sábado, abril 13

Lição 02: A Escolha entre a Porta Estreita e a Porta Larga CPAD - 2° Trimestre de 2024 - EBD ADULTOS

Lição 02: A Escolha entre a Porta Estreita e a Porta Larga

CPAD - 2° Trimestre de 2024 - EBD ADULTOS

Subsídio Pastor e professor Osvarela

Texto Áureo

“Porfiai por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão.” (Lc 13.24)

Prática

A porta estreita não é uma opção, mas a única alternativa disponível para o crente entrar no céu.

Leitura Bíblica

Mateus 7.13,14; 3.1-10

Mateus 7

13 – Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;

14- E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

Mateus 3

1- E, naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judeia

2- e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus.

3- Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.

4- E este João tinha a sua veste de pelos de camelo e um cinto de couro em torno de seus lombos e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre.

5- Então, ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão,

6- e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.

7- E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?

8- Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento

9- e não presumais de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que mesmo destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão.

10 – E também, agora, está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo.

A) Objetivos da Lição:

I) Explicar a analogia da “porta estreita” e do “caminho apertado” do ponto de vista bíblico e teológico;

II) Destacar que a decisão pela porta estreita requer uma vida de renúncia e disposição para enfrentar os desafios da caminhada cristã;

III) Apontar que a entrada pelo caminho estreito está baseada no arrependimento, confissão de pecados e novo estilo de vida.

Exórdio:

A figura de dois caminhos é comum na literatura judaica e na literatura cristã, como a metáfora apresentada no texto bíblico. Nas passagens onde encontramos o uso de porta no NT se referem sem dúvida, a Salvação e as escolhas no AT também definem a escolha entre duas caminhadas (“escolhei, hoje a quem sirvais” Josué 24.15). Todo pensamento em entrar na porta estreita ou porta larga conduz a sensação cognitiva de: porta estreita – A salvação tem caminhos ou processos difíceis. Assim como, a porta larga, cognitivamente ligada a perdição, se dá por processos fáceis e agradáveis à sarx.
Em contrapartida, aquilo que parece estreito, aponta para a auto-negação, e ao que é contrário à vontade da carne, assim não parece encantar os olhos e fascinar os sentidos.

Porta é a palavra grega que indica a entrada de um edifico ou porta do muro de uma cidade, como um portal.

Jesus O Salvador ao proferir esta parábola usou o conhecimento geral se referindo, provavelmente a cidades antigas. Elas eram cercadas por muros e entradas por portões. Alguns portões eram acessos conectados às grandes vias da cidade, eram amplos e admitiam a passagem de uma multidão; outros, para propósitos mais particulares, eram estreitos e poucos transeuntes seriam vistos entrando neles. Assim, diz Cristo, é o caminho para o céu. É estreito.
Não é “a grande estrada” pela qual as pessoas, em multidão, andam. Poucos vão por lá. Aqui e ali, pode-se ver alguém – viajando em solidão e singularidade. O caminho para a morte, por outro lado, é amplo. Multidões estão nele. É a grande estrada pela qual as pessoas, emgrandes grupos, vão. Eles vêm que podem cair facilmente e não lhes é exigido muito esforço, simplesmente se vão, e por esta via larga, ficam sem pensar. Se eles desejam deixar isso e passar por um portão estreito da cidade, isso exigiria esforço e mudança de pensamento e atitudes. Então, diz Cristo, “diligência” (Porfiai por entrar pela porta estreita)é necessária para entrar na vida.

A escolha da porta estreita indica e implica na decisão de vivenciar um estilo de vida que pressupõe ser viver em um modo de vida com maiores exigências e altos padrões morais, desprezando as facilidades da porta larga, que pressupõe um estilo de vida sem altas exigências morais, um caminho sem dificuldades.

É um momento transitório. É algo pelo qual passamos. Depois de tomar aquela decisão, ainda há um longo caminho pela frente.

O caminho amplo e espaçoso nos chama. Nesse caminho há muita liberdade. Alguns dizem que há várias maneiras de seguir a Jesus (e agradar a nós mesmos). É comum hoje em dia declarar que todas as religiões são válidas. “Deus é um só”, dizem.


Uma vez tomada a decisão e a escolha (entrar por uma das portas) o individuo seguira vivendo um estilo de vida que o levará a um destino (ou seja, seguirá pelo caminho). Mas, o final será diferente a dada um conforme a escolha da porta.

João 14.6,7 Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Na vida cristã diferente do dito e que era autêntico “todos os caminhos levam a Roma”, na escolha das portas : Nem todos os caminhos levam a Cristo!

O discurso sobre a porta estreita  e porta larga é parte dos discursos de Jesus sobre  a vida do crente e possivelmente para a vida de todo o homem. A declaração dos versículos 13 e 14, reveste-se de uma importância indiscutivelmente vital. Em termos da mecânica e as dualidades do Sermão, e de uma análise do Sermão do Monte, essa passagem é crucial.

O sétimo capítulo de Mateus constitui uma unidade essencial, um tema comum, a saber, o julgamento.

Entendemos, que de certa forma, o Sermão do Monte, como tal, chega ao seu término ao encerrar-se o décimo segundo versículo. Ao chegar ao fim desse versículo, nosso Senhor já havia lançado todos os princípios que Ele se interessava por inculcar em Seus ouvintes.

Alguns dão como encerrado o Sermão, mas o versículo 13 dá um certo ar de complementação e explicação aos termos morais e religiosas explanados no Sermão com base no que Jesus quer mostrar quanto a natureza e caráter do crente em sua vida diária.

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” João 16:33

Ao apontar para os Dois Caminhos Jesus mostra claramente que há diferenças notáveis em cada um; facilidade e percalços a serem vencidos que, contudo, determinarão o final da caminhada conforme a escolha nesta vida, principalmente ligando as escolhas ao Reino de Deus.

Pensamento

εισοδος - eisodos; n. f. entrada - lugar ou caminho que conduz a um lugar (como um portão) - ato de entrar

Nenhum esforço é necessário para chegar à perdição. Não há necessidade de procurar esse caminho. Basta seguir a multidão, pois muitos entram pela porta larga. O caminho apertado, de seguir a sabedoria divina e a vontade do Senhor, leva à vida eterna.

A vida humana é uma vida e exercício de escolhas. Toda a escolha significa uma caminhada a percorrer. A escolha sempre determinará o final ou objetivo a ser alcançado.

É a diferença entre o caminho disciplinado e o indisciplinado. Nada se obteve jamais sem uma estrita disciplina. Muitos atletas e muitos homens comuns arruinaram suas possibilidades por abandonar a disciplina e permitir uma atitude descuidada.” William Barclay pag. 302

Quando se coloca este entendimento na nossa vida, as escolhas determinam em todo sentido qual será o final do ser humano, seja na vida profissional, pessoal e espiritual.

O efeito manada significando – seguir a multidão ou a maioria – é muito mais fácil de se ter um indicativo do que devemos seguir na nossa vida. Porém, esta não é a melhor escolha, como nos demonstra a vida, seja a pessoal, e na própria questão salvífica na qual a multidão escolheu em grupo mandar crucificar a Jesus, ao invés de Barrabás, este simples e conhecido exemplo nos serve par direcionar nosso pensamento quanto a escolha mais fácil ou a escolha da multidão.

Ao presentar, à humanidade, dois caminhos Jesus dá a liberdade de escolher entre esses dois caminhos, a linguagem de Jesus refuta, também, a doutrina de universalismo.

Avançando no entendimento do pressuposto no texto bíblico temos que: a universalização de que todos serão salvos nos diz que este ensinamento contraria a noção de que as pessoas serão salva por serem pessoas boas conforme padrões humanos, o por salvação meritória (merictocracia, ou soteriocracia). Ser um bom vizinho, funcionário ou pai não garante a salvação. É necessário encontrar o único caminho que leva ao Pai, Jesus Cristo (João 14:6; Atos 4:12).

- o povo de Deus sempre foi um remanescente, uma minoria neste mundo, e não é difícil descobrir por quê: a porta que conduz à vida é estreita, e o caminho é solitário e penoso.

A Dictomia na escolha:

θυρα - thura [cf. “porta”]; n. f. porta – vestíbulo - usado de qualquer abertura como uma porta, entrada, caminho ou passagem; porta através da qual as ovelhas entram e saem, nome daquele que traz salvação para aqueles que seguem a sua orientação. - “uma porta aberta”: expressão usada para referir-se à oportunidade de fazer algo - a porta do reino do céu (semelhante a um palácio) denota as condições que devem ser cumpridas a fim de ser recebido no reino de Deus.

Jesus é o nosso ‘thura’! Por Ele temos acesso ao Reino de Deus.

O Caminho da Estreiteza:

                        Estreiteza; condição, característica do que é estreito; estreitura.

falta de espaço ou de qualquer dimensão (largura, altura, área etc.); aperto, estreitura.

A estreiteza é uma da maiores sinais de liberdade quando aparentemente parece ser um modelo de limitação ou de falta de liberdade!

Tsarah, “aflição”, “estreiteza”. Vocábulo hebraico que é usado por setenta e uma vezes nas Escrituras.

Tsar, “aflição”, “estreiteza”. Essa palavra hebraica aparece por vinte e cinco vezes com o sentido de “tribulação”

Ao apontar para:

13 – Entrai pela porta estreita, [...]

14- E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

Há uma sequência na porta estreita.

A estreiteza inicial é difícil de ser entendida, só o pode ser pela fé e confiança nas palavras de Jesus.

A dramaticidade da parte de Jesus ao apontar a porta estreita, ao caminho da estreiteza, era por que Ele mesmo experimentara a escolha de Seu Caminho (Filipenses 2. 5-8), sendo Ele mesmo o Caminho, Ele bem sabia da dificuldade dos seus ouvintes aceitarem e entenderem o que lhes esperava numa vida de “porta estreita”.

Se analisarmos que a caminhada na porta estreita para os discípulos pareceria uma caminhada solitária maior é a dramaticidade.

Uma vida apertada, um caminho apertado”. O Senhor Jesus exprimiu dramaticamente esse pensamento ali, ao asseverar: Entrai pela porta estreita... (Mateus 7:13). O pressuposto era: Se a porta é estreita, e também a caminhada será ao longo de um caminho apertado.

A Escolha:

Iniciamos uma caminhada em direção ao que nos está prepara para um lugar que almejamos para ser o nosso descanso e lugar de bençãos, então nesta caminhada, de repente nos deparamos com duas portas que podemos escolher, numa encimada pela palavra ESTREITA  ea outra LARGA. Qual escolher num incicio ou durante uma caminhada?

A escolha é uma forma de exclusivismo para acesso aos céus. Pode parecer estranho, mas temos que entender que as escolhas desta vida se finalizam com o sucesso futuro da alma, corpo e espírito. Não podemos mais tentar abrir um caminho paralelo, há um só caminho:

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

Assim, como Jesus é O Caminho, e este Caminho só se realiza através do Mediador – Jesus!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.1 Timóteo 2:5

Mas, a dificuldade da escolha se dá, porque, ao encontrar as portas há uma que é facilmente escolhida pela multidão de caminhantes.

εκβασις – ekbasis - (significando sair); n. f. egressão, caminho para fora, saída -  aplicado figurativamente para o caminho de escape da tentação; resultado, balanço, imagem final, referindo-se ao fim da vida de alguém

O que levaria a qualquer um pensar esta deve ser a melhor escolha.

Em contrapartida, para escolha o caminhante vê mais para a direita que há uma porta estreitíssima, que só admite a passagem de uma pessoa de cada vez.

Mas, todos tem um encontro agendado ao final da caminhada (ekbasis) e o encontro é com Jesus: É disso que venho falando o tempo todo. O caminho apertado é o caminho pelo qual Eu quero que vocês caminhem. Entrem pela porta estreita. Prossigam a caminhada por esse caminho estreito, onde haverão de encontrar-Me a caminhar à frente de vocês”.

A escolha da porta que vamos caminhar é pessoal e individual, embora possa ser influenciada pela visão das multidões que seguem em direção e caminham pela porta larga, a qual temos a visão antes de começar a trilhar a nossa escolha. Tal escolha nos mostrará que estabelecemos para nós uma carga a ser conduzida, pode ser o fardo leve, ou o fardo pesado, pois a muita facilidade pode nos trazer cargas inesperadas ao longo da caminhada.

Gálatas 6. 4 Mas prove cada um a sua própria obra, e terá glória só em si mesmo, e não noutro. 5 Porque cada qual levará a sua própria carga.

Este texto nos apresenta a ótica pela qual na nossa escolha não teremos suporte ou apoio na caminhada, as consequências serão unicamente fruto da nossa escolha no início da caminhada.

Os confrontos na porta estreita:

A porta é estreita e apertada, e ela me leva face a face com o meu julgamento, face a face com Deus, face a face com a questão da vida e de meu ser pessoal, de minha alma e do seu eterno destino.

A verdade da porta estreita nunca foi disfarçada na vida dos que se interessam verdadeiramente em seguir na caminhada com Jesus, Ele nuca mostrou as facilidades, embora apresente os benefícios dos que seguem pela porta estreita.

Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. Hebreus 12:2

O próprio Jesus teve uma vida de porta estreita:

            Perseguido

            Confrontado

            Incompreendido

            Sob tentações

            Mas, o seu exemplo nos ensina que o objetivo a ser alcançado não nos livra da porta estreita, mas nos conduz para realizar a vontade do Pai.

Etimologia:

Porfiar; verbo - competir ou lutar por (algo); disputar.

דרך - derek; n. m. caminho, estrada, jornada - estrada, caminho, vereda, hábito, caminho - referindo-se ao curso da vida (fig.) - referindo-se ao caráter moral (fig.)

No hebraico há um termo que nos apresenta a visão do caminho citado por Jesus era um caminho no meio da vinha que ficava obstruído, estreitando ou limitando o acesso:

משעול - mish òwl; n. m. caminho afunilado, caminho estreito - referindo-se a uma estrada obstruída entre vinhas

Na realidade escolher o caminho correto ou errar na escolha se trata de hamartia, que nos levará a errar o alvo.

αμαρτανω – hamartano/hamartia; errar o alvo; errar ou desviar-se do caminho da retidão e honra, fazer ou andar no erro

απορεω - aporeo; v. estar em dúvida, não saber que caminho tomar; achar-se perdido, estar em dúvida; não saber o que decidir

διαστρεφω -  diastrepho; v. desencaminhar, desviar; opor-se, conspirar contra os propósitos e planos salvadores de Deus; desviar do caminho certo, perverter, corromper

João 7.13 – Entrai [...] 14- E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

O homem – como ser – na caminhada da vida que não pode ser separada da caminhada da salvação, são intrínsecos, se depara em um entroncamento, qual o caminho a escolher. Há um termo no grego que mostra este momento ou local:

            διεξοδος - diexodos; n. f. caminho de sai de uma área habitada e estende-se em espaço aberto, passagem, saída - literalmente, os caminhos através dos quais se sai -  lugares antes da cidade aonde os caminhos do país terminam, portanto, entroncamento dos caminhos que conduzem a outros lugares e a via de acesso à cidade.

            ευθυδρομεω - euthudromeo; v. tomar um caminho direto, correr em linha reta

ειρηνη - eirene; n. f. estado de tranqüilidade nacional - o caminho que leva à paz (salvação).

Tudo quanto nos impeça a caminhada ou escolha do caminho da porta estreita deve ser combatido numa luta ou porfia pessoal.

O termo porfia nos mostra como se dá esta luta.

Aquele que se dispõe entrar pelo caminho estreito sem dúvida alguma estará ou sendo observado e julgado pelos demais que não estão no caminho, como também terá uma porfia diária com as condições impostas pela caminhada e pela sua própria mente.

Num comentário sobre O Peregrino li uma frase: “Além disso, é possível perceber o quão constante era presença, no caminho do Peregrino, de pessoas não tão preparadas no âmbito do autêntico caminho espiritual. E, não obstante, tal dificuldade faria com que o Peregrino levasse a ter em alta estima o seu tão procurado Stárets (isto é, um Pai sábio e bom, um Pai espiritual). Sendo assim, o Peregrino continua em marcha. O que o confortava era a leitura da Bíblia”

Ele será tentado ao “aporeo”: “εκκλινω - ekklino; v. apartar-se, desviar (do caminho e curso reto) mesmo no caminho haverá momentos de sentimento ou de perda, ou de não valer a apena, mas o que vale e mantem a esperança no caminhar  - No caminho – é o alvo futuro – mas a ‘eirene’ o mantém firme na caminhada.

O Caminho Anunciado a Israel:

Mateus 3. 2- e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus.

3- Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.

Ao contextualizar a metáfora das portas vamos entender que haá uma nooção de benefícios divinos elencados por trás da escolha da porta estreita e para Israel um novo segmento e oportunidade

A sequência bíblica textual na realidade nos mostra um Deus preocupado e indicando qual e a porta certa para sermos beneficiados, por ele:

A oportunidade – Mateus 8. 11 - Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai; 13 – Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; 14- E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

A chegada do Caminho profetizado à nação de Israel teve uma preparação através do Voz do deserto – João O Baptista.

Inicialmente se dá uma grande movimentação interna com todos aceitando a voz profética e dirigindo-se ao deserto do arrependimento.

Mateus 3. 5 Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão;6 E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.

O discurso de João anunciava a chegada e a necessidade de um novo Caminho para a Nação, o Messias, que chegara será o anunciador do caminho e Ele mesmo O Caminho.

Mateus 3.8- Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento

9- e não presumais de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que mesmo destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão.

10 – E também, agora, está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo.

Pressupostos para nova caminhada:

Produzir frutos que demonstrem o arrependimento

A ascendência Abraãmica não seria válida ou facilitadora para entrar, ou iniciar a nova caminhada, por vir, e para entrar no novo caminho

A dureza da sentença, demonstra que a partir daquele anúncio haveria soluções radicais sobre quem não se dispusesse entrar pelo Caminho.

Hebreus 7. 12 Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.

Aplicação:

Aplicação na Vida Cotidiana

1.     Escolhas Pessoais: Em um mundo repleto de opções e tentações, escolher o caminho estreito significa priorizar valores como amor, respeito e integridade. No dia a dia, isso pode se traduzir em optar por ações que promovam o bem-estar dos outros, mesmo que isso implique em sacrifício pessoal.

2.     Relacionamentos e Comunhão: A comunidade cristã é chamada a viver em comunhão, refletindo o amor e respeito ensinados por Cristo. Isso implica em construir relacionamentos genuínos, baseados na empatia e no apoio mútuo, mesmo diante de diferenças.

3.    Desafios e Resiliência: O caminho estreito muitas vezes traz desafios. Enfrentá-los com fé e perseverança é uma expressão de confiança nos planos de Deus e um testemunho da força que se pode encontrar em Cristo. Reflexão sobre Mateus 7:13-14: Escolhendo o Caminho Estreito-Por Alex Sandro Perez Santos

Só há uma conclusão, possível:

A porta estreita não é uma opção, mas a única alternativa disponível para o crente entrar no céu.

Fonte:

Universidade de Brasília Instituto de Letras Departamento de Teoria Literária e Literaturas Programa de Pós-Graduação em Literatura Um Caminho entre a Literatura e a Espiritualidade: As Ressonâncias do Hesicasmo nos Relatos de um Peregrino Russo; Victor Hugo Pereira De Oliveira Brasília, março de 2018.

As Metáforas do Sermão do Monte – Univocidade e Plurivocidade – Rosilene Gomes Ribeiro Francisco Dissertação apresentada na Universidade Presbiteriana Mackenzie - 2015

A parábola dos dois caminhos; 21/05/2012 - Claudio Crispim

Tribulação — Estudos Bíblicos – site biblioteca bíblica

Comentário Bíblico de Charles Spurgeon

Lição CPAD 2º Trimestre 2024

Site EBD

Bíblia online

Citações no corpo do texto

Apontamentos do autor

Dennis Downing – Mateus 7.13 – comentário do autor do devocional diário “Jesus disse”.

Temos textos copiados e editados no corpo deste subsídio

A Porta Estreita E A Porta Larga – Mateus 7: 13-14; Publicado por: mvmportugues - abril 13, 2017

Estudo de Mateus 7:13 – Comentado e Explicado - by bibliaco

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger