sábado, junho 25

O Cultivo das Relações Interpessoais - Lição 13 – CPAD – 2º Semestre 2016

O Cultivo das Relações Interpessoais
Lição 13CPAD – 2º Semestre 2016
Autor do Estudo: Osvarela
TEXTO ÁUREO
"Ao único DEUS, sábio, seja dada glória por JESUS CRISTO para todo o sempre. Amém!" Romanos 16.27
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Romanos 16.1-16
1 - Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia,
2 - para que a recebais no Senhor, como convém aos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; porque tem hospedado a muitos, como também a mim mesmo.
3 - Saudai a Priscila e a Áquila, meus cooperadores em CRISTO JESUS,
4 - os quais pela minha vida expuseram a sua cabeça; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios.
5 - Saudai também a igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Ásia em CRISTO.
6 - Saudai a Maria, que trabalhou muito por nós.
7 - Saudai a Andrônico e a Júnia, meus parentes e meus companheiros na prisão, os quais se distinguiram entre os apóstolos e que foram antes de mim em CRISTO.
8 - Saudai a Amplíato, meu amado no Senhor.
9 - Saudai a Urbano, nosso cooperador em CRISTO, e a Estáquis, meu amado.
10 - Saudai a Apeles, aprovado em CRISTO. Saudai aos da família de Aristóbulo.
11 - Saudai a Herodião, meu parente. Saudai aos da família de Narciso, os que estão no Senhor.
12 - Saudai a Trifena e a Trifosa, as quais trabalham no Senhor. Saudai à amada Pérside, a qual muito trabalhou no Senhor.
13 - Saudai a Rufo, eleito no Senhor, e a sua mãe e minha.
14 - Saudai a Asíncrito, a Flegonte, a Hermas, a Pátrobas, a Hermes, e aos irmãos que estão com eles.
15 - Saudai a Filólogo e a Júlia, a Nereu e a sua irmã, e a Olimpas, e a todos os santos que com eles estão.
16 - Saudai-vos uns aos outros com santo ósculo. As igrejas de CRISTO vos saúdam.
INTRODUÇÃO:
As relações do homem, um ser social, por Mandato divino, são necessárias para todas as etapas da vida.
Quando Deus disse ao homem: “crescei e multiplicai” estava autorizando uma convivência com a maior quantidade possível de outros seres humanos.
Assim, vemos, que a Humanidade mesmo depois da dispersão “Noiaca” se agrupou em forma de Comunidades, que em algum momento, mesmo sendo fruto do seio de Noé conhecedor de Deus, se agrupa para numa relação marcada pelo consciente contrário a Deus e achando-se agrupada, age no chamado efeito - “manada”: “vamos para onde for a multidão” – e se opõe contra as determinações divinas, entendendo que pode agir contra a determinação divina e sua soberania total sobre a Criação [Torre de Babel – Gênesis 11.1-6].
Quando inicio esta introdução com esta narrativa, estou apontando para dois sentidos das  relações dos seres humanos.
Primeira: a relação horizontal, ou seja, seres humanos se relacionando com seres humanos; que inclui a relação intrapessoal.
Segundo: a relação vertical, ou seja, seres humanos se relacionando com o sobrenatural, com o Ser Divino, Deus.
Destas relações teremos o conceito das relações interpessoais.
Há ainda, outro sentido da relação humana - O sentido pontual.
Além disto, a máxima do amor ao próximo, passa pelo bom entendimento que eu possa ter em relação a mim, mesmo.
Ou seja, para uma boa relação interpessoal eu preciso estar bem comigo. O conceito de relacionamento intrapessoal é distinto, mas não menos importante.
Este conceito remete para a aptidão de uma pessoa de se relacionar com os seus próprios sentimentos e emoções e é de elevada importância porque vai determinar como cada pessoa age quando é confrontada com situações do dia-a-dia. Para ter um relacionamento intrapessoal saudável, um indivíduo deve exercitar áreas como a autoafirmação, automotivação, autodomínio e autoconhecimento.
É o relacionamento Intrapessoal – a comunicação, consigo mesmo – o diálogo interior - o Monólogo, que pode ser muitas vezes encontrados nas Escrituras em especial nas poéticas, quando o escritor externa o pensamento interior:
Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus. ”Salmos 42:11
O salmista Davi muitas vezes se entregou a meditar com sua alma sobre seu estado pessoal, ou bem-estar pessoal:
“Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus. ”Salmos 42:11
Ou mesmo Job em suas conversas introspectivas:
A minha alma tem tédio da minha vida; darei livre curso à minha queixa, falarei na amargura da minha alma. ”Jó 10:1
É por isto, que o Relacionamento intrapessoal foi destaque na Mensagem Godspel, na boca sacrossanta do Nosso Senhor Jesus Cristo, como está na Nova mensagem evangélica, a qual podemos ler:
“E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. ” Mateus 22:37-39
Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? ”1 João 4:20
“Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros. ”1 João 4:11
Sendo assim o relacionamento interpessoal depende e muito do primeiro item relacional na pessoa do que se relaciona.
“Só terei um bom relacionamento com o próximo se tiver uma posição centrada em Cristo, que me permita viver bem comigo, mesmo!”Osvarela
Definição:
O Relacionamento Interpessoal é a conexão feita por duas ou mais pessoas de um mesmo círculo. Ele tem muito a ver com a maneira que tratamos e nos relacionamos com as outras pessoas e a qualidade dessas relações.
Relacionamento Interpessoal:
Relacionamento Interpessoal é um conceito do âmbito da sociologia e psicologia que significa uma relação entre duas ou mais pessoas. Este tipo de relacionamento é marcado pelo contexto onde ele está inserido, podendo ser um contexto familiar, escolar, de trabalho ou de comunidade, seja social ou religiosa. Isto implica numa relação social, que determina um conjunto de normas comportamentais, que orientam as interações entre membros de uma Sociedade.
No Núcleo da Igreja este relacionamento é dirigido sob a visão do evangelicalismo, Neotestamentário. É o que Paulo ensina nesta parte final da Epístola aos Romanos. Ele mesmo mostra o quanto o relacionamento interpessoal influencia na vida pessoal, pois ao final desta Epístola Paulo enumera seus amigos, que o ajudaram a servir e nos serviços ao Senhor.
Ninguém pode viver sem bons relacionamentos “interpessoal”.
Se não tiver este lado ajustado será um homem solitário e sem amigos. E a beleza das Escrituras é que Deus muda ao homem que se entrega a Ele, e produz a regeneração que envolve mudança de relacionamento com outros!
“Deus faz que o solitário viva em família; liberta aqueles que estão presos em grilhões; mas os rebeldes habitam em terra seca.”Salmos 68:6
Um Relacionamento Interpessoal pode ser de vários níveis e envolver diferentes sentimentos como o amor, compaixão, amizade, etc. Um relacionamento deste tipo também pode ser marcado por características e situações como competência, transações comerciais, inimizade, etc.
Um relacionamento pode ser determinado e alterado de acordo com um conflito Interpessoal, que surge de uma divergência entre dois ou mais indivíduos.
Exemplos bíblicos:
Relacionamento entre duas pessoas.
“E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível. ... mas, depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão. E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação. Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?” Gálatas 2:11-14
Relacionamento numa Comunidade.
 “Tendo tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles, resolveu-se que Paulo e Barnabé, e alguns dentre eles, subissem a Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos, sobre aquela questão.” Atos dos Apóstolos 15.2
Relacionamento entre duas ou mais pessoas. Mesmo com uma causa justa.
“E alguns dias depois, disse Paulo a Barnabé: Tornemos a visitar nossos irmãos por todas as cidades em que já anunciamos a palavra do Senhor, para ver como estão. E Barnabé aconselhava que tomassem consigo a João, chamado Marcos. Mas a Paulo parecia razoável que não tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os acompanhou naquela obra. E tal contenda houve entre eles, que se apartaram um do outro. Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre.” Atos 15:36-39
Paulo dá alguns exemplos de vida social, no qual o relacionamento interpessoal é foco para melhor atuação cristã na Igreja e na Obra de Deus.
“Saudai a Trifena e a Trifosa, as quais trabalham no Senhor. Saudai à amada Pérside, a qual muito trabalhou no Senhor.”
Uma Igreja dividida, como a de Coríntios é alvo fácil para ser minada pelo Inimigo. Neste atual estudo, no versículo 12, Paulo narra, a atuação de duas mulheres, Trifena e Trifosa, que se mantém unidas no objetivo de servir á Deus.
Porém em Filipenses ele escreve para desfazer a um mal sucedido exemplo de relacionamento Intrapessoal que minava a Igreja de Filipos no seio das suas cooperadoras naquela Obra:
“Rogo a Evódia, e rogo a Síntique, que sintam o mesmo no Senhor. E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os meus outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida.” Filipenses 4:2,3
Nós somos, aqueles, “companheiros” que Paulo exorta a manter o bom relacionamento na Igreja. Devemos manter o equilíbrio para esta tarefa, emmanter os relacionamentos equilibrados no nosso meio.
“Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor.” Filipenses 4:5
Por outro lado, o conceito de relacionamento intrapessoal é distinto, mas não menos importante.
Este conceito remete para a aptidão de uma pessoa de se relacionar com os seus próprios sentimentos e emoções e é de elevada importância porque vai determinar como cada pessoa age quando é confrontada com situações do dia-a-dia. Para ter um relacionamento intrapessoal saudável, um indivíduo deve exercitar áreas como a autoafirmação, automotivação, autodomínio e autoconhecimento.
Fundamental nos relacionamentos é que sejamos unânimes.
Unanimidade é a resposta para combater diferenças entre os crentes nos seus relacionamentos. Unanimidade não é ser igual, mais poder aceitar diferenças em função da idéia principal: Servir a Cristo e ser Corpo.

Unanimidade - conformidade nas avaliações, julgamentos, opinião, votos etc.
Pedro admoesta os cristãos a pensarem da mesma forma. O termo igual ânimo ομόφρονες (homofrones), no Grego, significa “pensar a mesma coisa”, “ter a mesma opinião”; expressa “unanimidade”.Atos dos Apóstolos 4.32; Filipenses 2.2
Como escrevemos em nosso site http://estudandopalavra.blogspot.com.br, em Outubro de 2012:
A dificuldade do Relacionamento entre os homens é um fato desde os mais distantes diálogos descritos nas Escrituras. Completo, [agora] se temos dificuldades de relacionamentos com os homens que vemos e como será o nosso relacionamento com deus que não vemos; “Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.” 1 João 4:20,21
A Relação Social é um Mandato determinado por Deus ao Homem, para convivência plena entre a Federação antropológica, sob seu cabeça, nosso pai Adão.
Ensinar na Escola Dominical remete a ensinar:
A RELAÇÃO DO ALUNO COM DEUS.
Com isto, este Estudo desta Epístola Aos Romanos deve levar-nos, bem como, aos alunos conhecer quem é este Deus tão Poderoso, ao qual servimos, os seus atributos, a sua Pessoa e que por Si mesmo buscou se relacionar com todos os homens.
A RELAÇÃO DO ALUNO COM A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO, NOSSO SALVADOR.
A importância do relacionamento humano, passa pela Pessoa física e Divina de Jesus O Cristo de Deus. Ele ensinou a Paulo como deveria se relacionar com todos os homens, mesmo com seus erros e por meio do sofrimento, ao servir ao Kyrios. Relacionar-se com Jesus é uma busca do conhecimento da Pessoa de Jesus Cristo no plano divino, seu Poder e majestade, sua Glorificação pelo Pai, sua relação com a Igreja, da qual é o Cabeça. O Cristocentrismo deve ser a base e centro de nossas vidas e o parâmetro cristão de todo o relacionamento do crente.
A RELAÇÃO DO ALUNO COM A EKLÉSIA – A IGREJA.
Como membros da Igreja necessitamos ser responsáveis em manter relacionamentos sadios e íntegros, com todos.
É dever dar algo para a Igreja e não apenas esperar algo da Igreja.
Conhecer a Missão da Igreja e saber suas responsabilidades na membresia.
A RELAÇÃO DO ALUNO CONSIGO MESMO.
A Maturidade cristã pode ser notada, como nosso fruto na forma que tem consigo mesmo, não sendo orgulhoso, fraudulento, mentiroso ou egocêntrico.
Isto influenciará nos relacionamentos que mantemos na Igreja , para termos uma vida de Fé e vitória em Cristo.
A RELAÇÃO DO ALUNO COM A MEMBRESIA, OU SEJA, COMOS DEMAIS ALUNOS E AS PESSOAS.
O aluno deve ser ensinado, com as aulas e material – Lição Bíblica e Bíblia Sagrada – a contribuir no relacionamento entre os membros da Escola Dominical e da Igreja. Apreciar a contribuição dele e dos demais, respeitar direitos alheios e pessoais. Compilação Manual da Escola Dominical, Silva, Antonio Gilberto - CPAD
Continuação do Estudo postado em 2012
Comunicação - communicare (lt.) – tornar comum.
Intrapessoal – comunicação consigo mesmo – diálogo interior - Monólogo;
- Conversas consigo mesmo (diálogo interior); (corrigido o erro de grafia) sic
- Capacidade de organizar ideias, de fazer correlação entre elas e adequá-las à fala;
- Mensagem que circula no nosso interior, na nossa mente, sendo assim, os pensamentos;
- A maneira como processamos mentalmente uma informação influenciará a nossa interação na comunicação Interpessoal;
- Quanto mais clara a sua forma de pensar, mais fácil será a sua maneira de se expressar;
- Um exemplo de comunicação intrapessoal é a criação de diários.
Comunicação Intrapessoal é um dos Mandatos divinos por Deus ao Ser humano.
Mandatos:
Mandato de Governo - Adão, o Gerente de Deus - Gênesis 1.26,30;
Mandato Cultural - Ordem para a Comunicação, Vida Social, Relacionamentos - Gênesis 2.18-25.
A própria, e séria conversação entre Eva e a serpente, parece a princípio uma conversa de característica mitológica, no entanto, não é isto que lemos no texto bíblico (não há conteúdo mitológico nas Escrituras), mas sim o exercício de mandato de domínio e e controle, além da comunicação entre seres da Criação, sob o gerenciamento do Ser Antropológico criado por Deus, para controlar tudo que Ele criara.
O relacionamento e comunicação era exercido na vertical - Deus e Adão.
Mas, o Mandato toma a forma horizontal, entre os humanos e se autentica como social, quando do momento ápice, o encontro de Adão e Eva, sua mulher criada por Deus.
A Comunicação mal compreendida (ou mal realizada) pode gerar grandes confusões na área relacional, além de sérios prejuízos na Comunhão.
melhorar a Comunicação Intrapessoal:
A Filosofia grega através de um de seus maiores representantes, diz: "Conheça-te a ti mesmo" (Sócrates): Autoconhecimento e controle emocional;
A Bíblia diz: Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Gálatas 5:14
E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. Lucas 10:27
Deixando Brechas na comunicação:
Fechar brechas, como mostramos, acima, é tarefa das lideranças. Seja por meio da Oração, da Exortação pela ministração da Palavra, ou por atitude.
Fraternal - adj. Refere-se à ou característico de irmãos ou irmãs. Que ocorre entre pessoas unidas como irmãos: amor fraternal. Que revela ou mostra consideração, afeição ou amizade: amizade quase fraternal.
Se não exercitamos o Amor pessoal para exercitar o amor ao próximo, seremos alvo fácil, para ser mais uma ferramenta para mal uso de nossas palavras, pois faltará o amor fraternal.
Relacionamento Interpessoal é alvo de ações pessoais, de um dos lados, ou de um grupo. Seja na Igreja, seja em família, como somos família de Deus e Igreja, nos afeta diretamente o aprendizado desta lição sobre como comportarmo-nos entre os irmãos. Cuidado para que não sejamos instrumento ou ser Ferramenta do Maligno. Gênesis 3.1
 “Assim é o homem que engana o seu próximo, e diz: Fiz isso por brincadeira”. Ferramenta que só destrói e não edifica, é demonstrada no texto bíblico sobre o relacionamento e comunicação entre nós. Provérbios 26:19
Martelo, espada e flecha aguda é o homem que profere falso testemunho contra o seu próximo”. Provérbios 25:18
E mais: Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não te porás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o Senhor. Levítico 19:16
Qualidades para uma boa comunicação Interpessoal
Conhecer e administrar suas fraquezas
Saber ouvir E escutar
Passar confiança
Ter conteúdo
Entender as necessidades de quem escuta
Reconhecendo como devemos suportar-nos:
Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.”Romanos 12:10
Nem todas as mentes tem o mesmo entendimento, de vida pessoal, seja por questões de formação, de origens culturais e familiares, sem nenhum demérito a cada caso.
Seja por questão de cunho das personalidades, pois cada ser tem uma personalidade, reconhecidas em qualquer área, seja na médica ou na religiosa, onde Pedro não tem a mesma de Paulo e assim por diante.
Porém, o que os cristãos devem saber é que necessário, ter a mesma convicção nas coisas fundamentais, como nas doutrinas centrais da fé cristã, por exemplo. Nas coisas não essenciais, pode haver divergências de opinião, mas em todas estas coisas, não pode deixar de haver o amor.
Warren Wiersbe corrobora que unidade não é o mesmo que uniformidade; unidade é cooperação em meio à diversidade. Apesar de diferentes, as partes do corpo trabalham juntas em unidade.  Os cristãos podem discordar quanto à forma de certas coisas, mas devem concordar quanto ao conteúdo e a motivação.
A Prevalência da Verdade
 “Estas são as coisas que deveis fazer: Falai a verdade cada um com o seu próximo; executai juízo de verdade e de paz nas vossas portas”. Zacarias 8:16 (Efésios 4.20,25)
A prevalência da verdade conduz a uma situação de paz dentro das portas da Casa do Senhor, com total harmonia entre o Povo de Deus.
A igreja não é uma arena de competição!
Postura a ser observada no Relacionamento Intrapessoal:
Ter facilidade de relacionamento interpessoal nos leva a creditar a manutenção de uma postura cristã, que Paulo ensina quando cita seus relacionamentos ao longo do Capítulo 16 da Epístola Aos Romanos.
Interessante ressaltar, na compilação, a seguir, que os Apóstolos Paulo E Pedro embora, aparentemente divergentes, se expressaram pelo Espírito Santo, com ênfase no mesmo assunto: relacionamentos, deixamos claro, contudo, que Pedro serve de fiador ás Escrituras Paulinas, mostrando o quanto a unanimidade da fé restaura Relacionamentos. Usamos, abaixo, alguns versículos petrinos para ressaltar a postura em relacionamentos. [compilação de estudo de Como devem ser os nossos relacionamentos - Leonardo Dâmaso apud Bereianos]
1. A postura dos cristãos perante os irmãos na fé; -1 Pedro 3.8;
2. A postura dos cristãos perante os seus opositores; -1 Pedro 3.9;
3. A postura dos cristãos diante da vida; -1 Pedro 3.10-11;
4. O contraste entre os justos e aqueles que fazem o mal; -1 Pedro 3.12.
1 – Como cristãos;
2 – Como cidadãos;
3 – Como justos;
4 – Como o que faz o Bem
O Apóstolo Paulo ao descrever seus relacionamentos com os santos da igreja de Roma. Aliás, ele é pródigo em ressaltar este tipo de comportamento nas Igrejas que ministra a palavra em suas cartas/Epístolas, como Filipenses 4.1-3
Paulo neste final da Epístola apresenta este relacionamento em vários níveis, vejamos:
Como irmãos:
1 - Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia,
Como os santos e eleitos:
2 - para que a recebais no Senhor, como convém aos santos...,
15 – b  ...e a todos os santos que com eles estão.
13 - Saudai a Rufo, eleito no Senhor ...
13 - Saudai a Rufo, eleito no Senhor, e a sua mãe e minha.
Com os hospitaleiros:
... e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; porque tem hospedado a muitos, como também a mim mesmo.
Como cooperadores:
3 - Saudai a Priscila e a Áquila, meus cooperadores em CRISTO JESUS, ...
9 - Saudai a Urbano, nosso cooperador em CRISTO,
Como cristãos judeus e gentios:
4 - os quais pela minha vida expuseram a sua cabeça; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios.
Como Igreja primitiva [nas casas]:
Local de comunhão coletiva
5 - Saudai também a igreja que está em sua casa.
Como os que iniciaram os trabalhos [primícias]
Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Ásia em CRISTO.
Como os trabalhadores [e muito, é o destaque]:
6 - Saudai a Maria, que trabalhou muito por nós.
12 - Saudai a Trifena e a Trifosa, as quais trabalham no Senhor. Saudai à amada Pérside, a qual muito trabalhou no Senhor.
Como os que se relacionam nas cadeias [pelo Evangelho]:
7 - Saudai a Andrônico e a Júnia, meus parentes e meus companheiros na prisão,
Relacionamento interpessoal na Família
Como os relacionamentos [da própria] família pessoal:
7 - Saudai a Andrônico e a Júnia, meus parentes...
11 - Saudai a Herodião, meu parente.
11 - b Saudai aos da família de Narciso, os que estão no Senhor.
13 - Saudai a Rufo, eleito no Senhor, e a sua mãe e minha.
Como os de todas as famílias:
15 – a Saudai a Filólogo e a Júlia, a Nereu e a sua irmã, e a Olimpas ...
10 - b ...Saudai aos da família de Aristóbulo.
15 b ... a Nereu e a sua irmã
Como os que serviram a todos, independentes de que fosse o líder:
...os quais se distinguiram entre os apóstolos e que foram antes de mim em CRISTO.
Como o relacionamento entre os amados, em especial Em Cristo:
8 - Saudai a Amplíato, meu amado no Senhor.
9 - Saudai a Urbano, nosso cooperador em CRISTO, e a Estáquis, meu amado.
Com o relacionamento com os aprovados:
10 - Saudai a Apeles, aprovado em CRISTO. Saudai aos da família de Aristóbulo.
Relacionamento com os eleitos:
15 - Saudai a Filólogo e a Júlia, a Nereu e a sua irmã, e a Olimpas, e a todos os santos que com eles estão.
Coroa seus relacionamentos com gratidão santa e saudação de todos da Igreja:
A benção é do Corpo, pelos relacionamentos bem sucedidos
16 - Saudai-vos uns aos outros com santo ósculo. As igrejas de CRISTO vos saúdam.
Continua...
Fonte:
O que é Relacionamento Interpessoal - José Roberto Marques
Rh Gestão – Relacionamento interpessoal
Apontamentos do próprio autor deste Estudo [veja os links]:
Y Coach
Como devem ser os nossos relacionamentos - Leonardo Dâmaso apud Bereianos
Bíblia on line
Citações indicadas no corpo do Estudo

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger