sábado, março 16

Lição 11: O Culto da Igreja Cristã - 1° Trimestre de 2024 CPAD - EBD – Adultos

Lição 11: O Culto da Igreja Cristã - 1° Trimestre de 2024 CPAD - EBD – Adultos

Subsídio Pastor e Professor Osvarela

Texto Áureo

“Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.” (1 Co 14.26)

Prática

O culto é uma sublime forma de nos expressarmos em adoração, louvor, gratidão e total rendição a Deus.

Leitura Bíblica

Efésios 5.15-21

15 – Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,
16 – Remindo o tempo, porquanto os dias são maus.

17 – Pelo que não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.

18 – E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito,

19 – falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração,

20 – dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo,

21 – sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.

Etimologia:

No Hebraico:

hadarah הדרה - ; n. f. adorno, glória- ornamentos santos (referindo-se ao culto público)

Na cultura hebraica, isso se manifestava através do ato físico de curvar-se ou prostrar-se. 

No Grego:

Culto - λατρεία - conjunto de atitudes e ritos pelos quais se adora uma divindade; homenagem, de caráter religioso, ao que se considera divino ou sagrado.

λατρεια - latreia; n. f. serviço retribuído por salário - qualquer serviço ou ministério: o serviço a Deus; serviço e adoração a Deus de acordo com os requerimentos da lei levítica; realizar serviços sagrados

ειδωλολατρεια - eidololatreia; n. f. adoração a deuses falsos, idolatria; de festas sacrificiais formais celebradas para honrar falsos deuses.

λατρευω - latreuo [lat-ryoo’-o de latris (criado assalariado)]; v. servir por salário; servir, ministrar, os deuses ou seres humanos. Usado tanto para escravos como para homens livres - no NT, prestar serviço religioso ou reverência, adorar, desempenhar serviços religiosos, ofertar dons, adorar a Deus na observância dos ritos instituídos para sua adoração, dos sacerdotes, oficiar, cumprir o ofício sacro.

θρηκος é alguém que é diligente na realização do culto exterior a Deus.

Definições:

Def.: Culto: Dicionário Brasileiro Globo - Homenagem que se presta à divindade; adoração; veneração. 

Minidicionário Luft - 1. Homenagem de caráter religioso a seres sobrenaturais. 2. Adoração; veneração. 3. A religião em suas manifestações externas; rito.

Culto é um fenômeno multireligioso e multicultural. Em outras palavras, está presente em todas as culturas, de todos os tempos e lugares e, por isso, em toda e qualquer religião que se possa descrever. Claro que tal variedade traz a todos uma séria dificuldade do correto entendimento quando estamos pensando sobre o Culto Cristão.

I-                  O que é o Culto Cristão:

Culto: Em Mateus 4.10: as palavras encurvarás e servirás, as quais significam atitude de culto. O serviço como culto, traduzido do grego, significa serviço sacerdotal. Serviço também pode ser tradução de LATREIA, encontrado no texto de Mateus 4.10, quando Jesus rebate a Satanás, dizendo:
“Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás e só a ele servirás." Neste texto, o servirás vem de Latreuseis, enquanto o adorarás vem de Proskuneseis, que é outra palavra grega com significado de culto.

Def.: Em Inglês a palavra “service”, também significa Culto ou ofício religioso. Serviço quer dizer fazermos algo ou prestarmos alguma atividade para alguém. Lembre o que você já recebeu de Deus por seu favor.

Nos textos originais das Sagradas Escrituras encontramos expressões particulares que foram traduzidas para o Português como Culto, Louvor ou Adoração. A imagem mais antiga que encontramos no Antigo Testamento, significando culto, é a de curvar-se, colocando o rosto em terra, diante do objeto ou pessoa que estejam sendo cultuados. A palavra hebraica SHACHAH (adorar) representa este ato e foi traduzida, na SEPTUAGINTA, como PROSKUNEIN.

1.    Introdução:

Efésios 5.19 – falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração,

20 – dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo,

Visão evangélica: Culto é adoração!

Em quase todas as religiões, e até mesmo entre os não religiosos há culto.

Louvor:
Adoração:
Dicionário Brasileiro Globo
 - Culto a Deus; (fig.) amor profundo; veneração.
Minidicionário Luft - Ato de render culto a divindade (a nossa é o Senhor Deus, Único Deus). Amar ao extremo [À Deus, sobre todas as coisas].
Inferimos, que todas estas palavras são significado de Culto, pode haver discordâncias semânticas, mas, à priori, se trata de uma afirmação possível de ser aceita pela maioria.

