Cosmovisão Missionária
Lição 12 – CPAD - 2º Semestre 2016
Estudo e subsídio Pr Osvarela
“E desta maneira me esforcei por anunciar o
evangelho, não onde Cristo foi nomeado, para não edificar sobre fundamento
alheio” Romanos 15.20
Leitura Bíblica
E
desta maneira me esforcei por anunciar o evangelho, não onde Cristo foi nomeado,
para não edificar sobre fundamento alheio;
Antes,
como está escrito: Aqueles a quem não foi anunciado, o verão, E os que não
ouviram o entenderão.
Por
isso também muitas vezes tenho sido impedido de ir ter convosco.
Mas
agora, que não tenho mais demora nestes sítios, e tendo já há muitos anos
grande desejo de ir ter convosco,
Quando
partir para Espanha irei ter convosco; pois espero que de passagem vos verei, e
que para lá seja encaminhado por vós, depois de ter gozado um pouco da
vossa companhia.
Mas
agora vou a Jerusalém para ministrar aos santos.
Porque pareceu bem à Macedônia e à Acaia fazerem uma coleta
para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém.
Isto
lhes pareceu bem, como devedores que são para com eles. Porque, se os gentios
foram participantes dos seus bens espirituais, devem também ministrar-lhes os
temporais.
Assim
que, concluído isto, e havendo-lhes consignado este fruto, de lá, passando por
vós, irei à Espanha.
E
bem sei que, indo ter convosco, chegarei com a plenitude da bênção do evangelho
de Cristo. Romanos 15:20-29
Texto Auxiliar
A Grande Comissão
“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome
do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas
que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a
consumação dos séculos. Amém.” Mateus
28:19,20
Cosmovisão – visão
panorâmica do Mundo.
Cosmovisão Missionária –
Alcançar todos os Povos com o Evangelho.
“E
assim, quanto está em mim, estou pronto para também vos anunciar o evangelho, a vós que estais em Roma. Porque não me
envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus
para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.
Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o
justo viverá pela fé”. Romanos 1:15-17
“A cosmovisão é a maneira em que
encararmos a realidade. É o conjunto de pressuposições que possuímos
acerca da constituição básica do nosso mundo e do nosso lugar no mesmo. Seja
coerente ou confusa, seja consciente ou nunca contemplada, nossa cosmovisão
determina como entendemos nós mesmos, outros seres humanos e qual o sistema de
valores através do que agimos cada dia. Assim, a cosmovisão é a estrutura
através do que compreendemos e avaliamos a nossa existência. A definição de
Deus é o centro conceitual de cada cosmovisão básica. A partir da ideia do Ser
divino (ou ausência de tal Deus), a
pessoa desenvolve sua cosmológica com os princípios e valores de vida”. UMA COSMOVISÃO TRINITÁRIA - J. Scott Horrell
Cosmovisão –
visão panorâmica do Mundo.
Cosmovisão
Missionária – Alcançar todos os Povos com o Evangelho.
Cosmovisão
Cristã – Evangélica – Divina de um Deus Trino – Pai, Filho, Espírito Santo
Cosmovisão envolve:
Salvação
Crença
em Cristo
Crença
na Morte Vicária de Jesus
Crença
no Grande Amor de Deus – João 3.16
Crença
na Salvação sem acepção de origem genética de raças, ou tribos
Definições e colocações Teológicas
e Linguísticas ou da Filosofia
Cosmovisão - Sistema pessoal de ideias
e sentimentos acerca do universo e do mundo; concepção do mundo.
Visão
do Mundo, ou da realidade da Vida [Mundo
real], sob o ponto de vista pessoal, ou de um grupo de pessoas, seja sob a
visão de uma Cultura ou Religião, incluindo pontos de entendimento sobre a Antropologia, Teologia, Teogonia, e
valores de crença, que formam a Visão de Mundo formatada por estas
concepções.
Quando
incluo Teologia e Teogonia na minha definição, é inferente a condição “definitória”
da Cosmovisão, pois é imanente ao Ser Humano a noção do Mundo, a partir, da
Noção de deus ou de sua ausência! A partir da ideia da divindade ou Ser divino,
ou ausência, de tal, divindade ou deus), a pessoa desenvolve sua cosmológica
com os princípios e valores de vida.
Cosmovisão
Cristã (um desdobramento da Cosmovisão Teísta) – O nosso entendimento passa
por: Uma cosmologia cristã centralizada no conceito trinitário de Deus.
Obs.: uso deus em minúscula por
se tratar de informação sobre qualquer tipo de divindade, tida por deus, em
cada Teogonia ou Cosmovisão, que não o Deus
Todo-Poderoso.
“Modo pelo qual a pessoa
vê ou interpreta a realidade. A palavra alemã é weltanschau-ung, que
significa um ‘mundo e uma visão da vida’, ou ‘um paradigma’. É a estrutura
por meio da qual a pessoa entende os dados da vida. Uma Cosmovisão influencia
muito a maneira em que a pessoa vê Deus, origens, mal, natureza humana, valores
e destino. ”
- apud Introdução à Cosmovisão Reformada: Anotações quase
aleatórias, GEISLER,
Norman L. Enciclopédia de apologética. São Paulo, SP: Editora Vida, 2002. p.188. Montagem e redesenho do autor do estudo.
“Porquanto o que de Deus se pode
conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas
coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a
sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão
criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Porquanto, tendo conhecido a Deus,
não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se
desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu”. Romanos 1:19-21
“O
Cristianismo tem um conteúdo para ser acreditado e uma visão de mundo a ser
adquirida” − Perry G. Downs.
Esta
Cosmovisão é o cerne do que liga e faz avançar a apologética da anunciação do
Evangelho em todos os lugares do Mundo.
A Comunicação desta Cosmovisão
anuncia:
Que
é pela Revelação divina, que podemos entender que há um Deus [Deus Trino]
existente como Três Pessoas em uma essência, ou Três Pessoas, da mesma, e uma
só natureza que se relacionam, entre si, de forma mística/sobrenatural e
harmônica. E que se relacionam com toda a Sua Criação.
Por
isso, que entendemos que a maior apologética da fé cristã é um entendimento
bíblico do Deus Triúno e uma compreensão
de como a cosmovisão da Trindade, ou trinitária responde às questões básicas da
existência. Desta questão surgem e embasam todas as demais noções sobre a Cosmo
Visão com respeito ao homem e o universo e sua interação e futuro.
“Um falso
deus leva à formação de uma falsa cosmovisão” ‒ Nancy Pearcey
Um
Senhor – Jesus Cristo – “Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o
evangelho de Deus. O qual antes prometeu pelos seus profetas nas Santas Escrituras, Acerca de seu Filho,
que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, Declarado Filho de Deus em
poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dentre os mortos,
Jesus Cristo, nosso Senhor” Romanos
1:1-4
Um Deus Salvador -
Um
Deus que tudo passa por Ele – “Porque dele e por ele, e para ele, são todas as
coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém”. Romanos 11:36
Um Deus Consolador
Imago Dei – “O qual é
imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação” Colossenses 1:15;
Um Livro –
“Qual
é logo a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? Muita, em toda
a maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas. Pois
quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de
Deus?” Romanos 3:1-3
Filhos de Deus – “E sucederá que no lugar em
que lhes foi dito: Vós não sois meu povo; Aí serão chamados filhos do Deus vivo”. Romanos 9:26
Um Modo de viver -
O Amor – “Porque apenas alguém
morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus
prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda
pecadores”. Romanos 5:7,8
Uma Nova Mensagem – “Porque não me envergonho
do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que
crê; primeiro do judeu, e também do grego.”
Romanos 1.16
Uma Moralidade Nova
Vida e Morte -
O Livre Arbítrio
O Início
O Presente
O Futuro
Um Final Novo da História
Humana
Os Povos
A Inclusão de Uma
Instituição Universal
“A menos que Deus mude a maneira de pensarmos – o que Ele faz em alguns
pelo milagre do novo nascimento – nossas mentes sempre nos dirão para nos
virarmos contra Deus – o que é precisamente o que fazemos” ‒ James M. Boice.
“Se a cosmovisão cristã pudesse ser
restabelecida no lugar de destaque e respeito na Universidade, isso teria um
efeito de fermentação no meio da sociedade. Se mudarmos a Universidade,
mudaremos nossa cultura por intermédio dos que a moldam” ‒ J.P. Moreland; William L.
Craig.
“Ora, se conseguirmos fazer com que os homens fiquem a formular
perguntas assim: ‘isto está em consonância com as tendências gerais dos movimentos
contemporâneos? É progressista, ou revolucionário? Obedece à marcha da História?’ Então os levamos a negligenciar as questões
efetivamente relevantes. E o caso é que as perguntas que assim insistirem em
formular são irrespondíveis; visto que não conhecem nada do futuro e o que o
futuro haverá de ser dependerá muitíssimo, exatamente, daquelas preferências a
propósito das quais buscam socorro do futuro. Como consequência, enquanto suas mentes
ficam assim a zumbir nesse verdadeiro vácuo, temos nossa melhor oportunidade de
até imiscuir-nos para forçá-los à ação correspondente aos nossos propósitos. A
obra já realizada neste sentido é enorme” - C.S. Lewis.
Nossa
Cosmovisão é constituída por um conjunto de crenças que estabelecem
essencialmente a sua distinção de outras cosmovisões ainda que haja no cerne de
cada cosmovisão diferenças importantes, porém, que não são excludentes.
A
partir desta Cosmovisão nós revelamos o que pensamos e cremos e procuramos
transmitir a Verdade do nosso pensamento, pois há uma relação indissolúvel
entre comportamento e o que você crê.
Por que há uma Cosmovisão
Missionária?
Porque,
quando acreditamos verdadeiramente no que cremos, a decisão de atender a nossa
consciência cosmo missionária se torna natural e obrigatória, por toda a
Cosmovisão cristã que vivemos, sob a revelação do Espírito Santo.
Assim,
somos impelidos a evangelizar o Mundo com a nossa cosmovisão cristã, sob a
égide da máxima de Cristo: “Ide, por todo o Mundo e pregai o Evangelho!”
A
Cosmovisão Missionária se baseia no principal esteio que é o Poder do
Evangelho.
Assim,
Paulo escreve:
“Eu sou devedor, tanto a gregos como
a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes. E assim, quanto está em
mim, estou pronto para também vos anunciar o evangelho, a vós que estais em
Roma. Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus
para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque
nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo
viverá pela fé.” Romanos 1:14-17
Princípio
da expansão se desenvolve sobre a necessária anunciação a todos os povos do
Poder de Deus, através do Evangelho. Não foi sem esta cosmovisão missionária
que Paulo esteve debatendo no Areópago ateniense.
Era
uma necessidade Missionária, de mostrar a outras culturas e cosmovisões o Poder
divino e um Novo Modo de Vida, além do modo gnóstico, asceta, estoicos ou
bárbaro de vida, como Paulo, agora, demonstra aos irmãos de Roma, em sua
Epístola, no texto, acima.
A Cosmovisão Missionária
nos faz:
Devedores
A quem?
A
todos os povos
Estar
sempre prontos a anunciar o Evangelho
Não
pode ter vergonha deste anúncio
Saber
e reconhecer o Poder transformador do Evangelho
Que
é O Poder de Deus anunciado, ou a ser anunciado a todos os povos
A
descoberta de um Mistério: A justiça de Deus, através da fé
Uma
nova forma de Vida: Pela fé.
Nações e Alcance
Dados
do Império e algumas cidades:
Roma 1 milhão de
habitantes
Alexandria 700 mil
Antioquia 300mil
Qual
o Mundo que encontramos no início do anuncio mundial do Evangelho?
Eis
uma questão vital para entendermos a situação inicial com a visão do “missionismo”
evangelístico cristão.
Visão do Campo:
Missões Paulinas
Cenário: Europa- Local/Região
Continental, de importantes Impérios, como o Macedônico, também conhecido como
Império de Alexandre, que reuniu a Grécia, a Macedônia e o Oriente Médio, e o
Romano, que a partir da cidade de Roma, situada na atual Itália, unificou as
regiões mediterrânicas da Europa Ocidental e Oriental, o Norte da África e o
Oriente Médio. Possui uma grande diversidade geográfica e cultural. A Europa
faz-se presente na Bíblia, de forma efetiva, nos livros do Novo Testamento.
País-interesse: Espanha
“Pelo poder dos sinais e
prodígios, e pela virtude do Espírito de Deus; de maneira que desde
Jerusalém, e arredores, até ao Ilírico, tenho pregado o evangelho de Jesus Cristo. E desta maneira me esforcei por anunciar o evangelho, não onde Cristo foi
nomeado, para não edificar sobre fundamento alheio...” Romanos 15:19,20
Além
de ser um desejo missionário paulino a questão missionária é um exemplo:
“Missão é
fundamentada em abrir novos campos, em áreas novas, nunca dantes evangelizadas!
”
Localização na Cosmovisão
geográfica missionária:
Espanha
o ponto ocidental, do Mun
do
conhecido, de então, ou como disse Clemente: “alcançou
os limites mais longínquos do oeste”. O que colocaria Paulo
dentro da Cosmovisão Missionária cristã – Jerusalém,
Samaria, Judeia e confins do Mundo, que incluía as Viagens Missionárias de
Paulo, incluindo – Jerusalém,
Ilírico [inclui Acaia], e Europa, Capital Roma e o ponto mais
distante, a Espanha.
Ilírico - situada na costa
oriental do mar Adriático, que separa a Grécia da Itália. Ao Noroeste da
Macedônia e foi área dos trabalhos de Paulo (Romanos 15.19).
Dividida pelo rio Drilo a parte do norte a ilíria Bárbara, e a parte do sul a ilíria Grega. Este país compreendia a
Dalmácia (2 Timóteo 4.10), que por último deu o seu nome a toda a região que se
estende do Epiro às terras da Itália.
A Língua: Paulo sendo romano,
conhecia o Latim por nascer numa colônia
livre, o Hebraico, por aprender com
Gamaliel, o Grego [koiné] por ser a língua
corrente [a principal língua da metade oriental do Impéro], o Aramaico também usada no seu período.
A
língua usada na Igreja em Roma era o Grego. Os judeus cristãos, dali, oravam
neste idioma.
Como
vemos em Romanos 11,1 e Filipenses 3,5,
as citações da vida pessoal cidadã do Apóstolo Paulo, Atos dos Apóstolos 16,37-38. A noção de suas Escrituras, nos
apontam muito provavelmente para um Paulo, poliglota, pois conhecia certamente
o hebraico, língua que não era mais falada naquela época, mas era usada para
ler as Escrituras e para o culto em geral.
Na
Palestina se falava o Aramaico. Foi
nessa língua que provavelmente ele se dirigiu ao povo, como contado em Atos dos Apóstolos 21,40. A língua mais usada na parte oriental do Império
Romano era o Grego e Paulo o conhecia, tanto que suas cartas foram escritas
nessa língua (Atos dos Apóstolos 21,37,
quando impressiona por conhecer o grego).
Narra
o texto Lucano ao contar sobre a prisão de Paulo em Jerusalém. Finalmente ele é
levado diante do tribuno, ao qual Paulo diz:
"É-me permitido dizer-te uma palavra?" Replicou o tribuno: "Sabes
o grego?". Esse diálogo mostra como a administração romana falasse
grego e provavelmente não sabia aramaico. E revela também que Paulo podia
facilmente falar com o responsável administrativo, em grego.
Provavelmente,
como cidadão romano, conhecia também o latim.
Línguas Nativas
A
citação, das Línguas de então, ou seu uso na Missão, deve estar dentro da
Cosmovisão Missionária, pois é fundamento necessário. E destarte tudo isto, o
pentecostalismo noviço de Parham nasce desta visão das línguas nacionais, como
instrumento a ser divinamente recebido para a Obra Missionária, como
ferramenta.
Alcançar
os gentios, na Espanha certamente o faria alcançar línguas pouco faladas, pois
iria entrar na Região Ibérica, berço do português e espanhol.
Vai fazer Missão?
Prepare-se
com estudo linguístico, mínimo, da Região, a ser alcançada.
Igreja que enviaria: A Igreja de Roma
Modelo: As Igrejas mais velhas:
Jerusalém e Antioquia.
“E
na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber:
Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com
Herodes o tetrarca, e Saulo. E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o
Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho
chamado. Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram”. Atos 13:1-3
Nenhum
missionário da Cosmo visão Missionária Cristã pode dispensar a ajuda e envio da
Igreja, como Corpo e Instituição:
“... partir para Espanha irei ter convosco; pois espero que de passagem vos
verei, e que para lá seja encaminhado por vós, depois de ter gozado um
pouco da vossa companhia”.
Afinal,
o missionário deve ser reconhecido, à Igreja que o enviou, e que o manterá na sua
jornada em outras Terras. Então seria uma oportunidade de ser suportado, pelos
judeus e gentios no alcance missionário de outras gentes e línguas.
“Mas agora, que não tenho
mais demora nestes sítios, e tendo já há muitos anos grande desejo de ir ter
convosco, Quando partir para Espanha irei ter
convosco; pois espero que de passagem vos verei, e que para
lá seja encaminhado por vós, depois de ter gozado um pouco da
vossa companhia. Mas agora vou a Jerusalém para ministrar aos santos”.
Além
disto, deve saber que há uma base que deve ser honrada, onde tudo começou, “a
nossa” Jerusalém: “Mas agora vou a Jerusalém para ministrar aos santos”.
É
lá que nos abastecemos e vamos conferir se o Evangelho não está sofrendo
modificações, com o passar de tempo na vida missionária, para confirmação das
colunas. Paulo é coerente em seus escritos, pois do mesmo modo, escreveu aos
Gálatas, sobre a necessidade do Missionário verificar se há alguma modificação
de sua Cosmovisão Missionária.
“Depois, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém com
Barnabé, levando também comigo Tito. E subi por uma revelação, e lhes expus o
evangelho, que prego entre os gentios, e particularmente aos que
estavam em estima; para que de maneira alguma não corresse ou não
tivesse corrido em vão”. Gálatas
2:1,2
Esta
forma de viver missionária pode afetar a nossa Cosmovisão cristã, pois viver em
outras culturas, pode inferir em inserção de modos, costumes e forma de ver a
realidade, por parte da Missão exercida longamente.
Havia
uma realidade, para o Ministério de Paulo, que era todo o Império Romano, e
suas colônias. Poderíamos traduzir, primariamente, como o Mundo, para o
Ministério gentílico paulino.
A
cosmovisão era alcançar com a visão cristã da libertação dos judeus, hebreus e
gentios e gente de toda a raça, por uma visão salvifíca com preceitos básicos
da visão sobre a santificação, e nova maneira de viver entre todos os homens,
chamados a Boa Vontade divina.
Sem compaixão não há Missão.
A
restauração das relações da pessoa com Deus, com o próximo e com a criação.
As
multidões “cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor”.
Continua...
Fonte:
Cosmovisão
– o que é? - João R. Weronka
A
motivação para a missão - René Padilha
Usos
E Costumes dos Tempos Bíblicos – Gower
Indicação
no Corpo do Estudo
Quanto
tempo Paulo estudou as escrituras?
A Dignidade
e o Cristianismo
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