sábado, fevereiro 26

As Histórias E As Poesias Falam Ao Coração Lição 9 CPAD – 27/02/2022

 As Histórias E As Poesias Falam Ao Coração

Lição 9 CPAD – 27/02/2022

Subsídio escrito pelo Pastor e Prof. Univ. Osvarela

Texto Áureo

“Estou aflitíssimo; vivifica-me, ó Senhor, segundo a tua palavra.” (SI 119.107)

Prática

Os livros históricos e poéticos mostram a soberania e a sabedoria divinas. O relato dessas verdades produz fé e esperança em nossos corações.


Leitura Bíblica

Deuteronômio 6.20-25; Salmos 119.105-108

Deuteronômio 6

20 – Quando teu filho te perguntar no futuro, dizendo: Que significam os testemunhos, e estatutos e juízos que 0 Senhor nosso Deus vos ordenou?

21 – Então dirás a teu filho: Éramos servos de Faraó no Egito; porém 0 Senhor, com mão forte, nos tirou do Egito;

22 – E o Senhor, aos nossos olhos, fez sinais e maravilhas, grandes e terríveis, contra 0 Egito, contra Faraó e toda sua casa;

23 – E dali nos tirou, para nos levar, e nos dar a terra que jurara a nossos pais.

24- E o Senhor nos ordenou que cumpríssemos todos estes estatutos, que temessem os ao Senhor nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar

em vida, como no dia de hoje.

25 – E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de cumprir todos estes mandamentos perante o Senhor nosso Deus, como nos tem ordenado.

Salmos 119

105 – Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.

106- Jurei, e o cumprirei, que guardarei os teus justos juízos.

107 – Estou aflitíssimo; vivifica-me, ó Senhor, segundo a tua palavra.

108 – Aceita, eu te rogo, as oferendas voluntárias da minha boca, ó Senhor; ensina-me os teus juízos.

Hinos: 342, 390, 580 da Harpa Cristã

A) Objetivos da Lição:

I) Destacar as narrativas de Josué e Juízes e apresentar as histórias dos reis de Israel e Judá;

II) Conhecer a estrutura e características da literatura bíblica poética e de sabedoria;

III) Mostrar os princípios práticos para a vida cristã.

Introdução:

A poesia hebraica, como a conhecemos, dá ênfase a rima ou a métrica. A poesia hebraica tem rima/ritmo interno, nas ideias.

A poesia hebraica é distinta pelo paralelismo, uma marca significativa de sua forma.

Salmos 119. 105 – Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.

Mas, neste conjunto aparentemente de temas repetitivos expressos de diferentes

maneiras, apenas poético, irrompe o louvor e oração.

“A poesia hebraica é cheia do uso de linguagem figura, com abundância de símiles e metáforas. A Poesia Hebraica não se preocupa com a rima ou a métrica, pois o “ritmo se manifesta nas ideias e acha sua expressão na formulação de frases paralelas”. É por isso que Cássio pode dizer que “a essência da poesia na Bíblia encontra-se na densidade ou no uso intenso de conotações, de comparações e de metáforas, mais do que em características formais(rima, métrica, etc)”. Deve-se notar, então, que o principal recurso ou estrutura de uma poesia hebraica é o Paralelismo.” Livros Poéticos - 2

Na poesia hebraica o ritmo tem um equilíbrio não de forma apenas, mas também de significação. Tem como características, na forma da poesia bíblica, o importante destaque que chamamos de “o ritmo do pensamento”.

                            Paralelismo:

Trata-se da correspondência de um verso ou linha com outro, chamo de paralelismo. Quando uma proposição é emitida, e uma segunda é juntada a ela, ou feita com base nela, equivalente ou contrastante com ela em sentido ou semelhante a ela na forma de construção gramatical, a estas chamamos de linhas paralelas; e às palavras ou expressões que respondem uma à outra nas linhas correspondentes, termos paralelos

A poesia hebraica não tem métrica, como a ocidental oriunda do estilo grego, como as canções dos gregos, ou seja, não tem simetria, ou quantitativo que lhe dê um formato identificável, uma rima regular ou padrões. Os Livros Poéticos; Editora Lucel; Os Livros Poéticos ® Pr. Osiel Varela 2 2015 ® por Osiel Varela

JÓ: A pergunta "Por que sofrem os inocentes?" é tratada nesta história bíblica.

Benção através do sofrimento inesperado.

Data da escrita (provável) – Período patriarcal – 2.100 a.C. ?

Salmos: Estas 150 orações e cânticos foram usadas pelos hebreus para expressar sua relação com Deus.

Cantares de Salomão: Este poema descreve o gozo e o êxtase do amor.

Simbolicamente tem sido aplicado ao amor de Deus por Israel e ao amor de Cristo pela Igreja.

A felicidade de uma aliança.

Data da escrita (provável) – Período salomônico – por volta de 970 a.C.

Abrangem todo o campo das emoções humanas, desde a alegria até o ódio, da esperança ao desespero.

Etimologia e Título do Livro.

Este Livro era utilizado, e ainda o é, como um livro de orações e como um livro de cânticos. O livro de Salmos é o primeiro livro na terceira divisão da Bíblia hebraica.

O nome hebraico do livro é Tehilim, que significa “Cântico de louvor”. O título na Hebraico, para Salmos (sepher tehillim) significa "livro de louvores".

Não há título mais apropriado, pois cerca de 20 dos salmos da coleção são puros salmos de louvor, e muitos outros são dedicados à adoração de Deus.

O nome vem do étimo de Psalmoi, que significa “poemas cantados com instrumentos musicais”. Termo do étimo “psallõ” de dedilhar, o que nos faz lembrar, do mais conhecido dos salmistas, O rei Davi, um músico virtuoso e inspirado, por Deus.

Não é um livro de escrita corrente, ou continuada, ou de um só autor.

Características dos Salmos, Estilo E Caracterização.

“(1) Os salmos tinham que ter um contexto de vida semelhante (Sitz im Leben), base na adoração, um contexto de culto comum, ou que pelo menos originalmente deriva-se de um [mesmo contexto];

(2) Os salmos tinham que ser caracterizados por pensamentos, sentimentos, e disposição em comum;

(3) Os salmos exigiam que tivessem uma dicção, estilo e estrutura compartilhados, isto é, uma linguagem relacionada à forma (Formensprache). A última característica provê os sinais de um gênero em particular”.

Data do livro.

Prefiro chamar de Período de Agrupamento, pois a datação, não é o objetivo deste compendio, e entendo, que aquele que quiser realizá-la, deve fazê-la, Salmo a Salmo, conforme o seu autor.

Sempre oriento aos leitores e alunos, que definam, de maneira geral, que a datação dos Salmos, cobre um período de agrupamento, de aproximadamente mil (1.000) anos, entre 1400-444 a.C. de Moisés a Esdras.

No conjunto das Escrituras, temos divisões na Estrutura Bíblica que nos informam sobre a forma da supremacia da Bíblia, como Livro Inspirado;

Após o conjunto da Torah, ou da Lei mosaica -  

Genesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio

Vamos encontrar o sequenciamento bíblico com os livros históricos, iniciando com:

Josué

20 – Quando teu filho te perguntar no futuro, dizendo: Que significam os testemunhos, e estatutos e juízos que 0 Senhor nosso Deus vos ordenou?

21 – Então dirás a teu filho: Éramos servos de Faraó no Egito; porém 0 Senhor, com mão forte, nos tirou do Egito;

22 – E o Senhor, aos nossos olhos, fez sinais e maravilhas, grandes e terríveis, contra 0 Egito, contra Faraó e toda sua casa;

“..., eu e a minha casa serviremos ao Senhor . Então, respondeu o povo e disse: Nunca nos aconteça que deixemos o Senhor para servirmos a outros deuses; porque o Senhor é o nosso Deus; ele é o que nos fez subir, a nós e a nossos pais, da terra do Egito,..” Josué 24:15-17

No cânon hebraico, o livro de Josué encabeça a segunda divisão do AT, “Os Profetas”. Essa divisão inclui os “livros históricos” (de Josué a 2Reis, menos Rute), bem como os livros dos profetas escritores (de Isaías a Malaquias, menos Daniel).

A erudição judaica tradicional distingue entre “Profetas anteriores” e “Profetas posteriores” e atribui Josué e outros livros históricos aos “Profetas anteriores”.

Mas, no cânon reformado é considerado um livro histórico, com a narrativa posterior ao período mosaico, coma introdução dos hebreus na Terra da Promessa.

Característica: Lutas, conquistas, milagres (muralhas de Jericó; Jordão abrindo), eventos que refrigeravam a caminhada até serem instalados.

Animo a novo líder e definição em uma situação nacional e familiar em adorar a Jeová.

Na continuidade teremos outros livros que contém as Histórias que são formadoras e tocam ao coração dos que leem as Escrituras.

São o que escrevi em meu livro “Os Livros Poéticos”, publicado pela Editora Lucel.

“A Bíblia Hebraica, após as suas duas primeiras seções, respectivamente conhecidas como a Lei e os Profetas, contém uma terceira, chamada de modo genérico de os Escritos םיבותכ) (ketuvim) ketubim– os demais escritos).

- Jesus se referia a estes “ketubim”, como Salmos. “E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.” Lucas 24:44 -

Esta terceira seção consiste num conjunto de treze livros: Rute, 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias e Ester outros seis são poéticos:

Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos e Lamentações de Jeremias (que não consideraremos neste compêndio, nesta seção)

O leitor deve entender que no A.T. há diversos livros proféticos, que podem estar escritos de forma poética e que podemos encontrar a poesia em meio a outras narrativas bíblicas, até mesmo no NT.”

AT em três Seções, segundo a visão hebraica, que incluem as divisões, acima:

Temos, para fins didáticos:

1- Torah – Lei – formada pelo Pentateuco

2- Nevi’im – História – Formados pelos:

Os Livros Poéticos ® Pr. Osiel Varela 24

2.1 . Livros Históricos

Poesia e Sabedoria – nosso tema

Profetas Maiores

3- Ketuvi’m - Escritos - Profetas Menores

Obs.: Esta divisão, puramente didática, coloca Salmos entre os Profetas maiores e entre os Ketuvim. Jó e Provérbios, Cantares, Eclesiastes, entre os Ketuvim.

Juízes (Quando desejavam celebrar ocasiões especiais, os israelitas costumavam expressar-se por meio de cânticos, de modo que o escritor passa da prosa narrativa à poesia jubilosa. As gerações futuras poderiam se esquecer do que se encontrava nos livros de história, mas dificilmente se esqueceriam de um cântico de celebração) – Rute – e um grande conjunto de livros históricos com histórias do povo de Deus, seja sem um líder, após a morte de Josué, quando o Senhor levantava Juízes, como Otniel, Gedeão, Sansão e uma mulher como Débora e outros – onde, neste conjunto vamos encontrar o inicio do profetismo, com Samuel – I e II Samuel – Os livros das histórias reais – I e II Reis; I e II CrônicasEsdras, Neemias e Ester.

Destaco, neste parágrafo que alguns livros para nós chamados de históricos, como Josué no cânon hebraico são localizados na estrutura da ‘Tanach’ como proféticos e em menor número de livros (17 livros), mas com o mesmo conjunto literário, ou seja a mesma escrita, apresentada no Cânon cristão.

Após este conjunto iniciamos os poéticos, com as poesias e ensinos que nos tocam ao coração, como adoração, ensinos de modo de vida, regramentos morais para sermos bem-sucedidos e estimulam a fé dos seus leitores.

Salmos 119

105 – Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.

106- Jurei, e o cumprirei, que guardarei os teus justos juízos.

107 – Estou aflitíssimo; vivifica-me, ó Senhor, segundo a tua palavra.

108 – Aceita, eu te rogo, as oferendas voluntárias da minha boca, ó Senhor; ensina-me os teus juízos.

A História Bíblica nos mantém convictos que há um pulsar, que atinge os corações dos homens em todas as Eras e grupos étnicos e Nações.

Fonte:

Apontamentos do autor

Livro “Os Livros Poéticos” deste autor

Uma Classificação dos Salmos Baseado na Crítica da Forma de Acordo com Hermann Gunkel. Tyler F. Williams, Outubro de 2006 - Chefe do Departamento de Religião e Teologia, e professor do Antigo Testamento em Taylor University College, Edmonton, Alberta, Canada. Tradução: Bio Nascimento, 2009 AD

Comentário Beacon de Jó a Cantares de Salomão

Comentários do Antigo Testamento -Josué de Marten H. Woudstra © 2011 Editora Cultura Cristã.

Citações no corpo do texto

Lição CPAD 09 – 27/02/2022

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