sábado, outubro 2

O QUE É ORAÇÃO. Lição 01-CPAD-4º Trimestre/2010

O QUE É ORAÇÃO.
Lição 01-4º Trimestre/2010 Autor. Osvarela
TEXTO ÁUREO.
“Orando em todo o tempo com toda oração e súplica no espírito, e vigiando nisso com toda a perseverança e súplica por todos os santos”. Ef. 6.18.
Objetivo.
Fp.4.6. Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças;
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE.
1 Cr. 16.8,10-17.
João 15.16.
Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.
I- CONCEITO GERAL.
Oração.
O tema deste trimestre é importante escolha dos editores da Casa para nós como membros das Assembléias de Deus.
Trata-se de um Ministério importante na casa de Deus, sem o poder do qual a Igreja seria uma entidade espiritual inerte.
No conceito geral das religiões, Oração é um pedido a divindade.
- a Oração pode ser também expressa, entre muitos povos, através de cânticos ou hinos de adoração ou de súplica.
A Oração à divindade, é uma forma de o homem expressar para o ‘divino’ [seja qual for a divindade conhecida, pelo que pede], o reconhecimento da superioridade de realizar o que ao homem é impossível.
Para nós, os crentes, esta absoluta superioridade, soberania, e poderio, só pode ser encontrada e é absoluta em Deus Triuno – coexistente em três pessoas. O Pai. O Filho E O Espírito Santo.
Oração é um rogo.
Uma súplica – ‘Proseuchomai’
Substantivo básico – ‘euche’ – uma prece; fazer um juramento;
-Pode ser pedido pelo próprio ser que ora. Sl.42.5,6. Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face. Ó meu Deus, dentro de mim a minha alma está abatida; por isso lembro-me de ti desde a terra do Jordão, e desde os hermonitas, desde o pequeno monte.
1-Pode ser um pedido por outro.
a-Exemplo.
Abraão – Oração Intercessória – Gn.18. 22-33. Então os homens, virando os seus rostos dali, foram-se em direção a Sodoma; mas Abraão ficou ainda em pé diante do Senhor. E chegando-se Abraão, disse: Destruirás também o justo com o ímpio? Se porventura houver cinqüenta justos na cidade, destruirás e não pouparás o lugar por causa dos cinqüenta justos que ali estão? Então disse o Senhor: Se eu achar em Sodoma cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei o lugar todo por causa deles. Tornou-lhe Abraão, dizendo: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinza.[...] Disse ainda Abraão: Ora, não se ire o Senhor, pois só mais esta vez falarei. Se porventura se acharem ali dez? Ainda assentiu o Senhor: Por causa dos dez não a destruirei. E foi-se o Senhor, logo que acabou de falar com Abraão; e Abraão voltou para o seu lugar.
2-Pode ser um pedido de alguém a uma divindade, mesmo que não seja a ‘sua’ divindade. Ex.8.28.somente que, indo, não vades longe; orai também por mim. Então disse Faraó: Deixar-vos-ei ir, para que sacrifiqueis ao Senhor vosso Deus no deserto;
Exo 9:28 - Orai ao Senhor (pois que basta) para que não haja mais trovões de Deus nem saraiva; e eu vos deixarei ir, e não ficareis mais aqui.
Do mesmo corpo místico -1Te 5:25. - Irmãos, orai por nós.
3-Pode ser um pedido por necessidade.
4-Pedido por Nações, Povos, Cidades.
Pela cidade mesmo que ela não lhe seja a cidade de sua benção, mas de sua tribulação. Jr.29.7. E procurai a paz da cidade, para onde vos fiz transportar em cativeiro, e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz.
5-Pelo bem, com promessa.
Sl.122.6. Orai pela paz de Jerusalém; prosperarão aqueles que te amam.
Orai – sha’al – pedir, buscar, solicitar, desejar.
Esta é uma palavra inunsual para ‘orar’, porém sugestiva para pedir ou indagar sobre algo.
Sha’ul – Saul – significa “o que foi pedido” ou “solicitado”
-Fome, chuva, doenças, bênçãos, prosperidade, afastamento de maldições, prevenção, cuidado.
II- OUTROS FATOS LIGADOS A ORAÇÃO.
II-1-A ORAÇÃO E A POESIA HEBRAICA
Quando estudamos a poesia hebraica e de outros povos do Oriente, vemos que há formas variadas desta forma de fala do homem com a divindade É Vivencial.
Isto é apresenta a vivencia os relacionamentos espiritual, social e cultural no cotidiano.
Apresenta-nos a verdadeira espiritualidade de forma vívida, no dia-a-dia do povo hebreu, sejam reis, profetas, cantores ou sábios.
Ela nos alerta sobre várias formas de oração.
Intimidade.
Relacionamento, mesmo em crise. Sl. 51.
Falando a alma.
Expressando gratidão.
Reconhece que é de Deus, que vem tudo para o que Ora. Sl.103. 1-3. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios. É ele quem perdoa todas as tuas iniqüidades, quem sara todas as tuas enfermidades.
O entendimento teológico tem firmado, o entendimento de que a religião judaica, o judaísmo, nasce no exílio babilônico de Judá- tendo como uma das colunas desta Religião a Oração.
Entenda a diferença, aqui, estamos falando do judaísmo, como religião e não, do que poderíamos chamar de hebraísmo vocativo e receptor, e proclamador do Senhor Jeová, como vida nacional cúltica anterior, sem que fosse estabelecida como religião,mas como uma nação teocrata.[plantar, colher, guerrear, casar, incluía a presença de Deus], não que antes eles não orassem a Deus, mas na realidade Deus falava diretamente ‘sobre’ a nação como seu povo.
III- TIPOS DE ORAÇÃO.
Nas Escrituras encontramos vários tipos de Oração.
-Rogo
-Súplicas
-Socorro
Na angústia
Na esterilidade- 1 Sm.1.10. Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente.
No perigo - Até nas profundezas - Jó.2.1-2. E OROU Jonas ao Senhor, seu Deus, das entranhas do peixe.E disse: Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz.
Na tristeza
Nas intempéries - Exo 9:28 - Orai ao Senhor (pois que basta) para que não haja mais trovões de Deus nem saraiva; e eu vos deixarei ir, e não ficareis mais aqui.
-Clamor
-Adoração - 12 .Lembrai-vos das maravilhas que fez, de seus prodígios, e dos juízos da sua boca;
-Proteção
IV- ETIMOLOGIA.
Oração (mishpat)
Português = Oração.
Transliteração = Tefiylah ou Tephilah, Neum, Hattafah, Mishpat. [Substantivo Feminino.]
Tephilahaparece 75 vezes, no Antigo Testamento, segundo pesquisas bíblicas. Sendo 32 só nos Salmos.
Desta palavra vem o nome das correias, que são usadas como fitas atadas nos braços dos judeus, as quais contém as palavras de Deus, e quando ele se preparava para um período de Oração - tephilin.
‘Proseuchomai’ – Uma súplica
Substantivo básico – ‘euche’ – uma prece; fazer um juramento;
Euchomai – vb. Descreve uma invocação, pedido ou súplica.
Adição do prefixo ‘pros’ – ‘Proseuchomai’ – ‘na direção de’ [Deus], com esta adição prefixal, ‘prosechomai’ torna-se uma palavra usual para Oração.
“Sefer Tehillim”.
Livro dos cantos, dos louvores. Nesse caso tehillim é o plural de tehillah.
Sl.150.1-6. LOUVAI ao Senhor. Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder. Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza.Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa. Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos.Louvai-o com os címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes.Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor.
Salmos são orações deste tipo.
Podem ser uma fala do Homem com Deus, e até mesmo estar dentro de uma fala do homem com o próprio homem interior [alma-anima] para compreender a vontade de Deus para situações, pelas quais está passando e situações que necessitam da intervenção divina.
a-Hinos de Adoração e Louvor. Sl 100,4: Entrem por suas portas dando graças, com cantos de louvor (tehillah) em seus átrios, celebrem a ele e bendigam o seu nome
-Hinos de Adoração e Gratidão. Sl 40,4: pôs em minha boca um cântico novo, um louvor (tehillah) ao nosso Deus.
b-Súplicas a Deus. Sl 22,3: De dia eu grito, meu Deus, e não me respondes. Grito de noite, e não fazes caso de mim!
Sl 22,4: E tu habitas no santuário, tu, louvor (tehillah) de Israel!
1-Oração.
A palavra no hebraico pode ser definida por vários termos um deles é tephilla, que significa ‘súplica a Deus’.
a-Intercessão
b-Súplica por alguém -
Isaías 1.15: Quando vocês erguem para mim as mãos, eu desvio o meu olhar; ainda que multipliquem as orações (tephillah), eu não escutarei.
Há também, uma palavra similar na escrita hebraica – tehillah. Mais ligada à oração como cântico.
2-JESUS OROU AO PAI.
João 17.1. JESUS falou assim e, levantando seus olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti; 9. Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.
A Igreja Primitiva e a Oração.
At.114. Todos estes perseveravam unanimemente em oração, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele.
3-A IGREJA PRIMITIVA OROU A DEUS, E VIVIA EM ORAÇÃO.
Inclusive, a lição do último domingo, nos lembrou daquela igreja e lemos em Atos dos apóstolos a contínua oração exercida pela mesma Igreja.
Atos 12. 5;12. Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.
E, considerando ele nisto, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam.
-É uma arma contra aqueles que lutam contra a Igreja.
-É uma defesa contra ataques do Inimigo.
-É uma ordem expressa para Igreja. Para estar atento, desperto – Lc.22.46. e disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos, e orai, para que não entreis em tentação.
a-Orar por todos.
b-Pelos irmãos. Orando em todo o tempo com toda oração e súplica no espírito, e vigiando nisso com toda a perseverança e súplica por todos os santos”. Ef. 6.18.
Pelos que se fazem nossos inimigos.
Mt.5.44. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
Portanto a Oração pode nos confirmar em Cristo, a nossa filiação, divino-paternal em Cristo.
c-Para cura dos enfermos. Tg.5. 15. ... e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.
d-Pelo poder que há neste ato.
e-Pela resposta certa de Deus, e sempre em nome de Jesus Cristo.
1 Tess. 5.17; 25. Orai sem cessar. Irmãos, orai por nós.
-É um clamor de cada irmão pelo o outro.
A oração nos faz ser parte dos problemas da Igreja agregando todos em um só interesse, sem isto a Igreja perde o formato revelado a Paulo.
f- Corpo místico de Cristo;
g- Edifício divino estabelecido por Deus;
h- Agência da Palavra da Verdade
i- Intercessora pela situação desta Terra, como sal do Mundo.
V- ORAÇÃO.
POSIÇÃO E LOCAL.
Onde Orar?
Como Orar?
Onde Orar?
Só na Igreja, ou no Templo....?
A Oração no templo está ligada a etimologia de tephilah – Leiamos – 2 Cr.6. 19,20. Contudo, atende à oração e à súplica do teu servo, ó Senhor meu Deus, para ouvires o clamor e a oração que o teu servo faz diante de ti; ... para ouvires a oração que o teu servo fizer neste lugar.
Neste texto bíblico há um destaque e significado especial às orações.
Elas são ou serão feitas no Templo, o qual está aos alcances dos olhos do Senhor, de noite e de dia.
O uso do vernáculo orar – orardes – orares –
Refere-se a pedido, súplica – [e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.], ligado a direção da Oração à Deus – veja abaixo, o sentido vertical da oração.
Mt.6.5,6,7. E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos.
Cabe um esclarecimento:
Não confundir a forma de orar em pé nas igrejas, ou orara repetidas vezes por algo que você está buscando em oração.
Para isto necessitamos entender, o Ensino Geral sobre o Ministério da Oração.
Como Intercessor oramos por causas até Deus a seu tempo mandar a resposta.
Jesus usa o exemplo da mulher necessitada e o juiz iníquo. Lc.18.1.ss, e destaco vs.7. E não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que dia e noite clamam a ele, já que é longânimo para com eles?
Paulo orienta – -Orai sem cessar- , em ambos os sentidos, com perseverança e estar sempre em oração, mesmo sem palavras audíveis aos homens.
VI- A POSIÇÃO DA ORAÇÃO NO CORPO MÍSTICO.
Temos duas posições da Oração em relação à Igreja do Senhor Jesus Cristo.
A-Relacionamento Inter Deus E Homens.
- A primeira dela ensinada pelo próprio Jesus Cristo é de caráter pessoal e de caráter pertencente ao Mandato Social concedido por Deus ao Homem antropológico, ou seja, o relacionamento tripartide – Deus - Homem e próximo – este mandato foi expresso por Jesus Cristo na Oração Perfeita – A Oração do Pai Nosso.
Mt. 6.9-13.
Portanto, vós orareis assim:
“Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre.
Amém”.
B-EXEGESE.
Falando com Deus
Posição – Céus
Invocando o reino para estar presente entre nós na terra, na mesma maneira divino celestial
Reconhecimento – sustento vem de Deus
Periodicidade – diariamente
Momento – hoje
Perdão – devedores e dependentes deste perdão
Base para relacionamento
Perdoado somos perdoadores dos que nos devem
Proteção
Livrai-nos da tentação – tribulações – dificuldades - pressões
Do mal
Reconhecimento do reinado universal de Deus
Eternidade de Deus
Poderio
Cântico
Louvor
Amém vem etimologicamente da raiz verdade, isto é, verdadeiramente.
1-Relacionamento Igreja - Deus e Corpo.
A visão da Igreja como Corpo é fundamento, para o entendimento deste ato de expressão de nossas necessidades.
O relacionamento entre os membros da Igreja é fundamental, para que se possa exercitar a Oração intercessória, uns pelos outros.
A Bíblia Sagrada afirma.
Rm.12.13. Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade;
VII- O TEMA DE NOSSA LIÇÃO NESTE TRIMESTRE É ORAÇÃO.
Mais só Oração basta?
A Bíblia mostra-nos uma série de eventos e textos, que nos ensinam que não basta orar.
Há coisas que vêem até mesmo antes da oração.
Assim, muitas vezes Israel orou à Deus, mas de maneira tal, que a sua oração apesar de ser ouvida, não obtinha resposta, pelos erros advindos de uma vida com faltas e momentos de total desvio daquilo que deve acompanhar a Oração.
Mt. 26:41 - Vigiai e orai, para que não entreis em tentação;
Poderíamos colocar entre as definições do que é a oração, um entendimento, com base em Lc. 22:40 - E quando chegou àquele lugar, disse-lhes: Orai, para que não entreis em tentação.
1-Oração do Justo.
Bem-aventurado o homem a quem Deus não imputa pecados.
Temos um exemplo de um homem, que procurava ser justo em seus atos, e ele foi feliz de tal forma, que Deus enviou um anjo ao seu lar às 15:00 hs, atentando a suas orações.
At. 10.1,2. E HAVIA em Cesaréia um homem por nome Cornélio, centurião da coorte chamada italiana, Piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Deus.
At. 10.3,4. Este, quase à hora nona do dia, viu claramente numa visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e dizia: Cornélio! O qual, fixando os olhos nele, e muito atemorizado, disse: Que é, Senhor? E disse-lhe: As tuas orações ...têm subido para memória diante de Deus;
Entre tantas orações, como dissertamos na inicial, deste texto, nós temos a necessidade de declarar que há distinção perante Deus, para a oração do Justo.
Lógico que Deus não deixará de ouvir a oração daquele que ainda não o conheceu, mas o justo estará sempre utilizando, como arma a sua Oração.
Tg. 5:16 – [...] A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.
Posição.
2- Confissão
3- Cura
Tg. 5:16 - Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.
A Oração e a palavra a ser ouvida – Pregação e Oração.
Ef. 6.18,19. Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho ...
VIII- A VERTICALIDADE E A HORIZONTALIDADE DA ORAÇÃO.
A-Horizontal.
Talvez você não tenha ouvido sobre esta visão sobre o sentido como caminho percorrido pelas orações.
Há um caminho horizontal – quando dirigido a algo a altura humana visível e diretamente a ela – é o caminho da oração às imagens esculpidas.
Is.44. 15,17. Então ela serve ao homem para queimar: da madeira toma uma parte e com isso se aquenta; acende um fogo e assa o pão; também faz um deus e se prostra diante dele; fabrica uma imagem de escultura, e se ajoelha diante dela. Então do resto faz para si um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, prostra-se, e lhe dirige a sua súplica dizendo: Livra-me porquanto tu és o meu deus.
Há casos como o trecho acima em que por ‘teofania’, [Abraão ficou ainda em pé diante do Senhor.], a posição do que fala com Deus, é comparada a nível antroplógico.
Temos o caso de Moisés que falava ‘cara a cara ‘ com Deus.
Alguns poderão, falar que Deus é Emanuel – Deus conosco – mas, como ele habita nos Céus, que é o seu trono e a Terra o escabelo dos seus pés, é de lá que ele ordena a suas bênçãos, sobre nós e responde as nossas orações. [leia trecho abaixo, sobre Jesus]
B-Vertical.
Jacó teve a oportunidade de entender como funciona a relação céus de Deus e terra do homem.
Assim ele teve uma visão em Betel, que considero esclarecedora do que eu chamo da verticalidade da Oração.
Jesus ensinou-nos, pois veio do alto e conhecia esta noção vertical da relação com Deus na Oração.
João. 11.41,42. Tiraram então a pedra. E Jesus, levantando os olhos ao céu, disse: Pai, graças te dou, porque me ouviste. Eu sabia que sempre me ouves; mas por causa da multidão que está em redor é que assim falei, para que eles creiam que tu me enviaste.
No livro do Apocalipse vemos como funciona.
Ap.8.
Relação entre saída da oração dos lábios
Espaço: Terra – Céu.
C-Condução da oração até aos céus.
1 – a oração é produzida
2 – o recolhimento
3- agentes desta ligação –
a- homem
b- anjos receptores
D-Ação nos Céus.
c- anjos receptores - 3 Veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para que o oferecesse com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro que está diante do trono.
E condutores - 4 E da mão do anjo subiu diante de Deus a fumaça do incenso com as orações dos santos.
-local apropriado para lançar as orações.
Ap.5.8. ...prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.
d- Deus
e- Movimento das orações, nos céus
f- Resposta - 5 Depois do anjo tomou o incensário, encheu-o do fogo do altar e o lançou sobre a terra; e houve trovões, vozes, relâmpagos e terremoto.
E-Tempo para Chegada da Oração desde que sai de nossos lábios, até chegar aos Céus.
Daniel orou e passaram-se 21 [vinte e um dias] dias para que a resposta de sua Oração chegasse.
Mas, quando ela chegou havia uma explicação pela demora.
A Oração fora ouvida nos céus na mesma ocasião inicial em que saíra dos lábios de Daniel, mas a resposta demorou pelos conhecidos trechos bíblicos.
A Oração move os céus.
12 Então me disse: Não temas, Daniel; porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras, e por causa das tuas palavras eu vim.
CONCLUSÃO.
Aprenda.
Tua oração já foi ouvida, mas ela chegará sem dúvida.
Aliás, a dúvida é uma forma do inimigo de nossas almas, impedir o crente de orar ou desanimar de orar.
Mas não desanime nunca, perseverai em Oração.
Instrumento doado por Deus aos homens crentes para falarem com Ele, em qualquer situação.
Na alegria
Nas dificuldades.
No deserto
Para revelar mistérios divinos.
Que possamos aprender a Orar!
Mt.26. 36-41. Então foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani, e disse aos discípulos: Sentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar. E levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Então lhes disse: A minha alma está triste até a morte; ficai aqui e vigiai comigo. E adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra e orou, dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. Voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Assim nem uma hora pudestes vigiar comigo? Vigiai e orai
Fonte.
Apontamentos do autor
TBAT-Mackenzie
Bíblia Plenitude
Bíblia digital – cortesia Tio Sam
Elia Kopciowski
Maria Brutti
Lição CPAD
Walter Santangelo - Clara Costa Kopciowski
Carta de São Paulo aos Romanos por Rubem Martins Amorese
Outras fontes.

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger