quinta-feira, abril 18

Entrando no Tabernáculo: O Pátio Lição 03 – CPAD Abril 2019

Entrando no Tabernáculo:
O Pátio
Lição 03 – CPAD Abril 2019
Estudo do Pr. Prof Unv. Osvarela
Um cuidadoso estudo e pesquisa sobre o texto principal e temática do trimeste!
Texto Áureo
“Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.” João 10:9
Leitura Bíblica
Êxodo 27:9-19
Farás também o pátio do tabernáculo, ao lado meridional que dá para o sul; o pátio terá cortinas de linho fino torcido; o comprimento de cada lado será de cem côvados.
Também as suas vinte colunas e as suas vinte bases serão de cobre; os colchetes das colunas e as suas faixas serão de prata.
Assim também para o lado norte as cortinas, no comprimento, serão de cem côvados; e as suas vinte colunas e as suas vinte bases serão de cobre; os colchetes das colunas e as suas faixas serão de prata,
Semelhantemente a largura do pátio do lado oriental para o levante será de cinquenta côvados.
De maneira que haja quinze côvados de cortinas de um lado; suas colunas três, e as suas bases três.

E quinze côvados das cortinas do outro lado; as suas colunas três, e as suas bases três.
E à porta do pátio haverá uma cortina de vinte côvados, de azul, e púrpura, e carmesim, e de linho fino torcido, de obra de bordador; as suas colunas quatro, e as suas bases quatro.
Todas as colunas do pátio ao redor serão cingidas de faixas de prata; os seus colchetes serão de prata, mas as suas bases de cobre.
O comprimento do pátio será de cem côvados, e a largura de cada lado de cinquenta, e a altura de cinco côvados, as cortinas serão de linho fino torcido; mas as suas bases serão de cobre.
No tocante a todos os vasos do tabernáculo em todo o seu serviço, até todos os seus pregos, e todos os pregos do pátio, serão de cobre.
Texto apoio:
Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,” Hebreus 10:19,20
Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.” Isaías 59:2
Entrar no Tabernáculo era algo sério e ainda continua sendo. Tipologicamente o acesso ao Tabernáculo era entrar na presença de Deus e se dá agora por um único caminho – Jesus! Antes a entrada era física e, se dava pelo Átrio também conhecido como Pátio e havia um caminho até ao santíssimo, onde Deus se manifestava em Glória e recebia a oferta por apena o povo de Israel.
Mas, agora o Caminho é físico e espiritual, após Jesus ser humanizado sem perder sua divindade: “Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo,...” Hebreus 9.11, Ele mesmo abriu o caminho desfazendo as necessidades de passar por cada elemento sacrificial do Pátio até chegar à Javé, e a tipologia se torno antítipo perfeito ao Ele declarar: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14.6
Dentro da visão que tenho subsidiado as lições, o acesso a Deus se dá pelo Pátio do Tabernáculo.
No plano da redenção o crente começa pelo pátio (bronze) vai até o Lugar Santo (prata e ouro) e chega finalmente, ao Lugar Santíssimo (ouro).
Símbolo da caminhada do crente e sua experiência “em Cristo” da justificação. O Tabernáculo pode ser visto como o caminho de adoração e ministério.
O Tabernáculo e a Igreja de Jesus
A Igreja e o Tabernáculo: O Pátio está aberto.
שער - sha ‘ar - porta (de palácio, castelo real, templo, átrio do tabernáculo); 100 medidas.
Onde quer que os sacerdotes de Deus se reúnam, aí estará o Tabernáculo, Jesus Cristo, Deus conosco. E o local básico de reunião é o templo.
“..., aí estou Eu no meio deles.” Mateus.18.20
No plano da redenção o crente começa pelo pátio (bronze) vai até o Lugar Santo (prata e ouro) e chega finalmente, ao Lugar Santíssimo (ouro).
O Tabernáculo expressa Cristo e a Igreja.
“E reúne toda a congregação à porta da tenda da congregação.” Levítico 8:3
Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.” Hebreus 10:25
Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem.” Hebreus 8:2
Longe de Deus nós estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo, sob a lei do pecado “o salário do pecado é a morte!”.
“Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.” Gálatas 4:3-7
É mais que uma questão cultural religiosa e divina, pois até Jesus, por aproximadamente 400 anos toda a nação de Israel viveu em função dessa estrutura.
Toda tipologia da Igreja está descrita no Tabernáculo e podem ser encontradas na Igreja do Neotestamentária.
a. O Tabernáculo foi o único lugar onde Deus registrou seu nome (2 Samuel 6.1,2)
b. O Tabernáculo era o único lugar de Adoração (João 4.24)
c. o Tabernáculo era o lugar onde todos os sacerdotes serviam ao Senhor (Apocalipse 1.6)
d. O Tabernáculo era o lugar de habitação de Deus. Ele habitava no meio de seu povo através da coluna de fogo e da nuvem.
Para entrar no Pátio só havia uma entrada, uma só Porta.
Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.” João 10:9
Esta abordagem iniciando pelo pátio mostra que há necessidade de um caminho de acesso à Deus, que Ele mesmo instituiu para o homem, usando o tipo do que haveria de vir, permitindo acesso a todos os homens, por seu filho Jesus, à partir da “Porta – Jesus Cristo” o homem pode chegar ao Santo dos Santos.
“E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do
juízo.” João 16:8


