quinta-feira, junho 6

O Sistema de Sacrifícios Lição 10 – CPAD – 2º Trimestre 2019 - Dia Do Pastor

O Sistema de Sacrifícios
Lição 10 – CPAD – 2º Trimestre 2019
Estudo Prof. Pr. Osvarela
Texto Áureo
“Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus.” Romanos 3.25
Parabéns a todos os Pastores pelo seu Dia!
Leitura Bíblica
Levítico 1.1-3; 2.1-3; 3.1,2; 7.1,2; 1 João 2.1,2
Levítico 1.1.3
1 E chamou o SENHOR a Moisés, e falou com ele da tenda da congregação, dizendo:

2 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando algum de vós oferecer oferta ao Senhor, oferecerá a sua oferta de gado, isto é, de gado vacum e de ovelha.
3 Se a sua oferta for holocausto de gado, oferecerá macho sem defeito; à porta da tenda da congregação a oferecerá, de sua própria vontade, perante o Senhor.
Levítico 2:1-3
E quando alguma pessoa oferecer oferta de alimentos ao SENHOR, a sua oferta será de flor de farinha, e nela deitará azeite, e porá o incenso sobre ela;
E a trará aos filhos de Arão, os sacerdotes, um dos quais tomará dela um punhado da flor de farinha, e do seu azeite com todo o seu incenso; e o sacerdote queimará como memorial sobre o altar; oferta queimada é, de cheiro suave ao Senhor.
E o que sobejar da oferta de alimentos, será de Arão e de seus filhos; coisa santíssima é, das ofertas queimadas ao Senhor.
Levítico 3.1,2:
1 - E, se a sua oferta for sacrifício pacífico, se a oferecer de gado macho ou fêmea, a oferecerá sem mancha diante do SENHOR.
2 - E porá a sua mão sobre a cabeça da sua oferta e a degolará diante da porta da tenda da congregação; e os filhos de Arão, os sacerdotes, espargirão o sangue sobre o altar, em roda.
Levítico 7.1,2:
1 - E esta é a lei da expiação da culpa; coisa santíssima é.
2 - No lugar onde degolam o holocausto, degolarão a oferta pela expiação da culpa, e o seu sangue se espargirá sobre o altar em redor.
1 João 2.1,2
1 - Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo.
2 - E ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.
Exórdio:
Levítico, o livro em destaque neste estudo nos fornece regulamentos fixos, com aspectos que já faziam parte da verdadeira adoração.
Regula os sacrifícios de animais, que já eram oferecidos a Yehowah por Abel, Noé, Abraão e Jacó. (Gên. 4:4; 8:20, 21; 22:13; 31:54).
Antes disso, os chefes de família haviam servido quais sacerdotes na oferta de sacrifícios. — Gên. 46:1; Jó 1:5.
Levítico mostra a implantação do sacerdócio Araônico, com investidura de Arão e de seus filhos - Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar - (e seus sequentes descendentes masculinos) como sacerdócio especial, para realizarem o sacrifício anual e a adoração formal e a vida cotidiana cúltica e de remissão de pecados dos israelitas.
Por meio das ordenações de Jeová no livro de Levítico, Yehowah incutiu na mente dos israelitas a necessidade de serem um povo santo, e a maneira em que podiam sê-lo em sentido religioso (cultos, ofertas e serviços de ação de graças) e moral.
O sistema sacrificial de Israel, ou os sacrifícios cerimoniais, jamais usou o sacrifício humano como oferenda ou oferta como os cultos pagas da região oriental ou mesmo do Egito, onde o deus principal era um Boi - o Boi Ápis. Enquanto o boi, touro ou bezerro para Deus era uma oferta.
Além do que, o sistema sacrificial de Israel aceitava oferta de frutos da terra. E tratava-se como um retorno ao Rei e seus servos, por ele cuidados e com garantia de provisão e defesa contra outros povos. Era usual no oriente Média A oferenda de cereais era freqüentemente chamada de oferenda dos pobres e era comum como tal em todo o antigo Oriente Próximo.
מנחה – minchah; presente, tributo, oferta, dádiva, oblação, sacrifício, - presente, dádiva -  tributo - oferta (para Deus) - oferta de cereais.
Ele ia além das ofertas, mas com destaque a questão da gordura e fressuras, forma de queimar ofertas e serem queimadas até as cinzas, ele atingia outras áreas da vida diária do povo no deserto e depois na Terra Santa.
Com o livro de Levítico aprendemos que seus sacrifícios apontavam para a grandiosidade futura, ou da plenitude do Plano de Deus — o sacerdócio e o sacrifício de Jesus Cristo, e outras coisas boas.
A leitura de Levíticos serve para fortalecer a fé dos cristãos na sabedoria divina revelada nas leis relacionadas com a saúde física, leis que revelam conhecimento de fatos só reconhecidos pela medicina milhares de anos mais tarde.
O sistema anual do Dia da Expiação era uma das formas descritas em Levítico;
Disse, pois, o Senhor a Moisés: Dize a Arão, teu irmão, que não entre no santuário em todo o tempo, para dentro do véu, diante do propiciatório que está sobre a arca, para que não morra; porque eu aparecerei na nuvem sobre o propiciatório. Com isto Arão entrará no santuário: com um novilho, para expiação do pecado, e um carneiro para holocausto. Vestirá ele a túnica santa de linho, e terá ceroulas de linho sobre a sua carne, e cingir-se-á com um cinto de linho, e se cobrirá com uma mitra de linho; estas são vestes santas; por isso banhará a sua carne na água, e as vestirá. E da congregação dos filhos de Israel tomará dois bodes para expiação do pecado e um carneiro para holocausto. Depois Arão oferecerá o novilho da expiação, que será para ele; e fará expiação por si e pela sua casa. Também tomará ambos os bodes, e os porá perante o Senhor, à porta da tenda da congregação. E Arão lançará sortes sobre os dois bodes; uma pelo Senhor, e a outra pelo bode emissário. Então Arão fará chegar o bode, sobre o qual cair a sorte pelo Senhor, e o oferecerá para expiação do pecado. Mas o bode, sobre que cair a sorte para ser bode emissário, apresentar-se-á vivo perante o Senhor, para fazer expiação com ele, a fim de enviá-lo ao deserto como bode emissário.” Levítico 16:2-10
O Novo testamento e o Sistema Sacrificial;
“Portanto, era necessário que as cópias das coisas que estão nos céus fossem purificadas com esses sacrifícios, mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios superioresHebreus 9.23.
Sacrifícios — voluntário e obrigatórios: Os capítulos 1 (um) a 7 (sete), e o 16 (dezesseis), de Levítico tratam de diversas espécies de sacrifícios que os israelitas podiam oferecer, ou tinham de oferecer, nos interesses da santidade. As ofertas queimadas e as ofertas de participação em comum eram sacrifícios voluntários.
As ofertas pelo pecado e as ofertas pela culpa eram sacrifícios compulsórios. A primeira era para expiar os pecados cometidos não intencionalmente, ou por engano.
As ofertas queimadas e as ofertas de participação em comum eram sacrifícios voluntários.
Na oferta queimada, todo o animal ou ave, exceto o couro ou as penas, era consumido no altar.
No sacrifício de participação em comum, certa parte era oferecida no altar, representando a participação de Deus no sacrifício, outra parte era comida pelo sacerdote e uma terceira parte era consumida pelo próprio ofertante. — Lev. 1:1-17; 3:1-17; 5:8; 7:11-36.
[Essa era a única oferta que o Ofertante também poderia comer. Eles compartilhavam as refeições com os sacerdotes, as vezes com outras pessoas que também estavam ofertando, tipo um piquenique (encontro entre os amigos, agradecidos). Outra característica importante desse tipo de oferta, que o ofertante era Proibido De Pedir, petições não eram permitidos.]
2 - E ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.
O sistema de sacrifícios ou de ofertas sacrificiais descrito por Moisés no Livro de Levítico, mostra a qualidade e determina as ofertas segundo o tipo, quantidade, pureza, escolha e forma de realizar, cada uma.
Deus propôs um tipo de sistema sacrificial constituído pelas ofertas com qualificação, seja por pecado, seja por ação de graça, seja pela qualificação desde o Sacerdote, ao Sumo sacerdote, aos príncipes do povo e para o Povo de Israel em geral.
Necessitamos entender este sistema, como Redentivo e de Remissão e Expiação. Todas as ofertas apontam para Jesus e o Plano de Salvação, com a finalidade de perdoar pecadores, que voluntariamente se apresentavam aos sacerdotes, com as mais variadas ofertas.
O professor precisa ficar atento que não vamos apenas falar de dar ofertas, mas sim da qualidade e tipologia das ofertas que apontam para um Deus de perdão, sempre disposto a ter seu povo santificado, ainda que com a semente adâmica do pecado.
“Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que fará expiação pela alma.” Levítico 17:11
Assim, nós temos, (apontando para Jesus Cristo) as ativas ofertas pelos erros, sendo oferecidas com sangue, desde um touro, até uma pombinha, pois a vida da carne está no sangue, (visto que, o pecado adâmico, para permitir o homem continuar vivendo, Deus sacrificou um animal e os cobriu – símbolo de remissão dos pecados, mesmo que os tenha punido, com a saída do jardim do Éden porque era um jardim de perfeição, símbolo terreno do local da habitação do homem com Deus em santidade e pureza da mente sem a malícia) e era agora a propiciação, isto é, o sangue é que faz propiciação pela vida (Levítico 17.11).
As Cinco ofertas levíticas deveriam ser apresentadas sobre o altar de bronze – altar sacrificial de animais e do sangue a ser usado como expiação, sobre o propiciatório anualmente (Levítico 1 a 7). A mensagem do altar de bronze, portanto, é a tipologia do sangue da expiação, derramado na cruz do calvário, por Jesus, sangue cantado em Apocalipse 5.9,10.
“Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; E para o nosso Deus nos fizeste reis e sacerdotes; e reinaremos sobre a terra.”
Quando falamos das ofertas sempre estamos apontando para expiação e sangue.
Sangue está no cerne do Plano de Salvação do Homem.
O sangue do cordeiro pascal (Isaías 12)
O sangue do Dia da Expiação (Levítico 16)
O sangue das ofertas nas festas do Senhor (Levítico 23)
As cinco ofertas levíticas (Levítico 1-7)
O sangue da propiciação pela alma (Levítico 17.11-14)
O sangue (a vida) que clamava a Deus (Gênesis 4; Hebreus 12.22-24)
Estamos falando de oblação, segundo a etimologia indica que sangue da carne estava na ordem das ofertas, como a primeira oferta ordenada por Deus, vide abaixo.
Etimologia:
αιμα - haima; n. m. sangue - de homem ou animais - refere-se à sede da vida - daquelas coisas que se assemelham a sangue, suco de uva; derramamento de sangue.
דם – dam; do grego -Ακελδαμα; n. m. sangue
מנחה – minchah; significando repartir, i.e. conceder; n. f. presente, tributo, oferta, dádiva, oblação, sacrifício, oferta de carne; presente, dádiva – tributo - oferta (para Deus) -  oferta de cereais.
קרבן - qorban ou קרבן - qurban; grego - κορβαν; n. m. oferta, oblação
Sertã substantivo feminino Frigideira larga e de pouco fundo.
“Também farás os seus pratos, e as suas colheres, e as suas cobertas, e as suas tigelas com que se hão de oferecer libações; de ouro puro os farás.” Êxodo 25:29
כון - kavvan; n. m. bolo, bolo sacrificial
קבה - qebah; n. f. estômago, barriga, bucho; ventre (da vítima sacrificial)
שוק - showq; n. f. perna, coxa; de animal sacrificial; especificamente a coxa, a parte superior da perna, a perna traseira, como a porção consumida.
..., e as pernas, ele as lavará com água; e o sacerdote oferecerá tudo isso, e o queimará sobre o altar; holocausto é, oferta queimadaLevítico 1:13
שעיר  as ` iyr ou שער as ` ir - adj. cabeludo n. m. cabrito, bode - como animal sacrificial
כליל - kaliyl; adj. inteiro, completo, perfeito; adv. totalidade subst.; todo, oferta totalmente queimada, holocausto
עלה – `alah (aramaico); n. f. oferta queimada, holocausto
σφαγη - sphage; n. f. holocausto; de ovelhas destinadas para matança.
מסכה - maccekah; n. f. ato de derramar, libação, metal fundido, imagem fundida, oferta de libação - libação (com sacrifício previsto na aliança) - metal fundido, imagem fundida, deuses fundidos; tecido, coberta, véu, tecido trançado
Temos tipos Cinco Ofertas
Cinco é o número da graça de Deus.
Voluntariedade era a norma.
“Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la. Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.” João 10:17,18
Todas as ofertas foram ordenadas, mas deveriam, todas, serem voluntárias. Jesus se deu voluntariamente a si mesmo.
Todas, tinham sangue, exceto a de manjares.
Todas, eram expiatórias, exceto a de manjares.
O sangue derramado era um sacrifício, a entrega de uma vida, uma substituição (forma vicária, o animal substituía com sua vida a vida do ofertante.
εξαγοραζω – exagorazo; redimir - resgatar do poder de outro pelo pagamento de um preço, pagar um valor para libertar alguém do cativeiro - metáf. de Cristo que liberta o eleito da dominação da lei mosaica pelo preço de sua morte vicária; comprar, comprar para si mesmo, para uso próprio
As Ofertas segundo a sua ordem. Deus determinou em Sua Escritura uma ordem das cinco (5) ofertas.
Cinco Ofertas em Ordem
Primeira oferta
O holocausto ou Oferta queimada- (com sangue) 1.1-17 e 6.8-13.
Segunda oferta:
A oferta de manjares, Oblação (aproximação) ou Oblação de alimento – (sem sangue) 2.1-16; 6.14-23. קרבן
qorban ou קרבן – qurban; grego - κορβαν; n. m. oferta, oblação
Terceira oferta:
A oferta pacífica ou Sacrifício de paz- (com sangue) 3.1- 17; 7.11-34; 19.5-8; 22.21-25.
Quarta oferta:
A oferta pelo pecado ou Expiação pelo pecado- (com sangue) 4.1-35; 6.24-30.
Quinta oferta:
A oferta pela culpa, Transgressões ou Sacrifício pela culpa – (com sangue) 5.14-19; 7.1-17.
As ofertas no Novo Testamento:
“Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção. Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne,” Hebreus 9:11-13
“..., havendo Moisés anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, lã purpúrea e hissopo, e aspergiu tanto o mesmo livro como todo o povo, Dizendo: Este é o sangue do testamento que Deus vos tem mandado. E semelhantemente aspergiu com sangue o tabernáculo e todos os vasos do ministério.” Hebreus 9:19-21
A oferta de Cristo à Igreja E a Oferta de Deus – Jesus.
“Deus o fez pecado por nós” (Hb 9 e 10; 2 Co 5.21).
“Dando nisto a entender o Espírito Santo que ainda o caminho do santuário não estava descoberto enquanto se conservava em pé o primeiro tabernáculo, Que é uma alegoria para o tempo presente, em que se oferecem dons e sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que faz o serviço;
Consistindo somente em comidas, e bebidas, e várias abluções e justificações da carne, impostas até ao tempo da correção.
Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.” Hebreus 9:8-12
“E ele mesmo deu uns para (1) apóstolos, e outros para (2) profetas, e outros para (3) evangelistas, e outros para (4) pastores e (5) doutores,” Efésios 4:11
Todas as ofertas são indicadas em Hebreus 10.
“Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez [...], Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus” Hebreus 10:1012
“Sacrifícios” – “paz “;
“oferenda” – “manjares “;
“oferta queimada” – “holocausto”;
“pelo pecado” – “pecado e culpa”.
“Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós, ...” 2 Coríntios 5:21
Por isto é o Livro no qual a primeira seção do Capítulo 1 ao 6.7
Os tipos de ofertas na bíblia:
1 – Oferta de manjares – conceder, presente, repartir, oferta para Deus de cereais – Gn 4.3; Lv 2.1-16; 6.14-23;
2 – Oferta alçada de cereal (contribuição) 2 Cr 31.3; Ed 8.25; Ez 45.16 – Para erguer dinheiro (Ex 25.2), tornar mais conhecido alguma coisa;
3 – Oferta de consagração – Presentear com a ideia de garantia, entrega e consagração (Ex 28.38);
4 – Oferta queimada (holocausto) – Oferta feito com fogo (Ex 29.18). O animal era totalmente queimado e sacrificado;
5 – Oferta Movida – Pecado que era removido e atirado para longe, direto da mão de Deus (Ex 29.26);
6 – Oferta voluntaria – Sem pressão ou necessidade de algo, simplesmente voluntaria a Deus (Ex 35.29);
7 – Oferta pela culpa – Para limpar da culpa do pecado (Ex 29.36);
8 – Oferta de libação – Algo derramado, moldando um novo ser (Ex 29.41), esse tipo de oferta derramava-se o vinho (Lv 23.13);
9 – Oferta de perfume agradável – Deus se alegrou com cheiro suave e trouxe calma (Ex 29.41);
10 – Oferta das primícias – Primeiros frutos da colheita (Lv 2.14);
11 – Oferta pelo pecado – Era para cobrir, purificar, fazer expiação – reconciliar o homem a Deus (Lv 5.10).
Leis sobre as ofertas
Ofertas públicas – para a nação
Ofertas particulares – pelo indivíduo
As Cinco Ofertas em Ordem
O holocausto ou Oferta queimada- (com sangue) 1.1-17 e 6.8-13.
A oferta de manjares, Oblação (aproximação) ou Oblação de alimento – (sem sangue) 2.1-16; 6.14-23.
A oferta pacífica ou Sacrifício de paz- (com sangue) 3.1- 17; 7.11-34; 19.5-8; 22.21-25.
A oferta pelo pecado ou Expiação pelo pecado- (com sangue) 4.1-35; 6.24-30.
A oferta pela culpa, Transgressões ou Sacrifício pela culpa – (com sangue) 5.14-19; 7.1-17.
As Quatro Ofertas de Sangue e os Quatro Evangelhos
As Cinco Ofertas e os Evangelhos
A oferta de manjares (sem sangue) representa a perfeição do Homem Jesus.
Mateus, apresenta o perfeito Messias de Israel;
Marcos, o Servo perfeito;
Lucas, o Varão perfeito;
João, o Filho de Deus feito carne
Mateus – Oferta pela culpa – Cristo encontra o pecador no momento de sua necessidade, quando ele reconhece sua dívida para com Deus. O livro se ocupa com o pensamento do pecado como débito, ou uma ofensa ao governo divino.
Marcos – Oferta pelo pecado – A ênfase está no pecado como mancha ou nódoa. A oferta de pecado olha para a cruz.
Lucas – Oferta pacífica – A paz deve ser entendida como base da comunhão com Deus. Os capítulos 14 e 15 de Lucas mostram o caminho pelo qual Deus, em sua graça, vem ao encontro do homem e o atrai para si.
João – Holocausto – Nosso Senhor e a oferta queimada, dá-se a si mesmo, como um sacrifício de cheiro suave a Deus. Não há referência em João ao grito de angústia: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” Este grito se refere ao pecado e a culpa. Só pode aparecer em Mateus e Marcos. Não poderia vir onde a morte é vista como aquilo que glorifica plenamente a Deus num mundo onde ele é desprezado.
Significação das Ofertas
1 – Holocausto – consagração pessoal.
2 – Manjares – Consagração dos bens.
3 – Pacífica – Comunhão com Deus.
4 – De Pecado – Perdão.
5 – De Culpa – Restituição.
As Quatro Qualidades de Animais
No holocausto eram permitidas quatro espécies de animais: novilho, carneiro, bode e aves. Esta diferença era por causa da condição financeira do ofertante.
As ofertas de sangue têm duas classes: cheiro suave e restituição.
A qualificação social das ofertas:
Havia diferentes graus nos sacrifícios, o Sumo sacerdote ou a congregação tinha que oferecer um novilho, o animal mais caro. O governante oferecia um bode, e uma pessoa do povo meramente uma cabra ou um cordeiro. Os pobres ofereciam duas rolas ou pombos, e os muito pobres, uma medida de farinha que era queimada sobre o altar.
A flor de farinha era a denominação dada ao trigo passado em peneira muito fina, resultando numa farinha semelhante a que usamos hoje. É a farinha mais refinada e branca que existe. É a flor da farinha ou trigo candeal (espécie da melhor entre os trigos de farinha branca) que corresponde ao latim simola (sêmola).
As Ofertas – Quantidades - Modalidades:
As cinco ofertas levíticas deveriam ser apresentadas sobre o altar de bronze (Levítico 1 a 7).
5 tipos de ofertas:
O Holocausto.
O Holocausto
O holocausto era um sacrifício a ser completamente queimado. Nada dele era comido, e então o fogo consumia o sacrifício inteiro. É importante notar que o fogo jamais se apagava.
A Oferta de Manjares.
Os Israelitas ofereciam manjares (cereais) ou legumes além dos animais. Levítico capítulo 2 menciona 4 tipos de ofertas de cereal, e dá instruções de preparo para cada uma delas.
A Oferta de Manjares (Lv 2.1-16; 6.14-23; S1 16)
É diferente das outras quatro em cinco pontos:
a) Não era uma vida.
b) Não tinha sangue.
c) Não recebia imposição de mãos.
d) Não havia substituição.
e) Nao era pelo pecado.
A Oferta Pacífica.
A oferta pacífica era uma comida que foi dada pelo Senhor aos sacerdotes, e às vezes ao cidadão comum. O adorador trazia bois ou vacas, ovelhas ou uma cabra. O ritual foi comparado com o das ofertas queimadas, até ao ponto de queimar, onde o sangue de animais era vertido ao redor das extremidades do altar. Eram queimadas a gordura e as entranhas, e o restante era comido pelos sacerdotes, e, (se fosse uma oferta espontânea) pelos adoradores. Este sacrifício de louvor e ação de graças era quase sempre um ato voluntário.
Essa era a única oferta que o Ofertante também poderia comer. Eles compartilhavam as refeições com os sacerdotes, as vezes com outras pessoas que também estavam ofertando, tipo um piquenique (encontro entre os amigos, agradecidos). Outra característica importante desse tipo de oferta, que o ofertante era Proibido De Pedir, petições não eram permitidos. A oferta pacífica, também conhecida como oferta de comunhão, era uma oferta de ações de graças e comunhão, e incluía uma refeição comunitária. Podemos ver nela a Ceia, que mais tarde veio a ser a ceia da Páscoa e que evoluiu para a Ceia do Senhor (NT).
Esse tipo de oferta é caracterizado por 3 (três) partes ou categoria: Ação de graças, Voto e Oferenda movida diante do altar.
Havia 3 (três) tipos de Ofertas Pacíficas
Oferta de Gratidão – expressava agradecimento por uma benção (Lv 22:29)
Ofertas Votivas – em cumprimento de votos (Lv 22:21)
Ofertas Voluntárias – expressando gratidão por um favor especial (Lv 22:21)
Ela se constituía em três (3) partes ou categoria:
Ação de graças,
Voto,
Oferenda movida diante do altar.
1 – Ação De Graça - ofertante oferecia bolos e coscorões ázimos amassados com azeite, os bolos, feito de flor de farinha, tinham de ser fritos (Lv 7.12-15).
A carne que acompanhava o sacrifício pacífico, devia ser consumida no mesmo dia (Lv 7.15).
Os produtos trazidos a Deus vinham acompanhado de sacrifícios de louvores.
2 – Voto - Em momentos de angústia, o povo de Israel faziam votos com Senhor, prometendo ofertas pacíficas, como: Jacó (Gn 28.20) e Ana (1 Sm 1.11). Nesse caso, a comida poderia ser comida no mesmo dia ou no dia seguinte.
3 – Oferenda Movida Diante Do Altar - Na última etapa, o adorador entregava a oferta pacífica ao sacerdote, segundo o manual levítico, aspergia o sangue do sacrifício sobre o altar. Em seguida, queimavam a gordura do animal (Lv 7.30). O peito do animal era entregue a Arão e a seus Filhos, a última parte do sacrifício, o sacerdote movia a parte mais excelente da oferenda perante o altar – o peito e a coxa direita – que ficava com sacerdote.
Uma simbologia é feita com Cristo, ele nos mantém em comunhão direta com Deus, e Ele É A Nossa Paz – Ef 2.14 e faz paz pelo sangue da sua cruz – Cl 1.20.
A Oferta pelo Pecado.
O pecador reconhecia o seu erro e depois ele tinha que pagar sua dívida com a pessoa que ele ofendeu. Ele pagava o ofendido com acréscimo de um quinto.
Uma vez feito o pagamento, a dívida ficava quitada e o ofertante recebia o pleno perdão.
As Ofertas pelo pecado expiavam (liquidavam a dívida por completo) das fraquezas e fracassos não intencionais dos adoradores e dos fracassos diante do Senhor.
“Ofereçam um bode como sacrifício pela culpa, para fazer propiciação por vocês” (Números 28.22).
O bode era usado:
Em conexão com a oferta pelo pecado (Levítico 4.23)
Por alguém da comunidade (Levítico 4.27,28)
Para dar início ao ministério dos sacerdotes (Levítico 9.2,3)
A Oferta pela Culpa, cada uma delas com suas variantes.
A Oferta pela culpa era bem parecida com a oferta pelo pecado, mas a diferença principal era que a oferta pela culpa incluía uma oferta em dinheiro para alguns pecados relacionados à fraude ou à ignorância. Lev 6:5-7 "Ou tudo aquilo sobre que jurou falsamente; e o restituirá no seu todo, e ainda sobre isso acrescentará o quinto;”
E chamou o SENHOR a Moisés, e falou com ele da tenda da congregação, dizendo: Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando algum de vós oferecer oferta ao Senhor, oferecerá a sua oferta de gado, isto é, de gado vacum e de ovelha. Se a sua oferta for holocausto de gado, oferecerá macho sem defeito; à porta da tenda da congregação a oferecerá, de sua própria vontade, perante o Senhor. E se a sua oferta for de gado miúdo, de ovelhas ou de cabras, para holocausto, oferecerá macho sem defeito.” Levítico 1:10
“E se a sua oferta ao Senhor for holocausto de aves, oferecerá a sua oferta de rolas ou de pombinhos; E o sacerdote a oferecerá sobre o altar, e tirar-lhe-á a cabeça, e a queimará sobre o altar; e o seu sangue será espremido na parede do altar;” Levítico 1:14,15
“E quando alguma pessoa oferecer oferta de alimentos ao SENHOR, a sua oferta será de flor de farinha, e nela deitará azeite, e porá o incenso sobre ela;” Levítico 2:1
“E, se a tua oferta for oferta de alimentos cozida na caçoula, será da flor de farinha sem fermento, amassada com azeite. Em pedaços a partirás, e sobre ela deitarás azeite; oferta é de alimentos.” Levítico 2:5,6
“E se a sua oferta for sacrifício pacífico” Levítico 3:1
“E porá a sua mão sobre a cabeça da oferta da expiação do pecado” Levítico 4:29
Levítico 1:1-7
Portanto, estas ofertas estavam relacionadas com sangue nos chifres, ou pontas deste altar e até mesmo nas paredes dele, no caso de ofertas de aves.
Todos deveriam vir através do sangue derramado sobre o altar.
Todos tinham que reconhecer e aceitar “o lugar do sacrifício” no altar de Deus. Apontando para a Cruz!
“O sacerdote trará a ave ao altar, destroncará o pescoço dela e a queimará, e deixará escorrer o sangue da ave na parede do altar.” Levítico 1:15
“E o sacerdote a trará ao altar, tirar-lhe-á a cabeça e a queimará sobre o altar; e o seu sangue será espremido na parede do altar;” Levítico 1:15
No dia da dedicação todas as outras peças da mobília tinham que ser aspergidas com o sangue trazido deste altar. O candelabro de ouro, o altar de ouro do incenso, a mesa dos pães da Presença, a pia, o propiciatório, enfim, todos os elementos eram aspergidos. Só depois de ter sido aspergido com sangue é que o tabernáculo tornava-se um lugar de ministração.
“O animal será morto no lado norte do altar, perante o Senhor; os sacerdotes, descendentes de Arão, derramarão o sangue nos lados do altar.” Levítico 1:11
Os cinco utensílios apontam também para o ministério quíntuplo (Efésios 4.2-6), novamente tipificado em Arão e em seus quatro filhos. Cinco também corresponde ao número das ofertas levíticas que deveriam ser queimadas neste altar: o holocausto, a oferta de cereais, a oferta de comunhão, a oferta pelo pecado e a oferta pela culpa” Levítico 1-7.
1 Oferta pacífica
2 Oferta de gado vacum – bezerro, touro
Oferta de gado era animal macho
Oferta de gado miúdo – cabritos, cordeiro ou ovelha
3 Oferta aves – era esmagada na parede do altar
Jesus Cristo, foi esmagado e quebrado, ...João 12.24.
4 Oferta de alimentos – das primícias; Oferta de manjares - A oferta de manjares consistia em produtos vegetais que constituíam a principal alimentação do país: farinha, azeite, cereais, vinho, sal e incenso. Ao serem apresentadas ao Senhor, parte era queimada sobre o altar em memória, como cheiro suave ao Senhor.
“Em pedaços a partirás, e sobre ela deitarás azeite; oferta é de alimentos.” Levítico 2:6
Uma libação (no hebraico, massekah, “derramamento”). Líquidos como azeite, leite, água, mel e, especialmente, vinho eram derramados como ofertas.
Oferta de bebidas – “E, havendo-o desmamado, tomou-o consigo, com três bezerros, e um efa de farinha, e um odre de vinho, e levou-o à casa do Senhor, em Siló, e era o menino ainda muito criança.” 1 Samuel 1:24
5 Esta oferta de bebidas não podia ser lançada sobre o altar de incenso. Ex. 30.9
Oferta de cereais – grão; espigas verdes; flor de farinha
O Grão
O Modo de fazer a Oferta de alimentos
Oferta das primícias
Oferta assada – passada no fogo – Sofrimento de Jesus.
Oferta tostada
Oferta cozida – na caçoula ou na sertã (frigideira alta)
Oferta queimada
Temperada com azeite – azeite aponta para esmagar em prensa – Jesus no Getsemani
Temperada com sal
Sem fermento
Sem mel
Com incenso
“E o meu pão que te dei, a flor de farinha, e o azeite e o mel com que eu te sustentava, também puseste diante delas em cheiro suave; e assim foi, diz o Senhor DEUS.” Ezequiel 16:19
A oferta era partida em pedaços - Jesus Cristo, que assim como o grão de trigo, foi esmagado e quebrado para tornar-se o nosso pão da vida (João 12.24).
Oferta de bebidas – ou líquidas –
“E, havendo-o desmamado, tomou-o consigo, com três bezerros, e um efa de farinha, e um odre de vinho, e levou-o à casa do Senhor, em Siló, ...” 1 Samuel 1:24
“..., oferta de bebida (libação) de vinho derramado. Ela era usada unicamente junto à mesa da Presença, em mais nenhum outro móvel do Lugar Santo” Êxodo 30.9.
As Ofertas pela Culpa
A Oferta pela culpa era bem parecida com a oferta pelo pecado, mas a diferença principal era que a oferta pela culpa incluía uma oferta em dinheiro para alguns pecados relacionados à fraude ou à ignorância. Por exemplo, se alguém enganasse sem querer a outrem, bastava o sacrifício, mas se enganava, ainda que por ignorância, no tocante às coisas sagradas, deveria acrescentar, ao sacrifício, a restituição em dinheiro.
Sob A Aliança Mosaica
“Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: Dá ordem aos filhos de Israel, e dize-lhes: Da minha oferta, do meu alimento para as minhas ofertas queimadas, do meu cheiro suave, [...] do meu alimento para as minhas ofertas queimadas, do meu cheiro suave, [...] dois cordeiros de um ano, sem defeito, cada dia, em contínuo holocausto; Um cordeiro sacrificarás pela manhã, e o outro cordeiro sacrificarás à tarde; E a décima parte de um efa de flor de farinha em oferta de alimentos, misturada com a quarta parte de um him de azeite batido. [...] E a sua libação será a quarta parte de um him para um cordeiro; no santuário, oferecerás a libação de bebida forte ao Senhor. [...] Porém, no dia de sábado, oferecerás dois cordeiros de um ano, sem defeito, e duas décimas de flor de farinha, misturada com azeite, em oferta de alimentos, com a sua libação... Números 28:1-10
Medidas:
EFA ou cesto era uma medida judaica para grãos e às vezes para líquidos, equivalente a cerca de 22 litros, segundo os livros bíblicos dos Juízes (capítulo 6, versículo 19) e de Rute (capítulo 2, versículo 17).
O que é um Him na Bíblia?
Medida para líquidos, mencionada na Bíblia, equivalente a seis litros e dois decilitros. Na bíblia: Então, aquele que apresentar sua oferta ao senhor, por oferta de manjares, trará a décima parte de um efa de flor de farinha, misturada com a quarta parte de um him de azeite.
Os Cinco Tipos de Ofertas, ou sacrifícios cerimoniais.
Utensílios para as Ofertas serem ofertas ao Senhor
1. Pratos: Os pratos ou bacias eram utilizados para carregar a farinha amassada com azeite (oferta de cereal - ver Números 7.13, 18, 19, 25, etc.).
2. Recipientes para incenso: Esses recipientes eram vasos côncavos feitos e ouro para colocar o incenso. Quando os sacerdotes comiam na mesa dos pães da Presença, à luz do candelabro de ouro, eles queimavam incenso ao Senhor no altar de ouro. Desta forma, havia uma relação entre esses três utensílios, significando que quando participamos da mesa do Senhor, à luz de sua Presença, enviamos incenso na forma de oração, louvor e adoração para o Senhor Jesus (Números 7.14, 20, 26, etc.).
3. Tigelas e bacias: Na Septuaginta esses artigos eram chamados de “jarras e taças”. De fato, no hebraico a palavra traz o sentido de “cálice”.
Estes cálices continham vinho que era servido em conexão a esta mesa como libação diante do Senhor (Números 28.7). Esta era a oferta de bebida (libação) de vinho derramado. Ela era usada unicamente junto à mesa da Presença, em mais nenhum outro móvel do Lugar Santo (Êxodo 30.9).
A Tipologia: Na mesa da presença o pão e o vinho eram trazidos juntos apontando para a mesa do Novo Testamento instituída pelo Nosso Senhor Jesus Cristo. Jesus referiu-se ao pão: “Isto é o meu corpo” e depois tomou o cálice e disse “Este cálice é a nova aliança no meu sangue” (Mateus 26.26-28, 1Coríntios 10.15-21 e 11.23,34).
Flor de farinha
Qual a farinha a ser utilizada?
No Velho Testamento, essa classificação não diferia muito da que temos hoje, conhecida como farinha de trigo fina. Nos tempos antigos, o trigo não era processado em moinhos, mas socado em um pilão, o que resultava em uma mistura com muito farelo. A flor de farinha era a denominação dada ao trigo passado em peneira muito fina, resultando numa farinha semelhante a que usamos hoje. É a farinha mais refinada e branca que existe. É um trigo bem moído.
“Apanhe da melhor farinha ... usando dois jarros para cada pão.” Levítico 24:5
“Não ofereçam nesse altar nenhum outro tipo de incenso nem holocausto nem oferta de cereal nem derramem sobre ele ofertas de bebidas.” Êxodo 30:9
Conclusão:
“Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus.” Romanos 3.25
Ofertas e o sistema de sacrifícios estão unidos como culto litúrgico que apontam para Jesus o sacrifício perfeito. E a Nova Aliança no sangue de jesus impõe nova forma de sacrfício, sem ofertas de bodes, ovelhas ou bezerros.
É o que o NT indica que agora, o amor ao próximo exemplo do Amor de Deus é maior que holocaustos e sacrifícios, pós Cruz, têm maior valor.

“..., há um só Deus, e que não há outro além dele; E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.” Marcos 12:32,33
O Sistema sacrificial foi atuante com a voluntariedade dos ofertantes. Mas, aponta que para receber Deus doava tudo ao seu povo.
E doou tudo através da maior oferta substitutiva – Jesus Cristo, seu Filho Amado
1 - Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo.
2 - E ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.
O problema do pecado é singularmente atacado no Sistema sacrificial, mas longe de ser resolvido apenas cobria o pecado do homem e até chegou a ser o próprio sistema um indutor de pecado de sacerdotes – caso dos filhos de Arão e de Eli – “E foi tomada a arca de Deus: e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, morreram.” 1 Samuel 4:11
Mas o Novo Testamento orienta continuadamente para não pecar, mas aponta uma solução definitiva:
Um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo
A propiciação da Cruz nos garante, não só a nós, mas também de todos o Mundo.
Fonte:
Tabernaculo/5ofertas, Jesus Net
'As 5 Ofertas Levíticas'
Segredo do Tabernáculo de Moisés, Kevin Conner
Apontamentos do autor.
A Tradição Judaica, O Tratamento dos Animais
Site EBD
Citações no corpo do texto
Dicionário Strong
As ofertas de Levítico – Jesus como Redentor; Renata Lopes

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger