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O Ministério De Mestre Ou Doutor. Lição 09 CPAD Data: 06 de Junho de 2021

O Ministério De Mestre Ou Doutor.

Lição 09 CPAD                                            

Editor e Autor: Pastor e Professor Universitário Osvarela

Data: 06 de Junho de 2021

TEXTO ÁUREO: 

De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;Romanos 12:6-7

Textos auxiliares:

João 13:13

“Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou.

Marcos 1:21,22

“Entraram em Cafarnaum e, logo no sábado, indo ele à sinagoga, ali ensinava.

E maravilharam-se da sua doutrina, porque os ensinava como tendo autoridade, ...”

LEITURA BÍBLICA

Mateus 7:28-29

E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina; Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas.

Atos 13:1

E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo.

Romanos 12:6-7

De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;

Tiago 3:1

Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais  duro juízo.

Texto Apoio Literário:

Pastores e mestres.

Esses dois termos estão juntos.

A primeira palavra significa aquele que cuida das ovelhas. Aqueles que são pastores do rebanho (poimén) também são doutores (professores).

O verdadeiro pastor deve proceder em um ministério de pregação expositiva da Palavra.

Ao aperfeiçoamento dos santos, para o desempenho do seu serviço. Esses dons foram dados por Deus à Igreja para o aperfeiçoamento dos santos, para o desempenho do seu serviço. Isto é, é do interesse de todos os santos – não de alguns poucos líderes apenas

– executar a obra do ministério.

Os líderes têm o propósito de aperfeiçoar ou equipar os crentes na execução desta obra. Muitas igrejas locais, hoje em dia, não seguem esta ideia do N.T.

É prática comum deixar que o pastor exerça o ministério. Às vezes o pastor acha que, temporariamente, é mais fácil ele mesmo fazer a obra do que treinar outros para fazê-la. Mas sua tarefa é treinar obreiros, e a longo prazo seu ministério será mais eficiente se o fizer. Efésios - Comentário Bíblico Moody, página 26

ETIMOLOGIA

Rabôni – palavra em aramaico que quer dizer Mestre – “E Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes: Que buscais? E eles disseram: Rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde moras?” João 1:38

Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele”. João 3:2

Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni, que quer dizer: Mestre”. João 20:16

Jesus decidiu dar à Sua amada igreja homens para ensinar-lhe a verdade de Sua Palavra:

Efésios 4:8

“E ele [i.e., Cristo] deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas,  outros como pastores e mestres” (v. 11, ARA).

ραββι – rhabbi, do hebraico רבי; n. m. Meu Grande Mestre, meu ilustre senhor; Rabi, título usado pelos judeus para dirigir-se a seus mestres (e também honrá-los, mesmo quando não se dirigem a eles)

ραββονι - rhabboni ou ραββουνι – rhabbouni do aramaico  רבני ;n. m. mestre, chefe, príncipe;

Raboni é um título de honra, o  qual Maria usou para se dirigir a Jesus.

Vemos, o que a etimologia destaca, ser chamado de Rabi é uma deferência superior a qualificação ou chamamento de Raboni, embora o uso cotidiano indicasse, que a pessoa assim chamada: Raboni ou Rabi era alguém conhecido e reconhecido e tido com a honrosa posição de Mestre!

Doutor da Lei ou Doutor da Igreja:

O Apóstolo Paulo sabia distinguir estes dois mestres, ou doutores, pois sabia que havia a diferença da Academia (assim, chamando as escolas rabínicas) e o Dom:

2 Timóteo 1:11 (ACF)

Para o que fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios.

Paulo mostrou que respeitava um doutor da lei, pois fora ensinado por Gamaliel e cita um doutor da lei, mas não no sentido de Doutor ou Mestre da Igreja. Precisamos fazer esta distinção.

Por isto, ele cita Zenas.

Zenas, dito o Doutor da Lei, é um dos Setenta Discípulos e era um dos seguidores do apóstolo Paulo. O termo nomikos ("advogado", "doutor da Lei"), aplicado a Zenas, aparece nos Evangelhos de formas variadas. Como nomodiakalos, "um professor da Lei", e como grammateus, "um escriba", todos eles representando o mesmo tipo de profissão. Antes de sua conversão, Zenas era um dos defensores da Lei Mosaica.”

