O Tabernáculo –
Símbolos da Obra Redentora de Cristo
Março 2019
Março 2019
EBD 2º Trim 2019
Primeira Parte - auxiliar em forma de compilação e pesquisa
A temática destes estudos de EBD no período do segundo trimestre de 2019 é um importante tema sobre a obra redentora de Cristo e a Habitação de Deus entre os homens.
É temática tipológica que aponta para Jesus Cristo.
Inicio com um rápido estudo sobre o tema, apresentando o ponto vital:
O Tabernáculo.
A temática destes estudos de EBD no período do segundo trimestre de 2019 é um importante tema sobre a obra redentora de Cristo e a Habitação de Deus entre os homens.
É temática tipológica que aponta para Jesus Cristo.
Inicio com um rápido estudo sobre o tema, apresentando o ponto vital:
O Tabernáculo.
Subsídio Pr. Prof. Univ.
Osvarela
A temática destes estudos
de EBD no período do segundo trimestre de 2019 é um importante tema sobre a
obra redentora de Cristo e a Habitação de Deus entre os homens.
É temática tipológica que
aponta para Jesus Cristo.
Inicio, o estudo, com
um rápido estudo sobre o tema, apresentando o ponto vital: O tabernáculo.
Uso nesta introdução o
texto de Êxodo 35, abaixo:
Êxodo 35:4-11
Falou
mais Moisés a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: Esta é a
palavra que o Senhor ordenou, dizendo:
Tomai
do que tendes, uma oferta para o Senhor; cada um, cujo coração é
voluntariamente disposto, a trará por oferta alçada ao Senhor: ouro, prata e
cobre,
Como
também azul, púrpura, carmesim, linho fino, pêlos de cabras,
E
peles de carneiros, tintas de vermelho, e peles de texugos, madeira de acácia,
E
azeite para a luminária, e especiarias para o azeite da unção, e para o incenso
aromático.
E
pedras de ônix, e pedras de engaste, para o éfode e para o peitoral.
E
venham todos os sábios de coração entre vós, e façam tudo o que o Senhor tem
mandado;
O
tabernáculo, a sua tenda e a sua coberta, os seus colchetes e as suas tábuas,
as suas barras, as suas colunas, e as suas bases;
Discurso:
“...,
há mais tipos figurando Cristo em Êxodo do que em qualquer outro livro das Escrituras. Enquanto Gênesis ilustra a doutrina da eleição, Êxodo enfatiza a
obra da redenção.
Pense na Páscoa e na saída de Israel do Egito (I Coríntios 5:7 & 10:1-11). Considere também o tabernáculo que é uma figura espetacular e sólida de Cristo (Hebreus 9:8,9).” Um guia de estudo para o livro do Êxodo; Dr. James G. Murphy
Pense na Páscoa e na saída de Israel do Egito (I Coríntios 5:7 & 10:1-11). Considere também o tabernáculo que é uma figura espetacular e sólida de Cristo (Hebreus 9:8,9).” Um guia de estudo para o livro do Êxodo; Dr. James G. Murphy
O
dicionário Aurélio assim define: "Tenda
portátil, que foi o santuário do Deus dos hebreus, durante a peregrinação
destes pelo deserto, símbolo da convivência ou encontro entre Deus e o homem".
Santuário portátil construído pelos israelitas no deserto e descrito
detalhadamente em Êx 25-31 e 35-40
Tabernáculo – "E me farão um
santuário, para que eu possa habitar no meio deles. Segundo tudo o que eu te
mostrar para modelo do tabernáculo e para modelo de todos os seus móveis, assim
mesmo o fareis" - Êx 25:8-9.
Nomes
: "tenda", "tenda da congregação", "tenda de
culto", "tabernáculo do testemunho" (Êx 38:21) e
"santuário" (Êx 25:8). 22 De Maio De 2010; A Origem, O Propósito E A
Construção Do Tabernáculo
אהל - ’ohel; tenda - tenda de
nômade, veio a tornar-se símbolo da vida no deserto, transitoriedade; casa,
lar, habitação; a tenda sagrada de Javé (o tabernáculo)
סכות - cikkuwth; n. pr. F. Sicute = “tenda”; Tabernáculo
“Os
quais servem de exemplo e sombra das
coisas celestiais, como Moisés
divinamente foi avisado, estando já para
acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou.” Hebreus 8:5
ARTÍFICES
בצלאל – Be^tsal’el;um prefixo
preposicional; n. pr. m. Bezalel = “à sombra (i.e. proteção) de Deus”; filho de
Uri e neto de Hur; um artesão de Judá hábil em todas as obras de metal, madeira
e pedra e um dos arquitetos do tabernáculo
אהליאב - ’Oholiy’ab; n. pr. m. Aoliabe =
“tenda do pai” - principal auxiliar de Bezalel na construção do tabernáculo
אחיסמך - ’Achiycamak; n. pr. m. Aisamaque =
“meu irmão é apoio (tem sustentado)” - um danita, pai de Aoliabe, um
trabalhador no tabernáculo
מקדש - miqdash ou מקדש –
miqq^edash;
lugar sagrado, santuário, lugar santo – santuário - referindo-se ao templo;
referindo-se ao tabernáculo
Materiais
איל - ’ayil ; carneiro (pele
tingida de vermelho, para o tabernáculo)
מסך - macak; n. m. coberta, trapo,
cortina; coberta - cortina (do tabernáculo)
אורי - ’Uwriy; n. pr. m.Uri =
“ardente”; um príncipe de Judá, um filho de Hur que foi usado por Deus para
preparar o tabernáculo
דביר – d^ebiyr ou (forma contrata) דבר - d^ebir; n. m. o santo dos santos,
a parte mais interna do templo ou tabernáculo - a última câmara, a parte mais interna
do templo de Salomão, o lugar mais santo, o santo dos santos
LUGAR – loalização
geográfica - Debir = “santuário” n. pr. m.
“E
desde Hesbom até Ramate-Mizpá e Betonim, e desde Maanaim até ao termo de
Debir;” Josué 13:26
MATERIAIS
חברת - chobereth; n. f. junção, algo
montado; peças de cortina do tabernáculo
חשק - chashuq ou חשוק -
chashuwq;
n. m. cordões, cintas; anéis circundando uma coluna do tabernáculo ou hastes de
prata entre as colunas
יד - yad - encaixes (no
tabernáculo)
מכסה – mikceh; uma cobertura;
cobertura (da arca); cobertura (de peles do tabernáculo)
רשת – resheth; grade (de bronze -
para o altar do tabernáculo)
שער - sha `ar - porta (de entrada) -
átrio do tabernáculo
משחה – mishchah; porção consagrada, óleo
da unção, porção, ungüento, porção para unção; óleo (usado para consagrar por
unção)
Pael - espevitadeira, tenaz;
tenazes (para uso no altar); espevitadeiras (para os candeeiros no templo ou
tabernáculo).
תחש - tachash; n. m. um tipo de
couro, pele, pele de animal - talvez o animal que produz a pele - talvez o
texugo ou dugongue, golfinho
Também
existia o שפן - shaphan; n. m.
texugo do rochedo
שני - shaniy; n. m. escarlate,
carmesim; de fato, o inseto “coccus ilicis”, cujo corpo ressecado da sua fêmea
libera uma substância corante da qual é produzida a tintura usada para tingir o
tecido de escarlate ou carmesim
Só
em metais o Tabernáculo pesava 8654 kg,
fora as madeiras e tecidos.
As 4 COBERTURAS, representam e nos revelam
as 4 faces de Jesus nos 4 Evangelhos.
Em MATEUS, Ele é REI
(Leão);
em MARCOS, Ele é SERVO
(Boi);
em Lucas ele O HOMEM,
em JOÃO, O FILHO DE
DEUS (Águia).
Como O Povo De Israel
Pode Obter Tantos Tesouros?
“E os egípcios apertavam ao povo, apressando-se para lançá-los da
terra; porque diziam: Todos seremos
mortos. E o povo tomou a sua massa, antes que levedasse, e as suas
amassadeiras atadas em suas roupas sobre seus ombros. Fizeram, pois, os filhos de Israel conforme à palavra de
Moisés, e pediram aos egípcios jóias de prata, e jóias de ouro, e roupas. E
o Senhor deu ao povo graça aos olhos dos egípcios, e estes lhe davam o que pediam; e
despojaram aos egípcios.E aconteceu que, passados os quatrocentos e
trinta anos, naquele mesmo dia, todos os exércitos do Senhor saíram da terra do
Egito.” Êxodo 12:33-36;41
Deus,
não faz nada sem planejar e pelo poder de Sua Onisciência, retirou Israel com
mão forte e fez, os escravos descendência de Abraão e Jacó saírem com farta
riqueza, pela perturbação do terror, das Pragas, que fizeram os egípcios
ofertarem á deus através dos israelitas, voluntariamente todo tipo de material
precioso.
Assim
eles puderam cumprir a meta proposta por Moisés: “Todo aquele que passar pelo arrolamento dará isto: a metade de um
siclo, segundo o siclo do santuário (este siclo é de vinte geras); a metade de
um siclo é a oferta ao Senhor. Qualquer que passar pelo arrolamento, de vinte
anos para cima, dará a oferta alçada ao Senhor. O rico não dará mais, e o pobre
não dará menos da metade do siclo, quando derem a oferta alçada ao Senhor, para
fazer expiação por vossas almas. E tomarás o dinheiro das expiações dos filhos
de Israel, e o darás ao serviço da tenda da congregação” Êxodo 30:13-16
A
contribuição de meio siclo preço do resgate de cada pessoa, Ex 30.11-16, a
bacia de bronze, Ex 30.17-21 as santas unções de óleo, Ex 30.22-33, e o
incenso, Ex 30.34-38
Materiais (cont.)
Ouro – Divindade ou Fala da Glória de
Deus. Ela é única– “acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o
adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e
mirra.” Mateus 2:11
Êxodo
38 foram dados voluntariamente para construção do Tabernáculo 1269 kg de ouro
Prata - Redenção – material doado que
resultou em 4350 kg.
Êxodo 30:16 "E tomarás o
dinheiro das expiações dos filhos de Israel, e o darás ao serviço da tenda da
congregação; e será para memória aos filhos de Israel diante do SENHOR, para
fazer expiação por vossas almas"
“Então
se realizou o que vaticinara o profeta Jeremias: Tomaram as trinta moedas de
prata, preço do que foi avaliado, que certos filhos de Israel avaliaram E
disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E eles lhe pesaram trinta
moedas de prata,” Mateus 27:9;15
“Passando,
pois, os mercadores midianitas, tiraram e alçaram a José da cova, e venderam
José por vinte moedas de prata” Gênesis
37:28
Bronze – Juízo - Um total de 3035 kg de bronze foi empregado para
uso em lugares onde se necessitava de força excepcional, e a resistência ao
calor era importante. O Bronze tem
um ponto de fusão a 1.985ºC. Era
importante no altar onde o intenso calor estava presente. O bronze não é metal,
pois é uma liga de cobre e zinco.
Simboliza
o caráter divino de Cristo que levou n'Ele o fogo da ira de Deus, em santidade
e justiça, se tornando oferta pelo pecado.
2 Cr 5:21 "Àquele que não
conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de
Deus".
Azul – Céu - Tecido de linho
bordado com linhas de cor azul, purpúra e escarlate. O hebreu usava mariscos (Onicha)
para extrair o azul. Uma tintura brilhante foi excretada deste molusco. Esta
cor luminosa sempre é mencionada primeiro. Jesus Cristo que não só era divino
em sua origem celestial, mas em seus modos e natureza. Jo 3:31 "Aquele que vem de cima é sobre todos; aquele que vem
da terra é da terra e fala da terra. Aquele que vem do céu é sobre todos."
Púrpura – Realeza - Os hebreus obtinham
esta cor ao misturar o azul e a escarlata juntos. Esta intensa cor
vermelho-purpúrea era uma cor de realeza (Real). púrpura simboliza a Jesus como
Rei dos reis e Senhor dos senhores, mas há outra importante verdade.
A mistura de azul e
escarlata.
Azul fala do que vem do
alto, e escarlata, como nós veremos, representa sangue e morte, sacrifício.
Púrpura é uma combinação de ambos, que falam de Cristo como Deus e Homem, o
Homem que veio de céu para morrer. A escarlata era extraída de um inseto
Oriental (verme) que infesta certas árvores. Eram juntadas, esmagadas, secadas,
e transformadas em um pó que produzia um matiz carmesim brilhante.
Cor brilhante de
carmesim vivo.
A matéria colorante extraía-se de um
inseto, Coccus ilicis, chamado kermes pelos árabes, nome de que provém o
nosso vocábulo carmesim. Somente a fêmea produzia a matéria colorante.
Escarlata fala de sacrifício e
simboliza a Cristo em seus sofrimentos. O Salmo 22, de crucificação traz
citações de Jesus, como dizendo - "eu sou um verme".
Linho Fino – Pureza – Primeira cobertura
do Tabernáculo - O linho era muito interessante. Feito de um linho egípcio, foi
tecido finamente, branco resplandecente, e levou um nome especial, "byssus".
Este material era usado para artigos de vestuário para a realeza e pessoas de
posição, e foi achado nas tumbas dos Faraós. Foi encontrado em uma tumba, linho com 152 linhas por polegada na
urdidura e 72 linhas por polegada no tecido. Linho branco sempre fala de
pureza e retidão.
Apocalipse19:14 "E seguiam-no os
exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e
puro".
Pêlos de Cabras – Segunda cobertura do
Tabernáculo - Oferta pela maldição do pecado - A cabra era um animal
sacrificial. A coberta de pêlos de cabra era a primeira cobertura sobre o tabernáculo. Esta cor desbotada nos fala
de Jesus na sua humildade e pobreza.
Peles
de cabra eram usados pelos pobres, e ao longo da Bíblia representa pobreza
extrema.
A
cabra, o ovino, era usada no Dia da Expiação. Depois que o sumo sacerdote
levasse o sangue aspergido no Santo dos santos, ele entraria no átrio do
tabernáculo e poria as mãos dele na cabeça do bode expiatório e confessaria em
cima dele os pecados do povo.
O
bode era conduzido então, por um homem já preparado, ao deserto, e lá era
deixado livre, significando que lá foram levados os pecados de Israel, que Deus
havia perdoado. Isto nos faz lembrar de Jesus, humilde e pobre, se tornando por
nós maldição, e que podemos ter os nossos pecados lançados fora, na terra do
esquecimento.
Peles de Carneiro
tingidas de vermelho
– Terceira Cobertura do Tabernáculo - Sacrifício Substitutivo - Estas estavam
costuradas juntamente com tiras de couro para formar a camada protetora
seguinte da cobertura do tabernáculo. Um carneiro é uma ovelha masculina
crescida, e o líder do rebanho.
“E fez o Senhor Deus a Adão e à sua mulher
túnicas de peles, e os vestiu.” Gênesis
3:21
Taás (transliteração
portuguesa do hebraico תחש), tahash ou tachash é a fonte de 'orot tahashim (em
hebraico: וערות תחשים), referido na Bíblia, usado como o revestimento externo
do Tabernáculo e para embrulhar para transporte os objetos sagrados utilizados
no tabernáculo. Tahash tradicionalmente é interpretado como sendo um animal,
com 'orot tahashim sendo as peles ou o couro do tahash.
Peles de texugo – Quarta cobertura do
Tabernáculo - Texugo ou de boi marinho, chamado “Dugong”.
Era um mamífero aquático (parecido com um Delfin) que era encontrado às margens
do Mar Vermelho. - aparência exterior sem atrativo - Peles de texugo eram a
coberta final, a cobertura exterior que todos viam. Elas eram resistentes e
duráveis e muito simples em sua aparência. Fala de Cristo como homem.
Isaías 53:1-2 "...; não tinha beleza nem formosura e,
olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para
que o desejássemos".
Madeira de Acácia - a humanidade
Incorruptível - também chamada de Madeira de Cetim. A árvore de Shittah cresce
nos desertos do Sinai e nos desertos ao redor do Mar Morto. A madeira é dura,
muito pesada, indestrutível por insetos, e é fina, de belo grão. É notavelmente
exuberante em lugares secos e às vezes atinge uma altura de vinte pés. Tem
amáveis flores amarelas e resistentes a insetos.
“Farás também as tábuas
para o tabernáculo de madeira de acácia, que serão postas verticalmente. O
comprimento de uma tábua será de dez côvados, e a largura de cada tábua será de
um côvado e meio. Dois encaixes terá cada tábua, travados um com o outro; assim
farás com todas as tábuas do tabernáculo.” Êxodo
26:15-17
Cavilha demonstra que as tábuas não foram furadas, mas
foram trabalhadas, rasgando a madeira, quando se fala “pregada” se está falando
de encaixadas.
Tábuas - As tábuas
apoiavam-se em bases de prata duas em cada tábua, ligadas entre si por barrotes
de pau de cetim; cinco para conterem as tábuas a um lado do tabernáculo outros
cinco para o outro lado, e cinco para o lado ocidental, presos a argolas de
ouro, Ex 26.15-30.
Toda
a frente servia de entrada, onde se erguiam cinco colunas de pau de cetim douradas, cujos capitéis eram de ouro
e as bases de bronze, de onde pendia um véu de jacinto e de púrpura.
Materiais de Uso
Litúrgico
“Tu, pois, toma para ti das principais especiarias, da mais
pura mirra quinhentos siclos, e de canela aromática a metade, a saber, duzentos
e cinqüenta siclos, e de cálamo aromático duzentos e cinqüenta siclos, E de
cássia quinhentos siclos, segundo o siclo do santuário, e de azeite de
oliveiras um him. E disto farás o azeite da santa unção, o perfume composto
segundo a obra do perfumista: este será o azeite da santa unção.” Êxodo
30:23-25
2 Cor 2:15-16 "Porque
para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos
que se salvam e nos que se perdem. Para estes certamente cheiro de morte para
morte; mas para aqueles, cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é
idôneo?"
Especiarias
para o óleo e incenso (Doce e suave fragrância para Deus)
Havia
três (3) especiarias para serem adicionadas ao puro incenso e ao óleo:
Ex 30:34 "Disse mais o
SENHOR a Moisés: Toma especiarias aromáticas, estoraque, e onicha, e gálbano;
estas especiarias aromáticas e o incenso puro, em igual proporção"
a)
Estoraque - Um pó das gotas de uma
resina endurecida e fragrante encontrada na cortiça do arbusto de Mirra. A
palavra significa "uma gota".
b)
Onicha - Um pó da cobertura córnea
da concha de um molusco idêntico a um marisco encontrado no Mar Vermelho.
Quando queimado, este pó libera um aroma penetrante. A palavra hebraica para
"concha aromática". O Mar
Vermelho é um bolsão de água morna isolada do Oceano Índico e é conhecido por
suas subespécies peculiares de moluscos. Demorou muito tempo, para os
pesquisadores e biólogos marinhos encontrarem este molusco na região. Havia
antes disto alguns incrédulos que questionavam como Moisés e seus artífices
puderam obter esta cor.
c)
Gálbano - Uma resina pungente,
castanha, que aparece na parte mais baixa do talo de uma planta de Ferula. Esta
erva encontrada no Mar Mediterrâneo com talos espessos, flores amarelas, e
verde como folhas de samambaia. Tem um cheiro almiscarado, pungente e é valioso
porque preserva o odor de um perfume misturado e permite a sua distribuição por
um período longo de tempo.
Nestas
especiarias ou perfumes nós vemos a Jesus como o doce aroma, que traz alegria
para o coração do Pai.
Óleo - A Unção do
Espírito
- O óleo era obtido ao esmagar os frutos da oliveira. A madeira da Acácia fala
sem dúvida, da humanidade incorruptível de Cristo. A obtenção do óleo mais
usado o óleo da Oliveira se dava por esmagamento do fruto da Oliveira. base
bíblica para ver o óleo como um tipo do Espírito Santo. Na Bíblia a árvore da
Oliveira é símbolo de muitas coisas:
a)
Beleza
Oséias
14:6 "Estender-se-ão os seus galhos, e a sua glória será como a da
oliveira, e sua fragrância como a do Líbano."
b)
Fertilidade
Salmo 52:8 "Mas eu sou como
a oliveira verde na casa de Deus; confio na misericórdia de Deus para sempre,
eternamente."
c)
Riqueza
Juízes 9:9 "Porém a oliveira
lhes disse: Deixaria eu a minha gordura, que Deus e os homens em mim prezam, e
iria pairar sobre as árvores?" O Espírito Santo, então, como o óleo de
oliva.
Isaías 53:10 "Todavia, ao
SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por
expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom
prazer do SENHOR prosperará na sua mão."
“...,
chegou Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani, e disse a seus discípulos:
Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar.” Mateus 26:36
O Lay-Out Do Tabernáculo
E Seu Projeto Estrutural.
A
arquitetura e a disposição do Tabernáculo podemos encontrar em detalhes
construtivos e disposição de formas e materiais, [os fios azul, roxo, e escarlate e o tecido de linho retorcido exposto à
entrada do pátio do Tabernáculo nos mostram as obras de Jesus Cristo no período
do Novo Testamento que salvou a humanidade. Deste modo, a palavra no Velho
Testamento e Novo Testamento do Tabernáculo estão rigorosamente e
definitivamente relacionados uma à outra, como o tecido de linho retorcido.]
no Livro do Êxodo dos capítulos 35 a 40,
porém o ponto inicial se dá nos capítulos 25-31
do Êxodo. Isto segue o modelo bíblico de informar a vontade de Deus,
primeiro nos informa depois detalha o feito, ou a fazer.
“Falou
mais Moisés a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: Esta é a
palavra que o Senhor ordenou, dizendo:
“Tomai do que tendes,
uma oferta para o Senhor; cada um, cujo coração é voluntariamente disposto, a
trará por oferta alçada ao Senhor: ouro, prata e cobre, Como também azul,
púrpura, carmesim, linho fino, pêlos de cabras, E peles de carneiros, tintas de
vermelho, e peles de texugos, madeira de acácia, E azeite para a luminária, e
especiarias para o azeite da unção, e para o incenso aromático. E pedras de
ônix, e pedras de engaste, para o éfode e para o peitoral. E venham todos os
sábios de coração entre vós, e façam tudo o que o Senhor tem mandado; O
tabernáculo, a sua tenda e a sua coberta, os seus colchetes e as suas tábuas,
as suas barras, as suas colunas, e as suas bases;” Êxodo 35:4-11
A
questão das medidas e pesos, ou o uso de medidas no Antigo Testamento é
fundamental para que possamos ter ideia da proporcionalidade das peças e do
próprio Tabernáculo:
Côvado – segundo os
historiadores esta medida foi inicialmente usada no Egito, [Hoje o côvado egípcio é denominado de Côvado real (Mahe) e que media entre
523 e 525 mm (52,3 cm a 52,5 cm), sendo subdividido em 7 "palmos" de
4 "dígitos"] mas não há fontes precisas, mas é uma medida
determinada no corpo humano, no comprimento que vai da mão ao cotovelo, unidade
de medida linear equivalente a do antebraço de um homem, nesse caso a
referência é o rei Og. (“Ogue, o rei de Basã, restou dos gigantes; eis que o
seu leito, um leito de ferro, não está porventura em Rabá dos filhos de Amom?
De nove côvados, o seu comprimento, e de quatro côvados, a sua largura, pelo
côvado comum.”Deuteronômio 3:11).
O
comprimento é, portanto, do cotovelo à
ponta do dedo médio, normalmente 45 centímetros, em média na Bíblia se usa, entre 45cm a 50 cm distância do cotovelo à ponta dos dedos ≈ 45cm. Por
isto, ainda hoje muitos adotam uma ou outra distância para usar como determinador
de comprimento e largura de dados bíblicos.
O
côvado é uma das medidas de comprimento existentes na Bíblia. Como você pode
ver na lista abaixo, aparece seja no Antigo que no Novo Testamento. Um côvado
corresponde a 45 centímetros, ou seja, a dois palmos. Na tabela encontra o
valor em centímetros de cada uma das medidas de comprimento – entre parênteses
está o nome em hebraico.
Côvado (amma) = 45 cm
Palmo (zaret) = 22,5 cm
Mão (tofah) = 7,5 cm
Dedo (eçba) = 1,8 cm
Essas
são os valores clássicos, porém se lemos Ezequiel (40,5; 43,13) parece que em
relação ao côvado existiam duas medidas. Ezequiel usa um côvado de 7 mãos, ou
seja 52,5 centímetros.
Geômatras
do Egito antigo calcularam a raiz quadrada de dois como a hipotenusa de um
côvado. Essa unidade bem atestada dos antigos Egípicios era conhecida como o
"remen de construção" era
usada com boa aproximação de 2×20/28 ≥ raiz de 2.
“Em
1916, nos últimos anos do Império Otomano e no meio da Primeira Grande Guerra,
assiriologista alemão Eckhard Unger encontrou uma barra em liga de cobre (de 2.650 A.C.) durante escavação em
Nippur, que ele classificou como um padrão de medida. As marcações da
"escala graduada" e a barra em si eram irregulares, mas Unger
classificou o achado como o "Côvado Sumério" de 518.5 mm
[51,8 cm].”
Essa
unidade de medida pode aparecer também como "cúbito" e se trata de uma unidade de comprimento. Em
hebraico si trata do termo "ammah".
Sua utilização é encontrada, predominantemente, na descrição da edificação do
Templo de Salomão (1Reis, 2Crônicas) e em grande parte do livro de Ezequiel (as
medidas do interior, o vestíbulo, as câmaras, pilares, átrio, altares para
sacrifícios, ombreiras, muro do átrio, o Santo dos Santos). De semelhante
maneira, também é referida na repartição das terras aos sacerdotes (Ez 45.1).
Essa
medida é apresentada pela primeira vez na história da Arca de Noé, por ocasião
da predição do dilúvio: “E desta maneira a farás: De trezentos côvados o
comprimento da arca, e de cinqüenta côvados a
sua largura, e de trinta côvados a sua altura.” Genesis 6.15. ou “E assim é que a farás: trezentos cúbitos, o
comprimento da arca, cinqüenta cúbitos, sua largura e trinta
cúbitos, a sua altura”
Também,
se constatou a existência de outros côvados, como o Côvado Sumério, o que leva
este autor, a entender, por cronologia de povos, que talvez esta seja, o mais
antigo valor dimensional da medida.
“Também fez, de madeira
de acácia, tábuas levantadas para o tabernáculo, que foram colocadas
verticalmente. O comprimento de cada
tábua era de dez côvados, e a largura de um côvado e meio.” Êxodo 36:20,21
As medidas para a
construção do Tabernáculo foram dadas diretamente por Deus através do “modelo”
fornecido a Moisés no monte Horebe.
“Farás também o pátio
do tabernáculo, ao lado meridional que dá para o sul; o pátio terá cortinas de linho fino torcido; o comprimento de cada
lado será de cem côvados. Também as
suas vinte colunas e as suas vinte bases serão de cobre; os colchetes das
colunas e as suas faixas serão de prata. Assim também para o lado norte as
cortinas, no comprimento, serão de cem côvados; e as suas vinte colunas e as
suas vinte bases serão de cobre; os colchetes das colunas e as suas faixas
serão de prata, E na largura do pátio para o lado do ocidente haverá cortinas
de cinqüenta côvados; as suas colunas dez, e as suas bases dez. Semelhantemente
a largura do pátio do lado oriental para o levante será de cinqüenta côvados.” Êxodo 27:9-13
Alguns
afirmam: “O tabernáculo formava um
paralelogramo de 18 m de comprimento por
6 m de largo, com entrada pelo lado do oriente. A parte traseira e os dois lados eram feitos com 48 tábuas, 20 de cada
lado e 8 nos fundos, das quais, duas formavam os ângulos, todas cobertas de ouro.” Projeto mobilização
As
medidas do comentário Bíblico da Bíblia de Genebra apontavam para, as medidas :
O
lugar Santo e Santíssimo tinha um comprimento de 13,72 m. A largura do Tabernáculo era de 4,57 m, e a altura era de 4,57 m, internos.
Temos
ainda a largura e comprimento do pátio do Tabernáculo, o comprimento era de
45,72 m e sua largura era de 22,86 m
Cortinas
Por
elas se obtém medidas do Tabernáculo
As
cortinas de tecido caros com querubins bordados, ornamentava o tabernáculo e
tinha 12,80 m por 1,83 m de largura. Vinculadas entre si deveria conter a
medida de 18,30 m por 12,80 m. Esta deveria ser espalhada sobre a (estrutura)
ou arcabouço de madeira. Estas cortinas não tocava o chão, sua altura era de
0,46 m do chão de ambos os lados.
As
cortinas de pele de cabra deveriam proteger externamente o tabernáculo, tinha 13,72 m de alto a baixo, e 20,10 de um
extremo a outro.
Obs.: atente
para a variação de dimensão do côvado.
Gemologia – Pedras preciosas
Assim
como a gemologia, ou seja, o conhecimento de pedras preciosas descritas na
construção de elementos, vestuário dos sacerdotes e outros elementos
decorativos, mas que tinham um significado espiritual tipológico importante.
“..., pedras de ônix, e
pedras de engaste para a estola sacerdotal e para o peitoral,” Êxodo 35:27
Um
dos itens que é difícil obter sobre o Tabernáculo, pela sua forma única, com
valor representativo da redenção do homem, é que seus materiais eram únicos e
de muito valor. Compreender ou tentar quantificar esta construção é um dos
itens que demanda estudo e talvez não se obtenha o valor dos materiais.
“..., mandou Moisés que
proclamassem por todo o arraial, dizendo: Nenhum
homem, nem mulher, faça mais obra alguma para a oferta alçada do santuário.
Assim o povo foi proibido de trazer mais, Porque tinham material bastante para toda a obra que havia de fazer-se, e ainda sobejava.” Êxodo 36:6,7
Da
mesma forma, como quantificar a mão-de obra utilizada para sua construção.
Cerimoniais e vestes
Detalharei posteriormente
As Equipes De
Construção
A Mão-de-Obra
“TODO HOMEM E MULHER, cujo coração voluntariamente se moveu a trazer alguma coisa para toda a
obra que o Senhor ordenara se fizesse pela mão de Moisés; assim os filhos
de Israel trouxeram por oferta voluntária ao Senhor. Depois disse Moisés aos
filhos de Israel: Eis que o Senhor tem
chamado por nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá. E o Espírito de Deus o encheu de
sabedoria, entendimento, ciência e em todo o lavor,[...] Também lhe dispôs o coração para ensinar a
outros; a ele e a Aoliabe, o filho de Aisamaque, da tribo de Dã. Encheu-os de
sabedoria do coração, para fazer toda a obra de mestre, até a mais engenhosa, e
a do gravador, em azul, e em púrpura, em carmesim, e em linho fino, e do
tecelão; fazendo toda a obra, e criando invenções.” Êxodo 35:29-31;34,35
A Participação Feminina
Na Construção Do Tabernáculo:
As mulheres, e não tão
somente os apoiadores homens de Bezalel também receberam unção de habilidade
“E todas as mulheres sábias de
coração fiavam com as suas mãos, e traziam o que tinham fiado, o azul e
a púrpura, o carmesim e o linho fino. E
todas as mulheres, cujo coração as moveu em habilidade fiavam os pêlos das
cabras.” Êxodo 35:25,26
“Nenhum homem, nem mulher, faça mais obra
alguma para a oferta alçada do santuário... Porque tinham material bastante para toda a obra que havia de fazer-se, e ainda sobejava.” Êxodo 36:6,7
Fontes:
Os
Materiais usados - Os Materiais Santos – Jesus Net
O
CULTO OPÚSCULO II; Rev. Onezio Figueiredo
Dicionário
Bíblico Strong
Apontamentos
do autor
Citações
no corpo do texto
Bíblia
online
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