 'falar com meninos' na Turquia.

Autópsia não apontou sinais de violência ou envenenamento.

Morte reabre debate sobre 'crimes de honra' no país.

Uma menina de 16 anos foi enterrada viva por seus familiares que eram contra o seu relacionamento com garotos, na província de Adiyaman, informou nesta quinta-feira (5) a imprensa turca.

Embora os fatos tenham sido divulgados nesta semana, o corpo da adolescente foi encontrado em dezembro, após ter sido dada como desaparecida por 40 dias.

Segundo os legistas, a garota teria sido enterrada viva e consciente, porque a autópsia apontou que não houve sinais de violência ou envenenamento, mas achou uma grande quantia de terra em seu estômago e em seus pulmões.

Buraco onde Medine Memi foi enterrada, no quintal da casa em Adiyaman, sudeste da Turquia (Foto: Reuters)

Uma denúncia anônima ajudou a localizar o corpo, possivelmente um membro arrependido da família ou um vizinho.

O pai e o avô da vítima estão presos preventivamente à espera de julgamento, ambos são acusados pelo assassinato.

Conforme a imprensa turca, o pai disse que família se sentia "infeliz" pelo fato da menina ter amigos homens, o que indica um novo caso de crime de honra.

Crimes deste tipo normalmente ocorrem em regiões atrasadas da Turquia e em bairros pobres das grandes cidades, quando o conselho familiar decide que um membro do clã violou as normas tradicionais da "honra".

Nestes casos, se incita as crianças da família a cometerem o assassinato já que as penas de prisão para estes são menores. Pelos cálculos de diversas ONGs ocorrem em torno de 300 crimes de honra por ano na Turquia.

Da EFE

Adıyaman (a antiga Pordonnium) é uma cidade no sudeste da Turquia, capital da Província de Adıyaman. é uma das cidades que mais crescem na Turquia. A população subiu de 100.045 (1990) para 178.538 (2000).

Um caso exemplar!

Embora, a bem da verdade, a Turquia viva um regime político, que permite a propagação do Evangelho e o direito a qualquer crença a todo e qualquer habitante do país, ainda encontramos fatos como o que descrevemos, abaixo.

É bom lembrar que há realmente uma divisão Geográfica [ela está dividida entre o oriente e o Ocidente] político-histórica na Turquia, o que lhe dificultou a entrada na Comunidade Européia.

É um país eurasiático constituído por uma pequena parte européia, a Trácia, e uma grande parte asiática, a Anatólia..

Aliás, a Liberdade de crença, tem sido objeto de disputa pelos “bastiões” não cristãos, mas islamitas, que exigem uma Constituição que faça do país uma República religiosa, mas graças a Deus, não tem conseguido o seu intento, muito embora o índice de muçulmanos nominais, atinge patamar superior a 90 por cento mas secularizados.

O proselitismo e a crença e fé podem ser de qualquer credo.

Há ainda a questão dos curdos separatistas, na Turquia Oriental, que dominam regiões do país e declaram leis religiosas como regras destes locais.

Mas, a desonrosa medida, tomada pelos membros de uma família, chegando ao extremo ao matarem uma adolescente turca, fato baseado na cultura e religiosidade da família é algo que ainda é possível encontrar no meio da Sociedade turca.

Um verdadeiro absurdo para nós cristãos ocidentais, mas aceito nos rincões mais distantes, vilas e pequenos povoados, muito embora Adiyamam, já seja uma cidade em crescimento, nos pontos rurais principalmente, do país turco e no seio das famílias que vivem num estado de religiosidade da idade média, continuam sofrendo o rigor de uma religiosidade que permite, agressões, controle total da vida das mulheres e as atinge quando a “honra” da família é colocada em “xeque” pela comunidade onde vivem, que vêem excesso no ato de não usar certos adereços em roupas, contato com pessoas de sexo oposto, um mostrar de rosto sem véu, e até chegando ao excesso, uma menina que é estuprada ser vítimizada duas vezes, uma pelo estupro e outra pelas “chibatadas” que recebe como fora ela o objeto permissivo do estupro.

Por isto amo a Bíblia que dá nas suas santa Leis, os ordenamentos corretos para cada caso.

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger