domingo, abril 30

Jacó, um exemplo de um caráter restaurado Lição 5 CPAD 30 de Abril de 2017

Jacó, um exemplo de um caráter restaurado
Lição 5 CPAD
30 de Abril de 2017
O Caráter do Cristão — Moldado pela Palavra de Deus e provado como ouro
Estudo: Pastor Osvarela
TEXTO ÁUREO
“Como está escrito: Amei Jacó e aborreci Esaú” Romanos 9.13 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Gênesis 25.28-34; 32.24,27,28,30.
28 — E amava Isaque a Esaú, porque a caça era de seu gosto; mas Rebeca amava a Jacó.
29 — E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo e estava ele cansado.
30 — E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso, se chamou o seu nome Edom.
31 — Então, disse Jacó: Vende-me, hoje, a tua primogenitura.
32 — E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer, e para que me servirá logo a primogenitura?
33 — Então, disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó.
34 — E Jacó deu pão a Esaú e o guisado das lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e foi-se. Assim, desprezou Esaú a sua primogenitura.
Gênesis 32
24 — Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um varão, até que a alva subia.
27 — E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó.
28 — Então, disse: Não se chamará mais o teu nome Jacó, mas Israel, pois, como príncipe, lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste.
30 — E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva.
Texto de Apoio
"Eis aqui, o que tão-somente achei: que Deus fez ao homem reto, porém ele se meteu em muitas astúcias!" Eclesiastes 7:29
“Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura. E a todos quantos andarem conforme esta regra, paz e misericórdia sobre eles e sobre o Israel de Deus. Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus.” Gálatas 6:14-17
Discurso
A Soberania divina decide quem, mesmo sem caráter, é possível sobreviver a esta falha e ser renovado pelo seu próprio livre-arbítrio!
Não existiam qualidades inerentes em Jacó, como em nós mesmos, que o fizessem merecedor de sua eleição.
Antes de nascer, ele foi escolhido para servir como agente e vice-gerente pactual de Javé. E ele foi eleito para ser servido por seu irmão mais velho, Esaú, e pela sua prole, não porque fosse “mais apto”, mas porque Deus, soberanamente, passou por cima do mais velho a fim de, ao fazer isso, revelar sua soberania, seu bel prazer e sua misericórdia.
A vida de Jacó teve fatos relevantes da discórdia e acepção intra-familiar. Assim Isaque amava a Esaú pela caça e Rebeca amava Jacó, pela participação e sua forma pacata de vida.
O engano entrou no lar e aproveitando-se do caráter que estava sendo moldado em seu filho Jacó, Rebeca acentuou no caráter de Esaú o ódio e a vingança [“uma indiferença às considerações morais, de um lar”], porém de personalidade fraca, ele, diferentemente de Jacó não conseguiu reverter suas dificuldades na formação de seu caráter, por toda a sua vida.
“Três são os fatores humanos específicos registrados que levaram a isto: acepção por filho, o engano do qual Isaque foi vítima, praticado por Jacó e Rebeca, pelo qual Jacó recebeu a bênção do primogênito. Antes da fraude, um outro episódio havia acontecido, no qual Esaú havia rejeitado esta bênção de primogenitura em favor de um prato de comidaGenesis 25.29-34
Apesar de tudo a mudança de caráter de Jacó fez se tornar relevante a sua fidelidade à Deus.
Na relação entre Esaú e Jacó três fatores exibem a intriga humana, a falta de sensibilidade ao comando pactual de Deus de “caminhar diante de mim e ser perfeito” (Gn 17.1) e uma mentira descarada.
Nos relatos bíblicos, torna-se claro que Deus não justifica estas falhas e pecados humanos, mas os sobreleva.
Penalidades:
1-      Jacó e Rebeca tiveram que sofrer a separação e nunca mais se veriam.
2-     Jacó penou duramente trabalhando para seu tio, sendo ele mesmo enganado - Genesis 29.1-27 - e não recebendo o pagamento total durante este período - Genesis 30.27-30 –
Em todas estas atividades relacionadas à família, existem poucos traços e atividades humanas admiráveis. Todavia, Deus, fiel às suas promessas pactuais a respeito da progenitura de Abraão. Em muito, pela escolha para serviço gerencial no Plano divino Deus
3-     Jacó, tendo que fugir para salvar sua vida, teve que deixar para trás a riqueza da família.
Definições:
Estão inclusos as atitudes e valores conscientes, o estilo de comportamento (timidez, agressividade) e as atitudes físicas (postura, movimentação do corpo). Reich (1995)
O Caráter é organizado pela linguagem e tem papel central no ajustamento do indivíduo ao meio. Caráter é um conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir de um indivíduo ou de um grupo. É um feitio moral. É a firmeza e coerência de atitudes.
Diferenças de caráter entre Esaú e Jacó:
Mudança de caráter.
Jacó - Derek Kidner corretamente observou que o nome “Jacó”, assim como outros nomes, expressava uma oração: “Que ele (Deus) possa proteger” (Genesis [London: Tyndale, 1967], 130); mais elaboradamente, o nome significa “Que ele possa estar nos calcanhares, isto é, que Deus seja sua retaguarda”. Kidner também mostrou que o nome “se presta a um sentido hostil, de perseguir os passos de alguém”. Jacó, na realidade, “desvalorizou o nome como sinônimo de deslealdade” (151-52).
Embora gestados no mesmo ventre, vemos que a individualidade é totalmente restrita, ao que, a Palavra de Deus cita “a alma que pecar esta morrerá”. 
Sendo assim, Esaú e Jacó, talvez por não serem univitelinos e por seus traços físicos diferentes, relatados nas Escrituras, mantiveram características distintas e individuais, como Personalidade, tiveram o caráter moldado, em Esaú pelo pai, e em Jacó pela mãe.
Mas, a personalidade era distinta, como podemos ler no texto bíblico:
E os filhos lutavam dentro dela; ... E o Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor. ... E saiu o primeiro ruivo e todo como um vestido de pêlo; por isso chamaram o seu nome Esaú. E depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; por isso se chamou o seu nome Jacó. ...E cresceram os meninos, e Esaú foi homem perito na caça, homem do campo; mas Jacó era homem simples, habitando em tendas. E amava Isaque a Esaú, porque a caça era de seu gosto, mas Rebeca amava a Jacó.Gênesis 25:22-28
A palavra Personalidade origina-se do grego Persona, nome de uma máscara usada por atores em peças teatrais, para identificar vários personagens. Geralmente é associada à força de vontade, e à moral do indivíduo, diferentemente da abordagem científica, porque exclui avaliações morais ou judicativas, porém confirma que tem relação com a disposição motivacional, sendo definida como o conjunto de características que explica um modo próprio da pessoa responder aos estímulos do ambiente, respostas emocionais e escolhas individuais (BUSATTO, 2006).
Indivíduos compartilham de algumas características semelhantes, porém, a personalidade de cada pessoa é individual e irreproduzível; então o seu estudo consiste na análise das variações e das diferenças individuais.
É formada durante a etapa do desenvolvimento psico-afetivo começando da gestação, pois estes estão em condições distintas e já apresentam comportamentos particulares. Então essa formação inclui elementos geneticamente herdados e adquiridos no meio externo em que vivem (VOLPI, 2004).
Mesmo sendo abençoado, e tendo encontro com Deus em sua fuga da ira de seu irmão Esaú, Jacó demorou a ter uma mudança de caráter, muito embora, já tivesse melhorado em muito, mostra o quanto demora para se ter um caráter renovado, mesmo após um encontro com Deus.
Jacó vai mostrar, com sua história que caráter necessita, em muitos, ter uma marca definitiva, na carne. E hoje a marca como Paulo diz, deve ser estampada e pode ser vista pelo amor a Jesus Cristo!
Numa aparente incongruência bíblica, o texto, abaixo, diz que "Jacó logrou a Labão", ou seja, enganou-o, "não lhe dando a saber que fugia". Mas, ele, Jacó, já era um homem em processo elevado de cura e renovação de caráter.
Entretanto, Deus abençoou Jacó ao aparecer a Labão, advertindo-o de que não falasse a Jacó "nem bem nem mal".
“Então disse Labão a Jacó: Que fizeste, que me lograste e levaste as minhas filhas como cativas pela espada? Por que fugiste ocultamente, e lograste-me, e não me fizeste saber, para que eu te enviasse com alegria, e com cânticos, e com tamboril e com harpa?” Gênesis 31: 24;26,27
Embora a tradução da palavra hebraica de Gênesis 31:20 não é necessariamente "enganar". Literalmente, no hebraico a frase é: "E Jacó roubou o coração de Labão"; para significar "enganar" ou "usar de astúcia". Apesar das acusações feitas por Labão, eram justos o temor de Jacó e o seu ato de sair sem nada dizer a Labão. Na realidade Jacó saiu por temor a sua vida e perder sua família, pela forma ambiciosa de vida, de Labão e seus filhos.
Renovação de caráter é algo de longo prazo:
O Caráter quando é forte, não se deixa levar por alguma proposta de uma via mais fácil para a realização de algo. Mesmo se naquele momento parece ser o melhor caminho a seguir, é o caráter que vai determinar a escolha do indivíduo.”
Enquanto Jacó se iniciou na vida como um perseguidor do sucesso, a todo custo, entretanto ele demonstrou uma mutabilidade ferrenha em se tornar um caráter melhor e para isto se valeu do seu temor intrínseco demonstrado no seu primeiro encontro pessoal com o Deus de “seu pai”, como ele mesmo usava o termo diante de sua família, na casa de Labão, onde serviam a outros deuses, com idolatria cúltica familiar, usando deuses familiares.
“Com quem achares os teus deuses, esse não viva; reconhece diante de nossos irmãos o que é teu do que está comigo, e toma-o para ti. Pois Jacó não sabia que Raquel os tinha furtado. Então entrou Labão na tenda de Jacó, e na tenda de Lia, e na tenda de ambas as servas, e não os achou; e saindo da tenda de Lia, entrou na tenda de Raquel. Mas tinha tomado Raquel os ídolos e os tinha posto na albarda de um camelo, e assentara-se sobre eles; e apalpou Labão toda a tenda, e não os achou. E ela disse a seu pai: Não se acenda a ira aos olhos de meu senhor, que não posso levantar-me diante da tua face; porquanto tenho o costume das mulheres. E ele procurou, mas não achou os ídolos. Então irou-se Jacó e contendeu com Labão...” Gênesis 31: 32-36
Obediência      
Jacó – “E Isaque chamou a Jacó, e abençoou-o, e ordenou-lhe, e disse-lhe: Não tomes mulher de entre as filhas de Canaã; Levanta-te, vai a Padã-Arã, à casa de Betuel, pai de tua mãe, e toma de lá uma mulher das filhas de Labão, irmão de tua mãe; E Deus Todo-Poderoso te abençoe, e te faça frutificar, e te multiplique, para que sejas uma multidão de povos; E te dê a bênção de Abraão, a ti e à tua descendência contigo, para que em herança possuas a terra de tuas peregrinações, que Deus deu a Abraão.” Gênesis 28:1-4
Esaú  - “Vendo, pois, Esaú que Isaque abençoara a Jacó, e o enviara a Padã-Arã, para tomar mulher dali para si, e que, abençoando-o, lhe ordenara, dizendo: Não tomes mulher das filhas de Canaã; E que Jacó obedecera a seu pai e a sua mãe, e se fora a Padã-Arã; Vendo também Esaú que as filhas de Canaã eram más aos olhos de Isaque seu pai, Foi Esaú a Ismael, e tomou para si por mulher, além das suas mulheres, a Maalate filha de Ismael, filho de Abraão, irmã de Nebaiote. Gênesis 28:6-9
Valores diferentes – “E cresceram os meninos, e Esaú foi homem perito na caça, homem do campo; mas Jacó era homem simples, habitando em tendas. E amava Isaque a Esaú, porque a caça era de seu gosto, mas Rebeca amava a Jacó.” Gênesis 25:27,28
Desprezando valores culturais e morais – “Ora, sendo Esaú da idade de quarenta anos, tomou por mulher a Judite, filha de Beeri, heteu, e a Basemate, filha de Elom, heteu. E estas foram para Isaque e Rebeca uma amargura de espírito.” Gênesis 26:34,35
Volúvel - “E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo, e estava ele cansado; E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom. Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura. E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura? Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó. E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura.” Gênesis 25:29-34
Desprezando valores espirituais
Ódio – “E pela tua espada viverás, e ao teu irmão servirás. Acontecerá, porém, que quando te assenhoreares, então sacudirás o seu jugo do teu pescoço. E Esaú odiou a Jacó por causa daquela bênção, com que seu pai o tinha abençoado; e Esaú disse no seu coração: Chegar-se-ão os dias de luto de meu pai; e matarei a Jacó meu irmão. E foram denunciadas a Rebeca estas palavras de Esaú, seu filho mais velho; e ela mandou chamar a Jacó, seu filho menor, e disse-lhe: Eis que Esaú teu irmão se consola a teu respeito, propondo matar-te. Agora, pois, meu filho, ouve a minha voz, e levanta-te; acolhe-te a Labão meu irmão, em Harã, E disse Rebeca a Isaque: Enfadada estou da minha vida, por causa das filhas de Hete; se Jacó tomar mulher das filhas de Hete, como estas são, das filhas desta terra, para que me servirá a vida? Gênesis 27:40-43;46
Prezando a relação com Deus e Fidelidade
“E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado. Acordando, pois, Jacó do seu sono, disse: Na verdade o Senhor está neste lugar; e eu não o sabia.”
O significativo fato de Jacó ter visto Deus, que havia se colocado no topo da escada, e o ouvido falar as suas palavras de paz e graça a um Jacó fraudulento e em fuga; ele atentou e acreditou, sendo este um início de sua fase de mutação, de caráter, ainda que ele não compreendesse assim [sozinho, sem influencias o caráter revela nossa personalidade e nossos valores internos, antes apagados, pelas influencias relacionais]. Deus lhe disse palavras de segurança que expressavam a sua fidelidade e o relacionamento com os ancestrais de Jacó [seu avô, Abraão] e também para com ele.
Analisando as palavras de Deus, vemos que Este diz revela que as promessas e garantias pactuais dadas a Abraão e Isaque foram repetidas e até mesmo expandidas. (Eu sou Jeová, o Deus de…). Dirigindo-se a Abraão, Deus disse que era Deus Todo Poderoso. Jacó ouviu o enfático e mais profundo nome de Deus: “Eu sou”, ao garantir a Jacó que ele era o próprio Deus que havia pactuado com os seus ancestrais como a deidade fiel, onipotente e soberana.
Consequentemente, o mesmo Deus, o Deus imutável que havia chamado, liderado, protegido e abençoado a Abraão e Isaque, estava falando a Jacó e fazendo-o perceber que o Deus de seu pai era o mesmo Deus que estava se dirigindo a ele. A continuidade do relacionamento de Deus Eu Sou, o Javé, com os descendentes de Abraão foi, introduzida e enfatizada pelo que foi acrescentado a Jacó.
Um homem com temor de Deus – “...E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus. Então levantou-se Jacó pela manhã de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por seu travesseiro, e a pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela. E chamou o nome daquele lugar Betel; o nome porém daquela cidade antes era Luz. E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir; E eu em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor me será por Deus; E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.” Gênesis 28:15-22
A frase hebraica 'asser 'a asserennû (o piel infinitivo absoluto seguido da primeira pessoa piel imperfeita do verbo 'aser, tomar um décimo de) é traduzida por Westermann como "eu certamente darei um décimo" (Genesis 12-36, 451); Samson R. Hirsch traduziu "eu deverei, repetidamente, dar o dízimo a Ti" (The Pentateuch, trad. Isaac Lecy, 2ª ed. [New York: Judaica, 1971], 465). A NIV não dá expressão à forma dupla enfática do verbo. Hirsch, interessantemente, não considerou a ênfase por causa da construção verbal, estar no décimo (dízimo) mas, antes, no ato completo uma vez que o número 10 é o primeiro grupo de números a formar um todo. Dez representa um grupo completo.
Um adorador reconhecido – Jacó é marcado por se encontrar com Deus em duas vezes [veremos na continuação], na primeira ele entendeu e compreendeu ser necessário fazer um agradecimento a Deus e oferecer-lhe culto. Instituindo um montão, para marcar o local do encontro com Deus e chamando e modificando a região com o nome de “Betel” (casa de Deus).O fato de ter dado ao lugar o nome de “Betel” (casa de Deus), fortaleceu o testemunho e a memória do aparecimento de Deus a Jacó e da comunhão dele com Jacó.  
Mantendo a palavra dada - “Viu também Jacó o rosto de Labão, e eis que não era para com ele como anteriormente. E disse o Senhor a Jacó: Torna-te à terra dos teus pais, e à tua parentela, e eu serei contigo. Então mandou Jacó chamar a Raquel e a Lia ao campo, para junto do seu rebanho, E disse-lhes: Vejo que o rosto de vosso pai não é para comigo como anteriormente; porém o Deus de meu pai tem estado comigo; E vós mesmas sabeis que com todo o meu esforço tenho servido a vosso pai; Mas vosso pai me enganou e mudou o salário dez vezes; porém Deus não lhe permitiu que me fizesse mal.” Gênesis 31:2-7
O caráter do enganador o leva a ser enganado:
“E disse Labão: Não se faz assim no nosso lugar, que a menor se dê antes da primogênita. E Labão tinha duas filhas; o nome da mais velha era Lia, e o nome da menor Raquel. Lia tinha olhos tenros, mas Raquel era de formoso semblante e formosa à vista. E Jacó amava a Raquel, e disse: Sete anos te servirei por Raquel, tua filha menor. Então disse Labão: Melhor é que eu a dê a ti, do que eu a dê a outro homem; fica comigo. Assim serviu Jacó sete anos por Raquel; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava. Gênesis 29:16-20;26
“Cumpre a semana desta; então te daremos também a outra, pelo serviço que ainda outros sete anos comigo servires. E Jacó fez assim, e cumpriu a semana de Lia; então lhe deu por mulher Raquel sua filha.” Gênesis 29:27,28

Homem com estratégia e Planos – “Assim testificará por mim a minha justiça no dia de amanhã, quando vieres e o meu salário estiver diante de tua face; tudo o que não for salpicado e malhado entre as cabras e moreno entre os cordeiros, ser-me-á por furto. Então disse Labão: Quem dera seja conforme a tua palavra. E separou naquele mesmo dia os bodes listrados e malhados e todas as cabras salpicadas e malhadas, todos em que havia brancura, e todos os morenos entre os cordeiros; e deu-os nas mãos dos seus filhos. E pôs três dias de caminho entre si e Jacó; e Jacó apascentava o restante dos rebanhos de Labão. Então tomou Jacó varas verdes de álamo e de aveleira e de castanheiro, e descascou nelas riscas brancas, descobrindo a brancura que nas varas havia, E pôs estas varas, que tinha descascado, em frente aos rebanhos, nos canos e nos bebedouros de água, aonde os rebanhos vinham beber, para que concebessem quando vinham beber. E concebiam os rebanhos diante das varas, e as ovelhas davam crias listradas, salpicadas e malhadas. Então separou Jacó os cordeiros, e pôs as faces do rebanho para os listrados, e todo o moreno entre o rebanho de Labão; e pôs o seu rebanho à parte, e não o pôs com o rebanho de Labão. E sucedia que cada vez que concebiam as ovelhas fortes, punha Jacó as varas nos canos, diante dos olhos do rebanho, para que concebessem diante das varas. Mas, quando era fraco o rebanho, não as punha. Assim as fracas eram de Labão, e as fortes de Jacó. E cresceu o homem em grande maneira, e teve muitos rebanhos, e servas, e servos, e camelos e jumentos.” Gênesis 30:33-43
CONTINUA

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger