domingo, setembro 11

A sutileza das Mídias Sociais Lição 11 CPAD - 11 de Setembro de 2022

A sutileza das Mídias Sociais

Lição 11 CPAD - 11 de Setembro de 2022

Pastor e Prof. Univ. Osvarela

Texto Áureo

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” (Rm 12.1).

Prática

As mídias sociais devem ser usadas como ferramentas na expansão do Reino de Deus.

Leitura bíblica

Romanos 12.1-3,16,17.

1 — Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

2 — E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

3 — Porque, pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não saiba mais do que convém saber, mas que saiba com temperança, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.

16 — Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos.

17 — A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas perante todos os homens.

Leitura Apoio:

Os meus olhos estão continuamente no Senhor, pois ele tirará os meus pés da rede. Salmos 25:15

Hinos Sugeridos: 15, 409 e 429 da Harpa Cristã.

Objetivos da Lição:

I)     Apresentar a realidade dos cristãos na era digital;                                                

II) Elencar os desafios de ser Igreja na era digital;                                              

III) Pontuar os pecados virtuais;                                                                                

IV)  Relacionar as mídias sociais com o ide de Jesus, destacando a seara virtual que as mídias sociais impõem.

Motivação: O fenômeno das mídias sociais está claro. A igreja deste tempo presente está inserida nele. Por isso, precisamos ter em mente os princípios bíblicos que norteiam o nosso comportamento. Podemos ser influentes, como bem pontua a presente lição, mas não mundanos.

A Internet foi criada no ambiente universitário e militar americano, com propósitos iniciais de comunicação entre aqueles centros acadêmicos e também com o ambiente militar.

A Internet nasceu à partir da ARPANET, que interligava quatro instituições: Universidade da Califórnia, LA e Santa Bárbara; Instituto de Pesquisa de Stanford e Universidade de Utah, tendo início em 1969.

Chamada de Arpanet, tinha como função interligar laboratórios de pesquisa. Naquele ano, um professor da Universidade da Califórnia passou para um amigo em Stanford o primeiro e-mail da história. Essa rede pertencia ao Departamento de Defesa norte-americano. Ela surgiu na década de 60, na época da Guerra Fria, a partir de uma rede de informações militares para interligar centros de comando e de pesquisa bélica.

Comunicação Via Internet:

"A Internet é um grande conjunto de redes de computadores interligadas pelo mundo inteiro; de forma integrada viabilizando a conectividade independente do tipo de máquina que seja utilizada, que para manter essa multi-compatibilidade se utiliza de um conjunto de protocolos e serviços em comum, podendo assim, os usuários a ela conectados, usufruir de serviços de informação de alcance mundial. O chat, o serviço mais requisitado da Internet, possibilita conversas on-line, via teclado, com alguém que esteja conectado no mesmo momento, em qualquer lugar do mundo.

A comunicação via Internet pode ser de diversos tipos:

Dados

Voz

Vídeo

Multimídia"

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/informatica/internet.htm

"A partir de 1993 a Internet deixou de ser uma instituição de natureza apenas acadêmica e passou a ser explorada comercialmente, tanto para a construção de novos backbones por empresas privadas (PSI, UUnet, Sprint,...) como para fornecimento de serviços diversos, abertura essa a nível mundial."

A primeira rede social surgiu em 1995 nos Estados Unidos e Canadá, chamada Classmates, com o objetivo de conectar estudantes da faculdade. A partir de então as redes sociais se popularizaram até os dias de hoje, com o surgimento das redes de música como Last.FM, fotos como o Flickr e vídeo como o Vimeo.

A função de comunicação e social da Igreja na Era da Internet – Redes Sociais.

“Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade;” Romanos 12:13

As empresas, organizações, instituições, sejam públicas ou privadas, todos os grupos que possuem uma função social tem se utilizado das redes sociais para interligar pessoas que tem um mesmo interesse, seja, comercial, social ou religiosos.

Dentro este agrupamento humano, as religiões tem a função de agregar pessoas do mesmo credo.

Entre estas religiões ou credos, a comunidade cristã se destaca, pela popularidade e conjunto de membros, que se reúnem em seus templos.

Agora com as redes sociais – destacando a época da pandemia, em 2020 – as redes sociais tiveram um importante papel em agrupar os crentes em números de milhões de determinadas Denominações, permitindo a assistência espiritual, através de cultos on-line.

Ou mesmo em pregações gravadas para canais como Youtube.

A pandemia mostrou que, diferente do que se pressupunham, as reuniões cúlticas cristãs sofreram com a pós-pandemia.

O efeito foi:

“O universo virtual cria a falsa impressão de que é possível ser igreja sem relacionamento real.”

Muitos crentes se acostumaram a ficar em casa, assistindo aos cultos.

O uso das redes sociais explodiu o uso de comunicação digital. O que é uma forma sutil para que famílias e cristãos ligados a uma Igreja se achem que estão cultuando a Deus, em suas casas.

Até mesmo, as ofertas e dízimos podem ser realizadas virtualmente, no Brasil por PIX, por depósitos on-line.

Criando no coração dos crentes a disposição de sentirem que não há necessidade de congregar.

As famílias, da mesma forma se interligam por ligações de vídeo, de tal forma que aparentemente estão juntas, mas não há como sentarem a mesa.

A mesa do Senhor também passa por esta dificuldade, a Ceia do Senhor, talvez seja, ainda o culto em que muitos crentes “on-line” se dirigem de alguma maneira para a Comunhão dos  Santos.

Mas, tivemos a distribuição de Ceia, com a busca nos templos, sem sequer sairmos dos veículos.

O Uso do Tempo nas Redes Sociais.

Romanos 12.2 — E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Este é um fenômeno que se incrustou na vida da maioria da população, seja cristã ou não.

O Friendster foi o primeiro serviço a receber o status de “rede social”. Suas funções permitiam que as amizades do mundo real fossem transportadas para o espaço virtual. Esse meio de comunicação e socialização atingiu 3 milhões de adeptos em apenas três meses — o que significava que 1 a cada 126 internautas da época possuía uma conta nele.

Chegamos à época em que as redes sociais caíram no gosto dos internautas e viraram máquinas de dinheiro. 2004 pode ser considerado o ano das redes sociais, pois nesse período foram criados o Flickr, o Orkut e o Facebook — algumas das redes sociais mais populares, incluindo a maior de todas até hoje.

Grandes redes:

Facebook 

Twitter

Google+

WhatsApp

Uma forma sutil de tirar o foco do crente da leitura da Bíblia, da oração e mesmo de cultuar nos templos.

É comum irmãos estar ligados nas redes sociais, mesmo na hora dos cultos.

A comunicação sempre foi um forte elemento do Cristianismo.

Por Cartas, por comunicação oral. Por pregação do Evangelho.

Então as Redes Sociais podem ser utilizadas pela Igreja de maneira sábia, para não passarmos para a História, como a Igreja que não aprendeu a se envolver com as novidades da tecnologia, como aconteceu com a Televisão, que foi chamada por muitos líderes, de caixa do diabo e que excluíram muitos crentes.

Perdemos a oportunidade de ter redes de TV evangélicas por todo o Brasil. Hoje as concessões de horários são caríssimas e impeditivas para a maioria dos Ministérios.

Não podemos nos envolver com as sutilezas de inserir os crentes no mundo virtual, com os danos de usos de sites e redes sociais de conteúdo anticristão.

“Os quais, conhecendo o juízo de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.” Romanos 1:32

O mau uso das Redes Sociais:

Orai por nós, porque confiamos que temos boa consciência, como aqueles que em tudo querem portar-se honestamente. Hebreus 13:18

Nos dias atuais as redes sociais tem prestado sutilmente alguns desserviços a Igreja.

Você leitor pode dizer: Mas não acabou de escrever que a Rede social deve ser apropriada pela Igreja?

Sim! É verdade.

Mas, aplicativos como alguns citados neste estudo, tem sido mau utilizados por muitos crentes, a Internet diferente da TV, usa algoritmos a cada acesso do usuário e com isto vai criando um perfil cada vez maior, a partir, do que nós acessamos.

O que significa que a cada acesso a assuntos que não são de boa fama, ou que nos fazem mal espiritualmente, cada vez mais você é bombardeado por aquele tipo de artigo.

Desta forma, adultério, sensualidade em fotos, até mesmo familiares em praias ou piscinas tem se espalhado no meio dos cristãos, com exposições indevidas do mundo intimo, ou particular, que vão induzir a mente de alguns ao acessarem as chamas amizades, seja em grupos ou não.

                        Crentes perdem o sentido do que é impeditivo para uma boa vida cristã, porque a rede digital dá uma sensação por não ser presencial tudo pode ser exposto.

“Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanham a salvação, ...” Hebreus 6:9

Pastores e lideres devem ou podem verificar o que se passa neste lado das redes sociais, para até mesmo entenderem o que é este mundo digital e assim, doutrinarem sua membresia.

“Os meus olhos estão continuamente no Senhor, pois ele tirará os meus pés da rede.” Salmos 25:15

Estamos tirando os olhos, através da sutileza, até mesmo das bíblias digitais, e nos celulares.

São ótimas ferramentas, mas está sendo uma forma sutil de deixarmos de folhear as Escrituras.

Eu mesmo uso Bíblias digitais, mas não posso deixar de usar minha Bíblia de estudo, manusear e anotar, pesquisar.

Exemplo: eu tinha várias anotações numa Bíblia baixada num celular, acabou que me desfiz do celular e todas as minhas anotações sumiram no espaço da Internet.

A Utilidade das Redes sociais:

ανατιθημι  anatithemi; v.  mostrar (em palavras), comunicar

ידע y^ eda ̀ (aramaico); v. conhecer- (Peal) conhecer; (Afel) deixar alguém saber, comunicar, informar, fazer conhecer

μεθερμηνευω - methermeneuo; v. traduzir para a língua de alguém com quem desejo comunicar-me, interpretar

(2 ) O Uso do Tempo nas Redes Sociais.

Romanos 12.2 — E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

A dificuldade de interação da Igreja deve ser combatida, com Doutrina sobre a Grande Comissão, que envolve sempre a comunicação das Boas-Novas do Evangelho (desculpe a redundância).

Romanos 1216 — Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos.

17 — A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas perante todos os homens.

A interação entre os crentes de determinada Igreja, ou Denominações, devem ser cuidadosas, pois:

Devemos evitar discussões sem fundamento

Evitar inimizades

Evitar grupos que combatem as nossas Doutrinas, sem fundamento bíblico. Temos visto muitos novos “influencers” cristão, ou pelo menos se dizem, combatendo várias doutrinas e ainda dizendo aos nossos crentes: “Voce fou ensinado errado” sobre várias Doutrinas, como:

            Dízimos

Ofertas

Campanhas

Hinologia

Doutrina do Batismo, no/com Espírito Santo

Não restam dúvidas que as redes sociais são de extrema utilidade no mundo atual.

A velocidade de informações

O imediatismo nas comunicações

As operações com os cirurgiões fora do ambiente da sala cirúrgica abrem fronteiras infinitas na área da Saúde

A possibilidade de interagir entre famílias e grupos, como as Igrejas (pastores e membresia) seja em qualquer lugar do planeta, onde tenha sinal de Internet.

O comercio – e-commerce –

Novas oportunidades de trabalho

O Home Office

As lojas virtuais

Poderíamos elencar mais algumas centenas de uso, sem falar no atual modelo – o Metaverso.

As Redes sociais e a Internet possibilitaram a Evangelização em qualquer língua.

Assim, eu mesmo tenho leitores da língua inglesa, russo, China, em Castelhano, em espanhos, etc...

Na vida da Igreja temos numeras oportunidades.

“Ide por todo omundo, pregai o evangelho a toda criatura.”Marcos 16:15

A igreja deve se fazer presente em todos os momentos da vida dos membros, seja no culto ou fora dele – e a comunicação é uma ferramenta fundamental quando falamos da igreja. Pastores, líderes e membros precisam manter uma ótima comunicação para garantir que tudo caminhe da melhor forma. Para isto, as Redes sociais se tornaram ferramentas a serem utilizadas no seio da Igreja. O aplicativo da igreja também pode ajudar no engajamento e fidelização dos membros. Por isso, vamos explicar a importância de um aplicativo para igreja para alcançar uma comunicação realmente eficaz nos dias de hoje.

Partindo das pesquisas do uso das redes sociais temos a informação: o Brasil é o país com mais usuários de mídias sociais da América Latina. Assim, não resta dúvida sobre o uso das Redes sociais.

Contato e aconselhamento

Divulgação do Evangelho - Evangelizar implica necessariamente em comunicar.

Canais de transmissão de cultos

Canais de ensino teológico

Usar as redes sociais para postar mensagem do Evangelho

Comunicação de eventos, como Congressos, cultos especiais, etc...

Informação de Uso:

Prefira ter um canal próprio

Controle da distribuição de conteúdo – evangelismo, estudos bíblicos, avisos da Igreja, etc...

Evite concentrar sua estratégia de comunicação apenas nas redes sociais, a igreja precisará disputar a atenção do público com uma série de outros perfis, enfrentará dificuldades para estabelecer uma comunicação sem ruídos, não conseguirá ter autonomia sobre a distribuição de conteúdo e ainda poderá ser prejudicada se a plataforma sair do ar. Isso acontece porque as redes sociais pertencem a grandes empresas, e não à igreja. Diferente das redes sociais, os canais de comunicação próprios permitem total controle sobre a distribuição do conteúdo (como e a quem ele é entregue). Isso significa que a igreja não precisa se preocupar com fatores externos, como mudanças no algoritmo das redes sociais e instabilidades no servidor dessas plataformas.

FONTE:

Lições CPAD – 3º Trimestre 2022

Dicionário Strong

Citações no corpo do Texto

https://inchurch.com.br/blog/a-importancia-das-redes-sociais-para-igrejas/

Bíblia online – Almeida Corrigida Fiel

Igreja para quê?David Feddes

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger