sábado, setembro 5

Lição 10 - 2ª PARTE - O Líder Diante da Chegada da Morte 3º trimestre de 2015 - CPAD

Lição 10 - O Líder Diante da Chegada da Morte 2ª PARTE
3º Trimestre de 2015 - CPAD – A Igreja E O Seu Testemunho – As Ordenanças De CRISTO Nas Cartas Pastorais
                                               Estudo-subsídio: Autor Pr. Osvarela
Texto Áureo

2 Timóteo 4.7 – Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE – 2 Timóteo 4.6-17
6 – Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo.
7 – Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
8 – Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.9 – Procura vir ter comigo depressa. 10 – Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica; Crescente, para a Galácia, Tito, para a Dalmácia. 11 – Só Lucas está comigo. Toma Marcos e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério. 12 – Também enviei Tíquico a Éfeso. 13 – Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos. 14 – Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe pague segundo as suas obras. 15 – Tu, guarda-te também dele, porque resistiu muito às nossas palavras. 16 – Ninguém me assistiu na minha primeira defesa; antes, todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado. 17 – Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que, por mim, fosse cumprida a pregação e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão.
DISCURSO
Combatendo Vários Combates.
O plano Futuro.
            “...se você é sensível para o Espírito, você sente que há um espírito que liga e amarra todas as coisas: o espírito da graça de Deus em Cristo. É assim que Paulo via. Era o seu mundo que via. Até os apocalipses de Paulo são certezas em fé, não visões.” Caio Fábio - PARA PAULO QUEM ERAM OS INIMIGOS DA CRUZ?
“Na pureza, na ciência, na longanimidade, na benignidade, no Espírito Santo, no amor não fingido, Na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, à direita e à esquerda...” 2 Coríntios 6:6,7
Os combates que Paulo travou, agora servem de alerta e herança moral e doutrinária para o jovem Timóteo, serão os fundamentos para se apoderarem, ou empoderamento da vida verdadeira. É o futuro que Paulo prevê com dificuldades, se não forem usadas as armas, “à direita e à esquerda”, no futuro da Igreja de Cristo. Combates que já assistimos nestes últimos dias.
“Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam se apoderar da vida eterna. Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência...” 1 Timóteo 6:19,20
“Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, Perversas contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais.” 1 Timóteo 6:3-5
Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras.” Tiago 4:2a.
 “Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão.Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas.
Paulo deparou-se com inúmeros combates, e guerras e porfias em sua vida ministerial.
Ele é o exemplo formatado por Deus de um verdadeiro líder. No final de sua vida é hora de deixar exemplos. Paulo assume os dois papéis de apóstolo e de "pai" espiritual. Como apóstolo "pelo mandato de Deus", suas palavras carregam a autoridade da revelação divina, e devem ser obedecidas como sendo de Deus 1 Coríntios 14:37.
Toda a experiência é compartilhada aos que ficam como fiadores da doutrina e da liderança.
Combater contra inimigos diversos:
Filipenses 3.2 “Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão;”
Judaizantes – circuncisão;
Gnosticismo
Gregos
O próprio Eu – “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” Gálatas 2:20
A própria rede de discípulos – em alguns momentos agrupados sob o próprio nome de Jesus.
Inimigos externos, mas internos. Que se apresentam como lideres de diversas formas fingidas: ostentando uma “aparência de sabedoria”, “humildade fingida”, “severidade para com o corpo”, coisas completamente desprovidas de valor real.
Os Inimigos da Cruz
Legalistas E Falsos irmãos - “falsos irmãos, que se entremeteram com o fim de espreitar a nossa liberdade que temos em Cristo Jesus, para reduzir-nos à escravidão” Gálatas.2:4.
Filosofias - “por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens” Colossenses.2:8.
Os ascetas – pregam a vida de sofrimento e de retenções daquilo que Deus nos preparou para vivermos, como regra de salvação e crença. Querem nos fazer presas suas.
Farisaísmo conteporaneo/moderno - Os dissensores ente os da Igreja, criando um mundo particular dentro da Igreja, como um muro divisor no interior da mesma:
Estes intentam reconstruir os muros separatistas derrubados na cruz Efésios.2:14-17. Incendeiam o ambiente com fogo estranho, em vez de promover harmonia entre os diferentes grupos humanos. Com mensagem discriminatória, onde as pessoas são julgadas por critérios étnicos, culturais, sexistas ou religiosos. Se somos bem vestidos, aos seus olhos, se somos menos crentes, sob sua ótica, se somos iguais a eles, ou não.
A mensagem do amor, marca registrada do ministério de Jesus, é substituída pela mensagem do ódio, da vingança.
“Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio,” Efésios 2:14, querem reconstruir o que Jesus derribou.
– “as paredes de separação” entre os homens, seu maior atrevimento é tentar recosturar o véu do templo. Para eles, ninguém pode chegar-se a Deus a não ser rezem em seu catecismo ideológico/doutrinário. Quem ousa discordar: é tachado de hereges, anticristos, falsos profetas. São os atuais herdeiros do legado dos fariseus contemporâneos de Jesus
Murmuradores:
Em vez de boas novas, preferem espalhar calúnias, difamação, mentiras contra quem ouse pensar diferente deles.
Maus obreiros. Falsos pastores: “Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão;”
Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.” Efésios 4:14-16
Paulo os chama de “cães”; cães raivosos. Cães de guarda!
Defendem sua “área” com força, não cedem. O importante não é a defesa da verdade, aquele que é seguido em amor, de acordo com Efésios.4:15, mas a defesa de seu ponto de vista.
Efésios.4:25 “Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros”.
- Os mesmos termos são usados para enfatizar a idéia de luta, de embate árduo mesmo, chegando às raias da agonia.
Nesse primeiro texto 1Timóteo.6.12, o Apóstolo Paulo convoca Timóteo a combater o bom combate da fé, o que significa nesse contexto específico, resistir ao materialismo, à avareza e as deturpações que levam a conclusão errônea de que "piedade é fonte de lucro".
Combater o bom combate, significa também, seguir com firmeza as virtudes distintamente cristãs - Justiça, piedade, fé, amor, constância e mansidão v.11. É ainda, viver intensamente o ministério recebido do Senhor v.14.
As Potestades – Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.” Efésios 6:12.
O Espinho na carne – todo líder tem um. Às vezes, inconfessáveis e impertinentes só a Graça lhes basta. Conquanto a Presença de Cristo lhes formata o homem interior e o homem natural é mortificado por Ela.
“E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.” 2 Coríntios 12:7-9
O Combate Principal – Pregar o Evangelho.Este é o bom Combate!
Precisamos da etimologia para distinção dos combates. Encontramos nas Escrituras de Paulo, várias modalidades de combates:
Pessoal: contra espíritos malignos, contra grupos, contra o próprio corpo.
Nesta segunda carta, 2Timóteo 4.7, Paulo já antevendo o fim de sua jornada, diz que ele mesmo combateu o bom combate, o que nesse contexto se traduz no compromisso de pregar o Evangelho mesmo que custe a própria vida  2Timóteo.1,2,5 conf.Atos 20.24, o que certamente pode ser verificado em todo curso da vida do Apóstolo 2Co.6.1-10.
Em síntese, O combate cristão tem um aspecto negativo: deixar de fazer, resistir, fugir da cobiça, da avareza, do mundanismo; E um aspecto positivo: seguir e praticar as virtudes cristãs e proclamar o Evangelho. A vida cristã se caracteriza pelo que deixamos de fazer (pecado), adicionado pelo que fazemos em contrapartida (boas obras).
“Saúdam-te Epafras, meu companheiro de prisão por Cristo Jesus, Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores.” Filemom 1:23,24
Paulo foi um combatendo de um grupo especial: A Igreja, a boa milícia, alistado em um agrupamento eternal, e agora passa suas armas a um neo combatente: Timóteo. Como é bom quando se tem certeza de que há um substituto pronto é esta a diferença para o verdadeiro Líder, saber a sua Hora e a quem passar seus valores. “E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.” 1 Coríntios 9:25-27
É a constatação que se sente firme e seguro quanto a sua própria salvação, sendo Obreiro Aprovado!
Fortalezas espirituais. Muitas vezes, incrustadas dentro do Corpo de Cristo
Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo; 2 Coríntios 10:3-5, constatando que foi apenas realizador de uma Obrigação:
1 Coríntios 9.16 “Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!”
As Armas
Combater pelas armas da justiça é estar disposto até mesmo a sofrer "como bom soldado de Cristo Jesus", é ter como objetivo "satisfazer àquele que nos arregimentou." 2Tm.2.3,4
Na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, quer ofensivas, quer   defensivas; por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama, como enganadores e   sendo verdadeiros;como desconhecidos e, entretanto, bem conhecidos; como se   estivéssemos morrendo e, contudo, eis que vivemos; como castigados, porém não   mortos;entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada   tendo, mas possuindo tudo. 2Co.6.7-10
Desmascarados os verdadeiros inimigos da cruz - Hermes C. Fernandes
Apontamentos do autor

Demais no corpo do texto. E da primeira parte.

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger