sexta-feira, março 25

A Leitura da Bíblia e a Educação Cristã - Lição 13 CPAD MARÇO 2022

 A Leitura da Bíblia e a Educação Cristã

Lição 13 CPAD MARÇO 2022

Subsídio Pastor e Professor Univ. Osvarela

A) Objetivos da Lição:

A) Objetivos da Lição:

I) Frisar que o crente precisa estudar a Bíblia até a volta de Cristo;

II) Evidenciar que a busca do Espírito Santo é primordial para a compreensão correta das Sagradas Escrituras;

III) Enfatizar a importância da Escola Dominical para todo cristão e Explicar que a leitura bíblica deve ser uma disciplina diária na vida do crente.

Texto Áureo

“Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.” (1 Tm 4.13)

Prática

A leitura e o estudo da Bíblia fortalecem a fé e a comunhão com Deus.

Leitura Bíblica

1 Timóteo 4.6-16

6 – Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Jesus Cristo, criado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido.

7 – Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas e exercita-te a ti mesmo em piedade.

8 – Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir.

9 – Esta palavra é fiel e digna de toda a aceitação.

10 – Porque para isto trabalhamos e lutamos, pois esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis

11 – Manda estas coisas e ensina-as.

12 – Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.

13 – Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.

14 – Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério.

15 – Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que 0 teu aproveitamento seja manifesto a todos.

16 – Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.

Hinos: 306, 505, 556 da HC

“O zelo em estudar as Escrituras a sua leitura sistemática a e continuada é o segredo para que se formem crentes fiéis a Deus e sobretudo com base sólida do conhecimento de ser servo de Deus e a ajudar e servir a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo.” Pastor OSVarela

Introdução:

“É preciso a leitura bíblica individual, pessoal, diuturna e seguida, O crente deve ler a Bíblia para ser sábio, crer na Bíblia para ser salvo e praticar a Bíblia para ser santo ou santificado!”

Vivemos em uma época de diversidade de conceitos, ideologias e paradigmas, fruto de um ambiente pluralista com base no humanismo ou no antropocentrismo onde ser conservador nos cria inimizades “canceladoras” de nossas ideias, pois não se aceita vivenciar uma Educação Cristã com base na Bíblia Sagrada, é o Evolucionismo em seu tom mais intenso, contra o Criacionismo.

Esta Diversidade está presente em todos os segmentos da sociedade. Na educação não é diferente. Penso que é desejo de todo líder cristão oferecer a sua igreja uma educação que seja eficaz, mas também bíblica. o que assim, não fizerem estarão deixando o gnosticismo, e outras ideias liberais sobre a Bíblia invadir suas igrejas, condenando sua membresia a um distanciamento do Ide e Ensinai.

“A educação é um conceito genérico, mais amplo, que supõe o desenvolvimento integral do ser humano, quer seja da sua capacidade física, intelectual e moral, visando não só a formação de habilidades, mas também do caráter e personalidade social”. Educadora Maria Lúcia Aranha; ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação .São Paulo, SP: Ed. Moderna. 1989. p.49

Educação Cristã é um processo de educação e aprendizado sustentado pelo Espírito Santo e baseado nas Escrituras.

A leitura bíblica é um dos ensinos, que deveria ser ministrado, desde quando nós nos convertemos a Jesus.

Mesmo aqueles, que desde sempre estiveram na Igreja, por ter pais crentes, muitas das vezes, desconhecem o prazer de ler a Bíblia.

A leitura correta das Escrituras é a base da Educação Cristã.

Sigo a definição e orientação do saudoso pastor Antonio Gilberto (in memoriam), no manual da Escola Bíblica Dominical:

Na Bíblia, nada é dito de uma vez, nem uma vez por todas. Conclusão: se você não ler a Bíblia toda, não pode conhecer a verdade divina completa.” AG

E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. 2 Timóteo 3:15

Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. 1 Timóteo 4:13

Portanto, se nós não lermos toda a Bíblia, ficaremos, aquém do conhecimento necessário para educar ou ensinar aos que nos ouvem, ou para os quais ensinamos.

Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Salmos 1:2

Tem que haver um preparo em ler, conhecer e buscar o conhecimento bíblico, sem este, como temos visto, nestes dias, muitos tentam ensinar partes que acham que dominam, mas não se domina parte da Bíblia temos que ler e estudar toda, ela. Claro fica que ninguém jamais pode conhecer ou dizer que conhece toda a Bíblia ou que tenha condições de explicar todo seu conteúdo, o que fizer isto, mostra que não conhece a Bíblia e sua Revelação.

Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a lei do Senhor e para cumpri-la e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos. Esdras 7:10

A Escola Bíblica DominicalEBD - é um ministério pessoal para alcançar crianças, jovens, adultos, a família, a comunidade inteira, tal como fazia a Igreja dos dias apostólicos. E ela a única escola de educação  religiosa popular que a Igreja dispõe.

Ela é a unidade da Igreja pronta e reconhecida para ministrar a pequenos e grandes, o ensino religioso segundo a Palavra de Deus, e isto de maneira pedagógica e metódica, como é de se esperar de uma organização que leva o nome de escola.

Sendo o ensino na Escola Dominical um ministério pessoal, o verdadeiro professor de classe está sempre mais chegado a seus alunos na igreja, do que qualquer outro obreiro dela, inclusive o pastor.

Logo, uma Escola Dominical devidamente organizada, cuja direção e professores são espirituais e idôneos, treinados para o ensino bíblico, e equipados com literatura e meios apropriados, é um poderoso e eficiente ministério pessoal para alcançar a todos na igreja, na família e na comunidade.

O exemplo do Apóstolo Paulo:

Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos. 2 Timóteo 4:13

Mesmo as vésperas de sua partida, Paulo não desprezou ou não teve como desnecessário a leitura dos pergaminhos (Escrituras).

A educação cristã deve ter um documento confessional que demonstra o que a Igreja compreende, aceita e processa em uma Declaração de Fé.

Educação cristã e a Regra Confessional:

Valorizamos a historicidade da nossa fé. Entendemos que o Creio (CREDO) explicitado na nossa Declaração de Fé como importante para nós que vivemos esta época da Igreja. Desde os Discípulos, Apóstolos a Igreja já registrava seu credo e confissão, como por exemplo no Didachê, assim, “não somos essencialmente diferentes dos crentes que viveram nos primeiros séculos da era cristã”.

Ó Deus, nós ouvimos com os nossos ouvidos, e nossos pais nos têm contado a obra que fizeste em seus dias, nos tempos da antiguidade. Salmos 44:1

A importância destas noções de nossa Fé é que elas nos ajudam e são o alicerce para uma teologia sadia. cf. Salmo 44:1-2.

Declaração De Fé Das Assembleias De Deus.

CAPÍTULO I

SOBRE AS SAGRADAS ESCRITURAS

Nossa Declaração de Fé é esta: cremos, professamos e ensinamos que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus, única revelação escrita de Deus1 dada pelo Espírito Santo, escrita para a humanidade e que o Senhor Jesus Cristo chamou as Escrituras Sagradas de a “Palavra de Deus”; que os livros da Bíblia foram produzidos sob inspiração divina: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil” (2 Tm 3.16 – ARA).

Isso significa que toda a Escritura foi respirada ou soprada por Deus, o que a distingue de qualquer outra literatura, manifestando, assim, o seu caráter sui generis.

As Escrituras Sagradas são de origem divina; seus autores humanos falaram e escreveram por inspiração verbal e plenária do Espírito Santo: “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo” (2 Pe 1.21).

Deus soprou nos escritores sagrados, os quais viveram numa região e numa época da história e cuja cultura influenciou na composição do texto. Esses homens não foram usados automaticamente; eles foram instrumentos usados por Deus, cada um com sua própria personalidade e talento.

A inspiração da Bíblia é especial e única, não existindo um livro mais inspirado e outro menos inspirado, tendo todos o mesmo grau de inspiração e autoridade.

A Bíblia é nossa única regra de fé e prática, a inerrante, completa e infalível Palavra de Deus: “A lei do SENHOR é perfeita” (Sl 19.7).

É a Palavra de Deus, que não pode ser anulada: “e a Escritura não pode falhar” (Jo 10.35 – ARA).

Esdras ensinou ao povo o valor da leitura das Escrituras: pessoas que acham tempo para ler, ouvir e ver tudo, menos a Palavra de Deus.

Resultado:

- comem tanto outras coisas que perdem o apetite pela Palavra de Deus. E justo e próprio ler boas coisas; melhor ainda é nos ocuparmos com a Bíblia.

É de estarrecer o fato que muitos líderes de igrejas não levam seu povo a ler a Bíblia.

Ao crente não basta assistir aos cultos, ouvir sermões e testemunhos, assistir a estudos bíblicos, ler boas obras de cultura bíblica em geral. É preciso a leitura bíblica individual, pessoal, diuturna e seguida.

Para ler a Bíblia toda em um ano basta ler 5 capítulos aos domingos e 3 nos demais dias da semana. Foi dividida em capítulos em 12§0 d.C. por Hugo de Saint Cher, abade dominicano, estudioso das Escrituras.

Educação Religiosa

Este tema no meio acadêmico extra igreja é muito discutido, como algo que influencia ou não as crianças no ensino secular.

Ensinar é:

• É despertar a mente do aluno e guiá-la no processo da

aprendizagem. Aprendemos através da mente!

• Ensinar é mostrar - explicar - guiar - comunicar.

• E ajudar a aprender.

• É moldar vidas.

• E motivar a mudança de uma conduta anterior.

Toda a Educação Cristã deve ser Cristológica e ter como base a Bíblia Sagrada:

Propósitos:

Propósito tríplice: salvar pecadores, edificar os crentes e treinar futuros obreiros..

Base e Livro didático:

 —A Bíblia, por excelência (Mt 28.20).

Público-alvo:

— A grupos de alunos de diferentes idades (Dt 31.12), o que implica conhecimento de suas características psicológicas.

Preparo para Educação Cristã

“De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino”; Romanos 12:6,7

Preparo pessoal

Capacitação espiritual

Dedicação ao Ensino -

— Capacitado por Deus e preparado no que depender de mim (2 Tm 2.2,15 - ARA; 1 Pe 3.15).

A nossa referência de Mestre do Ensino:

Reconhecido e afirmado:

Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo. Mateus 23:10

Mestre tem que ter reconhecimento próprio que foi chamado para ensinar:

Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. João 13:13

A relação do Mestre com o discípulo não pode ser quebrada. A EBD necessita de mestres de ensino aptos e com autorreconhecimento:

Não é o discípulo mais do que o mestre, nem o servo mais do que o seu senhor. Mateus 10:24

Jesus tinha pleno conhecimento como Mestre (aqui desconsidere a parte divina, pense apenas na humana) do que os que o procuravam para aconselhamento ou necessidades a serem atendidas,

Jesus sempre procurou ensinar, muito mais doque pregar, hoje a nossa Igreja está vivenciando o contrário em muitos locais – preferência à pregação, pouco ensino:

Cristo ter sido mais mestre do que pregador, e da igreja primitiva considerar a instrução bíblica uma seqüência da pregação, só há pouco tempo é que as escolas bíblicas (ainda, restam muitas, sem esta matéria) incluíram em seus cursos matérias de Educação Cristã.

É  lamentável notar tanta ênfase dada à preparação de pregadores (por pastores e lideranças) e quase nenhuma ao preparo de ensinadores.

O professor ou educador cristão deve ter intrínseco uma certa noção, até mesmo, inata da Psicologia Educacional.

Deve buscar entender como agem seus aluno, sua classe, para tanto deve-se ocupar-se em algum momento do estudo das características e do comportamento:

• do aluno (educando);

• dos processos educativos que exercitem esta sua habilidade.

O professor necessita de: estudar o psique do educando, das matérias do seu ensino, e dos meios educacionais. Assim, ele poderá obter melhores resultados na educação, especialmente a escolar do ensino cristão na EBD.

O professor Pastor Antonio Gilberto em um dos capítulos do Manual da EBD coloca a questão de conhecimento da forma como se deve abordar ou educar os alunos conforme a sua faixa etária, recomendando quais as características o professor da EBD deve conhecer sobre a atividade comportamental por estas faixas de idade.

Assim, nas principais características das faixas etárias devem ser observados cada aspecto: físico, mental, social e espiritual dos alunos.

A professora Lefreve também orienta aos professores de EBD conhecer seus alunos de tal forma a inserí-los nas aulas e não perder a oportunidade de trazê-los ao assunto ensinado.

Na educacao crista, estudar o aluno com visão de sua faixa etária e o comportamento mental de cada faixa.

• 1-5 anos - Palavras descritivas da idade: Receptividade e Plasticidade.

6-8 anos Palavra descritiva da idade: Atividade

• 9-11 anos Palavra descritiva da idade: Energia. Quase todas as crianças dessa idade acham tolas as idéias dos adultos. Esta é a época ideal para fixar hábitos e costumes corretos como:

              - leitura da Bíblia, localização de passagens, freqüência aos cultos, estudo da lição da Escola Dominical, contribuição financeira, graças pelo alimento, oração em geral, etc.

              - Características e fatos comuns a todas as crianças (Ia, 2a e 3a infância — 1 a 11 anos)

1. Todas têm almas imortais, e provavelmente terão uma longa vida à sua frente.

2. Todas são pecadoras e precisam ser salvas.

3. Todas têm disposição para aprender algo.

4. Querem sempre ser boazinhas, a menos que estejam desvirtuadas pelos adultos

• 12-14 anos: Palavra descritiva da idade: Transição. adolescentes, o que de fato são.

(“Adolescente” deriva do latim adolesco = crescer, desenvolver-se para a idade varonil. Nossa palavra “adulto” é o particípio de adolesco = crescido.); nessa idade que a mente atinge o mais elevado período intelectual, na fronteira dos 15 anos.

• 15-17 anos: Palavra descritiva da idade: Aspiração.

1 Timóteo 4.12 – Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.

13 – Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.

• 18-24 anos - Palavra descritiva da idade: Independência

Faixa dos adultos:

• 25-34 anos

• 35-60 anos

• 60... anos

25-34 anos. Palavra descritiva da idade: Aplicação. A prudência entra em ação.

35-60 anos. Palavra descritiva da idade: Realização. A constância é uma realidade nessa idade. É o meio dia da vida.

60 anos para cima. Palavra descritiva da idade: Reflexão.

Capaz - confiar em Jesus ou Deus como capaz de ajudar, seja para obter ou para fazer algo, oriundo de uma parte etimológica de πηζηεπσ – pisteuo = pensar que é verdade, estar persuadido de, acreditar, depositar confiança em

- ser capaz, ter poder quer pela virtude da habilidade e recursos próprios de alguém, ou de um estado de mente, ou através de circunstâncias favoráveis, ou pela permissão de lei ou costume; ser apto para fazer alguma coisa

δπλαηνο – dunatos; ser capaz (de fazer algo) 2a) poderoso, que se sobressai em algo;

εμηζρπσ - exischuo - ser plenamente capaz, hábil;

A ideia de dar educação é, igual a nutrir, ou alimentar para crescimento de alguém, com destaque sobre a ação de nutrir e dar crescimento mental.

αλαηξεθσ - anatrepho; criar, nutrir - de crianças pequenas e animais nutridos para que possam crescer; educar - com a idéia predominante de formar a mente

ηξεθσ – trepho; (propriamente, threpho; da idéia de convulsão – criar um brainstorm); nutrir, sustentar; alimentar; dar de mamar, engordar; educar, criar, nutrir

αλαθεξσ - anaphero; levar, educar, conduzir - pessoas para um lugar mais alto;  colocar sobre o altar, trazer para o altar

εθηξεθσ - ektrepho; alimentar até tornar-se maduro, educar; nutrir, criar

A Educação Cristã

Persistir em buscar

Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.” (1 Tm 4.13)

A Educação Cristã e a Leitura bíblica se emoldura na ida do crente por um sentimento fundamental: Persistência.

1 Timóteo 4.16 – Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.

εκκελσ - emmeno; v 1) permanecer em, continuar; perseverar em algo, um estado de mente etc. manter-se firme, ser fiel a, persistir em, permanecer.

πνξεπνκαη - poreuomai; conduzir, transportar, transferir - persistir na jornada iniciada, continuar a própria jornada - seguir alguém, isto é, tornar-se seu adepto

E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmão de Tiago. Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos. E, perseverando unânimes todos os dias no templo. Atos 1:13,14:46

Assim, como os 120 não saíram do Cenáculo até serem revestido pelo Espírito Santo, a Educação Cristã necessita de persistência e leitura, como Paulo ensina:

Educar é preparar Obreiros e crentes:

A educação cristã é estruturante, para o Ministério, para os aspirantes e para a membresia.

Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas,

Vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém. Hebreus 13:20,21

Os Obreiros (ministros e oficiais), membros de nossas igrejas, alunos em nossos Seminários Teológicos e Institutos Bíblicos foram dotados de dons para o serviço, os quais precisam ser descobertos e desenvolvidos para o fortalecimento e para o bem de toda a Igreja.

E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Efésios 4:11-13

Educação cristã X Educação da Sociedade

A Igreja como agente de transformação na sociedade

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado, ...” Mateus 28:19,20

“A Educação Cristã é uma área da Teologia Pastoral que está voltada para a reflexão e o exercício educativo no contexto religioso cristão, intra ou extra-comunidade. Do ponto de vista teológico a educação cristã enquanto uma atividade humana tem uma missão. Esta missão é assinalada e ressaltada nos Evangelhos, em especial, em Mateus 28:19 e 20 quando observa que o ato de ensinar deve ser compreendido necessariamente como um ato intrínseco da própria missão de fazer discípulo, e, consequentemente, da Missão da Igreja Cristã.” Educação Cristã: Aspectos Históricos E Conceituais, Bassio Junior, Édio; Biondo, Viviane Mancin; Bubna, Marcio Ronaldo. Mariano, Rubem Almeida e Souza, Iverson Carlos.

Educar é dar a Conhecer: Este aspecto intelectual (notitia) ou cognitivo, se refere a como as pessoas reconhecem as coisas e pensam sobre elas. Jesus disse: “ Amarás o Senhor , teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento . ..”. (Mt 22:37)

Releitura deste texto:

“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração (ser), de toda a tua alma/força (fazer) e de todo a tua mente (conhecimento)”.

Vivemos uma época, que há exigências de conhecimento, maiores a cada dia, no seio da sociedade, seja para inserção no mercado, seja para convivência de novas formas e habilidades da sociedade. A igreja, sempre, ainda que não compreendida, foi um local de avanço social dos seus membros, tanto nas finanças e prosperidade, como no conhecimento, através da exegese e obrigação dos crentes, em usarem um livro como centro da noção da fé, muito mais do que pela palavra dita nos púlpitos, mesmo esta obrigava os crentes a buscarem o conhecimento pela Bíblia Sagrada.

Portanto, é tarefa educacional da igreja ajudar as pessoas a terem uma cultura cristã/secular, pela qual elas usem a teologia – estudo e manuseio da Bíblia -  interagindo com tudo o que há na vida. Mt 9:35-38.

A igreja mudou famílias, recuperou caráter, personalidades, vida desenfreada de muito, e tudo isso foi para expressar a glória de Deus em todas as áreas da vida:

na família, na sociedade, na igreja.

Romanos 12:2: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

A Educação reformada em sua melhor expressão visa capacitar as pessoas a lidar com as implicações de uma visão cristã para toda a vida. Isto sem entrarmos no campo da Educação, com Comenius e Lutero que mudaram a Educação mundial, ao menos, a Ocidental, com a visão Bíblia para todos, ensino para todos, Cristo para todos!

Temos portanto, em uma síntese sobre a leitura bíblica e a Educação Cristã que podemos assimilar com mais uma afirmação:

A Bíblia é Inspirada.

A inspiração das Escrituras, Pedro afirma que "Homens santos falaram ao serem movidos pelo Espírito Santo" (2 Pe 1.21).

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça”; 2 Timóteo 3:16

Assim, cremos que as Escrituras são o produto do Espírito Santo, que não apenas no-las dá, mas também nos capacita a entendê-las, iluminando as nossas mentes e aplicando a verdade de Deus no coração da Igreja. (2 Tm 3.15-17; cf. 1 Tm 4.13)

“Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá”. 1 Timóteo 4:13

Fonte:

Dicionário Strong

Apontamentos do autor

Lição CPAD 2º Trimestre

Citações no corpo do texto

Princípios Norteadores para uma Educação Cristã Reformada, Rev. Gilsásio Reis

EDUCAÇÃO CRISTÃ: ASPECTOS HISTÓRICOS E CONCEITUAIS, BASSIO JUNIOR, Édio; BIONDO, Viviane Mancin.; BUBNA, Marcio Ronaldo.;MARIANO, Rubem Almeida e SOUZA, Iverson Carlos.

Uma Filosofia Cristã da Educação; Gordon Haddon Clark 

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