O PRESBÍTERO, BISPO OU ANCIÃO LIÇÃO 11 – CPAD - Última Atualização 10/06/2021
O PRESBÍTERO, BISPO OU ANCIÃO
EDITOR E AUTOR DO SUBSÍDIO: Pastor e Professor Universitário Osvarela
Texto Áureo
“Por esta causa te deixei em Creta, para que
pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade
estabelecesses presbíteros, como já te mandei”: Tito 1:5
Leitura Bíblica:
Tito 1:5-7
Por esta causa te deixei em Creta,
para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em
cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei: Aquele que for
irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam
ser acusados de dissolução nem são desobedientes. Porque convém que o bispo seja
irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo,
nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância;
1 Pedro 5:1-4
Aos presbíteros, que estão entre vós,
admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de
Cristo, e participante da glória que se há de revelar: Apascentai o rebanho de
Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas
voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; Nem como tendo
domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando
aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.
זקן –
zaqen-; v. ser velho, envelhecer; ser
velho, envelhecer; (Hifil) envelhecer, mostrar a idade; adj. Velho; velho
(referindo-se aos seres humanos); ancião (referindo-se aos que têm
autoridade).
κληρο ς kleros – o conjunto dos líderes religiosos. É dado á partir
da idéia de usar pedacinhos de madeira, etc., para o objetivo); n. m. objeto
usado para lançar sortes (um seixo, um fragmento de louça de barro, ou um
pedaço de madeira) - o nome das pessoas envolvidas era escrito no objeto
escolhido para lançar sorte. O nome de quem caísse chão era o escolhido.
- uma porção do ministério comum aos apóstolos
- aqueles colocados sob o cuidado e supervisão de
alguém [responsabilidade atribuída], usado de igrejas cristãs, cuja
administração recae sobre os presbíteros.
Num conjunto congregacional
cristão:
ποιμ νιο ν poimnion – n. n. rebanho (esp.) de ovelha; grupo de discípulos
de Cristo; grupos de cristãos (igrejas) presididas por presbíteros.
Sob a visão da atividade usual na
Igreja primitiva, do Presbítero- Superintendente. O étimo nos mostra alguns
parâmetros utilizados pelos doutrinadores, principalmente o Apóstolo Paulo.
Termos como fidelidade,
responsabilidade, confiança no dever de ser um bom despenseiro, ser honesto e
outras indicações para alguém ser ordenado e considerado um bom presbítero ou
bispo, estão contidos na própria visão etimológica.
οικ ονομ ος oikonomos – n. m. o administrador do lar ou
dos afazeres do lar; esp. um administrador, gerente, superintendente (seja
nascido livre ou, como era geralmente o caso, um liberto ou um escravo) para
quem o chefe da casa ou proprietário tinha confiado a administração dos
seus afazeres, o cuidado das receitas e despesas, e o dever de
repartir a porção própria para cada servo e até mesmo para as crianças
pequenas; o administrador de um fazenda ou propriedade territorial, um
supervisor; o superintendente das finanças da cidade,
o tesoureiro da cidade ( ou do tesoureiro ou questor de reis);
metáf. os apóstolos e outros mestres, bispos e supervisores cristãos.
Presbíteros.
πρεσβυτε ρος presbuteros - de presbus (de idade
avançada); adj. ancião, de idade; líder de dois povos; avançado na vida,
sênior; designativo de posto ou ofício.
A -
entre os judeus:
- membros do grande concílio ou
sinédrio (porque no tempos antigos os líderes do povo, juízes, etc., eram
selecionados dentre os anciãos)
- daqueles que em diferentes cidades
gerenciavam os negócios públicos e administravam a justiça.
B -
entre os cristãos:
- aqueles que presidiam as
assembleias (ou igrejas). O NT usa o termo bispo, ancião e presbítero de modo
permutável;
C -
No tempo escatológico:
- os vinte e quatro membros do
Sinédrio ou corte celestial assentados em tronos ao redor do trono de Deus.
Ainda πρεσβυτης presbutes;
n. m. homem velho, idoso.
INTRODUÇÃO:
Bispos e Diáconos
“Paulo e Timóteo, servos de Cristo
Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus, inclusive bispos e diáconos que vivem
em Filipos” (Fl 1.1).
Nesse texto, escrevendo aos irmãos de
Filipos, Paulo e Timóteo referem-se explicitamente a dois tipos de encargos na
igreja: bispos e diáconos.
Bispo
= Presbítero
“De Mileto, mandou a Éfeso chamar os
presbíteros da igreja. E, quando se encontraram com ele, disse-lhes: ... ” (At
20.17-18a).
