sexta-feira, setembro 4

Lição 10 - O Líder Diante da Chegada da Morte 3º trimestre de 2015 - CPAD

Lição 10 - O Líder Diante da Chegada da Morte
3º trimestre de 2015 - CPAD – A Igreja E O Seu Testemunho – As Ordenanças De CRISTO Nas Cartas Pastorais
Estudo-subsídio: Autor Pr. Osvarela
Texto Áureo
2 Timóteo 4.7 – Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE – 2 Timóteo 4.6-17
6 – Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo.
7 – Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
8 – Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.
9 – Procura vir ter comigo depressa.
10 – Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica; Crescente, para a Galácia, Tito, para a Dalmácia.
11 – Só Lucas está comigo. Toma Marcos e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério.
12 – Também enviei Tíquico a Éfeso.
13 – Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos.
14 – Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe pague segundo as suas obras.
15 – Tu, guarda-te também dele, porque resistiu muito às nossas palavras.
16 – Ninguém me assistiu na minha primeira defesa; antes, todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado.
17 – Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que, por mim, fosse cumprida a pregação e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão.
Introdução
Ao aproximar-se do fim de sua vida todo líder tem preocupações e todo homem faz uma analise do que realizou ao longo de sua vida. Com Paulo não foi diferente, ele escreve a Timóteo apresentando algumas destas analises mentais e interiores de tudo o que havia vivido.
A importância deste momento é de tal ordem, que ela por si mesmo mostrara o que o líder deixou de legado, o que realizou de correto e quais e quem o acompanhou ao longo da sua vida.
É momento de verificar os companheiros leais até ao fim, os que ao longo da caminhada foram fracos e deselegantes para com sua jornada. Os que se afastaram, pois não eram verdadeiros, não estavam, junto, de maneira voluntaria, mas que apenas queriam aproveitar da força e da fé do líder que “seguiam”.
Ao ler as 13 (treze) Paulinas, como um conjunto único, compacto e doutrinário encontrei mais de 300 (trezentas citações) de amigos e não tão amigos de Paulo, com agradecimento e relatos comportamentais destes envolvidos no Ministério de Paulo. É por isto, que Paulo vai deixar estas recomendações a Timóteo com um resultado final, que lhe mostrará se lhe foi favorável e o que poderá levar como galardão a ser aceito pelo Senhor na Vida eterna.
O Final Das Jornadas, Com Companhia.
Companheiros! É o que resta ao ler as saudações finais, ou despedidas nas paulinas, em seu conteúdo de fechamento epistolar, Para Paulo, o evangelho contém mais do que declarações e proposições: é Cristo - 2 Timóteo 1.8.
Estamos prestes do final de vida do Apóstolo dos gentios. Paulo sente a proximidade de seu fim como pregador, plantador de igreja e sua ida iminente para encontrar com o Senhor. Para se analisar o final da carreira de Paulo é necessário estudar a sua proposta de vida ministerial como líder. Paulo é o formador de uma característica teológica única, a exaltação de Jesus Cristo como Senhor – Kyrios, sob esta forma de viver ele neste final exalta ao Kyrios pelo seu epilogo ministerial e de vida, que se aproximava.
8 – Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.
17 – Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que, por mim, fosse cumprida a pregação e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão.
Paulo já houvera escrito, à Timóteo na sua Primeira Epístola sob o conceito de que a vida ministerial exige ser um combatente da fé e da consciência cristã:
“Timóteo, meu filho, dou-lhe esta instrução, segundo as profecias já proferidas a seu respeito, para que, seguindo-as, você combata o bom combate, mantendo a fé e a boa consciência que alguns rejeitaram e, por isso, naufragaram na fé.” 1 Timóteo 1:18,19 [NVI]
Líder transmite preocupação com futuro da Obra de Deus.
Preparando Sucessor.
Paulo não poupa esforços em mostrar que o Ministério do Evangelho, a defesa da Fé devem ser levados até o fim, como um combatente de guerra, que dá a sua vida pela causa, por isto a Segunda Carta Timóteo é a carta de despedida do apóstolo Paulo. Num documento humano inspirado por Deus com o objetivo de preparar o jovem rapaz para as responsabilidades do ministério, e fortalecê-lo para o que estava por vir - 2 Timóteo 4.3. Por causa da tradição, acredita-se que essa carta foi escrita entre 67 e 68 d.C., pouco antes do martírio do apóstolo.
Nesse momento, Paulo estava preso pela segunda vez, em Roma, sem a expectativa de sair vivo da mesma 2 Timóteo 4.6. Paulo era o menos amado, mais amava todos, na Igreja de Deus e sua vida pode ser resumida em um texto de sua lavra aos coríntios; estas eram: a última vontade e o testamento do apóstolo,:
Agora, estou pronto para visitá-los pela terceira vez e não lhes serei um peso, porque o que desejo não são os seus bens, mas vocês mesmos. Além disso, os filhos não devem ajuntar riquezas para os pais, mas os pais para os filhos. Assim, de boa vontade, por amor de vocês, gastarei tudo o que tenho e também me desgastarei pessoalmente.” 2 Coríntios 12:14,15
Não se importava em sofrer, mas necessitava combater e caminhar a carreira proposta desde o encontro no Caminho de Damasco, com e pelo próprio Kyrios: ”Mostrarei a ele o quanto deve sofrer pelo meu nome" Atos 9:16.
Embora o tom de despedida e melancolia de um conteúdo da despedida antecipada, pelo final próximo, o que ressalta o sofrimento e a solidão, a certeza do dever cumprido e da esperança viva em Cristo é o que encoraja a todo o crente a viver o evangelho verdadeiro.
A vitória de Paulo estava selada e isso é motivador para todos nós, principalmente para o tímido e jovem Timóteo, que ainda tinha uma obra a fazer e, pelo que a tradição diz, parece que também foi martirizado.
Ao findar a carreira, ou no limiar do fim, ele expressa a Timóteo a sua herança e riqueza espiritual [...os filhos não devem ajuntar riquezas para os pais, mas os pais para os filhos...] do Evangelho, como um pai deixa aos filhos, necessitava de alguém que pudesse transmitir a Igreja, pelo receptor das últimas letras de Paulo “a Timóteo, meu verdadeiro filho na fé... 1 Timóteo 1:2”, como um fiel receptor e transmissor, e fiel depositário de todos os segredos de uma Doutrina, que se alongara e formatada em anos de lutas e de dificuldades, inclusive marcadas em seu próprio corpo, não se poderia perder estas lutas, após combater o bom combate com desprendimento e ardor.
Paulo adverte: “Guarda o bom depósito, mediante o Espírito Santo que habita em nós” (2 Timóteo 2.14). O evangelho é o mais precioso depósito que nos foi entregue e precisamos guardá-lo intacto. Cristo confiou a Paulo esse bom depósito – “para o qual eu fui designado pregador, apóstolo e mestre” (2 Timóteo 2.11). Agora, Paulo confia a Timóteo a guarda desse depósito.
Perscrutando a Vida do Líder
Em uma avaliação humana, poderíamos concluir que Paulo foi um fracassado, pois terminou sua vida, solteiro, velho, sem posses, preso e morto, mas Paulo foi um dos maiores abençoadores de vidas da história do cristianismo.” Reverendo Hernandes Dias Lopes
       •   Perseguiu a igreja;
       •   Teve um verdadeiro encontro com Deus;
       •   Pregou o evangelho;
       •   Foi perseguido e humilhado por causa da palavra;
       •   Formou discípulos;
       •   Liderou igrejas;
       •   Foi preso e morto;
Três conclusões em 2 Tm 4.7:
Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé
1-    Lutei; Combati o bom combate
2-    Esforcei-me; acabei a carreira
3-    Minha fé continua firme. guardei a fé
ατακτως - ataktos; adv.desordenadamente, fora de postos (geralmente com respeito a soldados);irregularmente, desordenadamente, de desejos exagerados; que se desvia de ordem ou regra prescrita.
αθλησις- athlesis; n f. competição, combate, luta, dura prova;
ανταγωνιζομαιantagonizomai; v. combater, lutar;
μαχη- mache; n f. luta ou combate; daqueles em armas, uma batalha; de pessoas em discrepância, adversários, etc., discussão, contenda; disputa.
μαχομαι - machomai; v.Lutar; de combatentes armados, ou daqueles que se empenham numa luta ombro a ombro; daqueles que se envolvem numa guerra de palavras, disputar, discutir, brigar; daqueles que brigam na lei por propriedade e privilégios.
υπεικω- hupeiko; v. não resistir mais, mas entregar-se, render-se (de combatentes).
ατακτως - ataktos; adv.desordenadamente, fora de postos (geralmente com respeito a soldados);irregularmente, desordenadamente, de desejos exagerados; que se desvia de ordem ou regra prescrita.
Καταλεγω - katalego; v. renunciar, submeter-se; narrar detalhadamente, recontar, expor; anotar em uma lista ou registrar, inscrever-se; soldado.
