sábado, julho 23

O Trabalho e Atributos do Ganhador de Almas 3ª Parte Lição 4 - Julho de 2016

O Trabalho e Atributos do Ganhador de Almas
3ª Parte
Lição 4 -  Julho de 2016
Estudo subsídio de: Pr. Osvarela
TEXTO ÁUREO
"Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério." 2 Tm 4.5
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Atos 8.26-40
26 - E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te e vai para a banda do Sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserto.
27 - E levantou-se e foi. E eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros e tinha ido a Jerusalém para adoração,
28 - regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías.
29 - E disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro.
30 - E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías e disse: Entendes tu o que lês?
31 - E ele disse: Como poderei entender, se alguém me não ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse... ss
A Base do Ganhador de Almas:
“Todos os grandes ganhadores de almas através dos séculos foram homens e mulheres incansáveis na oração. Conheço como homens de oração quase todos os pregadores de êxito da geração atual, tanto como os da geração próxima passada, e sei que, igualmente, foram homens de intensa oração”. Lionel Fletcher
Mas, é preciso, não só orar, mas atuar.
Um dos companheiros de Lutero, Miconio, achava que assim o ajudava intensamente, enquanto Lutero se afadigava no Evangelho, até que teve uma visão que mostrou-lhe em sonho, a necessidade de obreiros:
“Certa noite sonhou com o Salvador, que lhe mostrou as mãos e os pés. Mostrou-lhe também a fonte na qual o purificara de todo o pecado. “Segue-me!” disse-lhe o Senhor, levando-o para um alto monte de onde apontou para o nascente. Miconio viu uma planície que se estendia até o longínquo horizonte. Essa vasta planície estava coberta de ovelhas, de muitos milhares de ovelhas brancas. Somente havia um homem, Martinho Lutero, que se esforçava para apascentar a todas. Então o Salvador disse a Miconio que olhasse para o poente; olhou e viu vastos campos de trigo brancos para a ceifa. O único ceifador,que lidava para segá-los, estava quase exausto, contudo persistia na sua tarefa.” O soluço de um bilhão de almas – Heróis da Fé; Heróis da Fé 2 (Orlando S. Boyer); Apud Comunidade Hebrom
Formas de Participação no Evangelismo Pessoal
Trabalho pessoal.
Duplas missionárias.
Pequenos grupos.
Classes bíblicas.
Evangelismo Público
Campanhas Evangelísticas.
Evangelismo domingo à noite.
Evangelismo de rádio, TV, Curso interativo. Redes Sociais.
Grupos de Empresas
Grupos de profissionais, por categoria
Grupo de Empresários
EVANGELISMO INTEGRADO: É a união coordenada de todos os setores da igreja, usando o potencial de cada um, para a evangelização e colheita de milhares de almas.
“O segredo de nosso êxito na obra de Deus encontrar-se-á na operação harmoniosa de nosso povo. Tem de haver uma ação concentrada. Temos, que conjugar esforços, contra as dificuldades e obstáculos, ombro a ombro, e unidos pelo coração.”
 “A obra de Deus na terra nunca poderá ser finalizada enquanto os homens e mulheres que compõem nossa igreja não cerrarem fileiras, e juntem seus esforços aos dos Ministros e Oficiais da igreja”. apud Ísis Gama
Felipe O Evangelista - Estratégia de abordagem
Deu-nos uma forma de estratégia, ainda que ele tenha ido ao deserto no caminho de Gaza, por ordem do Espírito Santo, ele apresentou uma estratégia de abordagem ao etíope, importante personagem, que certamente estava em uma caravana, com seus servos e guardas.
A aproximação do Evangelista, que age sob a direção divina, deve ter forma amigável de aproximação, sem ser invasão.
“E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês?” Atos 8. 30
Tempo, E Espaço
Quem pesca deve saber, onde lançar a rede. Deve saber onde se ajuntam os cardumes. Conhecer para onde está a correnteza. A isca certa para cada tipo de peixe. E a nossa é a melhor: A Palavra de Deus, a Semente ideal.
Ter Alvo:
Qual é nosso alvo específico? Qual alvo tem a igreja a fim de alcançar  almas para Cristo? Respostas: “alcançar todas as pessoas do mundo”.
Método
Precisa usar diferentes métodos para alcançar as pessoas. Com diferentes classes de isca se podem pegar diferentes classes de peixes. Portanto, nunca se deve criticar qualquer método abençoado por Deus por estranho que pareça.
A igreja local precisa colocar um alvo de almas a serem ganhas.
A Bíblia determina nossa mensagem, quando, aonde e como devemos comunicá-la. Nestes dias atuais, até as redes sociais podem ser um excelente “mar” ou ambiente, para com sabedoria evangelizar, à muitos. Compilação de texto Evangelismo no Século XXI
Felipe ao lançar a resposta foi prontamente respondido, e após isto lhe foi dada a permissão para subir ao carro, após a explicação, estudo e entendimento por parte do etíope, ele deixou o etíope, ou seja, a obra do evangelista limita-se a um tempo curto e depois deve deixar aqueles alcançados, nas mãos do pastores, como já vimos ao Felipe evangelizar a Samaria, Pedro e João desceram para continuar a obra do evangelista junto aquela comunidade.
“E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse. E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro... E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum outro? Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus. E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou. E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho. E Filipe se achou em Azoto e, indo passando, anunciava o evangelho em todas as cidades, até que chegou a Cesaréia.” Atos 8:31-38,39,40
Do texto destacamos:
Uma palavra de introdução
Seguida de uma resposta de aceitação
Uma palavra de instrução
Batismo do ouvinte, ou seja, a confirmação e confissão de fé
Cumprido o trabalho ele vai para outros lugares
Passando por cada um deles “...anunciava o evangelho, em todas cidades...
Finalmente ele retorna para sua residência, pois Felipe residia em Cesaréia.
Eis, um importante Guia para o Evangelista.
É necessário saber que o nosso público alvo é diferenciado, e caracterizado espiritualmente como alguém com todo o tipo de dificuldades, emocionais, físicas, morais e espirituais. “Aonde quer que  Jesus encontrava uma pessoa imediatamente tratava de fazer algo pelas suas feridas, necessidades e interesses. Leia Lucas 10.8. Quando um incrédulo sente aflição, seja física ou emocional, ele não está interessado no significado das palavras gregas ou hebréias.” Evangelismo no Século XXI
A questão do que receber pela obra de Evangelista não deve esperar retribuição e ajuda dos que ele evangelizou. Risco grande para alguns, em nossos dias.
“E dizia também ao que o tinha convidado: Quando deres um jantar, ou uma ceia, não chames os teus amigos, nem os teus irmãos, nem os teus parentes, nem vizinhos ricos, para que não suceda que também eles te tornem a convidar, e te seja isso recompensado. Mas, quando fizeres convite, chama os pobres, aleijados, mancos e cegos, E serás bem-aventurado; E, voltando aquele servo, anunciou estas coisas ao seu senhor. Então o pai de família, indignado, disse ao seu servo: Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade, e traze aqui os pobres, e aleijados, e mancos e cegosE disse o servo: Senhor, feito está como mandaste; e ainda há lugar. E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e força-os a entrar, para que a minha casa se encha.” Lucas 14:12-14; 21,22,23
Ainda há muito lugar na casa do Pai!
O Apóstolo Paulo foi sábio ao informar como lidar com diferentes culturas e povos, para evangelizar:
“Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais. E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele.” 1 Coríntios 9:19-23
Tudo o que o Evangelista faz deve ter o apoio da Liderança da Igreja e sem qualquer tipo de sentimento, de que está fazendo um trabalho para si, mas para o Corpo de Cristo.
“...e, sendo batizado, ficou de contínuo com Filipe; e, vendo os sinais e as grandes maravilhas que se faziam, estava atônito. Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus). Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo.” Atos 8:13-17
Vemos no texto acima, que o Espírito Santo é sábio para ordenar autoridade espiritual a Felipe, e para mostrar como ser obediente aos que tem autoridade como colunas, na Obra de Deus. Alguns se acham maiores do que seus pastores. É um risco,  e erro, daquele que tem a  Chamada.
É a Igreja quem avaliza e determina a ordenação do que tem o Dom de Evangelista. Assim, se deu na Igreja primitiva e Paulo mostra que este é um dos Dons dados a Igreja.
Isto, não tira a obrigação universal de todos os crentes em evangelizar, apenas dá aquela “obrigação”, como dissemos na 2ª parte deste estudo, aos que são chamados para exercerem o Dom de Evangelista.
“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;” Efésios 4:11,12
Deus levante Evangelistas pelo nosso Brasil afora e no Mundo!
Fonte:
Apontamentos do autor

Citações no corpo do texto

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger