Últimos preparativos para final do resgate.Resgate de começar `Meia-Noite de quarta-feira.
Poço no Chile deve estar revestido nas próximas horas
10/10/2010
Depois de meses presos num desmoronamento de uma Mina de extração de Ouro e cobre, os mineiros poderão ser resgatados em poucas horas, após a preparação do equipamento - cápsula de sobrevivência e resgate - especialmente preparado para este evento.
Mais dois dias serão necessários para a preparação da cápsula.
além disto, será necessário a obtenção de medidas físicas dos mineiros, para o resgate, devido as medidas da cápsula eles devem estar em melhor forma possível, para serem içados e alcançarem as dimensões da cápsula.
Localização geográfica.
O governo chileno confirmou que ficará pronto nas primeiras horas desta segunda-feira (11) o revestimento do poço por onde os 33 mineiros presos no Chile subirão à superfície. Segundo o chefe das operações de resgate, André Sougarret, a previsão é de que o revestimento estará completo às 9h de segunda-feira.
Após a conclusão desse procedimento, será montada a plataforma de suporte da cápsula, por onde os mineiros serão içados. O revestimento consiste em proteger com tubos metálicos o duto de 622 metros de largura por 66 centímetros de diâmetro. O trabalho no túnel começou a ser feito na manhã deste domingo (10) após a conclusão de que não seria preciso revestir todo o buraco, mas apenas 96 metros .
Depois de posicionados os tubos, serão necessários mais dois dias para a instalação da grua e a preparação da cápsula que transportará os mineiros pelo duto, segundo Laurence Golborne, ministro da Mineração.
Resgate de mineiros no Chile está previsto para começar na quarta-feira.
"Vamos colocar um mineiro sozinho em uma cápsula estreita e fazê-lo subir num elevador como se fosse da base ao topo do Pão de Açúcar", disse neste domingo (10) o ministro da Saúde do Chile, Jaime Mañalich.
Mañalich disse que as maiores dificuldades da retirada são a profundidade e a inclinação (de dez graus) que há na subida – que tampouco tem uma superfície lisa. Tudo a uma velocidade de 1m/s.
Os riscos são de embolia pulmonar, nausea e vômitos. No contato com a superfície, o problema é a claridade. "Lá embaixo nós simulamos o dia, mas não é muita iluminação. É como um cinema. Aqui é muito mais iluminado."
A estrutura de resgate estará pronta desde segunda-feira (11), preparada para que a qualquer momento o primeiro mineiro saia.
Dois helicópteros, vagas nos hospitais e 150 pessoas de apoio estarão à disposição.
* G!-Com informações de agências internacionais.
Operação em Fotos.
Vídeo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário