sábado, março 23

Lição 12 O Papel da Pregação no Culto - 1° Trimestre de 2024 - EBD – CPAD – ADULTOS

 Lição 12 O Papel da Pregação no Culto - 1° Trimestre de 2024 - EBD – CPAD – ADULTOS

Subsídio Pastor e Professor Osvarela

Texto Áureo

“Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.” (2 Tm 4.2)

Prática

Pregar a Palavra de Deus é a sublime missão da Igreja. É por intermédio do ministério da Palavra que vidas são salvas, transformadas e edificadas.

Leitura Bíblica

2 Timóteo 4.1-5 CONJURO-TE, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino,
2 Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; 4 E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. 5 Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faz a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.

Destaque:
“Em muitas igrejas o sermão é uma ilha que diminui cada vez mais em um mar turbulento de atividades.” John J. Timmerman

A) Objetivos da Lição:

I) Apresentar o Ministério da Palavra e seu propósito;

II) Enfatizar a importância do Ministério da Palavra;

III) Explicitar a fundamentação do Ministério da Palavra.

B) Motivação: A pregação da Palavra de Deus é o antídoto divino para formar os cristãos, edificar a Igreja de Cristo e influenciar os crentes a terem vidas mais piedosas. Por isso, desde os primórdios da Igreja, o Ministério da Palavra teve primazia no culto cristão.

A Primeira Pregação:

Sempre que ensino sobre evangelismo, pregação, salvção cito as divinas palavras do Senhor Nosso Deus Criador dos céus e da terra, no Jardim do Éden, aos nossos pais Adão e Eva, quando na queda receberam um apalavra de consolação que os fez manter os olhos voltados para o futuro, longe do Éden.

Chamamos a esta primeira pregação de ProtoEvangelho!

O significado de protoevangelho basicamente é “primeiro evangelho”. A expressão “protoevangelho” vem da união de dois termos gregos: protos, que significa “primeiro”, e evangelion, que significa “boa notícia” ou “boas novas”. Em outras palavras, o protoevangelho literalmente é a “primeira boa nova”.

Na teologia cristã, o termo “protoevangelho” frequentemente é utilizado para se referir à primeira profecia bíblica sobre a vinda do Messias, encontrada no livro de Gênesis, capítulo 3 e versículo 15.

Portanto, quando se fala do protoevangelho de Gênesis 3:15, tem-se em mente o primeiro anúncio bíblico sobre a salvação trazida por Jesus Cristo. Esse primeiro anúncio foi feito por Deus a Adão e Eva no Jardim do Éden, após a Queda do Homem.

A primeira Pregação

O anúncio de boas-novas é a essência da pregação, pois pregamos o Evangelho de Jesus Cristo.

“ E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Gênesis 3:15

Ao estudarmos sobre o Evangelho temos apoio sobretudo nos termos etimológicos na língua na qual o NT foi escrito e no período no qual se estabeleceu o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, mesmo que o termo boas novas possa ser encontrado a respeito de Genesis 3.15 (o Shama - ̀ shama´; שמע fazer proclamação, convocar

Glossário:

ευαγγελιζω – euaggelizo; v. trazer boas notícias, anunciar boas novas; usado no NT especialmente de boas novas a respeito da vinda do reino de Deus, e da salvação que pode ser obtida nele através de Cristo, e do conteúdo desta salvação.

Αγγελια - aggelia; n.f. mensagem, anúncio, novas; uma proclamação

Εξαγγελλω - exaggello;v. anunciar, proclamar; declarar amplamente, divulgar, publicar; fazer conhecido pelo louvor ou proclamação

Termo etimológico Quanto a  pregação: instruir (pessoas) a respeito das coisas que pertencem à salvação cristã; boas notícias anunciadas a alguém, alguém que tem boas notícias proclamadas a ele.

Kerigma (do grego: κήρυγμα, kérygma) é uma palavra usada no Novo Testamento com o significado de mensagem, pregação, anúncio ou proclamação.

A proclamação é um ato Querigmático, ou seja ´o anúncio ou proclamação da mensagem cristã, a todos os povos e a Igreja.

Def.: Querigmático: relativo a religião, a querigma ou à mensagem cristã (ex.: discurso querigmático; imagens querigmáticas). Origem etimológica:grego kêrugma, -atos, anúncio em voz alta, proclamação + -ico.

Querigma se refere ao primeiro anúncio da fé que os apóstolos dirigiam aos judeus e pagãos com a finalidade de eles se converterem à novidade do Evangelho

A Pregação se dá com os objetivos, abaixo:

Proclamação: proclamar boas notícias; a proclamação da graça de Deus manifesta e garantida em Cristo;  narrativa da pregação, obras, e morte de Jesus Cristo passou a ser chamada de evangelho ou boas novas

Instrução: instruir (pessoas) a respeito das coisas que pertencem à salvação cristã

Citamos os tempos e a posição da Pregação com base em um tema principal, ao qual chamamos de:

Mitte - ou um conceito unificador central ou centro ou cerne.

Plenitude – pleroma = número completo, complemento total; medida completa; abundância; plenitude, o que foi completado; enfatiza a plenitude / perfeição.

"Práxis” (do grego πράξις): é o processo pelo qual uma teoria, lição ou habilidade é executada ou praticada, se convertendo em parte da experiência vivida.

Kerigma e pregação: Kerygma (também conhecido como anúncio) refere-se ao sermão cristão. 

Proclamar é pregar de maneira audível e convincente da boa nova do Evangelho, centralizado em Jesus Cristo, exaltado pelo Pai pela sua Obra Redentiva, por isto o conteúdo da proclamação, e o começo de toda existência cristã, é: “Jesus Cristo, o Senhor” (2Cor 4, 5). 

A Pregação da Palavra de Deus é Palavra de Deus.

A essência da palavra pregador vem de kerigma.

Em grego ao pregador se diz kerus -

Mestre didaskalos, que vem de didaké.

O kerigma é a proclamação da verdade, que revela a pessoa de Cristo e a obra de Cristo.

O kerigma proclama e revela a Cristo, e sua obra

Didaké [Doutrina] revela a vontade de Deus para nós.

Para sua edificação a Igreja necessita destas duas coisas.

O kerigma tem poder por estar revelando a Cristo - autoridade vem de Deus a Cristo, de Cristo aos apóstolos e dos apóstolos, neste caso, a Timóteo, um filho espiritual, e chegou até nós.

A eloqüência nos Dons é uma característica divina, por esta comunicação Deus fala com Sua Igreja e o profeta proclama em nossos dias Jesus Cristo como Rocha basal de sua Obra e a maneira da sua vontade para a Edificação da mesma.

Por quê é palavra de Deus?

A regra áurea da pregação é o ter por base o Texto bíblico e possibilitar o entendimento ao ouvinte.

“Esdras, o sacerdote, trouxe a Lei (A Palavra) perante a congregação, tanto de homens como de mulheres e de todos os que eram capazes de entender o que ouviam. [...] Leram no livro, na Lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que entendessem o que se lia, ...” Neemias 8:2-4;8

A pregação serve para edificar, consolar e profeticamente para avisar do pecado e do juízo de Deus e levar os ouvintes a entenderem a sua necessidade conforme a vida de cada um, crente ou descrente.

A pregação tem objetivos diretos, em edificar a igreja e proclamar os desígnios de Deus inerentes, a salvação, doutrina e santificação.

2 Timóteo 4: 3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; 4 E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.

Por este triplo sentido e aplicação a pregação atende a convocação dos homens a ouvirem a Palavra de Deus, a edificação da igreja e a manutenção do estado de proximidade de Deus a todos que aceitam e querem ter um avida com Jesus.

A pregação é a tarefa primordial da igreja e do ministro, e explicou que estava ressaltando isso “por causa da tendência, hoje, de depreciar a pregação em prol de várias outras formas de atividade.” 

A situação da pregação nas igrejas tem sofrido, compactação do tempo de exposição da Palavra, a prédica da hermenêutica de consenso, ou prosperidade ou coaching e isto não dá sinais de melhora, John J. Timmerman observou: “em muitas igrejas o sermão é uma ilha que diminui cada vez mais em um mar turbulento de atividades.”

“Dentre os objetivos do sermão, sem dúvida, o mais elevado, deve ser a adoração de Deus e a exaltação do seu nome.” muitos pregadores, no atual momento da igreja tem se esquecido disto.

A palavra escrita: a Bíblia;

A  palavra encarnada: Cristo; 

A palavra simbolizada ou representada

A palavra proclamada: a pregação

A Centralidade da Pregação:

Dentro da visão Reformada, a Palavra de Deus ocupa o lugar central do Culto, visto que é através dela que Deus nos fala.

Obs.: como postei num comentário anterior vivemos a Homilética do Consenso, a qual, neste período de grandes e graves transformações, torna-se evidente que o auditório da igrejas, cada vez mais veemente, quer ouvir mais o reflexo de seus desejos e pensamentos, e a homologação de suas práticas, voltadas principalmente ao aspecto da nossa vida diária.

A palavra que deveria ser profética, está tende com demasiada freqüência – mesmo assinando o seu obituário –, a se tornar apenas algo apetecível ao “público alvo”, aos seus valores e devaneios, ou, então, nós pregadores, somos tentados a usar de nossa “eloqüência” para compartilhar generalidades da semana, sempre, é claro, com uma alusão bíblica aqui ou ali, para justificar a nossa “pregação”; o fato é que uma geração incrédula, é sempre acintosamente crítica para com a palavra profética.

A história e a Bíblia nos mostra que  as igrejas cristãs têm considerado como elementos de culto (embora nem sempre tenha havido unanimidade), a leitura das Escrituras com o temor divino, a sã pregação da palavra e a consciente atenção a ela em obediência a Deus, com inteligência, fé e reverência.

A pregação é um dos elementos do Culto - 1) Os elementos de culto -- são aquelas atividades determinadas pelas Escrituras nas quais o povo de Deus se engaja durante o culto, com o propósito de adorar a Deus, render-lhe graças e louvor, edificar-se internamente e anunciar o Evangelho ao mundo.

Dentre os elementos das atividades que caracterizam o culto público a Deus, está a pregação, o louvor, as orações.

Mitte – o ponto central da pregação pode ser expresso pelo texto:

1 Timóteo 2:3-7 Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos. Para isto fui designado pregador e apóstolo (afirmo a verdade, não minto), mestre dos gentios na fé e na verdade.

Neste texto podemos verificar que a pregação não pressupõe cargo, mas sim uma designação de proclamação da Salvação, pela vontade de Deus, que tem o desejo de que todos se salvem.

Proclamação do Evangelho – Anúncio de Boas Novas de Salvação:

Ponto inicial, ao qual voltamos neste parágrafo.

A palavra “querigma” tem sua raiz relacionada com os arautos reais – os “quérix” –, homens que percorriam os reinos proclamando as notícias relacionadas com a vida palaciana.

Na tradição cristã, a palavra querigma se tornou sinônimo do primeiro anúncio das verdades da fé. Os discípulos, após a morte de Jesus, saíram pelas cidades e povoados anunciando o querigma do Reino de Deus, que, nas Escrituras, é assim resumido:

“Jesus de Nazaré foi morto, ressuscitado e exaltado à direita de Deus Pai”.

Essa afirmação é o centro da fé cristã.

Quando estudamos a prática da pregação podemos entender um pouco mais sobre a Proclamação.

NA Proclamação pela pregação existe uma junção do Divino e do humano. O pregador é o instrumento de proclamação como humano usado pelo Espírito Santo, e utilizando da Palavra revelada, Bíblia Sagrada.

Objetivo e Momento da  Proclamação:

A proclamação não deve estar presa a um determinado tempo ou momento, mas deve ser usada para anunciar e confrontar os homens em qualquer tempo e até a volta de Jesus ela deve ser o instrumento de convocação e arguição dos homens sobre  agradar a Deus e viver em comunhão com Ele e uma busca da Salvação.

I Timóteo 4. 2 Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo

Base da Pregação

Mitte da Pregação: “E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.” 1 Coríntios 15:14

A linguagem própria da Pregação:

O mistério na linguagem

Nem os anjos puderam entender e buscaram atentar ou prescrutar o mistério da proclamação da salvação o que se passou até mesmo pelos profetas na antiga aliança, mesmo eles anunciando e proclamando a Salvação que iria vir :

1 Pedro 1:10-12 “Foi a respeito desta salvação que os profetas indagaram e inquiriram, os quais profetizaram acerca da graça a vós outros destinada, investigando, atentamente, qual a ocasião ou quais as circunstâncias oportunas, indicadas pelo Espírito de Cristo, que neles estava, ao dar de antemão testemunho sobre os sofrimentos referentes a Cristo e sobre as glórias que os seguiriam. A eles foi revelado que, não para si mesmos, mas para vós outros, ministravam as coisas que, agora, vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho, coisas essas que anjos anelam perscrutar.”

Prescrutar: Procurar saber; investigar minuciosamente; 

Linguagem e demonstração do poder de Deus

I Coríntios 2.1: E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria.

4 A minha linguagem e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria, mas em demonstração do Espírito de poder;

5 para que a vossa fé não se apoiasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.

6 Na verdade, entre os perfeitos falamos sabedoria, não porém a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que estão sendo reduzidos a nada;

7 mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, que esteve oculta, a qual Deus preordenou antes dos séculos para nossa glória;

Para entender tem que ouvir e entender Jesus Cristo.

“Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra.” João 8:43

Aqui Jesus declara que a pregação tem uma linguagem própria, a ser usada pelo pregador, mas também a Igreja precisa conhecer a linguagem de Jesus, amor, regeneração, restauração, remissão de pecado. Enfim, conhecer a voz de Jesus ao ouvir os oráculos da Palavra de Deus revelados na pregação.

A centralidade da Cruz na pregação:

Fundamento:
 “Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.” 1 Coríntios 1:23

A Mensagem da cruz é intrínseca a Teologia paulina utilizada na I Epístola aos Coríntios.

“E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado.” 1 Coríntios 2:1,2

Corpus Paulinus:

A principal fonte de informação sobre Paulo é o Corpus Paulinus (i.é. as 13 cartas atribuídas a Paulo). Além de seus sermões no Livro dos Atos dos Apóstolos.

Estas quatro ficaram conhecidas como Hauptbriev – “cartas principais”:
Rm, 1 e 2 Cor e Gl.

Leiam:

https://estudandopalavra.blogspot.com/search?q=caminhos+de+corinto

Quem se interessa pela pregação?

“Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR?” Isaías 53:1;Rm.10:16;João 12.38

A eficácia da pregação:

“E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.” 1 Coríntios 15:14

Nas pisadas da Igreja primitiva

A pregação alcança  milhares

A Pregação – Comunicação da Verdade

Evangelização E Pregação. A Eficiente Obra da Pregação

É claro que, a eficiência da evangelização depende totalmente de Deus, o fato final e definitivo após a pregação do Evangelho é que: “... a Deus pertence toda a glória por toda conversão genuína”.

Sem dúvida a pregação e exposição do Evangelho é uma ferramenta eficaz a ser utilizada nestes últimos dias.

Jesus se manteve, em seu ministério tereno como um pregador, ainda que ocorressem os milagres por Ele realizados, o ponto central do seu ministério foi a Pregação:

“E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus” Marcos 1:14

“Mas é necessário que primeiro o evangelho seja pregado a todas as nações.” Marcos 13:10

“Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.” Mateus 4:17

O próprio Jesus foi e é o grande comunicador – mesites (gr)– do Evangelho divino, poderoso pregador, mas Ele mesmo o Mediador entre Deus e o Homem, como as Escrituras falam e Ele mesmo se anunciou.

“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” 1 Timóteo 2:5

A - A Pregação – Comunicação da Verdade

Phillips Brooks definiu a pregação (ainda que muito sintética e não final)  a pregação é “a comunicação da verdade aos homens pelo homem".

A.a - Experiência da Igreja primitiva na Pregação

“Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Homens judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras. De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,” Atos 2: 14;41

A própria experiência da Igreja primitiva, nos mostra, como aqui acima descrito, que, as primeiras conversões em massa se deram pela exposição da Palavra de Deus na pregação de Pedro, após o cumprimento da Promessa, dias após a Assumpção de Nosso Senhor Jesus.

Temos nesta última hora excelentes meios de pregação em massa, o que a Igreja de Pedro, Tiago e João não tinham como tecnologia, tinha em Poder, que é ainda disponível a Igreja.

Enquanto, as multidões acorriam ao Evangelho sem que os Apóstolos não tivessem meios de serem ouvidos por outros não presentes, contudo, foi a pregação que alcançou as multidões

Padrão da Pregação. A Importância do pregador 

Haveria um padrão bíblico para pregação, ser expositiva, ser textual, outras forma?

Quem deve pregar?

A Bíblia fornece um padrão ou modelo de sã doutrina. Ela diz a todos os crentes e especialmente aos ministros para pregar a palavra.

Mas, por definição, a pregação da Escritura é distinta da própria Escritura.

Pregar a mensagem da Bíblia não é o mesmo que citar a Bíblia, e pregar um sermão não é apenas ler a Bíblia para uma audiência.

Como também, um sermão não é um arranjo de citações da Escritura; antes, o pregador produz a mensagem sobre a base do que ele aprendeu da Escritura.

A comunicação fiel do evangelho não consiste de uma repetição verbatim da Bíblia, pois se esse fosse o caso, mesmo conversações ordinárias sobre as coisas de Deus seriam eliminadas.

A ideia bíblica de pregação deixa certa liberdade de variação em termos de expressão, ênfase e coisas semelhantes.

Fonte:

Qual o Significado de “Protoevangelho”? Daniel Conegero

Padrão Para A Pregação;  Vincent Cheung - julho 5, 2010

A Centralidade da Pregação da Palavra no Culto; Hermisten Maia Pereira da Costa

Vox Dei: A Teologia Reformada da Pregação; Paulo R. B. Anglada

Ainda o Culto: Elementos e Circunstâncias; Augustus Nicodemus Lopes -  segunda-feira, agosto 17, 2009

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger