quinta-feira, abril 8

OS PERIGOS DO DESVIO ESPIRITUAL Lição 02 – CPAD – 2.º Trimestre

OS PERIGOS DO DESVIO ESPIRITUAL

Lição 02 – CPAD – 2.º Trimestre Autor: Osvarela


TEXTO ÁUREO: Jr. 2.13. Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas.

Texto Reflexivo:

Jr.2.19. A tua malícia te castigará, e as tuas apostasias te repreenderão; sabe, pois, e vê, que má e amarga coisa é o teres deixado o Senhor teu Deus, e o não haver em ti o temor de mim, diz o Senhor Deus dos exércitos.

Consumação do século” (sinteléias tou aionos), sinteléias segundo o dicionário grego de Carey, significa consumação, fim, acabamento, completamento.

Aiõn/Aeon (os), significa: ciclo, era, época, eternidade; também pode ser traduzido por mundo, porém, apenas na questão temporal, espaço de tempo. O mundo físico, o planeta, no original grego é (kosmos).

Strong faz o comentário: “Freqüentemente traduzem aion (por mundo, dessa forma obscurecendo a distinção entre esta e kosmos).

Do hebraico ‘rāpâ’, o verbo “deixar” é ‘ipsis verbis’afundar”, “deixar cair”, “desanimar”.

Enquanto Josué se erguia, o Jeová O Eterno lhe falava: “Não te deixarei afundar, desanimar, cair”.

A Septuaginta (LXX) traduziu a expressão por “Eu não te deixarei em apuros”.

“Nem te desampararei”, do hebraico ‘āzab, “desamparar” é “abandonar”, “deixar desolado”.

Anátema

Nome masculino

1.sentença que expulsa um católico da Igreja; excomunhão

2.maldição, imprecação

3.condenação; reprovação, repreensão

(Do gr. anáthema)

Leitura Bíblica em Classe:

Jr. 2.1-7,12,13.

1 E VEIO a mim a palavra do Senhor, dizendo:

2 Vai, e clama aos ouvidos de Jerusalém, dizendo: Assim diz o Senhor: Lembro-me de ti, da piedade da tua mocidade, e do amor do teu noivado, quando me seguias no deserto, numa terra que não se semeava.

3 Então Israel era santidade para o Senhor, e as primícias da sua novidade; todos os que o devoravam eram tidos por culpados; o mal vinha sobre eles, diz o Senhor.

REFLETINDO SOBRE APOSTASIA E DESVIO:

Nem as nações distantes de Deus, se houveram como Israel, nunca se viu uma Cultura inteira se voltar contra um manancial de ÁGUAS VIVAS, como Israel fez com o Senhor.

Entenda que águas vivas significam uma fonte que jamais cessa de brotar em qualquer tempo, ou situação, está sempre dessedentando o povo.

Jr.2.13. Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas...

A História nos mostra a tendenciosa atitude de Israel buscar ajuda alternativa política de fortalecimento, desprezando a força de Jeová.

Assim, buscaram na Assíria, e no Egito

Assim Jeremias fala ao povo simbólicamente que eles eram como:

O boi selvagem 2.vs.20-26

Vide brava

Pedra suja

Dromendária e jumenta montês

E roubador.

Mesmo que usasse o melhor sabão e com salitre a sua iniquidade adúltera estava gravada na face de Jeová.

E ainda negava a apostasia:

“Não estou contaminada nem andei após Baal?”

Cuidemos para que não incorramos neste ato e ainda achemos que estamos servindo a Deus.

Apostasia - ITm 4:1. “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé”.

2.25.Mas tu dizes: ...porque tenho amado os estranhos, e após eles andarei.

Ora, se há um momento em toda a carreira Milenar da Igreja em que confluem todos os Sinais, podemos que é a época atual.

Ou seja, época de desamor, iniqüidade, prenúncios destacados por Jesus se cumprindo, de forma inteligível e um grau de esfriamento jamais sentido pela Igreja ao longo dos séculos.

Este é o “Aeon” no qual o Espírito diz expressamente no Texto acima.

A Apostasia poderia ser definida como a base colocada á partir dos Desvios Doutrinários, ou seja, dos ditames Bíblicos corrompidos, como em Israel.

Não é uma ponte construída de um dia para o outro, mas é uma construção que vai sendo dia a dia edificada sobre os antigos marcos doutrinários, entulhando-os com estes desvios como se sobre uma fundação boa se erigi-se outra fundação de qualidade duvidosa e fatal, que fará levar a morte espiritual os que sobre ela edificação.

Mais Definição:

O termo hebraico para anátema é “herem“, que significa excomunhão, destruição, extermínio, abominação, injustiça. No grego denota algo que se põe de lado ou que é suspenso.

Paulo diz expressando como uma maldição: 1 Co. 16:22 “Se alguém não ama ao Senhor Jesus Cristo, seja anátema”.

Leia sobre anátema e seu significado no link:

http://www.ebdweb.com.br/2009/02/05/a-maldicao-do-pecado-pr-osiel-varela/

Esse vocábulo é usado em 3 modos diferentes:

Considere a definição, abaixo, como uma sucinta definição:

Esta palavra (Herem) tem dois significados:

a) Coisas dedicadas a Deus.

a-1) Que coisas seriam dedicadas a Deus? (Jericó). Js.6. 17 e 19 - Prata, Ouro, Bronze, Ferro, Raab e sua Família.

b) Coisas dedicadas para destruição.

b-1) Que coisas seriam dedicadas para destruição? (Jericó).

Js.6. 17,21,24 - Homens, Mulheres, Jovens, Crianças, Velhos, Bois, Ovelhas, Jumentos e toda cidade.Anátema

- Ou “extermínio“(em hebraico herem ), significa uma pessoa, animal ou coisa que alguém subtrai do uso profano, consagrando-a a Deus (Dt 12,12-14; Js 11,11.14).

Tal “anátema” não podia ser resgatado, e muitas vezes devia ser destruído (cf. Js 6,17 e 1Sm 15,3; Jz 11,30-31 e nota).

No contexto profético significa o ato de extermínio.

No contexto sacerdotal se trata do sacrifício que é dado a YHWH quando se paga uma promessa.

Na história deuteronomística, da qual 1Samuel faz parte, é o objeto que tem que ser eliminado, como diz Deuteronômio: 7,1 e 13,18.

Com o tempo, “anátema” indicava apenas objetos oferecidos a Deus (Lv 27,28; Ez 44,27; Mc 7,11; Lc 21,5).

No NT “anátema” podia significar também exclusão temporária ou definitiva de uma pessoa do culto e da comunidade (1Cor 16,22: Se alguém não ama ao Senhor, seja anátema!; Gl 1,8-9:

Paulo diz que desejava ser “anátema” de Cristo em favor dos judeus (cf. Rm 9,2-5:… 2 que tenho grande tristeza e incessante dor no meu coração… Porque eu mesmo desejaria ser separado de Cristo). Osvarela

APOSTASIA E DESVIO [cont...]:

Jr.2.27. que dizem ao pau: Tu és meu pai; e à pedra: Tu me geraste. Porque me viraram as costas, e não o rosto; mas no tempo do seu aperto dir-me-ão: Levanta-te, e salvamos.

O apostata se comporta como diz o texto, achando que só com o seu rosto virado para o altar está servindo a Deus, mas o seu coração está voltado para outros “deuses”.

São palavras que se cruzam em algum momento da vida espiritual do indivíduo, como crente, ou da Igreja como todo.

Por definição, só pode haver apostasia se existir um referencial doutrinário, pelo qual se possa aferir se há desvio ou rebelião.

Desvio Doutrinário

Qual seriam os parâmetros, para que possam ser analisados:

Gl.1 6-9. Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho, o qual não é outro; senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema. Como antes temos dito, assim agora novamente o digo: Se alguém vos pregar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.

Este trecho de Paulo aos Gálatas é comparado a mensagem profética de Jeremias aos seus contemporâneos, os avisando, de que o desvio da vontade de Jeová, os levaria inexoravelmente a destruição.

Deve soar ainda, em nossos dias como um aviso para os crentes, quando ouvirem “Doutrinas” de um outro evangelho [letras minúscula], que possam parecer trazer novidades, aos nossos ouvidos.

Sinais:

Uma Igreja com posicionamento frio, afastada da doutrina e politizada como Israel, no tempo do Profeta Jeremias.

Uma Igreja com conotação formal, litúrgica e religiosa, perdendo os valores iniciais do Cristianismo:

-Amor ao próximo;

-Culto verdadeiro, substituído pelo culto egocêntrico, até pela palavra ou do pregador, ou pelo Líder ‘Carismático’, detentor da “visão”.

-Pregação de um Evangelho Cristocentrico e afastado da Tricotomia, pela qual, Jesus Cristo.

1-salva

2-batiza

3-arrebatará a sua Igreja.

-Evangelho que deixa a doutrina da regeneração da alma, pela doutrina do atendimento personalizado determinativo do ‘eu quero’.

-Evangelho dos pontos de toque: rosas, cristais, sal, suor, portas especiais [mas literais] para passar por elas.

Desvio Doutrinário:

Para que haja desvio é necessário que haja um “caminho”, qual será este caminho.

O primeiro que pode vir a sua mente é:

Jesus Cristo.

Mas, antes de chegarmos até este ponto de entendimento sobre desvio, é porque já estamos neste Caminho, vejamos quais os parâmetros nos apontam um desvio doutrinário.

-a Existência de uma Doutrina;

-Afastamento do que conceituamos biblicamente das Doutrinas;

-Parâmetros bíblicos dogmáticos para definir uma Doutrina;

-um olhar sob o prisma da escatologia – fim dos tempos.

Se pensarmos em consonância com a ocorrência profética de Jeremias, estaremos vendo um fim de tempo, ou consumação.

Assim é, que Desvio Doutrinário é uma marca espiritual de fim de tempo.

a-Marca de Início do juízo

b-Marca de Início dos acontecimentos finais de um aeon.

“Aion ou aeon é geralmente melhor traduzida como geração, é o mundo num dado momento, um período particular na história mundial”.

A Queda e Desvio de Israel:

Até a queda final, Israel passou por um período, intermediário de relacionamento profundo com Deus.

Do hebraico ‘rāpâ’, o verbo “deixar” é ‘ipsis verbis’afundar”, “deixar cair”, “desanimar”.

O verbo hebraico no grau ativo atesta a segurança com a qual o Senhor falava e Josué ouvia.

Deus jamais o abandonaria;

Israel caiu no laço do desamor e vaidade dos povos vizinhos.

Foi um caminhar contínuo, desde o reinado de Salomão.

Ato após ato, Israel foi adotando coisas dos outros povos, hábitos estranhos ao Senhor.

De tal maneira, que achavam que estavam servindo ao Senhor e poderiam também servir-se das ‘benesses’ de deuses estranhos.

Josias assume o reino, encontra a situação totalmente desvirtuada, desde os tempos posteriores a Salomão, com pequenos ‘intemezzos’ de culto sincero.

Durante o seu reinado ele conduz um processo de cura espiritual do povo.

O seu reinado durou anos, mas após sua morte o que vinha sendo curado, volta a se degradar, enfermar.

A Igreja Brasileira precisa procurar na Comunhão e Unidade, a manutenção de sua Santidade ao Senhor, para que não haja um período ‘senoidal’, o qual já ocorreu, de forma discreta, nos anos 70.

A politização do Culto [culto – no sentido amplo, além de uma reunião; no sentido da comunhão entre nós, no serviço a Deus], pode ser uma forma de principiar, ou precipitar, o Desvio Doutrinário, pelo simples prazer de querer ser “governo”, e não ser Ministro ou Sacerdote.

Jr. 5. 5;12;13;28. Irei aos grandes, e falarei com eles; porque eles sabem o caminho do Senhor, e a justiça do seu Deus; mas aqueles de comum acordo quebraram o jugo, e romperam as ataduras; Engordaram-se, estão nédios; Negaram ao Senhor, e disseram: Não é ele; nenhum mal nos sobrevirá; nem veremos espada nem fome. E até os profetas se farão como vento, e a palavra não está com eles;

A Igreja está correndo este risco, com o nascimento diário de novas portas, o que aparentemente é bom, mas no meio veem inúmeros ‘lobos doutrinários’.

- Nos rituais religiosos;

- Nos esforços pessoais;

-na propaganda e venda de Pregações e “produtos”. [há exceções, por necessidade ministerial.]

HOJE:

10.2. Assim diz o Senhor: Não aprendais o caminho dos gentios, nem vos espanteis dos sinais dos céus; porque com eles se atemorizam as nações....

Ritualização da Liturgia Cúltica:

O bom culto com hinos de louvor, no qual Deus se manifesta, há curas e batismos com Espírito Santo e Salvação de Almas, leitura bíblica, oração, doutrina, ensino, parece não mais satisfazer os crentes "modernos", em algum momento, está perdendo para certas inovações, proclamadas e anunciadas aos crentes como a modificação e saída do “marasmo” de um culto “antigo”, que vão a caça de:

Danças;

Pulos;

Gritos e olas;

Muitas palmas;

"Culto Disso",

"Quebra Aquilo",

"Cura Aquilo-Outro",

"Corrente do Não-Sei-O-Quê",

"Rede Sei-Lá-Das-Quantas",

Parece que aquele culto simples, que funcionou por séculos, , que desejosos de, porcarias, etc., e o povo de Deus continua fraco, doente e morrendo, por que não confia mais em Deus, e sim em rituais.

A Confiança em Rituais.

"Shows Gospel"

Terapias, [do amor...]

Gritarias

Simpatias:

Rosas,

Sal grosso,

Suor “ungido”,

Passar por portas,

Ramos de palmas e outros, etc.

Determinar,

Quebrar,

Amarrar, etc.

Liderança sob “visão especial”,

Apostolado generalizado,

Desprezo pela Palavra pregada

Verdadeiros ‘shows’ dos ditos ‘levitas’, a um custo previamente acertado $

Pregadolatria – idolatria de pregadores e cantores – se fulano vai cantar vai uma multidão, de fãs!!!!

Hoje até pregadores tem fã clube e recebem tietagem após sua pregação.

Em Israel antes de Durante os Dias de Jeremias:

CONDENADOS POR JEREMIAS:

-pôs uma imagem de escultura, no bosque da Casa do Senhor;

-até seus filhos e suas filhas queimaram no fogo aos seus deuses;

-edificou altares a todo o exército dos céus;

-e se inclinou diante de todo o exército dos céus, e os serviu;

-Passar os Filhos pelo Fogo;

-Adivinhação pelas nuvens;

-Agoureiro;

-Ordenação de Adivinhos e Feiticeiros.

Previamente Avisados:

Moisés recebe uma orientação sobre o futuro do povo e a deixa escrita, mas de nada valeu ao longo dos séculos.

O desvio doutrinário ainda nos é alertado por Deus por esta Lição, mas quantos tem criado enigmas, liturgias anti-bíblica, e até com certo grau de similaridade com crenças de outros deuses e até mesmo de feitiçaria?

Qual a Semelhança com Israel?

Orientação a Seguir:

Dt.12.30,31. Guarda-te, que não te enlaces seguindo-as

Dt.12.30,31. Guarda-te, que não te enlaces seguindo-as, depois que forem destruídas diante de ti; e que não perguntes acerca dos seus deuses, dizendo: Assim como serviram estas nações os seus deuses, do mesmo modo também farei eu. Assim não farás ao Senhor teu Deus; porque tudo o que é abominável ao Senhor, e que o aborrece, fizeram eles a seus deuses; pois até seus filhos e suas filhas queimaram no fogo aos seus deuses.

Israel deixou de confiar em seu Deus, o único Deus, para aliançados e contaminados com as gentes da terra [Canaã] e outros reinos, adorarem a deuses mastros e azeras.

Oferecer libações e sacrifícios humanos, quando Deus não os aceitava, conscurparam a Santidade do Santuário [átrios] de Deus, com instalação de deuses-ídolos, o que desagradou ao Senhor.

Israel deixou, ou melhor, desanimou de seguir ao Senhor, olhando para os aspectos libertinos de outras nações.

Literalmente Israel afundou em um lodaçal deixando “a mim, o Senhor, por cisternas rotas”,

Jr. 2.13. Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas.

Deus é o Único Deus:

O Desvio de Israel Inicia-se Por Várias Frentes:

1-não obedeceram a ordem de expulsar os moradores da região que Deus lhes deu;

2-aliaram-se a ‘fortalezas militares’, em detrimento a Força do Senhor;

3-foram tão perversos e descuidados com a Palavra de Deus, que só a acharam, após vários reinados, ao tempo de Josias.

Chega a tempos próximo, do Desastre Final com Manasses:

2 Reis21.-8. TINHA Manassés doze anos de idade quando começou a reinar, e cinqüenta e cinco anos reinou em Jerusalém... E fez o que era mau aos olhos do Senhor, conforme as abominações dos gentios que o Senhor expulsara de suas possessões, de diante dos filhos de Israel. Porque tornou a edificar os altos que Ezequias, seu pai, tinha destruído, e levantou altares a Baal, e fez um bosque como o que fizera Acabe, rei de Israel, e se inclinou diante de todo o exército dos céus, e os serviu. E edificou altares na casa do Senhor, da qual o Senhor tinha falado: Em Jerusalém porei o meu nome. Também edificou altares a todo o exército dos céus em ambos os átrios da casa do Senhor. E até fez passar a seu filho pelo fogo, adivinhava pelas nuvens, era agoureiro e ordenou adivinhos e feiticeiros; e prosseguiu em fazer o que era mau aos olhos do Senhor, para o provocar à ira. Também pôs uma imagem de escultura, do bosque que tinha feito, na casa de que o Senhor dissera a Davi e a Salomão... E não mais farei mover o pé de Israel...contanto que somente tenham cuidado de fazer conforme tudo o que lhes tenho ordenado, e conforme toda a lei que Moisés, meu servo, lhes ordenou.

Restauração:

Deus é tão bom com seu Povo que sempre mitiga a condenação e abre uma nova chance de retorno a Vocação Inicial de Escolhido.

Assim, também aconteceu com Israel.

Mas, é necessário iniciar a restauração pelo coração.

Deus manda uma mensagem aos que estão no Exílio, uma mensagem de que continuem a multiplicar-se pois ainda, voltarão a ser um Grande Povo em Sua própria Terra – Canaã.

Não desista quando você está num processo de desvio ou mesmo já foi exilado da tua possessão espiritual, Deus tem ainda um Tempo Novo para você!

Quando nos propomos a realizar uma restauração, a ação primordial é atentar para o que Deus nos fala pela sua Palavra, Israel deixou de lado o fundamento doutrinário-constitucional da Nação para sem lei, seguir o princípio secular de outros povos.

Ora! Isto foi fundamental, enquanto os estrangeiros vizinhos e parceiros militares-políticos atendiam e obedeciam, ainda que ignorância, aos ditames de seus “deuses”, Israel os acompanha em nesta aventura distanciado de uma orientação espiritual, ordenada pelo Deus Jeová.

Desta maneira, Israel estava sem lei para cumprir, e se um Estado não tem suas Leis, ou Carta Magna, vira um Estado anárquico, que é a questão profetizada por Jeremias, a anarquia era generalizada;

Da mesma forma, se a Igreja deixar se corromper e desprezar a Bíblia e for andar sob visões e interpretações humanas das Escrituras, será uma Igreja morta ou esvaziada, na direção do abismo e Desvio espiritual.

A Igreja de Éfeso foi avisada, como nós estamos sendo avisados nesta Lição sobre o afastamento das primeiras ações em amor na Igreja de Deus.

Ap.2. 4,5. Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres.

Pérgamo Também Sofreu A Mesma Exortação:

Ap.2. 14-16. ...algumas coisas tenho contra ti; porque tens aí os que seguem a doutrina de Balaão...introduzindo-os a comerem das coisas sacrificadas a ídolos e a se prostituírem. Assim tens também alguns que de igual modo seguem a doutrina dos nicolaítas. Arrepende-te, pois; ou se não, virei a ti em breve...

A Tiatira É Dito:

Ap.2. 20. ...toleras a mulher Jezabel, que se diz profetisa; ela ensina e seduz os meus servos a se prostituírem e a comerem das coisas sacrificadas a ídolos;

21 e dei-lhe tempo para que se arrependesse; e ela não quer arrepender-se da sua prostituição.

A palavra traduzida por divórcio no grego é uma palavra derivada de apostasia, daí então, da para nos termos uma idéia mais clara do que é apostatar da fé, é divorciar-se de Deus. Podemos dizer que no sentido de fé significa o desvio ou afastamento de um propósito definido, que é o de servir a Deus, podemos encarar o apóstata com desertor da fé”. Pb. Juari Barbosa- Cubatão-SP.

Mas, a evidencia maior, comparada à situação de Israel, nos tempos de Jeremias, o processo é idêntico, ao que ocorreu por anos á fio, com a Nação hebraica, até o desvio completo e apostata, e nos é anunciada, no texto para a Igreja de Laodicéia em Ap. 3. 15-19. ...nem és frio nem quente; ...porque és morno..., vomitar-te-ei da minha boca...dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta[...]; colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te.

Regra Áurea: A Bíblia Interpreta A Própria Bíblia.

Infelizmente, as Interpretações Bíblicas, sob a ótica de pretensos líderes, têm sido utilizadas, além ou aquém, da própria Interpretação dada pelas Escrituras.

A Igreja tem a sua carta Magna, como o Israel de Cristo, enxertado, após a queda da parede da separação, quando Cristo a derribou e de ambos os povos [Israel e gentios], fez um só povo.

Na sociedade;

No culto;

Nas ruas;

Entre as crianças;

Entre os adolescentes e jovens;

Entre os anciãos.

Tudo porque a Constituição do Estado de Israel fora renegada ou relevada a um segundo Plano.

Como poderiam governar sem uma mínima direção legal, já que para Israel, a Lei era este documento, que toda a Nação necessita para, se tornar um Estado de fato e de Direito.

O Escolhido Israel:

Jr. 2.3. Então Israel era santidade para o Senhor, e as primícias da sua novidade; todos os que o devoravam eram tidos por culpados; o mal vinha sobre eles, diz o Senhor.

-Então Israel era santidade para o Senhor...

A palavra anátema tem o significado de:

Separado para ser usado para/ou por Deus.

Pode ser estranho, veja no link de nossos subsídios sobre as lições sobre Josué.

Assim, quando os reis promíscuos de Israel se aliançam, e como o rei Ezequias abre o Tesouro da nação ao rei do Norte, estes reis estão quebrando um anátema dado por Deus, trazendo a morte para dentro da Nação.

Israel era [especial, separado] para Deus.

2 Reis 20.12-18. 17 Eis que vêm dias em que tudo quanto houver em tua casa, e o que entesouraram teus pais até ao dia de hoje, será levado a Babilônia; não ficará coisa alguma, disse o Senhor.18 E ainda até de teus filhos, que procederem de ti, e que tu gerares, tomarão, para que sejam eunucos no paço do rei da Babilônia.

Veja como o desvio vem caminhando lentamente dentro, ou no seio do Povo de Deus, que confiando numa pretensa posição de orgulho, não atenta que está sendo enlaçado, mesmo com aviso dos profetas, ao Caminho da Apostasia.

Pelo contrário, no erro eles se acham especialmente ‘desnessecitados’ de cultuar e adorar e buscar a Deus com mais fervor por serem Povo Especial, Possessão de Jeová, eles se deixam levar, por terem a presença de Deus no Templo, relaxadamente se houveram, confiados em Jeová, mas sem realizarem a sua parte diária de culto sincero a Deus.

Quando se aliançam, com o Egito, eles estão dizendo literalmente na face de Jeová, que era melhor confiar naquela nação, da qual Senaqueribe, disse, quase profeticamente [agora, posso entender, o texto]:

2 Reis 18.21.Eis que agora tu confias naquele bordão de cana quebrada, no Egito, no qual, se alguém se encostar, entrar-lhe-á pela mão e a furará; assim é Faraó, rei do Egito, para com todos os que nele confiam.

2.Que descem ao Egito, sem pedirem o meu conselho; para se fortificarem com a força de Faraó, e para confiarem na sombra do Egito.3 .Porque a força de Faraó se vos tornará em vergonha, e a confiança na sombra do Egito em confusão.

CONCLUSÃO:

Jr. 17.13. Ó Senhor, esperança de Israel, todos aqueles que te abandonarem serão envergonhados. Os que se apartam de ti serão escritos sobre a terra; porque abandonam o Senhor, a fonte das águas vivas.

Não devemos:

Nos esquecer de Deus, como centro de nossa adoração e vida

Não devemos seguir a práticas que surgem entre os crentes, como a novidade do momento

Não podemos deixar de viver Cristocentricamente

Não devemos servir a outros ‘deuses’ modernos: dinheiro, bens materiais, líderes possessivos

Devemos nos ater à Palavra de Deus como Regra Única de Fé

Manter o Culto, no sentido amplo do termo, com as características de Verdadeiro Culto à Deus

Não deixar nossa mente cauterizar

Atentemos para:

I Tm.4.1-11. Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras e têm a sua própria consciência cauterizada [...] ordenando a abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ações de graças pelos que são fiéis e que conhecem bem a verdade;[...]Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Cristo Jesus, nutrido pelas palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido; mas rejeita as fábulas profanas e de velhas. Exercita-te a ti mesmo na piedade.[...]mas a piedade para tudo é proveitosa, visto que tem a promessa da vida presente e da que há de vir.

9 Fiel é esta palavra e digna de toda aceitação.

10 Pois para isto é que trabalhamos e lutamos, porque temos posto a nossa esperança no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, especialmente dos que crêem. Manda estas coisas e ensina-as.

Fonte:

ESCATOLOGIA - O TEMPO DO FIM - Pb. Juari Barbosa e Rosemeire Santos - Cubatão/SP.

TEMOS QUE ANULAR TODA E QUALQUER CHANCE DA IDOLATRIA SE INSTALAR EM NOSSAS VIDAS.

Pr Ronaldo Alves Franco - ÁGUA SOBRE O ALTAR - I Reis 18.22-40

Lição CPAD – 2º Trimestre

Bíblia Plenitude

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger