terça-feira, maio 2

Jacó, um exemplo de um caráter restaurado Data: 30 de Abril de 2017 Lição 5 CPAD 2ª PARTE

Jacó, um exemplo de um caráter restaurado
Lição 5 CPADData: 30 de Abril de 2017
O Caráter do Cristão — Moldado pela Palavra de Deus e provado como ouro
Estudo: Pastor Osvarela
TEXTO ÁUREO
“Como está escrito: Amei Jacó e aborreci Esaú” (Rm 9.13).
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Gênesis 25.28-34; 32.24,27,28,30.
Gênesis 32
24 — Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um varão, até que a alva subia.
27 — E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó.
28 — Então, disse: Não se chamará mais o teu nome Jacó, mas Israel, pois, como príncipe, lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste.
30 — E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva.
ETIMOLOGIA
αναγενναω - anagennao; v. regenerar, renascer, nascer de novo; metáf. ter passado por uma transformação da mente, que leva a uma nova vida que procura conformar-se à vontade de Deus
Ιακωβ - Iakob; n. pr. m. Jacó = “que pega no calcanhar ou suplantador”
יעקב – Ya’ aqob
ישראל - Yisra’el, grego - Ισραηλ; n. pr. m. Israel = “Deus prevalece
- O segundo nome dado a Jacó por Deus depois de sua luta com o anjo em Peniel
- O nome dos descendentes e a nação dos descendentes de Jacó
- O nome da nação até a morte de Salomão e a divisão
- O nome usado e dado ao reino do Norte que consistia das 10 tribos sob Jeroboão; o reino do Sul era conhecido como Judá
- O nome da nação depois do retorno do exílio
ישראל - Yisra’el (aramaico); n. pr. m. Israel = “Deus prevalece” n.pr. m.- o segundo nome dado a Jacó por Deus depois de sua luta com o anjo em Peniel
- o nome dos descendentes e a nação dos descendentes de Jacó; o nome da nação até a morte de Salomão e a divisão; o nome usado e dado ao reino do norte que consistia das 10 tribos sob Jeroboão; o reino do sul era conhecido como Judá; o nome da nação depois do retorno do exílio.
בתואל – B^ethuw’el; Betuel = “Deus destrói” ou “homem de Deus” ou “aquele que habita em Deus”;
 “E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus. Então levantou-se Jacó pela manhã de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por seu travesseiro, e a pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela. E chamou o nome daquele lugar Betel; o nome porém daquela cidade antes era Luz.” Gênesis 28:17-19
A Regeneração de Jacó mostra que o processo de sua vida ser modificada, passou por alguns momentos cruciais em sua trajetória:
- a obediência, ainda que forçada, em ir para terra de Labão
- teve um sonho em sua solitária ida a terra de Labão, em Luz, a qual chamou de Betel - O fato de ter dado ao lugar o nome de “Betel” (casa de Deus) mostra seu primeiro relacionamento pessoal e individual com Deus
- teve que dormir com a cabeça sobre uma pedra
- a humildade em se tornar um trabalhador de Labão, com serviço contratado
- com contrato ligado ao casamento com Raquel foi enganado, não só uma vez, mas diversas vezes
- “E disse-lhes: Vejo que o rosto de vosso pai não é para comigo como anteriormente; porém o Deus de meu pai tem estado comigo; E vós mesmas sabeis que com todo o meu esforço tenho servido a vosso pai; Mas vosso pai me enganou e mudou o salário dez vezes; porém Deus não lhe permitiu que me fizesse mal.Gênesis 31:5-7
- teve que trabalhar dobrado, 14 anos para tomar posse da esposa prometida
- teve que usar estratégia agropastoril para poder pagar o seu próprio salário e o dote de suas esposas
- se moveu segundo a Voz de Deus – Genesis 31.11,13
- tinha o Senhor por seu protetor, que avisou a Labão para não proceder com ditos contra Jacó Genesis 31.29
- não se contaminou com a idolatria da família de Labão
- fugiu com sua família por sua vida
- não aceitou lutar com Esaú
- mas lutou com um Anjo. Este foi o momento crucial, no qual deu provas, a Deus, que merecia ter o nome trocado
- mostrou estratégia e amor pela família, ao dividir sua tropa e família em dois bandos, para não expô-los a ira de Esaú
Gênesis 32
24 — Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um varão, até que a alva subia.
27 — E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó.
28 — Então, disse: Não se chamará mais o teu nome Jacó, mas Israel, pois, como príncipe, lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste.
30 — E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva.
Fazendo a Diferença
Ao listar estes pontos, a nossa intenção é revelar um processo continuado de mudança de caráter em Jacó.
De um enganador e suplantador ele se transformou, após encontrar-se com Deus por duas vezes:
            Na primeira vez, conheceu ao Deus de seu pai e do seu avô;
            Na segunda vez, portou-se como um príncipe, sendo aprovado.
Mas, entre este último encontro e o primeiro sofreu reveses que poderiam tê-lo de fazer retornar ao mesmo estágio inicial de seu caráter. Ou seja, Jacó conseguiu extirpar de seu modo de vida, o caráter enganador, a falta de humildade, a ganancia e o orgulho.
Deus investiu em Jacó e extraiu, pouco a pouco, um Israel que estava dentro dele desde a sua geração. Salmo 139
“SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento...e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua... Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? ...quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia. ”
Salmos 139: 1-7;15,16
Jacó estava no alvo de Deus e para isto, seu caráter, lembro mais uma vez, que fora formatado em sua casa, necessitava ser moldado por Deus e com a utilização de sua personalidade, e com as experiências vividas, ele se mostrou como era e a solidão, em terras de Labão, o reformataram (usando uma palavra moderna).
Processo Jacobita
A vida de Jacó caracterizou-se por querer resolver as coisas à sua maneira, isto resultou em sofrer muitos problemas.
Quando, seu Pai Isaque o manda para família de Bethuel, o mesmo, estava inferindo por etimologia [Betuel = “Deus destrói” ou “homem de Deus” ou “aquele que habita em Deus”] que Deus destruiria o caráter ruim de Jacó e sob Promessa, Jacó se tornaria o legítimo dono de sua herança, ainda que Isaque gostasse de Esaú, sabia o que Deus lhe falara ou registrar o nascimento de duas nações, a sua mulher Rebeca.
Para isto, o processo teria que ser completado, longe das influencias do lar, fosse por ele, Isaque ou pela mãe, Rebeca. Ao invés de confiar em Deus, Jacó usou de antigos  meios astuciosos, dignos de sua má formação de caráter, para enriquecer-se.
É angustiante, quando lemos sobre a maneira que Jacó viveu e as coisas que ele fez. Então surge a mudança na vida de Jacó.
Aprenda que para mudar nosso caráter “Jacó”, Deus nos leva para longe onde somos influenciados.
Em sua saída das terras de Labão, Jacó mostra que não tomava soluções, sem o aval de Deus, e à Ele reputava, sua riqueza e sucesso em suas empreitadas, fazenda e tomada de soluções.
Quando Deus feriu a coxa de Jacó, Ele não queria que Israel saísse com a perna do Jacó carnal. Deus não quer que o seu Israel espiritual ande na perna da carne, na segurança da reputação, do nome, financeira. Aquela perna tinha proporcionado que ele fugisse de Esaú por 20 anos. Agora ele não podia fugir nem de uma criança, ele dependia da proteção de Deus. Então ele chegou no ponto certo, onde Deus o queria.” Por que Jacó foi ferido por Deus em Peniel? Pastor Roberto de Lucena – Santos - 1998
Então pôs-se Jacó a caminho e foi à terra do povo do oriente; Levanta-te, vai a Padã-Arã, à casa de Betuel, pai de tua mãe, e toma de lá uma mulher das filhas de Labão, irmão de tua mãe;” Gênesis 28:1;29:2
Betel uma visão. Iniciando a mudança. De certa forma, em Betel, Jacó tentou tirar proveito deste encontro!
“E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus. Então levantou-se Jacó pela manhã de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por seu travesseiro, e a pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela. E chamou o nome daquele lugar Betel; o nome porém daquela cidade antes era Luz.” Gênesis 28:17-19
Peniel – um encontro face a face. Mudança completada. Em Peniel, Jacó lutou pelo direito de ser abençoado!
28 — Então, disse: Não se chamará mais o teu nome Jacó, mas Israel, pois, como príncipe, lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste.
30 — E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva.
 Mudar caráter protege a nossa descendência
A escolha do amor de Deus sobre Jacó, o fez ser protegido.
A si e a todos seus descendentes.
Labão tentou trapacear Jacó. Mas Deus estava com Jacó e não permitiu que Labão lhe fizesse mal.
Deus fez com que Jacó ficasse rico enquanto que Labão tentou mantê-lo pobre. Deus disse a Labão em sonho que ele não tratasse Jacó injustamente. Ainda mais tarde, dois dos filhos de Jacó cometeram assassinato em Siquém. Jacó ficou com medo que o povo de Siquém tentasse matá-lo. "Não toqueis os meus ungidos, e aos meus profetas não façais mal" (1 Cron 16.22). Portanto o povo de Siquém não tivera permissão de matar Jacó. Pastor C H Spurgeon
Quando se iniciou o período de pouca comida e houve uma fome nos seus termos e logo faltaria comida, a não ser no Egito, Deus enviou José, filho de Jacó, ao Egito.
José foi capacitado a prover trigo ao seu pai e seus irmãos. Eles não morreram de fome. O fim da vida de Jacó foi feliz. "Ainda vive meu filho José; eu irei e o verei antes que morra" -  Gênesis 45.28 -.
Ele tinha tomado totalmente a posse da benção. A Bíblia diz: "E Jacó abençoou a Faraó" (Gên 47.10). Poderíamos duvidar que Deus amou Jacó?
Romanos 9.11 nos diz que, a razão de Deus ter amado Jacó foi a Sua graça soberana. Jacó não tinha nada em si que fizesse com que Deus o amasse. Havia de tudo em Jacó que poderia fazer com que Deus o odiasse tanto quanto Ele odiou Esaú.
Deus prevaleceu na vida de Jacó e mudou seu Caráter, após longa, solitária e frutífera Jornada.
Que possamos aprender esta lição: Mudar caráter, às vezes, nos obriga a mudar de lugar, na direção de Deus e passar a ser dependente D'Ele em nossas ações, ainda que nos custe.
Fonte:
Palavra prudente
Bíblia on line
Bíblia Dake
Explicando O Entendimento Comum De Justificação Entre Luteranos E Católicos; John L. Hoh, Jr.
JACÓ E ESAU; Pastor C H Spurgeon - "Amei a Jacó, e aborreci Esaú" (Rom 9.13)
Citações no corpo do texto

Apontamentos do autor

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger