Ídolos na Família - 2° Trimestre de 2023 - EBD Adultos
Lição 04 CPAD
“Filhinhos, guardai-vos dos
ídolos. Amém!” (1 Jo 5.21)
A
adoração a ídolos implica priorizar tudo aquilo que se coloca no lugar de Deus.
Leitura Bíblica
Gênesis 31.17-19,33-35; Juízes
17.1,3-5
Gênesis 31
17 – Então, se levantou Jacó,
pondo os seus filhos e as suas mulheres sobre os camelos,
18 – e levou todo o seu gado e
toda a sua fazenda que havia adquirido, o gado que possuía, que alcançara em
Padã-Arã, para ir a Isaque, seu pai, à terra de Canaã.
19 – E, havendo Labão ido a
tosquiar as suas ovelhas, furtou Raquel os ídolos que seu pai tinha.
33 – Então, entrou Labão na tenda
de Jacó, e na tenda de Léia, e na tenda de ambas as servas e não os achou; e,
saindo da tenda de Léia, entrou na tenda de Raquel.
34 – Mas tinha tomado Raquel os
ídolos, e os tinha posto na albarda de um camelo, e assentara-se sobre eles; e
apalpou Labão toda a tenda e não os achou.
35 – E ela disse a seu pai: Não
se acenda a ira nos olhos de meu senhor, que não posso levantar-me diante da
tua face; porquanto tenho 0 costume das mulheres. E ele procurou, mas não achou
os ídolos.
Juízes 17
1 – E havia um homem da montanha
de Efraim cujo nome era Mica,
3 – Assim, restituiu as mil e cem
moedas de prata à sua mãe; porém sua mãe disse: Inteiramente tenho dedicado
este dinheiro da minha mão ao Senhor para meu filho, para fazer uma imagem de
escultura e de fundição; de sorte que agora o tornarei a dar.
4 – Porém ele restituiu aquele
dinheiro a sua mãe, e sua mãe tomou duzentos moedas de prata e as deu ao
ourives, a qual fez delas uma imagem de escultura e de fundição, e esteve em
casa de Mica.
5 – E tinha este homem, Mica, uma
casa de deuses, e fez um éfode e terafins, e consagrou a um de seus filhos,
para que lhe fosse por sacerdote.
A) Objetivos da Lição:
I) Apresentar o contexto no qual
Raquel furtou os ídolos de seu pai Labão;
II) Explicar o cenário
político-social de Israel quando Mica abraçou a idolatria;
III) Alertar acerca dos perigos
da idolatria no seio familiar do povo de Deus.
Introdução: “Filhinhos,
guardai-vos dos ídolos. Amém!” (1 Jo 5.21)
1. Vivemos uma
geração que cria um ídolo por hora, ou por dia, ídolos de pés de barro que se
derretem conforme a vontade dos que os elegem como ídolos.
É a geração da fama líquida.
Os ídolos de hoje estão por todas
as casas, até mesmo nas igrejas e nos nossos altares.
Além destes, temos os ídolos físicos
e materializados.
Na forma de objetos de adoração,
fascínio pessoal, amuletos de toque e nos altares nas liturgias.
Temos nestes dias de fé líquida a
egolatria – Eu faço, profetizo, determino etc.
2. Vivemos dias
de auto consagração.
Juízes
17:5,6 Mica, uma casa de deuses; e fez um éfode e terafins, e consagrou
um de seus filhos, para que lhe fosse por sacerdote. Naqueles dias não
havia rei em Israel; cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos.
Alguns ou muitos tem-se feito
sacerdotes, apóstolos e pastores com convicções próprias.
Após a epidemia – covid-19 –
pensava-se que as igrejas estariam lotadas, mas o que assistimos hoje é um
comodismo de crentes em terem suas próprias “igrejas” no lar.
Fortaleza de 3,2 mil anos é encontrada em região descrita na Bíblia - Data e local de construção descoberta em Israel coincidem com relatos do Livro de Juízes, que narra batalhas sangrentas entre cananeus, israelitas e filisteus. Revista Galileu
Fortaleza de 3200 anos é encontrada em região descrita na Bíblia, em Israel (Foto: Emil Aladjem/Israel Antiquities Authority)
A. Geopolítica
nos idos dos Juízes:
O Livro
de Juízes na Bíblia demonstra claramente a complicada realidade geopolítica e a
luta pelo controle dos territórios durante o estabelecimento de
novos poderes políticos na terra de Israel. "A fortaleza que
encontramos oferece um vislumbre da realidade geopolítica descrita no Livro de
Juízes, em que cananeus, israelitas e filisteus lutam entre si",
disseram os especialistas.
Povos que
ficaram em Canaã
“:
Juízes 3.3 O Senhor Deus deixou alguns povos na terra para pôr à prova
os israelitas que não haviam tomado parte nas guerras de Canaã. 2 Ele fez isso
somente para ensinar todos os israelitas a guerrear, especialmente aqueles que
nunca haviam estado numa batalha. 3 Os povos que ficaram na terra foram: os
moradores das cinco cidades dos filisteus, todos os cananeus, os sidônios e os
heveus que viviam nos montes Líbanos, desde o monte Baal-Hermom até a subida de
Hamate. 4 Eles ficaram para pôr à prova o povo de Israel a fim de que o Senhor
visse se eles iam ou não obedecer aos mandamentos que lhes tinha dado por meio
de Moisés. 5 Assim o povo de Israel ficou morando no meio dos cananeus,
dos heteus, dos amorreus, dos perizeus, dos heveus e dos jebuseus. 6 E
os israelitas casaram com essa gente e adoraram os seus deuses.”
Nova
Traduҫão na Linguagem de Hoje 2000 (NTH)
Depois da sua chegada a Canaã e
do seu estabelecimento no território, como está descrito em Josué, as doze
tribos ficaram de certa forma um pouco dependente dos povos que ainda ocupavam
a terra. Cananeus e filisteus continuavam a sua luta para expulsar as tribos
israelitas que se tinham infiltrado em algumas parcelas do seu território;
e a conquista total da terra e o consequente predomínio dos israelitas sobre os
povos locais ficará para mais tarde, no tempo de Davi (séc. X a.C.).
Depois da morte de Josué, por
volta de 1200 a.C. (Js 24), as tribos ficaram sem um chefe que aglutinasse
todas as forças para se defenderem dos inimigos estrangeiros.
B. Região destaque:
Efraim - capital
Samaria (1Rs 16,23-28), na região montanhosa de Efraim (Js 16). Nesse sentido
pode ser lida também a identificação de Débora, que “habitava embaixo da
tamareira de Débora, entre Ramá e Betel, na montanha de Efraim” (Jz 4,5).
Grupos GeoPolíticos
Identidentário.
Podemos ver Jz5.14-18, que apresenta
dois grupos de tribos/clãs distintos. O primeiro grupo são as tribos/clãs que se
uniram várias vezes para batalhas: Efraim, Benjamin, Maquir, Zebulon,
Issacar e Neftali (v. 14,15 e 18). Zebulon é mencionado
duas vezes (v. 14 e 18), Neftali aparece só no final.
Mas, as demais aparecem, em algum
momento como aparentemente distantes de seus irmãos/clãs. Ruben, Gilead
(Gad), Dan e Aser.
Atenderam primeiro as suas
necessidades, e os motivos para não se juntarem nas lutas de seus irmãos: Ruben,
porque ficou ocupado com o seu rebanho (“entre os apriscos” ou “entre os
alforjes”); Gilead ficou descansando no além Jordão; Dan nos
navios; e Aser junto ao mar.
Estes tempos são anteriores ao
tempo saulida.
“E havia
um homem de Benjamim, cujo nome era Quis, filho de Abiel, filho
de Zeror, filho de Becorate, filho de Afia, filho de um homem de Benjamim;
homem poderoso. Este tinha um filho, cujo nome era Saul, ...” 1
Samuel 9:1,2
Dan aparece no culto de Mica.
Destacamos estes no sentido da
posição à época dos Juízes.
A única autoridade constituída
era a dos anciãos de cada tribo.
Estas pequenas tribos eram muito
independentes entre si, e não era fácil congregá-las. Ficavam, assim, mais
expostas aos ataques de filisteus, cananeus, madianitas, amonitas,
moabitas, todos inimigos históricos de Israel.
O Período dos Juízes (em
hebraico: שופטים, shôphaatîm ou shoftim), também
chamado de Período dos Regentes é um período histórico do povo hebreu, que se
estendeu entre 1390 a.C. a 1030 a.C.. Caracterizava-se pela liderança política,
religiosa e militar de um líder que, por instrução divina, unificava e dirigia
as Tribos de Israel principalmente em períodos de guerras
Juízes enfatiza: A missão principal
é: “guardai-vos dos ídolos” (1 Jo 5.21).
3. Mica – montando
“casa de deus” no lar A idolatria no culto familiar
“Naqueles dias não havia rei
em Israel,...” Juízes 18:1
Este texto, curto, mostra a
situação geopolítica em Israel nos dias dos juízes, ora se juntavam ao redor de
um Juiz que Deus levantava para defendê-los, ora estavam uns contra os outros
e/ou reféns de reis da região ou até mesmo de longe. Este texto marca até onde
o povo de Deus decaíra dos princípios revelados na palavra do Senhor (cf Êx
20.4; Nm 3.10, etc.). Bíblia Shedd.
Mas, Deus já lhes orientara a
serem Monoteistas, ou seja servir a um único Deus, e este era “Eu Sou, O Que
Sou”, nos idos de Mica conheciam, mas desprezaram a Lei mosaica.
Embora o politeísmo (adorar
a vários deuses) tenham em vários momentos estado em Israel, mesmo na
época dos Reis. A visão Monoteísta para os hebreus se deu consolidada após o
cativeiro Babilônico.
Êxodo
20:3-5 “Não terás outros
deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma
semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas
debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o
Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos,
até a terceira e quarta geração, ...”
Juízes apresenta-nos uma época
quando não havia rei em Israel (18.1) e cada um fazia o que parecia reto aos
seus olhos (21.25). História escrita a partir de um ponto de vista religioso.
“Os caps. 17-21 distinguem-se dos
demais do livro de Juízes. Não obedecem qualquer sequência cronológica. Os
acontecimentos não tem indícios de data. A seção é um apêndice do livro.”
Bíblia Shedd.
“A última parte do livro narra os
problemas entre duas tribos. Dã falhou em tomar seu território, conseguiu
migrar, mas erigiu um santuário.” Bíblia de Estudo Andrews.
Divide-se em três partes:
Primeiro: mostra a
necessidade de haver líderes consagrados. Este livro é um triste comentário sobre
a futilidade de se tentar fazer uma obra permanente para Deus com a ausência de
uma forte organização central. Sem a liderança apropriada, o resultado é a
confusão civil e o caos moral. Israel precisava de liderança contínua;
Destaque: a igreja de hoje
precisa de um ministério ordenado, de obreiros e de ordenanças (1 Co 14.40).
Segundo: Este livro
concentra nossa atenção na longanimidade de Deus. Se Jó enfatiza a paciência do
homem, o livro de Juízes apresenta a paciência de Deus.
A nota principal desta obra é a
desobediência. As expressões chaves são:
(a) fizeram os filhos de Israel o
que parecia mal,
(b) a ira do Senhor se acendeu,
(c) os filhos de Israel clamaram
ao Senhor e
d) levantou o Senhor juízes, que
os livraram da mão dos que os roubaram (2.11,14; 3.15; 2.16).
como Beacon diz: A palavra-chave
é repetição. O esquema geométrico é um círculo.
Seis
servidões e o mesmo número de libertações são registradas em detalhes “para
aviso nosso” (1 Co 10.11).
(a) apostasia,
(b) servidão,
(c) aflição,
(d) oração,
(e) libertação.
Terceiro: o livro
é um testemunho do fato de que, até mesmo em épocas de profunda apostasia,
ainda existiam (existem) alguns que se apegavam (apegam) à fé e à adoração ao
Deus verdadeiro (10.10-16; 1 Rs 19.18). Pode-se encontrar evidência para isso
nas seguintes considerações:
(a) o tabernáculo foi mantido em
Siló (18.31); Hoje significa: ter um local apropriado para congregar e ouvir a
Palavra de Deus.
(b) pelo menos uma das festas
anuais era celebrada (21.5); Hoje se mantendo Ceia do Senhor, batismo e
Doutrina bíblica
(c) o ritual da circuncisão foi
observado (14.3;15.18); traduzindo, hoje, manter a circuncisão do coração,
santificado.
“Deus é
Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” João
4:24
“Rogo-vos,
pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em
sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” Romanos
12:1
(d) os sacrifícios eram
oferecidos (11.31; 13.15,16,23; 20.26; 21.4); Oferecer um culto vivo e uma
adoração sincera nas nossas reuniões
(e) os votos com o Senhor foram
mantidos (11.30; 13.5). Manter a aliança para com Deus nas diversas formas.
O escritor de Juízes, Samuel
detalhe o que acontecia anteriormente: roubo,
mentira, religião carnal, imoralidade, etc.
A idolatria dentro de casa (Onde
o homem anda segundo seus próprios conceitos), supõe a inexistência de
diretrizes espirituais pela falta de cultuar sob um ministério sério sem veia
idólatra humana ou aparente culto criado por nós mesmos.
4. A apostasia
sacerdotal - à apostasia dominante, os israelitas não estavam apoiando
os levitas com os dízimos, como deveriam fazer. Uma vez que aos levitas não foi
concedido território como às outras tribos, eles não podiam tirar seu sustento
da própria terra como os demais. Haja vista, que a herança dos levitas era a de
servirem ao Senhor na Sua morada, o tabernáculo (Dt 18.1-8; Js 13.14, 33;
14.3-4). Bíblia de Genebra.
Mica e sua mãe (este homem de
Efraim) pertencente a um dos períodos em que a nação hebraica estava em
um estado altamente desordenado e corrupto no texto bíblico sobre este
episódio de Miquéias que está relacionado a Juízes 1:34, refere-se a sua
fundação de um pequeno santuário próprio – uma representação em miniatura do
tabernáculo de Siló – que ele abastecia com imagens modeladas provavelmente em
imitação da arca e dos querubins.
“Não
deixando a nossa congregação, como é costume de alguns,
antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai
aproximando aquele dia.” Hebreus 10:25
Mica e sua mãe pareciam
ser sinceros em sua intenção de honrar a Deus, porém como muitos hoje, em seus
lares misturam a fé com triste de ignorância e ilusão de estar prestando um
culto caseiro, de liturgias próprias ou misturadas com o que ouvem ou assistem.
São apenas, divisivos (“Que
provoca desagregação ou separação.”)que perseguiram uma comodidade, bem
como a adoração de vontade que praticavam, que como Mica e sua mãe pode submeter
os perpetradores à pena de morte. [JFB, aguardando revisão]
Corbã - 'Qualquer
ajuda que eu poderia dar já dediquei a Deus como oferta', não está mais
obrigado a sustentar seu pai. Assim, por causa da sua tradição, vocês anulam a
palavra de Deus. Mateus 15:3-6
Mica (e sua mãe) usou de subterfúgios
após tomarem “Corbã” e estabeleceu essa adoração por si mesmo, ele que
havia roubado 1100 siclos de prata (cerca de 135) de sua mãe.
Mica montou um culto com
idolatria em nome do Senhor, com fruto de desvios. Temos visto isso acontecer,
com campanhas e mais campanhas evidentemente para a “Obra” e
serem usadas para enriquecimento, embora estes construam “santuários” para amealhar
amis ainda.
Isso é muito evidente nas
palavras que ele falou para sua mãe (v. 2):
“Os mil
e cem siclos de prata que foram tirados de ti (o singular לקּח
refere-se à prata), sobre os quais você amaldiçoou e falou também em meus
ouvidos (isto é, você proferiu a maldição de tal maneira que entre outros eu
também a ouvi), eis que esta prata está comigo; eu a peguei”. אלה, jurar,
usado para denotar uma maldição ou maldição (compare com אלה קול,
Levítico 5:1).
Sua mãe o
elogiou por isso – “Bendito seja meu filho de Jeová”, “Santifiquei a prata
da minha mão ao Senhor (corbã) para meu filho, para fazer uma imagem e uma
obra de fundição”.
Cuidado!
Mães que
acolhem erros de culto dos filhos achando que por si mesmas poderão anular o
efeito do erro cúltico de filhos ou da família. Depois podem descobrir que é
tarde demais e a idolatria se instala na casa dos filhos de forma final.
Embora sacerdotes do lar, qual é
o verdadeiro culto que devemos oferecer ao Senhor?
Um culto sem idolatrias e sem
preferencias ao encobrir em nossas casas um “culto”
diferenciado, com ídolos que criamos e pensar que estamos oferecendo um culto
ao senho, inclusive como no caso de Mica com “desfalque” no que ofertamos a
Deus. Não estou dizendo da oferta monetária, mas sim a oferta sacrificial de
adoração ou fruto de nossos lábios.
O termo perfeito
הקדּשׁתּי não deve
ser tomado no sentido do mais perfeito, “eu o santifiquei”, “eu o
santifiquei, declaro com isso que o santifico”. “E agora eu te devolvo”, ou
seja, para se apropriar da tua “casa de ‘deus’”. Comentário de Keil e Delitzsch
Efraimita,
cuja vida é descrita em Jz 17 e 18. o seu único pensamento é possuir o favor de
Deus (Jz 17.13), mas ele é tão ignorante do que prescreve a Lei que a sua
casa está cheia de ídolos, escolhendo para os serviços religiosos um
sacerdote não autorizado, primeiramente uma pessoa de sua família, e
depois um levita, que não era da linha sacerdotal. A narrativa claramente
mostra a que grau de desmoralização alguns dos levitas tinham chegado.
Um sacerdote
itinerante venal e amante de dinheiro, embora necessitasse de seu sustento,
pois o povo sem uma liderança e afastado de Siló não atendia as ordenanças da
Lei quanto os direitos dos levitas serem sustentados.
Mas, o
escolhido de Mica era amante de dinheiro, leia;
“dez siclos de prata (ARA;
NVI: “cento e vinte gramas”). A oferta de um salário, com moradia, roupas e
comida ia além do limite de resistência desse levita (v. 11). Fica claro que as
considerações materiais fundamentaram sua decisão, pois posteriormente aceita
uma oferta ainda mais atraente (18.19, 20)”
Aquele
levita que, depois de servir a casa idolátrica de Mica, veio a ser o primeiro
sacerdote de outro sistema religioso, em que o Senhor não tinha parte, era neto
de Moisés, porque aqui neste texto, o nome de ‘Manassés’ (Jz 18.30) foi grafado
como Manassés, em substituição a ‘Moisés’, obvio que o escritor preservava o
Homem que falava face a face com Deus.
5. Cuidado! O
ídolo caseiro pode se tornar ídolo de um povo
Juízes 18:29-31 E chamaram-lhe
Dã, conforme ao nome de Dã, seu pai, que nascera a Israel; era, porém, antes o
nome desta cidade Laís. E os filhos de Dã levantaram para si aquela imagem de escultura;
e Jônatas, filho de Gérson, o filho de Manassés, ele e seus filhos foram
sacerdotes da tribo dos danitas, até ao dia do cativeiro da terra. Assim, pois,
estabeleceram para si a imagem de escultura, que fizera Mica, por todos os dias
em que a casa de Deus esteve em Siló.
A idolatria de Mica e seu deus
caseiro levou a confronto e roubo da imagem que fizera e acabou contaminando a
Terra.
Leva a divisão de sua casa, e
inicia disputa interna. Perpetuação da idolatria por muitas gerações. Pode
levar a acusações e ataques que podem trazer morte sobre ti e tua família.
Leva ao cativeiro, mesmo que seja
aparentemente tardio.
6. Substituindo
Deus por ídolo:
Cuidado com
os ídolos em tua casa, além de serem furtados podem desencadear uma disputa no
lar e seguir amaldiçoando tua parentela! Osvarela
A idolatria
anda junto com a mentira e ganância
Gênesis
31.19;33-35 – E, havendo Labão ido a tosquiar as suas ovelhas, furtou Raquel
os ídolos que seu pai tinha. Então, entrou Labão na tenda de Jacó, e na
tenda de Léia[...] entrou na tenda de Raquel. Mas tinha tomado Raquel os
ídolos, e [...] assentara-se sobre eles[...]porquanto tenho 0 costume das
mulheres. E ele procurou, mas não achou os ídolos.
מסכה - maccekah;
n. f. ato de derramar, libação, metal fundido, imagem fundida, oferta de
libação - libação (com sacrifício previsto na aliança) - metal fundido, imagem
fundida, deuses fundidos; tecido,
coberta, véu, tecido trançado
פסיל - p ̂eciyl;
n. m. imagem, ídolo, imagem esculpida
Pesel e massecah (imagem
e trabalho fundido) são unidos, como em Deuteronômio 27:15.
Pesel significa uma imagem
idólatra, seja ela feita de madeira ou metal. Massecah, por
outro lado, significa um fundido, algo derramado;, é quase
exclusivamente restrito ao bezerro fundido por Aaron ou Jeroboam. É geralmente
conectado com עגל, o que torna possível e natural, que as duas
palavras juntas podem demonstrar uma semelhança de Jeová
Lembro o episódio no Sinai, Aarão
fez uma representação de Jeová na forma de um bezerro fundido.
Porém, em Juizes 18:17-18, a massecah
é separada da pesel, de modo a sugerir a possibilidade de serem dois
objetos distintos.
Mas como dificilmente podemos
supor que a mãe de Mica tinha duas imagens de Jeová feitas, a não ser que a
massecah era algo pertencente à peste, ou imagem de Jeová, mas ainda distinta
dela – em outras palavras, que se referia ao pedestal onde estava a imagem
fundida. A combinação האפוד פּסל (o
éfod-pesel) a imagem pertencente ao éfode.
A peste era de qualquer forma a
coisa principal, como podemos inferir claramente do fato de que é colocada na
primeira fila entre os quatro objetos do santuário de Miquéias, que os danitas
levaram consigo (Juízes 18:17-18), e que nos só a peste é mencionada em conexão
com o estabelecimento da adoração da imagem em Dan. Além disso, não pode haver
dúvida de que a peste, como representação de Jeová, era uma imagem de um touro,
como o bezerro de ouro que Aarão tinha feito no Sinai (Êxodo 32:4), e os bezerros
de ouro que Jeroboão criou no reino de Israel, e um dos quais foi criado em Dan
(1 Reis 12:29). [Keil e Delitzsch, aguardando revisão]
Mica… veio a ter uma casa de
deuses.
Juízes
17:7-10 E havia um moço de Belém de Judá, da tribo de Judá, que era levita,
e peregrinava ali. E este homem partiu da cidade de Belém de Judá para
peregrinar onde quer que achasse conveniente. Chegando ele, pois, à montanha de
Efraim, até à casa de Mica, seguindo o seu caminho, Disse-lhe Mica: Donde vens?
E ele lhe disse: Sou levita de Belém de Judá, e vou peregrinar onde quer que
achar conveniente. Então lhe disse Mica: Fica comigo, e sê-me por pai
e sacerdote; e cada ano te darei dez moedas de prata, e vestuário, e o
sustento. E o levita entrou.
אב, pai, é
um título honroso dado a um sacerdote como amigo paterno e conselheiro espiritual.
A
irregularidade na sagração do levita - Juízes 18:30 idêntica a ;”E os filhos de
Dã levantaram para si imagem de escultura; e Jônatas, filho de Gérson, filho de
Manassés, ele e seus filhos foram sacerdotes na tribo de Dã, até o dia do
cativeiro desta terra.”
Mica
consagrou ao levita – hebraico, “encheu sua mão” – deu o valor pdido
-. Este ato de consagração não foi menos ilegal para Miquéias do que para este
levita receber
Ele podemos inferir, parece ter
construído um santuário (literalmente, “casa de Deus”) para abrigar os ídolos
de prata.
E ao ter um levita sagrado por
ele mesmo sua consciência, assim como oo uso do dinheiro e construções de ídolos
aplacava sua mente como se estivesse atendendo os preceitos de Deus.
O santuário ilegítimo, não
autorizado pelo Senhor, era completo, com uma estola sacerdotal (ver nota sobre
8:27) e um sacerdote.
Até arranjou um sacerdotes
andarilho/itinerante, que veio completar a sua “casa de deus”. Uma pessoa de
uma disposição itinerante ou hábitos instáveis.
A idolatria leva a seguir
sacerdotes andarilhos sem nenhuma responsabilidade, ávidos, apenas, por um
punhado de moedas e comida, qualquer lugar eles param e ficam dominando os
crentes. O itinerante – alguma coisa parecida com hoje - receberia,
além de seu conselho, um salário de dez shekels de prata, equivalente a 25
xelins por ano.
7. Ídolos–
no original hebraico terafins
(compare
com Gênesis 24:10-61; Gênesis 30:27.30 Gênesis 24:59,60 Gênesis 31:42-53 Josué
24:2; 31; Juízes 11:1129; Juízes 17:45; 31; 1Samuel 19:13; Ezequiel 21:21;
Oséias 3:4).
a. Ídolos na
família de Labão!
Raquel e os ídolos de seu pai Labão!
תרפים - t
̂eraphiym; n. m. idolatria, ídolos, imagem(ns), terafim, ídolo
familiar; um tipo de ídolo usado em santuário ou culto doméstico
Raquel leva os terafins da casa
de seu pai, talvez esperando que aqueles poderiam lhe trazer a benção dos
filhos, curando sua esterilidade;
Ou até mesmo, os levou para que
estes terafins não fossem consultados para indicar a direção da fuga do seu
grupo com Jacó. O terafim naquela região e época era empregado na adivinhação. Os
terafins, neste caso seriam como ídolos de consulta.
“Não
vos virareis para os ídolos nem vos fareis deuses de fundição. Eu sou o
Senhor vosso Deus.” Levítico 19:4
Labão servia a outros deuses
terafins, mas Deus lhe avisou sobre Jacó.
Gênesis
31.29 ‘Tenho poder em minhas mãos para fazer mal a vocês, mas
ontem à noite o Deus do pai de vocês me falou: 'Cuidado! Não fale a Jacó nem
bem nem mal'.
Muito embora, Raquel não
conhecesse este texto, e fora iniciada em sua casa, nesta adoração, assim como Abrão
fora criado em meio a ídolos.
Deveria estar ciente de que Jacó
neto de Abraão tinha outro costume (Gn. 28)em servir a um único Deus (...
,o Deus de meu pai, ...), embora, noção de que o Deus de Israel era o único Deus
só se consolidou no meio Abraãmico tempos depois, e muitos personagens
importantes das Escrituras tiveram esposas que adoraram terafins, ídolos postes,
etc.
b. Valor do
ídolo caseiro
Há correntes teológicas que
apontam para o valor dos terafins, primeiro como herança familiar, que ela como
a filha primogênita teria direito pois os terafins (provavelmente por avareza),
já que as imagens eram feitas de metais preciosos (Pererius).
Conclusão:
Não deixemos os ídolos deste século
nos dominarem, nem entrarem nas nossas mentes e em nossas casas.
Busquemos servir ao Senhor sob
uma liderança, Igreja, séria e comprometida com a Unidade Cisto/Igreja, movidos
pelo Espírito Santo.
Não deixemos Mica ou Raquel nos colocarem
em situação de perigo e morte espiritual.
“A adoração a ídolos implica
priorizar tudo aquilo que se coloca no lugar de Deus.”
Fonte:
https://biblia.com.br/dicionario-biblico/m/mica/#:~:text=Filho%20de%20Meribe%2DBaal%2C%20ou,chamado%20Mica%C3%ADas%20em%20Ne%2012.35.
Dicionário Bíblico Strong; Léxico
Hebraico, Aramaico e Grego de Strong; © 2002 Sociedade Bíblica do Brasil
As “Tribos de Israel”! Memórias remanescentes em Juízes 5,14-18 - The “tribes of israel”! - Remaining memories in Judges 5,14-18; José Ademar Kaefer** Doutor em Sagrada Escritura pela Universidade de Münster, Alemanha; (https://portal.metodista.br/arqueologia).
Luan, editor do Apologeta
Comentário Beacon Juízes – Clyde Rydall
Juízes 17 – Comentários
Selecionados By Jeferson Quimelli
Apontamentos do autor
Bíblia online
Lição CPAD 2º trimestre 2023
Citações (compiladas ou não) no
corpo do Texto
Dicionário Strong
O Livro dos Juízes - Pe. Leandro Paulo do Couto
Período dos Juízes, Artigo: Discussão
- Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nova Traduҫão na
Linguagem de Hoje 2000 (NTH)
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