Tito 3:13 (ACF)

“Acompanha com muito cuidado Zenas, doutor da lei, e Apolo, para que nada lhes falte.”

Mateus 23:7,8

“E as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens; Rabi, Rabi.

Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo”

O Mestre está para a Igreja, na função de serviço – diakonia

Atos 13:1

E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo.

διακονος - diakonos; n m/f. alguém que executa os pedidos de outro, esp. de um mestre, servo, atendente, ministro; no sentido espiritual em relação aos que servem à Igreja de Deus: o servo de um rei; diácono, alguém que, em virtude do ofício designado a ele pela igreja, cuida dos pobres e tem o dever de distribuir o dinheiro coletado para uso deles

διδασκαλος - didaskalos; n. m. professor; no NT, alguém que ensina a respeito das coisas de Deus, e dos deveres do homem; alguém que é qualificado para ensinar, ou que pensa desta maneira; os mestres da religião judaica; daqueles que, nas assembleias religiosas dos cristãos, encarregavam-se de ensinar, assistidos pelo Santo Espírito.

διδασκω - didasko; v.  ensinar;  conversar com outros a fim de instrui-los, pronunciar discursos didáticos; ser um professor; ensinar alguém; dar instrução; instilar doutrina em alguém; explicar ou expor algo; ensinar algo a alguém.

Esdras 7:10

“Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a lei do Senhor e para cumpri-la e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos.”

Esdras é um exemplo, pelo qual além do Dom, há o Mestre, ou doutor tem que estar com o coração “preparado”, indicação da ação do Espírito Santo, como chamada, para estuda, preparar-se e ter o ensino do povo, como premissa de seu ministério.

O que continua valendo, em nossos dias.

Destaco:

Pastores, de nossos dias e da nossa AD – CGADB (mas, há outros verdadeiro mestres que considero em outras Igrejas e Denominações).

Esequias Soares

Elienai Cabral

Claudionor de Andrade

Silas Daniel,

Cesar Moisés

Mm Caramuru Afonso, e outros

O dom ministerial de mestre e doutor é uma capacitação do Espírito Santo.

Romanos 12:6-7

De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;

Este mestre e doutor, não são formados pela academia, antes são autenticados pelo Espírito Santo, com este Dom.

Entretanto, devem buscar a preparação, na leitura das Escrituras, da Oração, na consagração e na alegria de ensinar, com autoridade e leveza os ensino necessários, a Igreja!

Novamente, ressalto Esdras:

Esdras 7:10

Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a lei do Senhor e para cumpri-la e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos.

Mestre - sm (lat magistru; magister); O mesmo que professor. latim – subs. mas. pessoa que ensina e orienta; Aquele que dá aulas; o que comanda ou dirige, professor. Fig. - Pessoa que tem muitos conhecimentos, ou versado em qualquer atividade, ciência. Guia espiritual. Mentor.

- Diz-se de pessoa ou coisa que ocupa lugar proeminente ou distinto em relação aos demais.

- Que serve de base, de referência; que é principal (viga mestra, estrada mestra, projeto mestre)

- Fig. Exímio, perito (mãos mestres)

s.m. Professor de grande saber e nomeada. P. ext. O que é perito ou versado em qualquer ciência ou arte.

Pessoa que ensina. = Docente, Professor

Pessoa que domina muito bem uma atividade.

Todo aquele que pode servir dando ensinamento.

Pessoa que detém um mestrado.

Doutor na Bíblia:

Algumas versões traduzem a palavra grega didáskalos, como doutor. Mas a tradução mais certa e usual é "mestre" ou "professor". Esse é o título comum dado a Jesus, como o Grande Mestre; e é aplicado àqueles que receberam o dom ministerial de mestre.

Um outro termo grego, nomodidáskalos, "mestre da lei", aparece somente nos escritos de origem cristã. (1 Timóteo 2:7)

Καθηγητης – kathegetes - n m.  guia; mestre, professor.

אדני ’adown aw-done’ ou (forma contrata) אדן ’adon aw-done’; n m. - firme, forte, senhor, chefe.

בעליה B ̂e ̀alyah; n pr m. Bealias = “Javé é mestre”

רעה ra ̀ah; v.  apascentar, cuidar de, pastar, alimentar; referindo-se ao mestre

Cuidado com o falso mestre - ψευδοδιδασκαλος pseudodidaskalos; n. m. falso mestre

Ψευδολογος - pseudologos; adj. que fala (ensina) falsamente, que fala

Αυθεντεω - authenteo - v.alguém que age por sua própria autoridade, autocrático; mestre absoluto; que governa, exerce domínio sobre alguém

A obrigação ou dever dos mestres cristãos

βοσκω - bosko – v. alimentar; retrata o dever de um mestre cristão de promover por todos os meios o bem-estar espiritual dos membros da igreja.

δεσποτης - despotes; n. m. mestre, Senhor.

διδασκαλος - didaskalos; n. m. professor; no NT, alguém que ensina a respeito das coisas de Deus, e dos deveres do homem - alguém que é qualificado para ensinar, ou que pensa desta maneira - os mestres da religião judaica - daqueles que pelo seu imenso poder como mestres atraem multidões, i.e., João Batista, Jesus - pela sua autoridade, usado por Jesus para referir-se a si mesmo como aquele que mostrou aos homens o caminho da salvação; dos apóstolos e de Paulo; daqueles que, nas assembleias religiosas dos cristãos, encarregavam-se de ensinar, assistidos pelo Santo Espírito.

Na questão da autoridade sobre outrem

εξουσιαζω - exousiazo; v. ter poder ou autoridade, usar o poder; ser mestre de alguém, exercer autoridade sobre alguém.

Os mestres também necessitam da imposição de mãos para receberem autorização da Igreja no seu serviço.

επιθεσις - epithesis; n. f. imposição (de mãos); A imposição de mãos era um rito sagrado, transmitido aos cristãos pelos judeus, e usado quando se orava por outra pessoa, ou quando se conferiam a ela bênçãos divinas (especialmente saúde física) ou o Espírito Santo (na administração do batismo ou quando mestres e ministros da igreja tomavam posse do seu ofício).

Κεφαλη - kephale; n. f. metáf. algo supremo, principal, proeminente: de pessoas, mestre senhor: de um marido em relação à sua esposa; de Cristo: Senhor da Igreja; de coisas: pedra angular

Na autoridade sobre:

κρατεω - krateo; v. ter poder, ser poderoso; ser o chefe, ser mestre de, governar; tornar-se mestre de, obter.

νομοδιδασκαλος – nomodidaskalos; n. m. mestre e intérprete da lei: entre os judeus; daqueles que entre os cristãos foram quase como defensores e intérpretes da lei mosaica.

A Escritura Neotestamentária nos ensina sobre a existência de um grande Doutor, preceptor de Saulo de Tarso, depois mais conhecido no Evangelho e na Igreja, como Apóstolo Paulo:

Gamaliel = “meu recompensador é Deus”;  fariseu  e  célebre  doutor  da  lei,  que  com  prudência  aconselhou  o  Sinédrio  a  como proceder com respeito aos seguidores de Jesus de Nazaré. At 5.34ss. (29d.C.)

Aprendemos de At 22.3 que foi o preceptor de Paulo. Identificado como  Gamaliel,  o  célebre  doutor judeu,  neto  de  Hilel,  e  que  é  mencionado  como autoridade no Mishná dos judeus.

DESTAQUE:

O Talmude é uma coletânea de ensinamentos judaicos antigos. As leis escritas do judaísmo são encontradas na Torá, que é composta pelos cinco primeiros livros da Bíblia.

O Talmude foi escrito por muitos rabinos (líderes religiosos judeus) ao longo de séculos. A primeira parte é a Mishná, que apresenta as leis orais. Estudiosos acreditam que um rabino da Palestina (uma região do Oriente Médio) tenha concluído a Mishná no início do século III. Ela tem seis seções, abrangendo regras sobre as orações diárias e a agricultura; rituais especiais; casamento; direito criminal e civil; normas do templo; e higiene.

Introdução

O texto sobre mestres é interligado a um ofício pastoral.

Com efeito há alguns que sugerem que devamos usá-lo para pastores, como mestres. Entendo que pastores podem ser mestres e mestres podem ser pastores, concomitantemente ou em separado.

Ex.: “pastores e mestres” (sendo governados por “outros”) referem-se a um ofício, aquele de pastor/mestre.

Podemos entender que na questão do ensino podemos ver pelas escrituras de Atos dos apóstolos e demais Neotestamentárias a posição especial dos dados para o ensino à Igreja.

Os ofícios de apóstolo, profeta e evangelista, como o ofício de pastor/mestre, são ofícios de ensino (Efésios 4:11).

Essa é a ideia chave no contexto (vv. 11-16). Isso explica também o porquê os ofícios especiais de presbítero e diácono não são mencionados aqui, pois a ideia chave desses ofícios é governar e administrar as misericórdias de Cristo, respectivamente, e não o ensino (como tal).

Efésios 4:11-16

Podemos entender pelos destaques no próprio texto:

E ele:

- deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,

Querendo:

- aperfeiçoamento dos santos, -a obra do ministério,

-a edificação do corpo de Cristo;

- à unidade da fé,

- conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,

Para que não:

- sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.

Antes:

- seguindo a verdade em amor,

- cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,

- segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.

Aprendendo com o Mestre somos capacitados para sermos mestres.

Lucas 6:40 “O discípulo não está acima do seu mestre;todo aquele, porém, que for bem instruído será como o seu mestre.”

A atividade do Mestre deve ser considerada como de fundamental importância. Devemos dar voz e vez aos mestres para a mantença da Unidade da Fé e da doutrina.

Os mestres têm a função de ensinar com autoridade e com erudição bíblica a Palavra de Deus escrita.

Na Igreja primitiva, vemos que Antioquia é citada como um exemplo de uma Igreja plena por ter entre seus ministros homens como Apolo. “E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloqüente e poderoso nas Escrituras. Este era instruído no caminho do Senhor e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor ...”. Atos 18:24-25

A atividade de um Mestre das Escrituras.

O mestre era encarregado de conservar, transmitir e interpretar as Escrituras e preservar a tradição apostólica. A obra do mestre é edificar o corpo de Cristo.

O mestre é aquele que descortina textos bíblicos e os torna acessível a toda comunidade.

Da mesma forma que os demais Ministérios a exercício dessa tarefa só acontece se o cristão que a quer exercer tiver o dom concedido por Cristo.

O exercício ministerial do dom de Mestre não se prende a regras, a letra tecnicista, ou mesmo a conhecer regras da didática e ter inclinação natural, tem que ter o chamado. No entanto a formação acadêmica deve ser notória entre os Mestres. Aquele que ensina deve ter dedicação ao ensino. Quem ensina obrigatoriamente teve um ensinador, ou Mestre, portanto aquele que ensina é alguém que assentou-se para aprender e deve gostar de aprender, para ser um bom ensinador, ou mestre.

Como exemplos: Eurico Bérgsten, Antonio Gilberto, Lawrence Olsen, Claudionor de Andrade, Paulo, Lutero, Stott, Lewis, Horton, e outros tantos.

O que tem este dom sabe que deve usá-lo para fortalecer a comunidade da Igreja de Cristo.

 Por exemplo, o ministério de Apolo foi visto por Paulo como irrigador (1 Co 3.6).

O Mestre, o Ensinador deve ter qualidade como Apolo, pelo princípio de que o ensino é um regador que rega a lavoura de Deus, como Paulo ensina a Igreja de Corinto.

“Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um? Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho”. 1 Coríntios 3:5-8

Doutrina e Ensino.

Mestre ou Doutor era um título conhecido nos idos do Ministério de Jesus Cristo.

“E, as turbas, ouvindo isto, ficaram maravilhadas da sua doutrina. E os fariseus, ouvindo que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se no mesmo lugar. E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo: Mestre, qual é o grande mandamento na lei?” Mateus 22:33-36

Jesus foi considerado pelos próprios doutores da Lei, Os Mestres – um igual a eles.

 

Vemos no texto acima, como o título era utilizado pelos judeus. Além de tudo, vemos como as discussões eram de alto nível sobre o Texto sacro da Lei amplamente discutido pelos escribas, fariseus e saduceus, sobre as Doutrinas e, uso no seio das comunidades reconhecidas dos doutores/mestres da Lei.

É um aspecto importante a se observar pelos que estudam o assunto.

Mestre e Doutor discutiam e ensinavam o que devemos buscar no que se diz Mestre, para caracterização do Dom de Mestre, ou Doutor.

Saduceus e fariseus discutiam pontos importantes a respeito do Ministério terreno de Jesus e sua passagem posterior para a Eternidade, um deles central para Fé Evangélica, a Ressurreição!

O próprio cotidiano era discutido a luz das Escrituras, assim encontramos um questionamento levado a Jesus sobre um artigo da Lei, o Adultério.

E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério; E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando. E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?” Jo 8:3-5

Nos Idos Neotestamentários.

O termo também era utilizado nas Escrituras Neotestamentárias, quando escritas no Primeiro Século da Igreja.

“Paulo, Pedro e outros escritores divinamente inspirados o utilizaram. do qual fui constituído pregador, apóstolo e mestre”. 2 Timóteo 1:11

Neemias 8:8,9

E leram no livro, na lei de Deus; e declarando, e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse.

E Neemias, que era o governador, e o sacerdote Esdras, o escriba, e os levitas que ensinavam ao povo

Para ser mestre ou doutor é necessário ter o Dom e Inspiração do Espírito Santo, para que a leitura e explicação da Escritura faça o coração do povo se derreter de alegria.

Qualidades de um Mestre:

Poderíamos criar um neologismo:

PneumaDidáskalos – seria aquele que pelo Espírito Santo recebe o Dom de ser Doutor ou Mestre.

A Igreja primitiva tinha a necessidade de ensino sobre o Reino de Deus, com base nos ensinamentos de Jesus.

Esta forma de necessidade do ensino é destacada em Atos dos Apóstolos Capítulo 6 e determinada por Jesus, antes de sua Partida.

Persistência:

1 Timóteo 4:13

Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.

Deste versículo temos outras orientações sobre as qualidades do mestre, ou doutor
ler – sem ler e interpretar um texto ninguém, pode ser mestre!

Para exortar, tem que saber o que vai servir para dar animo ou corrigir ao que o ouve.

Ensinar – para ensinar tem que ler e ter dedicação ao ensino.

Romanos 12:6-7

“De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;”

Dedicação:

Sem dedicação não há sucesso no ensino.

Obediência:

Jesus deixou uma ordem:

Ensinar!

Mateus 28:19,20

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” Não é ensinar qualquer coisa.

Seguir exemplo do Mestre Divino – Jesus Cristo:

Lucas 21:37

“E de dia ensinava no templo, e à noite, saindo, ficava no monte chamado das Oliveiras.”

Eu sempre ensino que, Jesus não tinha descanso em ensinar, de dia as multidões, e de noite aos seus discípulos.

O versículo pode ter uma hermenêutica e interpretação com base nas regras gramaticais, que poderíamos ler:

“E de dia ensinava no templo, e a à noite “ensinava onde” ficava, no monte chamado das Oliveiras” releitura de Osvarela

Ensinar com sabedoria Espiritual:

1 Coríntios 2:13

“As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.”

Este é um ensino que deve pautar a qualidade do mestre das Escrituras.

Pedro ressaltou e comparou os ensinos do Apóstolo Paulo, com a Veteroescrituras, apontando que muitos distorcem as Escrituras, por não serem mestres autenticados com o Dom de Mestre ou Doutor:

2 Pedro 3.15,16:

“, ... como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada;

Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.”

Qualidade do Mestre, é reconhecida quando ele usa as Escrituras como instrumento de ensino:

2 Timóteo 3:16

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;”

Jess alertou sobre o uso de escrituras humanas:

Mateus 15:9

“Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.”

O verdadeiro Mestre não escolhe a aparência ou os que o ouvem:

Lucas 20:21

“E perguntaram-lhe, dizendo: Mestre, nós sabemos que falas e ensinas bem e retamente, e que não consideras a aparência da pessoa, mas ensinas com verdade o caminho de Deus.”

Humildade:

Romanos 12:6-7

Ninguém que quer ser mestre ou doutor das Escrituras sob o Dom pode ser orgulhoso, porque é Mestre, por doação de Jesus Cristo:

“De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, ...”

1 João 2:27-29

E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis. E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua vinda. Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.

Paulo ensina porque, o que quer ser mestre necessita viver e ensinar em humildade:

Efésios 4:11,12

E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,

Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;

Não fomos que obtivemos, mas recebemos de Jesus Cristo, para ensinar a Igreja dos Santos lavados pelo Seu Sangue.

Bibliologia:

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Site do autor, postagem de 2014:

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