sábado, abril 24

Chorando aos Pés do Senhor Lição 04- CPAD – 2.ºTrimestre -2010.

Chorando aos Pés do Senhor
Lição 04- CPAD – 2.ºTrimestre -2010.
Autor: Osvarela
Texto Áureo: Tg. 4.9. Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza.
Leitura Bíblica em Classe: Jr. 9.1-9.
1 OH! Se a minha cabeça se tornasse em águas, e os meus olhos numa fonte de lágrimas! Então choraria de dia e de noite os mortos da filha do meu povo.
Pequeno Glossário:
Sinoidais – movimentos que alternam pontos que oscilam alternadamente entre o ponto mais baixo e o ponto mais alto, a partir de uma linha de referência.
Em Latim Vulgar, a clássica caput, "cabeça", tornou-se testa (originalmente "pote").
CHORO: do hebraico ‘echí’, significa:
1. Derramar lágrimas exprimindo tristeza.
2. Lamentação acompanhada de queixa.
3. Derramar lágrimas.
EXÓRDIO:
Esta lição tem um sugestivo título, que nos leva imediatamente a pensar em nos rendermos aos pés do Senhor para junto a Ele chorarmos e lastimarmos nossos dores, angústias e também chorarmos de alegria.
Contudo, o contexto do Texto em estudo, nos faz pensar em outra situação.
Israel é concitado por Deus a chorar, representativamente Jeremias, assume esta necessidade de todo o povo, mas na realidade a sua expressão é representada como a sua vontade tão grande em resolver a situação do seu povo, perante o seu Deus, o qual lhe mandara exigências a Israel.
Contudo, a situação que aparentemente é do Profeta, mostra uma dura e triste realidade do Povo, perante o seu Deus.
Assim, a Palavra do Profeta era dirigida: a um povo duro e obstinado em seus erros, que não cria no que ouvia, preferindo falsas profecias.
Não aceitava ser imputado a si os erros cometidos, pelo contrário, manifestava uma incorreção total para sair dos seus caminhos de:
-Violência
-Prostituição espiritual
-Na malícia na qual avançavam com velocidade em direção ao Cativeiro.
Todo este quadro leva a constatação do Profeta:
Ele se pudesse gostaria de chorar por todo o povo, afim de que o juízo iminente fosse afastado de Israel, mas o povo...
Longe disto, continuava no engano, armando ciladas, cada um com o seu próximo, mal sabendo eles, que na realidade a cilada que armavam para outrem seria a própria cilada para seus pés serem levados ao Cativeiro, pelos seus narizes e olhos furados de seus Príncipes.
Poderíamos chamar esta Lição da lição da Contínua Obstinação, ou seja, Deus fala, mas o povo está cego, surdo e mudo,.
Surdo por não ouvir Deus falar pela boca de Jeremias;
Mudo por não falar mais com seu Deus, e principalmente mudo por não falar a verdade a Deus e por conseguinte não falar a palavra que Deus tanto gostaria de Ouvir:
Arrependimento!
Cego por:
Não ver o destino que lhes aguardava, chegar tão velozmente
Cego em seus vícios e idolatrias a deuses estranhos, postes e astarotes.
A pior cegueira para nós os crente é esta:
Não ver o sobrenatural de Deus, e por isto só vemos um lado que queremos ver como bom, sendo como Ló, só viu as Campinas verdes de Sodoma e Gomorra, mas não pode que ali no meio delas habitava um povo de má índole.
Devemos ser como Abraão, ver o sobrenatural, não no verde das Campinas, ou na água borbulhante da fonte [que pode ser salobra], mas ver pela fé a Promessa caminhando junto aos meus passos, aonde Abraão ia a Promessa o seguia.
Israel perdera o olhar espiritual, embaçado pelo incensar a altares estranhos e desprezara a Lei que lhes Iluminava os olhos.
Sl. 109. 105. Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho.
A Noção Geral sobre o Profeta Jeremias é vislumbrada como o Profeta Chorão.
Sem aprofundar-nos nesta questão parece-nos que, na realidade espiritual, o Profeta toma a posição do Rei que chora:
Sm.19.1. Disseram a Joabe: Eis que o rei anda chorando, e lastima-se por Absalão.2.Então a vitória se tornou naquele mesmo dia em tristeza por todo o povo; porque naquele mesmo dia o povo ouvira dizer: Mui triste está o rei por causa de seu filho.
1-O CHORO DO AMOR.
João 11:35. Jesus chorou.
Jesus chorou de saudades de Lázaro, também por ver suas irmãs sofrerem com a morte do irmão, e por ter um amigo morto.
2-O Que É Afinal Um Choro?
CHORO – O PROCESSO FISIOLÓGICO
O ato de chorar ou lacrimejar é um efeito fisiológico, que consiste na produção em grande quantidade de lágrimas dos olhos, quando estão em estado emocional alterado como em casos de medo, tristeza, depressão, alegria exagerada, raiva etc.
O Sistema do cérebro responsável pelos sentimentos, associa um estímulo emotivo com aqueles que já temos guardados, gerando algumas respostas, sendo que uma delas é o choro.
Através do sistema nervoso independente, que nos faz piscar os olhos causa a contração da glândula lacrimal, liberando a lágrima.
Esse é um dos fenômenos dos sistemas biológicos humano, relacionados ao instinto.
Esta é a definição fisiológica do choro que todos já sentimos e também já presenciamos, em algum momento de nossas vidas.
O choro é promovido por vários fatores, ou nenhum fator emocional.
3-Explicando Porque se Pode Chorar.
3-a.Pode-se Chorar, Por:
Amargura diante de uma derrota;
Como Ana, afligida por Penina, que não conseguia engravidar (1Sm 1.7);
Ao sermos enganados: como Esaú ao descobrir que fora enganado pelo irmão (Gn 27.38).
Tristeza -
De pesar, diante de uma realidade que nos soa trágica, como Neemias diante da destruição do seu país (Ne 1.4).
Choramos como um ato de contrição diante de Deus, como Ezequias à beira da morte (2Re 20.3;Is. 38.3).
Como Pedro diante do reconhecimento do pecado de ter traído a confiança do seu Senhor (Mt 26.75; Mc 14.72; Lc 22.62).
3-b.Alegria – quantos se emocionam quando são parabenizados ou ganham aquilo que esperavam.
Emoções que demonstram o que estamos sentindo em determinado fato, feliz ou triste.
-Pode-se chorar de medo
-Pode-se chorar de ira [raiva]
-Pode-se chorar por amor
-Pode-se chorar por paixão
-Pode-se chorar de saudades por um ente distante ou que já morreu
-Pode-se chorar pelo reencontro.
Como no encontro de Jacó e Esaú (Gn 33.4);
-José e seus irmãos (Gn 42.24; 43.30; 45.2,14; 46.29; 50.1,17).
-José que pranteou tão alto que todo o Palácio de Faraó ouviu seu choro, sem medo e sem vergonha ou constrangimento.
-Pode-se chorar de dor, por causa externa ou interna
3-c.Pode-se chorar por dinheiro:
Assim faziam as carpideiras, mulheres contratadas para chorar em velórios ou situações pré-morte de alguém em situação de falência de vida.
-Pode-se chorar por nada [por arte], os artistas assim o fazem.
Há, uma técnica difundida pelo russo Constantin Stanislavski, a qual é aplicada em escolas de teatro: "O ator pensa em algo pessoal que ajude a desencadear a sua emoção".
Há também o "cristalzinho japonês", um produto vendido em farmácias que é à base de mentol. Os atores passam debaixo dos olhos para produzir lágrimas.
4- Será que todos estes que choraram foram consolados?
Eis aqui o risco da Igreja atual e de todos que não acham virtude alguma em estar na presença de Deus.
Aqueles que estão enfastiados com os Cultos e querem novidades em seus cultos indepenfdente de Deus, querem emoções e difErença, quando a diferença só nos vem por Deus e por meio da Busca Incessante da presença de DEUS.
2 Tm.4. 3,4. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas.
4-a. Nem todos.
Esaú, por exemplo, chorou e não foi consolado, porque a amargura tornou-o cego para o amor de Deus.
O choro de remorso (como o de Judas) não é consolado.
O Choro esperado de Israel e anunciado neste mesmo capítulo por Deus, como profecia, foi descartado pela sensação de:
Grandeza
Que estava tudo bem
Que Jeremias tinha outros interesses, não nacionalistas, mas diversos dos interesses de seu povo, de onde ele foi acusado de traidor.
4-b. Precisamos Aprender A Chorar Antes Que Seja Tarde.
A lição deste texto e fase histórico-espiritual de Israel com Deus, através do Profeta Jeremias é que há tempo de reavaliarmos a nossa vida.
Qualquer distanciamento de Deus deverá ser motivo de busca diante de Deus, com choro, para na padecermos como Israel o Cativeiro em terra estranha.
Assim, como Davi nos ensina no Livro dos Salmos – Sl. 51. 6. Eis que desejas que a verdade esteja no íntimo...8 Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que se regozijem os ossos que esmagaste.9 Esconde o teu rosto dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades.
10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.
11 Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu santo Espírito.
Israel sofria de um mal:
- Coração Endurecido, sem sentimento para com Deus.
13 E disse o Senhor: Porque deixaram a minha lei, que pus perante eles, e não deram ouvidos à minha voz, nem andaram nela,
14 Antes andaram após o propósito do seu próprio coração, e após os baalins, como lhes ensinaram os seus pais.
Davi era um exemplo para seu povo – Judá – mas, o povo desprezara de tal modo a Lei de Deus, que ela só veio a ser lida nos idos do Rei Josias, num curto período da história do relacionamento com Deus.
Voltou a ser desprezada e não aplicada.
4-c. Devemos chorar para fazer a Obra de Deus.
Por se estar fazendo a obra de Deus. Sl 126.5,6.
A Bíblia em contraposição a esta minha frase, diz que Jesus chorou, pela multidão, pelo seu amigo Lázaro. João 11:35.
E fala para as mulheres de Jerusalém para chorarem pelos seus filhos, neste caso é uma mensagem antítipo da posição de Jeremias neste capítulo.
O choro de Jesus foi também por causa da infidelidade de Jerusalém,...Mateus 23:37 -Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!
No grego é ‘eklausen’, esse choro de Jesus, aqui, significa mais que derramar lágrimas.
Em Cristo o tipo – Jeremias - se realiza divinamente.
5- E O Melhor:
Pode-se encontrar resposta em aceitá-lo pois ele quebrou toda a condenação contra nós na Cruz.
Cl.2. 14. ...e havendo riscado a Cédula da dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, a qual, de alguma maneira, nos era contrária, removeu-a do meio de nós, cravando-a na cruz;
-Cuidado com o medo de chorar, como se isto não fosse para os fortes e para os racionais.
-Cuidado com a cultura do choro (carpideiras, choradeiras profissionais.).
Há Os que choram por qualquer coisa.
-Choremos diante da beleza da mensagem de Jesus.
-Choremos diante da majestade de Deus.
-Choremos por não conseguirmos alcançar os padrões do Reino de Deus.
-Choremos de arrependimento diante do nosso pecado e pelos nossos pecados.
-Se não chorarmos, seremos escravos de nós mesmos, aprisionados em nossos medos, dívidas e dúvidas.
-Se chorarmos seremos consolados.
INTRODUÇÃO:
O verso inicial do texto escolhido pelo Pr. Claudionor de Andrade me fez entender, uma das causas do Profeta Jeremias ser considerado o profeta das Lágrimas, além do Livro das Lamentações, pelas diversas referências em seus Escritos.
Termo muito usado, sem que isto me traga descontentamento com os que fazem uso deste dito.
Na realidade, conforme estudos anteriores, o Profeta é mais bem retratado como o nabi’, que proclama os Oráculos da Divindade, com tal intensidade, que a literalidade de suas palavras, é representada no versículo inicial.
Mas, o fato é, que, Jeremias demonstra com atos e representações e através de suas Palavras, o sentimento do próprio Jeová.
1-Na realidade Jeová está chorando, e por que e quem o Senhor está chorando?
Por ter sido traído, pelo filho que tanto amava. 2 Sm.19.1. E DISSERAM a Joabe: Eis que o rei anda chorando, e lastima-se por Absalão.
Numa leitura, mais adiante, no mesmo capítulo mais adiante, o próprio Jeová clama através de Jeremias:
20. Ouvi, pois, vós, mulheres, a palavra do Senhor, e os vossos ouvidos recebam a palavra da sua boca; e ensinai o pranto a vossas filhas, e cada uma à sua vizinha a lamentação;
Se observarmos o que Deus está dizendo que há necessidade de muitas lágrimas, mas o povo não se dá conta desta necessidade.
A necessidade é tão intensa que se eles fossem atentar a profundidade do erro e o que lhes esperava por este:
Eles teriam que alugar as carpideiras para chorar o seu estado, tal a gravidade da situação e do mal que viria.
2-Era uma situação mortal, fatal!
Em consonância com isto Jeremias quer chorar o choro de todo povo praticamente sozinho, mas é o povo que precisa atentar a sua voz como a voz de Jeová que chama o povo amado ao arrependimento, antes que seja tarde.
Jeremias concita ao povo ao conserto com choro, pelos erros acumulados, e pela necessidade tão grande de um Lamento com Conversão Nacional, em quanto ainda há tempo de arrependimento.
A gravidade da situação leva o Profeta Jeremias, a clamar ao povo, por ajuda das carpideiras.
Ajuda de gente, que chora mesmo sem saber por que, mas há necessidade de um Choro Nacional aos pés do Senhor, para tentar reverter o juízo iminente e já às portas.
Leia a História Bíblica, referente a este tempo, no próprio Livro de Jeremias, e também em nos Livro dos Reis e Livros das Crônicas dos reis.
17 Assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai, e chamai carpideiras que venham; e mandai procurar mulheres hábeis, para que venham.
18 E se apressem, e levantem o seu lamento sobre nós; e desfaçam-se em lágrimas os nossos olhos, e as nossas pálpebras destilem águas.
3-Nós Igreja, também precisamos chorar aos pés do Senhor pela similaridade dos dias atuais.
Quando se fala em situação calamitosa na Terra, com terremotos a cada dia, vulcões em erupção, tsunamis, e no nosso próprio quintal, aqui na Nação Brasileira, situações jamais vividas, como deslizamentos com mortes de dezenas de vida, e perdas materiais.
É Hora de um Clamor Nacional.
Em tempo de Centenário juntemos nosso Clamor aos pés do Senhor Jesus Cristo pra que haja um mover Nacional objetivo na nossa Nação:
2º Livro das Crônicas 7.14-16. e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra...
O Desejo de Chorar pelo Povo:
Por isto que o desejo do nabi’ era chorar sem parar, colocando-se na posição do povo, pois o seu interesse era a Revogação do Juízo, por parte de Deus movido pelo choro de arrependimento, mas ele sabe que sua posição era de Proclamador e não de intercessor.
Ele demonstrou grande compaixão pelo seu povo e chorou por ele. Sofreu através das suas palavras.
No tempo presente esta Intercessão é realizada pelo Profeta, Sumo-Sacerdote e nosso Salvador, Jesus.
O Único que pode Interceder pelos pecadores, pois já pagou o preço e pode resgatá-los.
4-A Situação Era Desastrosa:
Prostituídos: 2. ...Porque todos eles são adúlteros
Quadrilheiros: 2. ...um bando de aleivosos.
Mentirosos: 3 E encurvam a língua como se fosse o seu arco, para a mentira; fortalecem-se na terra, mas não para a verdade; porque avançam de malícia em malícia, e a mim não me conhecem, diz o Senhor.5. ... , e não falam a verdade; ensinam a sua língua a falar a mentira...
Em quem não se podia confiar: 4 Guardai-vos cada um do seu próximo, e de irmão nenhum vos fieis;
Enganadores: 4 ...porque todo o irmão não faz mais do que enganar, 6 A tua habitação está no meio do engano; pelo engano recusam conhecer-me, diz o Senhor.
Caluniadores: e todo o próximo anda caluniando.
Zombadores: 5 E zombará cada um do seu próximo...
Perversos: ...andam-se cansando em proceder perversamente .
O Que Havia de Vir:
Quando se encontrarem em meio a sequidão começarão a chorar, mas Jeová não mais os ouvirá, porque o tempo do Juízo chegou. Jr. 14. 1. A PALAVRA do Senhor, que veio a Jeremias, a respeito da grande seca.
A atividade de um profeta é incansável e deve ser de tal forma incessante, pois o desvio é sistemático , no meio do povo.
5-O Tempo do Arrependimento, com Lágrimas:
O ‘desespero’ de Jeremias, pela pressa em que o povo reconhecesse os seus pecados era tão grande por uma única razão.
O povo estava cego espiritualmente e não via e não queria ver o Castigo que chegava.
6 A tua habitação está no meio do engano; pelo engano recusam conhecer-me, diz o Senhor.
Nos Dias atuais:
Nós que somos pregadores da palavra de Deus, ensinadores dos seus ensinos, precisamos sempre estar com nossa boca:
A disposição de Deus;
Preparados para clamar a Deus pelo povo
Concitar o Povo a chorar aos pés do senhor.
É necessário uma pré-disposição de mudar de atitude junto ao povo de tal maneira, que haja resposta do povo as nossas palavras.
Para que o povo também mude sua atitude estática diante da situação da Iminência para a Igreja.
Nos nossos dias, precisamos concitar ao choro nossos membros, alunos e a todos que nos ouvem a se prostarem diante de Deus, pois o Tempo do Juízo está próximo.
A Igreja precisa ouvir, que Cristo está voltando.
O Mundo precisa entender que esta primeira fase da Volta de Jesus descortinará um tempo de sequidão espiritual, um Tempo de desastres, muito maiores do que os atuais.
E nós como Jeremias estamos chamando o povo a Chorar por suas vidas.
Jr. 14. 1-9. A PALAVRA do Senhor, que veio a Jeremias, a respeito da grande seca.
2 Anda chorando Judá, e as suas portas estão enfraquecidas; andam de luto até ao chão, e o clamor de Jerusalém vai subindo.
3 E os seus mais ilustres enviam os seus pequenos a buscar água; vão às cisternas, e não acham água; voltam com os seus cântaros vazios; envergonham-se e confundem-se, e cobrem as suas cabeças.
4 Por causa da terra que se fendeu, porque não há chuva sobre a terra, os lavradores se envergonham e cobrem as suas cabeças.
9 Por que serias como homem surpreendido, como poderoso que não pode livrar? Mas tu estás no meio de nós, ó Senhor, e nós somos chamados pelo teu nome; não nos desampares.
II - SURPRESA:
Jeremias queria que o povo não fosse surpreendido no meio da confusão de ‘rosto’, sem que entendesse que Deus lhes dava uma nova oportunidade.
12 Quem é o homem sábio, que entenda isto? e a quem falou a boca do Senhor, para que o possa anunciar? Por que razão pereceu a terra, e se queimou como deserto, sem que ninguém passa por ela?
Não sejamos surpreendidos pela Iminência do Arrebatamento!
Deus está nos dando um tempo para Chorar aos Seus Pés, a Igreja está em tempo aceitável.
2 Co. 6.2. (porque diz: No tempo aceitável te escutei e no dia da salvação te socorri; eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação);
Antes que ocorra o que Jeremias diz:
10 Pelos montes levantarei choro e pranto, e pelas pastagens do deserto lamentação; porque já estão queimadas, e ninguém passa por elas; nem se ouve mugido de gado; desde as aves dos céus, até os animais, andaram vagueando, e fugiram.
11 E farei de Jerusalém montões de pedras, morada de chacais, e das cidades de Judá farei assolação, de sorte que não haja habitante.
III- UMA ATITUDE RECORRENTE:
Ao longo dos Séculos.
Lc.4. 19. e para proclamar o ano aceitável do Senhor.
O povo de Deus como Israel ou a Igreja vive de tempos em tempos, situações sinoidais de Avivamento espiritual.
Assim como o Rei Josias preparou um período de tempo de Renovação, a Igreja nos dias de hoje tem a oportunidade de preparar a Nação de o Mundo para Um Novo Tempo de Renovação Espiritual.
É a nossa hora de vertermos lágrimas pelo que não ouvem a voz de Deus e que servem a ‘Rainha dos Céus’.
25 Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que castigarei a todo o circuncidado com o incircunciso.
26 Ao Egito, e a Judá, e a Edom, e aos filhos de Amom, e a Moabe, e a todos os que cortam os cantos do seu cabelo, que habitam no deserto; porque todas as nações são incircuncisas, e toda a casa de Israel é incircuncisa de coração.
Esta situação se mostra como novidade no Mundo Espiritual desde o dia em que o Senhor Jesus quebrou a parede de separação entre os povos.
Há uma situação nova desde a Cruz.
Ef. 2. 14. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade...
Ao Longo dos Séculos:
A situação é repetitiva para Israel como a Lição aponta:
Nos idos do Profeta Samuel.
O lamento nos dias do profeta Oséias.
IV- Sob a ótica da Cruz:
Conforme o tópico acima, parece-nos que no Evangelho, no tempo da Graça de Cristo manifesta pela Cruz, a situação atinge a Igreja.
Se estudarmos a História da Igreja se vê, que dos Primeiros anos da Igreja Primitiva até aos anos 300 a Igreja seguiu uma trilha contínua, à partir, destes anos houve uma série de eventos que fizeram com que a Igreja vivesse dias de baixas e momentos de afastamento das Santas Escrituras.
Até a chegada da Reforma houve muito Choro e sofrimento por um Tempo de Mudança.
Paulo afirma aos Gálatas:
Gl.1. 6-9. Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho, o qual não é outro; senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema. Como antes temos dito, assim agora novamente o digo: Se alguém vos pregar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.
A Pregação do Arrependimento de João Baptista:
A Introdução de Jesus o Homem, entre nós foi prenunciada pela mensagem atualíssima do Arrependimento.
Jesus deixou a mesma mensagem: Chorar antes do futuro sombrio para seus compatriotas e para o Mundo.
Mas, como Jeremias temos a oportunidade de alertar o Mundo atual:
Chorai e lamentai, arrependei-vos, O reino de Deus está entre nós.
É tempo de chorar para que ele se achegue anos antes da Iminência do Arrebatamento!
Fonte:
Senhor, me ensine a chorar!
Publicado em: 10/12/2007
Por: Pr. Alexandre AugustoQuadrangular - Itajubá/MG
CONVITE AO CHORO
Mateus 5.4 - Pregado na Igreja Batista Itacuruçá, em 9.8.1998 - noite
Prazer da Palavra - porque há mais da vida, há mais de Deus.
Wikipédia
Apontamentos do autor
Vilmar Martins.

Um comentário:

Hermes C. Fernandes disse...

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