A revelação coloca o pátio no final da sequência, pois, trata da Manifestação de Deus, é a Graça manifesta em Jesus Cristo aos homens, e é de Deus que se inicia toda a revelação para homem, até todos poderem entender o sentido de estar no Pátio, local de oferecer oferta e da lavagem e santidade em Jesus, A Porta, começa com a arca da aliança e segue em direção ao altar de bronze e ao Pátio.
Quando falamos do bronze, recorremos as Escrituras, onde no lançamento de benção e maldições, Deus afirma, ao que deixarem de cumprir seus estatutos e fará justiça de tal forma, que:
“E os teus céus, que estão sobre a cabeça, serão de bronze
Deuteronômio 28:23
Segundo nossa visão, Deus sempre buscou a aproximação com o homem, desde a queda adâmica, e o Tabernáculo, foi a forma apresentada da Graça, no período da Lei, pois a Graça revelada só seria totalmente encontrada em Jesus, na Plenitude dos tempos – Gálatas 4.4
Dimensões do Pátio:
E na largura do pátio para o lado do ocidente haverá cortinas de cinquenta côvados; as suas colunas dez, e as suas bases dez.
Semelhantemente a largura do pátio do lado oriental para o levante será de cinquenta côvados.
De maneira que haja quinze côvados de cortinas de um lado; suas colunas três, e as suas bases três.
As dimensões do pátio mostram a necessidade de um espaço a ser usado para o culto.
Farás também o Pátio do Tabernáculo, ao lado meridional que dá para o sul; o Pátio terá cortinas de linho fino torcido; o comprimento de cada lado será de cem côvados.
Assim também para o lado norte as cortinas, no comprimento, serão de cem côvados; e as suas vinte colunas e as suas vinte bases serão de cobre; os colchetes das colunas e as suas faixas serão de prata,
E na largura do pátio para o lado do ocidente haverá cortinas de cinquenta côvados; as suas colunas dez, e as suas bases dez. Dez significa a Lei – Decálogo.
Detalhes
Através dos números 3, 5, 6, 8,10 e 12 podemos compreender o significado da verdade cumprida no Senhor Jesus. Jesus Cristo é Deus (3) e a graça de Deus personificada (5). Ele se fez homem, tornando-se numa só pessoa, o Deus-Homem (6). Somente Ele poderia cumprir perfeitamente a Lei, a ordem de Deus. Ele foi julgado pelos nossos pecados, por nossa quebra da Lei (10). Nele será manifestada a perfeita e eterna ordem de Israel, o governo perfeito. Ele escolheu doze apóstolos (12).” Os Segredos Do Tabernáculo De Moisés, Kevin J. Conner
Ao vermos os detalhes da localização podemos entender que da mesma que, há uma posição geográfica para Deus que é Onipresente, estabelece uma posição determinada, para que o povo pudesse se estabelecer ao redor do local de Sua manifestação – as tribos tomavam posição de acordo com as profecias bíblicas, seja quando o Tabernáculo estava parada, seja quando o Tabernáculo levantava caminhada.
A posição geográfica aponta diretamente para a vontade de Deus em atingir todo os povos.
Meridional (de meridìes,ei 'meio-dia; a posição do sol ao meio-dia, sul) é uma qualificação que abrange tudo o que se refere a sul ou austral. - ao, do ou situado no sul”.
Do Ocidente
“Ouvi isto, vós todos os povos; inclinai os ouvidos, todos os moradores do mundo,” Salmos 49:1
Ao Oriente que era a posição da tribo de Judá, na linha direta da Porta do Pátio, e onde se localizavam Moisés, Arão e os Sacerdotes.
“E o mesmo Jesus começava a ser de quase trinta anos, sendo (como se cuidava) filho de José, e José de Heli, [...] E Levi de Simeão, e Simeão de Judá, e Judá de José, e José de Jonã, e Jonã de Eliaquim,” Lucas 3: 23-30
Judá é um leãozinho, da presa subiste, filho meu; encurva-se, e deita-se como um leão, e como um leão velho; quem o despertará? O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos. Ele amarrará o seu jumentinho à vide, e o filho da sua jumenta à cepa mais excelente; ele lavará a sua roupa no vinho, e a sua capa em sangue de uvas. Os olhos serão vermelhos de vinho, e os dentes brancos de leite.” Gênesis 49:9-12
A salvação atingirá todos os povos, através de Jesus, é o que diz as Escrituras:
“Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus;” Mateus 8:11
“..., pois o seu parecer estava tão desfigurado, mais do que o de outro qualquer, e a sua figura mais do que a dos outros filhos dos homens. Assim borrifará muitas nações, e os reis fecharão as suas bocas por causa dele; porque aquilo que não lhes foi anunciado verão, e aquilo que eles não ouviram entenderão.” Isaías 52:14,15
Até ao Norte – “E o termo será desde o mar até Hazar-Enom, o termo de Damasco, e na direção do norte, para o norte, está o termo de Hamate. Este será o lado do norte.” Ezequiel 47:17
Ao Sul – Também havia uma porta no átrio interior para o caminho do sul; e mediu de porta a porta, para o caminho do sul, cem côvados. Então me levou ao átrio interior pela porta do sul; e mediu a porta do sul, conforme estas medidas. E as suas câmaras, e os seus pilares, e os seus arcos eram conforme estas medidas, ...Ezequiel 40:27-29
Deus mostra que Sua vontade seria atingir todos os povos!
Depreendemos, pelo tipo que Deus quer Seu povo o seu redor.
Em Jesus, nossa Arca – no Tabernáculo era o centro do culto e da manifestação divina – temos a presença de Deus, permitida pela sua presença e morada em nossos corações e todos somos igualmente próximos do Tabernáculo divino.
Veja a disposição quando o Tabernáculo estava parado, por ordem divina, a posição das tribos estabelecida ao redor do Pátio.
O Pátio tinha uma turma de sacerdotes (sob comando e sob a supervisão do filho de Arão, Itamar.) e responsáveis pelas cortinas, que era na realidade o próprio Pátio.
Hoje os que creem em Jesus são todos sacerdotes habilitados a passar pelo altar do sacrifício, pela pia.
Em seguida o crente em Cristo pode comer da Mesa da Proposição. Estar sob a Luz do Candelabro – Eu Sou a Luz do Mundo
Orar e sua oração chegar não ao Altar de Incenso do Pátio mosaico, mas no próprio incensário divino: “..., prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; E para o nosso Deus nos fizeste reis e sacerdotes, ...Apocalipse 5:8-10
No último compartimento do Tabernáculo e o mais importante, era o lugar onde ficava a Arca da Aliança.
A única coisa que separava o Lugar Santo do Lugar Santíssimo (Santo dos Santos) era um véu grosso (Ex.26.33), mas as Escrituras Neotestamentárias mostram o que aconteceu, para quebrar esta última barreira entre o homem e Deus:
“E Jesus, dando um grande brado, expirou. E o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo.” Marcos 15:37,38
Jesus, O Sumo-Sacerdote com sua morte, pode abrir definitivamente o véu de separação entre os homens e Deus!
E rasgou-se ao meio o véu do templo. E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou. E o centurião, vendo o que tinha acontecido, deu glória a Deus, ...” Lucas 23:45-47
Números 4:24-28 " Este será o ministério das famílias dos gersonitas no serviço e no cargo. Levarão, pois, as cortinas do tabernáculo, e a tenda da congregação, e a sua coberta, e a coberta de peles de texugos, que está por cima dele, e a cortina da porta da tenda da congregação, e as cortinas do pátio, e a cortina da porta do pátio, que está junto ao tabernáculo, e junto ao altar em redor, e as suas cordas, e todos os instrumentos do seu ministério, com tudo o que diz respeito a eles, para que sirvam. Todo o ministério dos filhos dos gersonitas, em todo o seu cargo, e em todo o seu trabalho, será segundo o mandado de Arão e de seus filhos; e lhes designareis as responsabilidades do seu cargo. Este é o ministério das famílias dos filhos dos gersonitas na tenda da congregação; e a sua guarda será debaixo da mão de Itamar, filho de Arão, o sacerdote."
Os Meraritas desmontavam as armações do tabernáculo - as suas tábuas e barras. Então eles removiam todos os postes, as estacas, e as cordas que apoiavam a cerca de linho ao redor do átrio exterior.
Aprenda: faça com cuidado e sob supervisão do líder o teu trabalho, Deus colocou em tua mão, faça diligentemente.
Desmontar o Tabernáculo aponta para Jesus, não á mais necessidade de um Tabernáculo terreno, Jesus desmontou o Tabernáculo terreno e sua necessidade, na cruz. Observando a disposição dos elementos do Pátio, podemos observar uma forma de Cruz, apontando para Jesus.
É apenas uma observação de lay-out e não que a Bíblia diga isto: “..., traçarmos uma linha reta entre a arca da aliança, o altar de incenso, a pia de bronze e o altar de bronze, e outra linha reta entre o candelabro de ouro e a mesa dos pães, teremos uma cruz. Assim, as evidências indicam que os utensílios foram dispostos em forma de cruz.”
“..., porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada.” Apocalipse 21:23
Uma das características do Pátio, como tipo, era a iluminação luz natural do dia.
Já o Lugar Santo era iluminado pelas sete lâmpadas.
Porém no Lugar Santíssimo não havia luz artificial ou natural. Contudo, este era o local mais claro do Tabernáculo, a luz era, a “luz inacessível, a quem ninguém viu nem pode ver1 Timóteo 6.15,16 ou seja, era iluminado pela própria glória de Deus.
Localização do Tabernáculo:
Posição - voltada para o lado do sol nascente estava a única entrada para o pátio do Tabernáculo, feita com uma cortina especial tecida de linho branco entrelaçado com fios de pano azul, púrpura e escarlata.
O Santuário tinha 3 partes: a parte externa onde eram feitos os sacrifícios de animais, o lugar santo e o lugar santíssimo.
O Santuário inteiro consistia em três partes:
Posição geográfica
(1) Um átrio externo cercado por cortinas apoiadas em colunas. A sua entrada estava ao lado oriental.
(2) O altar de holocausto (altar de bronze) estava dentro do átrio, em frente à entrada.
(3) O próprio Tabernáculo foi localizado à parte ocidental do átrio.
O Tabernáculo estava dividido por um véu ou cortina pendente em duas câmaras.
A Primeira Câmara chamada de Lugar Santo, contendo a Mesa, o Candelabro, e o Altar de Incenso.
Só os sacerdotes eram permitidos nesta seção.
A Segunda Câmara chamada o Santo dos Santos, contendo a Arca da Aliança.
O Sumo Sacerdote adentrava somente uma vez ao ano no Santo dos Santos, no Dia da Expiação.
Tipo de Jesus o Sacerdote eterno –
“Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre.
Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade, Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem.” Hebreus 7:28; Hebreus 8:1,2
No Átrio – Pátio - Exterior
Atividades por cada espaço do Tabernáculo:
Altar do Holocausto - onde eram oferecidos os sacrifícios a Deus.
Bacia - Onde os Sacerdotes lavavam os pés e as mãos simbolizando uma purificação para entrar no Santo Lugar.
Nós já estamos limpos, pelo Verbo.
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” João 1:1
“Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.” João 15:3
“Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo, ...” João 13:10
No Santo Lugar
Altar do incenso - Localizado do lado oposto a entrada, no fundo, pouco antes do véu que separava do Santo dos Santos. Era usado para se queimar incenso pela manhã e à tarde pelos sacerdotes.
Mesa dos Pães da Proposição - Ficava logo à direita da entrada. Tinha esse nome pois todo Sábado eram colocados 12 pães, simbolizando as 12 tribos de Israel em cima dela.
Candelabro de Ouro - À esquerda da entrada, com sete hastes. Era diariamente enchido pelos sacerdotes para nunca se apagar, somente enquanto estava sendo transportado.
Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.” João 1:9
No Santo dos Santos
O Véu - Cortina que separava o Santo Lugar do Santo dos Santos.
Arca da Aliança - Simbolizava a Presença de Deus e carregava as Tábuas da Lei - os 10 Mandamentos - a Vara de Aarão, que floresceu e o pote de maná (alimento mandado por Deus no deserto).
Propiciatório – Era a tampa da Arca, onde estavam as figuras dos querubins um de frente ao outro. Era o lugar onde o Sumo Sacerdote, uma vez ao ano, no dia da Expiação, aspergia o sangue pela remissão de seus pecados e pelos pecados do povo.
O Átrio – Ou Pátio:
חצר- chatser; n. m. pátio, área cercada - áreas cercadas – pátio; residência estabelecida.
O comprimento do pátio será de cem côvados, e a largura de cada lado de cinquenta, e a altura de cinco côvados, as cortinas serão de linho fino torcido; mas as suas bases serão de cobre.
Esta área media aproximadamente 45,72 metros de comprimento por 22,86 metros de largura (1045,15 m2).
Era contornada por uma cerca de 2,50 metros de altura com 60 colunas erguidas a cada 2,50 metros.
Esta cerca, que impedia a visão do externa, era coberta por 10 metros com 4 colunas erguidas a cada 2,50 metros e dentro deste espaço, encontrava-se o tabernáculo propriamente dito ou a tenda da Presença de Deus.
Havia uma única entrada para o átrio de 10 metros.
O Tabernáculo demonstra os variados níveis de proximidade do homem com Deus. Na realidade era um tipo da proximidade relativa de Deus com o homem, tipológica quanto ao distanciamento, daquele, com Deus após a queda adâmica.
Ninguém chega ao Lugar Santo ou ao Santo dos Santos sem primeiro passar pelo Pátio, é onde temos comunhão uns com os outros, pois é no pátio onde as pessoas iam oferecer seus sacrifícios.
O Pátio fazia uma seleção entre os israelitas e mostrava a necessidade de santidade e de vestes sacerdotais para realizar ofertório.
No Pátio havia 2 objetos muito importantes: O altar do Holocausto - ficava exatamente logo na entrada do tabernáculo, era a primeira coisa que as pessoas viam quando entravam - e a pia ou lavatório.
Uma Visão Especial para os Espaços do Tabernáculo, inclusive passando pelo Pátio.
O Pátio é o Nível 1 do acesso à Deus
Nesta secção, aparentemente estaremos revendo alguns pontos interiores, mas com uma visão de que há passos, ou níveis, a serem tomados na vida do crente.
Devemos começar do Nível 1, como é o entendimento do teólogo Kevin J. Conner, até chegar ao Nível 3 e isto só pode ocorrer através d Filho de Deus, Jesus Cristo. Neste estudo temos trechos de seu livro “Os Segredos Do Tabernáculo De Moisés”, com compilações e adaptações, nossas.
O Nível 1: O Pátio ou Átrio
     “..., até todos os seus pregos, e todos os pregos do pátio, serão de cobre.”
 “Primeira coisa que se via ao entrar no pátio era o grande altar revestido de bronze: o altar dos holocaustos, no qual eram queimados em sacrifício os animais (ou partes dos animais) trazidos ao Tabernáculo pelos israelitas.
O altar media 2,25 m de cada lado e 1,35 m de altura. Era oco, feito de madeira revestida de bronze, com uma grelha por dentro, a meia distância a partir do fundo. A lenha era colocada em cima da grelha, e os animais, em cima da lenha. Na área oca embaixo da grelha, as cinzas e outros restos iam se acumulando, e esse espaço também dava acesso ao oxigênio que entrava por baixo e mantinha aceso o fogo.
O fogo no altar devia queimar de dia e de noite (Lv 6:9); foi aceso por um fogo da parte do próprio Senhor (Lv 9:24). O cheiro associado ao Tabernáculo não era o suave perfume do incenso, mas o cheiro do fogo e da morte - servindo de contínua lembrança de que os seres humanos não têm acesso a Deus a não ser como pecadores redimidos e libertos pela morte alheia: no AT, pela morte dos animais, no NT, pela morte de Cristo. “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” João 4:23,24”

O Pátio Externo ou Átrio Exterior era o local onde o pecado era julgado. Havia uma purificação sacrificial pelo sangue do animal sacrificado e lavagens cerimoniais para purificação de toda contaminação. O bronze expressa claramente o juízo do pecado. o altar de bronze representa os pés de Cristo. O profeta Ezequiel teve uma visão profética de Jesus como “um homem que parecia de bronzeEzequiel 40.3.
Todos os homens (menos os leprosos, os impuros e castrados) podiam adentar, após reconhecer a necessidade de se apresentar diante de Deus com uma oferta pelos seus pecados e entregar as mãos dos sacerdotes.
Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.” Salmos 51.16,17
Importante ressaltar a necessidade do homem sentir perto de Deus. Em adorar a Javé, desta forma, ali no pátio ele encontrava o Altar do Holocausto de bronze, que nos fala de sacrifício, demonstrando que ninguém devia ir ao tabernáculo, sem um propósito, mesmo para visitar, cada um ia levando o seu sacrifício, cada um ia para prestar um culto ao Senhor, ninguém chegava diante do Senhor de mãos vazias.
"Farás também o altar de madeira de acácia; de cinco côvados será o seu comprimento, e de cinco, a largura, (será quadrado o altar), e de três côvados, a altura. Dos quatro cantos farás levantar-se quatro chifres, os quais formarão uma só peça com o altar." Êxodo 27:1,2
קרן  - qeren - chifre (pontas do altar em forma de chifre)
Os chifres representam poder, as pessoas ao serem acusadas de morte ou de pecado corriam e pegavam nos chifres, mas sobretudo os sacerdotes, após o sacrifício ser abatido, aspergiam sete vezes o sangue da oferta – pacífica, ou por pecados - quando os patriarcas, e as pessoas comuns pecasse, disse para passar o sangue nos chifres do altar do holocausto.
Em Jeremias capítulo 17:1, está escrito que gravou os nossos pecados nas pontas dos altares. "O pecado de Judá está escrito com um ponteiro de ferro e com diamante pontiagudo, gravado na tábua do seu coração e nas pontas dos seus altares."
Quer entrar no Santo Lugar, por Jesus, A Porta: sacrifique primeiro, o sacrifício de louvor!
Muitos são os que desejam ir ao Santo dos Santos, mas o fato é que nem todos vão a este ponto porque simplesmente não entenderam o sacrifício feito no Altar do Holocausto, A Cruz de Cristo!
Hoje não é diferente ninguém deve ir ao culto apenas por obrigação ou curiosidade, mas deve ir com uma oferta, de sangue?
Não! Mas, uma oferta de adoração e louvor, pela presença de Jesus entre nós.
Nível 2: Lugar Santo [O Lugar Santo - Era o primeiro compartimento do templo e era perigosamente restrito aos sacerdotes, qualquer outro que tentasse entrar seria morto pelo próprio Senhor. Existiam 3 objetos dentro do Santo Lugar: a mesa com os 12 pães da proposição (comunhão), o candelabro de 7 braços e o altar do incenso.] – recebida a oferta era sacrificada pelos sacerdotes.
O que tinha ali:
A Mesa: Todo sábado se colocava 12 pães frescos ali. Ex.25.23-30, Lv.24.5-9. Os sacerdotes comiam esses pães no Lugar Santo.
O Candelabro: tinha 7 braços com 7 lâmpadas que ficavam acesas 24 horas e não podia se apagar, ele iluminava o Lugar Santo que ficava completamente escuro sem o candelabro. Lv.24.2
“..., o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro. E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada. E as nações dos salvos andarão à sua luz” Apocalipse 21:22-24
Da mesma forma, podemos utilizar a tipologia Crística, onde o Pão da proposição, que significava alimento para cada uma das tribos, Jesus é o Pão do Céu que alimenta todos os povos:
“Eu sou o pão da vida.” João 6:48
O número de coluna (20) representa a Lei que foi dada duas vezes:
1ª Dação no Monte Sinai:
“Não terás outros deuses diante de mim.” Êxodo 20:3
2ª Dação próximo a Bete-Peor:
“Não terás outros deuses diante de mim;” Deuteronômio 5:7

Também as suas vinte colunas e as suas vinte bases serão de cobre(bronze); os colchetes das colunas e as suas faixas serão de prata.
“..., o altar de bronze representa os pés de Cristo. O profeticamente  Ezequiel viu: “um homem que parecia de bronze” – Jesus. Ezequiel 40.3.
No tocante a todos os vasos do tabernáculo em todo o seu serviço, até todos os seus pregos, e todos os pregos do pátio, serão de cobre.
as suas colunas três, e as suas bases três. A divindade e cobre (bronze) sobre o qual nos referimos na segunda coberta do Tabernáculo, este metal nos fala do juízo e do julgamento de Deus sobre o pecado, o que implica em arrependimento por parte do pecador (Salmo 51 - Davi clama pelo Seu perdão), e justiça por parte de Deus.
E à porta do pátio haverá uma cortina de vinte côvados, de azul, e púrpura, e carmesim, e de linho fino torcido, de obra de bordador; as suas colunas quatro, e as suas bases quatro.
Todas as colunas do pátio ao redor serão cingidas de faixas de prata; os seus colchetes serão de prata, mas as suas bases de cobre.
O comprimento do pátio será de cem côvados, e a largura de cada lado de cinquenta, e a altura de cinco côvados, as cortinas serão de linho fino torcido; mas as suas bases serão de cobre.
Vemos mais uma vez a instrução divina orientando e dando significado a cada elemento em suas quantidades.
Através dos números 3, 5, 6, 8,10 e 12 podemos compreender o significado da verdade cumprida no Senhor Jesus. Jesus Cristo é Deus (3) e a graça de Deus personificada (5). Ele se fez homem, tornando-se numa só pessoa, o Deus-Homem (6). Somente Ele poderia cumprir perfeitamente a Lei, a ordem de Deus. Ele foi julgado pelos nossos pecados, por nossa quebra da Lei (10). Nele será manifestada a perfeita e eterna ordem de Israel, o governo perfeito. Ele escolheu doze apóstolos (12).” Os Segredos Do Tabernáculo De Moisés, Kevin J. Conner
O Altar do Incenso: ficava de frente para o véu onde eram queimados incensos (perfumes) produzidos a mando de Deus, também 24 horas. Ex.30.8
Nível 3: Lugar Santíssimo ou Santo dos Santos – por fim, para o sacrifício de toda a Nação, num ato anual, somente o Sumo-Sacerdote
“Qualquer israelita poderia entrar nos átrios, mas só a tribo sacerdotal poderia ir, no Tabernáculo, e apenas o Sumo Sacerdote poderia ir além, no Santo dos Santos, uma vez por ano no dia do Yom Kippur, O Dia da Expiação.”
Santíssimo:
O Santo dos Santos (Nível 3) Ex.26.33
Era o último compartimento do tabernáculo e o mais importante, era o lugar onde ficava a arca da aliança.
A única coisa que separava o Lugar Santo do Lugar Santíssimo (Santo dos Santos) era um véu grosso (Ex.26.33).
O único que podia entrar nesse lugar era o sumo sacerdote apenas uma vez por ano depois de um extenso ritual de preparação com um sacrifício pelos pecados do povo. O sinal de Deus na aceitação da presença do Sumo Sacerdote no Santo dos Santos era que ele continuava vivo!
A Arca da Aliança (Ex.25.10): era uma espécie de caixa coberta com ouro com 2 querubins de ouro puro em cima na tampa. Representava a aliança de Deus com seu povo e também a sua própria presença que ia no meio deles.
'O Átrio [Pátio] Exterior'
Exodo 40:38 Porquanto a nuvem do SENHOR estava de dia sobre o tabernáculo, e o fogo estava de noite sobre ele, perante os olhos de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas.
Santuário do tabernáculo estava ao lado ocidental, sendo a metade de um pátio retangular, cujas dimensões eram 100 x 50 cúbitos [côvados] (50 x 25 metros). O tabernáculo estava situado de Leste para Oeste, tendo a entrada ao Leste. A nuvem da Glória de Deus desceu no tabernáculo:
“O pátio externo era o local onde o pecado era julgado. Havia uma purificação sacrificial pelo sangue do animal sacrificado e lavagens cerimoniais para purificação de toda contaminação. O bronze (vide neste mesmo estudo o significado)expressa claramente o juízo do pecado.”
Santuário do tabernáculo estava ao lado ocidental, sendo a metade de um pátio retangular, cujas dimensões eram 100 x 50 cúbitos (côvados) (50 x 25 metros). O tabernáculo estava situado de Leste para Oeste, tendo a entrada ao Leste. A nuvem da Glória de Deus desceu no tabernáculo:
Exôdo 40:38 Porquanto a nuvem do SENHOR estava de dia sobre o tabernáculo, e o fogo estava de noite sobre ele, perante os olhos de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas.
Qualquer israelita poderia entrar nos átrios, mas só a tribo sacerdotal poderia ir, no Tabernáculo, e apenas o Sumo Sacerdote poderia ir além, no Santo dos Santos, uma vez por ano no dia do Yom Kippur, O Dia da Expiação.
A instalação do Tabernáculo mudou a consciência de redenção (a consciência de pecado na vida de cada indivíduo) e adoração entre os israelitas, eles entenderam, mesmo com muito temor, viam que Deus começou a lhes revelar que tudo aquilo estava envolvido no sangue de um sacrifício expiatório, com o qual eles estavam identificados, mas não entendiam completamente.
A partir, desta construção, quando um Israelita reconhecia que havia pecado e que este pecado criava uma separava de Deus, se ele quisesse ser perdoado iria buscar o seu lugar junto a Deus no tabernáculo.
Quando o israelita reconhecendo ser pecador ao se aproximar, se deparava com uma parede de cortina, de linho branco retorcido formando uma barreira entre ele e o átrio. Tendo ao redor 300 côvados (132 metros) exceto em uma extensão de 20 côvados (8,8 metros) onde era diferente.
A Porta de Entrada.
Não era formada de linho branco, mas era multi-colorido em tecido branco, azul, púrpura e carmesim. Era distinto e destacado o modo pelo qual o pecador poderia ter acesso para o átrio da casa de Deus.
A Entrada:
Esta entrada tinha uma cortina com as seguintes características:
Linho retorcido,
Estofo azul,
Púrpura e carmesim
Tipos a serem entendidos na divindade do antítipo Jesus Cristo, sua vida, ministério, O Ser Deus encarnado homem, O Rei anunciado, O Messias que havia de vir, a chegada das Boas Novas em quatro escritos, que sustentam toda a vida de Jesus, visto em cada detalhe, como:
Única entrada à Deus e aos Céus: Jesus, o único Salvador.
“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” João 14: 6
10 metros: Entrada ampla para todos.
Mas, esta entrada não permitia seguir até ao Santo dos Santos.
Jesus permitiu a todos entrar no pátio, e se servir do sacrifício “kenótico” de forma que todos podem em Seu Nome acessar o Santíssimo Lugar.
4 Colunas:
Simbolizando os 4 Evangelhos.
“Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu. E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
João 3:13-15
Os Quatro (4) Evangelhos se dividem em duas (2) formas de conteúdo. Os Sinóticos (mesma visão ou ótica).
3 (três) sob a visão de Jesus na Galiléia, sua origem genealógica, como Mateus, seus atos em sequência ligeira, como Marcos e seus atos descritos com precisão por um pesquisador e revelado homem o amado Lucas.
O quarto Evangelho mostra a divindade de Jesus, a partir, das primeiras linhas, nos escritos do velho João, o apóstolo amado.
Mas, todos só se chamam Evangelhos, porque descrevem: nascimento, vida, Ministério e Morte com Ressurreição do Nosso Senhor Jesus Cristo. Boas Novas de Deus.
Linho retorcido: Simbolizam o sofrimento de Jesus.
Estofo Azul: Representa a divindade de Cristo, vindo dos Céus.
Púrpura: A realeza de Cristo como soberano Reis e Senhor.
Carmesim: (vermelho) Tipifica o Sangue de Cristo.
“Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem.” Hebreus 8:2
Todo o simbolismo leva ao âmago do estudo “Símbolos da Obra Redentora de Cristo”, a Porta:
Eu sou a Porta” - A porta era a entrada para o caminho do perdão e da vida. Essa porta é tipo de Cristo, o único que satisfez as reivindicações da lei - João 14.6.
A Porta do Tabernáculo era muito atraente e com variadas cores era sem trancas nem cadeados. Era feita de um tecido grosso e forte, porém fácil de abrir. Mas, só podia abri-la um sacerdote.
Quando um Israelita reconhecia que ele havia pecado, e que isto o separou de Deus, se ele quisesse ser perdoado, iria buscar o seu lugar junto a Deus no Tabernáculo. Quando ele (o pecador) se aproximava, achava uma parede de linho branco formando uma barreira contra ele. Tendo ao redor 300 cúbitos (150 metros) exceto em uma extensão de 20 cúbitos (10 metros) onde era diferente.
Era conhecida como A Porta de Entrada. Não era formada de linho branco, mas era multicolorido em tecido branco, azul, púrpura e carmesim. Era distinto, e destacado o modo pelo qual o pecador poderia ter acesso para o átrio da casa de Deus.
O Que Tinha no Pátio:
“..., até todos os seus pregos, e todos os pregos do pátio, serão de cobre.”
 “A tenda sagrada ficava encerrada em um espaço descoberto chamado O Pátio, que estava rodeado de cortinas ou anteparos, de linho fino, suspensos de colunas de cobre.”
no pátio características típicas do período da dispensação da Lei ou anterior à cruz, que apresentamos de forma resumida no esboço a seguir.
a. Os 1.500 côvados quadrados da área de linho são significativos dos 1.500 anos da aliança estabelecida com Moisés, o mediador da antiga aliança, até Cristo, o mediador da nova aliança.
b. As 60 colunas em bases de bronze ligadas por ligaduras de prata representam de modo significativo os 60 homens da linhagem messiânica e da genealogia de Cristo, de Adão até Cristo.
c. O altar de bronze (sangue) e a bacia de bronze (água) eram símbolos proféticos da água e do sangue que fluíram do lado de Jesus na cruz. Esse evento marcou o fim da dispensação da Lei e introduziu a Dispensação da Igreja, o que nos leva à entrada do Lugar Santo.
d. As quatro colunas da entrada do pátio e as quatro cores correspondem aos quatro evangelhos, que nos apresentam todas as verdades representadas simbolicamente acima.
Assim, a marca da dispensação da Lei é vista de forma evidente no pátio, em seus metais e artigos, e nas medidas das cortinas e da entrada.”
Posição da Porta:
A entrada para este recinto ficava na extremidade oriental. Era fechado com cortinas de custoso material e bela confecção, se bem que inferiores às do santuário. Sendo os anteparos do pátio apenas da metade da altura das paredes do tabernáculo aproximadamente, o edifício podia ser perfeitamente visto pelo povo do lado de fora. No pátio, e bem perto da entrada, achava-se o altar de cobre para as ofertas queimadas, ou holocaustos. Sobre este altar eram consumidos todos os sacrifícios feitos com fogo ao Senhor, e as suas pontas eram aspergidas com o sangue expiatório. Entre o altar e a porta do tabernáculo, estava a pia, que também era de cobre, feita dos espelhos que tinham sido ofertas voluntárias das mulheres de Israel. Na pia os sacerdotes deveriam lavar as mãos e os pés sempre que entravam nos compartimentos sagrados ou se aproximavam do altar para oferecerem uma oferta queimada ao Senhor.”
Aqueles pães só podiam ser comidos legitimamente pelos sacerdotes, e unicamente no pátio do lugar santo - Levítico 24.9.
Os fios, azul, roxo, e escarlate e o tecido de linho retorcido exposto à entrada do pátio do Tabernáculo nos mostram as obras de Jesus Cristo no período do Novo Testamento que salvou a humanidade. Deste modo, a palavra no Velho Testamento e Novo Testamento do Tabernáculo estão rigorosamente e definitivamente relacionados uma à outra, como o tecido de linho retorcido.
a largura e comprimento do pátio do tabernáculo, o comprimento era de 45,72 m e sua largura era de 22,86 m.
Separando o Santo do Profano:
O lugar
“Mediu pelos quatro lados; e havia um muro em redor, de quinhentas canas de comprimento, e quinhentas de largura, para fazer separação entre o santo e o profano.” Ezequiel 42:20
Havia a necessidade de separação. Nenhum homem sem estar adrede indicado e paramentado, com todos os utensílios e munido da unção não poderia Em nos nossos dias Jesus permite que haja santificação, ao passarmos pelo véu rasgada.
Ao estudarmos, particularmente o Pátio do Tabernáculo vemos que houve um cuidado de Deus em estabelecer que ele fosse totalmente cercado de cortinas, que formavam uma barreira entre o seu interior e o acampamento, de tal forma que só Arão e Moisés podiam adentrar ao seu interior.
Muito embora, o povo pudesse ver parte da construção, no entanto não podia adentrar e temia, muito a presença de Deus.
A barreira era constituída por cortinas de linho retorcido sustentadas por uma fundação feita com 60 colunas de madeira cingidas de prata. Sendo 20 em cada comprimento e 10 em cada largura, espaçadas igualmente e encaixadas nas bases de cobre que eram ficadas no chão ou na areia.
No topo de cada pilar existia um acabamento ou cobertura feito de madeira e revestido de prata, chamado de capitel. Existiam colchetes ou ganchos de prata nas colunas para fixarem as cortinas. “Vide estudos anteriores e, neste estudo significado de cada elemento
Preservando Santidade
   “Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.” João 15:3
A construção do pátio com divisão do acampamento com, simboliza a necessidade de santidade dos que adentrariam no Pátio, temos, pois, que: “todos estavam excluídos do Lugar Santíssimo, exceto o Sumo Sacerdote, o acesso ao pátio era irrestrito.”
Temos, pois, mais uma tipologia direta com Jesus Cristo e o Plano salvífico.
“O metal predominante no pátio era o bronze, uma figura do período da Lei, ou do Juízo, a “Era do Bronze”.
A instituição de um Sacerdócio santo terreno através da família Araônica, mostra que este lugar só poderia ser acessado por aqueles desta família.
Como o sacerdócio Crístico é anterior ao Araônico, vemos que, somente um santo legitimo poderia adentrar como homem no Tabernáculo eterno de Deus, para retirar as cortinas e abrir as portas de acesso a todos, os quais Ele, só Ele poderia tornar sacerdotes, mesmo homens, ainda na terra, e após a vida eterna.
Onde quer que os sacerdotes de Deus se reúnem, aí estará o Tabernáculo, Jesus Cristo, Deus conosco. E o local básico de reunião é o templo.

As Tribos ao redor do Tabernáculo.


A Ordem Das Tribos No Acampamento

O tabernáculo foi projetado para ser desmontável, foi projetado para acompanhar Israel por onde quer que fosse. Para esse trabalho Deus incubou os filhos de Levi, Gérson, Coate e Merari.

Os levitas ficariam responsáveis pelo trabalho no tabernáculo. As famílias de Gérson (Gersonitas) acampavam-se ao Oeste e cuidavam do exterior do tabernáculo e serviam como vigias.

As famílias de Coate (Coatitas) acampavam-se ao Sul e eram responsáveis pela Arca da Aliança, a Mesa dos Pães, O candelabro (Candeeiro), os altares e todos os vasos e utensílios sagrados.

As famílias de Merari (Meraritas) acampavam-se ao Norte e eram responsáveis pela conservação e transporte das tábuas, das travessas, das colunas, das cordas, das estacas e das bases. O restante das tribos de Israel se acampavam ao redor do tabernáculo nessa ordem :

A porta do tabernáculo olhava sempre para o Oriente, ou seja, para o lugar do nascimento do sol. Isso aponta para Jesus.

Dele disse o profeta Malaquias :Ml 4.2 - “Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo curas nas suas asas; e vós saireis e saltareis como bezerros “.                                              

Vasos do Tabernáculo:

O bronze era usado: nos cinquenta colchetes sobre as cortinas de pêlos de cabra; nas cinco bases para a porta do Tabernáculo, nas colunas, nas estacas e bases do pátio externo, no altar de bronze e na pia de bronze. Todos esses objetos eram de bronze (ou cobre, segundo algumas versões).

No tocante a todos os vasos do tabernáculo em todo o seu serviço, até todos os seus pregos, e todos os pregos do pátio, serão de cobre.
Qualquer israelita poderia entrar nos átrios, mas só a tribo sacerdotal poderia ir, no Tabernáculo, e apenas o Sumo Sacerdote poderia ir além, no Santo dos Santos, uma vez por ano no dia do Yom Kippur, O Dia da Expiação.
“E para o nosso Deus nos fizeste reis e sacerdotes; e reinaremos sobre a terra.” Apocalipse 5:10
Fontes bibliográficas:
Citações no corpo do texto
Bíblia online
Do Tabernáculo De Moisés Ao Templo De Salomão; Mario Marcos - Bacharel em Teologia pelo (ICEC), Instituto Cristão de Estudos Contemporâneos.
Dicionário Strong
Tabernáculo, Luís Alberto  Alves
Apaixonados por missões
Dicionário Versão ­ Almeida Corrigida Fiel - (SBTB)
O Tabernáculo - Um lugar de Adoração a Deus no deserto

2 comentários:

Unknown disse...

Eu amo esse estudo que fala sobre o Tabernáculo

Unknown disse...

Eu amo esse Estudo que fala sobre o Tabernáculo

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger