sexta-feira, fevereiro 11

Assistência Social, um Importante Negócio-Lição 07-CPAD

Primeira Parte do Subsídio
08/02/2011 – *Atualizado em 11/02/2011.Leia a segunda parte
TEXTO ÁUREO 
At 4.35. “E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.” 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSEAtos 6.1-7
• Murmurar significa: queixar-se, lastimar-se, falar mal, apontar falta, fazer mau juízo de alguém ou de alguma coisa. 
ACABE COM A MURMURAÇÃO OU ELA ACABARÁ COM VOCÊ. Igreja Provisão&Vida-.Cristiano Neto.
• O perfil do murmurador é o perfil de uma pessoa sem fé, altamente insegura.
Murmurar  - (mur-mu-rar)
v.i. Produzir som surdo e prolongado.Falar baixinho, de fôrma inaudível.V.t. Pronunciar em voz baixa.Contar em segredo.Criticar.
Aparentemente este murmúrio foi se alastrando e chegou aos ouvidos dos apóstolos pela sua surda repercussão no seio da Igreja.
Falar entre dentes;rosnar – gr.
Desprezo
s. m. Sentimento pelo qual se julga uma pessoa ou uma coisa indigna de valor, de estima ou de atenção: experimentar desprezo pelo mentiroso.
Sentimento pelo qual nos colocamos acima do temor e do desejo: o desprezo do perigo ou das riquezas.
Palavra ou atitude que inferioriza, que magoa; menosprezo: sentir o desprezo de alguém.
Há basicamente um vocábulo grego que é traduzido para o Português “murmurar”.
O verbo grego “gongyzo” pode ter os seguintes significados:
Murmurar, resmungar, criticar, reclamar; sussurrar, dizer qualquer coisa em tom baixo. A palavra escrita ao contrário é: rarumrum
Ele aparece nos seguintes versículos: Mt 20:11; Lc 5:30; Jo 6:41,43; 7:32; I Co 10:10.
Existem ainda outras palavras as quais são:
Gongysmos: murmuração, resmungo, queixa, desagrado -Jo 7:12; At 6:1; Fp 2:14; I Pe 4:9;
Gongystes: murmurador, resmungão, queixoso (Jd 16);
Diagongyzō: criticar, murmurar – Sempre usada acerca de reclamação indignada-Lc 15:2; 19:7.
Como deve ter notado, murmurar está ligado ao ato de queixar. Jabesmar Guimarães
INTRODUÇÃO.
A visão de Lucas sobre a Igreja, parte da visão de uma sociedade Teocristã, sob a ótica do tudo em comum.
Esta visão é referenciada, e tem como parâmetro o próprio Jesus Cristo, o qual foi repartido por todos, e por quem todos, universalmente, têm tudo em comum, inclusive a vida pessoal atendida, o que é bem diferente de uma visão comunista, pois enquanto aquela é suportada pelo empenho obrigatório da lei, esta a vida em Cristo é suportada pelo Amor, o qual fez com que o Pai compartilha-se com todos os homens, Seu Filho Unigênito.
Podemos inferir isto da narrativa do Escritor sagrado.
Quando lemos Lucas em Atos dos Apóstolos podemos ler:
A Igreja ajudava a todos, com a comunhão concedida e concebida na ação do Corpo místico unido fisicamente e espiritualmente.
Quando o Apóstolo Paulo escreve sobre sua ida a Jerusalém 14 anos após a primeira ele declara que aprendeu com a Igreja a Assistir aos pobres, o que ele deixara de incluir no seu Ministério Missionário.
A Igreja é o socorro dos pobres como Cristo o é.
E isto se faz naturalmente com vistas a suprir a necessidade de hebreus, prosélitos de todas as raças e dos gregos.
Para Calvino, a restauração inaugurada por Cristo ocorre inicialmente no seio da Igreja. É na Igreja que a ordem primitiva da sociedade, tal qual Deus havia estabelecido, tende a ser restaurada. Na Igreja, as diferenças exacerbadas entre as classes sociais, econômicas e raciais, bem como os preconceitos delas procedentes, desaparecem, pois Cristo de todos faz um único povo (Gl 3.28; Ef 2.14). O Ensino de Calvino sobre a Responsabilidade da Igreja - por Rev. Augustus Nicodemus Lopes [Reitor UPM].
Historicamente os judeus vivenciavam uma época, na qual o tacão do imposto religioso e do imposto do invasor e dominador romano esfolava a carne dos palestinos.
Não devemos dissociar o pensamento social de Lucas da época em que ele viveu.
Vivia-se uma vida de pagar imposto com tudo que se tivesse a mão, Jesus fez parte desta legião, como cidadão judeu, de pagadores dos publicanos, e ainda ajudou a Pedro com um estarter, tirado da boca do peixe, que pagou o imposto de ambos.Mt.17. 27. Mas, para que não os escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir e, abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-lho por mim e por ti.
Obrigação ou Responsabilidade Social?
Esta deve ser a nossa preocupação com esta Lição.
Dar o quilo ou repartir o pão?
A Assistência Social é uma Questão Teológica.
A Assistência Social é uma Questão Teológica.
Qual deve ser o papel da Igreja cristã na reconstrução de uma sociedade justa que reflita a vontade de Deus em termos de justiça social?
Sendo Ortodoxo:
Cristo é Senhor de todos os aspectos da vida humana, e de que a Palavra de Deus deve regular todas as áreas da vida.
O processo da Assistência Social na Igreja faz parte do processo de re-inaugurar a modalidade divina da Criação:
Tudo para todos, com Deus no controle.
Assim a Igreja, segundo pensando sob Barth, é desinstaladora de modelo da sociedade, na qual podia-se declarar ‘corbã’ tudo o que se possuía.
Mt.15. 5. Mas vós dizeis: Qualquer que disser a seu pai ou a sua mãe: O que poderias aproveitar de mim é oferta ao Senhor[corbã]; esse de modo algum terá de honrar a seu pai.

*Mc.7. 11. Mas vós dizeis: Se um homem disser a seu pai ou a sua mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor,
Em nome de Deus deixava-se família, pais, e irmãos, fora do desfrutar o que se possuía.
Com Cristo, se desinstala a morte pela ressurreição, ou como disse Calvino é um momento de Restauração da Sociedade, pela Igreja no termo do consumo comum, ou ter tudo comum, como escreve Lucas.
Esta deve ser a linha mestra do pensar, ao se estudar “Assistência Social”!
O Protocolo de Jerusalém.
continua...na segunda parte... 
A matéria final poderá ser alterada ao final de sua composição, segundo a direção do Espírito Santo, e para melhor resumo e organização final.

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