sábado, abril 6

O Início da Caminhada Lição 01 CPAD 2º Trimestre 2024 EM EDIÇÃO E SEM CORREÇÃO DEFINITIVA

O Início da Caminhada

Lição 01 CPAD  2º Trimestre 2024

Subsídio pastor e professor Osvarela

TEMA: A carreira que nos está Proposta – O Caminho da Salvação, Santidade e Perseverança para chegar no Céu 

Texto Áureo

“Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.” (Jo 3.3)

Prática

O Novo Nascimento marca o início da jornada do crente em Jesus Cristo.

Leitura Bíblica

João 3.1-8

1 – E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
2 – Este foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.

3 – Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.

4 – Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?

5 – Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.

6 – O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

7 – Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.

8 – O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.

A) Objetivos da Lição:

I) Explicar o sentido da caminhada com Cristo;

II) Ensinar a respeito da doutrina do Novo Nascimento;

III) Enfatizar a importância do Novo Testamento para a formação de quem inicia a caminhada cristã.


Introito: 

Num encontro sem precedentes entre Jesus e um líder de sinagoga, que se apresenta a Jesus ao anoitecer, provavelmente por querer impedir que este encontro fosse alvo de criticas de sua instituição e lideranças, a narrativa bíblica nos apresenta a base doutrinaria da salvação, utilizando-se de argumento nunca ouvido Jesus orienta a Nicodemos que ele nasça de novo.

Contudo o que inferimos é que Nicodemos entendia que Jesus - O Mestre, causava muita polemica com suas doutrinas inovadoras e também por ter sempre uma multidão durante o dia a cercá-lo.

Perturbado por este pensamento doutrinário desconhecido ele, Nicodemos, imagina-se ter que voltar ao ventre de sua mão para poder renascer, e permite que Jesus faça a declaração impactante sobre o renascimento. Não o renascimento físico, mas o renascimento espiritual.

Logo ele com tantas prerrogativas religiosas e morais?

A prerrogativa da descendência Abraãmica, a prerrogativa de ser um praticante da Lei.

Nicodemos, de acordo com o sentido geral da nação, acreditava que quando o Messias chegasse, e seu reino fosse estabelecido, eles todos deviam compartilhar com ele; sendo eles descendentes de Abraão, e tendo ele por seu pai: mas Cristo lhe afirma categoricamente que ele devia “nascer de novo”; em distinção e oposição ao primeiro nascimento por natureza humana como todos os descendentes de Abraão.

Nicodemos era membro do Sinédrio, supremo tribunal dos Judeus ( Jo 3:1 ). Ele era um dos mestres em Israel ( Jo 3:10 ). Acreditava que tinha direito ao reino de Deus por ser descendente (filho) de Abraão ( Mt 3:9 ; Jo 8:33 ). Era membro também de uma das mais severas seitas do judaísmo, o farisaísmo ( Jo 3:1 ). Perante a sociedade, os da seita do farisaísmo eram tidos por justos, pelo comportamento distinto que apresentavam ( Mt 5:20 ).

Nicodemos;… Uma menção frequente é feita de נקדימון בן גוריון, “Nicodemos ben Gorion", o irmão de Josefo ben Gorion, o escritor das Guerras e Antiguidades Judaicas; e há algumas coisas que fazem isso ser provável, que ele era o mesmo que Nicodemos; porque Nicodemos é quem os judeus falam tanto, que vivia nesta época; como parece, não só do ser o irmão de Josefo, mas também do ser dele contemporâneo com R. Jochanan ben Zaccai que viveu por este tempo e até a destruição do templo; visto que estes dois são ditos estarem juntos em um banquete, trazido a circuncisão de uma criança. Além disso, ele é representado como muito rico, e é dito como sendo um dos três homens mais ricos em Jerusalém; COMENTÁRIO DE JOHN GILL: COMENTÁRIO DE JOÃO 3:1

Explicação: “à Noite” – não era incomum os mestres se reunirem ou ser visitados por outros mestres, pois alegavam que à noite eles teriam menos motivos distração e perturbação do dia a dia. A tradição diz que R. Simeão ben Joehal e Eleazar seu filho, sentavam-se à noite e laboravam na lei; e isso era reconhecido como algo muito elogiável, algo que agradava muito a Deus; é dito: “Quem quer que estude na lei de noite, o santo e abençoado Deus lança sobre ele sua misericórdia de dia.” E da mesma forma: “Qualquer um que estuda na lei de noite, a Shekiná está sobre ele.”

Ainda há a possibilidade dele não querer se apresentar como um discípulos de Jesus sendo ele mesmo um mestre e principal de uma sinagoga.

O texto pode informar que Nicodemos foi a Jesus com um possível representante dos líderes fariseus: Rabi, bem sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.

Assim como Paulo um legítimo e perseverante fariseu!

Mas, apesar de todas as suas qualidades pessoais (moral, caráter e comportamental), Nicodemos precisava nascer de novo, assim como qualquer outro homem desprovido de qualidades e méritos.

Os questionamentos sinceros de Nicodemos permitiu que Jesus desse uma verdadeira aula sobre o Nascer de Novo:

Primeiro: o novo nascimento não tem relação com a descendência humana (maternidade ou paternidade). Nascer de novo significa ter a oportunidade de recomeçar a vida, ter uma nova chance. O termo é muito utilizado na Bíblia, e também na Igreja Evangélica, já que nascer de novo é sinônimo de aceitar o sacrifício de Jesus. O significado de "renascer" no contexto bíblico é a transformação espiritual que ocorre quando uma pessoa se arrepende de seus pecados e aceita Jesus Cristo como seu Salvador. É um novo começo espiritual, onde a pessoa é purificada de seus pecados e recebe uma nova vida em Cristo.

A Ação do Espírito Santo no Novo Nascimento:

Jesus também enfatiza o papel do Espírito Santo no processo de renascimento espiritual.

Segundo: independe da religiosidade

Terceiro: João 3:3 Nascer de novo. A expressão grega traduzida como de novo pode significar novamente ou do alto.

João 3.3 “Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.”

João 3:3 Απεκριθη ο Ιησους και ειπε προς αυτον· Αληθως, αληθως σοι λεγω, εαν τις δεν γεννηθη ανωθεν, δεν δυναται να ιδη την βασιλειαν του Θεου.

αναγενναω - anagennao; v. regenerar, renascer, nascer de novo; metáf. ter passado por uma transformação da mente, que leva a uma nova vida que procura conformar-se à vontade de Deus

ανωθεν - anothen; adv. de cima, de um lugar mais alto - de coisas que vem do céu ou de Deus - do primeiro, do início; de novo, mais uma vez

Ser religioso não nos dá o poder de nascer de novo no Reino de Deus.

Nós nascemos do alto pela obra do Espírito Santo de Deus, começa sua nova vida.

Por isto o novo nascimento Cristo demonstrou que ser judeu, fariseu, mestre ou religioso, não habilita ninguém a ter acesso ao reino de Deus Nicodemos se perturbou, ao ser notificado de que precisava passar por um processo espiritual e na carne para ter direito ao Reino.

Esta é uma das mais importantes narrativas bíblicas que apresenta a novidade da salvação com base em uma nova vida, a partir do momento no qual nos encontramos com Cristo e o aceitamos, trata-se de um instante no qual a vida passada morre para abrir caminho ao nascimento de uma nova vida.

Nicodemos nos deu  oportunidade de conhecer a doutrina da regeneração, que Paulo e os escritores neotestamentários puderam entender e explicar, como:

Tito 3.5 Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo.

Neste texto podemos entender como se dá o processo questionado por Nicodemos.

Temos a lavagem

Temos a renovação espiritual.

"Nascer de novo".

O que isso significa?

O que acontece se você nascer de novo?

VOCÊ precisa nascer de novo?

Passos para nascer de novo:

Primeiro: arrependimento

O arrependimento é sobretudo a porta que nos abre para conhecer o querer de Deus, abrindo a nossa vida para uma nova vida espiritual.

João 3.5 – Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.

6 – O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

Podemos subdividir o texto:

O que é nascido de carne… – O enunciado no versículo 6 pode ser entendido como o pensamento expresso  na proposição universal; O que é nascido de carne… – “Aquilo que é gerado carrega em si a natureza daquilo que o gerou” Olshausen.

- carne – Não o mero corpo material, mas tudo o que vem ao mundo por nascimento, o homem inteiro; não simplesmente a humanidade, mas a humanidade em sua condição corrompida, depravada, em completa sujeição à lei da queda (Romanos 8:1-9). Assim, embora um homem “pudesse entrar uma segunda vez no ventre de sua mãe e nascer”, ele não estaria mais perto deste “novo nascimento” do que antes (Jó 14:4; Salmo 51:5). A nossa carne pensa, julga, faz cálculos, procura os seus interesses, questiona, duvida e, por isso, quem vive na carne nunca conseguirá nascer do alto. Pelo contrário, aquele que se abandona e deixa-se dirigir pelo Espírito de Deus, nasce da água e do Espírito e assim, pode entrar no Reino de Deus.

- é espírito – “participa e possui sua natureza espiritual”. Brown

Então se é gerado apenas e tão somente pela carne não contém nada do espiritual.

Podemos entender melhor ao analisarmos o nascimento de Jesus:

“Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Que estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.”Mt 1.8.

Lucas 1. 31-35. “E Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. [...]E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum? E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.”

Jesus apresenta o conceito espiritual do novo nascimento, com base em dois parâmetros, a água e o espírito.

1 Timoteo 4.5 Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada.

O renascimento espiritual é realizado pela ablução da alma com sua lavagem pela água símbolo do arrependimento, sob o pensamento indireto do batismo (imersão, e emersão) que atinge o espírito do homem ao passar pelo processo da água e que neste momento ao afirmar claramente que quer ter uma nova vida, pois deixou a antiga nas águas do batismo, agora permite ao Espírito tomar a sua vida no processo de regeneração, de uma nova vida em Cristo.

Nascer da água e do espírito é uma expressão presente no Novo Testamento que representa um renascimento espiritual. A água simboliza o batismo, que limpa o indivíduo de seus pecados e o prepara para receber o espírito santo.

Para um eclesiástico judeu, tão familiarizado com a aplicação simbólica da água, em toda variedade de formas e formas de expressão, esta linguagem foi ajustada para mostrar que a coisa pretendida não era outra senão uma completa purificação espiritual pela operação do Espírito Santo.

O símbolo da água já tinha sido incorporado em uma ordenança iniciática, no batismo dos expectantes judeus do Messias pelo Batista, para não falar do batismo de prosélitos gentios antes disso; e na igreja cristã logo se tornaria a grande porta visível de entrada no “reino de Deus”, sendo a realidade a única obra do Espírito Santo (Tito 3:5).

 Novo Testamento – A Revelação Cristocêntrica.

Este importante texto sobre regeneração e redenção para uma nova vida mostra a importância das revelações cristocêntricas ou crísticas que nos deixou o Senhor Jesus e que foram exemplarmente reveladas na sua forma doutrinaria pelos escritores neotestamentários.

O Novo Testamento, cujo objeto central é Jesus Cristo, entrega-nos a verdade definitiva da Revelação divina. Nele, os quatro Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, enquanto são o principal testemunho da vida e da doutrina de Jesus, constituem o coração de todas as Escrituras e ocupam um lugar único na Igreja.

O Novo testamento é o livro mais vital o mundo.

Por quê?

Pois o Seu tema supremo é o Senhor Jesus Cristo.

Objetivo do NT:

Seu objetivo supremo é a Salvação dos seres humanos. Seu projeto supremo é o reinado final do Senhor Jesus num império sem limites e eterno.

Por quê estudar e ler o NT?

No estudo do Novo testamento estaremos observando as principais Doutrinas cristãs reveladas aos cristãos que viveram conheceram e entenderam por revelação as palavras de Jesus. No Novo Testamento, as razões para a própria fé e, portanto, toda reflexão teológica cristã tem como parâmetro essencial aquilo que os escritores inspirados escreveram nas páginas do Segundo Testamento.

Para a visão deste estudo destacamos algumas das doutrinas da nossa caminhada:

- A principal doutrina contida no Novo Testamento é a divindade de Jesus, filho de Deus: Deus se fez carne e veio habitar entre nós. A partir dela, se desenvolve uma série de outras doutrinas também importantes. Entre elas, citamos “Reino de Deus”, “Evangelização”, “Apostolado”, “Oração”, “Amor ao próximo”, “Justificação”, “Vinda de Jesus”.

Fonte:

Site: apologeta – João 3

Biblioteca bíblica - Significado de João 3

Fonte: John Gill's Exposition of the Entire Bible

Bíbla online (português e grego)
Dicionário Strong
Citações no corpo do texto
Apontamentos do autor

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger