domingo, fevereiro 5

Lição 06: O Avivamento no Ministério de Pedro EBD 1° Trimestre De 2023 CPAD – Adultos Subsídio em Edição Sem Revisão

Lição 06: O Avivamento no Ministério de Pedro EBD  1° Trimestre De 2023

CPAD – Adultos

Subsídio em Edição Sem Revisão

Pastor e professor Osvarela

Texto Áureo

“Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras.” (At 2.14)

Prática

A vida de um crente pode ser comparada entre o antes e o depois de um avivamento.

Destaque: Pedro era um indivíduo um tanto impetuoso, e originalmente instável em algumas de suas ações e crenças. No início de sua experiência cristã, esse discípulo não teve fé suficiente para andar até o seu Mestre sobre a água (Mateus 14:30). Todavia, esse mesmo discípulo cria sem reservas e confessou abertamente que Jesus era o Cristo, o Filho do Deus vivo (Mateus 16:16; João 6:69).

Leitura Bíblica

Atos 2.14-24

14 – Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras.

15 – Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo esta a terceira hora do dia.

16 – Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:

17 – E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos;

18 – e também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e minhas servas, naqueles dias, e profetizarão;

19 – e farei aparecer prodígios em cima no céu e sinais embaixo na terra: sangue, fogo e vapor de fumaça.

20 – O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes de chegar o grande e glorioso Dia do Senhor;

21 – e acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

22 – Varões israelitas, escutai estas pala­vras: A Jesus Nazareno, varão aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis;

23 – a este que vos Foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, tomando-o vós, o crucificastes e matastes pelas mãos de injustos;

24 – ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela.

Hinos Sugeridos: 24, 249, 470 da Harpa Cristã

A) Objetivos da Lição:

I) Destacar as características do apóstolo Pedro antes da experiência do Pentecostes;

II) Compreender o impacto do Batismo no Espírito Santo no caráter do apóstolo Pedro;

III) Ressaltar a importância do avivamento espiritual para a igreja dos dias atuais mediante a experiência do Batismo no Espírito Santo.

Não há nos evangelhos ninguém, após Jesus tão citado como Pedro, uma espécie de porta-voz dos Apóstolos e  intimo de Jesus, mas que não colocava sua cabeça no peito de Jesus, por motivos que a sua própria vida não o permitiu ser o acolhedor de Maria.

Teve seu nome mudado por Jesus num texto que até hoje criou polemica sobre a sua liderança entre os Apóstolos e entre a Igreja.O nome original de Pedro era Simão, mas Jesus o chamou de Cefas - Cephas, que é uma palavra aramaica que se traduz em Pedro (Petros em grego)”.

Exórdio

Era André, irmão de Simão Pedro, um dos dois que ouviram aquilo de João, e o haviam seguido.

Este achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo).

E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro). João 1:40-42

A vida do Apóstolo Pedro, que nascera em Betsaida (João 1:44) [uma aldeia de pescadores não muito distante de Cafarnaum e que ficava na região costeira do mar da Galiléia (João 1:44). Pedro também tinha casa em Cafarnaum, na Galiléia (Marcos 1:21s). Alguns sugerem que sua residência] é uma das mais lindas narrativas bíblicas, seja nos Evangelhos quanto na sua Carta e narrativas históricas.

Desde seu encontro com Jesus, através de André, seu irmão, até seu martírio (histórico) morrendo numa cruz. Esse citado contato ocorreu antes do início do ministério público do Senhor na Galiléia. Depois disto, Pedro e André continuaram com a pescaria durante um período de tempo, até que receberam um convite consequente de Jesus enquanto estavam pescando no mar da Galiléia (Marcos 1:16s).

As faces marcantes do Apóstolo Pedro

Capaz de grandes atos de ousadia, mas também de atitudes covardes.

Ciumento e amoroso, corajoso e medroso.

O homem com visão da revelação pelo Espírito

E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Mateus 16:16

O operador de milagres

E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. Atos 3:4

O curioso

Vendo Pedro a este, disse a Jesus: Senhor, e deste que será? João 21:21

Sempre admoestado por Jesus, Pedro não sabia que suas experiências seriam vitais na formação de um líder (coluna) da Igreja primitiva.

“E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus”. Mateus 14:28-31

Medroso e bipolar.

Com pouca fé ou muita fé?

Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!

E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste? Mateus 14:28-31

O obediente.

E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede. Lucas 5:5

Pedro era o exemplo do homem cuja vida material andava junto com a espiritual ele tinha profunda confiança em seu Mestre Jesus.

Um homem de família – amigo e hospedeiro de Jesus

E Jesus, entrando em casa de Pedro, viu a sogra deste acamada, e com febre. Mateus 8:14

Pedro tinha a companhia de sua esposa, não citada nominalmente em suas viagens ministeriais, como podemos inferir em 1 Coríntios 9:5.

Pedro o indouto

Responderam eles, e disseram-lhe: És tu também da Galiléia? Examina, e verás que da Galiléia nenhum profeta surgiu. João 7:52

Originário da Galiléia, região de certa forma desprezada entre as regiões da nação de Israel, Pedro sem dúvida teve a instrução normal dos judeus da épocas, embora seu pai, Jonas tivesse barcos de forma empresarial deve ter, como menino judeu frequentado a Sinagoga e com conhecimento e estudos da Lei. Pedro possuía uma educação considerada limitada (segundo os escribas e a cúpula do Sinédrio) e falava o aramaico com forte sotaque da região da Galiléia (Mateus 26:73; Marcos 14:70); idioma que também utilizava para ler e escrever.

No entanto, Pedro também falava o grego koiné, para constante contato com gentios que eram vizinhos da sua região e compradores de pescado. O grego era muito utilizado na época, sobretudo nas cidades de Decápolis (região vizinha da Galiléia, também chamada de Galiléia dos gentios ou das Nações).

A Personalidade de Pedro - emotivo, sanguíneo e autoconfiante.

Considerando todas as referências sobre o apóstolo Pedro disponíveis não apenas nos quatro Evangelhos, mas em todo Novo Testamento, os estudiosos entendem que ele foi um típico homem do campo, uma pessoa simples, direta e também impulsiva.

Ex.: se recusou a deixar que Jesus lhe lavasse os pés, mas quando foi advertido sobre a importância e a necessidade daquele ato do Senhor, ele pediu até mesmo um banho (João 13).

Parece que ele também possuía uma aptidão natural para exercer liderança, talvez por ser caloroso, vigoroso e normalmente comunicativo. Em algumas ocasiões, sobretudo no episódio que envolveu a traição de Jesus no Getsêmani, Pedro se mostrou emotivo, sanguíneo e autoconfiante.

Pedro, o pregador que converteu 3.000 de uma só vez a Cristo

Um Pedro Avivado.

Antes do revestimento Pedro viu a Cristo ressurreto que lhe apareceu pessoalmente (Lucas 24:33,34; 1 Coríntios 15:5).

O pós pentecostes mostra o preparo, com a mesma evidência de porta-vos dos apóstolos e quiçá da Igreja primitiva, com eloquência e virtude pelo recebimento do Espírito Santo.

Atos 2.14 – Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras.

15 – Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo esta a terceira hora do dia.

16 – Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:

17 – E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos;

18 – e também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e minhas servas, naqueles dias, e profetizarão;

O apóstolo Pedro foi o primeiro a pregar o Evangelho no dia de Pentecostes. Cerca de 3 mil pessoas se converteram naquela ocasião (Atos 2:14). Até o capítulo 13 do livro de Atos dos Apóstolos, Pedro aparece com bastante destaque. Durante os primeiros anos ele foi o líder da igreja em Jerusalém, mas vale lembrar que o apóstolo Tiago, por sua vez, foi quem liderou o Concílio de Jerusalém onde importantes decisões foram tomadas concernentes à participação dos gentios na Igreja (Atos 15:1-21).

Pedro foi quem fez a exposição da necessidade da escolha de outro homem para o lugar deixado por Judas e Matias foi o escolhido (Atos 1). Durante o ministério do apóstolo Pedro ocorreram grandes milagres, sendo que até mesmo os doentes eram colocados de uma forma com que, ao passar, sua sombra os cobrissem (Atos 3:1-10; 5:12-16).

Foi o apóstolo Pedro quem disse as conhecidas palavras: “Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda” (Atos 3:6). Dentre esses milagres também se destaca a ressurreição de Dorcas (Atos 9:36-41).

De indouto a Dotado de conhecimento da Graça.

Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, maravilharam-se e reconheceram que eles haviam estado com Jesus. Atos 4:13

Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição. 2 Pedro 3:16

A morte de Pedro.

Expulsar-vos-ão das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus. João 16:2

Segundo as Escrituras, Jesus já havia dito que os discípulos seriam perseguidos e mortos (João 16:1, 2). Depois que Cristo morreu e ressuscitou, Ele se reencontrou com Pedro e, no final do diálogo, disse: “Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres. Disse isto para significar com que gênero de morte Pedro havia de glorificar a Deus. Depois de assim falar, acrescentou-lhe: Segue-me” (João 21:18-19).

A tradição cristã antiga relata repetidas vezes, que ele morreu em Roma durante a perseguição encabeçada por Nero, possivelmente em 65 d.C.

Hegessipo diz que Nero procurava fatos contra Pedro para condená-lo à morte. Quando o povo percebeu isso, rogaram a Pedro, com muita insistência, para que ele fugisse da cidade. Pedro no fim foi persuadido pelos importunos pedidos e preparou-se para a fuga. Porém, ao chegar ao portão da cidade, viu o Senhor Jesus Cristo vindo ao seu encontro, a quem Pedro, adorando, disse: — Senhor, para onde vais tu? — Ao que Ele respondeu dizendo: — Estou voltando para ser crucificado. — Assim Pedro, percebendo que com essas palavras o Senhor se referia ao martírio do qual ele estava fugindo, voltou para a cidade. Jerônimo diz que ele foi crucificado, com a cabeça para baixo e os pés para o alto a pedido dele mesmo porque era — disse ele — indigno de ser crucificado do mesmo modo e jeito como o fora o Senhor.” (John Foxe, O Livro dos Mártires, p. 21, 22).

Fonte:

Fonte: Guiame, Com Informações Do Overview Bible; Atualizado: Sexta-Feira, 18 De Fevereiro De 2022 11:54

1 Pedro: Introdução e Pano de Fundo; por Gordon Lyons

A História do Apóstolo Pedro; Daniel Conegero

Como morreu o Apóstolo Pedro? Equipe Biblia.com.br


Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger