sexta-feira, abril 30

O PODER DA INTERCESSÃO Lição 05-CPAD-2ºTRIMESTRE/2010

O PODER DA INTERCESSÃO

Lição 05-CPAD-2ºTRIMESTRE/2010 Autor: Osvarela

Texto Áureo:

1 Sm 12.23. “E, quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o SENHOR, deixando de orar por vós; antes, vos ensinarei o caminho bom e reto”.

Verdade Prática: Orar é preciso; interceder é a obrigação de todo o povo de Deus.

Leitura Bíblica em classe: Jeremias 14.1-3,7,8,10; 15.1 ARC.

14.1.A PALAVRA do Senhor, que veio a Jeremias, a respeito da grande seca.

2 Anda chorando Judá, e as suas portas estão enfraquecidas; andam de luto até ao chão, e o clamor de Jerusalém vai subindo.

15.1. DISSE-ME, porém, o Senhor: Ainda que Moisés e Samuel se pusessem diante de mim, não estaria a minha alma com este povo; lança-os de diante da minha face, e saiam.

REFLETINDO:

-Biblicamente:

"Orai uns pelos outros". Tg. 5:16

-Pensando espiritualmente:

Intercessão é dar à luz no reino do espírito às promessas e propósitos de Deus.

I- Definição

1-O Modelo de Oração:

Qual é o modelo da Oração intercessória?

É uma oração para que a vontade de Deus seja feita na vida de outros; é descobrir o que está no coração de Deus e orar para que isso se manifeste.

2-Intercessor, colaborador de Deus.

Entendendo que no Plano divino há Intercessões pelos homens, necessitamos de conhecer, qual a atividade de cada Pessoa subsistente na Trindade divina.

Assim há a Intercessão primeira e notadamente vicária e salvífica de Jesus Cristo, na Plenitude da salvação:

Rm.8.34.Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes, quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós;

"Strong define brecha (perets): Uma ruptura, brecha ou fenda; especialmente uma fenda na parede. Perets vem do verbo parats: rachar, fender, romper. Perets ocorre cerca de 25 vezes. Em Is.58.12 e Am.9.11 está escrito que as brechas ou rupturas precisam ser consertadas; e nesse vs. de Ez.22.30 estar na brecha é uma metáfora para a intercessão comprometida. Há uma brecha entre o ser humano e Deus que o intercessor tenta consertar."

Dt.9.18,19.Prostrei-me perante o Senhor, como antes, quarenta dias e quarenta noites; não comi pão, nem bebi água, por causa de todo o vosso pecado que havíeis cometido, fazendo o que era mau aos olhos do Senhor, para o provocar a ira. Para que o povo da terra de onde nos tiraste não diga: Porquanto o Senhor não pôde introduzi-los na terra que lhes prometera, passou a odiá-los, e os tirou para os matar no deserto.

Um significado interessante para o valor do Intercessor com poder, nós encontramos no Livro do Profeta Ezequiel quando Deus procura alguém para Interceder, ou se por na brecha, pelo povo, mas não o encontra.

Além de ser uma mensagem Messiânica, trata-se de uma metáfora para um Intercessor poderoso ou com Poder para Interceder pelo Povo.

Ez.22.30.E busquei dentre eles um homem que levantasse o muro, e se pusesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei

Interceder significa: ir, passar entre, atuar entre dois partidos com a intenção de reconciliar aqueles que divergem, interpor-se, mediar ou fazer intervenção, medição.

3- Advogar a causa de outrem em dificuldades.Enteuxis, ou seja, é o termo utilizado para entrar na presença de um rei e também na presença do Senhor em intercessão.

Em 1Tm.2.1. ADMOESTO-TE, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações,intercessões, e ações de graças, por todos os homens; essa palavra significa entrar na presença de Deus em favor de outros.

II - DIFERENCIANDO:

Item I da Lição: I – O que é Intercessão

Oração -

Intercessão – entunchano – concordar, encontrar para conversar, segundo Strong, a palavra evoluiu deste conceito, de um encontro casual, a etimologia levou o conceito, a ter qualificação progressiva, para a idéia de encontrar, com alguém, para discutir com uma pessoa em nome de outra, podendo também ter outro conceito: ser contra o outro [at.25.24; Rm.11.2], mas fiquemos com a primeira consideração: ‘encontrar, com alguém, para discutir com uma pessoa em nome de outra’.

Leia sobre este assunto na lição. Peça ao professor para explicar a diferença.

Professor busque a diferença para explicar ao aluno.

Fundamento:

1-A base espiritual que faz a diferença:

Colocar-se na posição do outro.

Usar do Amor Incondicional.

Aqui infiro a extensão e a síntese, deste Amor.Lc.10. 27. Respondeu-lhe ele: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.

III - O DIVINO INTERCESSOR:

A Ação Advocatícia do Intercessor:

Paracleto -

Intercessor é aquele que faz o papel de advogado, Paracleto. (1 Jo 2:1. Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.).

No Antigo Testamento, as pessoas tinham um conhecimento limitado do Espírito Santo, pois os judeus o enxergavam como um poder impessoal, vindo da parte de Deus. Todavia, no Novo Testamento essa idéia foi aclarada quando Ele se manifestou, de modo pessoal, racional e direto, ainda que invisível. ICP

Paracleto – o ‘allos’ de Jesus agindo pela Igreja.

Alguns têm usado o termo fora do seu contexto, usando-o na tentativa de poder aplicá-lo, a qualquer pessoa.

1-Eis aí a impossibilidade:

Isso não é possível, pois o pronome indefinido e variável “outro”, acompanha o adjetivo “consolador”.

O uso do pronome na redação do texto bíblico, “outro consolador”, é oriundo do grego ‘allos’, especifica que este tem a mesma personalidade espiritual de Jesus Cristo, ou seja, é Deus, o que significa que é “da mesma espécie, natureza e qualidade”.

Se assim fora, que a pessoa a quem ficaria incumbida a função de ser o vigário de Cristo no mundo teria de preencher todos estes requisitos.

De tal forma que só pode ser uma pessoa divina.

Descarta-se então, os intercessores humanos, para fins de Salvação e Petição [pedidos e clamores], só somos Intercessores, através do Seu Nome: Jesus Cristo.

João 16. 23. Naquele dia nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo que tudo quanto pedirdes ao Pai, ele vo-lo concederá em meu nome.

Atos 4.12. E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos.

3. 2-8. E, era carregado um homem, coxo de nascença, o qual todos os dias punham à porta do templo...vendo ele a Pedro e João...pediu que lhe dessem uma esmola. E Pedro, com João...disse: Olha para nós. E ele os olhava atentamente...Disse-lhe Pedro: Não tenho prata...; mas o que tenho, isso te dou; em nome de Jesus Cristo, o nazareno, anda. Nisso, tomando-o pela mão direita, o levantou;em pé. Começou a andar e entrou com eles no templo, andando, saltando e louvando a Deus. imediatamente os seus pés e artelhos se firmaram e, dando ele um salto, pôs-se

Jesus como intercessor coloca uma mão em Deus e a outra no homem. (Jó 9:32,33).

2-Então Seria Invalidada A Intercessão?

É aí que a Lição é muito própria.

A Intercessão é uma arma cada vez mais válida após a Cruz.

Se antes Deus pelo seu Espírito agia nos corações dos Intercessores, como Jeremias, muito mais age hoje no coração da Igreja, pela ação do Espírito Santo.

IV- Intercessor- Significado:

Uma das características do Intercessor é a identificação com a causa do outro, o necessitado.

Alguns significados são definições do autor deste texto.

Buscar o favor de outrem.

Buscar o bem de um terceiro junto a quem pode realizar o desejo impossível, as condições do favorecido.

Buscar junto a quem possa atender o bem daquele que necessita de ser atendido em sua necessidade.

Falar com quem tem autoridade em nome de alguém sobre o bem necessitado.

Buscar o bem geral junto a Deus por todo um conjunto de bens necessários a vida de todos.

A ação do Intercessor nasce a partir do desejo de procurar entender o propósito de Deus, pela sua Igreja, pela nação, pela família, por alguém especial, por algum acontecimento futuro, o qual deus deseja promover nestes alvos de Sua graça ou mesmo Justiça, como no caso de Jeremias e Israel.

1-O Intercessor sempre é divinamente avisado por Deus, como foi Jeremias, como foi avisado Abraão, como foi Moisés, como foi Gedeão, como foi Samuel, como foram tantos outros.

Gn.18. 17. E disse o Senhor: Ocultarei eu a Abraão o que faço,

2-Afinal qual seria a Posição; a definição ideal de Interceder?

No contexto bíblico temos um arrazoado sobre Interceder.

A força da Intercessão.

Quem pode Interceder.

Admoestação a Interceder.

Como Interceder.

A Dupla Intercessão.

Dois Intercessores.

3-Um Homem e outro Espírito. Rm.8.24-28.Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará?Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos. E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos. E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Não sabemos orar como convém.

4-Então entra em ação o Espírito Santo.

Não nos convencemos sobre a necessidade da Salvação? Mais uma vez age o Espírito Santo.

Há interrogações, dúvidas, lamentos, angústias da alma, lá naquele ponto, o qual as Escrituras chamam de intersecção das ‘juntas e medulas’? Entra com sua voz e gemidos o Doce Espírito Santo:

Temos sofrimentos, temos tribulações, temos dificuldades pessoais ou materiais, temos

Os santos teem suas fraquezas, suas limitações e por isso falta discernimento e percepção de Deus.

  • Não temos um quadro completo do problema ou dificuldade.
  • Não conhecemos a mente de Deus
  • Não conhecemos o futuro.

Por isso, é que precisamos da ajuda do Espírito Santo que conhece a mente do Pai, para nos ensinar a orar à Ele corretamente.

O clamor do Espírito Santo é por demais profundo para as palavras humanas. Assim ele se torna gemido dentro dos nossos corações e manifesta um desejo intercessório tão infinito que é impossível ser totalmente expresso. Wesley L. Duewel

V- HOMENS – INTERCESSORES:

No livro que estamos estudando o Profeta escritor é reconhecido como um Intercessor:

Jr. 42.2. E disseram a Jeremias, o profeta: Aceita agora a nossa súplica diante de ti, e roga ao Senhor teu Deus, por nós e por todo este remanescente; porque de muitos restamos uns poucos, como nos vêem os teus olhos;

-Moisés - Ex.32.31-34. Assim tornou-se Moisés ao Senhor, e disse: Ora, este povo cometeu grande pecado fazendo para si deuses de ouro. Agora, pois, perdoa o seu pecado, se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito.

-Job – Job 1.Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Talvez pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente.

-Samuel;

-Salomão;

-Jesus de Nazaré. Vide ponto acima sobre Ez.22.30.

Uma das características do Intercessor é a identificação com a causa do outro, o necessitado.

É por isto, que colocamos O Senhor Jesus Cristo, neste nível, [sob a ótica verdadeira de que “em sendo inteiramente homem e inteiramente Deus”], a figura sublime do Senhor Jesus Cristo.

Pois ele, como afirma Paulo aos Filipenses 2, em sendo Deus fez-se homem para entender e interceder conforme a necessidade dos homens.

João 17.9;12-13: Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.Mas agora vou para ti, e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos.

A ação de Jesus entre os homens pode realizar o desejo de Deus, para que houvesse um Intercessor, o qual foi procurado entre os homens e não achado por Deus:

Is.59.16. E vendo que ninguém havia, maravilhou-se de que não houvesse um intercessor; por isso o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve.

VI- Afinal, como age um Intercessor?

A ação de Intercessão realiza uma movimentação entre Céus [Uranos] e Terra.

Ela pode movimentar as hostes celestiais divinas a favor de determinadas ações ou atos.

No Novo Testamento ou no Antigo Testamento encontraremos a movimentação angelical pela ação intercessora da Oração de Fiéis a Deus, aos quais, a Bíblia chama de Justos.

Assim o Justo Abraão, por ter sido imputado pela fé, pode orar intercessóriamente pela vida de no mínimo 10 pessoas justas, que vivessem na maligna cidade do Vale de Zoar, Sodoma e de Gomorra.

Gn.19. 20-23. ...o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado...o seu pecado se tem agravado muito [...]com efeito têm praticado segundo o seu clamor...e foram-se para Sodoma; mas Abraão ficou ainda em pé diante da face do Senhor.E chegou-se Abraão, dizendo: Destruirás também o justo com o ímpio?

24 -32. ...não pouparás o lugar por causa dos cinqüenta justos...?...Não faria justiça o Juiz de toda a terra? ...disse o Senhor: Se ...em Sodoma achar cinqüenta justos ... pouparei a todo o lugar por amor deles.E continuou...acharem ali quarenta?. ...se acharem ali trinta?...:Eis que agora me atrevi... se acharem ali vinte? . ...não se ire o Senhor...se acharem ali dez?

Vemos aqui, a Intercessão representada na ‘praxis’ total, orar a Deus em favor de alguém, após ser divinamente avisado.

Quando hoje o Espírito Santo, nos avisa pelo toque em nosso coração devemos procurar socorrer a tantos quanto necessitam de nossa Intercessão.

1-Lemos o fato em Gênesis.

Sal 91:11-12 – “Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te susterão nas suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra.”

Dan10:12. – “Então me disse: Não temas, Daniel; porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras, e por causa das tuas palavras eu vim”.

VII- A Intercessão da Igreja, como Corpo de Cristo:

Atos 12:5;7 – “Pedro, pois, estava guardado na prisão; mas a igreja orava com insistência a Deus por ele…. E eis que sobreveio um anjo do Senhor, e uma luz resplandeceu na prisão; e ele, tocando no lado de Pedro, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias.”

Atos 10:3-4 – “cerca da hora nona do dia, viu claramente em visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e lhe dizia: Cornélio! Este, fitando nele os olhos e atemorizado, perguntou: Que é, Senhor? O anjo respondeu-lhe: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus”

A-Samuel Chaduwick – ¨O diabo não se impressiona com estudos maravilhosos, sermões inflamados. Mas, ele treme, quando um homem ou uma mulher começam a orar, por que ele sabe que Deus vai agir…¨

B-John Wesley – ¨Deus nada faz a não ser responder oração.¨

C-Watchman Nee – ¨Os céus esperam a ordem da terra. Se a terra não der ordens, os céus não efetuam.¨

Quando lemos a História Bíblica a posição de Moisés e sua posição como intercessor de Israel, perante Deus, entendemos a ação intercessória, por um Povo, Nação e Igreja [Hoje representando um Novo Israel].

VIII-O Diálogo:

O essencial da Intercessão ou da ação do intercessor, é que o intercessor não somente fala, mas ele abre um canal, de diálogo, com Deus para iniciar um pedido ou uma oração em favor de alguém:

O que infere falar e ouvir.

Assim ocorre e ocorreu nos atos intercessórios apontados nas Escrituras Sagradas.

1-HÁ momentos em que a Intercessão deve dar lugar a audível voz de Deus, em resposta seja ela qual for.

Muitas vezes, na Intercessão devemos entender que estamos conversando com uma Pessoa.

Uma Pessoa que ouve, pesa as nossas orações e também quer falar.

Esquecendo este detalhe, não daremos chances para o nosso divino Interlocutor falar conosco.

A Bíblia mostra Job falando, mas chega um momento que Deus pede a palavra, deixemos Deus falar conosco.

2-Quem fala, também precisa saber ouvir.

Ex.19.19. E o sonido da buzina ia crescendo cada vez mais; Moisés falava, e Deus lhe respondia em voz alta.

Jó 40.1.RESPONDEU mais o Senhor a Jó, dizendo:

2 Porventura o contender contra o Todo-Poderoso é sabedoria? Quem argüi assim a Deus, responda por isso.3 Então Jó respondeu ao Senhor, dizendo:4 Eis que sou vil; que te responderia eu? A minha mão ponho à boca.5 Uma vez tenho falado, e não replicarei; ou ainda duas vezes, porém não prosseguirei.

6 Então o Senhor respondeu a Jó de um redemoinho, dizendo:7 Cinge agora os teus lombos como homem; eu te perguntarei, e tu me explicarás.

Jó 42.1. ENTÃO respondeu Jó ao Senhor, dizendo:2 Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.3 Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia.4 Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás.

10.E o Senhor virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos;

IX- NO ANTIGO TESTAMENTO:

Há uma diferença na Intercessão do Antigo Testamento, pela atuação do Espírito Santo.

Assim, naqueles dias o Espírito Santo atuava em forma de possessão, do nabi’ ou daquele que seria usado.

Como podemos ver em Davi, até e mesmo em Saul e mais diretamente na ação intercessória em:

Moisés;

Samuel;

Davi;

Salomão.

Ex.32.31-34. Assim tornou-se Moisés ao Senhor, e disse: Ora, este povo cometeu grande pecado fazendo para si deuses de ouro. Agora, pois, perdoa o seu pecado, se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito. Então disse o Senhor a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei do meu livro. Vai, pois, agora, conduze este povo para onde te tenho dito; eis que o meu anjo irá adiante de ti; porém no dia da minha visitação visitarei neles o seu pecado.

X- NO NOVO TESTAMENTO A AÇÃO INTERCESSÓRIA DA ORAÇÃO É UMA ARMA DA IGREJA.

A diferença em relação à ação do AT é explicada na Epístola dos Hebreus:

Hb. 10.19,20. Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,

Como fazer para a que a sua intercessão seja Reconhecida, ouvida e atendida?

Intercessão infere ou pressupõe compromisso em atender certos preceitos divinos.

Assim, o crente para ser um Intercessor com poder, deverá se habilitar em cumprir o que Deus ordena pela sua palavra.

Bem entendido seja, que devemos apontar, diferença entre oração e Intercessão.

1-A necessidade da Intercessão, nos dias atuais:

Porque não estamos com o Senhor.

O qual nos deu exemplo de que há necessidade de Interceder por nós aqui na Terra, até a sua vinda.

A sua Oração Intercessória nos incluiu, com o objetivo de que fossemos guardados por Deus, até o Arrebatamento da Igreja.

“Pai a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo.” (Jo.17:24).

Precisamos aprender a andar com o Senhor constantemente, e não esporadicamente.

2-Porque, como intercessores, temos que desenvolver a nossa fé.

Temos que ter uma fé crescente.

Ex: A mulher cananéia que intercedeu pela filha, recebeu a resposta de Jesus, porque creu e não desistiu. Mt.15:22-28.

Esta mulher nos ensina:

-Interceder por alguém.

-Para tal, precisamos ter:

-Deixar acepção de lado;

-Não se deixar ser impedido por ninguém;

-Não se calar mesmo após uma dificuldade;

-Ter humildade;

-Ser humilde;

-Ter sobre tudo fé, em quem pedimos: Deus!

Confira ao longo deste texto, o que é Intercessão.

O Apóstolo São João nos ensina, que além do ensino fundamental para sermos ouvidos por Deus, através do Sacrifício vicário [ou seja, substitutivo], pelo Sangue de Cristo, só seremos ouvidos se estivermos guardando os Mandamentos de Deus, ou seja, os seus Ensinos, aos quais João ouviu do próprio Jesus cristo.

I João 3.22. E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista.

XI- A Intercessão Nos Faz Subir Um Novo Patamar Na Vida Espiritual:

ITEM II DA LIÇÃO: POR QUE DEVEMOS INTERCEDER?

A-Como Conquistar:

1-Maturidade,

2-Santidade,

3-Avivamento.

Na oração Intercessória é que nós passamos a reconhecer as nossas limitações e nos colocamos na dependência total de deus.

Isto nos prova, e nos dá poder para crer mais ainda na ação Divina de Deus como único possível refúgio para todas as nossas necessidades e de terceiros.

B-Formas de Intercessão:

1-A Intercessão Coletiva:

Atos 12.5. Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.

No Livro de atos dos apóstolos vemos uma ação de Deus movida e motivada, com propósito anteriormente estabelecido pelo próprio Jesus Cristo, para crescimento da Igreja.

O Apóstolo Tiago havia sido degolado por Herodes Agripa, e este vendo, que isto agradara aos sanguinários judeus, intentou matar mais um Apóstolo.

O escolhido para tal evento assassino foi o Apóstolo Pedro.

A Bíblia relata que após Pedro ser preso a Igreja fazia contínua Oração por Ele, na casa de Maria, mão do Escritor dos Evangelhos João Marcos.

Para ser Intercessor é preciso entender I Ts. 5.17. ORAI SEM CESSAR.

Esta passagem nos ensina que há um ministério disponível para toda a Igreja no exercício da Oração Intercessória: Ser Perseverante.Ser Incessante, isto é não cessar de Interceder.

Nós todos devemos nos colocar a disposição deste ministério.

Afinal, qual a igreja que não tem necessidades entre seus membros.

Quando você pensar em dizer: “não sou convidado para nenhum trabalho, pense melhor: há um trabalho disponível por 24 horas para todos: A Intercessão”.

Senão vejamos o texto bíblico referente a este caso.

2-A Intercessão não ouvida:

Item II da Lição: I – JEREMIAS INTERCEDE POR JUDÁ.

Assim como Esaú, por seus próprios erros, e entendendo ao final desta lição o que é ser um intercessor, descobrimos, que nos colocamos no lugar de quem intercedemos.

Assim Jeremias é impedido por Deus de obter uma resposta para aquela população contemporânea ao seus dias.

3-Por que razão?

Por causa da insensatez do povo de Judá, pelo acúmulo de erros ao longo dos anos, pela dureza da cerviz do povo.

O mesmo motivo que levou Moisés interceder pelo povo, mas teve que admitir que aqueles que saíram do Egito, apenas dois entrariam na Terra Prometida.

Josué e Calebe.

O mesmo acontecerá com o Povo de Israel:

Jr.15. 2.;11. E quando te perguntarem: Para onde iremos? dir-lhes-ás: Assim diz o Senhor: Os que para a morte, para a morte; e os que para a espada, para a espada; e os que para a fome, para a fome; e os que para o cativeiro, para o cativeiro. Assim seja, ó Senhor, se jamais deixei de suplicar-te pelo bem deles, ou de rogar-te pelo inimigo no tempo da calamidade e no tempo da angústia.

Jr.14.7-9. Posto que as nossas iniqüidades testifiquem contra nós, ó Senhor, opera tu por amor do teu nome; porque muitas são as nossas rebeldias; contra ti havemos pecado. Ó esperança de Israel, e Redentor seu no tempo da angústia! por que serias como um estrangeiro na terra? e como o viandante que arma a sua tenda para passar a noite? Por que serias como homem surpreendido, como valoroso que não pode livrar? Mas tu estás no meio de nós, Senhor, e nós somos chamados pelo teu nome; não nos desampares.

E assim como Moisés, Jeremias também fica fora da mitigação das maldades do povo, com a Carta da esperança para que o remanescente voltasse da babilônia, mas ele mesmo é arrastado apara morre, possivelmente no Egito.

4-Que isto nos sirva de lição.

Jeremias vê Intercede a um Deus, que ele reconhece como Onisciente [14.vs.9. Por que serias como homem surpreendido], mas Deus aplica a ação de Israel o juízo advindo do livre-arbítrio.

No entanto, Jeremias jamais deixou de interceder pelo seu povo.

Cuidado com sua liberdade, não faça dela um bumerangue [arma ou brinquedo – depende do uso –] usado na Oceania, que jogado ao léu voltará para atingir inesperadamente aquele que o atirou sem noção do que está fazendo,com sua vida.

Quantas mães, pais, mulheres, esposos, estão chorando pelos seus, em intercessões contínuas, mas o que é alvo já desprezou ao senhor e certamente se não houver misericórdia findará seus dias, em más condições.

Esperemos que haja Intercessões poderosas no meio da Igreja, enquanto é tempo para que o povo venha receber a ação destas Intercessões.

5-O Peso de Deus para os que profetizam mentiras, ao invés de Interceder pelo Povo:

Jeremias amava o povo de Judá, apesar de seus pecados, e orava por eles (14.7,20), mesmo quando Deus o proibia de orar (7.16; 11.14; 14.11).

Jeremias se mostra Intercedendo pelo povo, pois este estava sendo enganado por aqueles que deveriam orientá-los:

Jr.14. 11-14. Disse-me ainda o Senhor: Não rogues por este povo para seu bem....não ouvirei o seu clamor..., não me agradarei deles; antes eu os consumirei pela espada, e pela fome e pela peste. Então disse eu: Ah! Senhor Deus, eis que os profetas lhes dizem: Não vereis espada, e não tereis fome; antes vos darei paz verdadeira neste lugar. E disse-me o Senhor: Os profetas profetizam mentiras em meu nome; não os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei. Visão falsa, adivinhação, vaidade e o engano do seu coração é o que eles vos profetizam.

6-A Mais Poderosa Intercessão:

Agora posso entender o que leio na Epístola aos Hebreus, sobre o valor superior de Um Sumo Sacerdote Eterno.

Hb.7.11,12. De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (pois sob este o povo recebeu a lei), que necessidade havia ainda de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e que não fosse contado segundo a ordem de Arão? Pois, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.

17-22. Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque. Pois, com efeito, o mandamento anterior é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade (pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou), e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual nos aproximamos de Deus. E visto como não foi sem prestar juramento (porque, na verdade, aqueles, sem juramento, foram feitos sacerdotes, mas este com juramento daquele que lhe disse: Jurou o Senhor, e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre), de tanto melhor pacto Jesus foi feito fiador.

É dele a garantia de que sua Intercessão é poderosa!

7-O Poder da Intercessão de Jesus Está Na Sua Qualificação de Eterno:

Hb.7.24.27. mas este, porque permanece eternamente, tem o seu sacerdócio perpétuo....pode...salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles...nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado...mais sublime que os céus; que não necessita,...oferecer cada dia sacrifícios...porque isto fez ele, uma vez por todas, quando se ofereceu a si mesmo.

Porém para a Igreja, que é fiel e é servida por Pastores fiéis, Deus nos tem dado por Jesus Cristo uma Nova Esperança, no Poder da Intercessão do seu Filho Amado:

Rm.8.34.Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes, quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós;

A mais poderosa Intercessão está a nossa mercê, apodere-se dela através do sangue vertido na cruz do Calvário!

Jesus Morreu Por Nós, Para Nos Dar, O Direito de Ser Nosso Intercessor Salvífico!

Fonte:

Pastor Claudio Santilli - Saturday August 30, 2008

Wikipédia

Apontamentos do autor

Bíblia Explicada – CPAD

Bíblia Plenitude

Books Google

Estudo do Livro do Profeta Jeremias. J. Dias -

Wesley L. Duewel

Pr. Denis Lobão - Pastor, professor de teologia e hebraico bíblico, formado pelo Centro de Cultura de Israel.

O que é intercessão?

Um comentário:

tardedabencao.blogspot.com disse...

Muito bom Pastor Osiel, perfeito estes adendo que o sr colocou aos textos da lição 5, comentarios riquíssimos Deus lhe deu, continue assim com esta força para nos ajudar sempre

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger