sábado, outubro 8

A Provisão de Deus em Tempos Difíceis Lição 2 - 4º Trimestre - 2016 – CPAD

A Provisão de Deus em Tempos Difíceis
Lição 2 - 4° Trimestre - 2016 – CPAD
1ª Parte
Estudo Pr. Osvarela
TEXTO ÁUREO
“E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre." 1 Jo 2.17
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Êxodo 16.1-15
1 - E, partidos de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao deserto de Sim, que está entre Elim e Sinai, aos quinze dias do mês segundo, depois que saíram da terra do Egito.
2 - E toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão no deserto.
3 - E os filhos de Israel disseram-lhes: Quem dera que nós morrêssemos por mão do SENHOR na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão até fartar! Porque nos tendes tirado para este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão.
4 - Então, disse o SENHOR a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá e colherá cada dia a porção para cada dia, para que eu veja se anda em minha lei ou não.
5 - E acontecerá, ao sexto dia, que prepararão o que colherem; e será o dobro do que colhem cada dia.
6 - Então, disse Moisés e Arão a todos os filhos de Israel: À tarde sabereis que o SENHOR vos tirou da terra do Egito,
7 - e amanhã vereis a glória do SENHOR, porquanto ouviu as vossas murmurações contra o SENHOR; porque quem somos nós para que murmureis contra nós?
8 - Disse mais Moisés: Isso será quando o SENHOR, à tarde, vos der carne para comer e, pela manhã, pão a fartar, porquanto o SENHOR ouviu as vossas murmurações, com que murmurais contra ele (porque quem somos nós?). As vossas murmurações não são contra nós, mas sim contra o SENHOR.
9 - Depois, disse Moisés a Arão: Dize a toda a congregação dos filhos de Israel: Chegai-vos para diante do SENHOR, porque ouviu as vossas murmurações.
10 - E aconteceu que, quando falou Arão a toda a congregação dos filhos de Israel, e eles se viraram para o deserto, eis que a glória do SENHOR apareceu na nuvem.
11 - E o SENHOR falou a Moisés, dizendo:
12 - Tenho ouvido as murmurações dos filhos de Israel; fala-lhes, dizendo: Entre as duas tardes, comereis carne, e, pela manhã, vos fartareis de pão, e sabereis que eu sou o SENHOR, vosso Deus.
13 - E aconteceu que, à tarde, subiram codornizes e cobriram o arraial; e, pela manhã, jazia o orvalho ao redor do arraial.
14 - E, alçando-se o orvalho caído, eis que sobre a face do deserto estava uma coisa miúda, redonda, miúda como a geada sobre a terra.
15 - E, vendo-a os filhos de Israel, disseram uns aos outros: Que é isto? Porque não sabiam o que era. Disse-lhes, pois, Moisés: Este é o pão que o SENHOR vos deu para comer.
Introdução
"Se o pecado é a cabeça da serpente, a aflição é a sua cauda". Ralph Erskine
Aflições podem ser muito pesadas e difíceis de suportar. É nesta hora quando surgem as dificuldades que demonstramos a nossa atitude cristã de confiança em Deus.
Ninguém naturalmente gosta da aflição. Estudo anterior fala-nos sobre isto. E é uma das vertentes do cristianismo, mesmo que hoje seja pregado, um Evangelho só de bênçãos, sem Cruz, isto é, sem sofrimento e dificuldades.
Quando passamos um Tempo Difícil, Deus não o usa para nos humilhar, é uma forma de mostrar quem você é e o que existe dentro de você.
“Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, E o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva. Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. Irmãos, não faleis mal uns dos outros...”
Tiago 1:9,10; 4:9-11
É o caminho para exaltação, no sentido de nos colocar numa posição melhor e melhorada.
O Senhor, através da aflição, não o humilha profundamente,
Aflições podem ser muito pesadas e difíceis de suportar. "Se o pecado é a cabeça da serpente," escreveu Ralph Erskine, "a aflição é a sua cauda".
Um Caminho, Novo, Em tempos Difíceis.
A caminhada em direção a Terra Prometida é pavimentada por Tempo difícil, antes, e durante da caminhada.
Por isto um Tempo Difícil deve ser visto e “aproveitado” como proveitoso para preparar o povo de Deus para a sua herança celestial.
É nesta caminhada que o crente eleva as suas almas até o céu, para buscar a Terra:
 "a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador" Hebreus 11:10.
Um tempo Difícil é parte do nosso caminho para a glória. Por isto, Paulo nos alerta:
"Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação"2 Co 4:17
"Aquele que corre para receber a coroa, não se incomodará muito com um dia chuvoso". John Trapp
É como um dia de chuva ou nublado, em que não se vê o sol e parece que ela não vai mais brilhar:
Tempos Difíceis, são uma espécie de mola espiritual, na vida do crente, ensinando que nesta hora estamos em baixo, mas, posteriormente estaremos em alta [humilhação e exaltação]. Sejam pobre ou rico.
“Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, E o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva.” Tiago 1:9,10
É o momento que nos ajuda e coopera para o nosso bem como filhos de Deus, e que nos faz andar por fé e não por vista.
Se nos fosse permitido, como crentes apenas desfrutar dos prazeres e alegrias deste mundo, passaríamos a amar esta vida e a usar as provisões espirituais  e não depender d’Aquele que tudo provê.
Por isso, juntamente com as suas doces iguarias, o Senhor serve um pouco de molho azedo para ajudar na digestão, para que eles vivam, não por seus sentidos, mas pela fé. Na prosperidade o povo de Deus fala de viver pela fé; muitas vezes conselhos obscuros de palavras sem conhecimento; mas é na adversidade que eles alcançam o conhecimento prático do que é viver pela fé.
Etimologia
מסכנה - mick ênah ou (plural) מסכנות; n. f. provisão, depósito, celeiro, despensa
מסכנת mickenuth; pobreza, carência
2 - E toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão no deserto.
Deus se mostra presente em todas as necessidades humanas, para com aqueles que ele elegeu, mesmo em momentos nos quais murmuramos, como num deserto o nosso ‘Meribá’, mostrando que Ele é quem providencia tudo. Demonstração clara de um Deus provedor. A murmuração, que é um tempo de crise, não consegue nada além de chamar a Ira de Deus, e ali Ele mostra que é Fiel em sua essência divina. Conflito é tempo de crise aguda.
κακοπαθεω – kakopatheo; v. sofrer (suportar) males (necessidades, dificuldades); estar aflito.
Deus é Deus de cuidado preferencial, embora na Criação tenha providenciado tudo para a subsistência humana, o pecado mitigado em Adão e Eva dificultou ao ser humano a obtenção destas provisões naturais e apropriadas ao homem.
“Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.” Mateus 5:45
Assim, Deus providenciou tudo para a manutenção da vida humana, além da vida física, coma maior provisão: O Plano de Salvação em Cristo Jesus.
2 - E toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão no deserto.
מריבה - M êriybah; n. pr. loc; -Meribá = “conflito” ou “contenda”; uma fonte em Refidim, no deserto de Sim; assim chamada porque os israelitas ali murmuraram contra Deus; o nome da provisão de água em Cades na fronteira do sul da Terra Prometida; o povo também murmurou ali contra Deus.
Deus dá pão até para o murmurador. Ele não tem prazer na morte de ninguém.
15 - E, vendo-a os filhos de Israel, disseram uns aos outros: Que é isto? Porque não sabiam o que era. Disse-lhes, pois, Moisés: Este é o pão que o SENHOR vos deu para comer.
Murmurar –
נרגן – nirgan; significando fazer em pedaços; v. murmurar, sussurrar; murmuradores; falar mal, caluniar, fofoqueiro, mexeriqueiro.
רגן - ragan; v. murmurar, sussurrar; tempo Qal murmurador (particípio); caluniador (particípio)
7 - e amanhã vereis a glória do SENHOR, porquanto ouviu as vossas murmurações contra o SENHOR; porque quem somos nós para que murmureis contra nós?
Nos momentos de Tempos Difíceis é a hora de nos mantermos crentes, no sentido da palavra, crer naquele que nos provê. Ele, O Senhor é Onisciente e sabe de tudo que nos ocorre e porque nos ocorre.
Muitos perdem a luta e se demoram nesta situação, com imensas dificuldades advindas da sua forma de agir nestes momentos. É em tempos difíceis que somos aprovados, ou reprovados, quanto a nossa forma de ver e crer num deus da provisão.
A murmuração é um caminho rápido para criação de tempo Difícil. É uma situação que vai como um som das pombas arrulhando, sem que se saiba exatamente o que elas querem dizer.
Murmurar em Tempos Difíceis contra nossas lideranças, na realidade é um erro, pois estaremos murmurando contra o Senhor, que os pôs sobre nós!
A murmuração sempre se dá num nível de pecado, pois ela é age na surdina, em meio ao povo, causando danos, por vezes, irreversíveis, mas o que a faz se torna presa de sua própria murmuração.
γογγυζω - gogguzo; v. murmurar, resmungar, queixar-se, dizer algo contra em um tom baixo; do arrulho das pombas; daqueles que confabulam secretamente; daqueles que se queixam com descontentamento.
O povo se mostrou inquieto e resmungador e imaginar a comida do Egito.
“E aconteceu que, queixou-se o povo falando o que era mal aos ouvidos do SENHOR; e ouvindo o SENHOR a sua ira se acendeu; e o fogo do SENHOR ardeu entre eles e consumiu os que estavam na última parte do arraial...E o vulgo, que estava no meio deles, veio a ter grande desejo; pelo que os filhos de Israel tornaram a chorar, e disseram: Quem nos dará carne a comer? Lembramo-nos dos peixes que no Egito comíamos de graça; e dos pepinos, e dos melões, e dos porros, e das cebolas, e dos alhos.” Números 11: 1-4,5
O povo pensou, em meio a murmuração que estivesse sem um provedor. Deus nunca nos desampara, Ele nos tirou do Mundo para que D’Ele até o dia do arrebatamento e nesta caminhada ele nos proverá de todas necessidades, desde que não sejamos murmuradores e não desprezemos os seus mandamentos santos, que produzem vida e que sejamos lavradores do nosso próprio sustento, com sua ajuda.
"que te conduziu por aquele grande e terrível deserto de serpentes abrasadoras, de escorpiões, e de secura, em que não havia água... que no deserto te sustentou com maná..., para te humilhar, e para te provar, e afinal te fazer bem"
Dt 8:15,16
A murmuração cria impedimentos e danos ao povo que só é aliviado com a intervenção divina agindo de forma mitigatória para que o povo não morra, já que há um propósito salvífico com ele, assim como, há com a Igreja, quando murmuramos tornamos a imaginar que antes era mais fácil e melhor, mas nos esquecemos de quanto Deus providenciou para que saíssemos do jugo da escravidão do Egito, símbolo do Mundo.
הגה - hagah; v. gemer, rosnar, proferir, cismar, resmungar, inventar, conspirar; rosnar, resmungar, rugir; inventar, imaginar; murmurar.
הום - huwm; v. fazer (muito) barulho, murmurar, rugir desconcertar; estar alvoroçado; mostrar inquietação.
Mitigar - tornar(-se) mais brando, mais suave, menos intenso (ger. dor, sofrimento etc.); aliviar, suavizar, aplacar. Etim lat. de “mitis”, que tem o significado de suave, ou macio, juntando-se a raiz do vergo “agere”, com o significado  agir que vai significar o ato de diminuir a intensidade de algo, fazer com que fique mais brando, calmo ou relaxado. A mitigação é o processo de mitigar. Mitigar o comportamento ou a ação de um indivíduo pode significar a redução ou moderação dos sentimentos excessivos de uma pessoa, como a ira, a raiva ou o furor. No âmbito jurídico, o verbo mitigar é utilizado para denotar a redução de um impacto final na definição da penalização criminal.
Comida como provisão.
ציד - tsayid;n. m. caçada, caça; provisão, alimento, mantimento.
επιχορηγια - epichoregia; n. f. suprimento, provisão
προνοια - pronoia; n. f. previsão, cuidado providencial; fazer provisão para algo.
צר - tsar ou צר tsar; adj. dificuldades, aflição; adversário, inimigo, opressor.
תלאה - t êla’ah; n. f. labuta, dificuldades, provação, cansaço.
αγωνιζομαι - agonizomai; v. entrar em uma competição; metaf. competir com adverários, lutar com dificuldades e perigos; esforçar-se com zêlo extremo, empenhar-se em obter algo.
Imagine Moisés em alguns momentos de dificuldades!
Ele só podia recorrer a Deus, o Eu Sou que lhe chamara, pois até mesmo seus irmãos Arão e Miriam em algum momento se mostraram fracos diante das dificuldades do povo no deserto e queriam voltar aos ritos do Egito ou até mesmo para lá.
Este tipo de situação pode ser, entendida no étimo, usado no grego, para estes momentos.
απορεω - aporeo; v. estar sem recursos, estar em dificuldades, ser deixado em necessidade, estar embaraçado, estar em dúvida, não saber que caminho tomar [Moisés na frente do Mar Vermelho]; não saber o que decidir ou o que fazer, estar perplexo.
εγκαταλειπω - egkataleipo; v. abandonar, desertar; deixar em grandes dificuldades, deixar abandonado; totalmente abandonado, completamente desamparado; deixar para trás, desistir de sobreviver, falecer.
δυς – dus; partícula; prefixo que transmite a idéia de dificuldade, oposição, injúria, semelhante aos nossos prefixos “des-” ou “in-”.
δυσκολως - duskolos; adv. com dificuldade.
A provisão de Deus é um ato da Criação. Antes de criar o homem, Ele criou meios de subsistência para o homem.
Mesmo após o ato do pecado no Éden, Deus manteve meios para a subsistência do homem, ainda que a terra começasse a produzir abrolhos e cardos, e a tarefa de lavrar – trabalho dado a Adão ainda na sua forma consciente de total imaculação – dificultada por este erro. Deus já havia dotado o homem de meios de subsistência e mantivera a forma de irrigar o solo sem chuvas, o que só viria se manifestar nos dias de Noé.
“E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.” Gênesis 3:17-19
μογις – mogis - da palavra primária mogos (trabalho árduo);; adv. dificilmente, com dificuldade.
ταλαιπωρια - talaiporia; n. f. dificuldade, problema, calamidade, miséria;
ταλαιπωρος – talaiporos; adj. que suporta trabalho árduo e problemas; aflito, desgraçado.
ταλαιπωρεω - talaiporeo; v. trabalhar arduamente, sofrer labores e dificuldades; sentir-se aflito e miserável; afligir.
μολις – molis; adv. com dificuldade, penosamente; não facilmente.
Porém, o homem não imaginava que o erro rudimentar resultaria em danos a terra, e por estes danos haveria momentos de falta de suprimento e escassez de alimento, mesmo de proteína animal devido ao espalhamento dos animais pelos campos.
“...porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra. Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra.” Gênesis 2:5,6
Além disto, os homens perdendo a comunhão com Deus se tornaram dependentes da própria derivação das intempéries que passaram a assolar a terra.
Assim, os agricultores dependiam de safras, os criadores de pasto, e chuvas.
Porém, pior, a falta de relacionamento com Deus os tornava dependentes de um Provedor, que controlasse todo o eco sistema.
O mandato social divino ao homem os fez habitar em grupos estes grupos se tornavam carentes em épocas de crise para manutenção de seus agrupamentos.
Mesmo o povo escolhido das entranhas de Abraão, a partir, de 70 (75 segundo Atos 7 – Estevão; 70 segundo Deuteronômio e Gênesis) almas se tornou um grande grupo no Egito.
E ali esteve em Tempos difíceis, sofrendo todo o tipo de falta de provisão, mas Deus lhes providenciou um Libertador, símbolo de Cristo para que pudesse, após sofrer em tempos difíceis de escolha de modo de vida, ou ser filho da folha de faraó, ou hebreu fugitivo e servo de seu sogro, lhes fosse mandado para libertá-los, como Deus ordenara, sob o nome de Eu Sou [Eheyeh asher Eheyeh [o Deus da provisão do seu pai Abraão; o auto existente; O Eterno; Aquele que está sempre presente e que vive], da escravidão e falta de provisão, para uma terra que mana leite e mel.
Os hebreus desceram ao Egito após José se tornar o Zafenate-Panéiao salvador do mundo – de uma grande fome. Numa primeira prova da ação de YAWEH na vida de seu povo em horas de dificuldades. É sob esta ótica que devemos começar a entender a provisão divina, para um grupo seleto, eleito por Deus e também para o “Egito” pela via de um salvador tipificado em José.
E ali, o povo hebreu iria passar grandes dificuldades, após um longo período de escravatura: 430 anos.
Limitados na terra de Gósen, desde os idos de José experimentaram anos difíceis, mesmo em uma terra boa, como a que herdaram do antigo Faraó, agora sentem o peso da multiplicação do povo e o esquecimento, aparente, de Deus, e limitados até mesmo na sua porção diária alimentar e da multiplicação das dores da escravidão.
Tempos Difíceis
- dificuldade, problema, calamidade, miséria.
4 - Então, disse o SENHOR a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá e colherá cada dia a porção para cada dia, para que eu veja se anda em minha lei ou não.
5 - E acontecerá, ao sexto dia, que prepararão o que colherem; e será o dobro do que colhem cada dia.
Fome – as fome foi um dos fatores de desvio de Israel da face de YAWEH, como é até hoje uma das mais Difíceis face dos Tempos Difíceis para qualquer povo, ou família.
Fome já provocou canibalismo, ou seja, comer carne humana, e isto é relatado em uma fase aguda dos hebreus, como nação.
Comida pode criar ou iniciar uma fase de Tempos Difíceis para as pessoas, e até mesmo criar situações de impasse entre e internamente entre irmãos e família, vide caso Esaú e Jacó.
“E amava Isaque a Esaú, porque a caça era de seu gosto, .. E Jacó cozera um guisado;...E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. ... disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura. E disse Esaú: ...para que me servirá a primogenitura... disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó... Assim desprezou Esaú a sua primogenitura.” Gênesis 25:28-34
Jacó disse a seu pai: Eu sou Esaú, teu primogênito; ...levanta-te agora, assenta-te e come da minha caça, para que ... me abençoe... acabando Isaque de abençoar a Jacó... veio Esaú, seu irmão, da sua caça; E fez também ele um guisado saboroso, e...disse a seu pai: ... come da caça de teu filho, para que me abençoe... E [Isaque] disse: Veio teu irmão com sutileza, e tomou a tua bênção...E Esaú odiou a Jacó por causa daquela bênção, com que seu pai o tinha abençoado; e Esaú disse no seu coração: Chegar-se-ão os dias de luto de meu pai; e matarei a Jacó...” Gênesis 27:19-41
Destes relatos bíblicos vamos encontrar uma crise e Tempos Difíceis oriundos do mau entendimento e valor do material sobre o dom de Deus.
Desprezando a dádiva de Deus o homem se lança em caminhos que o levarão a Tempos Difíceis.
יהוה ירהY^ehovah yireh; n. pr. loc. O SENHOR proverá = “Javé proverá”
“Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele... e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho. E chamou Abraão o nome daquele lugar: o Senhor proverá; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá.” Gênesis 22:13,14
Mas, em tempos de dificuldades Deus tem provisão impensável para o homem. Quando o texto narra a fala de Deus que eles comeriam pão dos céus, está informando a todos, que Ele continua sendo o Provedor.
Toda a nossa provisão, seja, no tempo comum, da normalidade vem de Deus. E quando acontecer o Tempo Difícil Deus é e continua sendo o Provedor de todas as nossas necessidades. Ele não falhará!
Doenças –
ילפת – yallepheth; significando grudar ou raspar; n. f. crosta, impigem, película, descamação, uma doença eruptiva.
תחלוא - tachaluw’ ou תחלא - tachalu’ ou (plural);תחלואים; n. m. pl. doenças;
מדוה - madveh; n. m. doença, enfermidade
מחלה - Machlah; n. pr. f. Macla = “doença”
Uma das condições que ocorrem ao homem, em seus poucos dias, na Terra é ser atingido por doenças, enfermidades, sejam elas de qualquer origem, até mesmo as que ocorreram com Job, permitidas por Deus.
Nesta situação, como o rei Ezequias, o homem se torna um dependente total da ação divina a seu favor, ou do cumprimento divino da cessação ou da vida, ou da doença, ou do acrescentar seus dias, pós-doenças.
Estes são tempos difíceis a serem vividos por qualquer homem. Quando o povo murmurou contra Deus e foi atingido pela doença, houve uma sensação de que aquele tempo Difícil seria um desastre para deitar no deserto todo o Povo. É nesta hora que se tem a necessidade de um Intercessor. Temos em Tempos Difíceis um Intercessor, que fora tipificado em Moisés, mas agora intercede diretamente ao lado direito de Deus: Jesus Cristo, Homem.
Muitas vezes com a medida diária de pão simples o homem murmura por este, mas não sabe que este pão é providencia divina.
Esta é a maior provisão que o homem poderia obter diante de Deus. Mas, a mitigação alcançou, em tempos tipológicos ao povo no deserto. 
E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito para que morrêssemos neste deserto? Pois aqui nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil. Então o Senhor mandou entre o povo serpentes ardentes, que picaram o povo; e morreu muita gente em Israel. Por isso o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pecado, porquanto temos falado contra o Senhor e contra ti; ora ao Senhor que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo.” Números 21: 5-7
As serpentes continuam atingindo o povo, em nossos dias, mas Deus requer um concerto para a cura.
Guerras – os conflitos entre os homens trazem para as populações atingidas tempos Difíceis nos quais estas têm a sensação de total impotência e se caem nas mãos do Inimigo podem ser mais vitimizadas, ainda, por ações funestas e desmoralizadoras e danosas.
"Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito". Romanos 8:28
Deus se agrada em usar Um Tempo Difícil para te conduzir, santificar no caminho ao céu.
O Tempo Difícil é sob medida, como um relojoeiro, ajusta a máquina ou o Oleiro apara o barro do vaso, nos ajustando com precisão divina de Suas Mãos.
 "Em tudo (até mesmo nas aflições) dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco" 1 Ts 5:18
Tempo Difícil-
É o momento atual, em que temos que ter a Provisão de Deus, em nossas vidas, no sentido espiritual.
A maior provisão: Jesus – rejeitada pelo Israel natural
A provisão da Palavra, neste Tempo difícil muitos estão afastados da verdadeira Palavra, por meio de palavra que atendem “aos comichões” do seus ouvidos.
O Apóstolo Paulo nos advertiu:
“Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência, que proíbem o casamento e exigem abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos, com ações de graças, pelos fiéis e por quantos conhecem plenamente a verdade.” 1Timóteo 4:1-3
Fonte:
Bíblia Dake
Apontamentos do autor
Citações no corpo do texto
Dicionário Strong

Todas as Coisas Cooperam para o Nosso Bem, Joel Beeke; Comentário Sobre Romanos 8:28

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger