domingo, outubro 2

Quando A Crise Mostra a Sua Face. Lição 01 – CPAD – 4º Trimestre 2011


Quando A Crise Mostra a Sua Face.
Lição 01 – CPAD – 4º Trimestre
Comentarista: Pastor Elinaldo Renovato
Autor deste texto: Osvarela
Texto áureo. Ne.1.3 Eles me responderam: Os restantes que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande aflição e opróbrio; também está derribado o muro de Jerusalém, e as suas portas queimadas a fogo.
Exórdio:
Compaixão é o ponto de partida de obediência à Deus.
Quatorze anos [alguns dizem 13 anos] após a chegada de Esdras, o escriba a Jerusalém, Neemias tem a notícia e é impactado pela crise instalada, nos rincões da terra de seus pais.
Além da destruição e da obra de restauração parada havia a falta de misericórdia, com os pobres e com velhos e crianças.
Esta é uma situação da crise, que consternou a mente e o coração de Neemias, a ponto dele se entristecer, diante do rei – vide estudo Resumo de Neemias, deste autor.
Recebe a notícia pelo seu irmão Hananias.
É bom ressaltar que com o Livro de Neemias finda a História do Antigo Testamento em sua descrição ampla e cronológica, sob o ponto de vista de Israel, quanto a tempos.
Este livro abrange um período de 11 anos desta História.
NO Canon judaico Esdras e Neemias formam um só livro.
A Crise Mostra a Sua Face [Cara]
É um sentido figurado, uma forma de representação gramatical metafórica, na qual, está querendo dizer, não é que a Crise tenha uma cara ou face, mas que ela se mostra com vários sinais, pelos quais, nós a podemos identificar.
Leitura Bíblica em Classe:
Ne. 1.1-7. Palavras de Neemias, filho de Hacalias. Ora, sucedeu no mês de quisleu, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a capital, [teria sido em dezembro do ano 445 [ou 446-não se impressione sobre algumas variações de datas, é normal para certos períodos e são teologicamente aceitas].
Susã era antiga capital de inverno dos reis da Pérsia, localizada na região Sudoeste do Irã atual.
É uma forma de destacar a situação em que Neemias estava em comparação com a cidade de seus pais a nobre Jerusalém, espoliada e sem portas e muros.
Enquanto ele – Neemias vivia na segurança da bela e fortificada Susã [remonte esta leitura com a do texto anterior e veja: o rei precisava resguardar-se em segurança, e entre os que podiam desfrutar desta segurança estava Neemias].
Cont... Ne. 1.1-7. ...que veio Hanâni, um de meus irmãos, com alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que tinham escapado e que restaram do cativeiro,  e acerca de Jerusalém.
Eles me responderam: Os restantes que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande aflição e opróbrio; também está derribado o muro de Jerusalém, e as suas portas queimadas a fogo.
Tendo eu ouvido estas palavras, sentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e continuei a jejuar e orar perante o Deus do céu,
e disse: Ó Senhor, Deus do céu, Deus grande e temível, que guardas o pacto e usas de misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos:
Estejam atentos os teus ouvidos e abertos os teus olhos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos, confessando eu os pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; sim, eu e a casa de meu pai pecamos;
Na verdade temos procedido perversamente contra ti, e não temos guardado os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos, que ordenaste a teu servo Moisés.
As faces da Crise apresentada a Neemias:
-Os restantes que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande aflição e opróbrio
-Também está derribado o muro de Jerusalém
-Suas portas queimadas a fogo
Quando a crise nos é apresentada qual deve ser a posição do que recebe a notícia?
Sempre que a notícia de uma crise com alguma coisa que temos amor, nos é informada.
Tendo eu ouvido estas palavras, sentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e continuei a jejuar e orar perante o Deus do céu,
Primeira Manifestação:
Preocupação
A Segunda:
Queda do humor
Terceira:
Quedamos, ou nos sentamos.
Sabe aquela estória de ‘você está em pé ou assentado?’
Queremos ver o que está acontecendo com nossos próprios olhos.
Quarto:
Lamentamos, ou deploramos a situação
Quinto:
Somos levados a lamentar o que está ocorrendo, ou ocorreu
Sexto:
Passamos a buscar resposta e ela só vem, para nós os que servimos a Deus, através do jejum e da Oração
Ó Senhor, Deus do céu, Deus grande e temível, que guardas o pacto e usas de misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos
Sétimo:
Clamamos ao Deus dos Céus, por resposta e fazemos, confissão de erros, para que porventura, Deus se mova sob a Sua Justiça e Misericórdia, pois tudo Ele faz bem.
É assim, que começa a resolução da situação de Jerusalém, tudo conforme a direção soberana de Deus.
10 Eles são os teus servos e o teu povo, que resgataste com o teu grande poder e com a tua mão poderosa.
11 Ó Senhor, que estejam atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que se deleitam em temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem. (Era eu então copeiro do rei.)
Um Homem.
É tudo o que Deus precisa para fechar a brecha.
Ez.22. 30. E busquei dentre eles um homem que levantasse o muro, e se pusesse na brecha perante mim por esta terra...

Brecha, rotura era o que mais havia em Jerusalém depois da invasão pelo Império Babilônico.
2 Cr.36.16-21. Eles, porém, zombavam dos mensageiros de Deus, ... furor do Senhor subiu tanto contra o seu povo, que mais nenhum remédio houve. Por isso fez vir sobre eles o rei dos caldeus, o qual matou os seus mancebos à espada, na casa do seu santuário, ...entregou-lhos todos nas mãos...Também queimaram a casa de Deus, derribaram os muros de Jerusalém, queimaram a fogo todos os seus palácios, e destruíram todos os seus vasos preciosos.E aos que escaparam da espada, a esses levou para Babilônia; e se tornaram servos dele e de seus filhos, até o tempo do reino da Pérsia, para se cumprir a palavra do Senhor proferida pela boca de Jeremias, até haver a terra gozado dos seus sábados; pois por todos os dias da desolação repousou, até que os setenta anos se cumpriram.
Mesmo com o encerramento dos setenta anos, as primeiras expedições se quedaram com o assédio dos inimigos, com as dificuldades inerentes a uma cidade dominada.
Desta feita, Deus acha o homem para a brecha e rotura, era o homem, que talvez menos se esperasse, pela sua condição de copeiro.
Mas, Deus o colocara de maneira estratégica junto ao Rei para que ao seu tempo o pudesse utilizar.
E este dia chegou.
Ora, sucedeu no mês de quisleu, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a capital,
Ne. 1.1,2. ...veio Hanâni [Hananias], um de meus irmãos, com alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que tinham escapado e que restaram do cativeiro, e acerca de Jerusalém.
Neemias jamais vira a Terra Santa, mas sabia com o aprendizado, por inferência, obtido junto aos Rolos e pelos Profetas na Babilônia, como Zacarias [provavelmente], que devia orar voltado para Jerusalém.
Não esquecera a retidão de seus pais.
Não esquecera de jejuar e orar. Mostrando que o ensinar a criança é a forja de homens conscientes da verdade.
Ele e seu irmão.
Esta é uma lição que precisamos entender:
Deus age através daqueles que se compadecem por sua Casa.
Pelos seus irmãos
Manda socorro e providencias pela mão do ímpio, a favor de seu povo.
Deus faz com que a tristeza estampada em nosso rosto, por causa da Obra seja vista até pelo e Rei e pela Rainha.
É hora de atentarmos pelas mazelas que está atacando a nossa Jerusalém espiritual, a Igreja.
Deus busca este homem, em mim e em você para realizar a tarefa de preparar tudo para realizar a tarefa, lá na distante, mas nossa Jerusalém.
A Igreja precisa acessar, qualquer lugar para reconstrução de vidas e de igrejas.
Confessando e Obtendo Ajuda:
Estejam atentos os teus ouvidos e abertos os teus olhos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos, confessando eu os pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; sim, eu e a casa de meu pai pecamos;
Na verdade temos procedido perversamente contra ti, e não temos guardado os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos, que ordenaste a teu servo Moisés.
Deus tem um Pacto firmado para nós reconstruirmos vidas.
Após a confissão Neemias inicia o seu plano.
Ele precisaria da ajuda do rei.
Isto Deus lhe concede, pois ele era O Homem no lugar certo.
Você está no lugar que Deus quer te usar?
Desta forma há um conselho formado pelo Rei, a Rainha e Neemias.
Cap. 2.4. Então o rei me perguntou: Que me pedes agora? Orei, pois, ao Deus do céu,
5 e disse ao rei: Se for do agrado do rei, e se teu servo tiver achado graça diante de ti, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique.
6 Então o rei, estando a rainha assentada junto a ele, me disse: Quanto durará a tua viagem, e quando voltarás? E aprouve ao rei enviar-me, apontando-lhe eu certo prazo.
Estas palavras nos revelam que Deus ouve a oração e toca no coração real.
A resposta de Deus é imediata pela boca do Rei: ‘Quanto durará a tua viagem, e quando voltarás?’
Se ele não tivesse orado a Deus e já preparado sua resposta ele perderia tempo.
Quando somos questionados sobre a Obra de Deus temos que ter no coração o fervor e na mente a estratégia.
Como sempre diz o meu pastor Edson Melo – Setor 28 Diadema – SP, deus dá estratégia para cada situação.
Um homem de Deus deve ser dependente D’Ele, mas deve ter em mente o que vai realizar, quando questionado.
E aprouve ao rei enviar-me, apontando-lhe eu certo prazo.
Cap. 2.7 Eu disse ainda ao rei: Se for do agrado do rei, dêem-se-me cartas para os governadores d’além do Rio, para que me permitam passar até que eu chegue a Judá;
8 como também uma carta para Asafe, guarda da floresta do rei, a fim de que me dê madeira para as vigas das portas do castelo que pertence à casa, e para o muro da cidade, e para a casa que eu houver de ocupar. E o rei mas deu, graças à mão benéfica do meu Deus sobre mim.
9 Então fui ter com os governadores dalém do Rio, e lhes entreguei as cartas do rei. Ora, o rei tinha e
Temos que saber pedir, pois a cada lugar que passar lhe será pedido a sua ‘carta’, sua direção, e que tem autoridade para ser servido pelo que detém autoridade sobre várias áreas.
Aprendamos esta Lição com Neemias.
Fonte:
O.S Boyer
Bíblia Explicada – CPAD
Bíblia digital – cortesia Tio Sam
Lição CPAD
Bíblia Plenitude

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger