Avivamento pentecostal no Brasil
Lição 09
CPAD – 26 DE Fevereiro DE 2023
Subsídio
Pr Osvarela
Leia nosso
estudo no link
Você encontrará
um texto com muitas informações históricas e personagens da nossa Assembleia de
Deus.
http://estudandopalavra.blogspot.com/2011/06/assembleia-de-deus-100-anos-de.html
Texto
Áureo
E os que
ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.
E,
impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam
línguas, e profetizavam. Atos 19:5,6
Prática
Deus
derramou o grande avivamento pentecostal no Brasil. Ele pode avivar mais uma
vez o seu povo.
Leitura
Bíblica
E sucedeu
que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas
as regiões
superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos,
Disse-lhes:
Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem
ainda ouvimos que haja Espírito Santo.
Perguntou-lhes,
então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João.
Mas Paulo
disse: Certamente João batizou com o batismo de arrependimento, dizendo ao povo
que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo.
E os que
ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.
E,
impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam
línguas, e profetizavam.
E estes
eram, ao todo, uns doze homens.
A)
Objetivos da Lição:
I) Mostrar
que o movimento de Atos se repete no Brasil;
II) Pontuar
o nascimento do novo movimento;
III)
Explicar a expansão do avivamento pentecostal.
Exórdio:
“Avivamento é obra do
Espírito; e surgirá sempre até a volta do Senhor…”
“O
Avivamento é uma visitação inteiramente sobrenatural do Espírito soberano de
Deus, pela qual uma comunidade inteira toma consciência de Sua santa presença e
é surpreendida por ela”. O avivamento foi construído devagar, por grandes
avivalistas estrangeiros e brasileiros e, quando floresceu, alcançou membros e
líderes de várias igrejas com uma força tal que se constituiu numa posição
final para o evangelismo no Brasil. John Stott; A Verdade do Evangelho, p. 119”.
“O Brasil é um país
profético e está nos projetos de Deus” - pastor Joel Engel
ORIGEM:
“No
Brasil, o movimento pentecostal começou numa igreja batista em Belém do Pará,
trazido por dois missionários suecos – Gunnar Vingren e Daniel Berg - ,
o qual culminou com a separação dos dois e com a fundação da Assembleia de Deus
que rapidamente se expandiu pelo país.
Como
não poderia deixar de ser, houve grande animosidade entre os dois grupos: os
pentecostais acusavam os batistas brasileiros de serem frios, incrédulos
e carnais e de não terem o Espírito Santo; os batistas, por sua vez, acusavam
os assembleianos de fanatismo e ignorância e de invocar espíritos numa forma de
espiritismo velado. Criou-se, pois, um fosso entre os dois grupos, tão
acentuado que impedia qualquer aproximação. Cada um servia Deus ao seu modo, e
cada um se aferrava às suas doutrinas sistematicamente”.
“Quando se
escreve Brasil no hebraico, não se lê as vogais, apenas as consoantes: BRZL”,
ensinou. “Levando isso em consideração, temos o acróstico dos nomes das 4
matriarcas das 12 tribos de Israel: B (Bila), R (Raquel), Z (Zilpa), L
(Lia).”
Avivamento
atinge a Nação:
Atos 19:1.ss
“E sucedeu
que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas
as regiões
superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos,
Disse-lhes:
Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem
ainda ouvimos que haja Espírito Santo.
Perguntou-lhes,
então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João”.
Como disse e
continua dizendo o Avivamento é um mover que atinge a Nação e não só uma parte
do povo.
Creio que o
Grande Avivamento prometido para o Brasil se dará, em breve, desta forma.
O Avivamento
prometido estará no Brasil inteiro!
O Avivamento
deve ser considerado de duas maneiras:
A
primeira: O avivamento para a igreja, são aquelas reuniões animadas quando o
Espírito Santo desce com grande poder e então domina o auditório;
A
segunda: O avivamento na pátria ou no mundo.
Quando há um despertar para
a oração, e Jesus Cristo opera por meio de oração.
Já há sinais
no horizonte, pois, embora com dificuldades e grande ação contra a moralidade e
crenças bíblicas, o povo brasileiro está despertando.
O Brasil já
é um celeiro de Missões, uma vertente desde o Dia de Pentecostes, que se
iniciou com os Apóstolos.
Para mim,
quando se fala em avivamento, tenho a intenção de que falamos de
um movimento nacional, que atinge todas as camadas, todas as
áreas da nação.
Renovação
Espiritual tornou-se um fenômeno de caráter nacional
O Brasil
felizmente há um avivamento continuado que pode ser encontrado nas diversas
denominações.
Há no seio
da nação no seu espaço geográfico em qualquer lugar igrejas avivadas e que
continuam dando frutos pentecostais.
Acredito que
em breve teremos um envolvimento nacional que transbordará além da fronteiras.
Assim como,
aconteceu na Coréia do Sul.
Ou como,
aconteceu nos avivamentos desde a Europa nos Século XVIII e XIX.
Porque do céu se manifesta
a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a
verdade em injustiça. Romanos 1:18
Este mover
avivado transforma até mesmo as relações sociais, comerciais, econômicas, trabalhistas,
e muda a noção de Justiça no sentido do poder judiciário, promovem o crescimento da Nação (vide
Inglaterra e Coréia do Sul).
Obs.: A condição moral
deplorável em que se encontra o nosso país quase dispensa comentário.
A
Inglaterra da primeira metade do século XVIII caracterizava-se pela impiedade,
corrupção e imoralidade. As trevas espirituais assolavam todas as camadas
sociais daquele país. A terra de muitos reformadores e dos puritanos decaiu
tanto, que “a corrupção, a desonestidade e o desgoverno nos altos postos era
a regra, e a pureza, a exceção”.
Foram
estes os homens — sinceros e fiéis – e a pregação — viva, verdadeira e
ungida – que aprouve a Deus escolher para reavivar sua Igreja e
transformar a Inglaterra na segunda metade do século XVIII:
George
Whitefield, John Wesley, William Grimshaw, William Romaine, Daniel Rowlands,
John Berridge, Henry Venn, Samuel Walker, James Harvey, Augustus Toplady e John
Fletcher,
soberanamente escolhidos, habilitados, ungidos e revestidos de especial graça,
sacudiram a Inglaterra de um extremo ao outro com a antiga arma apostólica da
pregação.
“A
espada que o apóstolo Paulo empunhou com poderoso efeito, quando tomou de
assalto as fortalezas do paganismo dezoito séculos atrás”
Vide
a situação de nossos dias, nas mudanças, com um novo conceito liberal da
moralidade em detrimento as raízes cristãs e bíblicas.
Por isso também Deus os
entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus
corpos entre si; [...]Por isso Deus os abandonou às paixões infames.
Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
Romanos 1:24-26
O povo muda
de pensamento.
Quando vem o
poder, do Espírito Santo, há mudança na sociedade.
Quando
Wesley trabalhou na Inglaterra, a Inglaterra estava em uma situação lamentável,
era crime por todo o lado, bebedeiras, uma coisa terrível. Quando veio Wesley e
depois de 50 anos de pregação, a Inglaterra estava completamente mudada. Até as
modas femininas foram influenciadas. Não que ele ditasse normas, mas o recado
veio exatamente como conseqüência das orações. Então, o que vai mudar o Brasil,
é exatamente a oração.
Como relatado
na História da Igreja Batista Nacional (a que crê no pentecoste com
manifestações) [- História dos Batistas Nacionais - Os Batistas Nacionais - Renovação
Espiritual - ], sabemos que a Renovação Espiritual no Brasil foi a
repetição do “ fenômeno avivamento”, que não surgiu nem surge num “estalar de
dedos”. Houve semeaduras em momentos diversos, aqui e ali, por pessoas movidas
pelo Espírito Santo.
Este texto,
embora relate como se deu o avivamento entre os batistas nacionais, reflete
textualmente como se dá o Avivamento.
“E os que
ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.
E,
impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam
línguas, e profetizavam”. Atos 19:5,6
A Igreja
Evangélica, desdobrada em milhares de diferentes denominações, como Assembleia
de Deus, Congregação Cristã no Brasil, Igreja do Evangelho Quadrangular,
Batista, Presbiteriana, Casa da Benção, Metodista e Avivamento Bíblico, dentre
as mais antigas e tradicionais, além das mais recentes, também inúmeras, como
Sara Nossa Terra, Paz e Vida, Universal do Reino de Deus e Igreja da Graça.
Este corolário
de igrejas ou denominacionais produz a matriz pentecostal e suas vertentes.
A primeira
vertente do Pentecostalismo reproduziu no Brasil uma tipologia Norte-Americana
e é chamada de “Pentecostalismo Clássico”, que abrange o período de 1910 a
1950.
Esse é o
período de fundação e “domínio” Pentecostal dessas duas denominações: a Congregação
Cristã no Brasil e a Igreja Assembleia de Deus, que se difundiram em todo
território nacional. Ambas se caracterizavam pelo anticatolicismo, ênfase na crença
no batismo no ou com Espírito Santo, sectarismo radical, principalmente a
primeira, e por um ascetismo que rejeitava os valores do mundo e defendia a
plenitude da vida moral. Essa vertente constitui a maior Igreja Evangélica
brasileira representada pela Assembleia de Deus atualmente.
O movimento
começou em 1910 aqui, no Brasil, o movimento começou em 1910, com a Igreja
Congregação Cristã no Brasil, através de um pregador chamado Luigi
Francescon, o pioneiro pentecostal no Brasil. No ano seguinte, em 1911,
chegou o segundo grupo, Assembleia de Deus.
Luigi Francescon baseou
suas atividades em São Paulo, e a Assembleia de Deus, em Belém do Pará.
Daniel
Berg e Gunnar Vingren, dois missionários suecos
que tinham sido batistas e depois se tornaram pentecostais, foram os fundadores
da Assembleia de Deus no Brasil. Isso significa que essas duas igrejas já
completaram seu centenário. Segundo Paul Freston , um sociólogo muito conhecido
nos meios evangélicos e um grande estudioso do protestantismo brasileiro, há
três ondas, três períodos de implantação do pentecostalismo no Brasil.
Atos 19.1.ss “E, impondo-lhes Paulo as
mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.
E
estes eram, ao todo, uns doze homens”.
A primeira
onda é representada por essas duas igrejas antigas. A segunda onda é dos anos
40 e 50, quando o pentecostalismo se tornou mais urbano, e surgiram igrejas
como a do Evangelho Quadrangular , a Igreja Pentecostal o Brasil para
Cristo e, um pouco depois, a Igreja Deus
é amor.
E a partir
dos anos 70, a terceira onda, que é o Neopentecostalismo, começou com a
Igreja Universal do Reino de Deus, de Edir Macedo , que foi fundada em 1977, no
Rio de Janeiro.
Outras dessa
onda são a Igreja Internacional da Graça de Deus e a Igreja Mundial do Poder de
Deus ; inclusive os nomes são muito parecidos.
O
Avivamento Entre Os Denominacionais:
Lembro-me
muito bem do apoio que meu pai Pastor José Bezerra Varella (Dicionário
Pentecostal pag. 655 – de Isael Araújo – CPAD) deu as igrejas Presbiterians
no Rio de Janeiro em um avivamento pentecostal que as atingiu.
Assim
Presbiterianos, Metodistas e Batistas nacionais (Nos USA os Batitas são
pentecostais, em sua maioria), foram sendo impactados num avivamento do
Espírito Santo.
Esta é uma
época importante para o Avivamento mais próximo de nossos dias.
Presbiterianos:
O pastor
Abel Amaral Camargo, um dos fundadores da Igreja Presbiteriana Independente
Renovada (IPIR) e da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil, tendo sido o
primeiro presidente da IPRB, atuando no cargo de 1975 a 1988, relata, neste
texto, a origem do avivamento no Brasil e especialmente da IPIR. Read more
Datação:
1933 – Vida do
Brasil Rev. Dr. G. W. Ridout, norte-americano. Avivamento presbiteriano é mencionado pela primeira
vez
IPI de
Cruzeiro, do pastor Altair Monteiro da Silva, foi sacudida por uma “tempestade”
de avivamento.
Oeste do
Paraná, o Pr. Jobel Cândido Venceslau recebia e propagava a Bênção.
1952 ou 1953
- IPI de Cambuci, SP, recebia norte-americanos que pregavam a cura divina e
avivamento.
Em 1967 a
1971- Igreja de Assis movimentava-se no sentido de um trabalho mais vibrante e
diferente. Líderes avivalistas pregam em Assis: Antônio Elias, Enéas Tognini,
Daniel Soares Bonfim, Jabes Prudente da Silva e quantos outros mais.
Em 1968 -
Sínodo Meridional - Pr. Antônio Elias. Pastores alcançados abandonam a dupla
profissão, Arapongas.
Natal – RN -
Nordeste brasileiro é alcançado, destacando-se. O grupo que sai da IPI organiza
a Igreja Presbiteriana Nova Jerusalém.
Obs.: modo idêntico do
nascimento das AD’s
Avivamento
entre os Batistas brasileiros
“As lideranças de várias
igrejas, incluindo as três grandes denominações: Batistas, Presbiterianas,
Metodistas, além de outras menores, perceberam que algo precisaria ser
feito e surgiu um novo clamor sob uma mensagem nova – um Avivamento Espiritual
(Hc 3.2: “…aviva a tua obra, ó Senhor, no decorrer dos anos…”
A chama de Pentecostes
atingiu a Igreja Batista tradicional que aqui no Brasil não aceitava os dons do
Espírito Santo: o falar em línguas, a glossolalia, e outras manifestações. Sendo
uma igreja já estabelecida aqui dela surgiram uma das maiores Igrejas, senão a
maior, a Assembleia de Deus no Brasil no Belém do Pará, norte do país em 1911.
O pioneiro
Eneas Tognini (in memoriam – 1914/2015)
– E o
pentecostalismo batista
Um dos
líderes do avivamento espiritual que originou a Convenção Batista Nacional (CBN)
O pastor
Enéas Tognini, paulista de Avaré, foi um veterano da Igreja brasileira.
Ministro de confissão batista, tem seu nome ligado à História da denominação e
do pentecostalismo no país. Tognini passou anos percorrendo o país semeando a
obra pentecostal - a crença no batismo com/no Espírito Santo, experiência
equivalente à narrada no Novo Testamento - que teve seu início no Dia de
Pentecostes.
Nos anos
1960 Tognini liderou com outros expoentes da fé batista
o avivamento espiritual que se seguiu da composição da Convenção Batista
Nacional (CBN), que hoje congrega cerca de 2,7 mil igrejas e cerca de
400,00 mil membros.
Pregava a
contemporaneidade dos dons espirituais descritos na Bíblia - falar em
línguas estranhas, curar enfermos e profetizar – eram as ênfases de sua
fé pentecostal.
A vida de
reverendo Pr Tognini refletiu o que é o avivamento:
Criou o Dia Nacional de Jejum pelo
Brasil (1963)
Foi um dos coordenadores vinda
de Billy Graham em 1962 ao Brasil (evento no RJ-Maracanã).
Batizado em 1958 com o
Espírito Santo entregou tudo em favor da obra do Avivamento no Brasil.
Evangelismo - Viajou cerca
de 20 anos pelo Brasil promovendo o Avivamento.
Personagens
do avivamento batista Nacional.
https://cbn-ba.org.br/historia-dos-batistas-nacionais/
Dentre
tantos pastores:
“ Rego do
Nascimento, Pr. Enéas Tognini
Ilton
Quadros Cordeiro, Achilles Barbosa, Israel Afonso de Sousa, Tito Éler de Matos,
os irmãos Maia – Álvaro, Munelar e Benjamim, Francisco Ambrósio, Saulo Garcia,
José Simões, Achilles Barbosa Júnior, Edivaldo Fernandes, Edson Nascimento,
Rosivaldo Araújo, Elias Brito Sobrinho, René Feitosa, Darci G. Reis, Dalson
Pinto, Samuel Chagas, Wilson Régis, Joel Ferreira, Airton Santos Sales, Antônio
Barbosa Lima, Samuel Espíndola, Estevam Christian, Jacob Miguel Klawa, Gerson
Vilas Boas, Oséas Barbosa Lima, os irmãos Sinval e Gidalfo Figueira, Artur
Freire, Ageu Bandeira, Marivaldo França, outros e outros”.
Concluindo:
Poderíamos então,
introduzir inúmeros outros aspectos do avivamento no Brasil que aguardo ver como
um impacto nacional com resultados nacionais.
A EBD e o
Reavivamento:
Como estamos falando para público de EBD lembro do avivamento criado pela Escola dominical por seu fundador que atingiu as crianças, anteriormente largadas na violência das ruas, que tiveram suas vidas transformadas e atingiram a convivência e libertação dos maus hábitos.
Romanos 1:25 Pois mudaram a verdade de
Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é
bendito eternamente. Amém.
“A Escola
Bíblica Dominical foi fundada em 20 de julho de 1780 na cidade de Gloucester,
na Inglaterra. Na época, o local sofria com a desigualdade social e o
analfabetismo da maioria de sua população. Como ainda não havia escolas
públicas, as crianças pobres trabalhavam 12 horas por dia nas fábricas da
região.
O jornalista Robert Raikes
passou a se incomodar com o comportamento dos jovens, que mesmo com pouca idade
já xingavam e se agrediam. Ao perceber que por esse caminho as crianças não
teriam um bom futuro, Raikes teve a ideia de criar uma escola que funcionasse
aos domingos e ensinasse fundamentos cristãos, boas maneiras, moral e civismo.
– As Escolas Dominicais
fundadas pelo Sr. Raikes, no final do século XVIII, originaram o
estabelecimento da educação pública popular – afirmou, na época, o historiador
John Richard”. Conheça
a bela história da Escola Bíblica Dominical
A intenção inicial era
afastar os jovens da criminalidade
A EBD
é uma da forma de notar o avivamento atingindo segmento das Nação.
Ao avivamento se dá numa forma de crescimento exponencial,
desde o dia de Pentecostes no Cenáculo assim se deu!
Avivamento
E Multiplicação:
Na descida
do Pentecostes, assim como no texto de Atos 19:1-7, Lucas nos informa que igualmente
de um décimo da multidão de 120 (cento e vinte) discípulos e os apóstolos a
semente do Espírito Santo em 12 (doze) corações se multiplicou em multidões,
como prova do avivamento entre os da Palestina.
“..., veio sobre eles o Espírito
Santo; e falavam línguas, e profetizavam.
E estes eram, ao todo, uns
doze homens”. Atos 19:6,7
“De sorte que foram
batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia
agregaram-se quase três mil almas, ...” Atos 2:41
Na história
das AD’s no Brasil que não relataremos, mas indicamos as leituras dos
livros da CPAD, nos quais ela está sempre sendo contada, vimos que o avivamento
iniciado em Belém do Pará em 1911 ainda continua repercutindo e se desdobrando,
tal qual o Pentecostes, que se espalho de Jerusalém até aos confins da terra,
com uma multidão de novos avivados a cada dia, ainda em nosso presente tempo.
Destaque: História das Assembléias
de Deus no Brasil – jornalista Emílio Conde (o qual tive a honra de conhecer
nas antigas dependências da nossa CPAD em Benfica – Rio de Janeiro ou na igreja
em São Cristóvão)
As Assembleias de Deus no
Brasil Histórico Ilustrado do jornalista Joanir Ferreira Oliveira
História do Movimento
Pentecostal no Brasil Isael de Araujo
Começando com as mais
antigas referências de manifestações pentecostais no país nos anos 1900,
chegando ao grande crescimento dos pentecostais a partir dos anos 1970 e ao movimento
das igrejas pentecostais nos anos 2000, pastor Isael de Araújo perfaz uma linha
do tempo completa de registros fotográficos e históricos esclarecedores que lhe
levarão a um novo nível de conhecimento histórico. Mergulhe na história do
Pentecostalismo no Brasil com o pastor e historiador Isael de Araújo.
Frida Vingren Isael de Araujo
(escritor e pastor) - Conheça Frida - uma mulher cristã à frente de seu tempo.
Assembleias de Deus
pesquisador Gedeon Alencar
Confissão de Fé das Assembleias
de Deus – CGADB.
Leia a Declaração de Fé e
faça Download no Link:
A Razão da Nossa Fé - Subtítulo:
Assim cremos, assim vivemos - Pr. Esequias Soares
Dicionário do Movimento
Pentecostal Isael de Araujo - Um panorama sobre pessoas, igrejas, instituições
e temas do pentecostalismo brasileiro e mundial.
Parte do
livro, disponivel em pdf no site da CPAD
“Procure enxergar dentro dele, tão-somente, o
pentecostalismo, ainda que com suas múltiplas formas, diversidade de tradições
e singularidade cultural e teológica. Características facilmente vistas ao se
ler os verbetes sobre pessoas, grupos, e temas do passado e da atualidade. Tive
a preocupação de apontar as raízes dos ensinos e grupos pentecostais no Brasil
e no mundo (embora não tenha estabelecido por critério somente mencionar
pessoas e grupos pioneiros). Aí se incluem os panoramas históricos do
pentecostalismo nos países escandinavos (Suécia, Noruega, Dinamarca e
Finlândia) e nos Estados Unidos, países-chave para se compreender a evolução do
pentecostalismo brasileiro. Por esta razão, como exemplo, alguns ensinos,
embora praticados pela igreja brasileira, apenas possuem verbetes remissivos
conduzindo o leitor a buscá-los no verbete “Pentecostalismo nos Estados Unidos
da América”, porque foi naquele país que eles tiveram início.
No âmbito das Assembléias
de Deus, tive particular preocupação em não deixar de fora os obreiros
(missionários, pastores e evangelistas) das primeiras quatro décadas de
fundação da igreja, de 1911 a 1950, especialmente os obreiros dos anos de 1911
a 1930, ...”
read
more
As Assembleias de Deus
(Dezena) Conta a história, suas crenças e dá ênfase ao pentecostalismo e na
mensagem central da igreja: a salvação através de Jesus Cristo.
Fonte:
http://jornaltochadaverdade.blogspot.com/2015/09/eneas-tognini.html
https://guiame.com.br/gospel/mundo-cristao/o-brasil-e-um-pais-profetico-e-esta-nos-projetos-de-deus-diz-pastor.html
O grande
reavivamento na Inglaterra no século XVIII; Paulo Anglada 11 de julho de 2001; Ministério
Fiel História da Igreja
https://ministeriofiel.com.br/artigos/o-grande-reavivamento-na-inglaterra-no-seculo-xviii/
5 práticas
de John Wesley que podem mudar os corações hoje
Roger Ross |
é pastor da Primeira Igreja Metodista Unida em Springfield, Illinois. Trecho parte adaptada de seu livro Meet the
Good people: Wesley’s 7 Ways to Share Faith (Abingdon Press, 2015).
(Foto: The
Send Brasil)
http://iprb.org.br/2018/06/13/a-origem-do-avivamento-no-brasil-abril-1974/?s=
55 anos da
Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil para Cristo Roberto de Lucena
Site livrosnarede
https://www.ultimato.com.br/conteudo/morre-aos-101-anos-o-pastor-eneas-tognini
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