1.1.         Culto é adoração! Adoração é culto! As duas palavras significam louvor! Donald Hustad faz a seguinte declaração: "Alguém disse que nós nos reunimos de manhã para dar uma hora ou duas a Deus, como penhor do fato de que tudo na nossa vida é dele. Esta é a parte humana, mas o culto de adoração é ainda mais: ele é um macrocosmo de toda a história da salvação, dos séculos de auto-revelação de Deus e do seu convite à nossa resposta afirmativa. " (Jubilate ... , página 74)Culto é um fenômeno multireligioso e multicultural. Em outras palavras, está presente em todas as culturas, de todos os tempos e lugares e, por isso, em toda e qualquer religião que se possa descrever.

Porém, o Culto Cristão é a relação de ofício entre o Homem e Deus, realizada em Nome do senhor Jesus e com a ação do Espírito Santo, com liturgia apropriada e divinamente inspirada, pois se ficarmos apenas na liturgia, não será mais um Culto e sim uma mera reunião de homens, sem a presença de Deus-Emanuel.
O Culto Cristão é um ato de resposta do homem convertido à Deus, pelo Nome de Jesus, à ação bondosa de Deus, que nos recolheu do mundo para nos alimentar e suster por Seu perdão amoroso e Sua Palavra orientadora. Culto não é rito, por mais espiritual que isto possa parecer.

A Bíblia, quando desejou falar sobre o que denominamos de Culto, não foi procurar na linguagem humana um termo usado em outras religiões, mas uma palavra que se encontra no dia-a-dia das pessoas. Essencialmente, na Bíblia, culto é serviço.

O Espírito de Deus está constantemente ao nosso redor, ou seja, nós estamos imersos nele. Entretanto, somente quando o nosso espírito se abre para ele é que ele entra na nossa vida e faz a sua obra, permeando as fronteiras do nosso eu, fazendo com que haja comunhão entre nós e ele.

1.2.         O Culto Coletivo e o Culto Individual:

O Culto Individual e o Culto Coletivo são ações em que essa comunhão com Deus pode ser desenvolvida. Entretanto, o culto coletivo é quem nos prepara para o exercício do culto individual.

Culto pode ser definido por adoração, veneração, simpatização com algo, objeto, pessoa, e até mesmo o culto pessoal – Egocentrismo.

Mesmo entre aqueles que jamais foram ensinados a cultuar a Deus existe o culto a símbolos, a elementos da Criação, a fenômenos da natureza, como trovões, raios, planetas, satélites e até em um culto secular, a figura de líderes, como havia entre os romanos, como há entre os japoneses, ou como há nos dias de hoje há figura do Dalai Lama, como líder espiritual dos tibetanos e povos, que seguem sua liderança.

Ex.: Como houve certo culto ao grande libertador da Índia – Mahatmha Ghandi.

Como há culto, disfarçado sob o título de veneração, aos chamados santos da ICAR, beatificados, ou seja, são bentos, são benditos, tais como os últimos: Irmã Dulce [que viveu servindo aos pobres, sem dúvida alguma]; falecido Papa João XXIII [o mais carismático dos papas dos últimos tempos, um andarilho do catequismo católico no mundo – o papa pop]

Nos dias de hoje o culto mais proeminente e disfarçado é o culto ao corpo – o narcisismo.

1.2.b Definições Católicas:

Hiperdulia – O culto, a veneração, à Maria, Mãe de Deus.

Dulia - Culto que se presta, aos santos e anjos; Veneração. 

Latria – etm. Adoração. Adoração dada a Deus; termos correlatos e derivados - Idolatria, adoração de ídolos; Autolatria, adoração de si mesmo.

2.    Os Preceitos Do Culto Cristão

O que é um culto? Culto é um conjunto de ritos que se prendem à adoração ou homenagem a divindades em qualquer de suas formas e em qualquer religião, como também a antepassados ou outros seres sobrenaturais.

Culto é um adjetivo que qualifica aquela pessoa que tem cultura, que é instruída, civilizada ou informada, que tem conhecimento sobre vários assuntos.

São sinônimos de culto: homenagem, veneração, reverência, admiração, preito ou ilustrado, letrado e sábio.

2.1.         Culto: Serviço prestado a Deus pelo salvo e pela comunidade em todas as atividades vitais e existenciais. Servir é a condição essencial do servo. No primeiro caso, trata-se da atividade constante do real servidor de Deus, que o serve de dia e de noite com sua vida, testemunho, profissão e adoração. No segundo, tem-se em vista a liturgia comunitária, a adoração dos irmãos congregados, o ser e a voz da Igreja.

Todas as palavras gregas para culto significam trabalho, serviço prestado a um superior, serviço prestado a Deus. Culto, portanto, como ficou definido, é um serviço que se presta a Deus.

2.1.a Composição do culto

A sequência que apresentamos, abaixo é liturgia mais tradicional dos cultos da Igreja Cristã.

O culto é permeado pelo Louvor. Aliás, todos os tipos de culto sempre tem um período de louvor a Deus, seja no início, no transcorrer e até mesmo no final.

Efésio 5.16 – Remindo o tempo, porquanto os dias são maus.

20 – dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo,

21 – sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.

Os cultos nas igrejas evangélicas, normalmente têm a duração de Uma hora e meia (1h1/2)

Orações  - a oração inicial

Louvores congregacionais.

A Leitura da Palavra de Deus: NA Bíblia -  um texto que permeia o Culto, citado como Leitura Oficial.

“E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler. E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito:” Lucas 4:16,17

Louvores dos grupos:

Corais, grupos de jovens ou adolescentes, conjuntos de senhoras (atualmente, essa dinâmica tem sido deixada de lado em muitas das nossas igreja)

Louvores avulsos

Informações administrativas – avisos diversos da semana ou de eventos programados; apresentação de visitantes; oração por aniversariantes (em alguns cultos, quando há crianças a serem apresentadas, se realiza a apresentação delas)

Ministração da Ofertas (que pode ou não incluir o recebimento do dízimo)

Louvor

Ministração da Palavra

Apelo para salvação de almas

Oração final

Benção apostólica

Conforme a liturgia apresentada, o louvor faz parte da liturgia do culto evangélico.

Ainda que modificada, a liturgia, os louvores coletivos sempre fazem parte do Culto evangélico.

Desta forma, apresentamos o que é e qual a posição cúltica do louvor num culto evangélico.

2.1.b O que é Louvor:

Dicionário Brasileiro Luft - Ato de louvar; elogio; glorificação; apologia.

Minidicionário Luft - Exaltação; glorificação

Louvor é o ato de enaltecer e glorificar algo ou alguma coisa; exaltar a ação de alguém ou de uma divindade.

A utilização do termo, está relacionada com o âmbito religioso, ou seja, na seu uso no culto.

Os louvores continuam significando demonstrações de reverência e amor à Deus, entre os membros de uma doutrina religiosa.

Não importa qual seja a religião, todas praticam e falam sobre o ato de "louvar" a entidade que representa a sua doutrina. 

Exemplo"Vamos louvar a Deus".

Nas doutrinas monoteístas, como o Cristianismo, por exemplo, o louvor é praticado através de canções, e manifestações de adoração à Deus.

Os evangélicos, por exemplo, praticam o chamado "louvor gospel" (embora usual, não sou muito favorável ao uso deste termo num anglicismo inserido nas palavras no Brasil), principalmente em forma de músicas e orações que enaltecem a imagem e poder do Divino. https://www.significados.com.br/

Num sentido etimológico, as palavras Culto e Adoração são irmãs gêmeas.

Na língua portuguesa os verbos “adorar” e “cultuar”, em sentido amplo, podem ser tomados como sinônimos.

Estudando a origem dos nossos vocábulos “adoração” e “culto” encontramos na explicação na origem na língua latina.

“Adoração” resulta da junção da preposição ad + verbo oro.

O verbo latino oro significa pronunciar uma súplica, pleitear.

Dela a veio a palavra no português “oração”. 

Ad-oro significa “dirigir uma súplica a”, “pedir”, “prostrar-se, ajoelhar-se diante de alguém”.

Também passou, mais tarde, a ter o sentido de “venerar”, “admirar”, “reverenciar”.

Os vocábulos “adoração” e “culto”, portanto, podem ser tomados como sinônimos em seu sentido amplo.

Muito embora, palavra “adoração” parece relacionar-se mais com a essência, enquanto “Culto” parece estar mais relacionada com a forma, algo bem próximo ou idêntico à nossa palavra Liturgia.  

A palavra “adoração” tem mais a ver com sentimentos, com uma dimensão não material, um ato mental, interior, invisível, enquanto “culto” tem mais a ver com a manifestação externa, a prática externa e visível desse ato. Colocando isto em miúdos, significaria que a adoração se manifesta ou se expressa em culto.

2.2.         Continuando: O Que É o Culto Cristão?

Primeiro: O culto é oferecido a Deus. Na perspectiva cristã bíblica e histórica sobre adoração não vê o culto público como focalizado na esperteza ou criatividade humana, mas na santidade de Deus.

Sob esta ótica precisamos compreender o que está se passando como culto, ou nos cultos da Igreja contemporânea, notadamente na Evangélica.

James M. Boice corretamente afirma que nossa geração é centralizada no homem e infelizmente “a igreja, traiçoeiramente, tem se tornado egocêntrica”. Como filhos desta nossa geração, exigimos que cada momento do culto venha satisfazer nossas necessidades. Nesse contexto, o culto foi transformado em um “programa” e o desejo de se obter “felicidade” é certamente maior do que o de se obter “santidade.” Queremos avidamente alegria, mas o comprometimento tornou-se secundário. Julgamos o culto como “agradável”, não com base na instrução bíblica apresentada, mas no grau de “satisfação” pessoal alcançada. Temos em nossos dias, a presença de elementos estranhos presentes no culto contemporâneo a: A ênfase humanística.”

Obs.:  culto ou rito religioso?

“O Culto Cristão é um ato de resposta à ação bondosa de Deus, que nos recolheu do mundo para nos alimentar e suster por Seu perdão amoroso e Sua Palavra orientadora. Culto não é rito, por mais espiritual que isto possa parecer.O Que É o Culto Cristão-Rev. Carlos Alberto Chaves Fernandes.

Culto com visão pentecostal:

O apóstolo Paulo ensina o que é um culto pentecostal.

“Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos? Mas, se todos profetizarem, e algum indouto ou infiel entrar, de todos é convencido, de todos é julgado. E, portanto, os segredos do seu coração ficam manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós. Que fareis pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.” 1 Coríntios 14:23-26

Neste texto encontramos:

Congregar para o culto

Falar em línguas

Profetizar

Interpretação

Ter cântico “cada um de vós tem salmo”

Doutrina – Ministração da Palavra, conforme os apóstolos identificaram esta necessidade em Atos dos apóstolo 6.

“Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra, ...” Atos 6:4

Porém o destaque é pela ordem no culto:

E o resultado deve ser a Edificação:

Culto que não edifica não é culto!

Às vezes, corrigimos a Igreja, dizendo: “todo culto é bom, você faz o culto”, não sei até que ponto, lendo Paulo é verdadeira esta afirmação, pois tratamos, como estudado que culto no sentido cristã, trata-se de uma reunião coletiva, onde podem ocorrer fatos, como Paulo destaca que vão interferir na prestação de culto ao Senhor.

E o apóstolo nos mostra qual é o princípio básico pelo qual nós devemos fazer tudo:  Faça-se tudo para edificação.” 1 Coríntios 14:26b

Obs.: não quero dizer nem colocar em dúvida os culto pessoal, mas tratando, aqui, da essência do culto, como coletivo, é possível cultos sem unção, sem graça, sem resultados e até cultos rejeitados por Deus.

E, uma vez, estabelecido o culto tem que haver ordem no ofício religioso:

“Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.” 1 Coríntios 14:33

“Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar, e não proibais falar línguas. Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.” 1 Coríntios 14:39,40

Podemos inserir outro texto paulino para compreender a importância desta reunião de cristãos, o culto:

“A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração. E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. Colossenses 3:16,17

Seguindo a nossa hermenêutica sobre o assunto, e segundo os textos acima, podemos verificar o que a Bíblia diz que tem que haver num culto (principalmente, no nosso caso, o culto pentecostal).

O que devemos ter em cada reunião ou culto:

19 – falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração,

20 – dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo,

A liturgia é necessária, seja o sonido das trombetas (instrumentos musicais), seja de forma memorial, como na Santa Ceia, ou o momento da semana para realização do Culto ao Senhor.

Ao ligarmos a congregação de Israel à instituição da Igreja do Senhor Jesus Cristo, como estudado nestes últimos texto, podemos verificar as “coincidências” na liturgia do culto.

Observe as formas e coincidências que permanecem nos cultos:

Assembleia solene para Adorar a um Único Deus.

Sonido de trombetas; Ofertas;

Um dia especial da semana;

Culto memorial – Santa Ceia;

Reuniões por toda a semana;

A  Ministração da Palavra:

Um dos Pilares do Culto.

A centralidade das Escrituras no Culto:

“E chegado o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da porta das águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei de Moisés, que o SENHOR tinha ordenado a Israel. E Esdras, o sacerdote, trouxe a lei perante a congregação, tanto de homens como de mulheres, e todos os que podiam ouvir com entendimento, no primeiro dia do sétimo mês. E leu no livro diante da praça, que está diante da porta das águas, desde a alva até ao meio-dia, perante homens e mulheres, e os que podiam entender; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da lei. E Esdras, o escriba, estava sobre um púlpito de madeira, que fizeram para aquele fim;  Neemias 8:1-4

Temos diante de nós um novo patamar da prática da ministração e exposição das Escrituras, em nossos cultos evangélicos, surgindo, então, uma Homilética Contemporânea.

Como estudado compreendemos que a ministração da Palavra de Deus, sempre ocorreu desde os idos do povo hebreu, aos idos das sinagogas, até a ministração das Escrituras (Neotestamentárias, e as Veterotestamentárias).

Uma vez tendo a ministração das Escrituras há que se ter uma homilética discursiva com forme ao logo dos séculos ocorreu.

Destacamos, no parágrafo, abaixo, um fenômeno que vem ocorrendo no culto evangélico, o que não generalizamos, amas apontamos a ocorrência.

J. I. Packer observa: “Geralmente reclamamos que os ministros não sabem como pregar; mas não é igualmente verdade que nossas congregações não sabem mais como ouvir?” 

2.2.a A Homilética de Consenso:

“Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade. ...” 2 Timóteo 4:3,4

O que é, como se dá e porque se dá a ocorrência da homilética do consenso?

Na homilética de consenso, muito utilizada em nossos dias no culto evangélico, trata a mensagem, ou a apresenta, como algo que não confronta a situação do crentes, mas sim trata das questões que podem ajudar ou ser absorvida pelo crente, voltada, mais, a sus posição antropológica, do que a centralização no Cristo.

Assim, a boa mensagem não é a que confronta nossos pecados, mas a que nos faz sentir melhor.

Questão dos discursos e tempo dos sermões:

Além do mais, os sermões tornaram-se mais curtos porque nossa atenção e memória são curtas.

O tempo utilizado nos louvores ou informações na liturgia do culto, levaram em muitos casos as Igreja Evangélicas a utilizarem pouco tempo do culto para a ministração da Palavra. Ocorre que ao ministrar a Palavra o pregador se vê em duas situações: ser breve, objetivo; ter sua prédica diante de um auditória já na posição: “de que horas acaba?”, o auditório tenso em se retirar!

Mas, a prédica alongada também traz prejuízo ao culto.

“E, estando um certo jovem, por nome Eutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto.” Atos 20:9

Conclusão:

O culto da Igreja e o culto ao Senhor, com práticas litúrgicas que nos levam a ofertar nosso tempo, com adoração, louvor e ação de graças a Deus, por meio do nome de Jesus sob a ação do Espírito Santo.

Quanto a denominarmos cultos como:

Culto de libertação

Culto de jovens

Culto de senhoras

Culto de ação de graças

Na realidade todo e qualquer culto tem por excelência e perfil primário a adoração ou ofício a Deus. A Ele a Gloria e o Louvor

Destaco o Culto de oração: a Escritura NT mostra que a oração tinha certa exclusividade, tendo até mesmo um local certo para ser praticada:

“Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.” Atos 6:4

“E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram.” Atos 16:13

No local de oração Paulo ministro o Evangelho para algumas mulheres.

Termino usando o texto:

“convém lembrar a máxima cristã lex orandi, lex credendi, cuja tradução pode ser “o que se ora, é o que se crê”. Segundo este princípio, adoração e teologia caminham juntas e grande parte de nossa liturgia (forma de adoração), é influenciada por nossa teologia (certa ou errada). Nossa liturgia, em certo ponto, é um reflexo de nossa teologia. Como resultado direto, uma teologia corrompida produzirá uma adoração distorcida. O culto cristão - Considerações sobre sua natureza, e suas relações com a arte e a música -  Gilson Santos é Ministro Batista e pastor titular da Igreja Batista da Graça, em São José dos Campos, SP

Fontes:

Apontamentos do autor desde a página:

2011: https://estudandopalavra.blogspot.com/2011/05/o-genuino-culto-pentecostal-cpad-licao.html

https://estudandopalavra.blogspot.com/2008/05/sublimidade-do-culto-cristo-lio-05-cpad.html

O Que É o Culto Cristão - por: Rev. Carlos Alberto Chaves Fernandes

Dicionário Strong

Citações no corpo do texto

Lição CPAD- 1º trimestre 2024

Site EBD

Bíblia online

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger