sábado, agosto 28

JESUS – O CUMPRIMENTO PROFÉTICO DO ANTIGO PACTO. Lição de N.º09-CPAD-3º Trimestre/2010.


JESUS – O CUMPRIMENTO PROFÉTICO DO ANTIGO PACTO.
Lição de N.º09-CPAD-3º Trimestre/2010.                Autor.Osvarela
TEXTO ÁUREO.

Lc.24.44.E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE.
Atos 3.18-26. Mas Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca de todos os seus profetas havia anunciado; que o Cristo havia de padecer. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado. O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio. Porque Moisés disse aos pais: O Senhor vosso Deus levantará de entre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser. E acontecerá que toda a alma que não escutar esse profeta será exterminada dentre o povo. Sim, e todos os profetas, desde Samuel, todos quantos depois falaram, também predisseram estes dias. Vós sois os filhos dos profetas e da aliança que Deus fez com nossos pais, dizendo a Abraão: 
Na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra. Ressuscitando Deus a seu Filho Jesus, primeiro o enviou a vós, para que nisso vos abençoasse, no apartar, a cada um de vós, das vossas maldades.
Proto-Evangelho- Por isso é chamada essa profecia de “O Proto- Evangelho”, por ser a primeira de todas as profecias sobre Jesus. Podemos chamá-la de “a mãe de todas as profecias messiânicas”.Gn.3.15.
Testemunho – marturia – Gr. vem de uma palavra cuja raiz tem vários significados como "testemunhando," "testemunho," "testemunha" e "mártir".
Berith – Pacto.
João: Significa agraciado por Deus. Significa "DEUS É BONDOSO".
INTRODUÇÃO.
Podemos estender a posição profética de João nesta lição com base no conteúdo utilizado pelo escritor deste trimestre.
24. Sim, e todos os profetas, desde Samuel, todos quantos depois falaram, também predisseram estes dias.
NA lição anterior já utilizamos a expressão antigo pacto.
Trata-se da expressão que alinha Israel com O Senhor – Yhwh.
O uso da expressão Pacto é conceitualmente
Com João - O Baptista - aprendemos, sobre o término da antiga quadra na história profética de Israel.
1-Como outros profetas.
Pele de camelo – seus vestidos, como Jeremias.
Cinto sobre os lombos – como Jeremias.
No deserto como Elias.
Estamos nos deslocando do mundo dos profetas bíblicos, sob os conceitos da:
Oralidade
Dramaticidade
Na lição passada, com João O Baptista aprendemos a ver a profecia verbalizada e dramatizada, como em suas vestes, a exemplo de Elias.
Simbologia dramática.
A roupa feita da pele de camelo (animal considerado imundo pela lei, Lev 11:4) causava um escândalo na mente religiosa daqueles dias, assim como alimentar-se de gafanhotos era algo chocante.
Pelos de Camêlo  Mostrava o quão hostis eram os homens que se diziam servos de Deus, o camelo é reconhecido pelo seu temperamento hostil, além de ter a característica de não precisar beber água de contínuo. Ao camelo basta beber água uma vez pelo período de 40 a 50 dias. A palavra diz que Jesus é a água da vida, e não ir ao Senhor continuamente nos gera sede. Quando os homens olhavam para João enxergavam em suas vestes o que eles mesmos eram. João, bem como, o Evangelho de Cristo têm por objetivo revelar como somos diante de Deus.
Cinto de couro- Usado em torno dos lombos, fazia aos homens lembrar a opressão que o jugo causava nos bois que serviam como animais de carga. Não havia como não se constranger olhando João daquela forma paramentado. Eles se enxergavam rebeldes em função das vestes de camelo, e se enxergavam também subjugados pelo pecado através do cinto de couro que João usava em torno dos seus lombos.
Gafanhotos e mel silvestre - O gafanhoto era tido como inseto símbolo da destruição ( Jl 1 : 4), alimentar-se de gafanhotos era mostrar que o devorador é devorado pelo Senhor, isto salienta o poder do Senhor ( Lm 2:2). O mel silvestre como alimento é o símbolo de Cristo como alimento, veja Êxodo 16: 31 onde o maná é descrito como tendo o sabor de mel.
Jesus vindo imediatamente após João O Baptista mostra que era chegado do céu o alimento para a nação de Israel. Izidro Júnior - P.E.V. Tipos e Símbolos
Assim como Deus providenciara alimento dos céus o manhu era chegado o verdadeiro Pão que alimentaria multidões famintas.
Da mesma forma, Jesus, se revelaria o que dessedentaria as multidões.
João. 7.37. E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.
Assim também Jesus veio para acabar com o poder do gafanhoto destruidor de vidas.
Na cruz do Calvário é ele venceu para sempre o destruidor.
João 10.10. O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
I- Transição.
Fazendo uma transição mais próxima da lição passada, podemos orientar ao aluno quanto a completude do quadro profético messiânico com João, e agora a realização do evento máximo profetizado, ao longo de toda a Bíblia.
O que podemos chamar, através de todo ‘kanon’, um elo dourado ou de ouro que se fecha com a chegada e início do Ministério de Jesus, tal qual previsto pelas Escrituras.
II - Cumprimento do Antigo Pacto.
É essencial entendermos, que o Antigo pacto tinha no registo profético, compilado no ‘kanon’ judaico, uma finalidade principal duradoura, que está fundamentada na estabilização de um Reino Messiânico.
Para que este fosse instaurado, com o advento de Jesus, foi necessário estabelecer este Pacto com a semente de Abraão.
O pacto foi sempre fruto de uma visão profética redentiva entre Deus e a comunidade abraãmica de Israel.
O ‘mitte’ do Antigo Testamento é o Pacto, deste pensamento deriva todo o entendimento redentivo, profetizado e cumprido, em Jesus Cristo.
Eis um processo vivo e duradouro que deve ser entendido por nós ao estudarmos esta lição.
Penso sob uma ótica o conjunto do AT, mesmo a escolha de Israel em pactos diversos, tem como fundo realizador das ações o Reino de Deus, e tudo isto ser agrupado no Senhorio de Deus no estabelecimento de uma relação entre Deus e o homem, no qual os profetas fazem coro em anuncia-lo, mesmo de maneira indireta falando a Israel, mas com um foco único – Redenção em Jesus Cristo.
Ora, parece um contra-senso falar de uma comunidade abraâmica, e reforçar com o nome Israel, porém isto se faz necessário para que possamos entender todo o processo germinativo deste elo entre os homens, com o Antigo Pacto.
O antigo pacto, ou aliança antiga deve ser entendido sob certa ótica de sua realização.
1- Qual é o antigo pacto?
Qual é o pacto substituto do Antigo pacto?
O escritor da Epístola aos Hebreus, faz relação a uma Nova Aliança ou Pacto em Cristo [Hb.8.13].
O Pacto ou a antiga Aliança referida pelo escritor aos Hebreus é sem dúvida o pacto da Lei Mosaica.
Temos várias alianças.
a-Aliança com a criação.Os.6.7;Jr.3.20-26.
b--Noiaca – com Noé – Gn.9.11-13.
c-Abraãmica – Gn. 17.7.
d-Mosaica – Ex.34.14.
e-Davídica – 2 Sm.23.5.;Sl.89.1-4.
Há uma clara continuidade entre os Pactos abraãmico e mosaico, além disto, o pacto davídico decorre como continuidade do pacto abraãmico.
III - Proto- Enavelho.
Na realidade há um pacto redentivo firmado por Deus, exarado como o Protoevangelho em Gn.3.
3.15. E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
A administração pactual.
A expansão da Revelação de Deus se dá através dos Pactos.
Criador e sustentador – criação e Noé.
1-Terra e descendência – escolha de um povo em Abraão. Lc.24.44.ss. Vós sois os filhos dos profetas e da aliança que Deus fez com nossos pais, dizendo a Abraão:
Um hiato, para detalhar. Gn.48.15 E abençoou a José, dizendo: O Deus em cuja presença andaram os meus pais Abraão e Isaque, o Deus que tem sido o meu pastor durante toda a minha vida até este dia,
16 o anjo que me tem livrado de todo o mal, abençoe estes mancebos, e seja chamado neles o meu nome, e o nome de meus pois Abraão e Isaque; e multipliquem-se abundantemente no meio da terra.
1-a-Jesus na Benção de Jacó. Sucessão-Gn.49. 8. Judá, a ti te louvarão teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de teus inimigos: diante de ti se prostrarão os filhos de teu pai.
9 Judá é um leãozinho. Subiste da presa, meu filho. Ele se encurva e se deita como um leão, e como uma leoa; quem o despertará?
1-b-As Profecias anunciam um Reino duradouro e Jesus as cumpre em sua totalidade para ser o Eterno Rei dos Reis.
10 O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de autoridade dentre seus pés, até que venha aquele a quem pertence; e a ele obedecerão os povos.
11 Atando ele o seu jumentinho à vide, e o filho da sua jumenta à videira seleta, lava as suas roupas em vinho e a sua vestidura em sangue de uvas.
2-Terra e descendência – início da formação de uma Nação com Moisés.
2-1-Terra e descendência e trono – com Davi.
Estudando a questão pactual vamos encontrar que há aspectos a serem analisados nesta questão.
3-O pacto pode-se considerar como único.
Mas, a administração se desenvolve em partes distintas e épocas distintas, até chegar a Plenitude do Pacto - Cristo. Gl.4.4. Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei...
Aspectos pactuais.
Mosaico –
Cerimonial
Civil
Moral
III-1-Alguns aspectos do Antigo Pacto cessaram entre eles o aspecto cerimonial.
O aspecto cerimonial envolvia.
Cordeiro.
Sacrifício remidor.
Sacerdócio – sacerdote.
Reino.
Profeta. Lc.24.44.ss. O Senhor vosso Deus levantará de entre vossos irmãos um profeta semelhante a mim;
Pães. Pães da propiciação.
Páscoa.
D’onde aprendemos com o escritor de Hebreus. Hb.8.13. Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.
O que envelheceu, ou o absoleto é exatamente o cerimonial.
Em Jesus o cumprimento profético realiza-se totalmente em relação ao Antigo Pacto. Lc.24.44.... Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés...
1-Ele é o Cordeiro de Deus – Pascal.
2-Ele é o Sumo-Sacerdote.
3-Ele é o Sacrifício.
4-Ele é o próprio Rei.
5-Ele traz, em si, o Reino de Deus.
III-2-João – o último profeta do antigo pacto anuncia:
Para introdução de Jesus Cristo ao mundo, Deus preparou mais um profeta sob o antigo pacto, para seu cumprimento e fechamento de forma magnífica do Conjunto profético do Antigo Pacto, para que o escritor aos Hebreus viesse dizer: Hb.1.1-2. Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo;
Mar 1:15 - E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo.Arrependei-vos, e crede no evangelho...
IV- A TRANSIÇÃO.
Estabelecimento do Reino de Deus entre os homens, como profetizado.
Mar 1:14 - E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus,
O próprio Jesus informa aos seus ouvintes:
Mat 12:28 - Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o reino de Deus.
IV-3- Elementos do Cerimonial cumpridos em Jesus Cristo.
Ele é a Luz. Candelabro – Menorah. Quando Jesus fez esta afirmação Ele estava junto ao grande candelabro.
Ele é o Pão do Céu. Dos alimentos do povo de Deus o mais importante, sem dúvida, é o pão.
1-Jesus e o Egito.
Pão.
João 6.36. E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.48. Eu sou o pão da vida.
Dos alimentos do povo de Deus o mais importante, sem dúvida, é o pão.
Belém (Bet'lehem), cidade da Palestina em que nasceu Jesus, significa precisamente "casa do pão".
"O principal para a vida do homem é a água, o pão, o vestuário e uma casa para ocultar a sua nudez" (Eclesiástico 29, 28).
O pão era componente obrigatório de todas as refeições; servindo, também, para levar comida à boca. Nos primeiros tempos, preparado com farinha de trigo (ou de cevada) e legumes secos. Ainda sem fermento; que a novidade foi descoberta só mais tarde, pelos egípcios.
Belém (Bet'lehem), cidade da Palestina em que nasceu Jesus, significa precisamente "casa do pão".
O Pão sem fermento- Jesus.
Saída do Egito. Ex.12. 15. Por sete dias comereis pães ázimos; logo ao primeiro dia tirareis o fermento das vossas casas, porque qualquer que comer pão levedado, entre o primeiro e o sétimo dia, esse será cortado de Israel. 39 E cozeram bolos ázimos da massa que levaram do Egito, porque ela não se tinha levedado, porquanto foram lançados do Egito; e não puderam deter-se, nem haviam preparado comida.
O Pão sem fermento é guardado no Egito.
Uma descida ao Egito e uma volta para mais um cumprimento, a indicação de sua região como Jesus de Nazaré.
Mt.2.14,15.ss. Levantou-se, pois, tomou de noite o menino e sua mãe, e partiu para o Egito. e lá ficou até a morte de Herodes, para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta: Do Egito chamei o meu Filho.[...]
19 Mas tendo morrido Herodes, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonho a José no Egito,
20 dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel; porque já morreram os que procuravam a morte do menino. Então ele se levantou, tomou o menino e sua mãe e foi para a terra de Israel.
22-23. Ouvindo, porém, que Arquelau reinava na Judéia em lugar de seu pai Herodes, temeu ir para lá; mas avisado em sonho por divina revelação, retirou-se para as regiões da Galiléia, e foi habitar numa cidade chamada Nazaré; para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado nazareno.
a-Por que?
Ele é O Profeta.
Pela questão que estudamos na presente Lição.
Em Jesus Cristo se cumpre o que diz a Lição “Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.”.
Este texto infere.
Pacto confirmado através do anúncio profético de:
- Moisés. Dt.18.15. O Senhor teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis;
- Profetas. Destaque: Samuel-Malaquias.
- Salmos. Destaque – Davi. Sl.22.1. DEUS meu, Deus meu, por que me desamparaste? [Salmo de Davi para o músico-mor, sobre Aijelete Hashahar]
Sal 45:6. - O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de eqüidade.
b-O Cristo profetizado à Nação é também o Cristo profetizado ás nações.
Uma das grandes questões proféticas do Antigo Pacto, tal como escrevemos, neste texto remonta a questão da Salvação traspassar os muros da nação de Israel e atingir a todos a outras nações gentias.
Daniel escreve sobre isto ao narrar a prodigalidade verbal visitada em Nabucodonosor, após eventos extasiantes.
c-Jeremias infere a extensão de seu reinado sobre todo o Universo das nações.
Ageu 2:7
“E farei tremer todas as nações, e virá o Desejado de todas as nações, e encherei esta casa de glória, diz o Senhor dos Exércitos.”
Jer 10:7 - Quem não te temeria a ti, ó Rei das nações? Pois isto só a ti pertence; porquanto entre todos os sábios das nações, e em todo o seu reino, ninguém há semelhante a ti.
c-Mesmo Daniel escreve como as nações o viram.
Dn.3. 23-25. E estes três, Sadraque, Mesaque e Abednego, caíram atados dentro da fornalha de fogo ardente. Então o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa; falou, e disse aos seus conselheiros: Não lançamos nós dentro do fogo três homens atados? Responderam ao rei: É verdade, ó rei. Disse ele: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, e nenhum dano sofrem; e o aspecto do quarto é semelhante a um filho dos deuses.
Nascimento.
d-Isaías demonstra a geografia localizando a origem de Jesus Cristo, bem como, a região de seu ministério terreno.
Tal exatidão se expande sobre nós com incrível formatação verídica das profecias anunciadores do cristo, no Antigo Pacto.
Is. 9:1 - MAS a terra, que foi angustiada, não será entenebrecida; envileceu nos primeiros tempos, a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, na Galiléia das nações.
Coloco aqui uma outra palavra que expressa virgem, mas etimologicamente, há diferença, como podemos ver pela explicação do autor do texto compilado.
1.Bethulah  palavra que designa uma mulher virgem (Gênesis 24:16; Levítico 21:13; Deuteronômio 22:14,23,28; Juizes 11:37; 1 Reis 1:2). De acordo com Unger, Joel 1:8 não é uma exceção porque “diz respeito à perda do noivo, com quem não havia se casado”.
2.Almah (com véu) — mulher jovem na idade de se casar. Essa é a palavra empregada em Isaías 7:14. “Por intermédio de Isaías, o Espírito Santo não utilizou a palavra bethulah,porque tanto a idéia de virgindade como a de idade de se casar tinham de estar combinadas numa só palavra de modo a corresponder à situação histórica imediata e ao aspecto profético de um Messias nascido de uma virgem”. 28/1159
V- OS PROFETAS E SUA MORTE.
Localizando o local e preços envolvidos em sua morte e traição.
1-‘Comprando’ Jesus.
Mateus 27:9.10. Assim aconteceu o que o profeta Jeremias tinha dito: “Eles pegaram as trinta moedas de prata, o preço que o povo de Israel tinha concordado em pagar por ele, e as usaram para comprar o campo do oleiro, como o Senhor me havia mandado fazer.”
O quadro profético confirmado em Jesus nos leva a lembrar do texto sobre o próprio Profeta das Nações.
O despertar profético alcança uma incrível extensão, ao lermos sobre certos fatos únicos no quadro profético do Antiga Pacto.
Zac. 11:12 - Porque eu lhes disse: Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o meu salário e, se não, deixai-o. E pesaram o meu salário, trinta moedas de prata.
Zac. 11:13 - O Senhor, pois, disse-me: Arroja isso ao oleiro, esse belo preço em que fui avaliado por eles. E tomei as trinta moedas de prata, e as arrojei ao oleiro, na casa
Aceldama ou Akeldama (Aramaic:חקל דמא; campo de sangue) é o nome aramaico para um lugar em Jerusalém comprado com o dinheiro da traição de Judas Iscariotes - o traidor, a Jesus um dos discípulos de Jesus.
Em aramaico hagel dema significa "campo de sangue". O nome é escrito em grego Akeldamá, também conhecido como Akeldamách.
A terra nesta área é rica em argila (barro), e antigamente utilizada por oleiros. Por esta razão, foi antigamente conhecida como "campo do oleiro" ou em inglês Potter's Field.
A argila da região tem uma coloração forte vermelha, provavelmente pode ser atribuída ao atual nome do local. Mais recentemente o campo foi utilizado como cemitério para os não-judeus, mais exatamente nos primeiros anos do século XIX.
2-A sua vitória sobre o Inferno profetizada por Isaías.
Is. 14:9 - O inferno desde o profundo se turbou por ti, para te sair ao encontro na tua vinda;despertou por ti os mortos, e todos os chefes da terra, e fez levantar dos seus tronos a todos os reis das nações.
Ef.4.8-10. Por isso diz:Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro,e deu dons aos homens.Ora, isto—ele subiu—que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.
1 Pe.3.19. No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão;
O povo viu o sol se por ao meio-dia, as mulheres batiam em seus peitos.
Jr.15.9. A que dava à luz sete se enfraqueceu: expirou a sua alma; pôs-se-lhe o sol sendo ainda dia; ela se confundiu, e se envergonhou; e os que ficarem deles eu os entregarei à espada, diante dos seus inimigos, diz o Senhor.
Mc. 15.33. E, chegada a hora sexta, houve trevas sobre toda a terra até a hora nona.
Lc.23.44. E era já quase a hora sexta, e houve trevas em toda a terra até à horanona, escurecendo-se o sol;
Lc.23.27-44. E seguia-o grande multidão de povo e de mulheres, as quais batiam nos peitos, e o lamentavam. Jesus, porém, voltando-se para elas, disse: Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai antes por vós mesmas, e por vossos filhos.E também conduziram outros dois, que eram malfeitores, para com ele serem mortos.E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda.E dizendo: Se tu és o Rei dos Judeus, salva-te a ti mesmo.E também por cima dele, estava um título, escrito em letras gregas, romanas, e hebraicas: este é o rei dos judeus.E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós.Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação?E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez.E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.
3-O traidor profetizado.

No Salmo 41:9 o Rei Davi fala mais sobre a traição de Aitofel (A interpretação rabínica é a de que Davi efetivamente se refere a Aitofel):Até o meu melhor amigo, em quem eu tanto confiava, aquele que tomava refeições comigo, até ele se virou contra mim.
VI- RASTREANDO AS ESCRITURAS E ACHANDO O MESSIAS.
Assim temos uma linha contínua, que já chamamos de Linha dourada profética dentro das Escrituras.
Gn.3.15.
E. W. Hengstemberg diz: “É um fato indubitável, reconhecido unanimemente até mesmo por aqueles que recentemente têm contestado que essa seja uma referência a Ele, que o salmo (Salmo 2) era reconhecido por todos os judeus da antigüidade como uma predição do Messsias.”
SALMOS 2.1. Por que se amotinam as nações, e os povos tramam em vão?
2 Os reis da terra se levantam, e os príncipes juntos conspiram contra o Senhor e contra o seu ungido, dizendo:[...]12 Beijai o Filho, para que não se ire, e pereçais no caminho; porque em breve se inflamará a sua ira. Bem-aventurados todos aqueles que nele confiam.
O Fato. Gênesis 3:15; Deuteronômio 18:15; Salmo 89:20; Isaías 9:6; 28:16;32:1; 35:4; 42:6; 49:1; 55:4; Ezequiel 34:24; Daniel 2:44; Mi-quéias 4:1; Zacarias 3:8.
A Época. Gênesis 49:10; Números 24:17; Daniel 9:24; Malaquias 3:1.
Sua Divindade. Salmos 2:7, 11; 45:6, 7, 11; 72:8; 102:24-27; 89:26, 27; 110:1; Isaías 9:6; 25:9; 40:10; Jeremias 23:6;Miquéias 5:2; Malaquias 3:1.
Sua Ascendência Humana. Gênesis 12:3; 18:18; 21:12; 22:18; 26:4; 28:14;49:10; 2 Samuel 7:14;Salmos 18:4-6, 50; 22:22, 23; 89:4; 29:36; 132:11; Isaías 11:1; Jeremias 23:5; 33:15.
A Adoração pelos Magos. Salmos 72:10, 15; Isaías 60:3, 6.
A Descida ao Egito. Oséias 11:1.
Perseguição. 17 Cumpriu-se então o que fora dito pelo profeta Jeremias:18 Em Ramá se ouviu uma voz, lamentação e grande pranto: Raquel chorando os seus filhos, e não querendo ser consolada, porque eles já não existem.
O Massacre dos Inocentes. Jeremias 31:15.
VII- NO SEU NASCIMENTO VIRGINAL.
Em grego a idéia de virgindade é trazida pela palavra parthenos, tendo os seguintes sentidos: uma virgem, jovem em idade de se casar ou jovem casada, virgem pura (Mateus 1:23; 25:1, 7, 11; Lucas 1:27; Atos 21:9; 1 Coríntios 7:25, 28, 33; 2 Coríntios 11:2).
2 Sm.7.11. e como desde o dia em que ordenei que houvesse juízes sobre o meu povo Israel. A ti, porém, darei descanso de todos os teus inimigos. Também o Senhor te declara que ele te fará casa. Driver diz a respeito de 2 Samuel 7:11b: “Aqui Natã chega ao tema principal de sua profecia — a promessa não ao próprio Davi, mas à sua posteridade, e a declaração de que não é Davi que iria construir uma casa para lavé, mas que lavé iria construir uma casa (isto é, uma família) para Davi”.
12 Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, que sair das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino.13 Este edificará uma casa ao meu nome, e eu estabelecerei para sempre o trono do seu reino.14 Eu lhe serei pai, e ele me será filho. E, se vier a transgredir, castigá-lo-ei com vara de homens, e com açoites de filhos de homens;
15 mas não retirarei dele a minha benignidade como a retirei de Saul, a quem tirei de diante de ti.
16 A tua casa, porém, e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será estabelecido para sempre.
CONCLUSÃO.
Procurei condensar algumas informações, [com várias compilações,] mas com um foco no Antigo Pacto, que acho significativo, para entendimento do aluno e professor, pois as evidencias e referencias bíblicas, apontam para o total cumprimento da revelação que Deus nos destinou, em seu Filho Jesus Cristo, O Ungido de Deus, que seriam necessário muitos livros para este assunto e não se esgotaria os pensamentos e revelações.
O conteúdo desta lição nos aponta o que o cristão necessita entender.
Jesus cristo foi um fato único, seja.
Na Anunciação
No seu predecessor.
Na sua geração – Maria e José.
No seu local de nascimento
Na busca por povos de outras regiões[nações] pelo Ungido de Deus nascido e profetizado, até pelo aparecimento de uma estrela nova nos céus.
No seu ministério.
Na sua morte.
Na sua ressurreição.
Na sua glorificação.
Sempre digo, muitos morreram, ou nasceram e algumas profecias poderiam se relacionar com a vidas destes personagens, mas só em Jesus O Cristo de Deus, se cumpriram cabalmente todas as Profecias do Antigo Pacto.
A Ele a Honra e A glória e o Domínio pelos séculos dos séculos.
Fonte.
Teologia do AT e do NT – Gerhardf Hasel
Evidências que Exige um Veredito. Josh McDowell - Um clássico na defesa da fé cristã.
Sermão pelo Rev.C.R.Nobre
Sabores da Bíblia
Bíblia Plenitude
Bíblia on
Blíblia digital – cortesia Tio Sam.
Apontamentos do autor
Prof. Tarcísio –UPM
TBAT – UPMackenzie
Artur Germano

Nenhum comentário:

Seguidores

Ocorreu um erro neste gadget

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical