quinta-feira, abril 4

O Tabernáculo – Símbolos da Obra Redentora de Cristo Março 2019 EBD 2º Trim 2019 Primeira Parte

O Tabernáculo – Símbolos da Obra Redentora de Cristo
Março 2019
EBD 2º Trim 2019
Primeira Parte - auxiliar em forma de compilação e pesquisa
A temática destes estudos de EBD no período do segundo trimestre de 2019 é um importante tema sobre a obra redentora de Cristo e a Habitação de Deus entre os homens.
É temática tipológica que aponta para Jesus Cristo.
Inicio com um rápido estudo sobre o tema, apresentando o ponto vital: 
O Tabernáculo.
Subsídio Pr. Prof. Univ. Osvarela
A temática destes estudos de EBD no período do segundo trimestre de 2019 é um importante tema sobre a obra redentora de Cristo e a Habitação de Deus entre os homens.
É temática tipológica que aponta para Jesus Cristo.
Inicio, o estudo, com um rápido estudo sobre o tema, apresentando o ponto vital: O tabernáculo.

Uso nesta introdução o texto de Êxodo 35, abaixo:
Êxodo 35:4-11
Falou mais Moisés a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: Esta é a palavra que o Senhor ordenou, dizendo:
Tomai do que tendes, uma oferta para o Senhor; cada um, cujo coração é voluntariamente disposto, a trará por oferta alçada ao Senhor: ouro, prata e cobre,
Como também azul, púrpura, carmesim, linho fino, pêlos de cabras,
E peles de carneiros, tintas de vermelho, e peles de texugos, madeira de acácia,
E azeite para a luminária, e especiarias para o azeite da unção, e para o incenso aromático.
E pedras de ônix, e pedras de engaste, para o éfode e para o peitoral.
E venham todos os sábios de coração entre vós, e façam tudo o que o Senhor tem mandado;
O tabernáculo, a sua tenda e a sua coberta, os seus colchetes e as suas tábuas, as suas barras, as suas colunas, e as suas bases;
Discurso:
“..., há mais tipos figurando Cristo em Êxodo do que em qualquer outro livro das Escrituras. Enquanto Gênesis ilustra a doutrina da eleição, Êxodo enfatiza a obra da redenção. 
Pense na Páscoa e na saída de Israel do Egito (I Coríntios 5:7 & 10:1-11). Considere também o tabernáculo que é uma figura espetacular e sólida de Cristo (Hebreus 9:8,9).” Um guia de estudo para o livro do Êxodo; Dr. James G. Murphy
O dicionário Aurélio assim define: "Tenda portátil, que foi o santuário do Deus dos hebreus, durante a peregrinação destes pelo deserto, símbolo da convivência ou encontro entre Deus e o homem". Santuário portátil construído pelos israelitas no deserto e descrito detalhadamente em Êx 25-31 e 35-40
Tabernáculo – "E me farão um santuário, para que eu possa habitar no meio deles. Segundo tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis" - Êx 25:8-9.
Nomes : "tenda", "tenda da congregação", "tenda de culto", "tabernáculo do testemunho" (Êx 38:21) e "santuário" (Êx 25:8). 22 De Maio De 2010; A Origem, O Propósito E A Construção Do Tabernáculo
אהל - ’ohel; tenda - tenda de nômade, veio a tornar-se símbolo da vida no deserto, transitoriedade; casa, lar, habitação; a tenda sagrada de Javé (o tabernáculo)
סכות - cikkuwth; n. pr. F. Sicute = “tenda”; Tabernáculo
“Os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou.” Hebreus 8:5
ARTÍFICES
בצלאל – Be^tsal’el;um prefixo preposicional; n. pr. m. Bezalel = “à sombra (i.e. proteção) de Deus”; filho de Uri e neto de Hur; um artesão de Judá hábil em todas as obras de metal, madeira e pedra e um dos arquitetos do tabernáculo
אהליאב - ’Oholiy’ab; n. pr. m. Aoliabe = “tenda do pai” - principal auxiliar de Bezalel na construção do tabernáculo
אחיסמך - ’Achiycamak; n. pr. m. Aisamaque = “meu irmão é apoio (tem sustentado)” - um danita, pai de Aoliabe, um trabalhador no tabernáculo
מקדש - miqdash ou מקדש – miqq^edash; lugar sagrado, santuário, lugar santo – santuário - referindo-se ao templo; referindo-se ao tabernáculo
Materiais
איל - ’ayil ; carneiro (pele tingida de vermelho, para o tabernáculo)
מסך - macak; n. m. coberta, trapo, cortina; coberta - cortina (do tabernáculo)
אורי - ’Uwriy; n. pr. m.Uri = “ardente”; um príncipe de Judá, um filho de Hur que foi usado por Deus para preparar o tabernáculo
דביר – d^ebiyr ou (forma contrata) דבר - d^ebir; n. m. o santo dos santos, a parte mais interna do templo ou tabernáculo - a última câmara, a parte mais interna do templo de Salomão, o lugar mais santo, o santo dos santos
LUGAR – loalização geográfica - Debir = “santuário” n. pr. m.
“E desde Hesbom até Ramate-Mizpá e Betonim, e desde Maanaim até ao termo de Debir;” Josué 13:26
MATERIAIS
חברת - chobereth; n. f. junção, algo montado; peças de cortina do tabernáculo
חשק - chashuq ou חשוק - chashuwq; n. m. cordões, cintas; anéis circundando uma coluna do tabernáculo ou hastes de prata entre as colunas
יד - yad - encaixes (no tabernáculo)
מכסה – mikceh; uma cobertura; cobertura (da arca); cobertura (de peles do tabernáculo)
רשת – resheth; grade (de bronze - para o altar do tabernáculo)
שער - sha `ar - porta (de entrada) - átrio do tabernáculo
משחה – mishchah; porção consagrada, óleo da unção, porção, ungüento, porção para unção; óleo (usado para consagrar por unção)
Pael - espevitadeira, tenaz; tenazes (para uso no altar); espevitadeiras (para os candeeiros no templo ou tabernáculo).
תחש - tachash; n. m. um tipo de couro, pele, pele de animal - talvez o animal que produz a pele - talvez o texugo ou dugongue, golfinho
Também existia o שפן - shaphan; n. m. texugo do rochedo
שני - shaniy; n. m. escarlate, carmesim; de fato, o inseto “coccus ilicis”, cujo corpo ressecado da sua fêmea libera uma substância corante da qual é produzida a tintura usada para tingir o tecido de escarlate ou carmesim
Só em metais o Tabernáculo pesava 8654 kg, fora as madeiras e tecidos.
As 4 COBERTURAS, representam e nos revelam as 4 faces de Jesus nos 4 Evangelhos.
Em MATEUS, Ele é REI (Leão);
em MARCOS, Ele é SERVO (Boi);
em Lucas ele O HOMEM,
em JOÃO, O FILHO DE DEUS (Águia).
Como O Povo De Israel Pode Obter Tantos Tesouros?
“E os egípcios apertavam ao povo, apressando-se para lançá-los da terra; porque diziam: Todos seremos mortos. E o povo tomou a sua massa, antes que levedasse, e as suas amassadeiras atadas em suas roupas sobre seus ombros. Fizeram, pois, os filhos de Israel conforme à palavra de Moisés, e pediram aos egípcios jóias de prata, e jóias de ouro, e roupas. E o Senhor deu ao povo graça aos olhos dos egípcios, e estes lhe davam o que pediam; e despojaram aos egípcios.E aconteceu que, passados os quatrocentos e trinta anos, naquele mesmo dia, todos os exércitos do Senhor saíram da terra do Egito.” Êxodo 12:33-36;41
Deus, não faz nada sem planejar e pelo poder de Sua Onisciência, retirou Israel com mão forte e fez, os escravos descendência de Abraão e Jacó saírem com farta riqueza, pela perturbação do terror, das Pragas, que fizeram os egípcios ofertarem á deus através dos israelitas, voluntariamente todo tipo de material precioso.
Assim eles puderam cumprir a meta proposta por Moisés: “Todo aquele que passar pelo arrolamento dará isto: a metade de um siclo, segundo o siclo do santuário (este siclo é de vinte geras); a metade de um siclo é a oferta ao Senhor. Qualquer que passar pelo arrolamento, de vinte anos para cima, dará a oferta alçada ao Senhor. O rico não dará mais, e o pobre não dará menos da metade do siclo, quando derem a oferta alçada ao Senhor, para fazer expiação por vossas almas. E tomarás o dinheiro das expiações dos filhos de Israel, e o darás ao serviço da tenda da congregaçãoÊxodo 30:13-16
A contribuição de meio siclo preço do resgate de cada pessoa, Ex 30.11-16, a bacia de bronze, Ex 30.17-21 as santas unções de óleo, Ex 30.22-33, e o incenso, Ex 30.34-38
Materiais (cont.)
Ouro – Divindade ou Fala da Glória de Deus. Ela é única– “acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.” Mateus 2:11
Êxodo 38 foram dados voluntariamente para construção do Tabernáculo 1269 kg de ouro
Prata - Redenção – material doado que resultou em 4350 kg.
Êxodo 30:16 "E tomarás o dinheiro das expiações dos filhos de Israel, e o darás ao serviço da tenda da congregação; e será para memória aos filhos de Israel diante do SENHOR, para fazer expiação por vossas almas"
“Então se realizou o que vaticinara o profeta Jeremias: Tomaram as trinta moedas de prata, preço do que foi avaliado, que certos filhos de Israel avaliaram E disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E eles lhe pesaram trinta moedas de prata,” Mateus 27:9;15
“Passando, pois, os mercadores midianitas, tiraram e alçaram a José da cova, e venderam José por vinte moedas de prata” Gênesis 37:28
Bronze – Juízo - Um total de 3035 kg de bronze foi empregado para uso em lugares onde se necessitava de força excepcional, e a resistência ao calor era importante. O Bronze tem um ponto de fusão a 1.985ºC. Era importante no altar onde o intenso calor estava presente. O bronze não é metal, pois é uma liga de cobre e zinco.
Simboliza o caráter divino de Cristo que levou n'Ele o fogo da ira de Deus, em santidade e justiça, se tornando oferta pelo pecado.
2 Cr 5:21 "Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus".
Azul – Céu - Tecido de linho bordado com linhas de cor azul, purpúra e escarlate. O hebreu usava mariscos (Onicha) para extrair o azul. Uma tintura brilhante foi excretada deste molusco. Esta cor luminosa sempre é mencionada primeiro. Jesus Cristo que não só era divino em sua origem celestial, mas em seus modos e natureza. Jo 3:31 "Aquele que vem de cima é sobre todos; aquele que vem da terra é da terra e fala da terra. Aquele que vem do céu é sobre todos."
Púrpura – Realeza - Os hebreus obtinham esta cor ao misturar o azul e a escarlata juntos. Esta intensa cor vermelho-purpúrea era uma cor de realeza (Real). púrpura simboliza a Jesus como Rei dos reis e Senhor dos senhores, mas há outra importante verdade.
A mistura de azul e escarlata.
Azul fala do que vem do alto, e escarlata, como nós veremos, representa sangue e morte, sacrifício. Púrpura é uma combinação de ambos, que falam de Cristo como Deus e Homem, o Homem que veio de céu para morrer. A escarlata era extraída de um inseto Oriental (verme) que infesta certas árvores. Eram juntadas, esmagadas, secadas, e transformadas em um pó que produzia um matiz carmesim brilhante.
Cor brilhante de carmesim vivo. A matéria colorante extraía-se de um inseto, Coccus ilicis, chamado kermes pelos árabes, nome de que provém o nosso vocábulo carmesim. Somente a fêmea produzia a matéria colorante.
Escarlata fala de sacrifício e simboliza a Cristo em seus sofrimentos. O Salmo 22, de crucificação traz citações de Jesus, como dizendo - "eu sou um verme".
Linho Fino – Pureza – Primeira cobertura do Tabernáculo - O linho era muito interessante. Feito de um linho egípcio, foi tecido finamente, branco resplandecente, e levou um nome especial, "byssus". Este material era usado para artigos de vestuário para a realeza e pessoas de posição, e foi achado nas tumbas dos Faraós. Foi encontrado em uma tumba, linho com 152 linhas por polegada na urdidura e 72 linhas por polegada no tecido. Linho branco sempre fala de pureza e retidão.
Apocalipse19:14 "E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro".
Pêlos de Cabras – Segunda cobertura do Tabernáculo - Oferta pela maldição do pecado - A cabra era um animal sacrificial. A coberta de pêlos de cabra era a primeira cobertura sobre o tabernáculo. Esta cor desbotada nos fala de Jesus na sua humildade e pobreza.
Peles de cabra eram usados pelos pobres, e ao longo da Bíblia representa pobreza extrema.
A cabra, o ovino, era usada no Dia da Expiação. Depois que o sumo sacerdote levasse o sangue aspergido no Santo dos santos, ele entraria no átrio do tabernáculo e poria as mãos dele na cabeça do bode expiatório e confessaria em cima dele os pecados do povo.
O bode era conduzido então, por um homem já preparado, ao deserto, e lá era deixado livre, significando que lá foram levados os pecados de Israel, que Deus havia perdoado. Isto nos faz lembrar de Jesus, humilde e pobre, se tornando por nós maldição, e que podemos ter os nossos pecados lançados fora, na terra do esquecimento.
Peles de Carneiro tingidas de vermelho – Terceira Cobertura do Tabernáculo - Sacrifício Substitutivo - Estas estavam costuradas juntamente com tiras de couro para formar a camada protetora seguinte da cobertura do tabernáculo. Um carneiro é uma ovelha masculina crescida, e o líder do rebanho.
E fez o Senhor Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.” Gênesis 3:21
Taás (transliteração portuguesa do hebraico תחש), tahash ou tachash é a fonte de 'orot tahashim (em hebraico: וערות תחשים), referido na Bíblia, usado como o revestimento externo do Tabernáculo e para embrulhar para transporte os objetos sagrados utilizados no tabernáculo. Tahash tradicionalmente é interpretado como sendo um animal, com 'orot tahashim sendo as peles ou o couro do tahash.
Peles de texugo – Quarta cobertura do Tabernáculo - Texugo ou de boi marinho, chamado “Dugong”. Era um mamífero aquático (parecido com um Delfin) que era encontrado às margens do Mar Vermelho. - aparência exterior sem atrativo - Peles de texugo eram a coberta final, a cobertura exterior que todos viam. Elas eram resistentes e duráveis e muito simples em sua aparência. Fala de Cristo como homem.
Isaías 53:1-2 "...; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos".
Madeira de Acácia - a humanidade Incorruptível - também chamada de Madeira de Cetim. A árvore de Shittah cresce nos desertos do Sinai e nos desertos ao redor do Mar Morto. A madeira é dura, muito pesada, indestrutível por insetos, e é fina, de belo grão. É notavelmente exuberante em lugares secos e às vezes atinge uma altura de vinte pés. Tem amáveis flores amarelas e resistentes a insetos.
“Farás também as tábuas para o tabernáculo de madeira de acácia, que serão postas verticalmente. O comprimento de uma tábua será de dez côvados, e a largura de cada tábua será de um côvado e meio. Dois encaixes terá cada tábua, travados um com o outro; assim farás com todas as tábuas do tabernáculo.” Êxodo 26:15-17
Cavilha demonstra que as tábuas não foram furadas, mas foram trabalhadas, rasgando a madeira, quando se fala “pregada” se está falando de encaixadas.
Tábuas - As tábuas apoiavam-se em bases de prata duas em cada tábua, ligadas entre si por barrotes de pau de cetim; cinco para conterem as tábuas a um lado do tabernáculo outros cinco para o outro lado, e cinco para o lado ocidental, presos a argolas de ouro, Ex 26.15-30.
Toda a frente servia de entrada, onde se erguiam cinco colunas de pau de cetim douradas, cujos capitéis eram de ouro e as bases de bronze, de onde pendia um véu de jacinto e de púrpura.
Materiais de Uso Litúrgico
“Tu, pois, toma para ti das principais especiarias, da mais pura mirra quinhentos siclos, e de canela aromática a metade, a saber, duzentos e cinqüenta siclos, e de cálamo aromático duzentos e cinqüenta siclos, E de cássia quinhentos siclos, segundo o siclo do santuário, e de azeite de oliveiras um him. E disto farás o azeite da santa unção, o perfume composto segundo a obra do perfumista: este será o azeite da santa unção.” Êxodo 30:23-25
2 Cor 2:15-16 "Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Para estes certamente cheiro de morte para morte; mas para aqueles, cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é idôneo?"
Especiarias para o óleo e incenso (Doce e suave fragrância para Deus)
Havia três (3) especiarias para serem adicionadas ao puro incenso e ao óleo:
Ex 30:34 "Disse mais o SENHOR a Moisés: Toma especiarias aromáticas, estoraque, e onicha, e gálbano; estas especiarias aromáticas e o incenso puro, em igual proporção"
a) Estoraque - Um pó das gotas de uma resina endurecida e fragrante encontrada na cortiça do arbusto de Mirra. A palavra significa "uma gota".
b) Onicha - Um pó da cobertura córnea da concha de um molusco idêntico a um marisco encontrado no Mar Vermelho. Quando queimado, este pó libera um aroma penetrante. A palavra hebraica para "concha aromática". O Mar Vermelho é um bolsão de água morna isolada do Oceano Índico e é conhecido por suas subespécies peculiares de moluscos. Demorou muito tempo, para os pesquisadores e biólogos marinhos encontrarem este molusco na região. Havia antes disto alguns incrédulos que questionavam como Moisés e seus artífices puderam obter esta cor.
c) Gálbano - Uma resina pungente, castanha, que aparece na parte mais baixa do talo de uma planta de Ferula. Esta erva encontrada no Mar Mediterrâneo com talos espessos, flores amarelas, e verde como folhas de samambaia. Tem um cheiro almiscarado, pungente e é valioso porque preserva o odor de um perfume misturado e permite a sua distribuição por um período longo de tempo.
Nestas especiarias ou perfumes nós vemos a Jesus como o doce aroma, que traz alegria para o coração do Pai.
Óleo - A Unção do Espírito - O óleo era obtido ao esmagar os frutos da oliveira. A madeira da Acácia fala sem dúvida, da humanidade incorruptível de Cristo. A obtenção do óleo mais usado o óleo da Oliveira se dava por esmagamento do fruto da Oliveira. base bíblica para ver o óleo como um tipo do Espírito Santo. Na Bíblia a árvore da Oliveira é símbolo de muitas coisas:
a) Beleza
Oséias 14:6 "Estender-se-ão os seus galhos, e a sua glória será como a da oliveira, e sua fragrância como a do Líbano."
b) Fertilidade
Salmo 52:8 "Mas eu sou como a oliveira verde na casa de Deus; confio na misericórdia de Deus para sempre, eternamente."
c) Riqueza
Juízes 9:9 "Porém a oliveira lhes disse: Deixaria eu a minha gordura, que Deus e os homens em mim prezam, e iria pairar sobre as árvores?" O Espírito Santo, então, como o óleo de oliva.
Isaías 53:10 "Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão."
“..., chegou Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani, e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar.” Mateus 26:36
O Lay-Out Do Tabernáculo E Seu Projeto Estrutural.
A arquitetura e a disposição do Tabernáculo podemos encontrar em detalhes construtivos e disposição de formas e materiais, [os fios azul, roxo, e escarlate e o tecido de linho retorcido exposto à entrada do pátio do Tabernáculo nos mostram as obras de Jesus Cristo no período do Novo Testamento que salvou a humanidade. Deste modo, a palavra no Velho Testamento e Novo Testamento do Tabernáculo estão rigorosamente e definitivamente relacionados uma à outra, como o tecido de linho retorcido.] no Livro do Êxodo dos capítulos 35 a 40, porém o ponto inicial se dá nos capítulos 25-31 do Êxodo. Isto segue o modelo bíblico de informar a vontade de Deus, primeiro nos informa depois detalha o feito, ou a fazer.
“Falou mais Moisés a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: Esta é a palavra que o Senhor ordenou, dizendo:
“Tomai do que tendes, uma oferta para o Senhor; cada um, cujo coração é voluntariamente disposto, a trará por oferta alçada ao Senhor: ouro, prata e cobre, Como também azul, púrpura, carmesim, linho fino, pêlos de cabras, E peles de carneiros, tintas de vermelho, e peles de texugos, madeira de acácia, E azeite para a luminária, e especiarias para o azeite da unção, e para o incenso aromático. E pedras de ônix, e pedras de engaste, para o éfode e para o peitoral. E venham todos os sábios de coração entre vós, e façam tudo o que o Senhor tem mandado; O tabernáculo, a sua tenda e a sua coberta, os seus colchetes e as suas tábuas, as suas barras, as suas colunas, e as suas bases;” Êxodo 35:4-11
A questão das medidas e pesos, ou o uso de medidas no Antigo Testamento é fundamental para que possamos ter ideia da proporcionalidade das peças e do próprio Tabernáculo:
Côvado – segundo os historiadores esta medida foi inicialmente usada no Egito, [Hoje o côvado egípcio é denominado de Côvado real (Mahe) e que media entre 523 e 525 mm (52,3 cm a 52,5 cm), sendo subdividido em 7 "palmos" de 4 "dígitos"] mas não há fontes precisas, mas é uma medida determinada no corpo humano, no comprimento que vai da mão ao cotovelo, unidade de medida linear equivalente a do antebraço de um homem, nesse caso a referência é o rei Og. (“Ogue, o rei de Basã, restou dos gigantes; eis que o seu leito, um leito de ferro, não está porventura em Rabá dos filhos de Amom? De nove côvados, o seu comprimento, e de quatro côvados, a sua largura, pelo côvado comum.”Deuteronômio 3:11).
O comprimento é, portanto, do cotovelo à ponta do dedo médio, normalmente 45 centímetros,  em média na Bíblia se usa, entre 45cm a 50 cm distância do cotovelo à ponta dos dedos ≈ 45cm. Por isto, ainda hoje muitos adotam uma ou outra distância para usar como determinador de comprimento e largura de dados bíblicos.
O côvado é uma das medidas de comprimento existentes na Bíblia. Como você pode ver na lista abaixo, aparece seja no Antigo que no Novo Testamento. Um côvado corresponde a 45 centímetros, ou seja, a dois palmos. Na tabela encontra o valor em centímetros de cada uma das medidas de comprimento – entre parênteses está o nome em hebraico.
Côvado (amma) = 45 cm
Palmo (zaret) = 22,5 cm
Mão (tofah) = 7,5 cm
Dedo (eçba) = 1,8 cm
Essas são os valores clássicos, porém se lemos Ezequiel (40,5; 43,13) parece que em relação ao côvado existiam duas medidas. Ezequiel usa um côvado de 7 mãos, ou seja 52,5 centímetros.
Geômatras do Egito antigo calcularam a raiz quadrada de dois como a hipotenusa de um côvado. Essa unidade bem atestada dos antigos Egípicios era conhecida como o "remen de construção" era usada com boa aproximação de 2×20/28 ≥ raiz de 2.
         “Em 1916, nos últimos anos do Império Otomano e no meio da Primeira Grande Guerra, assiriologista alemão Eckhard Unger encontrou uma barra em liga de cobre (de 2.650 A.C.) durante escavação em Nippur, que ele classificou como um padrão de medida. As marcações da "escala graduada" e a barra em si eram irregulares, mas Unger classificou o achado como o "Côvado Sumério" de 518.5 mm [51,8 cm].”
Essa unidade de medida pode aparecer também como "cúbito" e se trata de uma unidade de comprimento. Em hebraico si trata do termo "ammah". Sua utilização é encontrada, predominantemente, na descrição da edificação do Templo de Salomão (1Reis, 2Crônicas) e em grande parte do livro de Ezequiel (as medidas do interior, o vestíbulo, as câmaras, pilares, átrio, altares para sacrifícios, ombreiras, muro do átrio, o Santo dos Santos). De semelhante maneira, também é referida na repartição das terras aos sacerdotes (Ez 45.1).
Essa medida é apresentada pela primeira vez na história da Arca de Noé, por ocasião da predição do dilúvio: “E desta maneira a farás: De trezentos côvados o comprimento da arca, e de cinqüenta côvados a sua largura, e de trinta côvados a sua altura.” Genesis 6.15. ou “E assim é que a farás: trezentos cúbitos, o comprimento da arca, cinqüenta cúbitos, sua largura e trinta cúbitos, a sua altura”
Também, se constatou a existência de outros côvados, como o Côvado Sumério, o que leva este autor, a entender, por cronologia de povos, que talvez esta seja, o mais antigo valor dimensional da medida.
Também fez, de madeira de acácia, tábuas levantadas para o tabernáculo, que foram colocadas verticalmente. O comprimento de cada tábua era de dez côvados, e a largura de um côvado e meio.” Êxodo 36:20,21
As medidas para a construção do Tabernáculo foram dadas diretamente por Deus através do “modelo” fornecido a Moisés no monte Horebe.
“Farás também o pátio do tabernáculo, ao lado meridional que dá para o sul; o pátio terá cortinas de linho fino torcido; o comprimento de cada lado será de cem côvados. Também as suas vinte colunas e as suas vinte bases serão de cobre; os colchetes das colunas e as suas faixas serão de prata. Assim também para o lado norte as cortinas, no comprimento, serão de cem côvados; e as suas vinte colunas e as suas vinte bases serão de cobre; os colchetes das colunas e as suas faixas serão de prata, E na largura do pátio para o lado do ocidente haverá cortinas de cinqüenta côvados; as suas colunas dez, e as suas bases dez. Semelhantemente a largura do pátio do lado oriental para o levante será de cinqüenta côvados.” Êxodo 27:9-13
Alguns afirmam: “O tabernáculo formava um paralelogramo de 18 m de comprimento por 6 m de largo, com entrada pelo lado do oriente. A parte traseira e os dois lados eram feitos com 48 tábuas, 20 de cada lado e 8 nos fundos, das quais, duas formavam os ângulos, todas cobertas de ouro.” Projeto mobilização
As medidas do comentário Bíblico da Bíblia de Genebra apontavam para, as medidas :
O lugar Santo e Santíssimo tinha um comprimento de 13,72 m. A largura do Tabernáculo era de 4,57 m, e a altura era de 4,57 m, internos.
Temos ainda a largura e comprimento do pátio do Tabernáculo, o comprimento era de 45,72 m e sua largura era de 22,86 m
Cortinas
Por elas se obtém medidas do Tabernáculo
As cortinas de tecido caros com querubins bordados, ornamentava o tabernáculo e tinha 12,80 m por 1,83 m de largura. Vinculadas entre si deveria conter a medida de 18,30 m por 12,80 m. Esta deveria ser espalhada sobre a (estrutura) ou arcabouço de madeira. Estas cortinas não tocava o chão, sua altura era de 0,46 m do chão de ambos os lados.
As cortinas de pele de cabra deveriam proteger externamente o tabernáculo, tinha 13,72 m de alto a baixo, e 20,10 de um extremo a outro.
Obs.: atente para a variação de dimensão do côvado.
Gemologia – Pedras preciosas
Assim como a gemologia, ou seja, o conhecimento de pedras preciosas descritas na construção de elementos, vestuário dos sacerdotes e outros elementos decorativos, mas que tinham um significado espiritual tipológico importante.
“..., pedras de ônix, e pedras de engaste para a estola sacerdotal e para o peitoral,” Êxodo 35:27
Um dos itens que é difícil obter sobre o Tabernáculo, pela sua forma única, com valor representativo da redenção do homem, é que seus materiais eram únicos e de muito valor. Compreender ou tentar quantificar esta construção é um dos itens que demanda estudo e talvez não se obtenha o valor dos materiais.
“..., mandou Moisés que proclamassem por todo o arraial, dizendo: Nenhum homem, nem mulher, faça mais obra alguma para a oferta alçada do santuário. Assim o povo foi proibido de trazer mais, Porque tinham material bastante para toda a obra que havia de fazer-se, e ainda sobejava.” Êxodo 36:6,7
Da mesma forma, como quantificar a mão-de obra utilizada para sua construção.
Cerimoniais e vestes
Detalharei posteriormente
As Equipes De Construção
A Mão-de-Obra
“TODO HOMEM E MULHER, cujo coração voluntariamente se moveu a trazer alguma coisa para toda a obra que o Senhor ordenara se fizesse pela mão de Moisés; assim os filhos de Israel trouxeram por oferta voluntária ao Senhor. Depois disse Moisés aos filhos de Israel: Eis que o Senhor tem chamado por nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá. E o Espírito de Deus o encheu de sabedoria, entendimento, ciência e em todo o lavor,[...] Também lhe dispôs o coração para ensinar a outros; a ele e a Aoliabe, o filho de Aisamaque, da tribo de Dã. Encheu-os de sabedoria do coração, para fazer toda a obra de mestre, até a mais engenhosa, e a do gravador, em azul, e em púrpura, em carmesim, e em linho fino, e do tecelão; fazendo toda a obra, e criando invenções.” Êxodo 35:29-31;34,35
A Participação Feminina Na Construção Do Tabernáculo:
As mulheres, e não tão somente os apoiadores homens de Bezalel também receberam unção de habilidade
“E todas as mulheres sábias de coração fiavam com as suas mãos, e traziam o que tinham fiado, o azul e a púrpura, o carmesim e o linho fino. E todas as mulheres, cujo coração as moveu em habilidade fiavam os pêlos das cabras.” Êxodo 35:25,26
                                    “Nenhum homem, nem mulher, faça mais obra alguma para a oferta alçada do santuário... Porque tinham material bastante para toda a obra que havia de fazer-se, e ainda sobejava.” Êxodo 36:6,7
Fontes:
Os Materiais usados - Os Materiais Santos – Jesus Net
O CULTO OPÚSCULO II; Rev. Onezio Figueiredo
Dicionário Bíblico Strong
Apontamentos do autor
Citações no corpo do texto
Bíblia online

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"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

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O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
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