As Histórias E As Poesias Falam Ao Coração
Lição 9 CPAD
– 27/02/2022
Subsídio
escrito pelo Pastor e Prof. Univ. Osvarela
Texto
Áureo
“Estou
aflitíssimo; vivifica-me, ó Senhor, segundo a tua palavra.” (SI 119.107)
Prática
Os livros
históricos e poéticos mostram a soberania e a sabedoria divinas. O relato
dessas verdades produz fé e esperança em nossos corações.
Deuteronômio
6.20-25; Salmos 119.105-108
Deuteronômio
6
20 – Quando
teu filho te perguntar no futuro, dizendo: Que significam os testemunhos, e
estatutos e juízos que 0 Senhor nosso Deus vos ordenou?
21 – Então
dirás a teu filho: Éramos servos de Faraó no Egito; porém 0 Senhor, com mão
forte, nos tirou do Egito;
22 – E o
Senhor, aos nossos olhos, fez sinais e maravilhas, grandes e terríveis, contra
0 Egito, contra Faraó e toda sua casa;
23 – E dali
nos tirou, para nos levar, e nos dar a terra que jurara a nossos pais.
24- E o
Senhor nos ordenou que cumpríssemos todos estes estatutos, que temessem os ao
Senhor nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar
em vida,
como no dia de hoje.
25 – E será
para nós justiça, quando tivermos cuidado de cumprir todos estes mandamentos
perante o Senhor nosso Deus, como nos tem ordenado.
Salmos
119
105 –
Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.
106- Jurei,
e o cumprirei, que guardarei os teus justos juízos.
107 – Estou
aflitíssimo; vivifica-me, ó Senhor, segundo a tua palavra.
108 –
Aceita, eu te rogo, as oferendas voluntárias da minha boca, ó Senhor; ensina-me
os teus juízos.
Hinos: 342,
390, 580 da Harpa Cristã
A)
Objetivos da Lição:
I) Destacar
as narrativas de Josué e Juízes e apresentar as histórias dos reis de Israel e
Judá;
II) Conhecer
a estrutura e características da literatura bíblica poética e de sabedoria;
III) Mostrar
os princípios práticos para a vida cristã.
Introdução:
A poesia hebraica, como a
conhecemos, dá ênfase a rima ou a métrica. A poesia hebraica tem rima/ritmo
interno, nas ideias.
A poesia
hebraica é distinta pelo paralelismo, uma marca significativa de sua forma.
Salmos 119. 105 – Lâmpada
para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.
Mas, neste conjunto aparentemente
de temas repetitivos expressos de diferentes
maneiras, apenas poético, irrompe
o louvor e oração.
“A
poesia hebraica é cheia do uso de linguagem figura, com abundância de símiles e
metáforas. A Poesia Hebraica não se preocupa com a rima ou a métrica, pois o “ritmo
se manifesta nas ideias e acha sua expressão na formulação de frases paralelas”.
É por isso que Cássio pode dizer que “a essência da poesia na Bíblia
encontra-se na densidade ou no uso intenso de conotações, de comparações e de
metáforas, mais do que em características formais(rima, métrica, etc)”. Deve-se
notar, então, que o principal recurso ou estrutura de uma poesia hebraica é o
Paralelismo.” Livros
Poéticos - 2
Na poesia
hebraica o ritmo tem um equilíbrio não de forma apenas, mas também de
significação. Tem como características, na forma da poesia bíblica, o
importante destaque que chamamos de “o ritmo do pensamento”.
Paralelismo:
Trata-se da correspondência
de um verso ou linha com outro, chamo de paralelismo. Quando uma proposição é
emitida, e uma segunda é juntada a ela, ou feita com base nela, equivalente ou
contrastante com ela em sentido ou semelhante a ela na forma de construção
gramatical, a estas chamamos de linhas paralelas; e às palavras ou expressões
que respondem uma à outra nas linhas correspondentes, termos paralelos
A poesia
hebraica não tem métrica, como a ocidental oriunda do estilo grego, como as
canções dos gregos, ou seja, não tem simetria, ou quantitativo que lhe dê um
formato identificável, uma rima regular ou padrões. Os Livros Poéticos;
Editora Lucel; Os Livros Poéticos ® Pr. Osiel Varela 2 2015 ® por Osiel Varela
JÓ: A pergunta
"Por que sofrem os inocentes?" é tratada nesta história bíblica.
Benção
através do sofrimento inesperado.
Data da
escrita (provável) – Período patriarcal – 2.100 a.C. ?
Salmos: Estas 150 orações e
cânticos foram usadas pelos hebreus para expressar sua relação com Deus.
Cantares de
Salomão:
Este poema descreve o gozo e o êxtase do amor.
Simbolicamente
tem sido aplicado ao amor de Deus por Israel e ao amor de Cristo pela Igreja.
A felicidade
de uma aliança.
Data da
escrita (provável) – Período salomônico – por volta de 970 a.C.
Abrangem
todo o campo das emoções humanas, desde a alegria até o ódio, da esperança ao
desespero.
Etimologia
e Título do Livro.
Este Livro
era utilizado, e ainda o é, como um livro de orações e como um livro de
cânticos. O livro de Salmos é o primeiro livro na terceira divisão da Bíblia
hebraica.
O nome
hebraico do livro é Tehilim, que significa “Cântico de louvor”. O título na
Hebraico, para Salmos (sepher tehillim) significa "livro de
louvores".
Não há
título mais apropriado, pois cerca de 20 dos salmos da coleção são puros salmos
de louvor, e muitos outros são dedicados à adoração de Deus.
O nome vem
do étimo de Psalmoi, que significa “poemas cantados com instrumentos musicais”.
Termo do étimo “psallõ” de dedilhar, o que nos faz lembrar, do mais conhecido
dos salmistas, O rei Davi, um músico virtuoso e inspirado, por Deus.
Não é um
livro de escrita corrente, ou continuada, ou de um só autor.
Características
dos Salmos, Estilo E Caracterização.
“(1) Os salmos tinham que
ter um contexto de vida semelhante (Sitz im Leben), base na adoração, um
contexto de culto comum, ou que pelo menos originalmente deriva-se de um [mesmo
contexto];
(2) Os salmos tinham que
ser caracterizados por pensamentos, sentimentos, e disposição em comum;
(3) Os salmos exigiam que
tivessem uma dicção, estilo e estrutura compartilhados, isto é, uma linguagem
relacionada à forma (Formensprache). A última característica provê os
sinais de um gênero em particular”.
Data do
livro.
Prefiro
chamar de Período de Agrupamento, pois a datação, não é o objetivo deste
compendio, e entendo, que aquele que quiser realizá-la, deve fazê-la, Salmo a
Salmo, conforme o seu autor.
Sempre oriento
aos leitores e alunos, que definam, de maneira geral, que a datação dos Salmos,
cobre um período de agrupamento, de aproximadamente mil (1.000) anos, entre 1400-444
a.C. de Moisés a Esdras.
No conjunto
das Escrituras, temos divisões na Estrutura Bíblica que nos informam sobre a
forma da supremacia da Bíblia, como Livro Inspirado;
Após o
conjunto da Torah, ou da Lei mosaica -
Genesis, Êxodo, Levítico,
Números e Deuteronômio
Vamos encontrar
o sequenciamento bíblico com os livros históricos, iniciando com:
Josué
20 – Quando teu filho te
perguntar no futuro, dizendo: Que significam os testemunhos, e estatutos e
juízos que 0 Senhor nosso Deus vos ordenou?
21 – Então dirás a teu
filho: Éramos servos de Faraó no Egito; porém 0 Senhor, com mão forte, nos
tirou do Egito;
22 – E o
Senhor, aos nossos olhos, fez sinais e maravilhas, grandes e terríveis, contra
0 Egito, contra Faraó e toda sua casa;
“..., eu e a minha casa
serviremos ao Senhor . Então, respondeu o povo e disse: Nunca nos aconteça que
deixemos o Senhor para servirmos a outros deuses; porque o Senhor é o nosso
Deus; ele é o que nos fez subir, a nós e a nossos pais, da terra do Egito,..” Josué
24:15-17
No cânon
hebraico, o livro de Josué encabeça a segunda divisão do AT, “Os Profetas”.
Essa divisão inclui os “livros históricos” (de Josué a 2Reis, menos Rute), bem
como os livros dos profetas escritores (de Isaías a Malaquias, menos Daniel).
A erudição
judaica tradicional distingue entre “Profetas anteriores” e “Profetas
posteriores” e atribui Josué e outros livros históricos aos “Profetas
anteriores”.
Mas, no cânon
reformado é considerado um livro histórico, com a narrativa posterior ao período
mosaico, coma introdução dos hebreus na Terra da Promessa.
Característica:
Lutas, conquistas, milagres (muralhas de Jericó; Jordão abrindo), eventos que
refrigeravam a caminhada até serem instalados.
Animo a novo
líder e definição em uma situação nacional e familiar em adorar a Jeová.
Na continuidade
teremos outros livros que contém as Histórias que são formadoras e tocam ao
coração dos que leem as Escrituras.
São o que
escrevi em meu livro “Os Livros Poéticos”, publicado pela Editora Lucel.
“A Bíblia Hebraica, após
as suas duas primeiras seções, respectivamente conhecidas como a Lei e os
Profetas, contém uma terceira, chamada de modo genérico de os Escritos םיבותכ) (ketuvim) ketubim–
os demais escritos).
- Jesus se referia a estes
“ketubim”, como Salmos. “E disse-lhes: São estas as palavras que
vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de
mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.” Lucas
24:44 -
Esta terceira seção
consiste num conjunto de treze livros: Rute, 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias e
Ester outros seis são poéticos:
Jó, Salmos, Provérbios,
Eclesiastes, Cântico dos Cânticos e Lamentações de Jeremias (que não consideraremos
neste compêndio, nesta seção)
O leitor deve entender que
no A.T. há diversos livros proféticos, que podem estar escritos de forma
poética e que podemos encontrar a poesia em meio a outras narrativas bíblicas,
até mesmo no NT.”
AT em três
Seções, segundo a visão hebraica, que incluem as divisões, acima:
Temos, para
fins didáticos:
1- Torah – Lei – formada pelo
Pentateuco
2- Nevi’im – História –
Formados pelos:
Os Livros Poéticos ® Pr.
Osiel Varela 24
2.1 . Livros Históricos
Poesia e Sabedoria – nosso
tema
Profetas Maiores
3- Ketuvi’m - Escritos -
Profetas Menores
Obs.: Esta divisão, puramente
didática, coloca Salmos entre os Profetas maiores e entre os Ketuvim. Jó e
Provérbios, Cantares, Eclesiastes, entre os Ketuvim.
Juízes (Quando desejavam
celebrar ocasiões especiais, os israelitas costumavam expressar-se por meio de
cânticos, de modo que o escritor passa da prosa narrativa à poesia jubilosa. As
gerações futuras poderiam se esquecer do que se encontrava nos livros de
história, mas dificilmente se esqueceriam de um cântico de celebração) –
Rute – e um grande conjunto de livros históricos com histórias do povo
de Deus, seja sem um líder, após a morte de Josué, quando o Senhor levantava
Juízes, como Otniel, Gedeão, Sansão e uma mulher como Débora e outros
– onde, neste conjunto vamos encontrar o inicio do profetismo, com Samuel – I
e II Samuel – Os livros das histórias reais – I e II Reis; I e II
Crônicas – Esdras, Neemias e Ester.
Destaco,
neste parágrafo que alguns livros para nós chamados de históricos, como Josué
no cânon hebraico são localizados na estrutura da ‘Tanach’ como proféticos
e em menor número de livros (17 livros), mas com o mesmo conjunto literário, ou
seja a mesma escrita, apresentada no Cânon cristão.
Após este
conjunto iniciamos os poéticos, com as poesias e ensinos que nos tocam ao
coração, como adoração, ensinos de modo de vida, regramentos morais para sermos
bem-sucedidos e estimulam a fé dos seus leitores.
Salmos 119
105 – Lâmpada para os meus
pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.
106- Jurei, e o cumprirei,
que guardarei os teus justos juízos.
107 – Estou aflitíssimo;
vivifica-me, ó Senhor, segundo a tua palavra.
108 – Aceita, eu te rogo,
as oferendas voluntárias da minha boca, ó Senhor; ensina-me os teus juízos.
A História
Bíblica nos mantém convictos que há um pulsar, que atinge os corações dos homens
em todas as Eras e grupos étnicos e Nações.
Fonte:
Apontamentos
do autor
Livro “Os
Livros Poéticos” deste autor
Uma
Classificação dos Salmos Baseado na Crítica da Forma de Acordo com Hermann
Gunkel. Tyler F. Williams, Outubro de 2006 - Chefe do Departamento de Religião
e Teologia, e professor do Antigo Testamento em Taylor University College,
Edmonton, Alberta, Canada. Tradução: Bio Nascimento, 2009 AD
Comentário Beacon
de Jó a Cantares de Salomão
Comentários
do Antigo Testamento -Josué de Marten H. Woudstra © 2011 Editora Cultura
Cristã.
Citações no
corpo do texto
Lição CPAD 09
– 27/02/2022
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