A
Superioridade de Jesus em relação a Moisés
Lição
3 – CPAD 1º Trimestre 2018
ESTUDO MODO ESBOÇO [sem revisão em 1ª parte] – Pastor Osvarela
TEXTO
ÁUREO
"Porque
ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do
que a casa tem aquele que a edificou." (Hb 3.3)
LEITURA
BÍBLICA
Hebreus
3.1-19:
1
POR isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus
Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão,
2
Sendo fiel ao que o constituiu, como também o foi Moisés em toda a sua casa.
3
Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior
honra do que a casa tem aquele que a edificou.
4
Porque toda a casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é
Deus.
5
E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho
das coisas que se haviam de anunciar;
6
Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão
somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim.
7
Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz,
8
Não endureçais os vossos corações, Como na provocação, no dia da tentação no
deserto.
9
Onde vossos pais me tentaram, me provaram, E viram por quarenta anos as minhas
obras.
10
Por isso me indignei contra esta geração, E disse: Estes sempre erram em seu
coração, E não conheceram os meus caminhos.
11
Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso.
12
Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para
se apartar do Deus vivo.
13
Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama
Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;
14
Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o
princípio da nossa confiança até ao fim.
15
Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos
corações, como na provocação.
16
Porque, havendo-a alguns ouvido, o provocaram; mas não todos os que saíram do
Egito por meio de Moisés.
17
Mas com quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que
pecaram, cujos corpos caíram no deserto?
18
E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram
desobedientes?
19
E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade.
Genealogia
e Biografia de Moisés - Êxodo 2:1-10
E
foi um homem da casa de Levi e casou com uma filha de Levi.
E
a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso,
escondeu-o três meses.
Não
podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com
barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio.
E
sua irmã postou-se de longe, para saber o que lhe havia de acontecer.
E
a filha de Faraó desceu a lavar-se no rio, e as suas donzelas passeavam, pela
margem do rio; e ela viu a arca no meio dos juncos, e enviou a sua criada, que
a tomou.
E
abrindo-a, viu ao menino e eis que o menino chorava; e moveu-se de compaixão
dele, e disse: Dos meninos dos hebreus é este.
Então
disse sua irmã à filha de Faraó: Irei chamar uma ama das hebréias, que crie
este menino para ti?
E
a filha de Faraó disse-lhe: Vai. Foi, pois, a moça, e chamou a mãe do menino.
Então
lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-mo; eu te darei teu
salário. E a mulher tomou o menino, e criou-o.
E,
quando o menino já era grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou;
e chamou-lhe Moisés, e disse: Porque das
águas o tenho tirado.
Introdutório:
Um
sacerdote hebreu no Império de Faraó
5 E, na verdade, Moisés
foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se
haviam de anunciar;
Nomes
importantes de Moises e ligados a Ele
משה – Mosheh; grego - Μωσης; n. pr. m.Moisés = “tirado”; o
profeta e legislador, líder do Êxodo
יוכבד -Yowkebed; n. pr. f. Joquebede
= “Javé é glória”; a filha de Levi, esposa e ao mesmo tempo tia de Anrão, e mãe
de Moisés, Aarão e Miriã.
עמרם – `Amram; n. pr. m. Anrão = “povo exaltado”; um descendente de
Coate e Levi e pai de Moisés
צפרה -
Tsipporah;
n. pr. f. Zíporá = “pássaro”; filha de Reuel ou Jetro, esposa de Moisés,
e mãe de Gérson e Eliézer
גרשם - Ger^eshom; n. pr. m. Gérson = “estrangeiro”; “exilado”; primeiro
filho de Moisés e Zípora; כושית - Kuwshiyth; adj f. uma
mulher cuxita, a esposa de Moisés, assim denominada por Miriã e Arão.
שבואל – Sh^ebuw’el; שובאל Shuwba’el; n. pr. m. Sebuel ou
Subael = “cativo de Deus”; filho de Gérson e neto de Moisés
רחביה – R^echabyah ou רחביהו R^echabyahuw; n. pr. m.Reabias = “O
SENHOR aumentou”; o único filho de Eliézer e neto de Moisés
Jetro
ou Jéter
= “abundância” ou “sua abundância” sogro de Moisés, ou Reuel - Reuel ou
Raguel = “amigo de Deus”; sogro midianita de Moisés também
conhecido como Jetro ouיתר - Yether; n. pr. m.
קין – Qayin (Caim – “possessão”); a tribo à qual pertencia o sogro
de Moisés e que vivia na região entre o sul da Palestina e as montanhas do
Sinai
קיני - Qeyniy ou קיני Qiyniy (1Cr 2.55 - “E as famílias dos
escribas que habitavam em Jabez foram os tiratitas, os simeatitas e os
sucatitas; estes são os queneus, que vieram de Hamate, pai da casa de Recabe.”).
Queneu
= “ferreiros”;
a tribo à qual pertencia o sogro de Moisés e que vivia na região entre o sul da
Palestina e as montanhas do Sinai
Goshen-- de origem egípcia; n.
pr. Loc.
Gósen = “aproximando-se”; uma
região no norte do Egito, a leste do baixo Nilo, onde os filhos de Israel
viveram desde o tempo de José até a época de Moisés
מדין – Midyan; grego - Μαδιαν; Midiã ou midianitas = “conflito” n. pr. M. filho
de Abraão com Quetura e progenitor da tribo dos midianitas ou árabes; a tribo
descendente de Midiã; n. pr. loc. o território da tribo descendente de
Midiã; localizado principalmente no deserto ao norte da península Árabe; terra
para onde Moisés foi quando fugiu do Faraó.
מרים –
Miryam;
grego - Μαριαμ; n. pr. f. Miriã = “rebelião”; irmã mais velha de Moisés
e Arão
Ααρων
– Aaron-hebraic0; אהרן; n pr
m. Arão = “que traz luz”
1)
o irmão de Moisés, o primeiro sumo sacerdote de Israel e o líder de toda ordem
sacerdotal.
נבו –
N^ebow; Nebo
= “profeta”; a montanha onde Moisés morreu; localizada a leste do Jordão em
frente a Jericó;
סיני – Ciynay; grego - σινα; n. pr. loc. Sinai = “espinhoso”; a montanha onde
Moisés recebeu a lei de Javé; localizada no extremo sul da península do Sinai,
entre as pontas do mar Vermelho;
סנה – c^enah- significando espetar; n. m. arbusto, arbusto espinhoso; a
sarça ardente de Moisés; talvez o arbusto da amoreira
פועה - Puw `ah; n. pr. f. Puá = “esplêndida”; uma das 2 parteiras dos
hebreus às quais Faraó ordenou matar todos os meninos nascidos a Israel; época
de Moisés
Discurso
Moisés
foi explicado por Jesus
Moisés
mostrou Jesus através da Lei
“Filipe
achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado
aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho
de José.” João 1:45
Lucas 24:27: E, começando por
Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em
todas as Escrituras.
Jesus
veio para cumprir o que estava escrito na Lei e nos Profetas.
Tudo
deles apontava para Ele, mesmo onde não havia algo explicitamente profético.
Ele cumpriu o que a Lei requeria.
Mateus
5:17-18:
Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas
cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um
jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.
Lucas
16.29
Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.
Moises
um profeta tirado dentre os homens, Jesus um profeta colocado no meio dos
homens, sendo Deus se fez homem!
“E
nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o Senhor
conhecera face a face” Deuteronômio 34:10
“E para ensinar aos filhos
de Israel todos os estatutos que o Senhor lhes tem falado por meio de Moisés.” Levítico
10:11
Olhando,
pois, Arão e todos os filhos de Israel para Moisés, eis que a pele do seu rosto
resplandecia; por isso temeram chegar-se a ele. Êxodo 34:30
Mateus 17:2. E transfigurou-se
diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se
tornaram brancas como a luz.
Um
Filho reconhecido
- Marcos 9:3-7
“E
as suas vestes tornaram- se resplandecentes, extremamente brancas como a
neve, tais como nenhum lavadeiro sobre a terra as poderia branquear.
E
apareceu-lhes Elias, com Moisés, e falavam com Jesus.
E
Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Mestre, é bom que estejamos aqui; e
façamos três cabanas, uma para ti, outra para Moisés, e outra para
Elias.
Pois
não sabia o que dizia, porque estavam assombrados.
E
desceu uma nuvem que os cobriu com a sua sombra, e saiu da nuvem uma voz que
dizia: Este é o meu filho amado; a ele ouvi.”
ιερατεια
hierateia; sacerdócio,
ofício de um sacerdote
2406
ιερατευμ α hierateuma;
n n. ofício de um sacerdote; ordem ou corpo de sacerdotes
2407
ιρα τευ ω hierateuo;
v. ser um sacerdote, desempenhar o ofício sacerdotal, estar ocupado com deveres
sagrados
ιερευς
hiereus;
n m. sacerdote, alguém que oferece sacrifícios e em geral está ocupado com os
ritos sagrados; refere-se aos sacerdotes dos gentios ou dos judeus
-
Metáf. dos cristãos, porque, purificados pelo sangue de Cristo e
conduzidos à comunhão plena com Deus, dedicam suas vidas somente a Ele e a
Cristo
ιε
ρο ν hieron;
n n. lugar sagrado, templo; usado do templo em Jerusalém - O templo de
Jerusalém consistia de toda uma área sagrada, incluindo todo agregado de construções,
galerias, pórticos, pátios (pátio dos homens de Israel, pátio das mulheres, e pátio
dos sacerdotes), que pertenciam ao templo. A palavra também era usada para designar
o edifício sagrado propriamente dito, consistindo de duas partes, o “santuário”
ou “Santo Lugar” (onde ninguém estava autorizado a entrar, exceto os
sacerdotes), e o “Santo dos Santos” ou “O Mais Santo Lugar” (onde somente o
sumo-sacerdote entrava no grande dia da expiação).
“O Sumo Sacerdote não
entrou no Santo dos santos terrenos, como homem e judeu, mas Ele saiu do
Santíssimo Lugar para dar acesso a todos os Homens ao Santo dos Santos nos
Céus!” Osvarela
Como
homens:
Moises
levantou o Santuário Terrestre e nele introduziu sacerdotes da família de Arão.
Moisés esteve no Santo terrestre!
Êxodo 40:1-4
“...mais o
SENHOR a Moisés, dizendo: No primeiro mês, no primeiro dia do mês, levantarás o
tabernáculo da tenda da congregação, E porás nele a arca do testemunho, e
cobrirás a arca com o véu. Depois colocarás nele a mesa, e porás em ordem o que
se deve pôr em ordem nela...”
Jesus
vivia no Santuário Celeste. O Céu é o Santíssimo Lugar:
Hebreus 9:10,11
“Consistindo somente em comidas, e bebidas, e
várias abluções e justificações da carne, impostas até ao tempo da correção. Mas,
vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por
mãos, isto é, não desta criação”
Jesus, como homem, nunca entrou no santíssimo terrestre.
Ao
estudarmos este tema devemos entender que a tipologia usada pelo escritor aos
Hebreus usa a Regra máxima da Tipologia:
“O
tipo é imperfeito e o antítipo é Perfeito!”
Desta
maneira, fica mais fácil de entendermos a diferença entre Miosés e Jesus Cristo.
צפנת פענח --
Tsophnath Pa neach pahnay’- akh; Zefanate-Panéia;
Egípcio: Salvador do mundo (informação
de Origenes, um teólogo cristão do III século);
Hebraico: Deus fala, Ele vive; um
nome dado por Faraó a José
O
primeiro Zanefate Paneia foi José do Egito. Usarei o
significado acima, embora se possa ter outros significados para o nome egípcio
de José.
Gênesis
41:45,46
“E Faraó chamou a José de
Zafenate-Panéia, e deu-lhe por mulher a Azenate, filha de Potífera, sacerdote
de Om; e saiu José por toda a terra do Egito. E José era da idade de trinta
anos quando se apresentou a Faraó, rei do Egito.”
Mesmo
que alguns possam usar o significado, diverso, como; “aquele que revela, ou
decodificador de sonhos”, ou outros significados, ficaremos com este.
Mesmo
que use o significado:” 'abundância de vida ou o deus fala e vive” Jesus disse “Eu
Sou a Vida”
João
11:23-26 “Disse-lhe Jesus: Teu
irmão há de ressuscitar. Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar
na ressurreição do último dia.Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a
vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que
vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?
Moisés
foi o segundo imperfeito, mas chamado por Deus e colocado sobre o povo hebreu
como Deus, sendo Arão sua voz.
Jesus
como Moises foi livre da morte, ainda criança, descendo ao Egito, para sua
segurança, sendo seus pais divinamente avisados:
Mateus
2:13,14
“E,
tendo eles se retirado, eis que o anjo do Senhor apareceu a José num sonho,
dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e
foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga; porque Herodes
há de procurar o menino para o matar. E, levantando-se ele, tomou o menino e sua mãe, de noite, e foi para o Egito.”
Jesus
foi tirado do meio dos seus, ainda criança, como Moisés!
São
pontos que mostram a tipologia que se deva usar para mostrar a superioridade de
Jesus em relação a Moisés!
Hebreus
9:1-3,24; Hebreus 9.24;10:19-21
“Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no
mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus;
Ora, também a primeira tinha ordenanças de culto divino, e um santuário
terrestre. Porque um tabernáculo estava preparado, o primeiro, em que havia
o candeeiro, e a mesa, e os pães da proposição; ao que se chama o santuário.
Mas depois do segundo véu estava o tabernáculo que se chama o santo dos santos,
Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do
verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora
comparecer por nós perante a face de Deus;... Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de
Jesus, Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu,
isto é, pela sua carne, E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus...”
Também
estavam os pátios do Templo, onde Jesus ou os apóstolos ensinavam ou
encontravam-se com os adversários ou outras pessoas “no templo”; do pátio dos
gentios Jesus expulsou os comerciantes e os cambistas
ιερουργεω; hierourgeo;
v. servir como um sacerdote, ministrar no serviço sacerdotal; daqueles que
defendem a santitidade da lei enfrentando até morte violenta.
“E, achado na forma de
homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte
de cruz.” Filipenses 2:8
λατρευω; latreuo lat-ryoo’-o;
v. no NT, prestar serviço religioso ou reverência, adorar; desempenhar serviços
religiosos, ofertar dons, adorar a Deus na observância dos ritos instituídos
para sua adoração; dos sacerdotes, oficiar, cumprir o ofício sacro
λειτουργεω; leitourgeo;
v. fazer um serviço, realizar um
trabalho- de sacerdotes e Levitas que se ocupavam dos ritos sagrados no
tabernáculo ou templo; de cristãos servindo a Cristo, seja pela oração, ou
instruindo outros no caminho da salvação, ou de alguma outra forma
λειτουργια; leitourgia;
n. f. ofício público que um cidadão se compromete a administrar por sua própria
conta; serviço ou ministério de sacerdotes relacionados com orações e
sacrifícios oferecidos a Deus - dom ou benefício para o alívio do indigente
Demonstração
da Superioridade de Jesus em relação a Moisés: (Cont.)
Moisés como homem foi colocado como Deus;
Êxodo 4:14-16
“Não é Arão, o levita,
teu irmão? Eu sei que ele falará muito bem; e eis que ele também sai ao teu
encontro; e, vendo-te, se alegrará em seu coração. E tu lhe falarás, e porás as
palavras na sua boca; e eu serei com a tua boca, e com a dele, ensinando-vos o
que haveis de fazer. E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por
boca, e tu lhe serás por Deus.
Mas, contudo, não foi Deus!
Jesus Cristo como homem, era perfeitamente homem
e perfeitamente Deus:
João 14:9 “Disse-lhe Jesus: Estou
há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos
o Pai?
Deuteronômio 8.3 “Sim, ele te humilhou, e te
deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que nem tu nem teus pais
conhecíeis; para te dar a entender que o homem não vive só de pão, mas de tudo
o que sai da boca do Senhor disso vive o homem”.
Mateus 4.4 “Mas Jesus lhe respondeu:
Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da
boca de Deus”.
Jesus
como homem deu comida aos homens realizando Ele mesmo o Milagre:
Marcos 6:38-42 “E
ele disse-lhes: Quantos pães tendes? Ide ver. E, sabendo-o eles, disseram:
Cinco pães e dois peixes. E ordenou-lhes que fizessem assentar a todos, em
ranchos, sobre a erva verde. E assentaram-se repartidos de cem em cem, e de
cinqüenta em cinqüenta. E, tomando ele os cinco pães e os dois peixes, levantou
os olhos ao céu, abençoou e partiu os pães, e deu-os aos seus discípulos para
que os pusessem diante deles. E repartiu os dois peixes por todos. E todos
comeram, e ficaram fartos”
Moisés
como homem, deu comida ao Povo, mas a comida que perece, e com o milagre do
próprio Deus.
Moisés
deu o pão do deserto aos homens, ‘manhu’ ou maná [Maná no hebraico: מָן man]:
Def.
“alimento que foi miraculosamente fornecido aos israelitas em sua travessia
do deserto”; O maná do céu foi provido ao longo dos anos, mas seu
suprimento cessou tão logo entraram na terra prometida.
Êxodo 16.1-15 “E, vendo-a os filhos de
Israel, disseram uns aos outros: Que é isto? Porque não sabiam o que era.
Disse-lhes pois Moisés: Este é o pão que o Senhor vos deu para comer”.
O
versículo diz que ao verem o maná [“o que é”, do hebraico man],
que era algo novo, jamais visto, os israelitas começaram a perguntar uns aos
outros “O que é isto?”, do som
desta pergunta feita no hebraico é que surgiu o nome “maná”, que significa “o
que é isto?”;
Deuteronômio
8.2-3 “Então
disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo
sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia”
Jesus
é o próprio alimento e deu a todos homens, além de Israel o Pão Eterno:
João
6:35 “E
Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá
fome, e quem crê em mim nunca terá sede.”
João
6:26,27
“...não
pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes. Trabalhai,
não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida
eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o
selou.”
Jesus
é o próprio Pão, que desceu dos céus:
João
6:51
“Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém
comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu
darei pela vida do mundo.”
Moisés
mesmo morrendo, aliás, pelo pecado alheio, ele se irou, não pode continuar
sendo o Mediador entre Deus e os homens. Mesmo que tenha ordenado o símcolo do
sangue entr seus ensinos, mas o seu própro sangue não produziu virtude alguma
para Salvação, mas ele mesmo oferecia sangue de bodes e ovelhas:
Hebreus
9:19,20
“Porque, havendo Moisés anunciado a todo o
povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o sangue dos bezerros e dos
bodes, com água, lã purpúrea e hissopo, e aspergiu tanto o mesmo livro como
todo o povo, Dizendo: Este é o sangue do testamento que Deus vos tem
mandado.” Ora, o Testamento a que Moisés se referia era o Antigo Pacto.
Jesus
pode mostrar e se tornar o Único Mediador entre os homens e Deus, e pode com
sua Morte mostrar que a Sua Carne e o Seu Sangue, são o Símbolo da Aliança
redentiva da Humanidade:
Mateus
26:26-29
“E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e
abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo.
E,
tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos;
Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por
muitos, para remissão dos pecados.
E
digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em
que o beba novo convosco no reino de meu Pai.”
Hebreus
9:14-16
“Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito
eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas
consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?
E por isso é
Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das
transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a
promessa da herança eterna.
Porque
onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador.
Texto Esboço – Continua e será revisado!
Bibliografia:
O
significado do Maná;
Biblia
online
Apontamentos
do autor
Citações
no corpo do Texto
O
Sacerdócio – Gordon Clark
Como
Cristo Cumpriu e Acabou com o Regime do Antigo Testamento, John Piper
ANEXO Revisões CPAD, segundo blog Sub-Ebd:Veja no link!
Correções
propostas pela CPAD para esta Lição:
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo,
os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada
tópico. Por exemplo, o objetivo l refere-se ao tópico l com os seus respectivos
subtópicos.
INTERAGINDO
COM O PROFESSOR
A
Antiga Aliança apresenta Moisés como "apóstolo", isto é, o mensageiro
de Deus da Aliança com o povo de Israel, e o seu irmão Arão, como sumo J
sacerdote do povo de Deus, respectivamente. Essa dispensação deu lugar a uma
nova ordem, a um novo concerto em que Cristo Jesus se apresenta como executor
desses dois ofícios. Agora, Ele é o apóstolo da Nova Aliança e o Sumo.
Sacerdote perfeito. Essa verdade é que permeia toda a lição.
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Prezado
(a) professor (a), inicie a aula desta semana fazendo as seguintes perguntas:
a)
O que Moisés representou para o povo de Israel?
b)
Qual foi o papel de Moisés no estabelecimento da Antiga Aliança de Deus com o
seu povo?
c)
Por que Moisés é uma autoridade respeitada na história de Israel?
Ouça
as respostas dos alunos e em seguida faça um resumo abordando as respostas das
três perguntas a fim de amarrar as informações. A ideia dessa atividade é
familiarizar a classe com Moisés a fim de, a partir da importância dele para o
povo judeu, destacar a magnitude de Jesus Cristo como o mediador da Nova
Aliança.
CONHEÇA MAIS
A
possibilidade de não chegar ao fim da caminhada
"O
livro de Hebreus considera a possibilidade de permanecer firme na fé ou de
abandoná-la como uma escolha real, que deve ser feita por cada um dos leitores;
o autor ilustra as consequências da segunda opção referindo-se à destruição dos
hebreus rebeldes no deserto após sua gloriosa libertação do Egito."
"Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento", CPAD, p.1557-59.
3. Uma igreja, não apenas tabernáculo. [Tópico
Revisado]
Alguns
autores entendem que a expressão “casa de Deus” usada em relação a Moisés pode
se referir ao tabernáculo como centro do culto mosaico no deserto, enquanto
outros veem como uma referência à antiga congregação do povo de Deus do êxodo.
Em todo caso, a ideia gira em torno do povo de Deus que adora na Antiga
Aliança. Moisés foi um ministro de Deus no culto da congregação do deserto. Mas
Jesus, como Filho é o ministro da Igreja, o povo de Deus na Nova Aliança, “a
qual casa somos nós” (Hb 3.6).
2. O perigo de ver, mas não crer. “[...] [Tópico REVISADO]
E
viram, por quarenta anos, as minhas obras” (Hb 3.9). Erra quem pensa que só
acredita quem vê. Parece que quem muito vê, menos acredita. Acaba ficando acostumado
com o sobrenatural. O sobrenatural se naturaliza. É exatamente isso o que
aconteceu no deserto e era exatamente isso o que estava acontecendo com a
comunidade do autor de Hebreus. Tanto Moisés, como Jesus, foram poderosos em
obras, mas isso não estava sendo suficiente para segurar os crentes. É
preocupante quando o cristão se acostuma com o sobrenatural e nada mais parece
impactá-lo.
3. O perigo de começar, mas não terminar [Tópico REVISADO]
“Estes
sempre erram em seu coração e não conheceram os meus caminhos” (Hb 3.10b). Com
estas palavras o autor mostra o perigo de começar, mas não chegar. De andar,
mas se desviar. Alguns do antigo povo de Deus haviam começado bem, mas
terminaram mal. Muitos caíram pelo caminho, desistiram da estrada. O mesmo
risco estava ocorrendo com os cristãos neotestamentários — haviam começado bem,
mas estavam correndo o risco de caírem e perderem a fé. O alerta é para nós
também.
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