domingo, setembro 16

ANO 5773 - Rosh Hashaná

Fim de ano judaico.

Setembro mês de festa para os Judeus.
Ano Novo.
Rosh Hashaná
Judeus celebram a véspera do ano 5773 no calendário hebreu
Milhares se reuniram no Muro das Lamentações, em Jerusalém, para orar.
Este domingo (16) é o último dia de 5772 na contagem judaica.
Milhares de pessoas se reuniram em frente ao Muro das Lamentações, local sagrado de Israel, para celebrar a passagem para o ano 5773 no calendário hebreu, na noite deste domingo (16) (Foto: AFP/Menahem Kahana)
Neste domingo (16), judeus celebram o fim do ano 5772 em seu calendário (Foto: AFP/Menahem Kahana)
As Datas.
O Rosh Hashaná, o ano novo judaico, será comemorado antes, a partir do pôr do sol do dia 16 de setembro até o pôr do sol do dia 18 de setembro.

Para os judeus, o Yom Kipur é a data mais sagrada e simboliza o "dia do perdão". Neste ano a celebração começa a partir do pôr do sol do dia 25 de setembro e dura 24 horas, até o final da tarde do dia seguinte, com jejum total dos praticantes.

São Paulo incluiu os feriados Orientais [Oriente Médio] no Calendário Oficial da Capital paulista.
A Prefeitura de São Paulo vai abonar, à partir deste ano, até duas faltas por mês de servidores municipais praticantes do islamismo e do judaísmo durante o jejum do Ramadã, no mês de agosto, para os islâmicos, os dois dias de folga serão permitidos nos meses de Agosto, quando é comemorado o Ramadã.
O jejum total entre os islâmicos ocorreu neste ano no dia 19 de agosto.
E nos períodos de celebração do Yom Kipur e do Rosh Hashaná, em setembro.
É a primeira vez que o governo municipal permite a inclusão de feriados que não estão no calendário cristão, seguido por todos os órgãos públicos paulistas e na maior parte do País. DIEGO ZANCHETTA - Agência Estado

Estadão;G1;Google

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"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

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