sábado, novembro 26

Gogue e Magogue: Um dia de juízo Lição 09 - CPAD – Novembro 2022 Em edição-sem Revisão

 Gogue e Magogue: Um dia de juízo

Lição 09 - CPAD – Novembro 2022

Estudo em edição e sem revisão

Autor: Pastor e professor Osvarela

Texto Áureo

”E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar para as ajuntar em batalha.” (Ap 20.8)

Prática

A palavra profética anuncia que, antes da restauração espiritual de Israel, virão Gogue e seu bando para invadir a Terra Santa, mas eles serão derrotados.

Leitura Bíblica

Ezequiel 38.1-6; 39.1-10

Ezequiel 38

1 – Veio mais a mim a palavra do SENHOR, dizendo:

2 – Filho do homem, dirige o rosto contra Gogue, terra de Magogue, príncipe e chefe de Meseque e de Tubal, e profetiza contra ele.

3 – E dize: Assim diz o Senhor JEOVÁ: Eis que eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe e chefe de Meseque e de Tubal.

4 – E te farei voltar, e porei anzóis nos teus queixos, e te levarei a ti, com todo o teu exército, cavalos e cavaleiros, todos vestidos bizarramente, congregação grande, com escudo e rodela, manejando todos a espada;

5 – persas, etíopes e os de Pute com eles, todos com escudo e capacete;

6 – Gomer e todas as suas tropas; a casa de Togarma, da banda do Norte, e todas as suas tropas, muitos povos contigo.

Ezequiel 39

1 – Tu, pois, ó filho do homem, profetiza ainda contra Gogue e dize: Assim diz o Senhor JEOVÁ: Eis que eu sou contra, ó Gogue, príncipe e chefe de Meseque e de Tubal

2 – E te farei voltar, e te porei seis anzóis, e te farei subir das bandas do Norte, e te trarei aos montes de Israel.

3 – E tirarei o teu arco da tua mão esquerda e farei cair as tuas flechas da tua mão direita.

4 – Nos montes de Israel, cairás, tu, e todas as tuas tropas, e os povos que estão contigo; e às aves de rapina, e às aves de toda a asa, e aos animais do campo, te darei por pasto.

5 – Sobre a face do campo cairás, porque eu falei, diz o Senhor JEOVÁ.

6 – E enviarei um fogo sobre Magogue e entre os que habitam seguros nas ilhas; e saberão que eu sou o SENHOR.

7 – E farei conhecido o meu santo nome no meio do meu povo de Israel e nunca mais deixarei profanar o meu santo nome; e as nações saberão que eu sou o Senhor, o Santo em Israel.

8 – Eis que é vindo e se cumprirá, diz o Se­nhor JEOVÁ; este é o dia de que tenho falado.

9 – E os habitantes das cidades de Israel sairão, e totalmente queimarão as armas, e os escudos, e as rodelas, com os arcos, e com as flechas, e com os bastões de isso por sete anos.

10 – E não trarão lenha do campo, nem a cortarão dos bosques, mas com as armas acenderão fogo; e roubarão aos que os roubaram e despojarão aos que despojaram, diz o Senhor JEOVÁ.

A) Objetivos da Lição:

I)Identificar Gogue;

II) Identificar Magogue;

III) Explicar o contexto escatológico da profecia.

Etimologia:

גוג – Gowg - grego γωγ; n. pr. m. Gogue = “montanha”; o príncipe profético de Rôs, Meseque e Tubal, e Magogue

מגוג  - Magowg, grego Μαγωγ; Magogue = “terra de Gogue” n. pr. m. o segundo filho de Jafé, neto de Noé, e progenitor de diversas tribos ao norte de Israel

Lugar - n.pr. loc. a região montanhosa entre a Capadócia e a Média e habitação dos descendentes de Magogue, filho de Jafé e neto de Noé

γωγ – Gog, de origem hebraica גוג; ; n. pr. Loc. Gogue = “montanha”;  o rei da terra de Magogue que virá do norte e atacará a terra de Israel

Μαγωγ - Magog; n. pr. Loc. Magogue = “que transcende: encobre”; região ao norte de Israel da qual o rei de Gogue virá para atacar a Israel

Hinos Sugeridos: 237, 457, 492 da Harpa Cristã

Introdução:

Os poderes perversos

Localização

Atuação contra Israel

Vitória final de Cristo em Batalha.

Tipologia em foco.

Na Bíblia, Gogue e Magogue representam os inimigos do povo de Deus. 

Na tipologia bíblica no fim dos tempos, esses inimigos se reunirão para lutar contra o povo de Deus, tentando destruí-lo. Mas, no fim, Deus trará vitória e destruirá todos os inimigos.

Estes oráculos nos capítulos 38 e 39 de Ezequiel apontam para uma guerra contra Israel a ser vencida com apoio celestial, numa vingança de Jeová contra aqueles que açoitaram por séculos a Israel e no contexto da cronologia da época.

Destaque para a vinda de Jeová para terminar seus terrores.

No contexto tipológico para a escatologia, a defesa final de Jeová para com Israel de forma definitiva.

Para o Mundo a derrocada do Gogue finalizando o terror contra a Terra e o domínio final de Cristo.

Os nomes Gogue e Magogue ganharam destaque devido a uma profecia no livro de Ezequiel e uma referência no livro de Apocalipse. Nessas duas profecias, Gogue e Magogue lideram um exército que ataca Israel, no fim dos tempos

Gogue e Magogue, ou Gog e Magog, (hebraico: גּוֹג וּמָגוֹג;  ) aparecem no livro de Gênesis, nos livros de EzequielApocalipse.

São muitas vezes apresentados como o nome de um príncipe, ou de um líder, ou ainda de um povo que habitava em uma região denominada Meseque e Tubal, respectivamente. 

Gogue – Pessoa, geografia e origem:

Anatólia (do grego antigo νατολή, Anatol "leste" ou "erguer/nascer do sol"), ou península anatoliana, também conhecida como Ásia Menor ("pequena Ásia"; em grego: Μικρ σία; romaniz.: Mīkrá Asía), denota a protrusão ocidental da Ásia, que compõe a maior parte da República da Turquia.

Gyges ou Giges, (falecido em 652 aC), rei da Lídia, na Anatólia ocidental (hoje Turquia), de cerca de 680 a cerca de 652 aC; fundou a dinastia Mermnad e fez de seu reino uma potência militar.

Giges cooperou com o rei Assurbanipal da Assíria em uma luta contra os cimérios, que invadiram a Frígia, no norte da Anatólia. Ele então invadiu a Jônia no oeste da Anatólia, capturando a cidade grega de Colofão e atacando Mileto, após o que viajou para a Grécia para fazer oferendas em Delfos. Sua queda veio quando ele perdeu o apoio militar assírio porque havia despachado tropas para ajudar uma revolta no Egito. Isso o deixou aberto a outra invasão ciméria, durante a qual foi derrotado e morto. De acordo com todas as fontes antigas, Giges subiu ao trono depois de matar o rei Candaules e se casar com sua rainha, mas existem várias versões do evento em si. Enciclopédia Britânica

Há diversas interpretações sobre este trecho de Ezequiel

Digamos, existe a interpretação históric - Existe a interpretação escatológica

Ambas incluindo Israel no meu entendimento. Embora em tempos distinto na cronologia escatológica.

Eis um contexto e texto bíblico dos mais difíceis que estudamos nas Escrituras.

Hoje com toda a ajuda das descobertas arqueológicas recentes, a identidade de Gogue e Magogue continua incerta. Alguns sugerem que mesmo para o próprio escritor inspirado a identidade desses nomes não estava inteiramente clara.

“Essa parece a profecia mais difícil do Antigo Testamento”. Adam Clarke

Vários comentaristas bíblicos sugerem que Gogue representa os principais inimigos de Israel desses capítulos.

Visão Histórica:                          

Ezequiel 38:2,3 Filho do homem, dirige o teu rosto contra Gogue, terra de Magogue, príncipe e chefe de Meseque, e Tubal, e profetiza contra ele. E dize: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe e chefe de Meseque e de Tubal;

Ezequiel 38:2,3 ACF

Ezequiel 38:2,3 2 Filho do homem, dirige o teu rosto contra Gogue, da terra de Magogue, príncipe de Rôs, de Meseque e Tubal, e profetiza contra ele; Septuaginta traduzida para o português.

Para uns a visão histórica é pretérita e concluída, com Alexandre, o Grande — general macedônio que devastou a Palestina no final do quarto século a.C. — parece se encaixar na descrição dada aqui.

Mas, alguns levam a outra cronologia, que acreditam que Gogue é Antíoco Epifânio, rei da Síria, que maculou o culto de Israel no início do segundo século a.C. Semelhantemente, diversos estudiosos

Quanto a estes inimigos no pensamento histórico:

Uns sugerem que Magogue representava vários países: Pérsia, Síria, Cítia.

“Gogue, da terra de Magogue, príncipe de Rôs”

Rússia – neste contexto hermenêutico, a Rússia é entendida, por inferência e voalizaçã, por estudiosos, a partir da Versão da Septuaginta.

ראש - ro’sh; Rôs = n. pr. m. “cabeça”

Rôs – Rússia

משך - Meshek; n. pr. m. Meseque = “escolhido”; descendentes de Meseque freqüentemente são mencionados em conecção com Tubal, Magogue, e outras nações do norte incluindo os Moschi, um povo localizado nas fronteiras da Cólquida e Armênia

Meseque - Moscou

Esta inclusão de um país recente e longe dos outros acontecimentos históricos, usando a Rússia (??? Interpretação escatológica muito usual décadas atrás, com base numa visão da chamada guerra fria, que dividia Ocidente e Oriente. Muito embora, esta tese tenha algum respaldo com a formação Geopolítica atual, na Visão de Daniel) como sendo Magogue.

Ezequiel 38. 5,6 – persas, etíopes e os de Pute com eles, todos com escudo e capacete; Gomer e todas as suas tropas; a casa de Togarma, da banda do Norte, e todas as suas tropas, muitos povos contigo.

NOTA: embora o termo Rússia seja extraído do texto

Biblicamente todo o terror e origem do mal e ataques contra Israel e a terra é advindo do Norte.

“E disse-me o Senhor: Do norte se descobrirá o mal sobre todos os habitantes da terra.” Jeremias 1:14

Ao Norte, em relação a Israel, no contexto de Ezequiel, estão:

Gogue, da terra de Magogue (38.2).

Gogue é o príncipe e chefe (38.2), ou rei, de Magogue, uma área bem ao norte, que incluía as áreas menores

Ezequiel 38 .2-4 Restauração e Esperança de Meseque e de Tubal. Gogue e seu bando, no fim dos anos (38.8), vão guerrear contra a terra restaurada de Israel e eles serão completamente derrotados.

Os persas, etíopes e os de Pute (Líbia ou africanos do leste) se aliarão a Gogue. Gomer (38.6) refere-se aos “cimérios”, que originalmente moravam ao norte do mar Negro”. Berkeley

Sabá, e Dedã (38.13) eram grandes centros de comércio na Arábia. Gogue parece simbolizar todos os poderes maus que serão enfileirados contra o povo de Deus no futuro. E, mesmo assim, Magogue também parece um país real ou um grupo de países; esse nome é incluído na lista das nações em Gênesis 10.2 e 1 Crônicas 1.5, junto com Meseque e Tubal.

Multidão de Gogue (39.11) é a tradução de Hamom-Gogue. Smith-Goodspeed esclarece 39.14 da seguinte maneira: “E separarão uma comissão de homens que passará pela terra, procurando aqueles que continuam sem ser desenterrados. [...] No final de sete meses eles deverão começar a busca”. Comentário Beacon

Gogue

Magogue

Tubal

Gomer

Casa de Togarma

Ao Oriente a Pérsia

Ao sul – Etiópia

E Pute (Líbia)

No contexto escatológico e apoiado na tese que a Bíblia explica a própria Bíblia, contudo sem deixar de apoiar a tese de acontecimentos pretéritos com Israel (aspectos históricos), aos quais se refere o texto bíblico e ainda entendendo que Israel em qualquer dos casos, Israel está incluído, como podemos inserir no contexto escatológico em Apocalipse:

Apocalipse 20:7-10 E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou. E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.

Trata-se, como o texto aponta m evento pós-milenista como entendemos e suportado pala Escatologia.

O Destaque na profecia:

Cuidados de Deus.

Ezequiel 38. 3 – E dize: Assim diz o Senhor JEOVÁ: Eis que eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe e chefe de Meseque e de Tubal. 4 – E te farei voltar, e porei anzóis nos teus queixos, e te levarei a ti, com todo o teu exército, cavalos e cavaleiros, todos vestidos bizarramente, congregação grande, com escudo e rodela, manejando todos a espada;5 – persas, etíopes e os de Pute com eles, todos com escudo e capacete;6 – Gomer e todas as suas tropas; a casa de Togarma, da banda do Norte, e todas as suas tropas, muitos povos contigo.

Ezequiel 39.1 – Tu, pois, ó filho do homem, profetiza ainda contra Gogue e dize: Assim diz o Senhor JEOVÁ: Eis que eu sou contra, ó Gogue, príncipe e chefe de Meseque e de Tubal 2 – E te farei voltar, e te porei seis anzóis, e te farei subir das bandas do Norte, e te trarei aos montes de Israel. 3 – E tirarei o teu arco da tua mão esquerda e farei cair as tuas flechas da tua mão direita. 4 – Nos montes de Israel, cairás, tu, e todas as tuas tropas, e os povos que estão contigo; e às aves de rapina, e às aves de toda a asa, e aos animais do campo, te darei por pasto. 5 – Sobre a face do campo cairás, porque eu falei, diz o Senhor JEOVÁ. 6 – E enviarei um fogo sobre Magogue e entre os que habitam seguros nas ilhas; e saberão que eu sou o SENHOR. 7 – E farei conhecido o meu santo nome no meio do meu povo de Israel e nunca mais deixarei profanar o meu santo nome; e as nações saberão que eu sou o Senhor, o Santo em Israel.

O importante neste contexto de Ezequiel, mesmo que Gogue seja um opositor futuro específico e Magogue seja um país específico ou uma coalizão de países, esse não é o aspecto principal aqui. O fato significativo é que Deus está do lado do seu povo e promete impedir as tentativas dos seus inimigos de feri-lo. Quem quer que seja Gogue, Deus protegerá seu povo e, consequentemente, seu próprio santo nome (39.7).

Segundo o Comentário Warren Wiersbe:

A descrição da derrota, no capítulo 38, concentra-se no exército, mas em Ezequiel 39:1-8, o enfoque é sobre o príncipe Gogue, de Magogue, líder do exército. O versículo 2 mostra como é Deus quem traz o príncipe Gogue para a terra e permite que ele tente atacar o povo de Israel. "Far-te-ei que te volvas e te conduzirei, far-te-ei subir dos lados do Norte e te trarei aos montes de Israel" Ez 39:2.

Deus não apenas conduz o príncipe, mas também o desarma, de modo que ele se vê impotente diante de seu inimigo (v. 3). Em vez de matarem os judeus, os soldados de Gogue é que são mortos e tornam-se alimento para os abutres e as feras do campo. Contudo, Deus não para por aí em seu juízo contra os exércitos invasores de Israel. Também manda um juízo de fogo sobre a terra de Magogue (v. 6)!

Em 38.16, Deus declara: quando eu me houver santificado em ti os seus olhos, ó Gogue.

“Trarei você contra a minha terra, para que as nações conheçam quem eu sou, quando mostrar a elas a minha divindade temível ao tratar de você, ó Gogue”. Moffatt

Ezequiel 38.2 – Filho do homem, dirige o rosto contra Gogue, terra de Magogue, príncipe e chefe de Meseque e de Tubal, e profetiza contra ele.

3 – E dize: Assim diz o Senhor JEOVÁ: Eis que eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe e chefe de Meseque e de Tubal.

Ezequiel 39. 7 – E farei conhecido o meu santo nome no meio do meu povo de Israel e nunca mais deixarei profanar o meu santo nome; e as nações saberão que eu sou o Senhor, o Santo em Israel.

Deus sempre cuida de Seu Povo! Vide Zacarias.1-9

Esta seção ou trecho (33—48) das quatro divisões que fazemos teologicamente do livro do Profeta Ezequiel contém profecias acerca da restauração de Jerusalém e profecias de esperança para o futuro de Israel.

Deus garante restabelecer a unidade de Israel.

Entendo que esta profecia pode ser a apresentação divina sobre a restauração de Israel, sobre os últimos dias escatológicos, no período pós-milênio.

Sou referendado quanto a posição escatológica por autores que disseram, entender da mesma forma, aliás um grande número deles:

A profecia de Ezequiel, escrita num estilo apocalíptico e repleto de obscuridades em relação ao texto e ao significado, tem desconcertado um grande número de estudiosos e dado vazão a uma série de ideias estranhas, talvez mais do que qualquer outro livro da Bíblia”.

Fonte:

Lição CPAD

Dicionário Strong

Enciclopédia Britânica

Citações no texto

Comentário Beacon VI – Ezequiel

Bíblia Septuaginta – traduzida para o português por JOSÉ CASSAIS

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