“Olhai, pois por vós e por todo o
rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes
a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue” (At 20.17).
Aqui fica claro que os bispos são os
presbíteros da igreja e que seu trabalho é o de pastorear o rebanho de Deus.
Daí, podemos afirmar:
Bispo
= Presbítero
• Presbítero =
Ancião → refere-se à qualificação de
maturidade da pessoa;
• Bispo =
Supervisor → refere-se ao encargo dado pelo
Espírito Santo de olhar por todo o rebanho. No texto acima, a palavra grega
para “constituir” tem o sentido de “dar o encargo” e”, “comissionar
para”.
• Pastorear → refere-se ao trabalho que realiza o presbítero
em seu encargo de supervisão. Pastorear significa alimentar, cuidar e
conduzir o rebanho de Deus.
Presbítero e seu Significado
• No Sentido Amplo: a palavra
presbítero a tradução direta da palavra grega ‘presbuteros’, que
significa ancião, pessoa mais idosa, mais madura, mais experiente. Neste
sentido amplo há muitos presbíteros na igreja, aqueles irmãos que já são pais
espirituais (1Jo 2.13-14) e que tem alcançado maturidade no Senhor. Porém, não
é a todo irmão maduro que o Espírito Santo comissiona para a tarefa de
supervisão da igreja.
• No Sentido Restrito: além da
pessoa ser madura e experiente, o presbítero no sentido restrito recebe o
comissionamento do Espírito Santo para a tarefa de supervisão da igreja e
apascentamento do rebanho de Deus. Pedro assim se refere aos presbíteros:
“Rogo, pois, aos presbíteros que há
entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e
ainda co-participante da glória que há de ser revelada: pastoreai o rebanho de
Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus
quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos
que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho” (1Pe 5.1-3).
Exórdio
A cultura judaica conhecia e tinha
estabelecido entre seus sistema patriarcal a posição do ancião. O ancião é
alguém com sabedoria e idade aliadas a experiência de vida para uso junto a
comunidade em famílias. O ancião é alguém que possui descortínio para examinar
causas usando sua inteligência, amparada pelas cãs brancas e sabedoria.
Presbíteros
em Israel
O conceito
do presbítero, ou ancião, origina-se
no Antigo Testamento, onde aparecem inúmeras vezes.
Como exemplos, vejam-se os textos:
Ex 3.16,
Ex 17.15, Ex 24.1, Js 24.1, 1Sm 4.3, Sl 107.32.
A função
principal desses presbíteros era a de serem
conselheiros e juízes.
No Novo Testamento, essa espécie de anciãos também aparece: Mateus 16.21, Mateus 21.23, Mateus 27.1, Mateus 27.20, Atos 4.5, Atos
24.1. Interessante o fato que, vivendo na mesma época, podemos ver os anciãos
da igreja em Jerusalém, estes,
porém, constituídos pelo
Espírito
Santo: Atos 15.2,4,6,22,23.
Não como o velho sábio, mas como uma
forma de designar aqueles que se reuniam e participavam das decisões entre as
famílias ajudando a julgar e a orientar ao povo quanto a sua cultura religiosa,
ponto fundamental da vida cultural, vida material, vida diária dos judeus.
As Escrituras eram o guia da vida do
povo judeu, no mais amplo sentido:
Religioso
Legal
Guerra
Agrícola
Festas
Família
Herança
Direitos pessoais
Havia um Conselho de Anciãos.
No livro de Rute fica bem clara a
ação do Zaqen.
Assim no Conselho de Anciãos - zanqen-
de Belém, Boaz realiza o Pacto do Calçado ou do sapato, entre ele e o remidor,
obtendo a autorização para remir em Rute a família de Noemi e seu falecido esposo.
Então tomou dez homens dos anciãos da
cidade, e disse: Assentai-vos aqui. E assentaram-se. Então disse ao remidor:
Aquela parte da terra que foi de Elimeleque, nosso irmão, Noemi, que tornou da
terra dos moabitas, está vendendo. E eu resolvi informar-te disso e dizer-te:
Compra-a diante dos habitantes, e diante dos anciãos do meu povo; se a hás de
redimir, redime-a, e se não a houveres de redimir, declara-mo, para que o
saiba, pois outro não há senão tu que a redima, e eu depois de ti. Então disse ele:
Eu a redimirei. Rute 4:2-4
Definições usuais para Presbíteros
Sim. Presbítero eram os pastores das
igrejas Gregas.
I Pedro 5:1,2.
Pastor, Presbítero e Bispo tem o
mesmo significado. A Assembleia de Deus, bem como as Igrejas Denominacionais,
assim chamadas as mais antigas Igrejas tem o Presbíteros em nível hierárquico
inferior aos pastores, chamados de Ministros como um entendimento do que soi
acontecer na Igreja primitiva.
“Rogo, pois aos presbíteros que há
entre vós, eu ,presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de cristo, e
ainda co-participante da glória que há de ser revelada; pastoreie o rebanho de
deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus
quer; nem por sórdida ganância , mas de boa vontade;” I Pedro 5:1,2.
A palavra Presbítero é
uma transliteração do grego presbiterós que significa mais
velho (em relação ao mais novo)
Ancião - indicando também um ofício eclesiástico.
Bispo - é a tradução da palavra grega episkopos,
passando pelo latim (episcopus) que significa: Supervisor, guardião,
Superintendente.
O Presbítero era certamente o “mais
velho” em contraste com o jovem.
A Idade usual de um Presbítero:
É um tema de difícil entendimento, o
quanto deveria ser a idade para ser considerado presbítero, alguns sugerem
entre 50 e 56 anos; no entanto, a comunidade de Qumran, exigia a idade
de 30 anos para exercer o ofício de Presbítero.
Assim, Jesus pode ser visto, sem
nenhuma dúvida como o Ancião de dias.
Já no Novo Testamento encontramos a
associação dos anciãos como aqueles que perseguiam a Jesus e aos apóstolos (Mt
16.21; 27.1; At 6.12) é chamada Tradição dos Anciãos. (Mt 15.12; Mc 7.3,5).
Presbíteros –
No Sentido Amplo:
a palavra presbítero a tradução direta da palavra grega “presbuteros”,
que significa ancião, pessoa mais idosa, mais madura, mais experiente. Neste
sentido amplo há muitos presbíteros na igreja, aqueles irmãos que já são pais
espirituais (1Jo 2.13-14) e que tem alcançado maturidade no Senhor. Porém, não
é a todo irmão maduro que o Espírito Santo comissiona para a tarefa de
supervisão da igreja.
No Sentido Restrito: além da pessoa ser madura e experiente, o
presbítero no sentido restrito recebe o comissionamento do Espírito Santo para
a tarefa de supervisão da igreja e apascentamento do rebanho de Deus. Pedro
assim se refere aos presbíteros.
QUALIFICAÇÃO PARA PRESBÍTEROS.
Quadros Osvarela
ORDENAÇÃO DE PRESBÍTEROS
a- “Olhai, pois por vós e por todo o rebanho
sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para
pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue”. At
20.17
b- “Por esta causa te deixei em Creta, para que
pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade
estabelecesses presbíteros, como já te mandei”: Tt 1:5
“Olhai, pois por vós e por todo o rebanho sobre o
qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a
igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue”. At 20.17
Mantendo a minha interpretação,
revelada pela Palavra, sobre a Ordenação e Dons, e observando a temática deste
assunto – Dons e Ministérios – cabe ressaltar que embora não esteja diretamente
na lista de Dons utilizada no contexto do agrupamento de texto usualmente
utilizado para estudo deste assunto, sobre Dons, contido em dotação espiritual,
o Presbítero é um Dom a ser recebido e reconhecido pela Igreja.
Assim, como alguns termos usados na
Igreja apara interpretação de algumas de nossas crenças, o termo embora não
apareça nas listas de I Co 12 a 14, Rm 12
e Ef. 4 o contexto no qual o
cargo/função se apresenta em todas as referências é o mesmo dos Dons que
aparecem naquelas listas de Dons.
Mesmo que alguns possam esforçar e
até esgarçar o texto e o termo pastor, (palavra encontrada nas listas, acima),
na realidade, embora alguns não queiram entender, quando olhamos sob a questão
da gestação da hierarquia no momento escriturístico da Escritura
Neotestamentária, o termo presbítero não tem a mesma conotação, que o termo
Pastor, nas listas de Dons.
Desta forma, ainda que não esteja
literalmente escrito nestas, o Presbítero é um Dom, como os demais, quando o
estudamos exegeticamente à luz da hierarquia, da ação, da função, e, mormente
da atividade obrigatória do Presbítero, o Ensino e a Doutrina local, que é
estabelecido como, onde os presbíteros devem atuar.
Atos 20:17-28 “De Mileto, Paulo mandou chamar os presbíteros da igreja de Éfeso. Quando chegaram, ele lhes disse:
Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele
comprou com o seu próprio sangue”.
Se Paulo fala que o próprio Espírito
Santo os colocou é clara a referência paulina aos demais textos de dação dos
Dons, pela pessoa divina do Espírito que ele mesma aponta em I Co 12,
ou em Rm 12 ou Ef 4.
Os verbos dar, conceder, designar,
ou termo como “Temos diferentes dons, de acordo com a
graça que nos foi dada. Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar,
ensine; Rm 12:6,7” nos inferem a dação divina
como inerente ao Presbítero como um Dom para a Obra do Ministério.
E podemos conseguir entender de forma
clara através dos textos bíblicos que apontam as qualificações que devem ter
aqueles, sobre os quais se impõem as mãos para o exercício do Presbítero. Tito 1:5-7; 1 Pedro 5:1-4
Em Tito 1.5, a palavra
“constituir” significa “estabelecer”, “ordenar”.
Muito embora seja o Espírito Santo
que comissiona o presbítero (At 20.28), podemos verificar, no texto a -
acima, que através do termo “bispos”, uma das versões aceitas para a mesma atividade,
entendemos que se trata de uma dotação clara do Espírito Santo.
A igualitária posição pastoral e
episcopal dos presbíteros pode ser analisada sob a ótica do texto paulino:
“Aos
presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com
eles”, e como no complemento do texto: “Apascentai o rebanho de Deus,
que está entre vós, tendo cuidado dele”; ou ainda como Pedro nos ensina: “Rogo,
pois aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles”.
Ou ainda sob a ótica do exercício
recomendado e da ação a ser realizada na função/cargo de um Presbítero, o
ensino - “Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao
ensino;” Romanos 12:6-7
No que se refere à ordenação humana
ela é necessária para que os Presbíteros sejam inseridos no ministério de
ensino e assistencial da Igreja (Está alguém entre vós doente? Chame os
presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do
Senhor; Tg 5:14 ) sob a autoridade autorizativa (Em
verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o
que desligardes na terra será desligado no céu. Mt 18:18 )
que os legitima como obreiros da santa seara, a Igreja. É que Ele – Cristo -
nos fez Sua boca, Suas mãos e Seus Pés, como Corpo.
Confirmando esta visão vamos nos
deparar com a Eleição de Presbíteros na Igreja.
Numa visão da Igreja primitiva, como
quando da eleição dos diáconos, o primeiro corpo ministerial da Igreja, vemos e
nos deparamos em At 14.21-23, com alguns detalhes do procedimento
dessa ordenação:
“E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e
feito muitos discípulos, voltaram para Listra, e Icônio, e Antioquia,
fortalecendo a alma dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes na fé; e
mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de
Deus. E, promovendo-lhes, em cada igreja, a eleição de presbíteros, depois
de orar com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido”.
O termo Eleição insere e infere o
levantar das mãos da comunidade, como num Amém.
Melhor entendendo:
- a palavra grega correspondente a “eleição”
significa “escolher pelo ato de erguer a mão”. Isso parece indicar o
“amém” por parte da igreja, manifestado através do levantar das mãos, para a
indicação feita pelos apóstolos dos novos presbíteros. Assim, a ordenação de
presbíteros, de fato, se constituía num reconhecimento por parte da igreja da
obra que o Espírito Santo já estava operando na vida desses irmãos.
“Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar,
haja dedicação ao ensino;” Romanos
12:6-7
Atividades de Um Presbítero
A atividade dos presbíteros tem
sofrido mutações ao longo do tempo, no seio da igreja.
Mas, nos últimos dias a atividade tem
perdido o foco para qual foi inserida nos cargos da igreja.
Muitos até nem se imaginam
presbíteros, só almejam o pastorado, como meta e o presbitério com passagem.
Muito embora, em igrejas tradicionais este seja um cargo valorizado, a despeito
de tudo. Diferentemente do que temos assistido entre os pentecostais, incluindo
a Assembleia de Deus, onde muitos forçam a entrada e conceituação do presbítero
ao nível de ministro, o que na verdade, não o é!
Entre as atividades que corroboram o
conceito, que mencionei acima, estão as destinadas apenas aos presbíteros entre
ela:
A
UNÇÃO PELOS PRESBÍTEROS. (Tg 5.14).
Tiago ensina como agir, quando um
crente está doente, orientando que os presbíteros sejam chamados para orarem
por ele, ungindo com óleo, em nome de Jesus.
Os
Presbíteros são os membros do ministério
indicados pelas Escrituras, para realizar a unção com óleo, pois são
citados explicitamente como credenciados para tal finalidade. Mas não é
exclusividade deles.
Na ausência dos ministros e
presbíteros, em situações especiais, é admissível que diáconos, auxiliares, e
obreiros em geral unjam os enfermos. Os discípulos não eram formalmente
ordenados, mas ungiam (cf. Mc 6.13).
Atividade Pastoral
“Os presbíteros que governam bem sejam
estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na
palavra e na doutrina;” 1 Tm 5:17
Presbíteros – pastores - São aqueles que dirigem a congregação
local e cuidam das suas necessidades espirituais.
Isto é, eles têm autoridade do
Ministro, ou do Ministério, chamado presbitério por Paulo, para exercerem a
condução local de pastoreio de uma igreja local. Estes são os que também são
chamados “presbíteros” (At 20.17; Tt 1.5) e “bispos” ou supervisores (1
Tm 3.1; Tt 1.7).
No conceito histórico da formação
do ‘canon’ Neotestamentário as funções/cargos ainda sofriam de
uma melhor determinação e localização na pirâmide eclesiástica.
FUNÇÕES
Os presbíteros tinham várias funções.
- I Timóteo 5:17 fala
de presbíteros que pregavam e ensinavam; Tiago 5:14 os mostra
envolvidos num ministério de cura;
I Pedro 5;2 os exorta a apascentar o rebanho.
Assim, os profetas e mestres que
dirigiam a igreja de Antioquia (Atos 13:1-3) podem ter sido os
presbíteros daquela comunidade.
Nas Epístolas Pastorais:
GESTANDO OBREIROS
As Epístolas Paulinas 1 e 2
Tim. e Tito serviram para Paulo orientar e ajudar os receptores destas
Cartas, seus auxiliares e filhos na fé e no Ministério, na função de encontrar
e constituir novos obreiros para a tarefa de auxiliares do Apostolado e
Ministério das Igrejas, as quais São Paulo semeou, ao longo de sua Missão
apostólica constituinte de várias Igrejas.
São Paulo discrimina e explica que a
Igreja tem uma Ordem e uma disciplina (como tratado na Carta aos Coríntios).
Nas Paulinas, a hierarquia
eclesiástica encontra-se num período de gestação, insere-se um vocabulário
preciso para designar os ofícios dos bispos e dos presbíteros, ainda
que seja clara a ordem diferente de bispos e presbíteros, dum lado, e os
diáconos, do outro.
Plano de Deus - vários presbíteros em
cada igreja local (Atos 14:23; Filipenses 1:1).
Ordenação de Presbíteros
Em Tiago 1.5, a palavra “constituir” significa “estabelecer”, “ordenar”.
Muito embora seja o Espírito Santo
que comissiona o presbítero (Atos 20.28), o texto acima se refere
a uma ordenação humana.
Podemos ver situação
semelhante em outras
lugares nas Escrituras, como em Mt 16.18 e Ef 4.11-12.
No primeiro texto,
Jesus diz que Ele
mesmo edificará Sua igreja;
o segundo afirma que:
“E ele mesmo concedeu
uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho
do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo”.
Ou seja, é Cristo quem edifica
a igreja, mas através de homens a quem ele capacita. Da mesma forma, o encargo
dado pelo Espírito
Santo para o episcopado é ordenado
através dos santos. Esses fatos mostram claramente porque a igreja
é chamada de Corpo
de Cristo. Ele tem nos feito Sua boca, Suas mãos e Seus Pés.
O estabelecimento de presbíteros também é visto em Atos 14.21-23, onde nos deparamos com alguns detalhes do
procedimento dessa ordenação:
“E, tendo anunciado o evangelho naquela
cidade e feito
muitos discípulos, voltaram
para Listra, e Icônio, e Antioquia, fortalecendo a alma dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes
na fé; e mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus. E, promovendo- lhes, em cada igreja, a eleição de presbíteros, depois de orar com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam
crido”.
Nesse texto, a palavra grega correspondente á “eleição” significa “escolher pelo ato de erguer a mão”. Isso parece indicar
o “amém” por parte da igreja, manifestado através do levantar das mãos, para a indicação feita pelos apóstolos dos novos presbíteros. Dessa forma, a ordenação de presbíteros, de fato, constitui
um reconhecimento por parte da igreja da obra que o Espírito Santo já estava operando
na vida desses irmãos.
Bibliografia:
Apontamentos
do autor
Link de
estudo anterior:
Lição CPAD
2014
http://estudandopalavra.blogspot.com/2014/06/o-presbitero-bispo-ou-anciao-licao-11.html
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