Gogue e Magogue: Um dia de juízo
Lição 09 - CPAD – Novembro
2022
Estudo em edição e sem
revisão
Autor: Pastor e professor Osvarela
Texto Áureo
”E sairá a enganar as nações que estão
sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do
mar para as ajuntar em batalha.” (Ap 20.8)
Prática
A palavra profética
anuncia que, antes da restauração espiritual de Israel, virão Gogue e seu bando
para invadir a Terra Santa, mas eles serão derrotados.
Leitura Bíblica
Ezequiel 38.1-6;
39.1-10
Ezequiel 38
1 – Veio mais a mim a
palavra do SENHOR, dizendo:
2 – Filho do homem,
dirige o rosto contra Gogue, terra de Magogue, príncipe e chefe de Meseque e de
Tubal, e profetiza contra ele.
4 – E te farei voltar, e porei anzóis nos teus queixos, e te
levarei a ti, com todo o teu exército, cavalos e cavaleiros, todos vestidos
bizarramente, congregação grande, com escudo e rodela, manejando todos a
espada;
5 – persas, etíopes e os de Pute com eles, todos com escudo e
capacete;
6 – Gomer e todas as suas tropas; a casa de Togarma, da banda do
Norte, e todas as suas tropas, muitos povos contigo.
Ezequiel 39
1 – Tu, pois, ó filho do homem, profetiza ainda contra Gogue e
dize: Assim diz o Senhor JEOVÁ: Eis que eu sou contra, ó Gogue, príncipe e
chefe de Meseque e de Tubal
2 – E te farei voltar, e te porei seis anzóis, e te farei subir das
bandas do Norte, e te trarei aos montes de Israel.
3 – E tirarei o teu arco da tua mão esquerda e farei cair as tuas
flechas da tua mão direita.
4 – Nos montes de Israel, cairás, tu, e todas as tuas tropas, e os
povos que estão contigo; e às aves de rapina, e às aves de toda a asa, e aos
animais do campo, te darei por pasto.
5 – Sobre a face do campo cairás, porque eu falei, diz o Senhor
JEOVÁ.
6 – E enviarei um fogo sobre Magogue e entre os que habitam seguros
nas ilhas; e saberão que eu sou o SENHOR.
7 – E farei conhecido o meu santo nome no meio do meu povo de
Israel e nunca mais deixarei profanar o meu santo nome; e as nações saberão que
eu sou o Senhor, o Santo em Israel.
8 – Eis que é vindo e se
cumprirá, diz o Senhor JEOVÁ; este é o dia de que tenho falado.
9 – E os habitantes das
cidades de Israel sairão, e totalmente queimarão as armas, e os escudos, e as
rodelas, com os arcos, e com as flechas, e com os bastões de isso por sete
anos.
10 – E não trarão lenha
do campo, nem a cortarão dos bosques, mas com as armas acenderão fogo; e
roubarão aos que os roubaram e despojarão aos que despojaram, diz o Senhor
JEOVÁ.
A) Objetivos da Lição:
I)Identificar Gogue;
II) Identificar Magogue;
III) Explicar o contexto
escatológico da profecia.
Etimologia:
גוג – Gowg - grego γωγ; n.
pr. m. Gogue = “montanha”; o príncipe profético de Rôs, Meseque e Tubal, e
Magogue
מגוג - Magowg, grego Μαγωγ; Magogue = “terra de
Gogue” n. pr. m. o segundo filho de Jafé, neto de Noé, e progenitor de diversas
tribos ao norte de Israel
Lugar - n.pr. loc. a
região montanhosa entre a Capadócia e a Média e habitação dos descendentes de Magogue,
filho de Jafé e neto de Noé
γωγ – Gog, de origem
hebraica גוג; ; n. pr. Loc. Gogue = “montanha”; o rei da terra de Magogue que virá do norte e
atacará a terra de Israel
Μαγωγ - Magog; n. pr. Loc.
Magogue = “que transcende: encobre”; região ao norte de Israel da qual o
rei de Gogue virá para atacar a Israel
Hinos
Sugeridos: 237, 457, 492 da Harpa Cristã
Introdução:
Os poderes perversos
Localização
Atuação contra Israel
Vitória final de Cristo em Batalha.
Tipologia em foco.
Na Bíblia,
Gogue e Magogue representam os inimigos do povo de Deus.
Na tipologia bíblica no
fim dos tempos, esses inimigos se reunirão para lutar contra o povo de
Deus, tentando destruí-lo. Mas, no fim, Deus trará vitória e destruirá todos os
inimigos.
Estes oráculos nos capítulos
38 e 39 de Ezequiel apontam para uma guerra contra Israel a ser vencida com
apoio celestial, numa vingança de Jeová contra aqueles que açoitaram por séculos
a Israel e no contexto da cronologia da época.
Destaque para a vinda de
Jeová para terminar seus terrores.
No contexto tipológico para
a escatologia, a defesa final de Jeová para com Israel de forma definitiva.
Para o Mundo a derrocada
do Gogue finalizando o terror contra a Terra e o domínio final de Cristo.
Os nomes Gogue e Magogue ganharam
destaque devido a uma profecia no livro de Ezequiel e uma referência no livro
de Apocalipse. Nessas duas profecias, Gogue e Magogue lideram um exército que ataca Israel, no fim
dos tempos
Gogue e Magogue, ou Gog e Magog, (hebraico: גּוֹג וּמָגוֹג; ) aparecem no livro de Gênesis, nos livros de Ezequiel, Apocalipse.
São muitas vezes
apresentados como o nome de um príncipe, ou de um líder, ou ainda de um povo que habitava em uma região denominada Meseque e Tubal,
respectivamente.
Gogue – Pessoa, geografia e origem:
Anatólia (do grego antigo Ἀνατολή, Anatolḗ —
"leste" ou "erguer/nascer do sol"), ou península
anatoliana, também conhecida como Ásia Menor ("pequena Ásia"; em
grego: Μικρὰ Ἀσία; romaniz.: Mīkrá Asía), denota a protrusão
ocidental da Ásia, que compõe a maior parte da República da Turquia.
Gyges ou Giges, (falecido em 652 aC), rei da
Lídia, na Anatólia ocidental (hoje Turquia), de cerca de 680 a cerca de 652 aC;
fundou a dinastia Mermnad e fez de seu reino uma potência militar.
Giges cooperou com o rei Assurbanipal da Assíria
em uma luta contra os cimérios, que invadiram a Frígia, no norte da Anatólia.
Ele então invadiu a Jônia no oeste da Anatólia, capturando a cidade grega de
Colofão e atacando Mileto, após o que viajou para a Grécia para fazer oferendas
em Delfos. Sua queda veio quando ele perdeu o apoio militar assírio porque
havia despachado tropas para ajudar uma revolta no Egito. Isso o deixou aberto
a outra invasão ciméria, durante a qual foi derrotado e morto. De acordo com
todas as fontes antigas, Giges subiu ao trono depois de matar o rei Candaules e
se casar com sua rainha, mas existem várias versões do evento em si. Enciclopédia Britânica
Há diversas interpretações sobre este
trecho de Ezequiel
Digamos,
existe a interpretação históric - Existe a interpretação escatológica
Ambas incluindo Israel no meu
entendimento. Embora em tempos distinto na cronologia escatológica.
Eis um contexto e texto bíblico dos mais
difíceis que estudamos nas Escrituras.
Hoje com toda a ajuda das descobertas arqueológicas
recentes, a identidade de Gogue e Magogue continua incerta. Alguns sugerem que
mesmo para o próprio escritor inspirado a identidade desses nomes não estava inteiramente
clara.
“Essa parece a profecia mais difícil do Antigo Testamento”. Adam
Clarke
Vários comentaristas bíblicos sugerem que
Gogue representa os principais inimigos de Israel desses capítulos.
Visão Histórica:
Ezequiel 38:2,3 Filho do homem, dirige o teu rosto
contra Gogue, terra de Magogue, príncipe e chefe de Meseque, e Tubal, e
profetiza contra ele. E dize: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu sou contra ti,
ó Gogue, príncipe e chefe de Meseque e de Tubal;
Ezequiel 38:2,3 ACF
Ezequiel 38:2,3 2 Filho do homem, dirige o teu rosto
contra Gogue, da terra de Magogue, príncipe de Rôs, de Meseque e Tubal, e
profetiza contra ele; Septuaginta traduzida para o português.
Para uns a visão histórica é pretérita e
concluída, com Alexandre, o Grande — general macedônio que devastou a Palestina
no final do quarto século a.C. — parece se encaixar na descrição dada aqui.
Mas, alguns levam a outra cronologia, que
acreditam que Gogue é Antíoco Epifânio, rei da Síria, que maculou o culto de
Israel no início do segundo século a.C. Semelhantemente, diversos estudiosos
Quanto a estes inimigos no pensamento histórico:
Uns sugerem que Magogue representava
vários países: Pérsia, Síria, Cítia.
“Gogue, da terra de Magogue, príncipe de
Rôs”
Rússia – neste contexto hermenêutico, a
Rússia é entendida, por inferência e voalizaçã, por estudiosos, a partir da
Versão da Septuaginta.
ראש - ro’sh; Rôs = n. pr. m. “cabeça”
Rôs – Rússia
משך - Meshek; n. pr. m. Meseque = “escolhido”; descendentes de Meseque
freqüentemente são mencionados em conecção com Tubal, Magogue, e outras nações
do norte incluindo os Moschi, um povo localizado nas fronteiras da
Cólquida e Armênia
Meseque - Moscou
Esta inclusão de um país recente e longe
dos outros acontecimentos históricos, usando a Rússia (??? Interpretação
escatológica muito usual décadas atrás, com base numa visão da chamada
guerra fria, que dividia Ocidente e Oriente. Muito embora, esta tese tenha
algum respaldo com a formação Geopolítica atual, na Visão de Daniel) como
sendo Magogue.
Ezequiel 38. 5,6 – persas, etíopes e os
de Pute com eles, todos com escudo e capacete; Gomer e todas as suas tropas; a
casa de Togarma, da banda do Norte, e todas as suas tropas, muitos povos
contigo.
NOTA: embora o termo Rússia seja extraído
do texto
Biblicamente todo o terror e origem do
mal e ataques contra Israel e a terra é advindo do Norte.
“E disse-me o Senhor: Do norte se descobrirá o mal sobre
todos os habitantes da terra.” Jeremias 1:14
Ao Norte, em relação a Israel, no
contexto de Ezequiel, estão:
Gogue, da terra de Magogue (38.2).
Gogue é o
príncipe e chefe (38.2), ou rei, de Magogue, uma área bem ao norte, que incluía
as áreas menores
Ezequiel 38 .2-4 Restauração e Esperança de
Meseque e de Tubal. Gogue e seu bando, no fim dos anos (38.8), vão guerrear contra
a terra restaurada de Israel e eles serão completamente derrotados.
Os persas, etíopes e os de Pute (Líbia ou
africanos do leste) se aliarão a Gogue. Gomer (38.6) refere-se aos “cimérios”,
que originalmente moravam ao norte do mar Negro”. Berkeley
Sabá, e Dedã (38.13) eram grandes centros
de comércio na Arábia. Gogue parece simbolizar todos os poderes maus que serão
enfileirados contra o povo de Deus no futuro. E, mesmo assim, Magogue também
parece um país real ou um grupo de países; esse nome é incluído na lista das
nações em Gênesis 10.2 e 1 Crônicas 1.5, junto com Meseque e Tubal.
Multidão de Gogue (39.11) é a tradução de
Hamom-Gogue. Smith-Goodspeed esclarece 39.14 da seguinte maneira: “E separarão
uma comissão de homens que passará pela terra, procurando aqueles que continuam
sem ser desenterrados. [...] No final de sete meses eles deverão começar a
busca”. Comentário Beacon
Gogue
Magogue
Tubal
Gomer
Casa de Togarma
Ao Oriente a Pérsia
Ao sul – Etiópia
E Pute (Líbia)
No contexto escatológico e apoiado na
tese que a Bíblia explica a própria Bíblia, contudo sem deixar de apoiar a tese
de acontecimentos pretéritos com Israel (aspectos históricos), aos quais se refere
o texto bíblico e ainda entendendo que Israel em qualquer dos casos, Israel está
incluído, como podemos inserir no contexto escatológico em Apocalipse:
Apocalipse 20:7-10 E,
acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, E sairá a
enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue,
cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. E
subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade
amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou. E o diabo, que os
enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso
profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.
Trata-se, como o texto aponta m evento pós-milenista
como entendemos e suportado pala Escatologia.
O Destaque na profecia:
Cuidados de Deus.
Ezequiel 38. 3 – E dize: Assim diz o Senhor JEOVÁ: Eis que eu sou contra ti, ó
Gogue, príncipe e chefe de Meseque e de Tubal. 4 – E te farei voltar, e
porei anzóis nos teus queixos, e te levarei a ti, com todo o teu exército,
cavalos e cavaleiros, todos vestidos bizarramente, congregação grande, com
escudo e rodela, manejando todos a espada;5 – persas, etíopes e os de Pute
com eles, todos com escudo e capacete;6 – Gomer e todas as suas tropas; a casa
de Togarma, da banda do Norte, e todas as suas tropas, muitos povos contigo.
Ezequiel 39.1 – Tu, pois, ó filho do homem, profetiza ainda contra Gogue e dize:
Assim diz o Senhor JEOVÁ: Eis que eu sou contra, ó Gogue, príncipe e chefe de
Meseque e de Tubal 2 – E te farei voltar, e te porei seis anzóis, e te farei
subir das bandas do Norte, e te trarei aos montes de Israel. 3 – E tirarei o
teu arco da tua mão esquerda e farei cair as tuas flechas da tua mão direita. 4
– Nos montes de Israel, cairás, tu, e todas as tuas tropas, e os povos que
estão contigo; e às aves de rapina, e às aves de toda a asa, e aos animais do
campo, te darei por pasto. 5 – Sobre a face do campo cairás, porque eu
falei, diz o Senhor JEOVÁ. 6 – E enviarei um fogo sobre Magogue e entre os
que habitam seguros nas ilhas; e saberão que eu sou o SENHOR. 7 – E farei
conhecido o meu santo nome no meio do meu povo de Israel e nunca mais
deixarei profanar o meu santo nome; e as nações saberão que eu sou o Senhor, o
Santo em Israel.
O importante neste contexto de Ezequiel, mesmo
que Gogue seja um opositor futuro específico e Magogue seja um país específico
ou uma coalizão de países, esse não é o aspecto principal aqui. O fato
significativo é que Deus está do lado do seu povo e promete impedir as
tentativas dos seus inimigos de feri-lo. Quem quer que seja Gogue, Deus
protegerá seu povo e, consequentemente, seu próprio santo nome (39.7).
Segundo o Comentário Warren Wiersbe:
A descrição da derrota, no capítulo 38, concentra-se
no exército, mas em Ezequiel 39:1-8, o enfoque é sobre o príncipe Gogue, de
Magogue, líder do exército. O versículo 2 mostra como é Deus quem traz o
príncipe Gogue para a terra e permite que ele tente atacar o povo de Israel.
"Far-te-ei que te volvas e te conduzirei, far-te-ei subir dos lados do
Norte e te trarei aos montes de Israel" Ez 39:2.
Deus não apenas conduz o príncipe, mas também
o desarma, de modo que ele se vê impotente diante de seu inimigo (v. 3). Em vez
de matarem os judeus, os soldados de Gogue é que são mortos e tornam-se
alimento para os abutres e as feras do campo. Contudo, Deus não para por aí em
seu juízo contra os exércitos invasores de Israel. Também manda um juízo de
fogo sobre a terra de Magogue (v. 6)!
Em 38.16, Deus declara: quando eu
me houver santificado em ti os seus olhos, ó Gogue.
“Trarei você contra a minha terra, para que as nações conheçam quem
eu sou, quando mostrar a elas a minha divindade temível ao tratar de você, ó
Gogue”. Moffatt
Ezequiel 38.2 – Filho do homem, dirige o
rosto contra Gogue, terra de Magogue, príncipe e chefe de Meseque e de Tubal, e
profetiza contra ele.
3 – E dize: Assim diz o Senhor JEOVÁ: Eis
que eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe e chefe de Meseque e de Tubal.
Ezequiel 39. 7 – E farei conhecido o meu santo nome no meio do meu povo de Israel
e nunca mais deixarei profanar o meu santo nome; e as nações saberão que eu sou
o Senhor, o Santo em Israel.
Deus sempre cuida de Seu Povo! Vide
Zacarias.1-9
Esta seção ou trecho (33—48) das quatro
divisões que fazemos teologicamente do livro do Profeta Ezequiel contém
profecias acerca da restauração de Jerusalém e profecias de esperança para o
futuro de Israel.
Deus garante restabelecer a unidade de
Israel.
Entendo que esta profecia pode ser a
apresentação divina sobre a restauração de Israel, sobre os últimos dias
escatológicos, no período pós-milênio.
Sou referendado quanto a posição escatológica
por autores que disseram, entender da mesma forma, aliás um grande número deles:
“A profecia de Ezequiel, escrita num estilo apocalíptico e
repleto de obscuridades em relação ao texto e ao significado, tem desconcertado
um grande número de estudiosos e dado vazão a uma série de ideias estranhas,
talvez mais do que qualquer outro livro da Bíblia”.
Fonte:
Lição CPAD
Dicionário Strong
Enciclopédia Britânica
Citações no texto
Comentário Beacon VI – Ezequiel
Bíblia Septuaginta – traduzida para o português
por JOSÉ CASSAIS
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