στρατολογεω - stratologeo;v. reunir (juntar) um exército, alistar soldados.
Απογραφω - apographo; v. registrar, transcrever (de algum modelo); assentar em um registro ou arquivo; espec. assentar em arquivo público os nomes de pessoas, seus rendimentos  epropriedades; alistar.
Guerra, Batalha.Ver πολεμος; Ver μαχη, acima.
Πολεμος;  geralmente significa guerra, i.e., o curso total de hostilidades; μαχη, batalha, um único evento. μαχη tem freqüentemente o sentido mais fraco de briga ou disputa, que é muito raramente encontrado em πολεμος.
Paulo ao falar sobre o combate ressalta quais eram os inimigos à combater:
Falaremos sobre o combate e os adversários no 2ª parte deste estudo.
O Estado De Espírito De Paulo
“...acabei a carreira...”
Durante a era das perseguições iniciadas por Nero em 64 dC, Paulo foi preso de novo, provavelmente em Trôade (4.13), e levado pra Roma. As circunstâncias de sua segunda prisão foram bastantes diferentes daqueles de seu primeiro encarceramento. Anteriormente, ele estava em sua própria casa alugada e podia receber visitantes livremente, mas agora estava confinado a um masmorra e os amigos quase não conseguiam vê-lo. Antes, ele esperava ser solto, mas agora ele esperava a morte (4.6-8). Ao escrever esta carta, somente Lucas estava com Paulo (4.11), tendo todos os outros partidos por vários motivos. Vivos
É um homem realizado. Paulo é conciso e direto, mas ele também é meigo, caloroso e carinhoso. 2 Timóteo revela emoções de Paulo mais do que seu intelecto.
Confiança no Kyrios:
Ele é fiel àqueles que o seguem 2 Timóteo 1.12; 2.11-12; 4.17-18,22, e coerente com seu propósito 2 Timóteo 2.12,13.
Ele também concede a compreensão espiritual (2.7).
Realizei! Esta deve ser a sensação do líder ao final de sua vida. Sentir que foi útil ao Senhor em sua jornada. Ter sido torturado, combatido, evitado, condenado, pela Obra nada disto poderia inibir o animo final. Apesar de ser uma declaração final, não é uma entrega, mas uma constatação animosa de que alcançou o alvo: “mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus... mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” Filipenses 3:12-14
Certeza da Chamada;
2 Coríntios 11.5 “Porque penso que em nada fui inferior aos mais excelentes apóstolos.”
Do Cuidado de sua Igreja:
- mesmo com seus problemas pessoais sublimados e atendidos pelo Senhor.
São ministros de Cristo? ... eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes. Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos; Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez. Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas. 2 Coríntios 11:23-28
Certeza de ter atendido a Ordem do Senhor através do Espírito Santo:
2 Timóteo 1.12 “Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia”.
Paulo tinha certeza de todas as ações que promovia eram na dependência do Espírito Santo, seja para ir a Macedônia, a Éfeso ou a Galácia, ele era dependente do Senhor através do Seu Espírito.
Tudo em Paulo era promovido nesta certeza, uma Doutrina a ser transmitida a Igreja, as Revelações mais profundas, ou até mesmo uma admoestação dura, o Apóstolo sabia definir de onde provinha.
O líder consciente ao final da vida poderá relatar seus momentos com clareza ele observa o zelo e a paixão apostólicos que iam na alma de Paulo, ao escrever essa carta com o intuito de defender a Doutrina Verdadeira da Igreja : "Agora, compelido pelo Espírito, estou indo para Jerusalém, sem saber o que me acontecerá ali. Só sei que, em todas as cidades, o Espírito Santo me avisa que prisões e sofrimentos me esperam. Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus. "Agora sei que nenhum de vocês, entre os quais passei pregando o Reino, verá novamente a minha face. Portanto, eu declaro hoje que estou inocente do sangue de todos. Pois não deixei de proclamar a vocês toda a vontade de Deus. Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os designou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue. Atos dos Apóstolos 20. 22-28
Para o líder de uma Igreja o viver é Cristo.
Continua na 2ª Parte
Quem combate, combate algo que lhe é prejudicial, e à Obra de Deus.
Fonte:
Síntese do Novo TestamentoEpístolas Paulinas - Pr. Pablo Rodrigo Ferreira
O Combate Do Apóstolo - Felipe Guimarães
Dicionário Strong
Teologia de Paulo – Thomas R. Schreiner
Cristo na Teologia de Paulo L. Cerfaux
Biblia Plenitude

Bíblia online

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger