sábado, janeiro 12

ELIAS, O TISBITA - LIÇÃO 2 - CPAD - 2013 - EM CONSTRUÇÃO!


Elias, o Tisbita
Texto Áureo:
II Rs. 1.7,8
7  E ele lhes disse: Qual era a aparência do homem que veio ao vosso encontro e vos falou estas palavras?
8  E eles lhe disseram: Era um homem peludo, e com os lombos cingidos de um cinto de couro. Então disse ele: É Elias, o tisbita.
- Leitura Bíblica: I Rs. 17.1-7
1  ENTÃO Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o Senhor Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.
2  Depois veio a ele a palavra do Senhor, dizendo:
3  Retira-te daqui, e vai para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.
4  E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem.
5  Foi, pois, e fez conforme a palavra do Senhor; porque foi, e habitou junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.
6  E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã; como também pão e carne à noite; e bebia do ribeiro.
7  E sucedeu que, passados dias, o ribeiro se secou, porque não tinha havido chuva na terra.
UM PROFETA DE MINISTÉRIO CONTINUADO.
UM HOMEM DE DEUS IDENTIFICÁVEL.
Mantenha as tuas características, que te fizeram ser conhecido.
Mantenha as vestes da tua humildade e pelas quais te fizeram conhecido!
Seja sempre o mesmo, é o que esta passagem, quer nos falar!
Não seja profeta apenas, contra Acabe, seja como Elias, profetize contra todo os que erram, mas sob a direção de Deus.
Seja um sarador de nações, família, igrejas e do povo.
Mesmo morto Acabe, Elias continuou a profetizar contra os erros de Acazias.
2 Reis 1. 3 Mas o anjo do Senhor disse a Elias, o tisbita: Levanta-te, sobe para te encontrares com os mensageiros do rei de Samaria, e dize-lhes: Porventura não há Deus em Israel, para irdes consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom?
4 E por isso assim diz o Senhor: Da cama, a que subiste, não descerás, mas sem falta morrerás. Então Elias partiu.
5 E os mensageiros voltaram para ele; e ele lhes disse: Que há, que voltastes?
6 E eles lhe disseram: Um homem saiu ao nosso encontro, e nos disse: Ide, voltai para o rei que vos mandou, e dizei-lhe: Assim diz o Senhor: Porventura não há Deus em Israel, para que mandes consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom? Portanto da cama, a que subiste, não descerás, mas sem falta morrerás.
7 E ele lhes disse: Qual era a aparência do homem que veio ao vosso encontro e vos falou estas palavras?
8 E eles lhe disseram: Era um homem peludo, e com os lombos cingidos de um cinto de couro. Então disse ele: É Elias, o tisbita.
Etimologia e Destaques:
Eliahu - Elias , nome próprio masculino ( Hebraico ); profeta hebreu que lutou contra a idolatria na terra de Israel ( Bíblico )
Strong - 0452 אליה ’Eliyah ou forma alongada אליהו ’Eliyahuw
- grego 2243 Ηλιας; n pr m
Elias = “meu Deus é Javé” ou “Yah(u) é Deus”
1) o grande profeta do reino de Acabe
Eliyahu Ha-Navi, ou Elias Hanavi (Elias, o Profeta)
Elias, o Tishbite
Navi ou Nabi – Profeta.
Elias e Suas origens.
Socorro-me das Escrituras Neotestamentarias, para citar: Hebreus 1:1. HAVENDO Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho...
As histórias de Elias estão no primeiro e segundo livro dos Reis, que nós chamamos de Livros Históricos.
A Bíblia Hebraica chama estes livros de Profetas Anteriores.Veja texto do link postado abaixo. 

Planta cistus creticus: Este é o nome cientifico, da planta que é associada ao bálsamo de Gileade. Ela é comum na região oriente do Jordão. As folhagens, são muito perfumadas e algumas espécies, exalam goma ou resina. Esta planta, é idêntica ao laden árabe. Daí, os nomes, em inglês e em latim Ladanum. Um óleo essencial, da cor de ouro, com cheiro penetrante de âmbar cinzento. Muito utilizado em incensos e embalsamentos desde a antiguidade. Atualmente, é valioso ingrediente de perfumaria, usado em incensos, principalmente nas igrejas orientais.
O Segredo Na Origem E Naturalidade
Local de Nascimento
" Porventura não há bálsamo em Gileade? Ou não há lá médico? Por que, pois, não se realizou a cura da filha do meu povo?" Jr 8:22
Tisbe (também transcrito Tisbe) era, segundo a tradição, a cidade de Listib, localizada a 8 quilômetros ao norte do Rio Jaboque. É o local de nascimento de Elias, o Profeta (1 Reis 17:1). No entanto, pensa-se agora que é mais provável que Tisbe fosse localizado em Naftali (Tisbe em Tobias 1:2), porque Listib é conhecida por ter sido desabitada durante o tempo do reino do norte.Elias, era da região de Gileade, onde ficava Tisbe.
As Escrituras citam, por diversas vezes, Gileade.
A palavra Gileade, no hebraico ( Gil'ad), significa região montanhosa.
"Então subiu Moisés das campinas de Moabe ao monte Nebo, ao cume de Pisga, que está em frente a Jericó e o Senhor mostrou-lhe toda a terra desde Gileade até Dã:" Dt 34:1
Tisbé era uma cidade da região de Gileade, no Oriente Médio antigo. Os estudiosos da Bíblia não hesitam em enfatizar a obscuridade das raízes de Elias.
O termo tesbita se refere a um nativo de certa cidade de nome Tisbé, ou algo similar.
Charles Swindoll: “em poucas vidas o martelo da história e o calor do fogo são mais evidentes do que na do que na vida de Elias”.
Do início da divisão até o cativeiro de Israel, um período de aproximadamente 200 anos, o reino do norte teve 19 monarcas e eles foram ímpios. Imagine só! Dezenove líderes nacionais, em sucessão, fazendo "o que era mau perante o SENHOR". Este ambiente ficou maléfico prevaleceu em Israel até a invasão dos assírios, em 722 a.C.
O reino do sul, por outro lado, esteve sob a liderança de 17 governantes durante um período de 300 anos. Oito o desses reis era reto perante o SENHOR, mas nove deles foram ímpios que não serviram a DEUS. O reino do sul ­- Judá terminou com a destruição de Jerusalém em 586 a.C. e subseqüente ao cativeiro babilônico de 70 anos. Mais tarde o reino do Sul foi reavivado quando homens como Neemias, Esdras e Zorobabel voltarem do exílio.
Tempo Contemporâneo.
Elias foi chamado por DEUS para ministrar ao reino do Norte no tempo em que Acabe era o rei de Israel. Por isso, é importante montar o cenário da história dessa nação para compreendermos o ministério de Elias e o seu profundo significado espiritual.
Profunda promiscuidade espiritual [iniciada sob o reinado salomônico. Pó questões geopolíticas] havia se estabelecido entre o Povo Hebreu, envolvia a Nação Escolhida.
Jeroboão - I Rs 13.33: Jeroboão promoveu abertamente a idolatria em Israel.
Reinou por 22 anos como um homem enganador e assassino. O reino do norte teve um mau começo com Jeroboão. Então, veio Nadabe, seu filho e sucessor, o qual reinou em seu lugar (I Rs 14.20; 15.25)
22 anos.
Nadabe – I Rs 15.26: Foi um péssimo rei, tanto no aspecto moral como no espiritual.. Foi assassinado por seu sucessor – I Rs 15.27-28
Baasa – I Rs 15.29-30: Baasa foi um rei ímpio, assassino e governou Israel por 24 anos. E então? I Rs 16.7,8. A história de Israel nesse tempo foi marcada por derramamento de sangue e assassinatos, conspirações e maldade, intriga, imoralidade, traição, engano, ódio e idolatria. Tudo isso prevaleceu por seis escuras e ininterruptas décadas em Israel.
24 anos.
Elá e Onri – I Rs 16.6-10: Precisamos ver que tipo de rei foi Elá? Um rei cujo coração não havia o temor de DEUS. Descrito como um rei idólatra que irritou a DEUS (I Reis 1.13). Zinri, servo de Elá conspirou contra ele e o matou (I Rs 16.9.10).
Parece que estamos diante de uma história monótona, mais não é!
Aqui podemos ver DEUS permitir todas essas situações para constituir o cenário para o ministério do profeta Elias.
Se tudo isso já não fosse ruim, dê uma olhada no que se diz de Onri – (I Rs 16.21-26,28). 21  Então o povo de Israel se dividiu em dois partidos: metade do povo seguia a Tibni, filho de Ginate, para o fazer rei, e a outra metade seguia a Onri.
22  Mas o povo que seguia a Onri foi mais forte do que o povo que seguia a Tibni, filho de Ginate; e Tibni morreu, e Onri reinou.
23  No ano trinta e um de Asa, rei de Judá, Onri começou a reinar sobre Israel, e reinou doze anos; e em Tirza reinou seis anos.
24  E de Semer comprou o monte de Samaria por dois talentos de prata, e edificou nele; e chamou a cidade que edificou Samaria, do nome de Semer, dono do monte.
25  E fez Onri o que era mau aos olhos do Senhor; e fez pior do que todos quantos foram antes dele.
26  E andou em todos os caminhos de Jeroboão, filho de Nebate, como também nos pecados com que ele tinha feito pecar a Israel, irritando ao Senhor Deus de Israel com as suas vaidades.
28  E Onri dormiu com seus pais, e foi sepultado em Samaria; e Acabe, seu filho, reinou em seu lugar.
Apesar de todo o derramamento de sangue, da idolatria e impiedade dos reis que o antecederam, o escritor diz que Onri “fez pior do que todos quantos foram antes dele”.
E aí chega seu filho Acabe.
Veja que dinastia é essa! Assassino dando lugar a outro assassino.
Inimigos de Elias.
Acabe e Jezabel: Em 1 Reis 16.29,31 ss somos apresentados a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios.
I Reis 16: 29-33. E Acabe, filho de Onri, começou a reinar sobre Israel no ano trigésimo oitavo de Asa, rei de Judá; e reinou Acabe, filho de Onri, sobre Israel, em Samaria, vinte e dois anos. E fez Acabe, filho de Onri, o que era mau aos olhos do SENHOR, mais do que todos os que foram antes dele.E sucedeu que (como se fora pouco andar nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate) ainda tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi e serviu a Baal, e o adorou.E levantou um altar a Baal, na casa de Baal que edificara em Samaria. Também Acabe fez um ídolo; de modo que Acabe fez muito mais para irritar ao SENHOR Deus de Israel, do que todos os reis de Israel que foram antes dele.
Pelo próprio nome de Elias ele é compelido e chamado por Deus para combater, á sua época a situação caótica, mantida pelo desmazelo e casamento do rei Acabe, descendente da família de Amri, Acabe, que subiu ao trono no ano de 874 a. C., o qual havia desposado Jezabel, filha de Etbaal, rei de Tiro e grande sacerdote de Astarté (1Rs 16,31).
Jezabel
Um Casamento Político e Um Desarranjo Espiritual
Assim como Salomão, Acabe, ao qual a Bíblia chama de – mau – aliançou-se com os Sidônios através de um casamento com a filha deste: Jezabel.
Uma mulher, que foi de extrema importância dessa mulher na história de Israel.
Singularmente, pois nenhuma outra mulher, que aparece neste evento, antes desse Rei e tempo na vida da Nação, temos a menção do nome das esposas dos reis.
Como Agora, de repente, recebemos informações não apenas do próximo rei.
Acabe, como também do nome da mulher com quem se casou, Jezabel.
"Sobe a Gileade, e toma bálsamo, ó filha do Egito: debalde multiplicas remédios, pois, já não há cura para ti" Jr 46:11.
Os muitos remédios, que os Israelitas usavam, não foram capazes de promover cura.
É neste quadro político religioso, que surge o ígneo profeta Elias.
Como um tufão mandado por Deus.
Com autoridade, para falar, determinar a natureza divinamente criada, tempo de chover, tempo de seca.
Multiplicar o azeite.
Veja o que nos conduz cada milagre de Elias.
Israel necessitava de Unção.
Ainda havia um pouco na botija.
Elias foi o agente movimentador e multiplicador, guardado por Deus em uma região que sabia o que era óleo de cura – Gileade.
Bálsamo de Gileade mantém o ‘corpo’ perfumado, nós que estamos mortos em nossas ofensas e pecados, para o mundo, tivemos de Deus o Bálsamo da Regeneração pelo Espírito Santo, que nos dá o bom cheiro de Cristo! Osvarela
Ele com sua autoridade ‘contaminou’, no bom sentido, até ao sacerdote que Acabe confiava, de tal forma que este alimentou 70 que não se curvaram aos erros da Nação e formaram a base da renovação da crença monoteísta em Yavé!
O Bálsamo: As caravanas concorriam a Gileade. Ricos comerciantes e enviados de reis e rainhas. Pessoas comuns, em busca do milagroso bálsamo, de poderes medicinais. A mercadoria, não era barata, com sacrifício, podiam adquiri-la.
As mulheres, principalmente do Egito, cobiçavam o precioso líquido que perfumava a pele e os cabelos.
O bálsamo, de Gileade, era especiaria de luxo, presente valioso.
Gileade exportava Óleo.
Meus queridos irmãos, somos levados a entender que há um local de Deus para no momento certo, entrar com providencias na vida de cada um de nós.
Eu e você precisamos entender que o local onde nascemos de novo, espiritualmente é o local, que marcará a s bênçãos e Unção em nossa vida espiritual, para com os dons de Deus, em nós, seja utilizado para sarar nossa Terra, ou a terra de nossa possessão.
Elias foi providência de Deus para sarar [ainda que, temporariamente], Israel, com o bálsamo dos Céus.
Elias tinha a autoridade divina, que consubstanciava seus ditos proféticos.
Esta autoridade de sarar a terra dos desvios espirituais, da prostituição contra Javé foi lhe dada como um enviado de Gileade com:
Especiarias -
Bálsamo - milagroso bálsamo, de poderes medicinais; com sacrifício, podiam adquiri-la. As mulheres, principalmente do Egito, cobiçavam o precioso líquido que perfumava a pele e os cabelos. O bálsamo, de Gileade, era especiaria de luxo, presente valioso.
Deus quer que você entenda que através da benção – que ele touxe de sua Terra - que havia na vida do Profeta Elias nós podemos viver uma vida de afirmação do poder de Deus e sua capacitação aos homens, que como Elias são homens como nós: Tg. 5.17,18. Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto.
Mirra - É uma resina produzida por uma pequena árvore scraggly que cresce em regiões semi-desérticas do Norte de África eo Mar Vermelho.
Mirra é uma palavra árabe que significa amargo, e é considerado um curador de feridas por causa de sua forte anti-séptico e anti-inflamatórias. Chamando-mo yao, os chineses usaram durante séculos para tratar ferimentos, hematomas e sangramento e aliviar o inchaço doloroso.
Assim como Elias a mirra cresce nos desertos.
É assim que aprendemos, que nos desertos de nossa vida, crescemos para que possamos ser dados a outros como presente, assim como a mirra foi dada à Jesus.
Sejamos como Elias a mirra dada, desde o deserto por javé a Israel, para que fosse curado.
Elias era amrargo, em suas palavras, por serem verdadeiras, cquando atingem a vida daqueles, que se encontram no Erro Doutrinário e espiritual.
1 Rs. 21. 16 E sucedeu que, ouvindo Acabe, que Nabote já era morto, levantou-se para descer para a vinha de Nabote, o jizreelita, para tomar posse dela.
17 Então veio a palavra do Senhor a Elias, o tisbita, dizendo:
18 Levanta-te, desce para encontrar-te com Acabe, rei de Israel, que está em Samaria; eis que está na vinha de Nabote, aonde tem descido para possuí-la.
19 E falar-lhe-ás, dizendo: Assim diz o Senhor: Porventura não mataste e tomaste a herança? Falar-lhe-ás mais, dizendo: Assim diz o Senhor: No lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabote lamberão também o teu próprio sangue.
20 E disse Acabe a Elias: Já me achaste, inimigo meu? E ele disse: Achei-te; porquanto já te vendeste para fazeres o que é mau aos olhos do Senhor.
21 Eis que trarei mal sobre ti, e arrancarei a tua posteridade, e arrancarei de Acabe a todo o homem, tanto o escravo como o livre em Israel;
Os egípcios fizeram famosa nos tempos bíblicos, tendo adquirido mirra sobre o século XV aC a partir de África, onde as árvores cammiphora eram abundantes. Ela foi utilizada em incensos, perfumes e pomadas santo e também medicinalmente como registrado no Papiro de Ebers. Mas seu uso mais notável para eles era a de um material de embalsamamento, usado em múmias egípcias. Como uma pomada embalsamamento isso significava que Ele nasceu para morrer para o mundo. Na verdade, Mirra era uma das especiarias sepultamento de Jesus (João 19:39).
"Depois, assentaram-se a comer pão; levantaram os seus olhos, e olharam, e eis que vinha uma companhia de ismaelitas vinha de Gileade; e seus camelos traziam especiarias e bálsamo e mirra, e iam levá-lo ao Egito" Gn 37:25.

Nenhum comentário:

Seguidores

Ocorreu um erro neste gadget

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical