A Leitura da Bíblia e a Educação Cristã
Lição 13
CPAD MARÇO 2022
Subsídio
Pastor e Professor Univ. Osvarela
A) Objetivos da Lição:
A)
Objetivos da Lição:
I) Frisar
que o crente precisa estudar a Bíblia até a volta de Cristo;
II)
Evidenciar que a busca do Espírito Santo é primordial para a compreensão
correta das Sagradas Escrituras;
III)
Enfatizar a importância da Escola Dominical para todo cristão e Explicar que a
leitura bíblica deve ser uma disciplina diária na vida do crente.
Texto
Áureo
“Persiste em
ler, exortar e ensinar, até que eu vá.” (1 Tm 4.13)
Prática
A leitura e
o estudo da Bíblia fortalecem a fé e a comunhão com Deus.
Leitura
Bíblica
1 Timóteo
4.6-16
6 – Propondo
estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Jesus Cristo, criado com as
palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido.
7 – Mas
rejeita as fábulas profanas e de velhas e exercita-te a ti mesmo em piedade.
8 – Porque o
exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa,
tendo a promessa da vida presente e da que há de vir.
9 – Esta
palavra é fiel e digna de toda a aceitação.
10 – Porque
para isto trabalhamos e lutamos, pois esperamos no Deus vivo, que é o Salvador
de todos os homens, principalmente dos fiéis
11 – Manda
estas coisas e ensina-as.
12 – Ninguém
despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no
amor, no espírito, na fé, na pureza.
13 –
Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.
14 – Não
desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição
das mãos do presbitério.
15 – Medita estas
coisas; ocupa-te nelas, para que 0 teu aproveitamento seja manifesto a todos.
16 – Tem
cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo
isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.
Hinos:
306, 505, 556 da HC
“O zelo em estudar as
Escrituras a sua leitura sistemática a e continuada é o segredo para que se
formem crentes fiéis a Deus e sobretudo com base sólida do conhecimento de ser
servo de Deus e a ajudar e servir a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo.”
Pastor OSVarela
Introdução:
“É preciso
a leitura bíblica individual, pessoal, diuturna e seguida, O crente deve ler a
Bíblia para ser sábio, crer na Bíblia para ser salvo e praticar a Bíblia para
ser santo ou santificado!”
Vivemos em
uma época de diversidade de conceitos, ideologias e paradigmas, fruto de um
ambiente pluralista com base no humanismo ou no antropocentrismo onde ser
conservador nos cria inimizades “canceladoras” de nossas ideias, pois não se
aceita vivenciar uma Educação Cristã com base na Bíblia Sagrada, é o
Evolucionismo em seu tom mais intenso, contra o Criacionismo.
Esta Diversidade
está presente em todos os segmentos da sociedade. Na educação não é diferente.
Penso que é desejo de todo líder cristão oferecer a sua igreja uma educação que
seja eficaz, mas também bíblica. o que assim, não fizerem estarão deixando o
gnosticismo, e outras ideias liberais sobre a Bíblia invadir suas igrejas,
condenando sua membresia a um distanciamento do Ide e Ensinai.
“A educação
é um conceito genérico, mais amplo, que supõe o desenvolvimento integral do ser
humano, quer seja da sua capacidade física, intelectual e moral, visando não só
a formação de habilidades, mas também do caráter e personalidade social”.
Educadora Maria
Lúcia Aranha; ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação .São Paulo,
SP: Ed. Moderna. 1989. p.49
Educação
Cristã é um processo de educação e aprendizado sustentado pelo Espírito Santo e
baseado nas Escrituras.
A leitura
bíblica é um dos ensinos, que deveria ser ministrado, desde quando nós nos
convertemos a Jesus.
Mesmo
aqueles, que desde sempre estiveram na Igreja, por ter pais crentes, muitas das
vezes, desconhecem o prazer de ler a Bíblia.
A leitura
correta das Escrituras é a base da Educação Cristã.
Sigo a
definição e orientação do saudoso pastor Antonio Gilberto (in memoriam), no
manual da Escola Bíblica Dominical:
“Na
Bíblia, nada é dito de uma vez, nem uma vez por todas. Conclusão: se você não
ler a Bíblia toda, não pode conhecer a verdade divina completa.” AG
E que desde a tua meninice
sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé
que há em Cristo Jesus. 2 Timóteo 3:15
Persiste em ler, exortar e
ensinar, até que eu vá. 1 Timóteo 4:13
Portanto, se
nós não lermos toda a Bíblia, ficaremos, aquém do conhecimento necessário para
educar ou ensinar aos que nos ouvem, ou para os quais ensinamos.
Antes tem o seu prazer na
lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Salmos 1:2
Tem que
haver um preparo em ler, conhecer e buscar o conhecimento bíblico, sem este,
como temos visto, nestes dias, muitos tentam ensinar partes que acham que dominam,
mas não se domina parte da Bíblia temos que ler e estudar toda, ela. Claro fica
que ninguém jamais pode conhecer ou dizer que conhece toda a Bíblia ou que
tenha condições de explicar todo seu conteúdo, o que fizer isto, mostra que não
conhece a Bíblia e sua Revelação.
Porque Esdras tinha
preparado o seu coração para buscar a lei do Senhor e para cumpri-la e para
ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos. Esdras 7:10
A Escola Bíblica
Dominical – EBD - é um ministério pessoal para alcançar crianças,
jovens, adultos, a família, a comunidade inteira, tal como fazia a Igreja dos
dias apostólicos. E ela a única escola de educação religiosa popular que a Igreja dispõe.
Ela é a
unidade da Igreja pronta e reconhecida para ministrar a pequenos e grandes, o ensino
religioso segundo a Palavra de Deus, e isto de maneira pedagógica e metódica,
como é de se esperar de uma organização que leva o nome de escola.
Sendo o
ensino na Escola Dominical um ministério pessoal, o verdadeiro professor de classe
está sempre mais chegado a seus alunos na igreja, do que qualquer outro obreiro
dela, inclusive o pastor.
Logo, uma
Escola Dominical devidamente organizada, cuja direção e professores são
espirituais e idôneos, treinados para o ensino bíblico, e equipados com
literatura e meios apropriados, é um poderoso e eficiente ministério pessoal
para alcançar a todos na igreja, na família e na comunidade.
O exemplo
do Apóstolo Paulo:
Quando vieres, traze a
capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os
pergaminhos. 2 Timóteo 4:13
Mesmo as vésperas
de sua partida, Paulo não desprezou ou não teve como desnecessário a leitura
dos pergaminhos (Escrituras).
A educação
cristã deve ter um documento confessional que demonstra o que a Igreja compreende,
aceita e processa em uma Declaração de Fé.
Educação cristã
e a Regra Confessional:
Valorizamos
a historicidade da nossa fé. Entendemos que o Creio (CREDO) explicitado na nossa
Declaração de Fé como importante para nós que vivemos esta época da Igreja. Desde
os Discípulos, Apóstolos a Igreja já registrava seu credo e confissão, como por
exemplo no Didachê, assim, “não somos essencialmente diferentes dos crentes
que viveram nos primeiros séculos da era cristã”.
Ó Deus, nós ouvimos com os
nossos ouvidos, e nossos pais nos têm contado a obra que fizeste em seus dias,
nos tempos da antiguidade. Salmos 44:1
A
importância destas noções de nossa Fé é que elas nos ajudam e são o alicerce
para uma teologia sadia. cf. Salmo 44:1-2.
Declaração
De Fé Das Assembleias De Deus.
CAPÍTULO
I
SOBRE
AS SAGRADAS ESCRITURAS
Nossa Declaração
de Fé é esta: cremos, professamos e ensinamos que a Bíblia Sagrada é a Palavra
de Deus, única revelação escrita de Deus1 dada pelo Espírito Santo, escrita
para a humanidade e que o Senhor Jesus Cristo chamou as Escrituras Sagradas de
a “Palavra de Deus”; que os livros da Bíblia foram produzidos sob
inspiração divina: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil”
(2 Tm 3.16 – ARA).
Isso
significa que toda a Escritura foi respirada ou soprada por Deus, o que a
distingue de qualquer outra literatura, manifestando, assim, o seu caráter sui
generis.
As
Escrituras Sagradas são de origem divina; seus autores humanos falaram e
escreveram por inspiração verbal e plenária do Espírito Santo: “Porque a
profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos
de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo” (2 Pe 1.21).
Deus soprou
nos escritores sagrados, os quais viveram numa região e numa época da história
e cuja cultura influenciou na composição do texto. Esses homens não foram
usados automaticamente; eles foram instrumentos usados por Deus, cada um com
sua própria personalidade e talento.
A inspiração
da Bíblia é especial e única, não existindo um livro mais inspirado e outro
menos inspirado, tendo todos o mesmo grau de inspiração e autoridade.
A Bíblia é
nossa única regra de fé e prática, a inerrante, completa e infalível Palavra de
Deus: “A lei do SENHOR é perfeita” (Sl 19.7).
É a Palavra
de Deus, que não pode ser anulada: “e a Escritura não pode falhar” (Jo
10.35 – ARA).
Esdras ensinou
ao povo o valor da leitura das Escrituras: pessoas que acham tempo para ler,
ouvir e ver tudo, menos a Palavra de Deus.
Resultado:
-
comem tanto outras coisas que perdem o apetite pela Palavra de Deus. E justo e
próprio ler boas coisas; melhor ainda é nos ocuparmos com a Bíblia.
É de
estarrecer o fato que muitos líderes de igrejas não levam seu povo a ler a
Bíblia.
Ao crente
não basta assistir aos cultos, ouvir sermões e testemunhos, assistir a estudos
bíblicos, ler boas obras de cultura bíblica em geral. É preciso a leitura
bíblica individual, pessoal, diuturna e seguida.
Para ler a
Bíblia toda em um ano basta ler 5 capítulos aos domingos e 3 nos demais dias da
semana. Foi dividida em capítulos em 12§0 d.C. por Hugo de Saint Cher, abade
dominicano, estudioso das Escrituras.
Educação Religiosa
Este tema no
meio acadêmico extra igreja é muito discutido, como algo que influencia ou não
as crianças no ensino secular.
Ensinar
é:
• É
despertar a mente do aluno e guiá-la no processo da
aprendizagem.
Aprendemos através da mente!
• Ensinar é
mostrar - explicar - guiar - comunicar.
• E ajudar a
aprender.
• É moldar
vidas.
• E motivar
a mudança de uma conduta anterior.
Toda a
Educação Cristã deve ser Cristológica e ter como base a Bíblia Sagrada:
Propósitos:
Propósito tríplice:
salvar pecadores, edificar os crentes e treinar futuros obreiros..
Base e Livro
didático:
—A Bíblia, por excelência (Mt 28.20).
Público-alvo:
— A grupos
de alunos de diferentes idades (Dt 31.12), o que implica conhecimento de suas
características psicológicas.
Preparo para
Educação Cristã
“De modo que, tendo
diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela
segundo a medida da fé; Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja
dedicação ao ensino”; Romanos 12:6,7
Preparo pessoal
Capacitação espiritual
Dedicação ao
Ensino -
— Capacitado
por Deus e preparado no que depender de mim (2 Tm 2.2,15 - ARA; 1 Pe 3.15).
A nossa referência
de Mestre do Ensino:
Reconhecido e
afirmado:
Nem vos chameis mestres,
porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo. Mateus 23:10
Mestre tem
que ter reconhecimento próprio que foi chamado para ensinar:
Vós me
chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. João 13:13
A relação do
Mestre com o discípulo não pode ser quebrada. A EBD necessita de mestres de
ensino aptos e com autorreconhecimento:
Não é o discípulo mais do
que o mestre, nem o servo mais do que o seu senhor. Mateus 10:24
Jesus tinha
pleno conhecimento como Mestre (aqui desconsidere a parte divina, pense apenas
na humana) do que os que o procuravam para aconselhamento ou necessidades a
serem atendidas,
Jesus sempre
procurou ensinar, muito mais doque pregar, hoje a nossa Igreja está vivenciando
o contrário em muitos locais – preferência à pregação, pouco ensino:
Cristo ter
sido mais mestre do que pregador, e da igreja primitiva considerar a instrução
bíblica uma seqüência da pregação, só há pouco tempo é que as escolas bíblicas
(ainda, restam muitas, sem esta matéria) incluíram em seus cursos matérias de
Educação Cristã.
É lamentável notar tanta ênfase dada à
preparação de pregadores (por pastores e lideranças) e quase nenhuma ao preparo
de ensinadores.
O professor
ou educador cristão deve ter intrínseco uma certa noção, até mesmo, inata da Psicologia
Educacional.
Deve buscar
entender como agem seus aluno, sua classe, para tanto deve-se ocupar-se em
algum momento do estudo das características e do comportamento:
• do aluno (educando);
• dos
processos educativos que exercitem esta sua habilidade.
O professor necessita
de: estudar o psique do educando, das matérias do seu ensino, e dos meios
educacionais. Assim, ele poderá obter melhores resultados na educação,
especialmente a escolar do ensino cristão na EBD.
O professor
Pastor Antonio Gilberto em um dos capítulos do Manual da EBD coloca a questão
de conhecimento da forma como se deve abordar ou educar os alunos conforme a
sua faixa etária, recomendando quais as características o professor da EBD deve
conhecer sobre a atividade comportamental por estas faixas de idade.
Assim, nas principais características
das faixas etárias devem ser observados cada aspecto: físico, mental, social e
espiritual dos alunos.
A professora
Lefreve também orienta aos professores de EBD conhecer seus alunos de tal forma
a inserí-los nas aulas e não perder a oportunidade de trazê-los ao assunto ensinado.
Na educacao
crista, estudar o aluno com visão de sua faixa etária e o comportamento mental de
cada faixa.
• 1-5 anos -
Palavras descritivas da idade: Receptividade e Plasticidade.
• 6-8 anos
Palavra descritiva da idade: Atividade
• 9-11 anos Palavra
descritiva da idade: Energia. Quase todas as crianças dessa idade acham tolas as idéias dos
adultos. Esta é a época ideal para fixar hábitos e costumes corretos como:
- leitura da Bíblia, localização
de passagens, freqüência aos cultos, estudo da lição da Escola Dominical,
contribuição financeira, graças pelo alimento, oração em geral, etc.
- Características e fatos comuns a todas as crianças (Ia, 2a e 3a
infância — 1 a 11 anos)
1. Todas têm
almas imortais, e provavelmente terão uma longa vida à sua frente.
2. Todas são
pecadoras e precisam ser salvas.
3. Todas têm
disposição para aprender algo.
4. Querem
sempre ser boazinhas, a menos que estejam desvirtuadas pelos adultos
• 12-14 anos:
Palavra descritiva da idade: Transição. adolescentes, o que de fato são.
(“Adolescente”
deriva do latim adolesco = crescer, desenvolver-se para a idade varonil. Nossa
palavra “adulto” é o particípio de adolesco = crescido.); nessa idade que a
mente atinge o mais elevado período intelectual, na fronteira dos 15 anos.
• 15-17 anos:
Palavra descritiva da idade: Aspiração.
1 Timóteo 4.12 – Ninguém despreze a
tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no
espírito, na fé, na pureza.
13 – Persiste em ler, exortar
e ensinar, até que eu vá.
• 18-24 anos
- Palavra descritiva da idade: Independência
Faixa dos
adultos:
• 25-34 anos
• 35-60 anos
• 60... anos
25-34 anos.
Palavra descritiva da idade: Aplicação. A prudência entra em ação.
35-60 anos.
Palavra descritiva da idade: Realização. A constância é uma realidade nessa
idade. É o meio dia da vida.
60 anos para
cima. Palavra descritiva da idade: Reflexão.
Capaz - confiar em Jesus ou
Deus como capaz de ajudar, seja para obter ou para fazer algo, oriundo de uma
parte etimológica de πηζηεπσ – pisteuo = pensar que é verdade, estar
persuadido de, acreditar, depositar confiança em
- ser capaz, ter poder
quer pela virtude da habilidade e recursos próprios de alguém, ou de um estado
de mente, ou através de circunstâncias favoráveis, ou pela permissão de lei ou
costume; ser apto para fazer alguma coisa
δπλαηνο –
dunatos; ser
capaz (de fazer algo) 2a) poderoso, que se sobressai em algo;
εμηζρπσ -
exischuo -
ser plenamente capaz, hábil;
A ideia de
dar educação é, igual a nutrir, ou alimentar para crescimento de alguém, com
destaque sobre a ação de nutrir e dar crescimento mental.
αλαηξεθσ -
anatrepho;
criar, nutrir - de crianças pequenas e animais nutridos para que possam crescer;
educar - com a idéia predominante de formar a mente
ηξεθσ – trepho; (propriamente, threpho; da
idéia de convulsão – criar um brainstorm); nutrir, sustentar; alimentar; dar de
mamar, engordar; educar, criar, nutrir
αλαθεξσ -
anaphero;
levar, educar, conduzir - pessoas para um lugar mais alto; colocar sobre o altar, trazer para o altar
εθηξεθσ -
ektrepho;
alimentar até tornar-se maduro, educar; nutrir, criar
A Educação
Cristã
Persistir
em buscar
“Persiste
em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.” (1 Tm 4.13)
A Educação
Cristã e a Leitura bíblica se emoldura na ida do crente por um sentimento
fundamental: Persistência.
1 Timóteo
4.16 –
Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque,
fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.
εκκελσ - emmeno; v 1) permanecer em,
continuar; perseverar em algo, um estado de mente etc. manter-se firme, ser
fiel a, persistir em, permanecer.
πνξεπνκαη
- poreuomai;
conduzir, transportar, transferir - persistir na jornada iniciada, continuar a
própria jornada - seguir alguém, isto é, tornar-se seu adepto
E, entrando, subiram ao
cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu
e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmão de Tiago. Todos
estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e
Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos. E, perseverando unânimes todos os dias no templo. Atos
1:13,14:46
Assim, como
os 120 não saíram do Cenáculo até serem revestido pelo Espírito Santo, a
Educação Cristã necessita de persistência e leitura, como Paulo ensina:
Educar é
preparar Obreiros e crentes:
A educação
cristã é estruturante, para o Ministério, para os aspirantes e para a
membresia.
Ora, o Deus de paz, que
pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus
Cristo, grande pastor das ovelhas,
Vos aperfeiçoe em toda a
boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é
agradável por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém. Hebreus
13:20,21
Os Obreiros
(ministros e oficiais), membros de nossas igrejas, alunos em nossos Seminários
Teológicos e Institutos Bíblicos foram dotados de dons para o serviço, os quais
precisam ser descobertos e desenvolvidos para o fortalecimento e para o bem de
toda a Igreja.
E ele mesmo deu uns para
apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para
pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para
a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos
cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem
perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Efésios 4:11-13
Educação cristã
X Educação da Sociedade
A Igreja
como agente de transformação na sociedade
“Portanto ide, fazei
discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do
Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado,
...” Mateus 28:19,20
“A Educação
Cristã é uma área da Teologia Pastoral que está voltada para a reflexão e o
exercício educativo no contexto religioso cristão, intra ou extra-comunidade.
Do ponto de vista teológico a educação cristã enquanto uma atividade humana tem
uma missão. Esta missão é assinalada e ressaltada nos Evangelhos, em especial,
em Mateus 28:19 e 20 quando observa que o ato de ensinar deve ser compreendido
necessariamente como um ato intrínseco da própria missão de fazer discípulo, e,
consequentemente, da Missão da Igreja Cristã.” Educação Cristã: Aspectos
Históricos E Conceituais, Bassio Junior, Édio; Biondo, Viviane Mancin; Bubna,
Marcio Ronaldo. Mariano, Rubem Almeida e Souza, Iverson Carlos.
Educar é
dar a Conhecer: Este
aspecto intelectual (notitia) ou cognitivo, se refere a como as
pessoas reconhecem as coisas e pensam sobre elas. Jesus disse: “ Amarás o
Senhor , teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu
entendimento . ..”. (Mt 22:37)
Releitura
deste texto:
“Amarás o
Senhor teu Deus de todo o teu coração (ser), de toda a tua alma/força (fazer)
e de todo a tua mente (conhecimento)”.
Vivemos uma
época, que há exigências de conhecimento, maiores a cada dia, no seio da
sociedade, seja para inserção no mercado, seja para convivência de novas formas
e habilidades da sociedade. A igreja, sempre, ainda que não compreendida, foi
um local de avanço social dos seus membros, tanto nas finanças e prosperidade,
como no conhecimento, através da exegese e obrigação dos crentes, em usarem um
livro como centro da noção da fé, muito mais do que pela palavra dita nos púlpitos,
mesmo esta obrigava os crentes a buscarem o conhecimento pela Bíblia Sagrada.
Portanto, é
tarefa educacional da igreja ajudar as pessoas a terem uma cultura cristã/secular,
pela qual elas usem a teologia – estudo e manuseio da Bíblia - interagindo com tudo o que há na vida. Mt
9:35-38.
A igreja mudou
famílias, recuperou caráter, personalidades, vida desenfreada de muito, e tudo
isso foi para expressar a glória de Deus em todas as áreas da vida:
na família, na sociedade,
na igreja.
Romanos 12:2: “E não vos
conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa
mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade
de Deus”.
A Educação
reformada em sua melhor expressão visa capacitar as pessoas a lidar com as
implicações de uma visão cristã para toda a vida. Isto sem entrarmos no campo
da Educação, com Comenius e Lutero que mudaram a Educação mundial, ao menos, a
Ocidental, com a visão Bíblia para todos, ensino para todos, Cristo para todos!
Temos portanto,
em uma síntese sobre a leitura bíblica e a Educação Cristã que podemos
assimilar com mais uma afirmação:
A Bíblia é
Inspirada.
A inspiração
das Escrituras, Pedro afirma que "Homens santos falaram ao serem
movidos pelo Espírito Santo" (2 Pe 1.21).
“Toda a Escritura é
divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para
corrigir, para instruir em justiça”; 2 Timóteo 3:16
Assim,
cremos que as Escrituras são o produto do Espírito Santo, que não apenas no-las
dá, mas também nos capacita a entendê-las, iluminando as nossas mentes e
aplicando a verdade de Deus no coração da Igreja. (2 Tm 3.15-17; cf. 1 Tm 4.13)
“Persiste
em ler, exortar e ensinar, até que eu vá”. 1 Timóteo 4:13
Fonte:
Dicionário Strong
Apontamentos
do autor
Lição CPAD
2º Trimestre
Citações no
corpo do texto
Princípios
Norteadores para uma Educação Cristã Reformada, Rev. Gilsásio Reis
EDUCAÇÃO
CRISTÃ: ASPECTOS HISTÓRICOS E CONCEITUAIS, BASSIO JUNIOR, Édio; BIONDO, Viviane
Mancin.; BUBNA, Marcio Ronaldo.;MARIANO, Rubem Almeida e SOUZA, Iverson Carlos.
Uma Filosofia
Cristã da Educação; Gordon Haddon Clark
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