Lição 11: A visão do Templo e o Milênio
Autor e compilador Pstor e Professor Docente Universitário Osvarela
Subsídio
sobre a aplicação das Leis de ensino
Subsídio
Didático:
As
Sete Leis Do Ensino
Estas leis têm sido estudadas por professores
de Escola Dominical em todos os continentes do mundo, as quais são relevantes
no processo do ensino-aprendizagem.
Que
aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade. 2 Timóteo 3:7
O
que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei;
e o Deus de paz será convosco. Filipenses 4:9
Texto
Áureo
”E
clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos
Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.” (Is 6.3)
Prática
O
ultraje à santidade divina traz destruição espiritual. A santidade de Deus é a
expressão máxima de sua glória.
Leitura
Bíblica
Ezequiel
43.1-9
1
– Então, me levou à porta, à porta que olha para o caminho do oriente.
2
– E eis que a glória do Deus de Israel vinha do caminho do oriente; e a sua voz
era como a voz de muitas águas, e a terra resplandeceu por causa da sua glória.
3
– E o aspecto da visão que vi era como o da visão que eu tinha visto quando vim
destruir a cidade; e eram as visões como a que vi junto ao rio Quebar; e caí
sobre o meu rosto.
4
– E a glória do SENHOR entrou no templo pelo caminho da porta cuja face está
para o lado do oriente.
5
– E levantou-me o Espírito e me levou ao átrio interior; e eis que a glória do
SENHOR encheu o templo.
6
– E ouvi uma voz que me foi dirigida de dentro do templo; e um homem se pôs
junto de mim
7
– e me disse: Filho do homem, este é o lugar do meu trono e o lugar das plantas
dos meus pés, onde habitarei no meio dos filhos de Israel para sempre; e os da
casa de Israel não contaminarão mais o meu nome santo, nem eles nem os seus
reis, com as suas prostituições e com os cadáveres dos seus reis, nos seus
altos,
8
– pondo o seu umbral ao pé do meu umbral e a sua ombreira junto à minha
ombreira, e havendo uma parede entre mim e entre eles; e contaminaram o meu
santo nome com as suas abominações que faziam; por isso, eu os consumi na minha
ira.
9
– Agora, lancem eles para longe de mim a sua prostituição e os cadáveres dos
seus reis, e habitarei no meio deles para sempre.
Hinos
Sugeridos: 312, 371, 525 da Harpa Cristã
A)
Objetivos da Lição:
I)
Mostrar a revelação de Ezequiel após a restauração;
II)
Identificar o Templo do Milênio;
III)
Relacionar o Templo do Milênio com a santidade e a glória.
B)
Motivação: O retorno da glória de Deus ao Templo é um dos momentos mais áureos
do livro de Ezequiel. No livro, a chegada da glória de Deus ao novo Templo muda
por completo a relação de Deus com o seu povo.
Acesse também a apresentação no link
https://slideplayer.com.br/slide/17984609/
1) 1) lei do professor; A lei do professor – que o
descreve e o limita – o professor deve conhecer a matéria que vai ensinar.
Porque
não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo. Gálatas
1:12
2)
a lei do aluno; Atenção significa direcionar a mente para um objeto. A atenção
não é uma condição constante e invariável. Quando falamos em atenção
concentrada ou absorta, queremos dizer que o objeto focalizado está ocupando
toda a consciência. Uma pessoa pode permitir que sua mente “viaje” de um foco a
outro, obedecendo a cada novo estímulo por um ou dois momentos, até que algo obtenha
e prenda a sua atenção, ou pode-se firmar-se de forma resoluta num ponto
específico e dar-se conta de que outros a atraem para outras direções. Existem
três diferentes qualidades da atenção:
a)
A atenção passiva – recebe esse nome pelo fato de não envolver esforço algum da
vontade.
b)
A atenção ativa – sua primeira condição é o esforço da vontade, a determinação
de fazer aquilo que deve ser feito, a despeito dos convites ou atrações para se
fazer algo mais agradável e atraente.
c)
Atenção secundária passiva - tem-se a impressão de que na passiva s seu objeto
é sempre atrativo em si e requer pouco da consciência, mas também nasce da uma
atenção ativa, do esforço e persistência.
3)
a lei da comunicação; O papel da comunicação é exatamente este: facilitar o
caminho para que a informação chegue até os receptores necessários. E na sala
de aula não é diferente.
Howard
Hendricks, a grande inspiração dessa série de textos sobre as sete leis do
ensino, nos informa que a (boa) comunicação é imprescindível para um produtivo
processo de ensino-aprendizagem. Quantos de nós já não ouvimos (ou mesmo
testemunhamos) professores que demonstravam altíssimo grau de conhecimento da
matéria, contudo “não sabiam passar” o conteúdo? É possível ter um grande
tesouro dentro de si, mas não ter competência para informar isso aos demais.
A
comunicação consiste em uma equação simples: pensamento + sentimento + ação. Ou
seja, comunicar-se de forma eficiente envolve algo que conheço, algo que sinto,
e algo que pratico.
4)
a lei da lição; A lição é o processo pelo qual o professor passa ao aluno as
experiências da humanidade.
O
novo ou o desconhecido pode ser explicado somente a partir do que já se
conhece. Assim temos: a verdade a ser ensinada deve ser aprendida através de
alguma verdade já conhecida.
Todo
ensino tem de começar em algum ponto do assunto ou lição. Se o assunto é
inteiramente novo, então, se deve buscar algo familiar que apresente certa
semelhança do novo com o conhecido.
5)
a lei do processo do ensino; Temos considerado o ensino como a comunicação de
conhecimento ou experiência. Entretanto, de forma mais apropriada, podemos
dizer que essa comunicação é o resultado do ensino. Seja pelo método de contar,
de demonstrar ou de guiar os alunos a descobrirem por si mesmo as verdades ou
princípios.
Se
buscarmos a máxima educacional mais largamente aceita entre os bons mestres, e
também a mais extensa em suas aplicações e resultados, temos de convir que se
trata dessa lei. É a mesma verdade fundamental encontrada em regras tais como
estas: “Despertar a mente dos alunos”; “Estimular os discípulos a raciocinar”;
Despertar o espírito de investigação”; “Fazer seus alunos trabalharem”. Todas
essas máximas conhecidas são diferentes modos de expressar a mesma lei.
6)
a lei da aprendizagem; O aluno deve reproduzir na sua própria mente a verdade
aprendida. A lei do processo do ensino diz respeito aos meios empregados pelo
professor para despertar as atividades que o aluno empreende por conta própria;
a lei do processo da aprendizagem trata da maneira pela qual o aluno deve
empreender tais atividades.
Dr.
Gregory diz que os cinco passos para a aquisição do conhecimento incluem:
(1)
Aprender aquilo que foi ensinado, em forma de repetição palavra por palavra.
(2)
Entender aquilo que foi ensinado;
(3)
Procurar evidências e provas para apoiar a declaração (uma boa ilustração disto
era a atividade dos cristãos da era apostólica, “examinando as escrituras”),
(4)
Aplicar a verdade à vida de todos os dias e relacioná-la a outras verdades.
Assim, o conhecimento se transforma em sabedoria prática.
Os
passos (1), (2) e (3) normalmente ocorrerão mais ou menos simultaneamente. N a
realidade, o primeiro passo não deve ser separado do segundo e do terceiro.
O
aluno, ao observar esta lei enquanto orienta sua própria aprendizagem, deve
(1)
formar uma idéia clara daquilo que está sendo estudado;
(2)
procurar expressá-la com suas próprias palavras;
(3)
continuamente fazer a pergunta: “por quê?”
(4)
cultivar o hábito da pesquisa;
(5)
cultivar o amor à verdade;
(6)
procurar sempre aplicar o amor.
7)
a lei da recapitulação e da aplicação;
Tu,
porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de
quem o tens aprendido, 2 Timóteo 3:14
Para
completar, testar e confirmar a obra de ensino deve haver revisão e aplicação.
O tríplice propósito desta lei é:
(1)
aperfeiçoar o conhecimento,
(2)
confirmar ou fixar o conhecimento,
(3)
tornar útil este conhecimento. Dificilmente se pode dar ênfase demais a posição
ocupada pela revisão no ensinamento, embora muitos professores a negligenciem
totalmente. A revisão é como a moldura de um quadro ou os retoques finais de
uma aquarela que representa uma paisagem.
Fonte:
Apontamentos
do autor
Dados
obtidos e compilados ou editados do Livro CPAD – "As Sete leis do
Ensino" de John Milton Gregory (CPAD, 2007)
Apresentadas
no livro “E Ele Concedeu Uns para Mestres” publicado pela editora Vida e escrito
por Dr. D.V. Hurst
Nenhum comentário:
Postar um comentário