sexta-feira, outubro 15

A Oração Sábia - Lição 03-CPAD – 4º Trimestre


A Oração Sábia
Lição 03-CPAD – 4º Trimestre                             – Autor. Osvarela
Texto Áureo.
2Cr 7:1: “E, acabando Salomão de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do Senhor encheu a casa”.
Leitura Bíblica em Classe:
2Cr 6:12,21,36,38,39
2Cr 6:12. E pôs-se em pé, perante o altar do Senhor, na presença de toda a congregação de Israel, e estendeu as suas mãos.
21  Ouve, pois, as súplicas do teu servo, e do teu povo Israel, que fizerem neste lugar; e ouve tu do lugar da tua habitação, desde os céus; ouve pois, e perdoa.
36  Quando pecarem contra ti (pois não há homem que não peque), e tu te indignares contra eles, e os entregares diante do inimigo, para que os que os cativarem os levem em cativeiro para alguma terra, remota ou vizinha,
38  E se converterem a ti com todo o seu coração e com toda a sua alma, na terra do seu cativeiro, a que os levaram presos, e orarem para o lado da sua terra, que deste a seus pais, e para esta cidade que escolheste, e para esta casa que edifiquei ao teu nome,
39  Ouve, então, desde os céus, do assento da tua habitação, a sua oração e as suas súplicas, e executa o seu direito; e perdoa ao teu povo que houver pecado contra ti.
Glossário.
Um "homem sábio" por exemplo: um rabbi ou outra pessoa extremamente versada na Torah e no Talmud é chamada Talmid Chacham, denotando uma pessoa muito estudiosa no Torah - literalmente, "um sábio estudante do conhecimento da Torah".
Σοφία, "sofía" - A ‘sophia’ é o conhecimento verdadeiro.
"Sabedoria prática", ou a habilidade para agir de maneira acertada".
Para "sophia" há conceitos diferentes: muitos fazem distinção entre a "sabedoria humana" e a "sabedoria divina" (teosofia - θεοσοφία (Theosophia)). A palavra θεός, em grego significa um deus.
SOPHIA CHRISTOU (grego): “Sabedoria de Cristo”.
INTRODUÇÃO.
A-O Valor da Sabedoria.
Ec.7.11,12.  Tão boa é a sabedoria como a herança, e dela tiram proveito os que vêem o sol. Porque a sabedoria serve de defesa, como de defesa serve o dinheiro; mas a excelência do conhecimento é que a sabedoria dá vida ao seu possuidor.
A Bíblia tem vários relatos sobre a sabedoria.
Sabedoria na Bíblia é uma qualidade única, em ter conhecimento do como viver uma vida sob a inteira dispensação divina.
Na Bíblia encontramos alguns importantes traços das personalidades bíblicas e do homem.
Tg. 1:5 - E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.
A ‘sofia’ ou sabedoria humana, pode ter várias origens, entre elas:
1-Sabedoria Natural
É o conhecimento geneticamente [não estou afirmando como transmissão, mas como formação, segundo salmo 139] inato.
É diferenciado em áreas de uso do cérebro humano, uns são sábios em sabedoria espacial, sabedoria social, sabedoria relacional, sabedoria numérica, etc.
2-Sabedoria mística ou sobrenatural.
Efésios 3.10. “Para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais”.
A Sabedoria de Deus nos revela, em sua multiforme forma, de maneira que seja útil para todo o bom propósito de Deus.
B-Salomão –
Sabedoria charismatica – concedida.
A sabedoria concedida por Deus a Salomão foi utilizada para:
-Justiça
-Governo
-Descobertas
Em toda a modalidade de ciência, provérbios e afins.
1-seu relacionamento com a Oração;
É necessário entendermos, que toda a sabedoria disponível a Salomão só pode ser usada por ele na Oração, pelo reconhecimento da ‘charis’ celeste em sua vida.
Desta forma o seu coração se amoldou a sabedoria divina, não só em benefício próprio, mas em saber pedir, e transferir esta sabedoria na oração, para todo o benefício de toda a Nação de Israel.
Esta é a sabedoria buscada na fonte divina, para nós a única e exclusiva fonte da veradeira sabedoria, aquela que pode ser buscada em Deus triúno, Pai, filho, Espírito Santo, fonte de toda a sabedoria, mesmo a natural, pois Ele é o doador da vida.
C-A Origem da Sabedoria Salomonica:
De quem Salomão adquiriu sabedoria?
Um segredo de alma.
A Bíblia narra, que no início do seu governo o rei Salomão recebeu uma visita de do Senhor Deus, em Gibeon.
A visita da Santidade foi particularmente objetiva, no sentido de colocar-se à disposição do Rei para qualquer coisa que ele pedisse ao Senhor.
De maneira correta Salomão não teve ousadia em pedir ao Senhor, nesta visita, nenhum bem material, ou sequer a destruição de seus inimigos, ou poder extremo.
Tal ação, foi agradável ao Senhor, que lhe deu da sua sabedoria ou entendimento, da qual nenhum homem jamais teve na face da Terra.
A inferencia é necessária, para podermos, entender porque Salomão orou com tal sabedoria.
C-1-O espírito de Salomão orou bem, pois ele naturalmente era sábio e era espiritualmente dotado da Sabedoria divina.
E o seu coração não mudara, e estava tal qual, à época da visitação do Senhor em Gibeon.
C-2-Oração Sábia.
Eis a questão, como podemos orar de maneira sábia?
Orar é uma forma comum de comunicação com a divindade.
1-Por que a nossa oração é eficiente e como a de Salomão deve ser sábia?
O rei Salomão teve a oportunidade, na qual soube pedir a Deus entendimento, conforme trecho acima.
Salomão recebeu o que pediu, de Deus – A Sabedoria -, por faze-lo de maneira sábia.
D-Linha Mestra do Subsídio.
Conforme a Lição, gostaria de conduzir o pensamento do leitor, através da inspiração do Espírito Santo.
Há parametros bíblicos, que nos fazem andar dentro do objetivo em busca de falar com Deus.
Muitos vivem uma vida espiritual sem plenitude, por que desconhecem o verdadeiro caminho da oração sábia.
Tg. 1:5 - E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.
A ‘sofia’ ou sabedoria humana, pode ter várias origens, entre elas:
A inteligência e a capacidade humanas são de grande valor, mas quem não as sujeita ao Senhor e não as coloca a Seu serviço, perde a bênção que poderia receber e não alcança o alvo proposto. Burkhard Vetsch
Comer da árvore do conhecimento do bem e do mal não trouxe a sabedoria divina.
Resultou, sim, em culpa, medo e na separação de Deus. Assim, quando Adão e Eva ouviram que Deus se aproximava, esconderam-se entre as árvores. Mas Deus os viu e perguntou: "Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?" (Gn 3.11).
O homem foi engodado e roubado, por Satanás no Éden e, além de perder o direito à Salvação, não conquistou o que o enganador de nossos pais, e irmãos, insinuou, conquistar a sabedoria, na colocação dos argumentos satânicos, a Sabedoria estaria disponível, a nossa mãe Eva e ao nosso pai Adão.
Assim mesmo, Deus concedeu mandatos de conhecimento, que são hoje conhecidos como sabedoria natural, mas impeditórios de alcançar o conhecimento inesgotável, chamado Sabedoria, traço pessoal o qual só o Deus triúno possui.   
Por isto, orar é fundamental, na relação homem-Deus.
Por isto, orar bem é um dos fundamentos da vida do crente.
Por isto, a Oração sábia de Salomão é um dos destaques bíblicos e nos ensina sobre nosso relacionamento com Deus, como devemos orar, como devemos até mesmo proceder.
E-Oração Sábia.
1-Revendo posição em Orar.
1 Rs.8.54,55.  Sucedeu, pois, que, acabando Salomão de fazer ao Senhor esta oração e esta súplica, estando de joelhos e com as mãos estendidas para os céus, se levantou de diante do altar do Senhor.E pôs-se em pé, e abençoou a toda a congregação de Israel em alta voz...
“Quem se humilha diante de Deus, pode estar de pé diante do povo”. Osvarela
Lendo o texto e o contexto próximo, ao texto principal da lição vamos encontrar no final da Oração Salomão de joelhos e mãos elevadas aos céus em Adoração, por isto tudo a Oração Sábia move os céus e o lugar físico, que não pode conter a Glória do séqüito de Deus, Ele próprio está n Templo! Aleluia!
II- MODELOS DE SABEDORIA.
1-Sabedoria natural
É o conhecimento inato geneticamente.
É diferenciado em áreas do cérebro humano, uns são sábios em sabedoria espacial, sabedoria social, sabedoria relacional, sabedoria numérica, etc.
2-Sabedoria mística ou sobrenatural.
1Rs 10:24 - E toda a terra buscava a face de Salomão, para ouvir a sabedoria que Deus tinha posto no seu coração.
Esta é a sabedoria buscada na fonte divina, para nós a única e exclusiva fonte da veradeira sabedoria, aquela que pode ser buscada em Deus triúno, Pai, filho, Espírito Santo, fonte de toda a sabedoria [ A Palavra de Deus transcende a sabedoria humana], mesmo a natural, pois Ele é o doador da vida.
Para conhecimento do uso desta arma única dos que servem a Deus devemos buscar conhecer, formas, uso, e maneiras de utilizá-la.
A oração também tem e ou pode ter suas formas de uso ou forma de ser erigida pelo que ora.
Desta forma o que ora deve ter conhecimento do ato em si.
A- A Oração Sábia, deve se moldar a oração de Salomão.
Tem que ter no mínimo:
a-Oração com propósito
b-Oração objetiva
c-Oração impessoal
Quando Salomão terminou o templo, pediu as bênçãos de Deus com uma oração de dedicação (8:22-53).
Em sua oração se encontram sete circunstâncias específicas, quando o povo de Deus havia necessitado a ação misericordiosa, d’Ele.
Ao povo de Deus hoje, se necessita da ajuda do Eterno;
1-quando há pecado que resulta em injustiça (v. 31-32);
2-quando o povo se sente derrotado pelo inimigo (v. 33-34);
3-quando o céu está fechado e não recebemos as bênçãos de Deus (v. 35-36);
4-quando ocorre um desastre (v. 37-40);
5-quando alguém que não é do povo de Deus se chega a seu templo (v. 41-43);
6-quando o povo se prepara para a batalha (v. 44-45);
7-e quando a desobediência aliena o povo de Deus (v. 46-51).
B- Oração com Humilhação.
O grande rei Salomão se humilhou ao Eterno para pedir o perdão, o cuidado e as bênçãos.
Igualmente receberemos bênçãos se nos humilharmos e o reconhecermos como o Senhor.
2-Propósitos E Pontos Importantes da Oração Sábia.
21  Ouve, pois, as súplicas do teu servo, e do teu povo Israel, que fizerem neste lugar; e ouve tu do lugar da tua habitação, desde os céus; ouve pois, e perdoa.
36  Quando pecarem contra ti (pois não há homem que não peque), e tu te indignares contra eles, e os entregares diante do inimigo, para que os que os cativarem os levem em cativeiro para alguma terra, remota ou vizinha,
38  E se converterem a ti com todo o seu coração e com toda a sua alma, na terra do seu cativeiro, a que os levaram presos, e orarem para o lado da sua terra, que deste a seus pais, e para esta cidade que escolheste, e para esta casa que edifiquei ao teu nome,
39  Ouve, então, desde os céus, do assento da tua habitação, a sua oração e as suas súplicas, e executa o seu direito; e perdoa ao teu povo que houver pecado contra ti.
III- Pontos Principais –
a-Reconhecimento do Poder de Deus.
Reconhecer o poder daquele a quem oramos, a Santidade, é o caminho inicial para obtermos os resultados da Oração, para que a mesma alcance o nível da Oração salomonica.
Necessitamos saber, que Ele nos ouve.
Muitos oram em dúvida, se estão ou não sendo ouvidos, a minha experiencia pessoal me ensinou a orar sem perguntar ou duvidar se estou ou não sendo ouvido.
Lógico, que se trata uma maneira geral de afirmar o nosso pensamento sobre o poder da oração, não a minha expressão dela, mas a audição dela pelo Senhor.
"Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma cousa" (Tg. Cap. 1.5-7).
Improperar (lat improperare). vtd - 1 Dirigir impropérios a. -2 Censurar, vituperar.
Quando Salomão orou ele expressa muito a palavra – ouve – há dois sentidos nesta expressão nesta oração.
IV- Etimologia de ouvir.
O verbo ouvir é citado vezes, na oração de Salomão, isto me chamou a atenção, pois a Bíblia nos ensina e fala sobre ouvir, dar ouvidos, quando precisamos apreender, ou aprender algo de Deus.
Procuro neste texto apresentar algo ao entendimento do aluno sobre: Ouve!
Leia o texto:
Ouve.
"Quando digo que gosto de ouvir alguém estou me referindo evidentemente a uma escuta profunda. Quero dizer que ouço as palavras, os pensamentos, a tonalidade dos sentimentos, o significado pessoal, até mesmo o significado que subjaz às intenções conscientes do inter­locutor. Em algumas ocasiões ouço, por trás de uma mensagem que superficialmente parece pouco impor­tante, um grito humano profundo, desconhecido e enter­rado muito abaixo da superfície da pessoa."
1-Ouve é uma palavra derivada de: Ouvir - v.t. Entender, perceber os sons pelo sentido do ouvido, da audição. / Atender, escutar. / Escutar os conselhos, as razões de. / Dir. Receber o depoimento; inquirir.
Ouve – no sentido de contínua audição de Deus as orações, nas condições em que Salomão demonstra sua sabedoria:
a- reconhecia que ele mesmo precisava ser ouvido por Deus - Ouve, pois, as súplicas do teu servo
b- da Nação - e do teu povo Israel
c- no lugar certo - que fizerem neste lugar
d- reconhecia-se pecador - (pois não há homem que não peque)
e- mesmo
e1- Quando pecarem contra ti
e2- na ira - tu te indignares contra eles
            e3- perto ou longe - os levem em cativeiro para alguma terra, remota ou vizinha,
e4- a necessidade de conversão – mudar o sentido da caminhada - converterem a ti com todo o seu coração
e5- conhecia o local aonde a oração chegaria - ouve tu do lugar da tua habitação
e6- conhecia o essencial para obter a audiência de Deus as Orações:
f-Nas injustiças - Ouve, então, desde os céus, a sua oração e as suas súplicas, e executa o seu direito; e perdoa
g-Nas derrotas - e os entregares diante do inimigo, para que os que os cativarem os levem em cativeiro. Tomemos como exemplo o rei Davi, que clamou ao Senhor pedindo Sua ajuda: "Não me desampares, Senhor, Deus meu, não te ausentes de mim. Apressa-te em socorrer-me, Senhor, salvação minha" (Sl 38.21-22).
2-PERDÃO.
Isto  torna esta oração diferente de todas, pois é messianica no sentido de obtenção de perdão, em primeiro lugar.
V- Sabedoria Passada de Pai Para Filho.
Esta lição nos leva a entender, que como pais ou pastores, podemos transmitir este ensinamento aos quais são objeto de nossa assistencia espiritual, como pais e como pastores.
V-1-O Exemplo do Pai.
Davi – Salomão.
Ex. A ajuda à Davi, nunca veio tarde demais, pois Davi testemunha: "No dia em que eu clamei, tu me acudiste, e alentaste a força de minha alma" (Sl 138.3).
Davi ensina a termos uma dependência humilde, afim de que possamos viver felizes e protegidos!
Salomão aprendeu com seu pai a fazer o mesmo, que sei pai Davi fez: "Davi se reanimou no Senhor seu Deus" (1 Sm 30.6b).
Que nós também possamos aprender e ensinar, com nosso exemplo, a todos que nos cercam como orar a Deus.
-Na oração quando o céu se fecha e não temos chuvas em nossa vida - Quando houver fome na terra, quando houver peste, quando houver queima de seara, ou ferrugem, gafanhotos, ou lagarta, cercando-a algum dos seus inimigos nas terras das suas portas, ou quando houver qualquer praga, ou qualquer enfermidade,
-Nos desatres – oação de cunho nacional - Quando os céus se fecharem, e não houver chuva, por terem pecado contra ti, e orarem neste lugar, e confessarem teu nome, e se converterem dos seus pecados, quando tu os afligires,
-Nas batalhas – oramos para não termos batalhas, mas salomão sabia que a vida do home é uma batalha a cada dia.
-Nos desvios espirituais da Igreja – povo de Deus
-Quando a Igreja é assediada por gente sem conversão
2 Pe. 3.3. Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências...
2Tm. 3.1-8. SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, [...] profanos, Sem afeto natural, [...] sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências; [...] sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.
Conclusão.
Esta lição nos traz conteúdo apropriado para reconhecer, que temos uma arma letal contra o inimigo, as mazelas da vida, as perdas, os enfrentamentos diários, chamada Oração.
Devemos concluir neste aprendizado que a eficácia da oração, e sua sabedoria se estende de geração a geração.
Uma oração sábia como a de Salomão toma o aspecto e posição distante das potestades celestes, com valor pactual – Um Pacto para a vida de um povo.
Por isto, a Oração sábia é aferida no Novo Testamento com os mesmos valores, na oração ensinada por Cristo.
Lc. 11.1. Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos.
Mt. 6.8.ss    Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes. Portanto, vós orareis assim:
Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal;
Porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre.
Amém.
Compare com a oração de Salomão e você irá encontrar os parâmetros de identificação entre a Oração no Antigo Testamento, com a mesma Intensidade no Novo Testamento.
Deus é santo
Dono de toda vontade
Fornece nossa subsistência
Perdão
Livra
É Rei
Vive cercado de Glória e majestade
Reconheça a soberania e que Deus está com seus ouvidos atentos a tua Oração, você pode orar que será ouvido.
Fonte.
A verdadeira fonte de poder - Burkhard Vetsch
O QUE É OUVIR - Mauro Martins AMATUZZI
Publicado em ‘Estudos de Psicologia’, número 2, Agosto/Dezembro/1990, PUCCAMP
Psicólogo, doutor em Filosofia da Educação, docente na Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC de Campinas.
Auto-Estima Para Cristãos? - Martin e Deidre Bobgan -
Bíblia Chamada
Bíblia Plenitude
Bíblia digital – cortesia Tio Sam
Outros no corpo do texto
Chabad – consulta
Sabedoria - consulta

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger