sábado, agosto 23

O Cuidado Com a Língua - ANEXO Lição 08 – CPAD

O Cuidado Com a Língua - ANEXO
Lição 08 – CPAD
EDIÇÃO E Estudo de: Osvarela
TEXTO ÁUREO: “Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo”. Tg 3:2
GUARDE SUA LÍNGUA.
A língua não fica exposta e está escondida no interior da boca.
Tiago diz, com propriedade:
“seja pronto para ouvir, tardio para falar” Tg 1.19
Além disso, o salmista orienta: “põe guarda, SENHOR, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios” (Sl 141.3).
Cuidados, para considerar o uso da língua:
 1ª – Tropeço: está tropeçando em suas palavras? v.2 “Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo”
2ª  – Freio: precisa se controlar mais? v.3 “Ora, se pomos freio na boca dos cavalos, para nos obedecerem, também lhes dirigimos o corpo inteiro”
3ª  – Leme: falta guiar melhor o que diz? v.4 “Observai, igualmente, os navios que, sendo tão grandes e batidos de rijos ventos, por um pequeníssimo leme são dirigidos para onde queira o impulso do timoneiro”
4ª  – Fogo: está acendendo incêndios? v.5,6 “Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva! Ora, a língua é fogo; é mundo de iniqüidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno”
5ª  – Indomável: não tem mais limites? v.7,8 “Pois toda espécie de feras, de aves, de répteis e de seres marinhos se doma e tem sido domada pelo gênero humano; a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero”
6ª  – Fonte: tem jorrado vida ou morte? v.10,11 “De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim. Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso?”
7ª  – Fruto: tem colhido bênçãos ou confusão? v.12 “Acaso, meus irmãos, pode a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos? Tampouco fonte de água salgada pode dar água doce”
O MAU USO
MENTIRAS
LINGUAGEM OBSCENA
MALEDICÊNCIA
GRITARIA
BLASFÊMIA
Quem se utiliza destas formas de linguagem, precisa saber que a boca fala do que está no coração:
Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca”. Mt 12:34
O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca”. Lc 6:45
A palavra usada determina a resposta.
Cl 4.6A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um
Escolher palavras, de acordo, com a ocasião é indispensável para manter bons relacionamentos. Principalmente entre os domésticos da Fé.
A boca acaba expressando os nossos sentimentos. Despojar-nos de tudo isto, é o ensino bíblico: “Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar” Cl 3.8
Reflitamos: “longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia” Ef 4.31
Cuidado ao Pregar.
É necessário lembramos, que no uso das palavras, em especial nas prédicas, devemos ter cuidado.
Muitos se deixam levar pelo entusiasmo e acabam falando palavras que são chulas, ou não devem ser utilizadas em sermões, pregações...
Certas palavras podem ter significados diferentes em cada língua, outras com o tempo mudaram o sentido, na maioria das vezes para um sentido malicioso, ou inadequado. Dependendo do contexto e do lugar uma palavra pode tomar significado diferente sendo entendida até mesmo com sentido pejorativo
O nosso exemplo, a ser seguido é de um padrão elevado: A linguagem de Jesus era incomparável.
Pois, “jamais alguém falou como este homem” - João 7.46-.
Por isso os cristãos devem ter cuidado ao utilizar comparações. 
Fonte:
Sete medidas da língua
AUTOR: Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger